folha da gente 04

12
GENTE GENTE FOLHA DA www.folhadagente.com.br ANO 1 - Nº 04 - Grande Florianópolis - 19 a 25 de agostode 2009 Fim de lua de mel entre Dário Berger e os vereadores A viagem da filha de Tucano: Mais um voo irregular? Enfermeiro vira secretário de comunicação em São José Lobos em pele de cordeiro As Igrejas e a política – Separe o joio do trigo Página 4 Página 4 Página 5 Página 5 Editorial Cenas do Cotidiano en- sinam a viver Página 2 Gripe A – Saiba mais Como se desenvolve, como evitar e medidas de higiene Página 3 Social Paulo Luis Cordeiro Festa da Cachaça em Antônio Carlos Página 11 Comunidade SUVEC – Local de bons amigos Página 6 Ilustre desconhecido Ângelo Máximo, o Chocolate Sorrisos, flores e sonhos Página 12 Página 7 O TAPETE PRETO ESTÁ NO BURACO Cutucadas do Arthur Política com muita pi- menta Porto de Itajaí – Quem vai pagar a conta? Página 3 Oportunidades de Empregos Página 10 Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) coloca saúde de Santa Catarina na UTI. Esculhambação na Saúde Página 4 Página 2 Ana Paula

Upload: luiz-peixoto

Post on 14-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Semanário que circula nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha da Gente 04

GENTEGENTEFO

LH

AD

A

www.folhadagente.com.br ANO 1 - Nº 04 - Grande Florianópolis - 19 a 25 de agostode 2009

Fim de lua de mel entre Dário Berger e os vereadores

A viagem da filha de Tucano: Mais um voo irregular?

Enfermeiro vira secretário de comunicação em São José

Lobos em pele de cordeiroAs Igrejas e a política – Separe o joio do trigo

Página 4 Página 4 Página 5 Página 5

EditorialCenas do Cotidiano en-sinam a viver

Página 2

Gripe A – Saiba maisComo se desenvolve, como evitar e medidas de higiene

Página 3

SocialPaulo Luis Cordeiro Festa da Cachaça em Antônio Carlos

Página 11

ComunidadeSUVEC – Local de bons amigos

Página 6Ilustre desconhecidoÂngelo Máximo, o ChocolateSorrisos, flores e sonhos

Página 12 Página 7

O TAPETE PRETO ESTÁ NO BURACO

Cutucadas do ArthurPolítica com muita pi-mentaPorto de Itajaí – Quem vai pagar a conta?

Página 3

Oportunidades de Empregos

Página 10

Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) coloca saúde de Santa Catarina na UTI.

Esculhambação na Saúde

Página 4

Página 2

Ana Paula

Page 2: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE 19 a 25 de agosto de 20092

Editorial

Expediente

Cenas do cotidianoBergamotas

Tempo nublado, sem chuva, mas choroso. As linhas do quando lavam al-mas, desenham nuvens e encantadoramente rasgam comentários emba-lados com a previsão do tempo. Enfim, detrás da nuvem um sol e uma lua beijam-se. Vi uma cena linda, ontem, no centro de Floripa, perto do Terminal, quase na Conselheiro Mafra. Um menino de uns dez, onze anos no máximo ven-dia bergamotas. Simpático, atento e envolvente. Ele chamava os fregue-ses assim: “Bergamotas doces, para a gente ter um dia doce, bons frutos para um dia doce”. E além de vender passava alegria a quem ali passava. Eis que surge uma senhora, humilde, roupas velhas, mas bem vestida, entendes isso, leitor? Claro que sim. Ela aproximou-se do vendedor de bergamotas e perguntou: “É doce essa bergamota?”. Ela não tinha dinheiro, era visível isso. O guri com olhos de bondade e gestos harmônicos, entre o sorriso e a compaixão, olhou bem nos olhos da senhora e respondeu: “Prove”. Ela, já com os olhos marejados, falou baixinho: “Eu não tenho dinheiro”. Ele fez que não escutou. Ela descascou a fruta. Ele continua a vender as ber-gamotas. Ela comprovou toda a doçura da fruta e do momento. Ele colocou mais quatro bergamotas num saquinho e deu nas mãos dela. Ela sorriu e saiu “devagarzinho” com um sorriso que encobria todo o seu rosto. Ele sorria ainda mais. E continuou a vender as bergamotas: “Bergamotas doces, para a gente ter um dia doce, bons frutos para um dia doce”. É preciso olhar a vida com olhos doces. Quem viu a cena que eu vi, com toda a certeza do mundo ganhou o dia e aprendeu muito com àquele guri. “Olha a bergamota” – mas olhe de verdade.

ERAC.

Boca no Trombone

Diretor-Editor: Pedro Fernandes da Silva

Jornalista Responsável: José Nascimento

REG. JORN. PROF. - 6321/32/RS

Redação: Antonio Ribeiro

Arte: Pedro Paulo da Silva

Diagramação: Janete da Silveira

Tiragem: 5.000 exemplares

Redação: [email protected]

Comercial: 48 3028-6410

Telefones Redação e Comercial: (48) 3028-6410 Os artigos assinados não refletem necessariamente as opiniões do Jornal da Gente, e é de inteira responsabilidade de seus res-pectivos autores.

O que você pode fazer para mudar o mundo?

