folha metropolitana 23/06/2013

16
CIDADE Pág. 5 NESTA EDIÇÃO Guarulhos • Arujá • Biritiba Mirim • Ferraz de Vasconcelos • Guararema • Itaquaquecetuba • Mogi das Cruzes • Poá • Salesópolis • Santa Isabel • Suzano www.folhametro.com.br www.facebook.com/jornalfolhametro Distribuição Gratuita Domingo, 23 de Junho de 2013 Ano 40 Nº 12480 informação essencial 0,60% R$ 678,00 Salário Mínimo Selic 181 Disque Denúncia Chega a ser engraçado. Quem está perto sai gritando” Jocesi Correia, comerciante de Guarulhos, falando sobre os ratos no Centro Começamos uma vida aqui e hoje trabalhamos por conta própria” Oswaldo Laura, boliviano no Brasil Recuperação - Depois de uma série de críticas ao pouco rendimento do atacante durante os primeiros jogos da Copa das Confederações, Fred marca dois contra a Itália e Brasil fecha placar em 4 a 2. Cresce em 439,8% o número de bolivianos vivendo em Guarulhos Segundo o IBGE, em dez anos o número de bolivianos vivendo em Guarulhos cresceu 439,8%. A Associação dos Residentes Bolivianos de Guarulhos trabalha com a estimativa de aproximadamente 20 mil imigrantes no município. Pág. 3 Queda de idosos cresce 30% na Santa Casa de Suzano Pág. 4 Prefeitura promete transformar antigo prédio da Câmara em Centro Cultural Brasil lidera Grupo A Pág. 06 VANESSA CARVALHO / BRAZIL PHOTO PRESS / AE

Upload: jornal-folha-metropolitana-e-metro-news

Post on 08-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Folha Metropolitana - Guarulhos e Alto Tietê - informação essencial

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Metropolitana 23/06/2013

CIDADE Pág. 5NESTA EDIÇÃO

Guarulhos • Arujá • Biritiba Mirim • Ferraz de Vasconcelos • Guararema • Itaquaquecetuba • Mogi das Cruzes • Poá • Salesópolis • Santa Isabel • Suzano

www.folhametro.com.br www.facebook.com/jornalfolhametro Distribuição Gratuita

Domingo, 23 de Junho de 2013 Ano 40 Nº 12480

informação essencial

0,60% R$ 678,00Salário MínimoSelic 181

Disque Denúncia Chega a ser engraçado. Quem está perto sai gritando” Jocesi Correia, comerciante de Guarulhos, falando sobre os ratos no Centro

Começamos uma vida aqui e hoje trabalhamos por conta própria” Oswaldo Laura, boliviano no Brasil

QR code generated on http://qrcode.littleidiot.be

Recuperação - Depois de uma série de críticas ao pouco rendimento do atacante durante os primeiros jogos da Copa das Confederações, Fred marca dois contra a Itália e Brasil fecha placar em 4 a 2.

Cresce em 439,8% o número de bolivianos vivendo em GuarulhosSegundo o IBGE, em dez anos o número de bolivianos vivendo em Guarulhos cresceu 439,8%. A Associação dos Residentes Bolivianos de Guarulhos trabalha com a estimativa de aproximadamente 20 mil imigrantes no município. Pág. 3

Queda de idosos cresce 30% na Santa Casa de Suzano Pág. 4

Prefeitura promete transformar antigo prédio da Câmara em Centro Cultural

Brasil lidera Grupo A Pág. 06

VANESSA CARVALHO / BRAZIL PHOTO PRESS / AE

Page 2: Folha Metropolitana 23/06/2013

O que se viu nos últimos dias, inicialmente em São Paulo e depois em todo o País, foi algo realmente histórico. Diante de protestos regulares em outros países, as gerações mais jovens cresceram ouvindo que o povo brasileiro é pacífico demais e que aceita calado os desmandos de governos sucessivos.

A última grande mobilização nacional havia acontecido no início dos anos 1990, quando os chamados “caras-pinta-das” foram às ruas pedir punição ao então presidente Fernan-do Collor, acusado de corrupção.

De lá pra cá, muita coisa ruim foi enfiada goela abaixo da população. Casos escabrosos de desvio de dinheiro públi-

co e de mortes de inocentes por conta do péssimo serviço público estamparam jornais, mas não ganharam indigna-ção popular.

Desta vez, porém, a mobili-zação iniciada pelo Movimen-to Passe Livre, na Capital, para que fosse revogado o reajuste

das tarifas de ônibus e metrô, surpreendeu a todos. Quem disser que esperava o crescimento verificado está mentindo.

À luta contra o aumento das passagens juntou-se uma pauta extensa de demandas. Embalada pelo sucesso das pri-meiras manifestações, muita gente também foi às ruas para gritar contra a PEC 37, os gastos com a Copa, o direito dos homossexuais etc. etc. etc.

E é justamente o “cansaço de tudo” que pode enfraquecer esse “despertar” do povo brasileiro. Com a revogação dos au-mentos em São Paulo e em outros vários municípios, o MPL saiu oficialmente de cena e ninguém parece saber, ao certo, quais são os motivos para continuar na rua.

O mais grave, porém, é o oportunismo de grupos violentos e criminosos. A ação dessa minoria que cresce perigosamente pode fazer um momento histórico da sociedade brasileira simplesmente virar um tremendo pastelão. Infelizmente, a mobilização trouxe es-perança, mas o caos atual leva a crer que perderemos uma tremen-da oportunidade de demonstrar o tamanho de nossa cidadania.

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800

C N P J : 4 4 . 1 9 3 . 4 2 3 / 0 0 0 1 - 4 0

Tiragem e distribuição auditada por:

Gerente Comercial: Alceu dos Santos - [email protected] Gerente Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - [email protected]ção: [email protected]. Comercial: [email protected] Distribuição: [email protected]. Recursos Humanos: [email protected]ário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de JornaisRepresentantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070Impressão: FolhaGráfica

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam)Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr.Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - [email protected] e Jornalista Responsável: Paulo Manso - [email protected]: Luciene Oliveira - [email protected] e Lourdes Dias - [email protected] - Chefe de Reportagem: Laís Domingues - [email protected] - Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - [email protected] de Arte: Ricardo Leocadio - [email protected] - Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira - Revisão: Felipe Rabello Gonçalves - Fotos: Guilherme Kastner e Silvio Cesar Redação: [email protected]

Relatório em poder da Administração

www.folhametro.com.br

Ponto de Vistadaniele leite

é orientadora educacional na empresa Planeta educação

2 Domingo, 23 de Junho de 2013OPINIÃO

n O Sebrae-SP em Guarulhos realiza palestra gratuita sobre a importância da gestão financeira no próximo dia 25, às 19h, no Escritório Regional da entidade, na Avenida Esperança, 176, Centro.Informações e Inscrições pelo 2440-1009. O evento é gratuita.

n A Secretaria de Cultura de Guarulhos realiza nos dias 5 e 6 de julho a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Qualquer munícipe pode se inscrever para o evento que vai eleger representantes da cidade para participar da conferência estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 no site eventos.guarulhos.sp.gov.br (sem www) ou pessoalmente na Secretaria de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. A Secretaria de Cultura fica na Avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo.

n A Unidade Móvel do Fácil fica disponível na praça Orobó para a população do Presidente Dutra até o dia 29. A unidade itinerante disponibiliza mais de 700 serviços da Prefeitura e do Saae numa carreta de 15 metros. O horário de funcionamento da agência é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e, no sábado, das 9h às 13h.

ANOTE

“Ao invés de culpar uns aos outros, professores e pais devem atuar como parceiros pelo sucesso”

Quando pensamos numa confi-guração familiar de “antigamente”, logo nos vem à cabeça a família pa-triarcal, na qual o pai era o grande provedor e a mãe, subalterna, ocupa-va a posição de cuidadora da família. Mas os tempos mudaram e hoje há várias configurações familiares.

Família e Escola: parceria necessária

Causas sociais, culturais, econô-micas, afetivas e até tecnológicas ex-plicam esses novos núcleos familia-res. Mas o fato é que essas mudanças nos colocam novos desafios, entre eles o resgate da participação da fa-mília na vida escolar de seus filhos.

É sabido que, quando os pais não acompanham as atividades dos fi-lhos na escola, estão de certa forma ajudando a aumentar a evasão es-colar, a falta de comprometimento

com os estudos e as dificuldades de aprendizagem, problemas que con-tribuem para o fracasso escolar.

Para resgatar esse elo entre Famí-lia e Escola foi criado um programa chamado Pró-Família Harvard, base-ado em um projeto da Universidade de Harvard (EUA) denominado Ha-vard Family Research Project e adap-tado à realidade brasileira. O concei-to do Pró-Família Harvard é simples: ao invés de culpar uns aos outros, professores e pais atuam como par-ceiros, visando o sucesso social e aca-dêmico do aluno.

