folha metropolitana 23/11/2013

16
Variedades Pág. 8 NESTA EDIÇÃO Guarulhos • Arujá • Biritiba Mirim • Ferraz de Vasconcelos • Guararema • Itaquaquecetuba • Mogi das Cruzes • Poá • Salesópolis • Santa Isabel • Suzano www.folhametro.com.br www.facebook.com/jornalfolhametro Distribuição Gratuita Sábado, 23 de Novembro de 2013 Ano 41 Nº 12633 informação essencial Bovespa +1,11% 11.111 Dólar -1,11% 1.11 Euro -1,11% 1.11 0,81% R$ 678 Salário Mínimo Selic Cotações Não é possível trabalharmos a educação de forma isolada” Moacir de Souza, secretário de Educação de Guarulhos Folha Metropolitana apoia o Novembro Azul Facilidade parcial - Integração será iniciada hoje, mas atenderá poucas linhas e em restritas avenidas. Falta viabilidade política, diz secretário Com poucas linhas atendidas e restrita a algumas avenidas, começa a valer hoje a integração tarifária de ônibus intermunicipais com o sistema municipal. Usuários poderão pagar apenas uma tarifa usando o Bilhete Único ou o cartão BOM em até 90 minutos. Pág. 3 Começa hoje integração de sete linhas da EMTU em Guarulhos Na ‘última hora’ prefeito derruba mais de cem emendas de vereadores União de municípios discutirá melhorias para a educação Mesmo sem criar vagas, País tem baixa taxa de desemprego Guarulhos Pág. 6 Cidades Pág. 5 Economia Pág. 7 Criminosos em fuga matam homem em Itaquaquecetuba Pág. 4 LUCAS DANTAS “O Morcego” hoje, de graça

Upload: jornal-folha-metropolitana-e-metro-news

Post on 25-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Folha Metropolitana - Guarulhos e Alto Tietê - informação essencial

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metropolitana 23/11/2013

Variedades Pág. 8NESTA EDIÇÃO

Guarulhos • Arujá • Biritiba Mirim • Ferraz de Vasconcelos • Guararema • Itaquaquecetuba • Mogi das Cruzes • Poá • Salesópolis • Santa Isabel • Suzano

www.folhametro.com.br www.facebook.com/jornalfolhametro Distribuição Gratuita

Sábado, 23 de Novembro de 2013 Ano 41 Nº 12633

informação essencial

Bovespa

+1,11%11.111

Dólar

-1,11%1.11

Euro

-1,11%1.11

0,81% R$ 678Salário MínimoSelicCotações

Não é possível trabalharmos a educação de forma isolada” Moacir de Souza, secretário de Educação de Guarulhos

QR code generated on http://qrcode.littleidiot.be

Folha Metropolitana apoia o Novembro Azul

Facilidade parcial - Integração será iniciada hoje, mas atenderá poucas linhas e em restritas avenidas. Falta viabilidade política, diz secretário

Com poucas linhas atendidas e restrita a algumas avenidas, começa a valer hoje a integração tarifária de ônibus intermunicipais com o sistema municipal. Usuários poderão pagar apenas uma tarifa usando o Bilhete Único ou o cartão BOM em até 90 minutos. Pág. 3

Começa hoje integração de sete linhas da EMTU em Guarulhos

Na ‘última hora’ prefeito derruba mais de cememendas de vereadores

União de municípios discutirá melhorias para a educação

Mesmo sem criar vagas, País tem baixa taxa de desemprego

Guarulhos Pág. 6

Cidades Pág. 5

Economia Pág. 7

Criminosos em fuga matam homem em Itaquaquecetuba Pág. 4

lucas dantas

“O Morcego” hoje, de graça

Page 2: Folha Metropolitana 23/11/2013

Por mais que o governo federal se esforce para demons-trar otimismo com os rumos da economia, os números di-vulgados nesta semana demonstram que o mercado reage de forma bastante retraída diante da possibilidade de um fim de ano dos piores.

E são mesmo preocupantes os dados divulgados na úl-tima quinta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Como não poderia deixar de ser, Guarulhos acompanhou o movimento ruim da geração de empregos a nível nacional.

Foi manchete da edição de ontem desta Folha Metro-politana: a criação de no-vos postos de trabalho em Guarulhos no mês de outu-bro despencou mais de 50% em relação a setembro.

Os números foram puxa-dos para baixo pelo péssimo desempenho de dois setores que eram justamente os me-

lhores até então: juntos, os setores de comércio e serviços pisaram no freio bruscamente. Foram mil novos postos de trabalho a menos, uma queda de 45,8%.

Se o cenário fosse exposto em qualquer outra época do ano já seria ruim. Mas quando o quadro é pintado na vés-pera daquela que é historicamente a principal data para o comércio no País, a notícia assusta mais.

Não é de agora que representantes do comércio se mos-tram bastante pessimistas. Nós já publicamos matérias com a previsão de movimento menor em comparação aos anos anteriores.

A expectativa de poucas vendas para Natal e Ano Novo gera reflexos em toda a cadeia. Não são apenas as lojas que deixam de abrir as costumeiras vagas temporárias para atender à demanda. Mas a indústria também deixa de contratar para atender aos pedidos maiores das lojas.

Resta torcer para que o pessimismo passe em novembro e as contratações voltem a crescer.

EDITORIAL MORINI

Queda na geração de empregos é reflexo dos tropeços da economia

O cenário seria ruim em qualquer período do ano,

mas fica ainda pior às vésperas da principal

data do comércio carar esse momento como decisi-vo para suas vidas. Afinal, a partir dessa escolha, terão uma profissão com a qual se desenvolverão fi-nanceira e intelectualmente.

Só não se pode, neste momen-to, deixar que o nervosismo domi-ne a razão. Aqueles que realmen-te se dedicaram, estudaram com vontade e, por que não dizer, com algum prazer, encontrarão na pro-va nada mais do que a coroação de seus esforços.

Como já disse o aluno deve ir para a prova confiante. Dizendo para si mesmo que estudou tudo e tem condições de responder o que se pede. Para tanto, é neces-sário que haja ao seu redor pes-soas encorajadoras. Os pais têm um papel fundamental, nada de cobranças. As palavras devem ser as mais doces e amigas.

Na véspera da prova o mais in-dicado é, realmente, o descanso. Nada de exageros, tentativas de decorar fórmulas ou nomes ou da-tas. Cuide de comer bem e dormir o suficiente. Se tem vontade de ficar só ou de estar com amigos, isso depende de cada um. Deve-se procurar o que for melhor para o seu bem-estar.

Aos que se prepararam, boa prova! Esse é o seu momento. Con-fie em você! Lenine, na letra da música “Do it”, nos diz algumas fra-ses oportunas: “Se acredita, tenta/ (...) / Se tá longe, alcance / Use sua chance / (...)Corra atrás da lebre...”

É claro que sempre há um pouco de receio com relação à prova, principalmente nos vesti-bulandos de “primeira viagem”. Não é mais aquela prova com o professor conhecido, que ajuda com meio ponto para alcançar a média. Agora, é a hora de saber o quanto valeram o estudo, a leitu-ra, as tardes e as noites de resol-vendo exercícios.

Os candidatos que já têm certe-za da carreira a seguir podem en-

Medrar ou confiar?Quase ninguém se sente con-

fortável diante da possibilidade de ser testado. É natural que exis-ta a insegurança, aquele “frio na barriga”. Os alunos que tiveram a oportunidade de se preparar para as provas dos vestibulares mais concorridos do País passam por momento de tensão.

Não se pode, neste momento, deixar que o nervosismo acabe dominando a razão

ANOTEn Escolas municipais de Arujá já iniciaram as matrículas para a Educação de Jovens e adultos (EJA). Podem se matricular jovens a partir de quinze anos que não tenham cursado do 1º ao 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental.Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4652 1620.

n Os moradores da Vila Augusta contam com o atendimento do Fácil Móvel na Rua Joaquim Miranda, em frente à entrada do Parque Fracalanza, até dia 30. A unidade disponibiliza mais de 700 serviços da Prefeitura e do Saae. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 10 h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h.

n Depois do sucesso da Sessão de Negócios realizada no final de junho em Guarulhos, o Sebrae-SP prepara uma sessão no próximo dia 28 de novembro, em Arujá. O evento acontece na ACE da cidade, das 14h às 18h Os interessados em participar do encontro precisam solicitar uma ficha de pré-inscrição da Sessão de Negócios Multissetorial de Arujá pelo email [email protected] ou pelos telefones (11) 4268-0961/4268-0963.

