folha de matinhos

16
Dalmora viabiliza o 1º Gideões de Matinhos Alunos do PETI recebem uniformes Págs 04 Peterson Rosa visita Ondas do Saber Pág 03 Escolas recebem Neetbooks Pág 09 Ruas da Vila Nova recebem manutenção Pág 06 Merenda Escolar de qualidade Págs 05 Saúde e Lazer na Praça Central Págs 05 Matinhos, 20 de abril de 2.010, Edição 15 R$ 1,50 Na foto ao lado, o Prefeito Eduardo Dalmora e o Pastor Cesino Bernardino, criador do Gideões Ligue Gáz, Água e Carvão 3453-3010 / 3453-4109 Av. Curitiba, 3.063 - Sertãozinho - Matinhos - PR Confecções de Jóias e Alianças em Ouro e Prata Venda e Consertos de Relógios - Afiação de Alicates e Tesouras Av. Roque Vernalha, 548 - (Ao lado do C. Bombeiros) Centro Matinhos - F. 3453-3897 e 9998-2612 [email protected]

Upload: debora-miranda

Post on 10-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Matinhos Paraná

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Matinhos

Dalmora viabiliza o1º Gideões de Matinhos

Alunos do PETIrecebem uniformes

Págs 04

Peterson Rosa visitaOndas do Saber

Pág 03

Escolas recebemNeetbooks

Pág 09

Ruas da Vila Novarecebem manutenção

Pág 06

Merenda Escolarde qualidade

Págs 05

Saúde e Lazer naPraça Central

Págs 05

M a t i n h o s , 20 de abril de 2.010, E d i ç ã o 15 R $ 1 , 50

Na foto ao lado, o Prefeito EduardoDalmora e o Pastor Cesino

Bernardino, criador do Gideões

Ligue Gáz,Água e Carvão

3453-3010 / 3453-4109Av. Curitiba, 3.063 - Sertãozinho - Matinhos - PR

Confecções de Jóias e Alianças em Ouro e PrataVenda e Consertos de Relógios - Afiação de Alicates e Tesouras

Av. Roque Vernalha, 548 - (Ao lado do C. Bombeiros) Centro Matinhos - F. 3453-3897 e 9998-2612

[email protected]

Page 2: Folha de Matinhos

Calhas BrasilDep. Comercial e Coluna Social : Débora Mirandamatinhos.wordpress.com

Gráfica e Editora Primeira Mão Ltda - MECNPJ 01.514.299/0001-65

Tiragem 5.000 exemplares.

[email protected]

Fone: 9909-9510

“Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste veículo de comunicação”

Diretor: Marcio Pereira de Miranda

Colaboração e Fotos : Douglas Gerasommatinhoscaioba.blogspot.com

02Matinhos, 20 de abril de 2.010

Nem bem foi lançado o Progra-ma de Aceleração do Crescimento2 (PAC 2), o senador Osmar Dias(PDT-PR) ocupou, na terça-feira (30/03), a tribuna do Senado Federalpara pedir agilidade nas obras relati-vas ao estado do Paraná que foramincluídas no pacote governamental eaté a inclusão de outras obras queconsidera fundamentais para o de-senvolvimento do Porto deParanaguá (PR), o principal comple-xo graneleiro da América Latina.

Durante o discurso, o senadormostrou que está preocupado queportos vizinhos, como o de Santos(SP), “roubem” cargas do portoparanaense. Ele quer, ainda, equili-brar a matriz de transportes no aces-so a Paranaguá. Hoje, a maior parte

Osmar Dias quer que PAC 2beneficie Porto de Paranaguá

do transporte terrestre ao Porto éfeito por meio de rodovias. O resul-tado é o registro de épicas filas decaminhões nos arredores deParanaguá durante os picos de sa-fra de grãos, comprometendo a qua-lidade de vida de todos os envolvi-dos e o Custo Brasil.

Dias defendeu, como já o fezem outras ocasiões, a criação deuma agência reguladora com a atri-buição de verificar os pedágios nasrodovias paranaenses. Ele ressaltaque é preciso avaliar as contas esaber quanto é faturado em cada tre-cho de rodovia e o que tem sido in-vestido. A preocupação do senadoré a mesma da Federação de Agri-cultura do Estado do Paraná (Faep),que considera absurdo o preço dospedágios. “Não é possível continuar-mos no escuro, sem conhecer asobrigações contratuais, sem conhe-cer aquilo que deve ser ampliado,sem conhecer aquilo que deve serfeito pelas concessionárias para fa-zer jus à tarifa cobrada”. O senadorpediu, também, a inclusão da cons-trução de um aeroporto de cargas nooeste do Paraná e o desvio da ferro-via de cargas que passa pelo centrourbano de Curitiba no PAC 2. É mui-to a fazer e o senador confessa tercomo meta ver todas as obras con-cluídas até 2020.

Orquestra Sinfônica do Paranáse apresenta em Matinhos

A Orquestra Sinfônica doParaná, em parceria com a Pre-feitura Municipal de Matinhos eIgreja Católica, executou um con-certo de extrema sensibilidade ecompetência na Igreja Matriz de

Médico veterinário, formadopela Universidade Federal doParaná, o governador OrlandoPessuti tem sua história de vida li-gada ao campo e à agropecuária,tanto como extensionista daEmater, quanto em seus 27 anos li-

Quem é Orlando Pessuti:gados à política.

Exerceu cinco mandatoscomo deputado estadual e seteanos como vice-governador - emquatro destes comandou a Secre-taria de Estado da Agricultura.

A cerimônia de posse do gover-nador Orlando Pessuti (PMDB) naAssembleia Legislativa começou às18h20 da quinta-feira (01/04.) Pessuttiprestou juramento no plenário daAssembleia. O mandato como gover-nador terá a duração de nove meses.Após a cerimônia na Assembleia,Pessuti iria para o Palácio dasAraucárias, local em que ocorre atransmissão oficial do cargo.

Roberto Requião (PMDB) re-nunciou ao cargo de governador doParaná para concorrer a uma vagano Senado Federal.