Com metodologia inovadora, pro-fissionais devidamente preparados visitam as residências dos alunos. O agente educacional conversa com a família, orienta pais e responsáveis sobre a importância da participação. São oferecidas dicas simples e prá-ticas, mas que fazem diferença na hora do estudo da criança em casa. Coisas como a importância da par-ticipação na reunião de pais, de ter um local adequado para realização da lição de casa, de se determinar um horário para estudos.

Em contrapartida, escola e pro-fessor recebem um retorno sobre a realidade de cada aluno. Assim, podem entender melhor a dinâmi-ca familiar e mudar o olhar no tra-to com esse aluno. Com a visita, a criança se sente mais importante, melhora sua autoestima e, compro-vadamente, melhora seu compor-tamento e desempenho acadêmico no ambiente escolar.

Infelizmente podemos colocar a perder toda a surpresa positiva que

a mobilização nacional iniciada em SP causou

Falta de foco e violência atuais trazem riscos ao legado dos atos

MORINIEDITORIAL

Page 3: Folha Metropolitana 23/06/2013

guarulhosDomingo, 23 de Junho de 2013 3

A Associação dos Residentes Bolivianos em Guarulhos anuncia que a cidade deve ganhar uma casa de câmbio no fim de julho. “O equi-

pamento deve ser instalado na Vila Galvão”, disse Michele Prado. A casa atenderá a todos, mas tem maior foco ao público boliviano.

Guarulhos deve Ganhar casa de câmbio

Comércio – Grande parcela trabalha com armarinhos e confecçãoSucesso – Ventura acabou abrindo o próprio negócio em Guarulhos

Número de bolivianos cresce 439,8% em dez anosFotos: Lucas Dantas

Deisy De Assis - A colônia de imi-grantes bolivianos no Brasil já é a segunda maior no País. Em Guarulhos, o número de estrangeiros vindos da Bolívia cresceu 439,8% no período de dez anos, de acordo com o Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretan-to, a Associação dos Residen-tes Bolivianos de Guarulhos trabalha com a estimativa de aproximadamente 20 mil imi-grantes no município.

O levantamento do Cen-so realizado no ano 2000 contabilizou 366 bolivianos no município. Já no último Censo, feito em 2010, a po-

pulação boliviana em Gua-rulhos era de 1.976 pessoas. Ainda segundo o IBGE, a maior concentração dos imi-grantes é nos bairros Jardim Bela Vista, São João, Cumbica, Água Chata, Pimentas e Bon-sucesso, sendo que nesses dois últimos bairros há 328 e 314 bolivianos com residência es-tabelecida, respectivamente.

A presidente da Associa-ção dos Residentes Bolivia-nos, Michele Prado, comenta que a estimativa de cerca de 20 mil imigrantes no muni-cípio é baseada em dados do Consulado Geral da Repúbli-ca da Bolívia no Brasil.

Final feliz para famílias bolivianasAo chegar ao Brasil, em

1998, Reinaldo Ventura perce-beu que fora enganado e que sua jornada de trabalho em uma confecção no Brás, na Ca-pital, seria de muitas horas e pouco lucro. Ventura, porém, tem uma história de sucesso em sua “aventura”, como ele mesmo fala. Conseguiu se li-vrar do regime de exploração e hoje tem seu próprio negó-cio. “Depois de um tempo

minha mulher e meus filhos vieram também e, como ti-vemos um filho brasileiro, foi mais fácil obtermos as documentações.”

A história da família de Oswaldo Laura também é de sucesso. Ele chegou em 2000 a Guarulhos. “Começamos uma vida aqui e trabalhos por conta própria.” Oswaldo frisa que a saudade da Bolí-via o faria voltar.

Imigrantes vítimas de violênciaApesar de as relações en-

tre Brasil e Bolívia, a partir do tratado Mercosul, serem considerados amigáveis e a regularização de imigrantes no território nacional tenha trâmites facilitados, os boli-vianos ainda dizem ser víti-mas de violência.

O boliviano Reinaldo Ven-tura já teve sua casa invadida

por criminosos. “Eles queriam nosso dinheiro, agrediram meus filhos e acabaram bale-ando minha esposa”, conta.

No bairro dos Pimentas, quem trabalha no comércio de confecções, armarinhos e máquinas de costura co-nhece o drama. Criminosos roubam o maquinário dos bolivianos para revender.

Tratados facilitam regularização Segundo a presidente da

Associação dos Residentes Bolivianos, Michele Prado, o número de bolivianos em situação irregular no País foi drasticamente reduzido em função do Tratado Mercosul. “Mais de 80% dos bolivianos que imigraram para o Bra-

sil estão em situação legal”, afirma Michele, que frisa ter como parâmetro dados do consulado. De acordo com a presidente da associação, o consulado recebe em média 300 bolivianos por dia para tratar de documentos e as-pectos jurídicos.

Page 4: Folha Metropolitana 23/06/2013

+ alto tietêDomingo, 23 de Junho de 20134

acontecem dentro da própria casa onde vive o idoso

Reabilitação – O Centro de Fisioterapia de Suzano recebe vítimas de queda para tratamento de reabilitação

Osteoporose – Cristiane explica que problema também prejudica

Tratando – Altamiro vai ficar mais 30 dias se recuperando de queda

95%das fraturas

Quedas de idosos crescem 30% em SuzanoCaroline lopes - O médico e co-ordenador de ortopedia do Pronto-Socorro da Santa Casa de Suzano, José Tadeu Aguera, faz um alerta hoje, Dia Mundial do Combate à Queda de Idosos: houve um aumento de 30% nos casos de queda de idosos na uni-dade médica. A ampliação atinge também pacientes de outros municípios, como Poá e Ferraz de Vasconcelos, que também são atendidos na fi-lantrópica.

“Atendemos entre dez e 15 fraturas de fêmur em ido-sos por mês. São geralmente casos de queda da própria al-tura. Nos últimos dois anos, o aumento foi de 30% no caso de queda de idosos, em parte por conta da ampliação do número de pessoas nesta faixa etária”, explica.

A maioria das fraturas, entretanto, é de membros superiores. Na unidade, to-dos os dias, pelo menos duas pessoas da terceira idade chegam com o problema por conta de terem caído. “São idosos que escorregam, apoiam o corpo nos braços e punhos, o que acaba resul-tando em fraturas”. Para o médico, os casos de idosos machucados por quedas, na Santa Casa de Suzano, são altos. “A maioria é de pessoas com 65 anos ou mais. A fa-mília precisa orientar sobre a importância da prevenção, de se prevenir a osteoporose. Tem que tirar tapetes que escorregam, colocar piso de borracha antiderrapante nos chuveiros e assim por dian-te”, aconselha o especialista.

Aguera conta que a gran-de maioria dos acidentes acontecem dentro de casa. “Cerca de 95% dos casos de fraturas de membros infe-riores do fêmur acontecem dentro de casa ou em asilos. É preciso orientar para usar bengalas, quando há dificul-dades. Antes era um char-me. Hoje os idosos têm ver-gonha. Também aconselho evitar escadas.”

Fotos: Diego BarBieri

10% dos atendimentos são de idososCerca de 10% dos 1,8

mil atendimentos feitos pelo Centro de Fisioterapia de Suzano são para a recu-peração de idosos que tive-ram quedas.

“É muito comum por-que, com o envelhecimento, diminui a força muscular, a coordenação motora e a capacidade de se manter o equilíbrio. Há ainda os casos de osteoporose”, explica a fisioterapeuta Cristiane Oli-veira da Pedra.

A profissional revela que uma simples queda pode resultar em óbito, principal-mente quando a fratura é de membros inferiores. “Chama-mos de síndrome do imobi-

lismo. O paciente fica muito tempo acamado e acaba ten-do complicações respiratórias como pneumonia, o que pode acabar em óbito”, diz.

“Tropecei do nada, num taco do piso”Altamiro Angelo dos

Santos, 64, há três meses faz tratamento no Centro de Fisioterapia de Suzano, onde continuará por pelo menos mais 30 dias. Ele tropeçou num taco dentro de seu quarto, fraturando o fêmur da perna esquer-da. “Tropecei do nada”, conta Santos.

Jacira da Silva, 90, já caiu duas vezes. “Eu caio e nem sei como. Quando vejo já es-tou no chão. Estava na porta da minha casa, esperando minha filha abrir a porta. Quando dei por mim, já es-tava caída. Para o médico, pode ter sido a pressão arte-rial”, diz.

Dicas para evitar queDasn Convencer os que andam com dificuldades a usarem bengalasn Evitar escadasn Colocar piso antiderrapante no box do chuveiron Implantar barras ao lado do vaso sanitárion Implantar assentos de elevação no vaso sanitário para reduzir o esforço no momento do idoso se levantarn Evitar ambientes completamente escurosn Evitar móveis debaixa altura e tapetesn Cuidado com animais, principalmente de pequeno porte, como cães e gatosn Fazer exames médicos periódicos para evitar doenças como a osteoporose e quedas de pressão

Page 5: Folha Metropolitana 23/06/2013

guarulhosDomingo, 23 de Junho de 2013 5

Roedores – Bueiros são lugares de onde os bichos mais aparecem

Reforma – Intervenções estão orçadas em R$ 513,7 mil

Prefeitura promete Centro Cultural para dezembroWellington Alves - Após uma década sem utilização, o pri-meiro andar do antigo pré-dio da Câmara Municipal, na Praça Getúlio Vargas, onde ficava o plenário do Legisla-tivo, será reaberto neste ano. A Secretaria de Cultura con-firmou à Folha Metropolita-na que o espaço abrigará um Centro Cultural e Turístico a partir de dezembro – mês

em que Guarulhos comple-ta 453 anos.