OPINIÃOSábado, 23 de Novembro de 20132

Ponto de VistaAugustAApArecidA BArBosAcoordenadora do cursinho do Xi (Associação pró cultura cidadã)

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800

C N P J : 4 4 . 1 9 3 . 4 2 3 / 0 0 0 1 - 4 0

Tiragem e distribuição auditada por:

Gerente Comercial: Alceu dos Santos - [email protected] Gerente Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - [email protected]ção: [email protected]. Comercial: [email protected] Distribuição: [email protected]. Recursos Humanos: [email protected]ário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de JornaisRepresentantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070Impressão: FolhaGráfica

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam)Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr.Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - [email protected] e Jornalista Responsável: Paulo Manso - [email protected]: Luciene Oliveira - [email protected] e Lourdes Dias - [email protected] - Chefe de Reportagem: Laís Domingues - [email protected] - Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - [email protected] de Arte: Ricardo Leocadio - [email protected] - Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira - Revisão: Felipe Rabello Gonçalves - Fotos: Guilherme Kastner e Silvio Cesar Redação: [email protected]

Relatório em poder da Administração

www.folhametro.com.br

Page 3: Folha Metropolitana 23/11/2013

GUARULHOSSábado, 23 de Novembro de 2013 3

Sistema - Usuário não pode usar o Bilhete Único ou o BOM para ônibus das esferas distintas sem a segunda tarifa

Sete linhas da EMTU terão integração Lucas Dantas

Linha 100TRO (Pq. Primavera/Penha) com a linha 011TRO(Pq. Continental II/Armênia) ou 011PR1 (Pq. Continental III/Armênia)Tarifa Integrada (com desconto): R$ 4,15Pontos de conexão: Avenidas Tiradentes, Guarulhos ou Marechal Hum-berto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário)No sentido de Guarulhos para São Paulo, o usuário embarca na linha 100TRO ou na linha 100BI1, pagando a tarifa de R$ 3,45. Na integração com a linha 011TRO ou 011PR1, nos pontos de conexão em Guarulhos, o usuário terá descontado no seu cartão o valor complementar de R$ 0,70.No sentido contrário, em direção a Guarulhos, ao embarcar na linha 011TRO ou 011PR1, o usuário já paga o valor da tarifa integrada de R$ 4,15. No embarque na linha 100TRO, nos pontos de conexão, não será descontado nenhum valor no cartão. A Linha 100BI1 só opera no sentido Guarulhos - São Paulo e não é possível a integração no sentido contrário.

Integração da linha 584TRO (Pq. Continental III/Carrão) com a linha 011TRO (Pq. Continental II/Armênia) ou 011PR1 (Pq. Continental III/Armênia) - Tarifa Integrada (com desconto): R$ 4,15Pontos de conexão: Avenidas Tiradentes, Guarulhos ou Marechal Hum-berto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário). No sentido Guarulhos - São Paulo, o usuário embarca na linha 584TRO e paga a tarifa de R$ 3,85. Ao fazer a integração com a linha 011TRO ou 011PR1, no ponto de conexão, o usuário paga a tarifa complementar no valor de R$ 0,30.No sentido Guarulhos, o usuário já paga o valor total da integração de R$ 4,15 ao embarcar na linha 011TRO ou 011PR1, sem debitar qualquer valor no cartão para acessar a linha 584TRO.

Integração da linha 104TRO (Bom Clima/Tucuruvi) com a linha 573TRO (Pq. Continental II/Carrão) - Tarifa Integrada (com desconto): R$ 3,45Pontos de conexão: R. João Gonçalves, R. Oswaldo Cruz, R. Felício Mar-condes, R. Nossa Senhora Mãe dos Homens ou ao longo das avenidas Salgado Filho e Doutor Timóteo Penteado.Ao embarcar na linha 104TRO, no sentido São Paulo - Guarulhos, o usu-ário paga a tarifa de R$ 3,25. Na conexão com a linha 573TRO será debitado do cartão o valor complementar de R$ 0,20.No sentido Guarulhos, o usuário embarca na linha 573TRO, paga o valor da tarifa integrada de R$ 3,45. Ao embarcar na linha 104TRO, no sentido São Paulo, nenhum valor será debitado do cartão.

Wellington Alves - A partir de hoje sete linhas da Empresa Metro-politana de Transportes Ur-banos (EMTU) que circulam em Guarulhos terão integra-ção. Para não pagar a segun-da viagem os usuários terão que fazer a conexão entre as linhas em até 90 minutos com o Bilhete Único munici-pal ou o cartão BOM - Bilhe-te Ônibus Metropolitano.

A medida é a primeira integração anunciada pelo governo estadual na cidade. Contudo, a ação possui restri-ções. Além do baixo número de linhas, a integração gratui-ta só será válida em algumas avenidas, enquanto em outras haverá uma cobrança com va-lor inferior ao normal.

O secretário municipal de

Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, afirma que há condi-ções técnicas da integração das linhas municipal e esta-duais, mas falta “viabilidade política”. Atualmente o usuá-rio não pode utilizar o Bilhete Único ou o BOM para ônibus das esferas distintas sem o pagamento da segunda tarifa, como em São Paulo.

De acordo com a EMTU não haverá subsídio para a nova integração, já que os custos serão assumidos pelo consórcio Internorte para aprimorar o sistema de trans-portes. A empresa estatal não informou se há previsão de expansão da integração para outras linhas metropolitanas ou mesmo às municipais. (Colaborou Chico Junior).

confira quais são as linhas

Page 4: Folha Metropolitana 23/11/2013

Caroline lopes - Bandidos que dirigiam um Gol vermelho, roubado no Itaim Paulista na última quarta-feira, 20, per-deram o controle da direção na noite desta quinta-feira, 21, às 23h30, ferindo três pessoas e matando uma na Rua Antonio Fuga, no bairro Aracaré, em Itaquaquecetu-ba. O pedreiro Nilton Rodri-gues, 47, morreu no local.

Marcos Guilherme Al-ves, que ocupava o veículo, está internado no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho

Melo, em Mogi das Cruzes, assim como Sebastião Mar-tins Viegas, um dos atingi-dos pelo automóvel quando estava na calçada. Gilberto Ferreira da Silva foi socor-rido para hospital na Capi-tal. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Segundo a Polícia Mili-tar, além de Alves, existe a suspeita de que haja entre os outros feridos partici-pantes do assalto ao carro na quarta-feira, o que até a tarde de ontem ainda era

investigado. A hipótese foi levantada depois de depoi-mentos de testemunhas.

Com o impacto do aciden-te, na altura do número 800 da Rua Antônio Fuga, o Gol foi arremessado por 30 me-tros, destruindo parcialmen-te o muro de uma residência.

+ ALTO TIETÊSábado, 23 de Novembro de 20134

Muro de casa ficou pacialmente destruído

Acidente - O pedreiro Nilton Rodrigues morreu no local; outros pedestres que estavam na calçada foram atingidos

Criminosos roubam carro, atropelam e matam homem

Marcha antidrogas reúne 1,5 mil jovens em PoáCaroline lopes - Cerca de 1,5 mil jovens estiveram ontem na 3ª edição da “Marcha sobre as drogas” de Poá, que percorreu as principais ruas do centro da cidade a fim de estimular o combate ao uso de entorpe-centes. A manifestação abor-dou os malefícios a quem uti-liza substâncias ilícitas.

“Essa marcha represen-ta a união de todos contra as drogas, temos que dar as mãos e trabalharmos jun-tos para evitarmos que os nossos jovens sejam levados

para este caminho triste e perigoso”, ponderou o prefei-to da cidade, Francisco Perei-ra da Silva (SDD), o Testinha.

Também participaram do evento o deputado fede-ral Protógenes Queiroz (PC do B) e o deputado estadual Alcydes Amazonas (PC do B). A marcha, que começou ao lado da estação de trem, percorreu várias ruas cen-trais até chegar à Praça de Eventos, na Avenida Antonio Massa, também no Centro.

“Não é só a marcha de

Poá que é importante, mas também a existência de um Conselho Municipal de Políti-ca Sobre as Drogas, que é um compromisso com o Plano Na-cional de Combate ao Crack”, disse Queiroz, que planeja le-var a outras cidades do Brasil a ideia da marcha em Poá.

“A conscientização, ao lado da união, é de extrema importância no combate às drogas e ao crack. Esse movi-mento nas ruas ganha mais força a cada dia”, salientou o deputado estadual.

NIVALDO LIMA / FUTURA PRESS / AE

Page 5: Folha Metropolitana 23/11/2013

cidadesSábado, 23 de Novembro de 2013 5

Evento reuniu 37 secretários de Educação de SP

Intercâmbio - Câmara pretende criar um sistema permanente de colaboração, cooperação e troca de informações

câmara vai discutir educação na RMsPRonaldo Paschoalino - Com o ob-jetivo de elaborar políticas e trocar experiências, 37 dos 39 secretários de Educação da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e o do Es-tado estiveram na manhã de ontem, na Prefeitura de São Paulo, para instalar a Câma-ra Temática de Educação – iniciativa inédita na área.

A Câmara pretende criar um sistema permanente de colaboração, cooperação e troca de informações entre as cidades participantes nas áreas de recursos humanos, técnicos e projetos pedagó-gicos, bem como de plane-

jamento integrado das polí-ticas educativas no âmbito da Grande São Paulo. “Não é mais possível trabalhar-mos a educação de uma re-gião como a nossa de forma isolada. Ou nós avançamos para discutir a educação en-quanto uma política de es-tado e uma política pública que considere seus objetivos com mais clareza ou nós não vamos dar conta da deman-da que está colocada para a gente”, disse o secretário de Educação de Guarulhos, Mo-acir de Souza.

A organização da Câma-ra Temática de Educação foi aprovada no último dia 16 de novembro pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana. De acordo com o Censo Escolar de 2012, a RMSP tem 5,1 milhão de alunos, 219.614 professores atuando nas salas de aula de

13.294 escolas (pré-escolas, ensinos Fundamental e Mé-dio), constituindo assim o maior e mais complexo ter-ritório educacional do Brasil.

Para o secretário guaru-lhense, os problemas edu-

cacionais enfrentados pelos municípios são os mesmos, independente do tamanho de cada um. “Nascem 24 mil crianças por ano em Guaru-lhos. A pauta sabemos qual é. Tem o plano de carreira do

professor, a formação dele e do aluno, a jornada de traba-lho, o acesso à educação de qualidade. Acho essencial que a rede estadual e muni-cipal trabalhem juntas” afir-mou Moacir de Souza.