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não con-segue mudar a si mesmo. Olhe para o seu lado, auxilie, ajude, faça pessoas abrirem um sorriso todos os dias.Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração.Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja opor-tunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso per-cebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres.Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompen-sas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo.Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus obje-tivos.Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida...Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado um mundo onde to-dos serão iguais, terão as mesmas oportunidades.Agradeça sempre ao Criador. E não esqueça que ao seu lado existem pessoas que precisam muito de você. Muitas vezes apenas um gesto de carinho pode mudar a vida dessas pessoas. Olhe para o lado e ajude e olhe para os céus e agradeça sempre.

Atravessando a ponte Pedro Ivo Cam-pos e chegando a bela capital de todos os catarinense, nos deparamos com uma situação preocupante na Avenida Beira mar norte, onde a operação “ta-pete preto” deixou de passar. Quase em baixo da ponte Hercílio Luz o asfalto está totalmente corroído, cheio de bu-racos. Indo mais além se percebe que foi feito algum remendo, no entanto, o “tapete” que foi colocado é de péssima qualidade e o mesmo está se soltando. Além de o trabalho ter sido feito pela metade, pois não foi acabado na referi-da Avenida, está faltando a sinalização horizontal.

Tudo em baixo do “Tapete Preto”

Bairros aguardam “Operação Limpeza”Todos os bairros de São José receberão a partir desta semana, diversas ações para deixar o município mais limpo e bonito. É a Operação Cidade Limpa, uma iniciativa da Prefeitura de São José para levar dignidade, saúde e respeito aos moradores.

No bairro Ipiranga, na Rua Vitalino Luiz da Silva a situação é preocupante. Ao entrar na referida Rua, vindo pela Avenida das torres o motorista depara-se com um enorme buraco e se estiver desatento pode causar danos de elevada monta em seu veículo. Seguindo mais adiante a Rua está quase que sendo invadida pelo mato e está cheia de buracos.

Na Rua Salvador esquina com a Rua Pedro Alves, no bairro Bela Vista as lajotas estão soltas e está sendo formado um grande buraco, fato que vem preocu-pando os moradores.

Na Avenida das Torres, nesse pequeno roteiro da equipe de reportagem do Folha da Gente, foi encon-trado a beira da Avenida um local com lixo, onde está, além de várias coisas um vaso sanitário. Um absurdo.

Page 3: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE19 a 25 de agosto de 2009 3

?? ?

Geral

Cutucadas do Arthur [email protected]: Arthur Júnior

Governador insensívelO Governador do Estado de Santa Catarina parece que ain-da não tomou consciência da gravidade da gripe suína. Até o momento o seu governo está deixando a desejar. Enquan-to outros estados já tomaram a iniciativa de proibir grandes aglomerações, comprar medi-camentos para combater a gri-pe, por aqui, na terra dos “sil-veiras” falta tudo. Falta remédio e acima de tudo sensibilidade do governo. O governador de-veria se sensibilizar e interrom-per imediatamente as aulas na rede pública do Estado ou até mesmo baixar um decreto esta-dual proibindo as aulas e gran-des aglomerações em Santa Catarina. Espero que o gover-nador não tome uma decisão após perdermos vários irmãos com essa triste doença. Acorda governador. Deixe de sonhar e volte a realidade.

Multa – Cidades contra a decisão do Governo

Em Xanxerê, Bom Jesus do Oeste e Faxinal dos Guedes , no Oeste, a justiça vai multar o Governo do Estado em R$ 50 mil por dia que as escolas da Rede permanecerem em aula. O Estado vai recorrer a deci-são. Não seria melhor suspen-der as aulas, Governador?

Perguntas que não que-rem calar

É ela ou elaSe a Deputada Federal Ângela Amin (PP/SC) não for escolhida candidata do PP ao Governo do Estado, será que ela partici-pará ativamente da campanha 2010, apoiando o quem sabe candidato Hugo Bihel? Dizem aos cochichos no meio político que é ela ou ela. Será?

Saúde na UTI – Descaso e ir-responsabilidadeO Tribunal de Contas da União (TCU) disse em alto e bom som, embora cuidadoso nas pala-vras, após uma auditoria séria e competente, que a saúde no Estado de Santa Catarina está abandonada. Só não entendeu quem não quis. Quem acha que está bem essa área deve visitar uma emergência de um hospital. Será que essa audito-ria trará resultados ou ficará só no papel?

Santur – a propaganda é a alma do negócio Bancada do PP na Assembleia entrou com pedido de informa-ções contra o governo do Esta-do no início do ano para obter dados sobre publicidade reali-zada pela Santa Catarina Turis-mo (Santur). Pedido aprovado, resposta negada. Os progres-sistas ingressaram na Justiça.

Tiveram sucesso. O juiz Luiz Antônio Forneroli determinou o fornecimento de todos os documentos. O presidente da Santur negou. Afirmou que os documentos estão à disposi-ção dos deputados na sede da empresa. A bancada assinou procuração ao advogado Gley Sagaz para fotocopiar os docu-mentos. E está na expectativa da liberação dos dados. O que será que esses dados vão mos-trar? Fico no aguardo, por favor me mandem.

O caos em São José está pró-ximoSão José está a um passo de parar. A insatisfação dos servi-dores é visível, os serviços da prefeitura estão cada vez mais precários. Assembleias podem parar áreas vitais. Será que vão deixar São José parar?