A Prefeitura contratou a construtora Ribeiro Nu-nes em 22 de maio por R$ 513,7 mil para reformar o prédio. Apesar de o contra-to vigorar por um ano, o governo municipal garante que a obra será entregue ainda em 2013. O térreo do prédio possui um restau-

Comerciantes se queixam de ratos no Centrodeisy de Assis - Quem trabalha na região central tem se queixado da maior incidên-cia de ratos. Segundo co-merciantes do calçadão da Rua Dom Pedro II, mesmo durante o dia, com a movi-mentação de pedestres, é possível ver os animais.

Proprietária de uma loja, Joseci Novais Correia conta que providenciou o serviço de desratização particular para seu estabe-lecimento. “Preciso, tam-bém, colocar telas em jane-las do estoque”, menciona.

Joseci contam que cor-riqueiramente ratos saem

de bueiros ou aberturas de rede de escoamento de água e andar em meio às pessoas no calçadão. “Chega a ser engraçado, pois quem está perto sai gritando.”

Na Rua Felício Marcon-des ocorre o mesmo, segun-do o vendedor José Biano das Neves. “Temos até re-ceio que ratos entrem na loja e danifiquem mercado-ria”, frisa o vendedor.

Desratização – Questio-nada, a Secretaria de Saúde informa que uma equipe do Centro de Controle de Zoo-noses irá realizar serviços de desratização no local.

rante-escola que é admi-nistrado pelo Fundo Social de Solidariedade.

Em fevereiro de 2012, a então secretária de Cultu-ra, Adriana Galvão, infor-mou que o governo preten-dia utilizar o prédio para instalar o Museu do Choco-late com apoio da empresa Puratos. De acordo com o atual secretário de Cultura,

Edmilson Souza, a ideia foi reconsiderada porque a ci-dade não possui histórico de ligação do produto com a população.

O Centro Cultural e Tu-rístico terá um cineclube. Nos arredores do prédio, na Praça Getúlio Vargas, a Pre-feitura pretender implantar um polo para uso de inter-net gratuita.

João Machado / arquivo FM

lucas dantas

Page 6: Folha Metropolitana 23/06/2013

esportesDomingo, 23 de Junho de 20136

Chicharito - O atacante mexicano fez dois gols e salvou a partida e o técnico

Boa fase - A seleção tem 100% de aproveitamento na primeira fase da competição e Neymar continua a marcar

JAPÃO 1

ITÁLIA 2

MÉXICO 2

BRASIL 4

Kawashima; Sakai (Uchida), Kurihara, Konno e Nagatomo (Nakamura); Hosogai, Endo, Okazaki, Honda e Kagawa; Maeda (Yoshida). Técnico: Alberto Zaccheroni.

Buffon; Abate (Maggio), Bonucci, Chiellini e De Sciglio; Candreva, Montolivo (Giaccherini), Mar-chisio, Aquilani e Diamanti (El Shaarawy); Balo-telli. Técnico: Cesare Prandelli.

Ochoa; Mier, Reyes, Moreno e Torres; Torrado, Zavala, Guardado (Salcido), Giovani dos Santos (Barrera); Jimenez (Aquino) e Chicharito Hernán-dez. Técnico: José Manuel de la Torre.

Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Os-car; Hulk (Fernando), Neymar (Bernard) e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GOLS - Chicharito Hernández, aos 8 e aos 20, e Okazaki, aos 40 minutos do segundo tempo.CARTÕES AMARELOS - Sakai (Japão); Ochoa (México).ÁRBITRO - Felix Brych (Fifa/Alemanha).RENDA - Não disponível.PÚBLICO - 52.690 pagantes.LOCAL - Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

GOLS - Dante, aos 45 minutos do primeiro tempo; Giaccherini, aos 6, Neymar, aos 9, Fred, aos 21 e aos 42, e Chiellini, aos 26 minutos do segundo tempo.CARTÕES AMARELOS - Marchisio (Itália); David Luiz, Neymar e Luiz Gustavo (Brasil).ÁRBITRO - Ravshan Irmatov (Fifa/Usbequistão).RENDA - Não disponível.PÚBLICO - 48.874 pagantes.LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

No segundo tempo a Itá-lia marcou logo aos seis. Bu-ffon cobrou o impedimento, Maggio desviou de cabeça e Balotelli deu lindo toque de calcanhar para Giaccherini. O jogador invadiu a área e bateu firme, cruzado, sem chance para Julio Cesar.

Mal deu tempo para a Itá-lia comemorar e três minutos

depois o Brasil voltou a ficar à frente. Neymar bateu falta, no ângulo esquerdo de Bu-ffon e marcou. Aos 21 mi-nutos, Marcelo deu lindo lançamento para Fred, que dominou entre os zagueiros, protegeu de Chiellini e bateu firme, fazendo o terceiro.

A Itália diminuiu em lan-ce confuso. Candreva bateu

escanteio pela direita, Balotelli conseguiu o domínio e, puxa-do por Luiz Gustavo, caiu. O árbitro apitou o pênalti, mas o lance seguiu e Chiellini mar-cou. O usbeque Ravshan Irma-tov validou o gol.

Aos 42, Bernard rolou para Marcelo, que bateu. Buffon es-palmou, mas Fred selou o pla-car de 4 a 2 para o Brasil.

Brasil faz 4 a 2 contra a Itália e lidera o Grupo AAE - Desacreditada antes da Copa das Confederações, a seleção brasileira tem aca-bado aos poucos com a des-confiança dos torcedores e ontem deu mais um passo para isso. Em jogo muito mo-vimentado diante da Itália, os comandados de Luiz Feli-pe Scolari se despediram da primeira fase da competição com mais uma vitória, por 4 a 2. O resultado levou o Brasil a nove pontos em três partidas, garantindo-lhe a li-derança do Grupo A.

A seleção brasileira en-trou em campo ontem com Hernanes no lugar de Pauli-nho, que torceu o tornozelo esquerdo, mas com Thiago Silva e Daniel Alves, que ha-viam sido apontados como dúvida por Felipão por te-rem cartão amarelo e esta-rem pendurados. Pelo lado italiano, o principal desfal-que era Pirlo, que fez muita falta na criação de jogadas.

O Brasil foi para cima logo no início, pressionando a seleção italiana. A posse de bola era toda brasileira, mas aos poucos a marcação

italiana acertou e impediu as chegadas de perigo.

O ritmo do jogo dimi-nuiu e o 0 a 0 parecia ga-rantido até o intervalo. Mas, aos 45 minutos, o próprio Dante marcou. Neymar co-brou falta para a área, Fred desviou de cabeça e Buffon espalmou. No rebote, o za-gueiro, que estava em posi-ção irregular não marcada pela arbitragem, bateu com o goleiro caído e marcou.

O gol animou o Brasil, que voltou para o segundo tempo com tudo, apesar de abrir espaços para a Itália.

México derrota o Japão por 2 a 1 em despedidaAE - Eliminadas de forma an-tecipada, as seleções do Mé-xico e do Japão disputaram uma partida morna, na qual pesou o brilho de Chicharito Hernandez. Com dois gols, o atacante garantiu a vitória mexicana por 2 a 1 sobre os japoneses, no estádio do Mi-neirão, em Belo Horizonte. Com os resultados desta últi-ma rodada, o Japão terminou na quarta e última colocação do Grupo A. O México ficou em terceiro, com três pontos.

Chicharito, que perdeu um pênalti nos acréscimos, garantiu a despedida honro-sa do México e o emprego do técnico, ameaçado pelos fracos resultados do time mexicano nas últimas partidas das Eli-

minatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2014. No Brasil, a equipe perdeu as duas primeiras partidas .

Xodó da torcida mineira, o Japão encerrou a sua participa-ção com três derrotas em três jogos. Mesmo assim, deixa o Brasil com moral depois da grande partida contra a Itália, na rodada passada. Os japone-ses foram derrotados por 4 a 3 no melhor jogo da Copa das Confederações até agora.

O primeiro tempo da par-tida de despedida foi morno, mas o México voltou do in-tervalo disposto a se impor. Guardado levantou na área e Chicharito se antecipou à zaga para cabecear para o gol, aos 9 minutos: 1 a 0. O

mesmo atacante ampliou, em nova cabeçada, aos 20, após cobrança de escanteio e desvio de Mier.

O Japão diminuiu a di-ferença aos 40 minutos, em finalização de Okazaki.