O pré-candidato do PMDB aogoverno do estado chegou àAssembleia acompanhado da mu-lher Regina Pessuti. Entre os políti-cos e autoridades que acompanha-vam a posse estavam o prefeito deCuritiba, Luciano Ducci (PSB), o pre-sidente da Assembleia, NelsonJustus (DEM), o presidente do Tri-bunal de Justiça do Paraná, CarlosAugusto Hoffmann, o procurador-ge-ral de Justiça do Paraná, Olympio deSá Sotto Maior, o reitor da Universi-dade Federal do Paraná (UFPR),

Orlando Pessuti toma possecomo governador do PR

Zaki Akel Sobrinho, entre outros.

Antes da posse, foi lida a cartade renúncia de Requião..

Depois disso, foi lido o termode posse de Orlando Pessutti. A se-guir, às 18h50, Justus empossou onovo governador.

Discurso do governadorempossado

No discurso de posse, Pessutiafirmou que não assumiu para go-vernar apenas para o campo, mastambém daria atenção às grandescidades. Pessuti foi secretário daAgricultura no governo Requião –além de ter sido vice-governador.

O novo governador disse queentre os maiores desafios de seumandato estão melhorar ainfraestrutura do estado para a Copado Mundo de 2014, conseguir recur-sos do pré-sal e trazer uma filial doTribunal Regional Federal para oParaná. Pessuti afirmou ainda quedará continuidade ao trabalho inicia-do por Requião.

São Pedro.Sob a regência do

Maestro Paulo Torres, oprograma contou com:

G i o a c c h i n oRossini - La Scala diSeta - Abertura

Frederick Delius- On hearing the firstcuckoo in spring

Summer night onthe river

Jean Sibelius -Valsa Triste

W. A. Mozart - “Sinfonia n° 29em lá maior KV 201”.

A apresentação despertou ointeresse da população que lotoua Igreja Matriz.

Calhas Brasil

Fone:9981- 1995

Calhas e Rufos

Page 3: Folha de Matinhos

03 Matinhos, 20 de abril de 2.010

1º Congresso Gideões Missionários de Matinhos

Mundialmente conhecido oEncontro Internacional de Missões“Gideões Missionarios da UltimaHora, tem por objetivo principal, à di-vulgação do evangelho de Cristo noBrasil e no mundo, acontece anual-mente em Camboriú.

O evento movimenta em tornode 200 mil pessoas, e neste ano vaipara sua sua 28º edição com o tema“Gideões: “Ainda há povos, tribos enações para conquistarmos.” de 24/04/2010 a 04/05/2010 no GinásioIrineu Bornhausen em Camboriú.Nesse ano, vai acontecer tambem naCidade de Matinhos nos dias 01 a 07de Julho.

Como nasceu o “Gideões”

Pr. Cesino BernardinoPastores de Matinhos reunidos na Prefeitura Municipal com o Prefeito

Eduardo Dalmora, fazendo os ajustes finais para o congresso Gideõs queserá realizado em Matinhos.

O Pastor Cesino Bernardino(Presidente do GMUH e fundador do“Gideõs”) e o Prefeito EduardoDalmora fizeram os acertos finaispara realização do congresso emMatinhos.

Vão participar como pregado-res Vanida Bordieri, VanderleiCarcediano, Iossef Akiva, Takaiama,Oséias Gomes, Paulo Marcelo, ElaineJesus, Ouriel de Jesus, Bispo PauloMoura, Abílio Santana, AmandaFerraz, Napoleão Falcão, Amanda eDamaris Ferrari, Cassiane e Adeildonentre outros que estão sendoagendados, e publicaremos com aprogramação na próxima edição.

Congresso Gideões em Camboriú em 2.009

Os GMUH nasceram no finalda década de 70, com uma visão queDeus deu ao Pr. Cesino Bernardino,que recém chegava e assumia a igre-ja em Camboriú.

Assim que Pr. CesinoBernardino chegou a Camboriú en-controu a pequena igreja em umacrise espiritual e financeira muitogrande. Não teve outra alternativasenão começar uma grande campa-nha de oração para que Deus lhemostrasse uma saída. Por incrívelque pareça era exatamente isso queestava faltando para que houvesseuma manifestação divina na mesma.

Várias casas, tanto no centroda cidade e interior, se transforma-ram em casas de orações, assimcomo existem até nos dias atuais. E,em uma dessas casas, no bairro hojedenominado Dom Amaro, onde mo-rava o Pb. Agenor Borba, que hojedorme no Senhor, e onde ainda vivesua esposa irmã Nair Borba, Deus,pela primeira vez, fala sobre o gran-de avivamento que derramaria sobreos crentes. A primeira manifestaçãodivina foi falar através de profecia queDeus escolhia a pequena cidade deCamboriú como cabeça e não comocalda.

Ninguém entendeu o que aqui-lo queria dizer, mas Deus continua-va se manifestando de forma visível,batizando dezenas de crentes noEspírito Santo. À medida que as ora-ções ficavam mais fervorosas, Deusse revelava mais ainda falando ao Pr.Cesino que Camboriú seria uma ci-dade conhecida mundialmente, poisuma grande obra seria realizada nacidade. Logo os comentários doreavivamento começavam a correrpelas cidades vizinhas, e logo emoutros estados brasileiros. Pr.Cesino, convicto de que era Deus tra-balhando, reúne uma equipe dediáconos e presbíteros para que visi-tassem as congregações e minis-trassem sobre o batismo no EspíritoSanto. O mais incrível, era que emcada congregação visitada o núme-ro de batizados crescia milagrosa-mente, a ponto de esta equipe come-çar a viajar o Brasil espalhando essefogo ardente em corações.

Estava nascendo um verdadei-ro reavivamento que inflamaria todoo país. Conforme os dias se passa-vam, Deus começava a falar de umaforma mais explícita que a obra querealizaria seria uma obra dereavivamento espiritual e salvação dealmas, ou seja, Deus estava come-çando a fazer de Camboriú um ce-leiro de profetas, de homens e mu-lheres que pregariam em todo o mun-do o Evangelho. Os membros dessaequipe de avivamento começaram ater visões espirituais e, uma quemarcamos, quase todos que vive-mos aqui e conhecemos toda a his-tória, foi a do irmão Euclides Bernardi,hoje um de nossos pastores, queentão viu uma grande mão jogandosementes de trigo por todo o mundoe florescendo.