Parisotto na ALESC – Tem gente que não estava mais dormindoO empresário Lírio Parisotto, maior acionista individual das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), estaria na Assembleia Legislativa dia 26 de agosto. Convidado da ban-cada do PP, que requereu sua presença, falaria no plenário aos deputados sobre as críti-cas que faz à gestão na Celesc e atos praticados pela antiga diretoria presidida por Eduar-do Moreira (PMDB). A visita a ALESC foi cancelada devido ao surto da Gripe A e foi adiada para setembro. Tem gente que não estava dormindo e agora tem mais uns dias de tranqüili-dade. Tomara que a visita acon-teça. Ou será esquecida? “Tô” de olho.

A festa continua em Brasília – Saindo mais uma concessão no caprichoRenan Calheiros (PMDB-AL) obteve concessão de rádio para José Renan Calheiros Fi-lho, seu filho e prefeito de Muri-ci (AL). Falar o que disso?

Porto de Itajaí – Quem vai pa-gar a conta?Solução para o reinício das obras se perdeu entre discur-sos e promessas. Os trabalhos de recuperação podem demo-rar até seis meses. E Itajaí fica “a não ver navios”. Itajaí mere-ce mais respeito. A cidade tem um prejuízo de mais de 300 milhões de reais com a parali-sação dessas obras. Quem vai pagar esse prejuízo?

A frase de Joares Ponticelli“O governador está no mundo da lua...tem que se atualizar, se informar”. Ao comentar a decisão do Governador de não paralisar as aulas. E aí Gover-nador?

O que é? É uma infecção respiratória cau-sada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagio-sa e ocorre mais no final do outo-no, inverno e início da primavera. Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, além de poder levar à pneumonia, hospitalização e morte. Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode in-fectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C in-fecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias. De uma maneira geral, o vírus in-fluenza ocorre de maneira epidê-mica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraque-cida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves com possi-bilidade de complicações fatais. Os sintomas da gripe são frequen-temente mais graves do que os do resfriado. O vírus Influenza tem uma “capa” (revestimento) que se modifica constantemente. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões deste microorganismo, ficando também difícil desenvolver vacinas para proteção contra a in-fecção causada por ele. Por isso, a gripe é um dos maiores problemas de saúde pública.

Como se desenvolve? Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pesso-as, o vírus Influenza se dissemina, principalmente, pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo su-ficiente para ser inaladas por outra pessoa. No revestimento do nariz da pessoa que foi contaminada, ele se repro-duz e se dissemina para a garganta e para o restante das vias aéreas, que inclui os pulmões, causando os sintomas da gripe. Menos freqüentemente, a doença se dissemina pelo toque (mão con-taminada com o vírus) do doente na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz, se contamina. Um dia antes da pessoa sentir os sin-tomas da doença, ela já pode con-tagiar outras. Poderá contaminar por até 7 dias após início dos sintomas - crianças até mais que isso.

Sintomas da Gripe SuínaOs sintomas da gripe suína são bastante similares ao da nossa, vem com febre, falta de apetite, tosse e em alguns casos ainda pode-se ter garganta seca, náusea e vomito.Por serem sintomas parecidos com os nossos para fazer o diag-nostico da gripe suína é preciso

Gripe A - Saiba Maiscoletar amostras respiratórias do paciente para ser analisadas em laboratórios, só deste jeito se pode ter certeza que se trata de gripe su-ína ou não.

Sintomas: • febre • calafrios • suor excessivo • tosse seca - pode durar mais de duas semanas • dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias • fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer • mal-estar • dor de cabeça • nariz obstruído • irritação na garganta

Como Evitar a Gripe Suína

Veja aqui algumas dicas e reco-mendações para evitar que você pegue a gripe suína. Muitas pes-soas estão se contaminando no mundo todo porque não sabem como evitar o contágio pelo vírus da gripe. Por isso é importante ficar informado para não se contaminar com a doença.1) Evite contato com pessoas que estiveram viajando em cidades do México ou de outros países com foco de contaminação nos últimos 10 dias. Se a pessoa não apresen-ta os sintomas da gripe não existe problema.2) Evite contato com pessoas que estejam espirrando, tossindo, com febre, com escorrimento no nariz.3) Evite ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exis-ta ar condicionado como é o caso de supermercados, lojas em sho-pping, metrô, restaurantes fecha-dos, salas de aula, cinemas, etc. Uma pessoa com gripe que esteja espirrando em uma ambiente fe-chado pode contaminar centenas de outras pessoas em pouco tem-po de contato com o ar.4) Prefira lugares abertos e ven-tilados como praças, praias, rua. Quando for a bares, restaurantes ou lanchonetes prefira os locais que fiquem fora do ambiente fe-chado do restaurante.5) Prefira viajar de carro do que de

ônibus ou avião pois são ambien-tes fechados com ar condicionado.6) Use as escadas no lugar dos elevadores.7) Se for necessário frequentar sa-las de aula fique perto das janelas ou perto das portas. Prefira os lo-cais da sala com maior ventilação externa.8) Evite cumprimentar pessoas gripadas. A mão da pessoa gripa-da está contaminada. Seu rosto também está contaminado e pode transmitir a gripe.9) Evite beijar na boca ou ter qual-quer relação física com pessoas gripadas.