Silvio CeSar

Page 6: Folha Metropolitana 23/11/2013

guarulhosSábado, 23 de Novembro de 20136

Eduardo Barreto prorrogou o prazo de apresentação de novas emendas

operador de raios XRadiação ionizante. Esse

nome complicado é o agen-te nocivo que está presente no ambiente da empresa que torna especial o trabalho das pessoas que colocam em risco sua saúde e até mesmo sua vida no desempenho das atividades.

Essas condições especiais de trabalho geram muito mais direitos do que aqueles previstos para o trabalhador comum, aliás, as leis foram

criadas também para prote-ger a saúde do cidadão e por isso elas preveem situações que evitam que o ser huma-no se exponha por mais tem-po no desempenho das fun-ções que podem colocar em risco sua integridade física, moral, psíquica e sensorial.

Algumas empresas não reconhecem os direitos de-correntes dessas condições de trabalho e assim o fazem porque entendem que as

regras de aplicação dessas vantagens ainda não estão valendo porque dependem de regulamentação.

Os Tribunais do Traba-lho, por outro lado, dispõem que o Ministério do Traba-lho já regulamentou essas atividades especiais pelo simples fato de considerá--las perigosas e por isso o trabalhador tem o direito de ter as vantagens implemen-tadas desde já.

Dúvidas sobre trabalho e previdênciaEsses direitos nascem do trabalho insalubre?O trabalho insalubre é diferente do trabalho perigoso. Parece a mesma coi-sa, mas não é. Tanto no direito trabalhista, como no direito previdenciário, a diferença entre um e outro gera vantagens que devem ser exigidas pelo trabalhador para poder se utilizar de todos os benefícios previstos na lei.

Quem tem direitos especiais?Não é apenas o operador e trabalhadores expostos a raios X que possui esse direito. Todas as pessoas que trabalham nos serviços de diagnós-tico por imagem, exceto tomografia e ressonância magnética, também podem ter esses direitos.

Por que esses direitos existem?Esses direitos nascem a partir do momento que o trabalhador se expõe às condições especiais de trabalho que podem gerar doen-ças, dentre outras, como câncer, anemia, manifestações hemorrá-gicas, conjuntivite, catarata, problemas respiratórias e até inferti-lidade masculina.

A aposentadoria especial desses trabalhadores aconte-ce aos 25 anos de trabalho e não aos 35 anos de contri-buição. Há casos que até mesmo com menos de 25 anos de exposição a agentes nocivos no ambiente do trabalho é possível alcançar a aposentadoria especial. Outra van-tagem é o valor do benefício: como esses profissionais têm mais direitos, inclusive salariais, a média do valor das contribuições também será maior e isso aumenta sensivelmente a renda da aposentadoria.

1

2

3

Por Hilário Bocchi Jr.

www.queromeaposentar.com.br

email: [email protected]

SuaAposentadoria

Pulo do Gato

Governo derruba emendas dos vereadoresWellington Alves - A Prefeitu-ra de Guarulhos apresen-tou no final da tarde de ontem um projeto substi-tutivo de Orçamento para 2014 que anula as mais de cem emendas apresenta-das pelos vereadores. Em contrapartida à manobra do governo, o presidente da Comissão Especial que analisa o Orçamento, vere-ador Eduardo Barreto (PC do B), prorrogou o prazo

de apresentação de novas emendas até quarta-feira.

O projeto orçamentário deve ser votado até a meta-de de dezembro. A Prefei-tura, as autarquias munici-pais e a Câmara têm receita prevista de R$ 4,4 bilhões no próximo ano. Segundo o líder de governo, Samuel Vasconcelos (PT), não hou-ve maldade da Prefeitura em apresentar o substitu-tivo minutos antes do en-

cerramento do prazo dos vereadores apresentarem emendas.

Vasconcelos diz que o governo quis apenas corri-gir “algumas coisas na re-dação” do projeto original e confirmou que ainda não há acordo sobre a libera-ção de emendas aos parla-mentares. “Devo ter uma reunião com o prefeito [Se-bastião Almeida] na segun-da-feira para tratar disso”,

afirma. Pelas conversas em andamento, os vereadores devem ter um valor pre-visto no Orçamento para indicar o remanejamento a ser feito pelo prefeito para obras de manutenção.

Para o vereador Gilvan Passos (PSDB), que integra a oposição, a anulação das emendas pelo governo foi desrespeitosa. Ele reclama que os vereadores discu-tiram os gastos com cada

secretaria e autarquia em mais de 30 audiências pú-blicas e a Prefeitura mudou a proposta de última hora.

Page 7: Folha Metropolitana 23/11/2013

economiaSábado, 23 de Novembro de 2013 7

“Com menos emprego do que deveria ser criado, haverá dificuldade para manter essa taxa [de desemprego]”

Vagas - País teve mais baixa taxa de pessoas desempregadas desde 2012

“Os instrumentos públicos de governança não estão adequadamente formatados para trabalhar com tranquilidade essas discussões.”

OrlandO FOntes lima JuniOr, presidente do Club e especialista

em logística

nilza siqueira,

economista e professora da unG

Restaurante Lazer Sítio Ditinho BoavaVenha saborear a melhor comida caseira da região! Sabor irresistível!!!Tenha um dia inesquecível de lazer com a sua família! Venha conferir!!!

Especialidade em Peixes e Carnes

Estamos sempreprontos para recebê-los!!!Aos sábados, domingos eferiados!

Estrada de Nazaré Paulista, km 43show ao vivo aos domingos!!!

TAPERA GRANDE(a 20 minutos da Praça 8 de Dezembro)

show ao vivo aos domingos!!!

(a 20 minutos da Praça 8 de Dezembro)

País tem menor desemprego sem criar vagasChiCo Junior - Segundo dados divulgados nesta quinta--feira, o Brasil criou em ou-tubro menos da metade dos empregos no comparativo ao mês anterior, porém teve a mais baixa taxa de pesso-as desempregadas desde 2012. Situação conflitante? Aparentemente sim. Contu-do, economistas dizem que a ocorrência aponta ques-

tões mais complexas.De acordo com os entre-

vistados, há três pontos que explicam essa suposta con-tradição. Ainda que baixa, a geração do emprego deu oportunidade às pessoas que estavam disponíveis, algo que resultou na queda da taxa de desempregados. A mera troca de mão de obra, conhecida por rotatividade. E, por fim, a falta de pessoas procurando emprego.

“Tem muito emprego que já existia e que não foi criado”, diz o economis-ta e professor da Faculda-de Anhanguera Antonio Azambuja. A criação de novos postos depende do aumento na produção. Isso não vem ocorrendo porque a economia está desaqueci-da, argumenta a economis-ta e professora da UnG Nil-za Siqueira.

Período deveria ter mais empregos

Os tropeços da economia nacional - e também gua-rulhense - arrastam para baixo a criação de empre-gos, que, entre setembro e outubro, deveria estar em alta, afirmam de maneira unânime os economistas. Nesse período as indústrias ampliam as contratações para suprirem os estoques a fim de atender a demanda de fim de ano.

Diante dessa situação, o País pode ter dificuldade para manter a atual taxa de desemprego, afirma a economista Nilza Siqueira. “Nós vamos ter a primei-ra prova de fogo depois da Copa do Mundo”, prevê o também economista Anto-nio Azambuja.

Assim, a taxa de desem-prego do IBGE, que sai de 5,4 para 5,2, e o número de criação de emprego do Caged que cai 55% são faces da mes-ma moeda. Ambas a mostrar

problemas econômicos maio-res. “O que podemos obser-var é a indústria patinando”, declara o economista e pro-fessor da Faculdade ESPA João Guilherme Arantes.

Logística exige ação do setor público-privadoChiCo Junior - A discussão sobre logística em Guarulhos exige presença e atuação da admi-nistração municipal local, de outras cidades da região metropolitana e também da iniciativa privada. A declara-ção foi feita ontem pelo presi-dente do Centro de Logística Urbana do Brasil (Club), Or-lando Fontes Lima Junior.

“Quando São Paulo impõe restrição a caminhões, eles fi-cam esperando abrir as margi-nais em Guarulhos”, argumen-ta. Especialista em Logística e professor da Unicamp, Lima Junior participou de encontro na sede da Agência de Desen-volvimento e Inovação (Agen-de), em Guarulhos.

O evento debateu soluções logísticas para o município contou com a presença de di-versas autoridades locais. Um dos focos foi o fluxo de cargas e de passageiros no aeroporto. Coordenador técnico da Agen-

de, Marcelo Chueiri reforçou a importância regional de Cum-bica, que possui maior movi-mento na América Latina.

“O aeroporto não é só de Guarulhos, ele é da região metropolitana e do Estado”, diz antes de citar que Congo-nhas, na Capital, é um “por-ta-aviões”, por estar cercado de prédios.

Silvio CeSar

Page 8: Folha Metropolitana 23/11/2013

variedadesSábado, 23 de Novembro de 20138

Royce do Cavaco também será uma das atrações

Ópera - “O Morcego”, com libreto de Karl Haffner e Richard Genée, conta a história baseada na peça cômica “A Prisão de Roderich Benedix”

Samba-enredo - Festa terá animação dos integrantes da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi

Serviço1ª Festa do Chope do Asinha – Amanhã das 12h às 19h no Tibagy Club – Rua Valdomiro, 64 – Tor-res Tibagy. Ingressos R$ 50 (pode ser adquiridos até hoje no Boteco do Asinha na Rua São Jorge, 156 – Macedo).

ServiçoÓpera “O Morcego” no Teatro Adamastor Centro. Ho-je, às 20h e amanhã, a partir das 18h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilhete-ria do teatro 30 minutos antes do início do concerto.