Cada dia que passava Deusfalava que Camboriú seria levantadacomo cabeça, mas os projetos divi-nos eram tão grandes que eram difí-ceis de entender. Como uma cidadetão pequena e pacata seria conheci-da em todo o mundo?

No início da década de 80 Pr.Cesino Bernardino sente de realizarum congresso, um pequeno eventopara os membros da igreja deCamboriú, e falar sobre tudo o queestava acontecendo nas orações eque tudo aquilo deveria ser transfor-mado em uma visão missionária, queele estava começando a entenderque Deus queria que ele unisse a igre-ja para encontrar uma pessoa paraser um missionário.

Acontece então no início dadécada de 80 o 1º Encontro de Mis-sões, na igreja sede. Nesse mesmoencontro uma jovem estudante, cheiado Espírito Santo, rende-se ao Se-nhor e entrega-se para ser a primei-ra missionária! Pr. Cesino a envia,então, para a República Argentina, edepois dela outros e outros. As ora-ções eram mais constantes nas ca-sas e o número de crente que as fre-qüentavam cada dia crescia. Emuma dessas orações mais uma vezDeus fala ao Pr. Cesino: “Meu filho,amplie as fronteiras, mas não te es-queças do Amazonas”.

Antes mesmo de se descobriro que seria o Amazonas, Deus dáuma visão ao hoje pastor AmauriGeraldo, de uma viagem a bordo deum pequeno barco nos grandes riosamazonenses. Ele conta aquilo emuma das orações e Pr. Cesino deci-de então fazer sua primeira viagemao Amazonas.

Hoje, quase 25 anos depois,vemos a grande obra realizada noestado do Amazonas e em mais de24 países. A cada mês de abril acon-tece em Camboriú-SC, o maior even-to missionário do Mundo, que temcomo única visão, conscientizar oBrasil para evangelizar o mundo.

3453-6161Entregamos todos os dias

Page 4: Folha de Matinhos

04Matinhos, 20 de abril de 2.010

O Prefeito Eduardo Dalmorajuntamente com sua esposa e Se-cretaria Municipal de AssistênciaSocial a Sra Eunice ViganóDalmora fizeram a entrega dosuniformes para as crianças doPETI (Projeto de erradicação dotrabalho infantil) no ‘Galo Bom’(Mangue Seco) onde foram muitobem recebidos e parabenizadospelo excelente trabalho que estãorealizando e desenvolvendo em

Alunos do PETI recebem uniformes escolarestodas áreas de nosso municipio.

O Projeto PETI beneficia maisde 200 crianças em todo o municí-pio. O programa está sob a coor-denação de Simone Alves de Lima,Jucemara Leite Dutra e Alcir Alves.

No ato do evento, DonaEunice se emociona com a home-nagem e a apresentação das cri-anças comentou: “Abrir espaço

para as crianças carentes é umprojeto que carrego dentro de mimhá muitos anos, e agradeço aDeus por poder junto à PrefeituraMunicipal e toda a equipe realizareste grande sonho”, diz Eunice.

O Prefeito Eduardo Dalmoratambém deu suas palavras, dizen-do que este dia foi uma vitória paraele, para as crianças do projeto epara Matinhos, que a cada dia que

passa está se tornando uma cida-de cada vez melhor!

O Projeto PETI oferece aosparticipantes alimentação ,oficinasde ensino, modalidades de esportes,planos de cultura e lazer, inclusãodigital com cursos de informática,psicólogos e assistência social fun-cionando também como um ‘contra-turno do período escolar.

Douglas Gerasom

Dr. Édison Leopoldo -CRO - 7712Resp. Técnico - CL - M1376

Dr. Marcos Rogério Cantazini CRO - 12.514

Rua Bandeirantes, 25, Centro,Matinhos – PR

- Aparelhos Ortodônticos- Implante Dentário- Clareamento com Laser- Atendimento a Crianças- Cirurgias do Siso- Tratamento de Canal- Próteses Fixas e Removíveis- Clínica Geral

C l í n i c a O d o n t o l ó g i c a Atendimento nas áreas de :

Fone: 3453-0099

Mecânica LocatelliMecânica LocatelliAuto Elétrica

Peças Novas eUsadasMotor de PartidaAlternadoresVidros e TravasS

ER

VIÇ

OS

9920-54749137-1305

Page 5: Folha de Matinhos

05 Matinhos, 20 de abril de 2.010

Praça central virouprograma de família

A Praça Central de Matinhoisque em um passado bem próximo ti-nha se tornado local de brigas e con-sumo de drogas, transformou-se emum ponto de encontro da família. Elafoi totalmente reformada e ali tambémfoi instalada uma Academia da MelhorIdade, onde existe até fila para utiliza-ção dos aparelhos. Tudo vigiado porcâmeras de segurança e a presençaconstante da Guarda municipal. Turis-tas e moradores tem elogiado a

“Nova Praça Central” de Matinhos.

Milhares de pessoas se des-locaram até a praça para apreciaras decorações referentes as come-morações do Natal e da Páscoa.

Crianças, jovens, adultos e ido-sos de Matinhos ou turistas, aprovei-tam o clima ameno da noite do litoralpara se reunir em torno dos enfeites.Para as crianças, é uma festa.

Acima: a Praça antes da reforma. Abaixo, depois de reformada

A decoração de Nata e da Páscoa.

Merenda escolar de qualidadenas escolas de Matinhos

Cereais, carnes, leite, verdu-ras e frutas. Assim está o cardápiodas creches e escolas da rede mu-nicipal de ensino de Matinhos, maisvariado e repleto de valor nutricional.“Alimentar-se bem é essencial paragarantir um bom estudo”, lembrou oPrefeito Eduardo Dalmora.

O município conta com umanutricionista que trabalha para plane-jar cardápios, balanceando custo, va-riedade, qualidade e nutrientes neces-

sários ao bom desenvolvimento dosalunos. Ela realiza a capacitação damão-de-obra destinada à preparaçãoda alimentação, analisa amostras deprodutos e planeja atividades de edu-cação nutricional, além de desenvol-ver cardápios mensais com varia-ções, onde os nutrientes são consu-midos de forma correta e saudável.