Medidas gerais de higiene pessoal:

Cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirraCobrir a boca e o nariz com lenço de papel, nunca com a mão. Colo-car o lenço de papel no caixote do lixo. No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço. A seguir, lavar as mãos. A escola deve facilitar o acesso a lenços de papel.Lavar frequentemente as mãosLavar frequentemente as mãos, com água e sabão, ou com uma solução de base alcoólica, em es-pecial, após ter tossido, espirrado ou assoado o nariz, ou após se te-rem utilizado transportes públicos ou frequentado locais com grande afluência de público.Como regra geral de higiene, de-vem lavar-se as mãos, igualmente, antes de comer, antes e depois de preparar refeições, sempre que se utilize a casa de banho, mexa em lixo, terra, detritos ou dejetos de ani-mais.Sempre que se tenha de servir comida, mudar fraldas ou mexer em brinquedos de utilização partilhada. Fazer o mesmo, sempre que se cuide de pessoas doentes.As crian-ças devem ser ensinadas a lavar as mãos, usando, de preferência sa-bonete líquido, durante pelo menos 20 segundos. Na escola devem ser usadas toalhas de papel ou seca-dores de ar quente para secar as mãos. As crianças devem, também, ser ensinadas a não tocar com as mãos sujas na boca, olhos ou nariz.

Page 4: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE 19 a 25 de agosto de 20094

Enfermeiro será secretário de Comunicação na Prefeitura de SJ

Geral

A saúde está doente, muito doente no Reino de Luiz XV, conforme auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Faltam funcionários e equipamen-tos para o Serviço de atendimento móvel de urgência em Santa Ca-tarina. O Governo leva uma dura do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pede providências. A po-pulação sem saber a quem recor-rer espera não precisar de uma ambulância, de um atendimento de emergência ou de um profissio-nal disponível para atendê-la. Uma auditoria do TCE avaliou o serviço de atendimento móvel de urgência em Santa Catarina e relatou a ineficiência do serviço, uma quantidade enorme de difi-culdades que apavoram o cidadão catarinense e quer providências. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que as Secre-

ESCULHAMBAÇÃO NA SAÚDESOS SAÚDE - Descaso e desrespeito com a população

tarias estaduais da Saúde (SES) e da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) apresentem um plano de ação para solucionar os problemas constatados durante auditoria que avaliou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgên-cia (SAMU) em Santa Catarina. O plano deve estabelecer as ações, os responsáveis e os prazos para o cumprimento das determina-ções e recomendações feitas pelo Pleno do Tribunal, na sessão do dia 10 de agosto. O prazo para a apresentação do documento é de 30 dias a contar da publicação da decisão no Diário Oficial Eletrôni-co do TCE.A decisão será encaminhada às secretarias de Estado da Saúde, da Segurança Pública e Defesa do Cidadão e da Fazenda, para provi-dências, e aos Comandos Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, ao governador Luiz Henrique da Silveira, à Comis-são de Saúde da Assembléia Le-

gislativa do Estado e ao Ministério Público, para conhecimento. Entre os problemas constatados duran-te a auditoria estão a insuficiência de profissionais e a precariedade dos contratos de trabalho, a falta de integração entre os órgãos que fazem atendimentos de urgências e emergências pré-hospitalares. Ou seja, estamos a mercê de pre-cisar de um serviço vital que não funciona. O texto do TCE é ameno, cuidado-so, mas reflete a situação crítica que passa a Saúde e Santa Ca-tarina. Quem já precisou desses serviços sabe o quanto é ineficaz esse serviço básico. Em algumas regiões existe apenas uma ambu-lância para vários municípios. O número de profissionais não aten-dem a demanda. Que essa dura do TCE traga resul-tados e que não seja esquecida por ninguém. Saúde é prioridade, embora muitos governantes igno-rem isso.

Um dos principais benefícios esperados com a implantação das determinações e recomen-dações do Pleno, que seguiu proposta de voto do relator do processo (AOR 07/00373454), conselheiro César Filomeno Fontes, é a oferta de profissio-nais suficientes e capacitados para o atendimento das urgên-cias e emergências pré-hospi-talares. Segundo técnicos da Diretoria de Atividades Espe-ciais (DAE), a responsável pela auditoria, todas as oito centrais de regulação do Estado – onde são atendidos os chamados ao 192 e é definida a melhor res-posta para os casos, se um con-selho médico ou o envio de uma equipe até o local da ocorrência – sofriam com carência de pes-soal.A falta de servidores atingia tan-to o setor de regulação quanto o trabalho nas ambulâncias,

A seguir parte da auditória realizada pelo TCE

conforme constatado à época da auditoria, realizada entre março e julho de 2008. O problema foi confirmado por 48% dos profis-sionais que responderam a ques-tionário dos técnicos do Tribunal. Eles afirmaram fazer horas extras regularmente para suprir a defici-ência de pessoal. O motivo era a alta rotatividade de pessoal, oca-sionada, principalmente, pela for-ma precária de contratação.Os médicos que atuavam no SAMU/SC eram contratados por inexigibilidade de licitação e as-sinavam contratos de prestação de serviços. Os demais funcio-nários eram admitidos em caráter temporário – os chamados ACTs. Poucos eram servidores efetivos da Secretaria da Saúde. Os au-ditores salientam que a contrata-ção de profissionais para o SAMU deve ser feita por concurso públi-co.Além desta regra constitucional