Orquestra Jovem apresenta ópera “O Morcego”Rômulo magalhães - A Orques-tra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG), em par-ceria com a Escola de Músi-ca do Estado de São Paulo (Emesp), apresenta a ópe-ra “O Morcego”, de Johann Strauss II. O evento acon-tece no Teatro Adamastor Centro hoje, a partir das 20h e amanhã, às 18h.

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, regente da Orquestra Jovem Municipal, a apresentação será um tipo de ópera específica, intitu-lada opereta. “É uma ópera cômica que estuda com texto falado”, explicou o maestro. “É a mais famosa opereta de todo o mundo. A rainha das operetas”, completou.

Antecessor dos musi-cais, esta modalidade de espetáculo tem cenários e figurinos que ilustram uma história. A OJMG tem 75 músicos e a EMESP possui cerca de 20 cantores do cur-so Ópera Estúdio.

“O Morcego”, com libreto de Karl Haffner e Richard Genée, conta a história base-ada na peça cômica “A Pri-são de Roderich Benedix” sobre a vingança armada contra um sujeito que humi-

Festa do Chope do asinha terá bateria da Tucuruvi Rômulo magalhães - A bateria da Escola de Samba Acadê-micos do Tucuruvi é uma das atrações da 1ª Festa do Chope do Asinha. O evento acontece amanhã no Tiba-gy Club, a partir das 12h. O ingresso custa R$ 50 e pode ser adquirido até hoje no Boteco do Asinha (Rua São Jorge, 156 – Macedo). Outra atração é o cantor Royce do Cavaco e o grupo guarulhen-se Colégio do Pagode.

O evento marca o lança-mento do samba-enredo e do porta-estandarte 2014 do Bloco do Asinha, criado em 2011. “O bloco já está virando tradição. Necessitávamos de

mais reuniões para entrar no clima do Carnaval e já se pre-parar para o próximo ano”, disse um dos organizadores da festa, Alex Godoi.

A expectativa é de que o evento receba aproximada-mente 400 pessoas, segundo Godoi. “A galera que vier vai curtir muito. Vai ter muito samba, carnaval, gente bonita e muito alto astral”, afirmou.

Ao adquirir o ingresso, a pessoa terá direito a uma ca-miseta, uma caneca e chope à vontade durante todo o pe-ríodo da festa. Além de Alex Godoi, compõem a organiza-ção do evento Edson Boscoli, Jaime Silva e o proprietário do Boteco do Asinha, Ed-mundo Matos.

lha seu amigo bêbado, fan-tasiado de morcego.

Esta é a oitava ópera que o grupo apresenta no muni-cípio e a segunda em parce-ria com a Emesp, segundo Patarra. Para o maestro,

levar um evento diferencia-do ao público de Guarulhos é muito importante para a arte e cultura da cidade. “Essa ópera é uma porta de entrada para quem acha que nunca vai gostar de

ópera, porque ela é curta e muito divertida”, ressaltou o maestro.

DIVu

lgAç

ãO

NICOllAS ORNelAS

Page 9: Folha Metropolitana 23/11/2013

variedadesSábado, 23 de Novembro de 2013 9

Admite-seConsultorde vendas

[email protected] o Currículo p/

Mínimo de 2 anos de exp. em transportese Assist. Comercial.

Mínimo de 2 anos de exp. em transportese Assist. Comercial.

EMPREGOS

Contrata

AÇOUGUEIRO E CAIXA, falar c/ José ou Mari-na. F: 2455-3698

ADMITE - SE INST.Profissional de som, alarmes e Insufilm c/ exp. Sálario R$ 2.500,00 c/ registro + VT e al-moço. F: 4307-1333/ 1334. ATENDENTEp/ trab. na lanchonete do GTC Sports das 17:00 a 1:00, comp. ao clube munido de documen-tos , residir próx ao Extra do Cocaia. F: 2404-2009

AUMENTE RENDASeja um Gerenciador de Lojas virtuais da S’ Kamã. Of: plata-forma, gerenciamento e pro-dutos. Ganhos Estimado de R$ 1.500,00 á R$ 3.000,00 por mês. Faça seu cadastro no site www.iatendimento.com.br/ab254210 AUX. ADMINIST.P/ região da Ponte Grande, c/ conhecimento em nota fiscal eletrônica. Salário a combinar.F: 2414-0591/ CV p/ [email protected]

AUX. CABELEIREIROe Manicure! c/exp. 2408-6160/ 4962-1465 Renato AUX. DE COZINHAE Cozinheiro, vaga p/ homens P/ trabalhar no Kame Sushi Restaurante Japonês, Centro Guarulhos F: 2229-0886 AUX. FINANCEIROC/ exp. para administradora de Cond. em Guarulhos. Enviar CV: [email protected] AUXILIARE Manicure c/ exp. F: 2414-4097/ 98108-5893 Guarulhos

BORDADORCom experiência para tra-balhar em máquina ele-trônica, que resida em Gru.F:2382-0929 - falar c/ Elias ou Andrea. CORRETORESDe Imóveis. Com ou sem expe-riência, ensino médio comple-to. F: 2382-7969 DOMÉSTICAque durma no serviço F: 2409-1854 / 96456-2304

FARMACÊUTICOresponsável, tecnico p/ drogaria.F 2229-3008 FORNEIROpara pizzaria c/ exp. Ligar para: 2461-5026 - 95151-0484 FORNEIROC/ exp. comprov em carteira. P/ Pizzaria. 2463-3811 em h/c IMOBILIÁRIA Contrata superintendente/gerente de vendas. Imóveis (lançamentos e prontos). F: 2382-7969

INSTALADOR DE SOME Insulfilm, c/ exp. F: 2405-0878/ 99507-0724 com Pa-loma JOVENS/ CRIANÇASBebês. Mesmo s/ exp. p/ figura-ção comerciais TV e catálogos. 2409-6279/ 2409-6806 agen-ciaSdemodelo.com.br MOTO BOY Urgente, c/ reg., seg. de vida e demais benéficios. F; 2405-7747

CLassiFiCadOs TUdO aQUi - Anuncie 2475-7810

palavras cruzadas diretaswww.coquetel.com.br Revistas coquetel 2013

HOrÓscOpO omaR caRdoso Filho | www.omarcardoso.com.br

ÁRIES: Pense positivamente e não se intimide diante das dificuldades que terá neste momento. Haja conscientemente, que conseguirá resolver todos os seus problemas mais sérios.

TOURO: Dia indicado para desenvolvimento social, profissional e mental. Contudo, deverá tomar muito cuidado com sua saúde, especialmente com o seu sistema nervoso.

GÊMEOS: Dia propício para tratar de assuntos importantes com autoridades civis e militares. Evite, porém assinar documentos que possam comprometê-lo.

CÂNCER: Procure evitar as ações violentas e as palavras ásperas. Dia favorável para novas amizades que o ajudarão a progredir muito.

LEÃO: A posição dos astros e ótima para compra e venda de propriedades, e para construir casa própria se ainda não tem. Ótimo para o amor e também para a projeção social.

VIRGEM: Procure não discutir com ninguém e nem tentar impor as suas ideias, pois você poderá se ver prejudicado. Melhores oportunidades de soluções em assuntos jurídicos.

LIBRA: Pense no seu êxito e não dê importância a boatos e impressões negativas. Você atravessa um dos melhores períodos do ano e poderá progredir muito através do próprio esforço.

ESCORPIÃO: Você deve evitar discussão, atritos e disputas com autoridades, com pessoas de boa disposição e com seus inimigos declarados e rivais.

SAGITÁRIO: Domine seus vícios e supere os seus defeitos; tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seus ideais. Evite desavenças, questões e desarmonias na vida doméstica.

CAPRICÓRNIO: Contudo, não deixe de olhar e zelar pelo bem de seus familiares e não fuja das suas responsabilidades e problemas. O seu lado prático e realista estará muito aguçado neste dia.

AQUÁRIO: Dia em que terá sucesso em tudo que está relacionado com o ensino e a educação de crianças. Forte tendência à especulação e muito sucesso nos negócios.

PEIXES: Muita disposição, otimismo e compreensão para com os outros. Assim estará você neste dia que tem tudo para ser muito bom.

21 MAR.20 ABR.

21 ABR.20 MAI.

21 MAI.20 jUN.

21 jUN.21 jUL.

22 jUL.22 AGO.

23 AGO.22 SET.

23 SET.22 OUT.

23 OUT.21 NOV.

22 NOV.21 dEz.

22 dEz.20 jAN.

21 jAN.19 fEV.

20 fEV.20 MAR.

heldeR limaBlog:livroseideias.wordpress.com

planeta mpb

deRy nascimentoProdutor musicalhttp://planetampb.blogspot.com.br/

Nunca é tarde para começar! Estamos cansados de ouvir essa frase, mas ela se encaixa muito bem na história de dona Jandira, uma alagoana de Maceió, radicada em Belo Horizonte (MG). A música entrou desde cedo na vida da pequena Jandira, pois a mãe era professora de piano e acordeom. Já aos quatro anos, Jandira cantarolava pela casa. A mãe conser-vadora não permitiu que Jandira seguisse profissão de cantora, já que havia um preconceito muito forte com as mulheres que seguiam nesse ofício na épo-ca no nordeste. Então, ela fez pedagogia e utilizava a música em suas aulas e apresentações na escola. Mais foi através do artesanato que ela veio morar em Minas, em Ouro Branco, até receber um convite para trabalhar com o coral na vizinha de Itatiaia.

O destino lhe devia uma explicação e aos 65 anos, quando necessitou de uma carteira profissio-nal de músico para utilizar em suas atividades com o coral infantil, quando conheceu o músico e em-presário José Dias que convidou-a para iniciar um projeto e depois de seis anos ela grava o DVD “Dona Jandira ao Vivo”. Acompanhada de uma super ban-da, ela canta 18 sambas clássicos com convidados.