Itália reage no segundo tempo, mas seleção goleia

IDE GOMES / FRAME / AE

JEFFERSON BERNARDES / PREVIEW.COM / AE

Page 7: Folha Metropolitana 23/06/2013

especialDomingo, 23 de Junho de 2013 7

Reivindicações - Manifestantes reclamam dos serviços de Saúde da cidade

Skatistas também se manifestam em Guarulhos

Mau

ríci

o Bu

ilca

tti

Wellington Alves - Cerca de 100 skatistas participaram na manhã de ontem do 1º Skate-bording Day Guarulhos para celebrar o Dia Mundial do Skate, cuja data original é 21 de junho. O grupo se concen-trou na Praça dos Estudan-tes, percorreu algumas ave-nidas do Centro e finalizou o ato na Praça Getúlio Vargas.

O Skatebording Day é um evento conhecido mundial-mente e é quando skatistas se juntam para mostrar a união pelo esporte. Segundo o vice-presidente da Asso-ciação Guarulhense de Ska-te, Mario Jorge Hermani, o evento será repetido na cida-de nos próximos anos.

O skatista ‘mais experien-te’ era Marcelo Martinez, 48 anos, que percorreu o trajeto junto do filho Pedro Henrique Martinez, 12. “Skate para mim

é um modo de vida que me ensinou superação, amizade e comprometimento”, afirma.

Hermani afirma que a mo-bilização aconteceu também porque os cerca de 50 mil adeptos do esporte na cidade temem que a Prefeitura per-ca os R$ 780 mil obtidos por emenda da deputada federal Janete Pietá (PT) para cons-trução de pistas de skate na Vila Augusta, Vila Barros e Jardim Paraíso. Ele acredita que os recursos poderiam ter sido investidos desde o ano passado. “Não temos uma pista boa na cidade”, diz.

A Prefeitura precisa cons-truir os equipamentos até abril de 2014, sob risco de perder a verba em caso de atraso. Procurada, a Secreta-ria Municipal de Esporte, Re-creação e Lazer não atendeu as ligações da reportagem.

protesto em suzano reúne 600 e interdita viadutoCAroline lopes - Segundo a Polí-cia Militar, cerca de 600 pesso-as participaram ontem de um protesto em Suzano. A ma-nifestação foi pacífica e teve início em frente à Prefeitura, passando pelas principais ave-nidas a cidade, interditando o viaduto Leon Feffer e chegan-do a rodovia SP-66. Diferente das demais cidades, os proble-mas de transporte perderam espaço para os de saúde.

“Faltam médicos e remé-dios nos postos. Estamos le-vando até oito meses para pas-sar com um especialista”, disse Alexandre Karpavinicius, um dos manifestantes.

Patrícia Parola foi outra a ir às ruas motivada pelos proble-mas em saúde. “Há oito meses tento fazer um ultrassom”.

Um dos organizadores, que se identificou apenas como

Carlos Henrique, afirma que uma das reivindicações é a de-missão dos secretários munici-pais de Planejamento e Gestão, e de Assistência Social, que são, respectivamente, irmão e cunhada do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB). Embora as nomeações não sejam ilegais, o movimento questiona a mo-

ralidade delas. O mesmo ques-tionamento já foi feito pela Pro-motoria do município.

Novos protestos estão agendados para amanhã, às 16h, em frente à Prefeitura, e quarta-feira, às 17h30, na Câ-mara, quando uma pauta de reivindicações será entregue ao prefeito e aos vereadores.

Page 8: Folha Metropolitana 23/06/2013

variedadesDomingo, 23 de Junho de 20138

Arte no muro – São 50 vagas disponíveis em cursos diversos como grafite

Hermanos – A companhia ManoAmano, da Argentina, vai abrir o circuito com o espetáculo “Kinematos”

ServiçoA Secretaria Municipal de Cultura está localizada na Ave-nida Antônio Massa, nº 150. Mais informações 4638-8804.

Caroline lopes - A Secretaria de Cultura de Poá está com as inscrições abertas para 50 vagas em cursos como de grafite, desenho e pintura em tela. As aulas acontece-rão aos sábados, das 9h às 11h30, sendo que é preciso ter 12 anos ou mais.

Para se inscrever, será ne-cessário comparecer à sede da Secretaria entre segunda e sexta-feira, das 9h às 17h, com cópias do RG, do com-provante de endereço e uma foto 3x4.

Mogi recebe Circuito Sesc das ArtesDepois de passar por

Suzano e Poá, chega hoje a Mogi das Cruzes o Circuito Sesc das Artes, que levará atividades culturais para o Largo do Rosário (Dr. Deo-dato Wertheimer, centro), a partir das 17 horas. O se-cretário de Cultura de Mogi, Mateus Sartori, acredita que cerca de quatro mil pessoas possam comparecer ao even-to, que terá “Kinematos” – Cia. ManoAmano (Circo da Argentina), “Rashid e Pro-jeto Nave” (Musica), “Casos Cascudos “– Cia. da Tribo (Teatro), “CinE-Embolada” - Peneira e Sonhador e VJ Trach e “Bom Apetite” - Cia. Pé de Vento (Cinema).

“O Circuito Sesc de Ar-tes, organizado pelo grupo Sesc, recebeu elogios em jornais dos Estados Uni-dos”, aponta Sartori.

A abertura será com

“Kinematos”, uma mistura de teatro e circo da Com-panhia ManoAmano, da Argentina, que traz o re-finamento do circo con-temporâneo e as habilida-des da linguagem de rua. A Cia. da Tribo, de São Paulo, traz casos narrados em contos pelo pesquisa-dor Câmara Cascudo: “As Perguntas de Dom Lobo”, “A Moça da Figueira” e “A Moça da Vela”.

Já na parte musical, o VJ Trach (Pedro Marques, de São Paulo) traz material em vídeo que é musicado pela dupla de emboladores Penei-ra e Sonhador. O ator Pepe Nunes faz releituras de ce-nas e situações clássicas dos cômicos populares e, para fechar, o rapper Rashid e a Banda Projeto Nave apresen-tam repertório do seu tercei-ro disco, “Que Assim Seja”.

DIVULGAÇÃO

Poá tem inscrições abertas para cursode artes plásticas

“Podem fazer o curso pes-soas com idades a partir de 12 anos, sendo que as aulas são ministradas pelo artista poa-ense Alexandre Leocardo, co-nhecido por Ale 140. O curso já acontece durante a semana, e esta é uma oportunidade para quem, por exemplo, tra-balha e só tem o sábado. Além disso, o artista é conceituado e o método de aprendizagem é dinâmico”, disse.

JULIEN PEREIRA

Page 9: Folha Metropolitana 23/06/2013

variedadesDomingo, 23 de Junho de 2013 9

palavras cruzadas diretaswww.coquetel.com.br Revistas coquetel 2013

ÁRIES: A disposição mental será muito boa e o trato com pessoas de posição lhe trarão prosperidade. Você deverá passar por uma fase agressiva e de impulsos violentos.

TOURO: Pessoas amigas, estão propensas a colaborar com seus projetos e aprimorar suas ideias. Gastos excessivos de dinheiro o perturbarão nos próximos dias.

GÊMEOS: Examine com atenção suas possibilidades de se realizar profissionalmente e descobrirá contatos pessoais e amizades, que poderão lhe ser altamente proveitosos.

CÂNCER: Tendência à tristeza e ao pessimismo. Deverá evitar tais coisas para que tudo possa correr bem para você neste dia. Elevação mental.

LEÃO: Maior entendimento com as pessoas do seu convívio. Possibilidade de programar uma linha de ações e de interesses mútuos, mesmo que a antiga simpatia não esteja plenamente restabelecida.

VIRGEM: Originalidade em seus pensamentos e total independência mental, está previsto para você hoje. Sentir-se mais atraído ao estudo de ciências e as experiências psíquicas.

LIBRA: Una-se àqueles que poderão tornar este dia alegre e feliz. Seja prudente com assuntos de dinheiro, principalmente antes do meio-dia.

ESCORPIÃO: Dia em que estará propenso a atrair a simpatia alheia e tirar proveito de tal benefício. Contudo tome cuidado com seu orçamento financeiro.

SAGITÁRIO: Você terá bons resultados se fizer associações. Um pouco de desarmonia em sua vida conjuga, mas com compreensão, tudo acabará bem.

CAPRICÓRNIO: Grande entusiasmo com o trabalho. Atitudes urgentes e decisivas poderão ser tomadas e, desde que as direcione de forma construtiva serão fonte de bons resultados práticos

AQUÁRIO: Evite as discussões precipitadas e seja mais inteligente que tudo sairá a contento. A fase promete ser excelente para você, principalmente em relação a trabalhos que envolvam criatividade.

PEIXES: Seus projetos pessoais continuarão a se desenvolver de forma positiva. Momento importante na vida familiar, na qual poderá encontrar um equilíbrio emocional e interior muito profundo.

21 MAR.20 ABR.

21 ABR.20 MAI.

21 MAI.20 jUN.

21 jUN.21 jUL.

22 jUL.22 AGO.

23 AGO.22 SET.

23 SET.22 OUT.

23 OUT.21 NOV.

22 NOV.21 dEz.

22 dEz.20 jAN.