não estar sendo seguida, os téc-nicos também apontaram que os contratos dos médicos e ACTs poderiam ter duração máxima de dois anos. Porém, 87% desses contratos estavam vencidos, ou seja, a situação da maioria dos profissionais estava irregular. Ou-tro problema referente a recursos humanos foi a falta de programas de formação e de educação con-tinuada para os profissionais do SAMU/SC e a carga horária dos cursos oferecidos, inferior à exigi-da pelo Ministério da Saúde. A atuação conjunta entre os ór-gãos que fazem atendimentos de urgência e emergência também é esperada pelo TCE com a implan-tação do plano de ação. Apesar de o Plano Estadual de Atenção às Urgências prever a atuação conjunta dos profissionais do SAMU/SC, Corpo de Bombeiros (Cobom) e da Polícia Militar (PM), na prática isso não é comum. A

falta de contato entre as centrais, constatada pelos auditores do TCE, acarretava no envio de mais de uma ambulância para atender a mesma ocorrência e, conse-qüentemente, desperdício de re-cursos humanos e financeiros.Foi constatado, ainda, o não cum-primento de norma do Ministério da Saúde pelo Corpo de Bom-beiros com relação à regulação médica dos atendimentos. Todos os pedidos de socorro médico efetuados para o Corpo de Bom-beiros e a Polícia Militar devem ser, obrigatoriamente, retransmi-tidos à Central de Regulação do SAMU, para que possam ser ade-quadamente atendidos por um médico, segundo a Portaria nº 2.048/2002. No entanto, o manu-al de “Procedimento Operacional Padrão” do Corpo de Bombeiros orienta seus profissionais a não receberem ordens de médico re-gulador.

Os auditores da Diretoria de Atividades Especiais também constataram irregularidades no local e na forma de estocagem de medicamentos. Das oito cen-trais de regulação, somente a de Florianópolis, que armazenava os medicamentos na Gerência Estadual do SAMU/SC, possuía a supervisão de um farmacêu-tico responsável – profissio-nal qualificado para organizar, guardar e administrar um almo-xarifado de medicamentos. Nas demais centrais, as estocagens eram feitas junto com material de limpeza e de expediente, em salas não arejadas, úmidas, com bolor e prateleiras encosta-das nas paredes, podendo, in-clusive, comprometer a eficácia dos medicamentos.

Fonte: Decisão 2709/2009 - ACOM / TCE-SC: 2009

Em 2007 o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE) viajou acom-panhado de sua filha para os Es-tados Unidos. As despesas foram pagas pelo Senado. Ele afirma se ficar comprovado a ilegalidade na operação devolverá os valores aos cofres do Senado. Argumen-ta que o Senado autorizou o pa-gamentos dessas despesas e por isso não vê problema algum.– Se for errado, se houver ilega-lidade, vou devolver. Mas nenhu-

A viagem da filha de tucano: Mais um voo

irregular? ma correspondência foi feita ao meu gabinete. Eu fiz uma requisi-ção legal nos termos solicitados pelo Senado e recebi a permis-são legal – disse Guerra.A reportagem que foi publicada pela Folha de S.Paulo afirma que a advogada Helena Olympia A. Brennand Guerra, filha de Sérgio Guerra, viajou para Nova York, em 2007, e gastou R$ 4.580,40 - em diárias pagas com dinheiro público.

Um enfermeiro passou a coman-dar a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José desde a última segunda-feira, quando to-mou posse o doutor Gelson Luiz de Albuquerque, que está se des-ligando da Financiadora de Estu-dos e Projetos (FINEP), em Brasí-lia. Ele, que é doutor em filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também atua em áreas como tec-nologia e inovação, gestão e po-líticas públicas para a saúde. É irmão do deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e secretário do PSB em Santa Catarina. Apesar de Gelson não ter formação em comunicação, o prefeito Djalma

Berger (PSB) garante que o amigo é polivalente. “Só falando com ele para perceber como é articulado e tem afinidade com o setor. Ele au-xiliou no planejamento de comuni-cação da minha campanha. E foi difícil a Finep abrir mão do profes-sor, pois é difícil encontrar alguém como ele”, destacou.De acordo com o novo Secretá-rio de Comunicação ele pretende desenvolver um trabalho que pre-tende dar mais visibilidade ao pre-feito Djalma Berger. No entanto, só resta saber se o bom trabalho jornalístico que vinha sendo de-senvolvido pela assessoria de im-prensa da prefeitura irá continuar mostrando os trabalhos de todo o

executivo municipal josefense ou se a prioridade é mostrar as ações do prefeito Djalma Berger?Como alguns Ministros do Supre-mo decidiram que não há necessi-dade de diploma para ser jornalis-ta e que qualquer um pode exercer a profissão o chefe do executivo josefense chamou um enfermei-ro para comandar a imprensa da prefeitura. Não desmerecendo o trabalho do professor Gelson, será que na grande Florianópolis não existe um profissional da área com capacidade suficiente para comandar a Secretaria de Comu-nicação de São José? Ou essa é só mais uma ação política partidá-ria do prefeito? Eis a questão.