Dona Jandira sobe no palco para cantar com uma interpretação toda sua, tirando qualquer dúvi-

A vitalidade musicalde dona Jandira

da que possa haver em relação a ela. Não é só uma senhora cantando, mas uma senhora que canta e dá roupagem nova a verdadeiros clássicos. O show inicia-se com “Que Será” (Marino Pinto/Mario Ros-si), o desfile de clássicos continua com: “Feitiço da Vila” (Noel Rosa/Vadico), “Nada Além”(Mario Lago/Custódio Mesquita), “Amor Vulgar” (Renato Guima). A primeira participação especial fica por conta do cantor mineiro Sérgio Moreira, na canção dele pró-prio “Mulato dos Olhos Verdes”.

Essa mulher tem de vir para os palcos paulistas, ela catalisou toda musicalidade na infância para na primeira oportunidade nos doar. A sequência musi-cal segue com o clássico “Noites Cariocas” (Jacob do Bandolim/Hermínio Bello de Carvalho). A segun-da participação especial é do percursionista Marco Lobo nas músicas “Na cadência do Samba” (Ataulfo Alves/Paulo Gesta/Matilde Alves) e “Na baixa do Sa-pateiro” (Ari Barroso).

“Dança das Constelações” (José Dias/ Murilo An-tunes), antecede a terceira participação deste DVD. Cleve Bambu participa na música de sua autoria “Boletim de Artista”. Um samba bem mineiro “O calor do Samba” (Chico Amaral). A próxima partici-pação é super especial, o cantor e poeta mineiro Pau-linho Pedra Azul faz dueto em “Nunca” (Lupicínio Rodrigues). Da forma que essa mulher canta exalan-do emoção nos resta acreditar que ela nos presenteia com o que há de mais belo, o seu amor pela música.

“Samba de Eva” (Helvécio Viana/Ramon Maia), “Leva Meu Samba” (Ataulfo Alves), “Folhas Secas” (Nelson Cavaquinho/Guilherme Brito), “Mulata As-sanhada” (Ataulfo Alves), essas músicas tiveram interpretações maravilhosas. Para finalizar, a parti-cipação especial de Luiz Melodia em “Estácio Holly Estácio”, dele próprio e em “Onde Anda Você” (Vini-cius de Moraes/Hermano Silva).

Contatos para show: (31) 9994 3044, com Ma-risa Toledo.

Page 10: Folha Metropolitana 23/11/2013

Sábado, 23 de Novembro de 201310

Saucer Autocenter

Rua Cabo Antonio Pereira da Silva, nº 685

Jd, Tranquilidade Guarulhos - SP

F: 2422-6851

PNEU REMOLDARO 13

R$ 79,90a vista

VENDO CARRO

Cel: 7883-6136ID: 9*11524

R$ 30.000,00

exclusivo automático2008 preto

Carro de Garagemótimo estado

Promoções parafechamento de

Eventos em:OUTUBRO

eNOVEMBRO

DJ e decoração GRÁTIS

Ganhe 20 pessoasGRATUITAS para

eventos nasSEXTAS e DOMINGOS

Parcelamentoposterior ao Evento

2408-1502www.espacocoliseobu�et.com.br

4215-7626

MRV ENGENHARIAAbre vagas p/ corretores auton. em Guarulhos F: 99970-2044 OP. TLMKc/ exp. CV p/ [email protected] F: 2358-4199 c/ Vanda ou Rodrigues PADARIAAdmite: Chapeiro(a), coopeiro(a), balconista (fem/ masc.), faxineiro (a), operadora de caixa. Enviar CV p/ [email protected] F: 2422-7188 PINTORExp. em pintura autos; Pça Ge-túlio Vargas, 453.F: 2229-0404 PRECISA GAROTAMaior, p/ trabalhar em Privê no Centro- GRS. F: 2087-2091 PRECISA-SESoldador, Serralheiro Indus-trial e Ajudante. F: 2414-2156 PRECISA-SEPreparador, Pintor e Funileiro. Sal. acima de R$ 2.500. Av: Guarulhos, 2.384, Vl. Endres. SOLDADORExp. Mig, Tig e Mag. Pça. Getú-lio Vargas, 453.F: 2229-0404 TRANSPORTADORAContinental, no Jd. São Geral-do admite na área Operacio-nal c/ exp. em pendência. F: 2085-7220 c/ Cida TRANSPORTADORAContinental, no Jd. São Geraldo admite PNE (ADM e Operacio-nal ). F: 2085-7220 c/ Adriana VENDEDOR Ambulante autônomo, serve-te de massa e palito(picolé). Produto de ótima qualidade e fácil venda. F: (11) 2421-6028 VENDEDOR (A) P/ região da Ponte Grande, c/ exp. em autopeças. Salário a combinar.F: 2414-0591/ CV p/ [email protected] VENDEDORES (AS)Empresa de origem francesa contrata vendedores c/ ou s/ exp. excelentes ganhos, c/ condições de crescimento na empresa. Temos também oport. para aposentados Con-tato c/ Luis F:2484-0089/ 9 5426-4230/ 9 6538-8831 oi / ou Marcelo 9 8511-8855 9 6512-0562 oi

IMÓVEIS

Aluga-se

ALUGA GALPÃOGalpão zona mista c/ 900 m² de terreno, 760 m² de área constru-ída, próx., da Traves. da Timóteo Penteado, aluguel R$ 7 mil, en-trar em contato no horário co-mercial de seg., a sex., c/ Mô nica. F: 2455-1040 ramal 203

APTO BOM CLIMA2 dorms, coz, wc, 1 vg. $ 1.200,00 c/ deposito. F: 95939-6444 Tim APTO R$ 280 MIL 3 dorms.,2 elevs. próx. Emilio Ribas Ac. financ. 99533-0012/ 2451-8000 APTO. PARAVENTI2dorms+dp.vg R$950,00 in-cluso cond. F: 7811-1413. GALPÃO 1000 MTSDe Área total e 560 mts. cons-tr. 99946-8008/ 7886-9417 IMÓVEL COMERCIALEspaço de 150 e 70m², apro-priado p/ escrit. de advocacia, contabilidade ou consult. Mé-dio e Dentário. F: 97402-7383

Litoral

CHALÉ S.SEBASTIÃOR$99,00 Para 6 Pessoas F: 97279-2561 (12) 3861-2611 VENDO APTONa Praia Grande, c/ vista p/ o mar. R$ 125.000,00. Tratar c/ José Silva. (11) 99893-9402

Sitios & Chácaras

ÁGUA AZUL Aluga-se Chacara p/ finais de semana e Festas c/ piscina F: 98661-7977 2809-1017 CHÁC. STA ISABEL800 m²,1 cômodo, luz, c/ riacho R$ 35 mil. ac. cartão crédito, ac. auto. 99764-9445/ 7003-5163 CHÁC.NAZARÉ PTATerreno 1.000m², 200m da re-presa. Entrada 4 x R$ 2.500,00 + 50x R$ 700 fixas. E + Chácara c/ casa, preço a combinar. F: 2231-0777/ 99935-6619 CHACARÁ 1300M²Tap. Grande, plana c/ riacho $ 25mil 2408-6688/ 97591-3477 CHÁCARA 7500M²Arujá/ Sta Isabel. C/ córrego, luz, cabo telefônico. R: Cas-calhada, R$ 75 mil dir. propr. (facilitado) Fone: 2035-3957/ 4114-6303 IGARATÁ 1000 M² Entrada R$ 5 mil + prest R$ 300,00. F: 3241-1307/ 99653-6668 OPORTUNIDADE3,5 alqueires, 4 km da Dutra, em Santa Isabel, casa sede, casa de caseiro, pomar, lago e pas-to. R$ 350 mil. F: 4657-2592/ 99915-0501/ 97959-4143 TAPERA GRANDE3.000 m² ót. topografia e loca-liz. R$ 55 mil. F: 96314-2035 C