Matinhos tem na rede munici-pal 4.200 alunos que são atendidoscom a merenda escolar.

Quem estiver andando pelasruas de Matinhos, terá uma feliz sur-presa ao se deparar com as Acade-mias da Terceira Idade (ATI). São vári-os equipamentos para exercícios físi-cos leves, intalados ao ar livre, em cin-co pontos estratégicos (praças e cal-çadão da Atlântica) entre Caioba até

Academia da Terceira Idade: Uma grandeidéia que caiu no gosto da população

o Balneário deGaivotas.Trata-se de umprojeto inicialmente implan-tando em Maringá/PR, eagora também emMatinhos em uma atitude pi-oneira no Litoral.

Pesquisas recentesmostram que com a im-plantação das Academiasda 3º Idade entre pessoasacima de 60 anos, foi cons-tatado uma diminuição de30% no número de consul-

tas e 27% nas solicitações de anti-in-flamatórios no postos de saúde ondeforam implantados os aparelhos.

Apesar de ter sido feito prefe-rencialmente para os idosos, os apa-relhos também podem ser usadospelos mais jovens.

Douglas Gerasom.

Chamou...Chegou!

Desentupidora eLimpa Fossa

3452-62899915-9904

Rua 4, nº 203 - Stª Etiene - Matinhos

Ceara

Fone: 3453-7001

Rua Miraguaia, 295 - Centro - Matinhos - PR

- Borracharia -- Oficina Mecânica - Auto Elétrica-Fazemos Pinturas- Soldas de Escapamentos eSoldas em geral

JOAR

Page 6: Folha de Matinhos

06Matinhos, 20 de abril de 2.010

Ruas da Vila Nova recebem manutençãoDentro de um programa de recuperação

das ruas do município, onde um bairro de cadavez recebe a patrulha mecanizada da prefeitura,as ruas da Vila Nova ficaram impecáveis.

Todas as ruas do bairro receberam “bicacorrida” e foram patroladas.

O Prefeito Eduardo Dalmora comenta que“Depois de todo esse período de chuvas torren-ciais é necessária essa medida, que vai alcan-çar todos os bairros e ruas do município”.

Outro fato importante destacado por ele ésobre o deslocamento do maquinário e do pes-soal, que trabalhando no mesmo local, faz comque o serviço seja efetuado mais rápidamente.

Patrolamento e bica corrida em todas as ruas da Vila Nova

Calçamento de ruas da região central é recuperado

A preocupação com o meio ambiente e bemestar da população tem sido marcante nesta admi-nistração, 100 novas lixeiras duplas para lixoorgânico(vermelho) e materiais recicláveis(verde)foram instaladas em toda orla, praça central e cal-çadão.

A adminstração municipal atendeu a umaantiga reivindicação de moradores e veranistas.

100 novas lixeiras na orla

O excesso de chuvas, o solo arenoso e agrande quantidade de veículos durante a tempo-rada fazem com que as ruas centrais necessi-tem de manutenção permanente.

Uma operação para a recuperação dessasruas teve início na última semanas.

As ruas Itacolomi e Itaporã foram as primei-

ras a terem os blocos retirados e recolocados comaterro, ficando niveladas e livres dos buracos quedanificam os veículos.

Segundo o Secretário de Obras, MárcioGasparim, uma das preocupações do PrefeitoEduardo Dalmora é a recuperação e manuten-ção das ruas, e a diretriz é não medir esforçosnesses trabalhos.

Page 7: Folha de Matinhos

07 Matinhos, 20 de abril de 2.010

A Secretaria de Obras do Mu-nicípio de Matinhos fez a troca e co-locação de manilhas em vários pon-tos do municípios, dentre estes a RuaJacarezinho em Caiobá, a AvCuritiba e dezenas de outra ruas.

As manilhas que antes eramde 40 mm foram substituídas pormanilhas de 60 mm, que por seremde maior tamanho dão maior vazãoas águas pluviais.

Pouco a pouco os problemasnesta área estão sendo sanados.

Troca e colocação de manilhas

O Paço Municipal um dos maismovimentados setores da Prefeitu-ra de Matinhos hoje retrata uma novarealidade.

O local que antes tinha umaimagem que frustrava os olhos, de-monstrando uma total falta de zelocom o patrimônio publico, hoje vivedias melhores.

O prédio recebeu uma nova pin-tura e cuidados básicos que em nadaonerou o município e tornou-se umaimagem digna de cartão postal.

Veja o antes e o depois, asimagens falam por si:

Novo visual no Paço Municipal

A prefeiturade Matinhos trocou260 postes que es-tavam enferrujadospela ação damaresia, estes pos-tes estão instala-dos em toda orlaentre Matinhos eCaioba e levamduas lumináriascada um.

A empresaque havia fornecidoos postes seprontificou a forne-cer os novos mes-mo já passado operíodo de garan-tia, livre de custospara prefeitura.

D o u g l a sGerasom

Prefeitura substituiu 260 postes

A Biblioteca Publica Municipalrecebeu reforma e pintura. Novasestantes de aço também foram ins-taladas, além de 1300 livros novos eatualizados.

Quem hoje visita a Bibliotecaencontra um local organizado, comuma aparência renovada e acolhedo-ra, digna de receber estudantes epessoas que ali vão em busca de lei-tura, informações e conhecimento.

Veja o antes e o depois e tiresuas conclusões!

Biblioteca recebe reformas

Acima, a Biblioteca antes da reformaAbaixo, depois de pronta, funcionalidade.

Page 8: Folha de Matinhos

08Matinhos, 20 de abril de 2.010

Contra-turno Escolar em Matinhos já e realidadeO ensino integral em Matinhos já esta em funcionamento. Inicialmen-

te os alunos das escolas 4 de Março e Luiz Carlos dos Santos estão tendono contra-turno escolar, atividades esportivas, artísticas, culturais, de edu-cação ambiental e de acompanhamento pedagógico. Posteriormente todasas outras escolas municipais serão incluídas no projeto.

Mais uma inovação é o programa de Eco Terapia, que é feito atravésde passeios com cavalos para alunos especiais, quatro cavalos foram ad-quiridos para o programa. Uma Fonoaudióloga também faz avaliação dosalunos. O local também é utilizado pelo Projeto Ondas do Saber, onde osalunos tem aulas de natação, antes de “cair” no mar.