Page 5: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE19 a 25 de agosto de 2009 5

Polícia

A lua de mel entre o prefeito da Capital Dário Berger (PMDB) e os vereadores da base parece ter chegado ao fim. A crise dá sinais na falta de entrosamento dos go-vernistas, o que gera atraso na tramitação de projetos do Exe-cutivo e na insatisfação de par-lamentares como Renato Geske (PR) e Badeko (PPS), que podem ser os mais novos integrantes de um bloco independente dentro da Câmara de Florianópolis.Não é de hoje que os dois recla-mam do governo. O republicado, que se sente completamente des-prezado, demonstrava fidelidade quase canina ao prefeito, o que lhe dava quase o status de líder do governo. Mais aí os pedidos do republicano começaram a não ser respondidos. Também pesou o fato do Executivo não ter envia-do ninguém à audiência pública sobre ciclo faixas realizada na Lagoa. Nem o vice-prefeito, João

Fim da lua de mel entre Dário e vereadoresBatista, companheiro de partido, deu o ar da graça. Renato da Far-mácia, como é conhecido, pas-sou engrossar o couro da opo-sição e a acompanhar o grupo nas votações. Hoje, a oposição declarada é formada por João Amin (PP), Dr. Ricardo (PCdoB) e o democrata Jaime Tonello. Já a indignação do vereador Mar-cos Aurélio Espíndola, o Badeko (PPS), vem desde a distribuição dos espaços políticos na prefei-tura, quando Dário Berger reele-geu-se. Presidente municipal do PPS na Capital, a revolta Badeko aumentou nos últimos dias. Autor de projeto que tenta regularizar a situação dos malabaristas de rua junto à Fundação Franklin Cascaes, a repressão de Dário sobre tais artistas não o agradou. Hoje, nos bastidores da Câmara, Badeko estaria travando atos da mesa diretora, ao negar-se a assi-nar documentos.

Jornais divulgam novos deta-lhes do desvio de dinheiro pela UniversalO jornal “Folha de São Paulo” do dia 14 traz uma reportagem sobre as investigações do Ministério Público que levaram à denúncia contra Edir Macedo e mais nove pessoas. Segundo o jornal, em uma investigação concluída em 1997, fiscais da Receita Federal concluíram que o dinheiro da igreja foi desviado para o patri-mônio particular de seus líderes.

Lobos em pele de cordeiroO uso da “má fé” deve ser combatido

Ex-governador Paulo Afonso e o deputado Narciso Parisotto são condenados A Justiça determinou que R$ 260 mil repassados pelo Estado ao Ser-viço de Ação Social da Igreja do Evangelho Quadrangular em 1997 devem voltar aos cofres públicos com juros e correção monetária. O dinheiro foi transferido pelo governo estadual como subsenção social. Foram condenados a devolver o valor o ex-governador Paulo Afonso Vieira (PMDB), e o deputado esta-dual Narcizo Parisotto (PTB).

Duas matérias que deixam claro o uso da “má fé” por pessoas que só querem o bem pessoal. Pes-soas que se beneficiam da fé em beneficio próprio. Noticias assim acabam denegrindo pessoas sé-rias que atuam nas comunidades, que buscam o bem comum e que

auxiliam milhares de pessoas. As Igrejas têm feito um trabalho mara-vilhoso, atendendo, buscando so-luções e principalmente mostrando caminhos para uma vida melhor. Essa notícias servem para mostrar a manipulação da fé. É importante separar o joio do trigo, é importante

ressaltar o trabalho social realizado por todas as Igrejas e que elas con-tinuem atuando em prol das pes-soas carentes e necessitadas. Mas vamos cuidar, cuidar muito bem desses lobos em pele de cordeiro.

Arthur Júnior

Mais um sinal do “climão” en-tre vereadores e o prefeito da Capital Dário Berger (PMDB). A assinatura de uma moção de protesto contra o peemedebis-ta, por conta da falta de ações efetivas para atender adequa-damente os casos de gripe A em Florianópolis, causou mal-estar na bancada do PP. Proposta pelo vereador Acácio Santiago, a moção foi assina-da pelos vereadores Renato Geske (PR), Badeko (PPS), Jaime Tonello (PFL) e Ricardo Vieira (PC do B). Os dois cole-gas de Acácio, Dalmo Mene-ses e João Aurélio, se negaram a assinar a moção.

Vereadores assinam moção de protesto

contra prefeito Dário Berger

Em apenas 12 horas 26 presos fugiram da Central de Triagem do Estreito. A fragilidade do sistema de segurança ficou comprovada, causando medo aos populares. Primeiro quatro detentos fugi-ram por um buraco e esse bura-co não foi fechado pela Central, ocasionando nova fuga, 12 horas depois da primeira fuga. Mais 22 criminosos nas ruas da região. O grupo usou um buraco aberto por

quatro detentos, que escaparam às 17h da última sexta-feira 14/08 – eles serraram a grade. Por incrí-vel que pareça essa abertura não foi fechada e possibilitou nova fuga.Infelizmente não é nenhuma sur-presa ou novidade. Em pouco mais de um ano é a terceira fuga em massa que acontece na Cen-tral de Triagem. São 138 foragi-dos no total. Sem contar que em

A SEGURANÇA ESTÁ NO BURACOFuga em massa no Cadeião apavora população

fevereiro desse ano 69 presos escaparam usando a porta da frente. Logo após essa fuga os prefeitos de Biguaçu, São José e Florianópolis, mais o secretário de Desenvolvimento Regional, Valter Galina se reuniram e garan-tiram a construção de unidades prisionais nas cidades de Palho-ça, além de Biguaçu, São José e Florianópolis. Para variar as pro-messas não saíram do papel.