Temporada

CASA MONGAGUÁNatal, Ano Novo e fim de sema-na. F: 2402-1593/ 2402-9505

Vende-se

CASA TÉRREA (NOVA)Jd. Renzo, 2 dorms, 2 vgs, $ 65 mil. Entr+ saldo financ. C.E.F. F: 3437-4648 CASA VL. MILTONMoleza, 3 dorms, 3 vagas R$ 440mil. F: 4965-7481/ 98639-0211 COMPRO TERRENOE apartamento 2 ou 3 dormi-tórios em Guarulhos. Mesmo c/ dívida. Não importa o local. Centro ou bairro. Tratar c/ José Silva. (11) 99893-9402/ 97980-4467 COND. FATTO SPORT2 dorms, área de lazer compl. R$ 215 mil (financ)F: 3437-4648 MOLEZACasa Paraventi, 3 dorms + dep , área de churrasqueira, R$ 390 mil. F: 7894-8079/ 8075 PROX. AO SONDASobrado 2dorms,lazer 2vgs.Ac.finan.R$250Mil.F: 7811-1413 SITIO MAIRIPORÃCom 109 Mil m² com escritura R$ 250 Mil F: 97488-2786 SOBRADO Vl. Barros, 3 dorms, 2 suites, 2 vagas, coz. plan., R$ 360 mil. Ac. carro. F: 2667-0415/ 7804-6786 SOBRADO PARAVENTI3 dorms., sala, coz.,wc.,próx. á Praça do Povo R$ 350 Mil. Ac. financiamento bancario. F: 2451-8000/ 99533-0012 SOBRADO BOM CLIMA3 Dorms, 2 vgs, quintal + edí-cula, doc. ok, ac. financ. e apto como parte do pagamento. Creci 115188. F: 2267-5541/ 2369-5792 SOBRADO NOVOJd. Adriana. Ac. imóvel (-) valor como parte pagto. F: 2404-0116 TER. STA. ISABELCondominio Estância Velha, 5.000 m², escrt. registrada, R$ 140 mil. F: 4657-2592/ 99915-0501/ 97959-4143. TERRENO 15/25Comercial. Localizado na Rua Cachoeira Doc. Ok F: 97488-2786 TERRENO C/ CASAOportunidade, Recreio São Jorge, consulte - nos. F: 2772-6951 c/ Roberto. TERRENO GUARAREMA10.000m², ótima localização. R$ 90 mil. F: 98703-0146 TERRENO ITAQUÁC/ escritura, declive feito terra planagem, Recanto Monica 2, 5x50 (250m²)., Próx. escola, creche, rua asfaltada, água, luz. R$ 50 mil ou R$ 10 mil entra-da + 55 parcelas R$ 1.000,00. F: 7916-3218 Nextel/ 95748-1347 Oi/ 96080-0767 Tim/ 94116-6978 Vivo c/ Wagner TERRENO PLANOP/ Chácara em Nazaré Paulis-ta, ótima localização, próx. a represa, 8.500m². R$ 80 mil. F: 2498-7759/ 2480-0526 c/ Jorge ou Celia VENDO URGENTE!Apto 2 dorms, + lazer, próx. ao Centro, ac. auto. F: 7710-3935/ 7871-2875 VER E COMPRAR !!!Ao lado do Bosque Maia, c/ 3 dorms. st.,+ dep. gar. ligue e confira! F: 7894-8079/8075

NEGÓCIOS

Cursos

SEGUNDO GRAUSupletivo rápido publicado em Diário oficial, início ime-diato. Aceito Fac. e concurso. F: 2463-2761/ 2409-9561

Esoterísmo

AMARRAÇÃO 21Falo tudo s/ que diga nada, tra-go seu amor 7 dias amarrado e apaixonado a seus pés, domi-nado p/ sempre por + dificil que seja, cons. pessoal ou tel., result. imed.100% garantidos. F: 3445-5620 / 98425-4957T/ 97087-8841V PARE DE SOFRERTrago o seu amor aos seus pés, 100% garantido, sigilo absolu-to. Trab. p/ todos os fins. Faço o que os outros só prometem. F: 2825-1608/ 98106-0863 PREVISÕES 2014Búzios, cartas e tarô, Irmã Maria, filha de Iemanjá. Faz e desfaz todos os tipos de tra-balho, rápidos e garantidos. Não cobramos trabalho. F: 2229-5269/ 99839-2742 Vivo/ 97045-9303 Tim SIMPATIA INFALÍVELTrago seu amor em 6 hs. ga-rantido. F: 2592-8710/ 98569-2419 TRAB. MILAGROSOSP/ o amor. Se nada do que vc faz da certo, vícios, saúde, trab. e etc, darei a solução que vc procura, não diga nada revelo td, trago seu amor a seus pés. Com + de 30 anos de exp., trab. feitos na Bahia. F: 98132-2578 Tim/ 2885-4314 fixo

Informática

ASSIST. TÉCNICAConserto computadores, re-movemos vírus, conf. speedy, tx única $ 45, atend. local. 4604-2633/ 96871-0130 Oi seg. á seg.

Oportunidades

AGREGA-SEbasculante traçado. Contrato 12 meses. F: 7800-3117 ALUGA-SE BOXNo mini-shop. (Jd. Itapoã). F: 96874-9200 Oi/ 4378-9510 COMPRO CARTUCHOScartuchos, toners vazios origi-nais. F: 4218-5551 EXELENTE PONTOComercial, centro Guarulhos 80m² c/ ar cond. mais cortina vento. F: 95024-5650 FERRAMENTAS Ferramentas em Geral Para Oficina Mecânica, Talha,Macaco Jacaré e Prensa. F:2405-5484 IMPERDÍVEL!!Vendo kitão 38,5m², mob. ,1ºandar Boqueirão P. Grande. Escrit. c/ registro. Ac. Auto. F: 2461-0866/ 99961-3677 José Carlos

PAGO R$ 567,89 Para quem fazer este numero. Cesar Ribeiro Show Youtube PASSO O PONTOBar e Restaurante. Av. Bom Cli-ma F:(11)7763-8630 PASSO PONTOLava rápido R$ 25 mil, próx. pça 8 F: 94606-2416 SALÃO BELEZA Ótima localização, aluguel barato, em funcionamento. Completo. Só 18 mil. Aceito Carro. F: 99503-1244 Dani. TERRENO PERUIBEC/ construção iniciada. Pro-posta p/ troca! F: 94825-4344 TV A CABO/ FONEInternet até 30 mega c/ wi-fi, fone ilimitado s/ burocracia. Claro TV, Claro HD TV, Net Combo. F: 2402-9809/ 3438-8888 VDO CARROCERIA7,80m x 2,45m larg., tirada do 1418, bom estado R$ 1.500,00 F: 7746-5282/ 2404-2264 VDO LOJA OU PONTOGuarulhos, Av. Paulo Faccini. F: 94140-3801 c/ Claudio VDO MERCADO Inst. completa. Ótimo ponto R$300 Mil. Jd Jovais F: 4372-3301 95927-6975 VDO/ PASSO PONTOBazar, Brinq., papel., compl., estocada. 98744-5877/ 2279-6239 VENDO BANCOSDucato 09, completa p/ 20 lu-gares. R$ 2.700. F: 98347-5803 / 2466-5691 VENDO BARNa Ponte Grande. Ótimo pon-to. F: 96103-6459/ 95350-5485 VENDO GALPÃO400m² casa de 3 cômodos, 4 platô 17.262m². R$ 500Mil. F: 94116-2162 - 97274-4438. WWW.SIAB.COM.BR VENDO LOJAOu passo ponto Jd. São João. F: 96406-4244/ 7946-6536 VENDO PADARIAEm funcionamento! Ót. pon-to próx. praça 8. Salão Gran-de (esquina) 99872-9045 / 99750-9766/ 2407-6690 VENDO QUIOSQUEShopping. Pronto p/ trabalhar. F:2087-1731/ 98171-5906

SERVIÇOS

Festas

ACONCHEGANTE Salão para festas. F: 96567-8363/ 4307-2577/ 98729-2097 T ART EVENTOSPula-pula, cama elástica, tombo legal, mesas/ cadeiras de ferro. 2812-2827/ 98073-0763 CRISTAL - ALUGAMesas, Cadeiras, tendas, to-alhas, Freezer. 3435-5232/ 2809-0405

Mude Já

R$ 256.000,00F: 2440-8590

Apartamentos 2 Dorms78m área útil2

BUSCA E APREENSÃOwww.dividassos.com.brblog: dividassos.com.br

/edgardogarciatel 20263947

20471799

DÍVIDAS COM BANCO

Estou louca prafalar com você

Me ligaQuer me ver na cam?

09117-7878-0026O SERVIÇO É GRATUITO: VOCÊ PAGA

SOMENTE O CUSTO DA LIGAÇÃO DDD MÓVEL

DJ CEZARSom para eventos: djcezar.yo-lasite.com/ 97040-3290 REVOLUÇÃO FESTAc. elást., p. bolinha, p. pula, bar-raq., tombo legal, 3435-3726 S ALEGRIA FESTLocação de mesas, caldeiras, freezer e toalhas F: 2279-1928 96166-7449 SOM, LUZ, DJwww.aliensom.com.br Telão, brinq. infantil F: 2837-8008

AP. 2 E 3 DORMSVla Rosália, Lazer compl. en-trada facili. F: 2451-5475 AP. CENTRO NOVO2 dorms,1 ste, 245mil, entrada 65 mil. F:99604-7002/2408-4648 APARTAMENTOPimentas, 2dorms,sl,moveis planej. R$ 70 mil. A/C por carro ate R$ 30 mil . Prox. ao Sho-pping Bonsucesso. F; 9 8740 8851. APTO AMPLO 72M²2 dorms, 1 vg. Vila Rio R$ 160 mil, à vista. F: 3437-4648 APTO BELA VISTANovo, 2 dorms, sala, coz, wc. Lazer completo. R$ 26.500,00 + dívidas. F: 99109-0732/99153-3102 APTO FATO ESPORT56m² $ 199 mil. 7886-9417 www.ribeirosinvestimentos.com.br APTO FATTO SPORT3 dorms, suíte, sacada, piso la-minado, planejados, box de vi-dro, aquecedor, R$ 225 mil, ac. financ. bancário. 2773-9292/ 99625-0525 [email protected] APTº MACEDOCond. Avante, 2 dorms., 1 wc, varanda, 1 vg, todo mobiliado R$ 259 mil F: 94719-2651 APTO NOVO FATTO c/ porcelanato, sanca, lazer compl. R$ 190 mil. Ac. Financ. bancário Fs.: 2451-8000/ 99533-0012. APTO PQ. CECAPCond. São Paulo, a vista R$ 170 mil, 1º and, doc ok 7847-4154 APTO. 2 DORMSC/ sacada, ot. local. 49m², $180mil c/ peq. entr. F: 3435-6780 APTO. CARREFOUR2dorms c/ sacada, 1vg. R$140Mil, aceito auto F:7811-1413 APTO. JD. DAS FLORESMacedo, 3 dorms c/ 1 suíte, lazer completo. R$265mil. F: 99657-2120. APTO. SHOPPING2dorms. na planta em frente ao Shopp. e futura estação de Metrô. F:99531-7759-7811-1709. APTO. VL. AUGUSTA2 Dorms, parc. de R$ 500,00. F: 4275-0445/ 99651-5382 APTOS. BONSUCESSO2 Dorms, Minha Casa Minha Vida, entr. R$4.900,00 E parce-las á partir R$ 399,00. f: 2496-5633/ 2496-5631 CASA CARAGUÁC/ piscina, 2 dorms., 1 st, sl. 2 amb., coz. americana, gar. p/ 5 autos, ter. 360 m², ac. con-tra proposta. F: 96141-8820/ 99743-7170