Fone: (41) 3453-0418 Fax: 41-3453-0426E-mail: [email protected]

R. Da Fonte 441, CEP 83260-000, Matinhos PRProfissionais liberais, sejam

nossos parceiros: Cadastrem-se

20 sabores de Pástéis Salgados10 sabores de Pástéis Doces15 sabores em Prensadão

Disk Lanches:3453-0397

Rua Rio Negro, 180 Próx. UFPR - Caiobá

Page 9: Folha de Matinhos

09 Matinhos, 20 de abril de 2.010

Nos centro de Educação Infan-til foram implantadas mesas educa-cionais com recursos tecnológicospara que os alunos da Educação In-fantil tenham os primeiros passos nomundo do conhecimento, através denovas formas de aprendizagem.Neste contexto, os centros contam,além das mesas educacionais, tam-bém com TVs multimídia 29’ comentradas USB para que os educado-res possam utilizar recursosaudiovisuais no processo de ensinoe aprendizagem.

Outro fator importante a sermostrado é referente e melhoria naqualidade na educação do ensinofundamental nas séries iniciais, ondetodos os alunos tem na sala de aula

a TV multimídia e o melhor, Lousasinterativas e um computadorneetbook para cada aluno desenvol-vidos, através de um software deaprendizagem das disciplinas deportuguês e matemática .

“A grande preocupação comas matérias básicas de português ematemática, são parâmetros impor-tantes para a construção de umaeducação sólida e emancipatória”,comenta o secretário de Educação,Eduardo Fofonca.

Todas as escolas e centros deeducação infantil receberam ítensde cozinha, móveis, conjuntos delivros para literatura infantil, e 80 te-levisores com entrada USB foramadquiridas.

Escolas da Rede Pública municipalrecebem Neetbooks para os alunos

“O aprendizado ficou mais divertido einteressante”, comentam os alunos

Instalação de novos computa-dores em 08 unidades escolares mu-nicipais. Esta é a mais nova conquis-ta da Prefeitura, por meio da Secre-taria da Educação, depois de ter con-cluído e enviado, ao Ministério daEducação (MEC), o Plano de AçõesArticuladas (PAR). Que conta comoito computadores com monitoresde LCD. A conquista veio através doPrograma Proinfo, que tem comoobjetivo fornecer inclusão digital nasredes públicas de ensino, além deproporcionar às crianças acesso ajogos, vídeos e programas interativosque estimulam a imaginação e raci-ocínio dos alunos. Ao todo serão seteescolas atendidas e um laboratóriode informática na Secretaria Munici-pal de Educação.

“As oito unidades receberãooito computadores cada uma. Como programa, atenderemos alunos do1º ao 5ª ano”, explica o Secretário daEducação Eduardo Fofonca. Para

PROINFO: Parceria entre Prefeitura eMec traz computadores para escolas

receber a instalação dos computa-dores as escolas passaram por al-gumas reformas, a fim de estaremadequadas com o que estabelece noprojeto. “Tivemos que enviar um pro-jeto para que pudesse ser aprova-do”, comenta o Secretario, que diz,“A equipe de manutenção da secre-taria da educação que fez todas asadequações. Tivemos que trocar afiação e deixar as salas reservadas,apenas, para a informática”,endossa.Os alunos irão utilizar assalas de informática sempre acom-panhados da professora. “Para osalunos é uma novidade ter aulas comos computadores.De acordo com oSecretario da Educação, estima-seque até final de Maio de 2010 as oitounidades estejam com o ProInfo ins-talados e em funcionamento labora-tórios de informática nas escolaspúblicas de educação básica. Emcontrapartida, os governos locais(prefeituras e governos estaduais)devem providenciar a infra-instruto-ra das escolas, indispensável paraque elas recebam os computadores.

Infra-instrutora e mobiliário–responsabilidade da Prefeitura: Se-guindo diretriz do governo federal, oMEC incentiva a utilização desoftwares livres e produz conteúdosespecíficos, voltados para o uso di-dático-pedagógico, associados à dis-tribuição Linux - Educacional, queacompanha os computadores do la-boratório.

Fonte: AIPMM.

- Fazemos Corte Escova e Penteados dos maismodernos modelos. Progressiva (sem formol).-Trabalhamos com hidratação a laser,incluindo Marroquina (inteligente),Cauterização e Nano Cauterização.- Temos Depilação a base de mel e esfoliações.- Manicure com unhas decoradas e acrílicas.- Temos pacotes para noivas.

Rua Da Fonte nº 554 Centro Matinhos. Fone: 3453-9471

Las OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas Olas

Aceitamos todos os cartões

Av. Paranaguá, 2.854 - Riviera II

Fone: 3453-3654

Chame o Leva e Traz para comprasacima de R$ 100,00 até 19 hs

Segunda das Carnes e Terça das Frutas e Verduras

Page 10: Folha de Matinhos

10Matinhos, 20 de abril de 2.010

Peterson Rosa visita nova fábrica de talentos de MatinhosO Projeto Ondas do Saber Surf

Escola do contra turno escolar da ci-dade de Matinhos recebeu a ilustrevisita do tri-campeão brasileiro de surfPeterson Rosa que foi conhecer anova estrutura oferecida ao projetopela prefeitura do municipio através doprefeito Eduardo Dalmora. Trata-se deuma grande área na Fetiep, com 2piscinas sendo uma delas olímpica,vestiários com banheiros e alimenta-ção a todas as crianças que partici-pam do Ondas do Saber

O tri-campeão Peterson co-nheceu de perto essa estrutura e fezquestão de elogiar toda a equipe doprojeto destacando a iniciativa do pre-feito em oferecer o espaço ao surfpara que Matinhos continue sendo oceleiro em revelar grandes nomesdo surf para o Brasil e se possívelformar um atleta campeão mundial.