Jaifson Rozar, 30 anos, participou no último sábado, 15, de uma fes-ta na Praia de Palmas em Gover-nador Celso Ramos, A Feijoada da Iliete, no entanto o rapaz foi agredido por seguranças da re-ferida festa. Segundo Rozar, ele teve um desentendimento com uma jovem e o chefe da equipe de seguranças pediu para que ele deixasse o local. Rozar pronta-mente, a quem estava organizan-do a festa era sua parenta e para não perturbar o evento atendeu e foi para o estacionamento pegar seu carro para ir embora.No entanto, para sua surpresa, dois seguranças o atacaram pe-las costas, sem dar chance de ex-plicações e reação, começaram a agredi-lo fisicamente com socos e ponta pés. Rozar caiu no chão e os seguranças desferiram vários chutes na cabeça e estômago da

Jovem é agredido por seguranças em festa na Praia de Palmas

vítima. Logo após a ação os dois segu-ranças, não identificados sumi-ram da festa, pois Rozar retornou para o local do evento e relatou o fato a sua parenta. Em segui-da ele deixou o local e foi até a central de polícia de São José e registrou um boletim de ocorrên-cia. Na segunda-feira, 17, Rozar foi submetido a exame de corpo de delito. O caso será investigado pela polícia.

A Polícia Civil, através da 10ª DP da Capital, prendeu por roubo, Marciel Alaercio dos Espírito San-to, de 32 anos, e Josan Neuroci Francisco, 24, no último dia 14, na Praia da Galheta, em Floria-nópolis. A dupla foi surpreendi-da em um local de acesso para trilhas, logo após assaltar dois turistas italianos, utilizando uma faca. Marciel e Josan estavam com pertences das vítimas, como iPods, celulares, óculos de sol e certa quantia em di-nheiro.De acordo com o Delegado Anselmo Cruz, na casa de Josan, os policiais apreen-deram um notebook, rou-bado de outro casal, no dia anterior, na Praia da Ga-lheta. As vítimas estavam pesquisando uma baleia encontrada morta naquela

Polícia Civil prende assaltantes em praia da Capital

praia. O casal permaneceu duas horas em poder dos assaltantes, que ficaram escondidos no mato, até o anoitecer. Segundo o Delegado, a dupla está sendo investigada, ainda, pela prática de outros seis roubos na região. Maciel registra antece-dentes por furto e a dupla admitiu que vinha assaltando especial-mente turistas estrangeiros.

Policiais do 7º Batalhão de Polí-cia Militar (BPM), ao realizar uma barreira policial na localidade do bairro Jardim Zanelato, em São José, na grande Florianópolis, flagraram um homem portando ilegalmente uma arma de fogo.O fato se deu na ultima semana, quando uma equipe de policiais trabalhava na barreira e suspei-taram da reação suspeita de um motorista. Este, ao avistar o bloqueio policial, tentou se des-vencilhar estacionando o veícu-lo saindo rapidamente para um terreno baldio. Alguns policiais perceberam a ação do motorista e resolveram abordar o homem. Com ele foi encontrada uma pis-tola com nove munições. No carro estacionado, momentos antes da tentativa de fuga foi en-

Homem é preso com pistola ao tentar fugir da barreira policial em São José

contrado um canivete. Por estar com a documentação do veículo atrasada, o carro foi recolhido e encaminhado ao pátio do SI-NASC.A guarnição deu voz de prisão ao homem, sendo que o mesmo foi encaminha à central de polícia da cidade de São José, juntamente com as armas apreendidas.

Page 6: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE 19 a 25 de agosto de 20096

Comunidade

Criada em novembro de 1999, com o objetivo de buscar auxí-lio para o desenvolvimento da comunidade, a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Residencial SUVEC, não teve um início em que poderíamos dizer, não tão promissor. Após alguns meses de atividade a entidade teve suas atividades interrompi-das por um longo período. Somente no ano de 2005, com a chegada de um grande condo-mínio na comunidade a Associa-ção retoma suas atividades. Um grupo de amigos ao verificar a falta de ações em prol da comu-nidade decidiu reativar a entida-de. A falta de uma infraestrutura adequada, falta de transporte coletivo, falta de um local de la-zer e tantos outros problemas enfrentados pelos moradores, o grupo de amigos tomou frente e os trabalhos iniciaram.Uma das primeiras ações foi à busca de uma solução para a fal-ta de um transporte coletivo que realmente atendesse aos mais de 1500 moradores do Jardim Residencial SUVEC. A situação era delicada, no entanto, com muito empenho e determinação esse grupo de amigos elegeu a nova diretoria da Associação, encabeçada por Rosane Fran-cisco Nunes da Silva, e foram atrás de uma solução para o problema.Na ocasião os representantes

SUVEC, um local de bons amigosda comunidade entraram em contato com os órgãos públicos competentes e com a direção da empresa que era detentora da concessão da linha (empresa Biguaçu). Após muita negocia-ção a entidade foi atendida e a empresa atendeu as reivindica-ções da comunidade e colocou a disposição um horário integral de ônibus da linha Barreiros. Também foram conquistados mais horários para o Dona Adé-lia. “Após isso nós percebemos que se fossemos unidos tería-mos mais forças para conseguir melhorias para o nosso bairro”, disse a presidente da Associa-ção Dona Rosane.O trabalho da presidente frente a entidade foi intensificado após conhecer a Agente de Saúde da comunidade senhora Julie-ta Isabel Frandolozo (Relações Públicas da Associação) e jun-tas desenvolveram várias ações em favor da comunidade . Após a conquista de melhorias no transporte coletivo a diretoria da entidade passo a priorizar ou-tras ações como reivindicar me-lhorias nas ruas da comunidade que na época estão em péssi-mas condições de trafegabilida-de ação que também foi atendi-da pelo poder público municipal josefense. O grupo de amigos também solicitou junto a Prefeitura Mu-nicipal melhorias na praça da

comunidade e recuperação da iluminação pública para da mais segurança aos moradores, prin-cipalmente para aquelas pesso-as que voltam de seus trabalhos no período da noite e também para os jovens que estudo a noi-te. Também a comunidade foi atendida.