Relax

ABENY JAPINHA19a.linda,legitima,atendo só, c/ local.F:95125-0852 abenyja-pinha.blogspot.com ANITA 18A. INICIANTE+ 6 Amigas. Rua Cuevas, 18 - Centro- GRS. F: 2087-2091 KIMBERLY BONECAseios fartos, toda feminina, ati-va e passiva, e ligue marque lo-cal próprio F: 95234-5047 Tim MASSAGEMF: 97392-6238 c/ espuma, vá-rias técnicas, atendo só PROMOÇÃO!Leve 3 p/ R$ 40,00 (imperdi-vel) F: 2087-3887/ 2883-3555 Guarulhos/ Mt. Republica

Saúde

MASSAGEM Em Guarulhos. Para cansaço e dor lombar. 24 horas. Centro. 3081-4236

Serviços

BELEZA NA MESAlocações de mesas, cadeiras e puffs, preços especiais: F 4963-6761

Turismo

MONTE VERDE - MG2 dias chalé+ cachoei-ra+ transp SP+ref 2409-1000/99409-1000

VEÍCULOS

Carros

CORSA CLASSIC Ano 06/07 Unica dona R$ 17 Mil F: 2458-4682 98035-2464 DUCATO MULTI 2011Escolar. R$ 40 mil + parc. F: 98646-6280 Tim/ 96932-1514 oi

AJUDANTEDE COZINHA2 VAGAS, COM EXPERIÊNCIAEM MONTAGEM DE PRATOS

E ROTINAS DE COZINHA.fixo + VT+ COMISSÃO

RESTAURANTE PORTUGUESNO BOSQUE MAIA

2408-1210FALAR COM CAROL.

Page 11: Folha Metropolitana 23/11/2013

Sábado, 23 de Novembro de 2013 11

PROCLAMAS PUBLICIDADE LEGAL

LEILÃO

à vista R$ 7.390,00

2014+ 48 mensais deEntrada de R$ 750,00

www.motoshopyamaha.com.brMOTO SHOP

Crédito sujeito a aprovação. Promoção com taxas de juros de 2,35% A.M. Promoção válida até 23/11/2013, para as cores disponíveis, término do estoque ou taxa de juros promocional da financeira. Fotos ilustrativas, reservamos o direito de corrigir eventuais erros gráfico ou de digitação.

Crypton 115 k

2014

Factor 125 k1

2014Entrada de R$ 540,00Entrada de R$ 460,00+ 48 mensais de+ 48 mensais de

Entrada de R$ 750,00+ 48 mensais de 2014

Fazer 250

à vista R$ 4.590,00 à vista R$ 10.990,00 à vista R$ 5.340,00

PIT STOP YAMAHAONDE TODAS AS MOTOS SÃO BEM-VINDAS.

Litro12

TROCADO

NO DIA

,90

VENHA CONFERIR DIAS 22 e 23 DE NOVEMBRO

AUTOS

CURSOSEMPREGO

SIDNEY PELLICCI MONTEIRO, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do 1º Subdistrito da Comarca de Guarulhos, Estado de São Paulo;

Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525, números I, III e IV, do Código Civil Brasileiro e desejam se casar;Erick Oliveira Rocha, profissão segurança, estado civil solteiro, nascido em Guarulhos, Estado de São Paulo, no dia oito de março de mil novecentos e oitenta e nove (08/03/1989), residente e domiciliado neste Subdistrito, filho de José Reinaldo da Rocha Silva e de Marizete de Jesus Oliveira. Monalisa Sibele Rodrigues, profissão costureira, estado civil solteira, nascida no Subdistrito Vila Nova Cachoerinha, São Pau-lo, Estado de São Paulo, no dia dezessete de outubro de mil novecentos e oitenta e seis (17/10/1986), residente e domiciliada neste Subdistrito, filha de Dagmar Aparecida Rodrigues.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.Lavro o presente para ser afixado neste Serviço Registral e publicado na Imprensa local.

Guarulhos, 22 de novembro de 2013.

SIDNEY PELLICCI MONTEIRO, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do 1º Subdistrito da Comarca de Guarulhos, Estado de São Paulo;

Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os docu-mentos exigidos pelo artigo 1525, números I, III e IV, do Código Civil Brasileiro e desejam se casar;Raphael Archanjo de França Neto, profissão ajudante geral, es-tado civil solteiro, nascido no Subdistrito Penha de França , São Paulo, Estado de São Paulo, no dia seis de agosto de mil nove-centos e oitenta e um (06/08/1981), residente e domiciliado neste Subdistrito, filho de Odilio Manoel de França e de Vânia Custo-dio de França. Karina Lopes de Oliveira, profissão gari, estado civil solteira, nascida no Subdistrito Brasilândia, São Paulo, Estado de São Paulo, no dia quinze de maio de mil novecentos e oitenta e quatro (15/05/1984), residente e domiciliada neste Subdistrito, filha de Leonildo de Oliveira e de Alzira Lopes de Oliveira.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.Lavro o presente para ser afixado neste Serviço Registral e publi-cado na Imprensa local.

Guarulhos, 16 de novembro de 2013.

ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GUARULHOSEDITAL DE ELEIÇÕES DA ASMG

A Presidente da Comissão Eleitoral Fabiana Silva Rodrigues nomeada através das normas estatutárias daAssociação dos Servidores Municipais de Guarulhos torna público que uma chapa requereu registro para as eleições convocadas por edital publicada edição 12 de novembro de 2013 do jornal “Folha Metropolitana de Guarulhos”. O modelo de cédula é o que se publica abaixo, conforme prevê o Estatuto Social.

VICENTE ANTONIO DE SOUZA - JOSE BENEDITO DOS SANTOS - ERIZALDO PINHEIRO - CÉLIA REGINA MASO DE ANDRADE WALDOMIRO DO AMARAL JUNIOR - JOSE SÓLON DA SILVA - WELSON DIONÍSIO PEREIRA - PAULO CÉSAR CARDOSO DOS SANTOS - VALDIR APARECIDO DE SOUZA - JOSE ALFREDO DE ALMEIDA - MARCELO DE SOUZA FERREIRA.

VICENTE ANTONIO DE SOUZA – RESPEITO E AMIZADE

CHAPA

1

ERRATAA quem possa interessar, informamos que os anúncios veiculados nos jornais Metrô News - Farol Norte e Farol Guarulhos, sexta-feira 22/11/13, foram publicadas com informações incorretas, referente ao valor do carro a vista, como segue: Cobalt LTZ 2014, valor à vista do veículo R$ 46.990, + banco em couro R$ 2.000, + doc., e IPVA R$ 1.033, total do veículo R$ 50.023, e R$ 24.906, valor a ser financiado. DUTRA VEÍCULOS.

CONTRATA-SECONTRATA-SEEstamos contratando

pessoas para entrega deJornal toda Quinta Feira

das 16h ás 20hInteressados

ligar para

2229-5686agendar entrevista

Saucer Autocenter

Rua Cabo Antonio Pereira da Silva, nº 685

Jd, Tranquilidade Guarulhos - SP

F: 2422-6851

PNEU REMOLDARO 13

R$ 79,90a vista

VENDO CARRO

Cel: 7883-6136ID: 9*11524

R$ 30.000,00

exclusivo automático2008 preto

Carro de Garagemótimo estado

Saúde

MASSAGEM Em Guarulhos. Para cansaço e dor lombar. 24 horas. Centro. 3081-4236

Serviços

BELEZA NA MESAlocações de mesas, cadeiras e puffs, preços especiais: F 4963-6761

Page 12: Folha Metropolitana 23/11/2013

Sábado, 23 de Novembro de 201312

Page 13: Folha Metropolitana 23/11/2013

MULHERwww.folhametro.com.br www.facebook.com/jornalfolhametro Distribuição Gratuita

Sábado, 23 de Novembro de 2013

As tendências do verãonas armações de óculos

Fotos: divulgação

Page 14: Folha Metropolitana 23/11/2013

mulherSábado, 23 de Novembro de 20132

Arrase neste verão com as armações perfeitas

Para não errar na hora de comprar, aposte nas cores nude ou preto com lentes escuras

Haja estilo! Lentes escuras são mais garantidas para caírem no gosto

Apostas – Modelo arredondado é uma das tendências da nova estação: bem retrô e em alta

Mesmo sendo um aces-sório que valoriza o look, os óculos têm a função de pro-teger os olhos contra raios ultravioletas. Por isso é fun-damental não negligenciar os detalhes de qualidade das lentes. Segundo especialistas, a incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano, ocasiona lesões oculares que, gradual e cumulativamente

podem resultar na perda total da visão, como degeneração da retina ou catarata.

A marca de óculos Chilli Beans aconselha checar se a proteção é testada e aprovada por um órgão de controle. Por isso, atenção para lentes que apresentam distorções, assim como sinais de oxidação, pin-tura manchada, detalhes e adornos que se soltam facil-

mente. Essas características podem representar baixa qua-lidade, por isso, o ideal é com-prar em lojas especializadas.

Em algumas lojas é pos-sível medir a qualidade de proteção dos óculos contra os raios UVA e UVB usando um aparelho chamado fotô-metro, que mede o quanto de raios ultravioletas pas-sam pela lente.