21 jAN.19 fEV.

20 fEV.20 MAR.

HOrÓscOpO omaR caRdoso Filho | www.omarcardoso.com.br

Dona Hermínia - Ator Paulo Gustavo interpreta a protagonista do filme, cuja história fez sucesso no teatro

serviçO“Minha Mãe é uma Peça“ – O Filme; direção: An-dré Pellenz; gênero: comédia (Brasil/2012, 85 min.); classificação: 12 anos.

“Minha Mãe é uma Peça” já em cartaz nos cinemasae - Era tanta gente rindo nas pré-estreias de “Minha Mãe é uma Peça”, o filme, que todo mundo, produtores, distribui-dores e exibidores já passou a cobrar uma sequência. O astro responsável, Paulo Gustavo, já imagina o futuro - o ex-mari-do, que Herson Capri interpre-ta no filme de André Pellenz, quer voltar com a mulher e Dona Hermínia nem quer sa-ber, satisfeita com a própria liberdade. É bem possível que “Minha Mãe é uma Peça 2” venha a se concretizar, mas antes disso o 1, que estreou na sexta, precisa arrebentar na bilheteria. Ninguém duvi-da muito de que o sucesso do palco e da televisão vá se re-petir na tela. Paulo Gustavo, sem querer cuspir no prato em que comeu (e come), fica um tanto apreensivo. Há sete

anos ele está em cartaz com a peça. Não vai conseguir se desvencilhar de Dona Hermí-nia tão cedo.

Mas ele a ama, claro. Dona Hermínia surgiu como uma brincadeira, quando ele imi-tava a própria mãe e os cole-gas morriam de rir. Ela virou peça e um dos personagens fixos do programa de TV “220 Volts”, no canal Multishow. Paulo Gustavo agora a traz para o cinema, em compa-nhia de André Pellenz, que também dirige o programa. Parece fácil – as pessoas que veem o filme, e morrem de rir, acham que já estava tudo pronto. “Ralamos pra burro”, diz o diretor.

Não é fácil transpor um sucesso de uma mídia para outra. A mãe da peça – um monólogo de Paulo Gustavo

DiVUlGAçãO

– é outra na tela. “Mudamos tudo, a maquiagem, o gestual, até essa coisa de o ex-marido e os filhos aparecerem, o que não se dá nem na peça nem na TV. É outra coisa, realmen-te”, reflete Paulo Gustavo.

E ele dá crédito a quem merece. “No filme ‘Divã’, eu era ator contratado. Fiquei de bico calado. Fazia o ca-beleireiro da personagem de Lília Cabral. Aqui, a per-sonagem é minha, o filme é meu. Palpitei em tudo. O roteiro é do Fil Braz e meu. Mas o André sabe tudo de cinema. Essa coisa do ritmo, da edição, tudo o que se re-fere ao visual, ao cenário, André é fera.”

Page 10: Folha Metropolitana 23/06/2013

variedadesDomingo, 23 de Junho de 201310

BonsucessoMude Já

Casas com QuintalCondomínio Fechado

Sinal 11 Mil. SaldoFinanciado pelo programa

Minha Casa Minha Vida

164 Mil

2440-8590

VENDE-SE

ALUGA-SE

2229-1222

Sobrado Gopoúva.3 dorms (1 suíte), 4 vagas,terreno 5x40. R$ 450 mil.

Apto Gopoúva Próx. Centro.2 dorm, c/ sac.,1vg, s/ elev.,

c/ sl. festa. R$ 800,00.

CRECI 37017

EMPREGOS

Contrata

CORRETOR IMÓVEISM/F. Empresa de gde porte, em expansão em São Paulo, con-trata. Oferecemos treinamen-to, plano de carreira e possi-bilidades de altos ganhos! C/ ou s/ experiência. Informações F: 98314-1476/ 99890-6001 [email protected] CORRETORESDe Imóveis. Com ou sem expe-riência. F: 2382-7969 CORTADORC/ exp. em máquina de cor-te vertical, toldos e capotas. Empresa localizada em Gua-rulhos. Enviar cv: [email protected] COZINHEIRAP/ residência, c/ experiência. F: 7833-0681 Nextel CRIANÇAS E BEBÊS, varias vagas p/ figura-ção em catálogos publicitários e comerciais. Cachê R$420,00 2409-6806 DOMÉSTICAC/ exp. em forno/ fogão p/ trab., em casa de família, seg. a sex. das 7:30h ás 18h, e sáb., das 9h ás 16h. Fone: 2086-8484/ 96404-2499 ELETRICISTA Emontador de painel, e coman-do P/ trab. GRU , semana de 5dias. F: 4969-7700 HC

EMPRESA ADMITEAjudante Geral trabalho Bra-çal, p/ Fiorenza Salário R$ 756,00 + VT + VA + Seg. Vida Coletivo, p/ Guarulhos. 2ª a sáb. Operador de Empilhadei-ra Salário R$ 1.250,00 + VT + VA + Seguro de vida coletivo F: 2414-2013 c/ Verônica ENCANADOROficial e ½ Oficial. R. Dr. Sólon Fernandes, 67 - Próx. à FIG. F: 2950-1444/ 96405-8135 c/ Ozias ENCARREGADODe obras, c/ experiência, ha-bilitado, p/ todas as regiões. F: 2358-9764/ 7826-2406 INSTALADOR DE SOMAlarme, Insulfilm. C/ exp. Óti-mo Salário. Urgente. F: 2382-5505 JOVENS 35 VAGASSeleções imediatas p/ eventos, feiras e figuração. Ótimo cachê c/ ou s/ exp.. Urgente F:2409-6279 MECÂNICODe injeção. Tratar c/ Herval. Av: Salgado Filho, 1610. Gua-rulhos. F: 2358-2711 MOTORISTACaminhão Truck! Categoria “D”, exp. mínima 1 ano. Que resida próx. Vila Galvão - Gua-rulhos. F: 2455-1040 hor. coml.

MÓVEIS RUSSOMarceneiro e 1/2 of. marcenei-ro c/ exp. em leitura e interpre-tação de projeto. Mandar CV para [email protected] T: 2421-5340 - Wilson. MR. LIMPAux. de Limpeza Masc./ fem. c/ exp. F: 4574-7000 MR. LIMPELimpador de vidros c/ exp. F: 4574-7000 OPER. MÁQUINAMetalúrgica, admite c/ exp. em prensas e furadeiras, c/ curso no Senai. F: 2408-1413 PINTOR DE CHAPAP/ trab. Guarulhos, exp. pintu-ra de chapas, semana de 5dias. F: 4969-7700HC PIZZAIOLOc/ exp. p/ inicio imediato, Re-gião Bl. Vista, salário inicial R$ 1.000,00 + VT F: 2358-4153 c/ Fabiana ou Rosivaldo PORTEIROVenha trabalhar no nosso condomínio, idade de 18 a 40 anos, masculino. Agendar en-trevista: (11) 4964-6255 c/ Ju-nior. Rua Anhumas, 489 - Vila São João Batista - Guarulhos REPRES. COMERCIALC/ carteira de Clientes p/ trab. junto a Supermercados nas reg. Z.N e Z.L de SP. F: 99590-0570

REV. SEMI-JÓIASEm consig, comissão até 50% você escolhe 2408-7503 REVENDEDORES(AS)p/ catalogo Natura e Hermes. F: 2562-8079 TAPECEIROPrecisa-se com experiência. F: 2229-5652 falar c/ Jorge TÈC. INSTALAÇÃOConhecimento em alarme e CFTV c/ habilitação. [email protected] ( 11 ) 2453-2600 Andreia. VENDEDORES(AS)Distribuidora de sucos e ali-mentos: Admite c/ exp, p/ atuar no peq e médio varejo. F: 2937-5030. Ligar das 09h as 12h

VIDRACEIROe Instalador, c/ exp. salário á combinar. Enviar cv: [email protected]. F: 2458-0846

IMÓVEIS

Aluga-se

APTO PARAVENTIC/ 2 dorms, 1vg., c/ condom. + IPTU. F: 97361-1487 APTO. MACEDO3 dorms. + depedência, 1 vg., R$ 800, ac. deposito. 2440-0065 CASA PRAÇA 83 côm., alug. R$ 600, 3 meses dep. 4378-7895/ 99707-1938 SALÃO COMERCIALJd. Adriana, 180 m². F: 97361-1487 SALÃO COMERCIAL80 m², Av. Salgado Filho, 1.610 - próx. ao Habbi’s. F: 99909-1158 Herval

VILA FÁTIMACasa 3 cômodos com gara-gem, galpão para 15 carros, ótimo p/ residência, oficina, igreja, etc., R$ 900,00. F: 4378-0673

Sitios & Chácaras

CHÁCARA T. GRANDEPlana ,1.000m², c/ agua R$23 mil. Ac. Auto. F: 2408-6688 GUARAREMA 2.980m², em ót. cond. fecha-do, excel. vizinhança, quero R$ 30 mil, resto divido em men-sais de R$ 900 ou R$ 85 mil á vista, ac. auto, escr. definitiva. F: 11 4695-4642 c/ Cristina TAPERA GRANDE2.000 m², ót. local, água e luz, R$ 50 mil. F: 96314-2035

Vende-se

CASA POÁ3 dorms. (1 suíte), 3 WCs, moveis planej. terraço c/ chur-rasqueira 3 vgs.gar.cob. 330 m2.de area const direto c/ pro-prietário F: 4113-9631/97513-2850 APART PICANÇO2 dorms,1 vg, lazer completo.R$250mil F:99166-0478.