“No meu tempo não existia im-pulso ou apoio sustentável para a prá-tica do surf, e mesmo assim daquidesta cidade saíram grandes nomesno esporte que hoje são referênciasinternacionais! Imagine então se na-quela época tivéssemos o incentivoque o Prefeito Eduardo Dalmora pro-

porciona às crianças e atletas nestagestão, tenho certeza que a realidadeseria muito melhor! ParabénsDalmora pela preocupação com o fu-turo de nossa cidade que são essascrianças maravilhosas, e pela infra-estrutura que você está oferecendopara o surfe e para as crianças e jo-vens desta cidade! Espero que Deuslhe ilumine para que possam surgirmais e mais oportunidades emelhorias para nossa QueridaMatinhos!” Diz Peterson Rosa.

O coordenador do projeto esurfista Samaroni Santos agradeceua visita do tri-campeão e ressaltouque Peterson Rosa é um exemplo atodas as crianças que começam aaprender a surfar e que todos um diasonham em se tornar um atleta denível mundial como ele.

Já o supervisor Jairton Inácioacredita numa maior evolução pois te-mos a disposição uma estrutura de pri-meiro mundo inédita no Brasil para for-mar grandes campeões do esporte.

Fazem parte ainda da equipedois instrutores: o atleta profissionalJorge Porvilho e Vitor Hugo.

Feira de Serviços Gratuitos: Paraná em Ação em MatinhosAtendimento ao cidadão

• Agricultura (Orientação ecadastro) - SEAB/ Emater;• Apoio ao motorista (Educaçãopara o trânsito) - Detran - PR;• Benefícios da Previdência eaposentadoria - INSS/ ParanáPrevidência;• Educação (Portal Dia-a-diaEducação e Paraná Alfabetizado)• Emprego (Cadastro eencaminhamento) - Agência doTrabalhador;• Empresas (Informações eServiços);• Energia elétrica (Informações eServiços) - Copel;• Habitação (Atendimento eOrientações) - COHAPAR;• Meio Ambiente (EducaçãoAmbiental) - SEMA/ PolíciaAmbiental do Paraná;• Policia Militar e Corpo deBombeiros (Dicas de Segurança eOrientações sobre prevenção deacidentes domésticos)• Saneamento (Informações eServiços)

DOCUMENTAÇÃO

· Cadastro Pessoa Física – CPF· Carteira de Identidade - RG· Carteira de Trabalho· Título de Eleitor

SERVIÇOS JUDICIÁRIOS -Tribunal de Justiça do Paraná,Ministério Público do Paraná eOrdem dos Advogados - PR

• Alimentos e revisionamento dealimentos;• Divórcio consensual com duastestemunhas;

Dias 28 á 30 de maio, das 9as 17 hs, Matinhos vai receber a Fei-ra de Serviços Gatuitos.

O que é o Paraná em Ação?

O Programa Paraná em Açãotem um claro objetivo: oferecer ser-viços gratuitos que promovam cida-dania e inclusão social da população.Até o final de 2009 este Programada Secretaria Especial de Relaçõescom a Comunidade recebeu um pú-blico superior a 1,5 milhão de pes-

soas e realizou mais de 4,5 milhõesde atendimentos, em 70 edições or-ganizadas em diversas regiões doestado.

É montada uma feira itineranteem cada cidade onde ocorre o even-to, a fim de oferecer serviços essen-ciais em um único local. Confecçãode documentos, casamentos coleti-vos, serviços judiciários, recreaçãocultural e esportiva, embelezamento,estética, acesso à internet, examese orientações nas áreas de saúdesão exemplos de alguns dos servi-ços prestados.

Pela abrangência e sinergiadas propostas, o Paraná em Ação éuma referência em termos de valori-zação do homem e de inclusão so-cial em defesa da cidadania, trans-formando pessoas em cidadãos emtodo o estado do Paraná.

• Guarda e responsabilidade;• Inscrição para casamentocoletivo;• Reconhecimento e dissolução deunião estável;• Registro de Filho;• Regularização de visitas;• Separação judicial, conversão deseparação judicial em divórcio;• Suprimento de idade para casar;• Solicitação de 1ª e 2° via certidãode nascimento e casamento - pedirno Setor de Ação Social domunicípio;

LAZER E CULTURA

• Acesso à internet - Celepar;• Apresentações teatrais - TeatroGuaíra e Secretaria da Cultura;• Corte de cabelo e estética• Física (A Física no cotidiano• Oficinas (Culturais e Recreativas)- SENAC; SENAI; Emater; SEED;SEMA; IAP;• Recreação (Atividades diversas) -SESC.

SAÚDE

• Avaliação Física - SESI/ UNIPAR;• Verificação da pressão arterial -Prefeituras;• Teste de glicemia e de urina -Pró-Renal/ SESA/ Prefeituras;• Audiometria e acuidade visual -SESI/ UNIPAR;• Exame preventivo de câncer decolo de útero e de mama;• Orientações sobre saúde bucal -SESC;• Apresentação de animaispeçonhentos e prevenção deacidentes - CPPI/ SESA;• Orientações médicas diversas.

Page 11: Folha de Matinhos

11 Matinhos, 20 de abril de 2.010

Anjuss VigilânciaRonda Motorizada

Fones: 9128-0670 9674-5960

Rua Telêmaco Borba nº 1.326, Riviera - Matinhos - PR.

Luciana Oliveira MartinsAntônio da Silva martins

(Guardião Noturno Alvará nº 3.017-A)

Escolar - Viagens - ExcursõesTenha uma viagem segura e tranquila

Getúlio: (41) 9919-8537 - 3453-6509Av. Paranaguá nº 84 - Matinhos - Paraná

(In Memoriam)

TRANSPORTE GETÚLIO

O Ginásio Vicente Gursk, queé alvo de processo no Tribunal deContas por erro no projeto e o termi-nal Rodoviário de Matinhos que nun-ca passou por uma reforma, serãorecuperados.

Dois projetos de indicação doVereador Durval Romualdo solicitan-do as reformas foram protocolados em1º de março na Câmara Municipal.

O Executivo sabe da necessi-dade das obras e já tem projeto paraas mesmas, tanto que o “Cascatão”já será utilizado para a Convenção dos

Gideões Missionários de Ultima Hora,que acontece a partir de 1º de julho.

Para o Vereador DurvalRomualdo o excelente entrosamentoentre Legislativo e Executivo só trásmelhorias ao município e a população.