EdilEnE RibEiRo - Sim, os aces-sórios também seguem os passos do universo fashion e, por isso, pode ser que aqueles óculos que você tan-to usou no verão passado e fizeram o maior sucesso não sejam mais o must have

da próxima estação. Claro, tem os clássicos que nunca saem de moda, como o esti-lo aviador. Mas se você quer mesmo saber o que vai api-mentar os looks deste verão que está chegando, dê uma olhadinha nesta matéria!

Modelos redondo, gatinho e espelhadoNas passarelas das sema-

nas de moda que exibiram as coleções primavera/verão 2014, no início do ano, eles foram destaques. As marcas já começaram a colocar em suas vitrines e você, certa-mente já notou os mais ante-nadinhos desfilando com es-tes modelos modernérrimos por aí. A aposta para este ve-rão são os modelos redondo, gatinho e espelhado.

Com um toque a mais de personalidade, o modelo

redondo é retrô e remete às décadas de 1960 e 70. Há modelos redondos com len-tes espelhadas e detalhes coloridos. Mas para quem tem receio de errar, ainda que não queira abrir mão de experimentar, aposte nas cores nude ou preto com lentes escuras.

Já o modelo gatinho, também tem um ar retrô e é super feminino. Além de versões em lentes escuras, ele também é uma boa op-ção para quem usa óculos de grau.

O espelhado já começou a aparecer desde o verão pas-sado e apesar da resistência, foi ganhando adeptos. Os mais fashionistas adoram. O acessório chama atenção, por isso vale combiná-lo com um look mais discreto.

Com que óculos eu vou?n Rosto oval deve evitar

modelos muito largos;n Quem tem rosto redondo

deve apostar nas linhas retas e semi-retas (óculos quadrado ou triangular) já que elas sua-vizam e afinam o rosto;

n Quem tem rosto quadra-

Dicas para escolher o moDelo iDealMesmo com todas as tendências, na hora de escolher o estilo da armação, o formato do rosto também deve ser levado em conside-ração para que preserve a harmonia e você não fique com aquela cara de abelha. De acordo com o designer ótico Francisco Ven-tura, as faces mais redondas pedem formas geométricas. Já as quadradas combinam com os modelos arredondados. “Quem tem um rosto oval pode ousar mais e investir em um aviador ou em algo mais chamativo. Os rostos triangulares, por sua vez, combinam com modelos cuja ponte é mais alta, pois dão a impressão de preenchimento”, explica.

Dimensões – Segundo o designer, se o modelo é grande na parte inferior não deve encostar na maçã do rosto. Já se tiver a parte superior maior, o indicado é que não alcance a franja para não amassá-la. É pre-ciso também ficar atenta aos modelos com curvatura acentuada, pois devem fechar a lateral da têmpora como uma luva e não devem ser largos e nem apertados demais. Ventura aconselha evitar muita informação e optar por um modelo com, no máximo, três cores. Já no dia a dia, vale apostar em tona-lidades clássicas nobres para poder combi-nar com diversos ambientes e ocasiões.

do deve ficar longe das ar-mações redondas e escolher óculos que tenham aros com cantos retangulares;

n Para rostos com forma-to triangular, as armações estreitas e arredondadas são ótimas opções.

Não negligencie a qualidade: óculos devem ter proteção

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 15: Folha Metropolitana 23/11/2013

mulherSábado, 23 de Novembro de 2013 3

Inspiração em looks andróginos e cultura africana

Boa limpea evita sinais de envelhecimento

Solução – Gel limpa ehidrata a pele de forma eficaz

Clareamento – Produto trata e clareia os cabelos

Implantessua oportunidade!

Implantessua oportunidade!

Técn

ico

Resp

onsa

vél D

r. An

toni

o de

And

rade

Net

o CR

O C

L 12

.039

Seleção para tratamentos em condições especiais!

Ligue e agende sua avaliação 11 2461 2234

Av. Dr. Timóteo Penteado, 2321 I Vila Hulda I Guarulhos SPwww.differenzaodontologia.com.br

Faculdade Funorte

Conhecida mundialmente por desenvolver linhas de produtos para os vários tipos de cabelos, a John Frieda inova mais uma vez e traz para o Brasil o Go Blonder Con-trolled Lightening Spray, da linha Sheer Blonde – específica para ca-belos loiros –, que clareia gradual-mente os fios, proporcionando um aspecto loiro natural e iluminado.

O produto permite clarear to-talmente os cabelos ou pequenas porções, dando efeito de mechas ou luzes. A ação de Go Blonder Controlled Lightening Spray se intensifica se o produto for utili-zado em conjunto com secador e prancha, pois quanto mais calor maior o efeito.

Com fórmula exclusiva, possui ativos cítricos e camomila respon-sáveis pelo clareamento dos fios. Sua tecnologia patenteada combina polímeros fixadores e condiciona-dores que retêm o peróxido de hi-drogênio, permitindo o controle de iluminação, visível a partir da ter-ceira e até a quinta aplicação. Vale lembrar que o produto não é ade-quado para cabelos escuros. Preço médio: R$ 72,60. Onde encontrar: www.hartycosmeticos.com.br.

Não esqueça a bolsa para o verão 2014As cores do verão estão

nas bolsas para compor os looks dos dias quentes. Estas bolsas da marca Rafitthy já são da nova coleção prima-vera/verão 2014. A marca aposta em dois temas nessa coleção. O primeiro, No Gen-der, busca inspiração nos looks andróginos, no mi-nimalismo e na alfaiataria. Os modelos trazem recortes geométricos e shapes retos, mesclando elementos fortes à delicadeza feminina. Já o

tema Savana traz a essência quente e alegre da cultura Africana e dos povos étni-cos. As peças apresentam formatos maiores e estrutu-rados, assim como práticos sacos, mini bolsas e cartei-ras. O destaque fica por con-ta das texturas diferencia-das, cores vivas e estampas animais, que exibem uma proposta urbana e atual. Os materiais abusam dos meta-lizados, sintéticos diversos, e estampas em animal print. As aplicações de metal pon-tuam as peças. A cartela de cores inclui os tons de ama-relo, laranja, menta, salmão, esmeralda, azul klein, pink, vermelho e o mix do branco com preto. Onde encontrar: www.rafitthy.com.br. Boas aquisições – Bolsa Nude, à esquerda, preço: R$ 207,25; e Bolsa Vermelha - preço: R$ 217,25

Gel elimina impurezas e remove maquiagem

O make é capaz de trans-formar e levantar a autoesti-ma, principalmente quando as combinações de cores e acessórios estão compatíveis com o look do dia. Seja como for, é importante utilizar sempre produtos adequados ao seu tipo e tom de pele, sem esquecer de removê-los, principalmente antes de dor-mir, para evitar sinais de en-velhecimento precoce.

Para prevenir contra estes possíveis danos, a Mesoestetic, marca espanhola especializa-da em dermocosméticos, dis-tribuída no Brasil pela Reccos Cosmética, apresenta o Facial Gel Cleanser, da linha Home Performance, solução para uma limpeza segura e eficaz da pele. O gel limpador facial apresenta em sua fórmula o

ácido láctico, alfahidroxiácido com características estimu-lantes, capaz de renovar a epi-derme e hidratá-la, deixando-a suave e mate. Além disso, seu pH dermo compatível apresen-ta uma alta tolerância cutânea, com capacidade de não alterar o manto hidrolipídico.

O produto é indicado para uma fase fundamental de higiene diária das peles nor-mais, mistas e oleosas, que permitem aumentar a res-posta terapêutica de qualquer procedimento sucessivamen-te aplicado. Preço: R$ 66.

Spray clareador e iluminador para quem tem cabelo loiro

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 16: Folha Metropolitana 23/11/2013

mulherSábado, 23 de Novembro de 20134

Tome nota – Fazer o beabá fará com que sua pele esteja sempre hidratada e muito bonita

As tendências apresentadas nas semanas de moda mostram que a pele bonita e bem hidratada é o foco no quesito maquiagem. O ideal é estar com o rosto com aspecto na-tural e para isso a pele tem que es-tar impecável, é claro. A esteticista e consultora do Instituto Valmari, Daniela Bessa, esclarece algumas dúvidas sobre como proteger, man-ter a sua pele sempre linda e corri-gir imperfeições de forma sutil.

1. LimpePara evitar o aparecimento de

espinhas e manter a pele sempre com aspecto saudável, a limpeza deve ser feita diariamente. Água, sabonete e um bom leite de limpe-za são essenciais para remover to-das as impurezas da pele, inclusive maquiagens à prova d’agua. Faça movimentos circulares até a re-moção de todos os resíduos. Evite esfregar com buchas ou esponjas de forma agressiva e o uso de água muito quente.

2. TonifiquePara completar a limpeza da

pele é necessária uma loção tônica. Ela remove suavemente os resíduos do leite de limpeza e prepara a pele para melhor permeabilidade dos produtos de tratamento que serão aplicados posteriormente. Prefira as loções tônicas sem álcool, que menos agridem e ressecam a pele.

3. HidrateCom o rosto limpo e seco, hi-

drate e proteja a pele. Hoje em dia, a grande maioria dos hidra-tantes faciais já vem com fator de proteção solar, aproveite dessa praticidade e escolha sempre um creme de tratamento indicado para a sua idade e com os ativos que sua pele necessita.

4. MaqueieMaquiagens de qualidade eleva-

da são essenciais para manter sua pele linda e saudável! Use produtos que, além de darem efeito mate ao seu rosto, façam tratamentos e cor-rijam imperfeições de forma sutil.

Os cuidados para manter uma pele bonitaDIVULGAÇÃO