AUX. MANUTENÇÃOMotoboy e Aj. Geral. vagas p/ homens. Trabalhar no Kame Sushi Restaurante Oriental - Centro de Guarulhos. F: 2229-0886 AUXILIAR ADM.Empresa seleciona p/ inicio imediato, feminino, 25 a 40 anos. Interessados enviar CV p/: [email protected]

APTO 2 DORMSEntrada R$ 7.500,00. Mensais R$ 690,00. F: 4116-7557

CLassiFiCadOs TUdO aQUi - Anuncie 2475-7810 / 2475-7847

variedadesDomingo, 23 de Junho de 201310

Direção: Dan Scalon - Vozes de: John Goodman, Billy Crystal, Dave Foley, Julia Sweeney, Joel Murray, Pete Sohn. Prelúdio de Monstros S/A. A nova animação vai mostrar Sulley e Mike Wazowsky nos dias em que eram apenas estudantes universitários, e contará a história de como os dois se tornaram melhores amigos. Shopping Internacional 4: 12h00 - 14h30 - 17h15 - 19h40 - 22h10. 5: 11h30 - 14h00 - 16h40 - 19h15 - 21h40. 7: 11h00 - 13h30 - 16h15 - 18h40 - 21h20. 14: 12h30 - 15h10 - 17h30 - 20h10 - 22h40. Mogi Shopping 2:

14h50 – 17h10 – 19h30. 3: 14h20 – 16h40 – 19h00. Shopping Suzano 1:

21h15. 3: 15h30 – 18h00.

FOTO

S: D

IVUL

GAÇÃ

O

Page 11: Folha Metropolitana 23/06/2013

Domingo, 23 de Junho de 2013 11

BonsucessoMude Já

Casas com QuintalCondomínio Fechado

Sinal 11 Mil. SaldoFinanciado pelo programa

Minha Casa Minha Vida

164 Mil

2440-8590

Disque

De segunda a sábado das 11hàs 15h30 sugestões diárias

a partir de 9,00.Mais de 30 opções de lanches

acompanhando fritasa partir de 5,00.

telefone : 11 2409 2208

DisqueMarmitexMarmitex

Entregamos no Centro e Bairros próximos Av. Tiradentes, 1420 - Centro

(em frente Objetivo)

[email protected]

Consulte os valores promocionais de Eventos

CURSOS

Crédito ImobiliárioCrédito ImobiliárioR$ 100 mil ..........R$ 694,44R$ 150mil ........R$ 1.041,67R$ 200 mil........R$ 1.388,88R$ 300 mil........R$ 2.083,32

Sem Juros, temos créditos maiores.

F: (011) 3531-0103F: (011) 3531-0103

Oferecemos um serviço de alta qualidade e con�ança garantida,

para que sua festa seja inesquecível.Realizamos festas Infantis, Adulto, Teens, Casamentos,Corporativos e Escolares.Tel: 2408-4551

7880-5543 www.scuderiadaalegria.com.brAv. Dr. Renato de Andrade

Maia, 1269 - sobreloja

Scuderia da AlegriaBuffet

A diversão que contagia !

EMPREGO

APTO 2 DORMSC/ armários, lustre e ventila-dor, sl. c/ lustre e ventilador, coz. c/ armário, 2º andar, de frente, garagem, semi refor-mado, Condomínio Italia: valor R$ 220,00. Valor do imó-vel: R$ 260 mil. Escritura, IPTU atualizado. Vl. Progresso.Prop: 99790-0635 APTO 3 DORMSJd.Bela Vista Guarulhos, 62mt2,1 ste,1 vg grg. ent.R $ 1 5 . 0 0 0 , 0 0 . F : 4 5 7 4 -5796/98994-3604/98994-3892.C/Eduardo ou Talita APTO 3 DS PRONTOaptocasaslotes.blogspot.com F: 99586-4031 Creci 62455 APTº CECAP2 dorms, sl, coz., wc, 1 vg, mo-biliado, doc. ok. F: 2401-2124 APTO COND. RAIZESBosque Maia.193m²,3 sui-tes,3 vg+dep. alto padrão R$840mil. F:99720-8114 Lou-renço. APTO EM CAIÇARALocalizada na Praia Grande,3dorms,2suites,sala,coz,de fren-te para o mar,já imobiliado.R$ 340 mil F:99731-1577 - falar com Carlos. APTO FATTO VL. RIOLançamento 2 e 3 dorms. F: 7775-3947 à partir R$ 175 mil. APTO GOPOUVAResidencial Paineira. R$ 260 mil. F: 2422-3635 c/ Joana APTO PICANÇO 3 dorms., sala c/ sacada. Todo reformado. Condomínio fe-chado c/ lazer. Lindo! Só R$ 220 mil quitado. Aceito auto e/ou imóvel como parte de pa-gamento 3436-4803/ 97066-6969. APTO PREMIUMBom Clima. Novo, 3 dorms., frente p/ praça, 73m². R$ 50 mil + financ. F: 99179-5038/ 7887-5315 APTO SERÓDIO2 dorms,sala,coz. e vaga cober-ta R$ 155 mil,Financimento Caixa F.:4970-1515 APTº VALE VERDE2 dorms, sala, coz, wc, 1 vaga. Doc. Ok! F: 2401-2124 APTO VL AUGUSTAOu aluga-se 03 dormt,01 suite,lazer compl,02 vagas.R$ 280 mil. F: 95396-5133/14 8180-5764 APTO VL. AUGUSTA2 dorms + quarto empregada, 2 wc, sl., coz. Todo reformado. Lindo! Lazer compl. Só R$ 130 mil entr. + prest. direto da Construtora. Aceito auto. F: 3436-4803/ 97066-6969. APTO VL. AUGUSTA60m², 1 vg. gar. R$ 240 mil. Financio pela Caixa. F: 97123-1867 APTO. EXCENTEVila Barros,2 dorm s/ garagem.Só R$140mil.F:3427-1313 APTO. FATTOFaria Lima, 2 dorms, terreo c/ varanda, 56m², lazer comple-to. R$195mil. F: 98024-6186 ARÉA INDL. ZUI2470m² Aracilia, R$600,00 o (m²), F 98739-0022/ 2509-9524

ATIBAIAterreno Cond. 1.720m², R$ 55 mil, ac. auto F: 0xx11 4412-7017 / 99535-1122 CASA EM UBATUBA 2 dorms., sl, coz. e wc. Terreno de 300 metros. Só R$ 80 mil à vista (doc. ok). Aceito auto e/ou imóvel como parte de pagto. F.: 3436-4803/ 97066-6969. CASA EXCELENTEAtibaia. Terreno 20x40, pisc., chur., 10vg. 380mil. F:3427-1313 CASA P/ RENDA2 casas: Uma c/ 3 côm. outra c/ 2 côm.,esc. reg. R$ 110mil entr.,38XR$ 850,00.F.:4970-1515 CASA SERÓDIO250 mts, 3dorms, sala, coz., 8 vagas, aceita Financiamento Caixa. F.: 4970-1515 COND.GRAMADOno Jardin Adriana, 2 dor,c/suite,lazer completo. F: 99166-0478. DUTRA 230.000M²Área de Aproximadamente 230.000 M² - Santa Isabel - São Paulo - Km 191 - Via Dutra Sentido São Paulo. Medindo aproximadamente 500 mts de frente para Rodovia. Valor R$ 4 Milões e Seiscentos Mil Reais. F: 2447-0955. GALPÃO D. PEDROFRENTE PISTA VD. Atibaia - Rodovia D. Pedro. Área de terreno 20.200m², 1600m² de galpão + 3 plantas aprovadas de 1.000m² cada. R$ 3 Milhões e oitocentos Mil F: 2447-0955 CRECI: 18370. IMÓV. COMERCIALVendo Imóvel Comercial - Vila Augusta - Gopouva, Av. Hum-berto de A. C. Branco (Anel Viário), 850m² de terreno, 450 m² de área construída. Declive. Valor R$ 1 Milhão e duzentos Mil. Aceitamos imóvel como parte de 20% F: 2447-0955 CRECI: 18370. IMPERDÍVELSobrado, Condominio Recan-to do Jatobá, 2 dorms, 1 vaga, R$ 170 Mil. F: 2087-3565. LOJA DE MÓVEISPara escritório, com excelente ponto em Cumbica R$80mil. F:98540-9178/2440-4860. LOTES ITAQUÁTerr. 5x50 R$ 28 mil cada. Entr. R$ 10 mil + 50x R$ 600. 96080-0767/ 95748-1347Oi OPORTUNIDADE3 Terrenos juntos, 580,84m², sendo 24m de frente. Ideal p/ construção de 4 sobrados. R$ 255 mil. F: 97243-6609/ 7706-8171 SAIA DO ALUGUELCrédito à partir de R$ 50 mil. Mensais de 350,00, use seu FGTS. F: 3405-0175/ 96766-7812 SOBR. ARUJÁ3 dorm, 1st., 2vg. Ent. $ 35.900 mil.+ transf. dív. 94209-4682 SOBR. VL. ROSALIA2 dorms, 1 st, coz. plan, sl. 2 amb., 2 vgs., ót. loc, quero $ 50 mil + trans. div. parc. R$ 1.300,00 / mês banco Itaú. 4237-2959