Dalmora comenta que a recu-peração do Ginásio faz parte de umprojeto de governo elaborado em con-junto com vários setores da comuni-dade, mas que isso foi atrasado devi-do a questões burocráticas, e quantoao Terminal Rodoviário, ele já enco-mendou uma licitação para as obras.

Reformas no “Cascatão” eno Terminal Rodoviário

Remédio disponível,tratamento garantido

A Farmácia básica e a Farmá-cia Hospitalar do Hospital Nossa Se-nhora dos Navegantes estão pelaprimeira vez em muitos anos comos estoque completos.

Todos os dias, são fornecidosremédios para mais de 120 pessoas.

O usuário da saúde pública deMatinhos sabe que vai encontrar o me-dicamento que necessita. Em algunspoucos casos, quando o produto nãoestá disponível, o pedido é feito na horae o paciente sabe a hora e o dia certo

em que poderá ir buscar.

Em Apenas um Unico dia aFarmacia do Hospital Nossa Senho-ra dos Navegantes Forneceu maisde 700 (setecentos) medicamentosdiversos de receitas provenientes deconsultas a população e veranistas.A chegada de lotes de novos medi-camentos para repor e manter o es-toque são constantes.

A Farmácia básica atende desegunda a sexta das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h.

Marcelino Comércio de Veículos LtdaCompra - VendeTroca - Financia

Fone: (41) 3453-0206Av. Paranaguá S/N - Próx. Posto Kaimã - Matinhos - PR

PROJETO DE INDICAÇÃO DE INICIATIVA DO VEREADOR DURVAL Nº 001/2010

O vereador Durval Ferreira Romualdo, infra-assinado, no uso de suas atribuições legais e regimentais, submete a apreciação da Câmara Municipal de Matinhos o seguinte projeto de indicação:

INDICA A PREFEITURA MINICIPAL DE MATINHOS

Art. 1º - Requer a mesa de forma regimental seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando a Sua Excia., se digne determinar ao departamento competente do Executivo Municipal a reforma do ginásio de esporte Vicente Gurski ( CASCATÃO) Art. 2º - As despesas para o que dispõe o Art. 1º correrão por conta das dotações orçamentárias existente no orçamento vigente, suplementada se necessário.

Justificativa

A recuperação do ginásio de esporte está sendo esperada por todos os esportistas a mais de 10 anos. Este prédio público, é o único ginásio municipal, com capacidade de receber eventos esportivos de alto nível, além de ser uma excelente opção de laser nos finais de semanas .

Matinhos, 26 de fevereiro de 2010

Durval Ferreira Romualdo Vereador

PROJETO DE INDICAÇÃO DE INICIATIVA DO VEREADOR DURVAL Nº 002/2010

O vereador Durval Ferreira Romualdo, infra-assinado, no uso de suas atribuições legais e regimentais, submete a apreciação da Câmara Municipal de Matinhos o seguinte projeto de indicação:

INDICA A PREFEITURA MINICIPAL DE MATINHOS

Art. 1º - Requer a mesa de forma regimental seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Solicitando a Sua Excia., se digne determinar ao departamento competente do Executivo Municipal a reforma da Rodoviária Municipal. Art. 2º - As despesas para o que dispõe o Art. 1º correrão por conta das dotações orçamentárias existente no orçamento vigente, suplementada se necessário.

Justificativa

Devido ao tempo de construção do terminal rodoviário, já se passaram 02(dois) mandatos e até agora não executaram nenhuma manutenção. As estruturas metálicas da mesma se encontram em péssima condições, com processo acelerado de corrosão. Vamos zelar pelo patrimônio do nosso Município, antes que cause maiores danos aos usuários.

Matinhos, 26 de fevereiro de 2010

Durval Ferreira Romualdo Vereador

Page 12: Folha de Matinhos

12Matinhos, 20 de abril de 2.010

01 a 07Julho/2.010 19:30H

Fone: 3473-3773

Atendimentono Litoral

[email protected]

Page 13: Folha de Matinhos

13 Matinhos, 20 de abril de 2.010

Por:Débora Miranda

Divulgue aqui o seu evento:

9997-8864

Hariani

Por acreditar que este diachegaria, você se esforçou e bus-cou a cada dia este sonho.

Hoje os aplausos são todospara você.

Parabéns Doutora HarianiMorena!!

São os votos de seus famili-ares e amigos

Parabéns Paulo!

Quem entra em ida-de nova em abril é o Pro-fessor Paulo CezarGoulart.

Na foto com a espo-sa Irene.

Desejamos Felicida-des nessa data:

Márcio Débora,Verônica, Bia e Maria.

Alunos da Escola 4 de Marçoderam show na Páscoa

Os alunos da Escola 4 deMarço se superaram na apre-sentação das festividades daPáscoa

Muitos pais e mães deolhos vermelhos, emocionadoscom o desempenho dos peque-nos.

Parabéns a Direção da Escola!

Só temos que agra-decer, pois você é um dosnossos melhores presen-tes.

O aniversário é seu,mas o presente é nosso.

Te amamos do fun-do do coração!

Parabéns Maria!

Márcio, Débora, Bia e Vê.

Xerox - Encadernação - MaterialEscolar - Plastificação - Revistas

Jornais - Doces - Chocolates

Av. Juscelino K. de Oliveira, 1223, Caiobá - Matinhos - PR

3473-4391

Fones: (41) 3016-0090 - Cel. 9972-3852

AR CONDICIONADO - AR QUENTEINTALAÇÕES E REPAROS - MECÂNICA E ELÉTRICAPARA VEÍCULOS NACIONAIS E IMPORTADOS

Rua Des. Westphalen, 1768 - Rebouças - Curitiba - PR

BrBrBrBrBrasãoasãoasãoasãoasãoLoja 1: Rua Projetada nº 120 Em frente a Prefeitura Fone: 3453-2828 - Loja 2: Rua Roque Vernalha nº 157 - Centro Fone: 3453-000 2

SuperSuperSuperSuperSuper mermermermermer cadoscadoscadoscadoscados

COMPROMISSO EM SER MAIS BARATO

Varios convidados e membrosda A.M.T, e locutores a Ativa

Fm, se reuniram paracomemorar o aniversário de

67 anos de Zezinho Silva.

Parabéns Zezinho!

Zezinho Silva e a esposa Ester

Page 14: Folha de Matinhos

14Matinhos, 20 de abril de 2.010

Novas atividades na Casa da CulturaA Casa da Cultura informa que a partir do mês de maio dará início a 8 novas Oficinas.

Informações e inscrições deve serem efetuadas na Casa da Cultura no Calçadão.Vejam os novos cursos:

Segunda-Feira –14:00 HorasMaterial: Kitfornecido pelainstrutora (15,00)Idade Mínima: 14anosInstrutora: TeresaSalata03, 10, 17 e 24 e 31de Maio07, 14 e 21 deJunho

Oficina de Artesanato com Fibras de Bananeira

Quarta_feira: 16:00Horas

Material: Tinta paraMDF, Rolo pequeno,

Pincel, Lixa Fina paramadeira e esponja

marinha.Idade Mínima: 14 AnosInstrutores: Dagoberto

e Isolde05, 12, 19 e 26 de Maio

02, 09, 16 e 23 deJunho

Oficina de Artsenato em MDF

Sexta-Feira: 14:00HorasMaterial: Tecido,fios e agulhas debordadoIdade Mínima: 12AnosInstrutora: Adair07, 14, 21 e 28 deMaio04, 11, 18, e 25 deJunho

Oficina de Bordado em Ponto CruzSegunda-Feira –

16:00 HorasMaterial: Novelo de

Lã e Agulhas deTricô

Idade Mínima: 12Anos

Instrutores:Enedina e Rute

03, 10, 17 e 24 e31 de Maio

07, 14 e 21 deJunho

Oficina de Tricô

Oficina de ViolãoBásico

Terça-Feira – 16:00Horas

Material: ViolãoIdade Mínima: 14

AnosInstrutor: Prof.Delcio Ramos

04, 11, 18, e 25 deMaio

01, 08, 15 e 22 deJunho

Oficina de Violão Básico

Segunda Feira –18:00 HorasMaterial: Calçatipo pantalonacom elástico eregataIdade: 14 AnosInstrutor: Prof.Delcio Ramos

Oficina de Expressão e Movimento

(TerceiraIdade)

Quinta-Feira –

15:00Horas

Coordenação:Casa da

Cultura

Grupo Ativa Idade

Quarta-Feira –14:00 HorasMaterial:Confeccionado noCursoIdade Mínima: 14AnosInstrutores:Danyella e Sandra05, 12, 19 e 26 deMaio02, 09, 16 e 23 deJunho

Oficina de Artesanato com Biscuí:

Page 15: Folha de Matinhos

jmc”

15 Matinhos, 20 de abril de 2.010

O vice-governador OrlandoPessuti participou da premiação doSesc Short Triathlon Caiobá 2010,na manhã do domingo (7/03). Acompetição ocorre todos os anose é um marco no encerramento detemporada de verão no litoral doParaná.

Ao lado de Darci Piana, presi-dente do sistema Fecomercio, e doPrefeito de Matinhos EduardoDalmora, Pessuti recebeu os primei-ros colocados, das categorias ama-dor e profissional, masculino e femi-nino, na praça de Caiobá. “O litoraldo Paraná é a nossa praia, aqui sem-pre estou como cidadão e como ho-mem público prestigiando eventoscomo este que são uma forma demantermos vivo o nosso litoral, forado período de pico da temporada en-tre o Natal e o Carnaval”, disse

Pessuti premia atletas campeõesdo Sesc Triathlon Caiobá 2010

Orlando Pessuti.

O Sesc Triathlon está em sua22ª edição e faz parte do calendárionacional. “O Paraná é o precursordestas provas. O Paraná é a escolado triathlon nacional”, explicou Piana.Ele ressaltou que a prova é um su-cesso consagrado e parte disto sedá por conta das parcerias com oGoverno do Estado, com Prefeiturade Matinhos, as polícias Militar e Ci-vil, entre outros.

Segundo Piana, por trás desteevento há ainda a economia, que émovimentada. “Temos aproximada-mente 14 mil pessoas que visitam olitoral, que vieram assistir a prova eque estão usando os hotéis, os res-taurantes e o comércio em geral.Unimos a questão do esporte, do tu-rismo e da economia”, ressaltou.

Triathlon Long Distance em Caiobá.

Pela sexta vez o TriathlonLong. Distance foi realizado emCaiobá. A prova de alto nível que fazparte do calendário nacional atraiuem torno de 500 atletas que partici-param das seguintes categorias:

Long. Distance (1.9km nata-ção / 90 km ciclismo / 21 km de cor-rida) e Revezamento.

Short Distance (750m natação/ 20 km ciclismo / 5 km corrida).

Atletas de Matinhos alcançaramo 1º lugar na modalidade decorrida com revezamento.

O responsável pela vinda daprova para Caioba foi Luiz Iran Gui-marães que é atleta há muitos anose durante esse tempo adquiriu umalarga experiência na realização deeventos esportivos. Participou devárias competições esportivas, den-

tre os quais o SESC Triathlon Caiobáonde esteve presente em 15 edições

Hoje Luiz Iran Guimarães écoordenador da Triativa Eventos quetem como objetivo promover even-tos direcionados para o crescimen-to do interesse das pessoas para aprática do Duathlon e Triathlon. Alémdo desejo de projetar atletasparanaenses no cenário Municipal,Estadual e Nacional.

Luiz Iran Guimarães destacoue agradeceu a atenção e o total apoioda Prefeitura Municipal de Matinhosna pessoa do Prefeito Sr.EduardoAntonio Dalmora imprescindível paraque o evento fosse realizado emCaiobá.

O Prefeito em breves palavrasfalou sobre a importância de rece-ber em nossa cidade uma prova des-ta grandeza que atrai o turismo eaquece o comercio local, agradeceua presença de todos e confirmou seuapoio a todos eventos que venhama ser realizados aqui no futuro.

jmc” ElétricaSomAcessórios

Fone:9985-4450

Rua Antonina, 870 - Matinhos - Paraná

Page 16: Folha de Matinhos

16Matinhos, 20 de abril de 2.010

Taxi Litoral

8416-4463e

8420-1633MarcosAgradecemos a preferência

Fazemos viagens