SOBRADO C/ SUÍTE próx. Maia 3 dorms., rico em árm. planejados copa cozinha c/arm., 2 vgs. gar. corredor la-teral, edícula e churrasq. Linda só R$ 410 mil . Aceito auto e ou/ imóvel como parte de pagto. F: 3436-4803/ 9 7066-6969 SOBRADO COCAIA3 dorms.,2 vgs., piso frio, área const. 179 m² R$ 35 mil, transf. parc. urg. c/ prop. F: 3427-8989 2ª f. h/c/ 94880-9665 SOBRADO V. FÁTIMA Novo, 3 dorms.c/ suite , sala, ampla coz. quintal, corredor lateral 2 vgs de gar. Só R$ 395 mil, Aceito auto e/ou imóvel como parte de pgto. F: 3436-4803/ 97066-6969. TER. STA BARBARALote de 10x30 a partir de R$ 2,500,00 ent. facilitada + R$ 180,00 mensais total infra estrutura 15min da praia ilha Comprida, levamos grátis. T: 979886471(OI), 97393-4409(VIVO), 98503-8781(TIM), qualquer hr. com Willian. TERR. FORTALEZA6,5 X25m². R$47 mil. F: 97177-1605/ 96200-3893 c/ Claudemir TERRENO 11X30Excelente, bom p/ 2 uni. Jd. Vl. Galvão.R$340mil. F:3427-1313. TERRENO 300MTS. c/ escritura, atrás do Shopping Bonsucesso, ótimo p/ galpão, R$ 240 mil. Aceito auto e/ou imóvel como parte de pagto. F.: 3436-4803/ 97066-6969. TERRENO CABUÇU390m². R$ 60 mil. Contrato. Não é posse. F: 97123-1867 TERRENO COCAIAMed. 6X25,3 Cômodos R$ 87 mil à vista, contrato iptu.Cel Oi 96652-4561-Renato VL. MILTON2 dorms, 53 m ², c/ lazer com-pleto,1 vg., R$ 225 mil, ac. fin. F: 96049-9900 creci 128498

NEGÓCIOS

Dinheiro

TRAB. MILAGROSOSP/ o amor. Se nada do que vc faz da certo, vícios, saúde, trab. e etc, darei a solução que vc procura, não diga nada revelo td, trago seu amor a seus pés. Com + de 30 anos de exp., trab. feitos na Bahia. F: 96445-7070 Tim/ 2885-4314 fixo

Oportunidades

AMARAL SUCATAScompramos, amortecedor, molas, embreagens etc. F: 2422-5728 / 98194-2968 / 92*106162 COMPRO BOTIJÃO GÁSGLP 13kg de cozinha. F: 97361-1487/ 2438-3492 IMPERDÍVELVendo 17 telhas de zinco de 1,00 m x de largura por 6,00 de comp c/ estrutura comple-ta. F: 99634-9023. Tr. Candido. LOTERICAótimo local, lucro R$ 15mil, quero R$ 17.200,00 + divida. Particular. F: 96585-6290 MINI TRATORTobata. 9 cv. 1.600 RPM. Bem conservado, R$ 5.500,00. F: 4489-6740/ 99406-6201 PASSO O PONTOLoja de esquina c/ 140 m² na Av. Suplicy F: 7795-6517 PASSO PONTOBar em Guarulhos, 185m², área aberta/ fechada, lucro ga-rantido. F: 7850-2160 c/ Elvis. VD LOJA COMPLETA+ um carro, R$135 mil, F:98744-5877/ 99821-7948 VDO EQUIPAMENTOSP/ açougue em ótimas condi-ções R$ 2446-1981/ 97965-5045 tim VDO MINI MERCADOPicanço. Motivo: mudança de ramo. F: (11) 96504-3535 VENDE - SE BANCADe Jornal. Movimento R$ 10 mil. F: 97211-4068/ 2229-8068 VENDO BARRestaurante e Pizzaria. Re-gião nobre de Guarulhos, espaço p/ 150 pessoas sen-tadas + espaço destinado p/ música ao vivo. Ótima oportunidade.F:7774-2517

SERVIÇOS

Festas

BLACK FESTLocação de mesas, cadeiras. Tudo p/ sua festa. F: 2229-0818

BUFFET+ salão de festa, R$ 1.800,00 www.tudoparafestasp.com.br CRISTAL - ALUGAMesas, Cadeiras, tendas, toalhas, Freezer. 3435-5232/ 2809-0405 REVOLUÇÃO FESTAc. elást., p. bolinha, p. pula, bar-raq., tombo legal, 3435-3726 SALÃO P/ FESTAS e Eventos no Taboão/ Guaru-lhos 2402-1410 / 99508-8642 VENDO/ ALUGOMesa e cadeira p/ bares, igrejas e escolas. F: 7816-2200

Outros

A BIG CAMPEÃ1 a 10 dias SPC/ Serasa/ Bco Cen-tral/ c/ ou s/ ch. dev./ prot. Tx a.p $100, 2981-9051/ 2983-3654

Relax

APTO 2 DORMSEntrada R$ 7.500,00. Mensais R$ 690,00. F: 4116-7557

Esoterísmo

DONA JUREMAC/ 35 anos de exp., não faço falsas promessas. Trago a pes-soa amada imed. ao seus pés. Trab. rapidos e garantidos. Consul. gratis F: 2885-0944/ 94982-3755t/ 98837-5549c/ 94100-9917v / 98362-7768t

ACOMPANHE O SITE!www.elenlemos.net BELA LOI-RA Atendo só. 99387-0124 ANAL P/ TODOSOrl s/ camis. Camila + 7 gatas. 2091-6140/ 2093-1177 M. Carrão ORAL NATURALAnal p/ todos os tamanhos. Paula + 6 amigas lib. 2082-2050 Penha

Serviços

Telemensagens

TELEMENSAGENSSurpreenda quem vc ama. Ótimo preço. 4969-2280/ 2088-6610

CAMINHÃO 708 EBaú, ano 87, documento ok, F: 2401-2124 CAMINHÃO MB 1513Truck 79, motor do 1620. Tudo novo. 96027-8347.est. troca. IVECO 2004R$ 35 mil + transf. divída, c/ serviço. Fone: 95735-5366 KOMBI STANDER 98/99Kit gás, motor e pneus novos. F: 99986-9833 KOMBI STD 2011Flex, branca, com serviço ime-diato.R$ 28.900. Financ. ac carro. F: 94805-0056. LEGALIZAMOSSeu carro rebaixado e turbi-nado, c/ laudo do Inmetro. F: 2422-4017 / 7867-0088 Nextel

VEÍCULOS

Carros

F: 99586-4031 Creci 62455

APTº CECAP2 dorms, sl, coz., wc, 1 vg, mobiliado, doc. ok. F: 2401-2124

APTO COND. RAIZESBosque Maia.193m²,3 suites,3 vg+dep. alto padrão R$840mil. F:99720-8114 Lourenço.

APTO EM CAIÇARALocalizada na Praia Grande,3dorms,2suites,sala,coz,de frente para o mar,já imobiliado.R$ 340 mil F:99731-1577 - falar com Carlos.

APTO FATTO VL. RIOLançamento 2 e 3 dorms. F: 7775-3947 à partir R$ 175 mil.

APTO GOPOUVAResidencial Paineira. R$ 260 mil. F: 2422-3635 c/ Joana

APTO PICANÇO 3 dorms., sala c/ sacada. Todo reformado. Condomínio fechado c/ lazer. Lindo! Só R$ 220 mil quitado. Aceito auto e/ou imóvel como parte de pagamento 3436-4803/ 97066-6969.

APTO PREMIUM

Page 12: Folha Metropolitana 23/06/2013

Domingo, 23 de Junho de 201312

Page 13: Folha Metropolitana 23/06/2013

CASA, CONSTRUÇÃO&IMÓVEISDomingo, 23 de Junho de 2013

www.folhametro.com.br www.facebook.com/jornalfolhametro Distribuição Gratuita

A incidência de raios solares no imóvel tem a ver não só com questões de conforto, mas também com a valorização do imóvel

EdilEnE RibEiRo - No mercado imobiliário, ao com-prar ou vender um imóvel, você certamente já ouviu a pergunta: “Mas o imóvel está vira-do para o nascer ou o pôr do sol?”, ou a indi-cação em algum anúncio “imóvel com face Norte” ou “face Sul”. A informação também está nos argumentos de venda dos corre-tores e na planta dos empreendimentos. O fato é que no ramo imobiliário, a maneira como a casa recebe os raios solares tem a ver não só com questões pessoais, de con-forto e até de saúde, como também com a valorização do imóvel.

De acordo com o diretor de Comercializa-ção e Marketing do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), Luiz Fernando Gambi, a diferença de valor de uma planta com “face Norte” – que permite uma maior e melhor incidência de raios solares nos ambientes – pode chegar a 10%. “O interesse por em-preendimentos localizados na frente Norte é maior no Hemisfério Sul, abaixo da linha do Equador, em zonas pouco tropicais. Ou seja, quanto mais para o sul, maior o interesse por este ângulo”, explica.

Segundo ele, a preferência está em imóveis que tenham maior ação da luz do sol no perío-do da manhã nos dormitórios e na sala de estar.

continuação na pág. 2

Entenda como a posição do sol pode interferirna compra do imóvel

Entenda como a posição do sol pode interferirna compra do imóvel

Page 14: Folha Metropolitana 23/06/2013

casa, construção&imóveisDomingo, 23 de Junho de 20132

Cobrança do condomínio antes de receber as cha-ves: Quando o morador não tem a posse do imóvel, é obrigação da construtora arcar com esse custo. O va-lor só poderá ser repassado aos compradores quando esses estiverem de posse das chaves. Para resolver o problema, o consumidor tem duas opções: a primeira é recorrer ao Poder Judiciário, suspender o pagamen-to das parcelas e depositá-las em juízo. A outra é con-tinuar pagando as parcelas e depois entrar com uma ação pedindo o ressarcimento dos valores em dobro.

condomínio

Apesar dos benefícios, tome cuidado na hora de pagar mais caro

Conforto e economia de gastoscontinuação da pág.1

Se as janelas do empre-endimento estiverem vol-tadas para o lado Norte, a manutenção do calor e iluminação do imóvel será bem melhor. “Este ângulo garante sol na casa durante todo o dia e, além de con-forto, traz economia de gas-tos com luz e uma série de benefícios. Já as casas situ-adas na face Sul podem ser frias, escuras e ter os pro-blemas que a falta de luz e calor podem ocasionar, como mofo, umidade e difi-culdade no desenvolvimen-to de algumas plantas. Um

problema para quem sofre de problemas respirató-rios”, compara o engenhei-ro civil Webber Capozzi.

Ele explica a diferença de localização para quem também está na dúvida en-tre as faces Leste e Oeste. “O lado Oeste recebe o sol da tarde, a partir das 16h, e é favorecido com o pôr do sol. Já o lado Leste pega toda a curvatura do sol du-rante o dia e chega mais perto da face Norte”.

Apesar de todas as vanta-gens que os imóveis voltados para a luz do sol oferecem, nem sempre pagar mais caro pelo lado Norte pode ser um bom negócio. Isso porque, segundo os especialistas, de nada adianta pagar mais caro por um empreendimen-to que oferece o lado Norte, se existe um enorme prédio à frente, bloqueando a entra-da dos raios solares.

Algumas dicas:n Em empreendimentos isolados, nos quais a casa recebe iluminação de todos os ângulos, a dica é decidir por aquela em que os cômodos de maior permanência da casa estejam a favor do sol. Faça uma visita acompanhada de um arquiteto;n Se a ideia é comprar um terreno mais em conta e que esteja voltado para a face Sul, o conselho é buscar orientação de engenheiros e arquitetos, que irão di-rigir um projeto de construção adequa-do para manter o sol ao seu favor;n Para quem vive em regiões quentes e o objetivo é proteger os ambientes do sol e do forte calor, vale priorizar os projetos que ampliem o caimento dos telhados, fazendo mais sombra.

Quem compra imóvel está sujeito a encarar alguns imprevistos que nem sem-pre são legais, atraso e de-feito na obra, taxas e juros abusivos são alguns deles. Segundo Marco Aurélio Luz, presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Ad-jacências (AMSPA), apesar das informações disponíveis, ainda falta aos consumidores mais consciência dos seus direitos. “Antes, poucos com-pradores recorriam à Justiça. Agora, muitos têm conheci-mento que é essencial, para solucionar seu problema, procurar o Poder Judiciário”, diz. Para ajudar nesses casos, a AMSPA dá algumas dicas. veja se você se enquadra nes-tes casos e boa sorte!

Defeito na construção: No caso de vícios aparentes no imóvel, cabe ao consu-midor entrar com uma ação chamada “Obrigação de Fa-zer” contra a construtora. O

Problemas com o imóvel? Veja seus direitos!Justiça – É essencial recorrer ao Poder Judiciário, diz a AMSPA

prazo para reclamação de portas quebradas ou pare-des mal pintadas, entre ou-tros consertos, é de 90 dias após a entrega da chave. Já para os defeitos ocultos, a queixa deve ser feita no pra-zo de um ano.

Taxas abusivas: Para os consumidores lesados quan-

to ao Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária (Sati) e a comissão do corretor, o prazo para reclamar em juízo é de três anos e começa a contar após seu pagamento total. Nessa situação, cabe a devo-lução do dinheiro em dobro, acrescido de correção mone-tária e juros.

Dor de cabeça – Em alguns casos, compra do imóvel vira tormento

divulgação

divulgaç

ão

Page 15: Folha Metropolitana 23/06/2013

casa, construção&imóveisDomingo, 23 de Junho de 2013 3

Fibra Natural – Efeito lembra a fibra de um tecido e é muito bonito

Sustentável – Modernidade, intimidade e arte no mesmo ambiente: prevalência de peças retas

Loja da casa cor mostra criatividade em são Paulo

A loja da Casa Cor, idealizada para vender seus produtos, aborda um conceito diferenciado na mostra de 2013, em São Paulo. Unindo urba-nidade, intimidade e arte, o espaço é uma verda-deira transição entre o caráter público de uma loja e a intimidade de uma residência.

Para projetar essa loja com cara de casa, o ar-quiteto Daniel Kalil misturou peças retas, que tra-duzem o caráter formal da cidade e dos edifícios que a compõem, a móveis aconchegantes, que lembram a intimidade do lar. Assim, o espaço de 38 metros quadrados conta com um a bela chaise--longue, mesa lateral e poltrona com design puro.

Seguindo o tema da mostra deste ano “Um olhar muda tudo”, caixas simples de madeira foram revestidas de pastilhas de vidro, fazendo alusão aos prédios, desenhando São Paulo e des-tacando, ainda, a beleza natural dos itens da loja.

A sustentabilidade também foi contemplada. O piso anterior foi reaproveitado e restaurado in-tegralmente. As pastilhas de vidro, utilizadas nos nichos, e os revestimentos, em placas de gesso e mdf, também podem ser reaproveitados, reduzindo consideravelmente a quantidade de entulho gerada.

Castor mostra como fazer efeito decorativo

É muito fácil e prático renovar a decoração de um ambiente mudando a cor e a textura das paredes. Efei-tos decorativos personali-zam o local, dão um ar de aconchego e exclusividade. Utilizando as ferramentas adequadas é possível obter o efeito desejado em poucos passos. A Castor, fabricante

1- Use a espátula plástica 20 lisa para estender a textura na parede, em áreas não superiores a 2 m². Deixe uma camada bem homogênea.2- Use a desempenadeira de aço lisa no sentido vertical para deixar uma camada de mais ou menos 2 mm na superfície bem plana e uniforme.3- Com a espátula dentada 20 G levemente inclinada, raspe a textura forman-do as ranhuras. Repita o movimento paralelamente até terminar a área trabalhada.4- Remova sempre a massa que se acumula na espátula dentada.5- Para formar a fibra natural, risque a textura no sentido horizontal com suavida-de, usando a espátula dentada 20 G.6- Quando a massa estiver totalmente seca, lixar levemente a textura com o auxí-lio da minilixadeira, para deixar a textura suave ao toque.7- Finalize o seu trabalho aplicando uma ou duas demãos de tinta acrílica fosca com o rolo de lã Hobby na cor de sua preferência.

O que vOcê vai precisar

Passo a passo para obter o efeito Fibra Natural

DivUlGação

DivUlGação

de ferramentas e acessórios para as áreas de acabamen-to, pintura e efeitos decora-tivos, ensina a fazer o efei-to “Fibra Natural”. Bonito e delicado este efeito lembra a fibra de um tecido e pode ser usado como complemen-to decorativo em colunas, roda-teto, meias-paredes e superfícies pequenas.

- Desempenadeira de aço lisa - Espátula plástica 20 cm lisa - Espátula plástica 20 cm dente G - Rolo de lã Hobby 23 cm com cabo - Bandeja grande

- lixadeira - Trincha Gris Série 700 - Folha de lixa para alvenaria grão 220- Massa para textura lisa- Tinta acrílica fosca na cor escolhida

Page 16: Folha Metropolitana 23/06/2013

Domingo, 23 de Junho de 20134