Dentre as várias ações desenvol-vidas pela diretoria da Associa-ção de Moradores, a Relações Públicas da entidade Julieta Frandalozo destacou a campa-nha do agasalho, deste ano, que recolheu mais de 1.500 peças de roupas, vários sapatos, louça e alimentos. O material arrecadado

Buscando dar continuidade a esse trabalho a diretoria da en-tidade elaborou alguns projetos que serão implementados do decorrer da gestão. Entre eles destacam-se:

- Desenvolver ações para atender a terceira idade da comunidade;- Reciclagem do Lixo. Com orien-tação dos moradores para que façam a seleção de seu lixo e da importância da reciclagem para a comunidade.

- Reciclagem do óleo de cozinha. Distribuição de folhetos informati-vos a comunidade;- Aquisição de um terreno para a construção da sede da Associação de Moradores;- Buscar junto a prefeitura munici-pal uma parceria para desenvol-ver um projeto de preservação, contenção de uma área verde da comunidade, que é considerada a última área verde da cidade de São José e,- Desenvolver um projeto de socia-

foi distribuído para várias pesso-as, como por exemplo: Comuni-dade indígena São Miguel, para a Aça Social da Paróquia Santa Cruz, que atendeu as comuni-dades do José Nitro, Zanelatto, Morar Bem e Dona Vanda. E uma parte foi destinada para algumas famílias do Jardim Janaina.

Projetosbilidade da praça da comunida-de, objetivando ações de vânda-los no local.

“Nosso trabalho é árduo, mas, repito, se continuarmos unidos e desenvolvermos projetos que realmente venham ao encontro dos anseios e desenvolvimento da comunidade chegaremos ao nosso objetivo que é o bem estar da coletividade”, destacou a líder comunidade Rosane Francisca Nunes da Silva.

Diretoria da SUVECPraça revitalizada, uma conquista da Associação

Page 7: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE19 a 25 de agosto de 2009 7

Comunidade

Paulo Eduardo Sens, natural de São José, casado com Dnª Elza Alflen Sens, há 39 anos, com quem teve 05 filhos, sendo: Cesar Augusto (in memoriun), Patrícia Regina (35anos), Paula Lucia (34), Marcos Paulo (23) e Ana Karoliny (20) e 02 netos: Ar-tur (16 anos) e Ana Luiza (03, to-mou gosto pela música quando ainda era menino, ao ingressar no seminário de Azambuja na cidade de Brusque.Lá ele descobriu o gosto mu-sical e também o seu talento. Passou a cantar e aprendeu a tocar violino. Sentindo que não seguiria mais a doutrina, saiu do seminário em 1966 e foi fa-zer filosofia em um seminário de Curitiba (PR), curso que não concluiu. Em 1967 retornou para São José (SC) e recebeu do Padre Jutino convite para dar início a atividade, na área musical, oportunidade em que inicio o coral que hoje tem o nome de Associação Coral Sa-grados Corações. Isso ocorreu

A batuta que nunca deixou de atuarno ano de 1969.Paulo Sens foi o primeiro maes-tro e fundador do coral. Após foi convidado para reger o coral da comunidade de Areias, na Pa-róquia Santa Cruz. No entanto, após alguns anos Paulo decidiu se afastar das atividades.Quando iniciou no ramo mú-sical, Paulo Sens cantava mu-sicas religiosas e folclóricas. “Além de cantar músicas reli-giosas eu queria fazer com que as pessoas despertassem para uma nova perspectiva de vida, ouvindo as músicas que can-tava, não só com sacras, mas também com músicas popula-res, pois isso estava na alma do povo”, disse Paulo Sens.Como maestro de coral Sens fi-cou na atividade por mais de 25 anos. Nesse período participou de vários eventos no Estado, como apresentações em emis-soras de televisão e participa-ção em vários festivais. “Nesse período todo nunca cobrei um centavo. Fazia porque gostava

de música. Era um hobby que tinha”, destacou Paulo Sens.A sua trajetória no mundo da música é longa e cheia de pecu-liaridades, onde Paulo Sens ao relembrar cada momento, revive na memória essa história de en-canto e magia. Ao lado de sua esposa, Dnª Elza, Paulo relem-brou fatos que marcaram sua vida, destacando o fato de não seguir estudando no seminário para seguir a carreira de Padre. Segundo Paulo, ele percebeu que estava faltando algo em sua vida e após muito pensar deci-diu abandonar o celibato. Logo em seguida conheceu Dnª Elza com quem casou em 1970. Atualmente Paulo Sens partici-pa em algumas comunidades tocando violão e cantando em algumas missas.Fugindo um pouco da música, pois sempre foi uma pessoa muito participativa nos proble-mas da comunidade, decidiu no ano de 1992 disputar uma vaga no legislativo josefense. Na

oportunidade conquistou, pelo PSDB, aproximadamente 250 votos. Como não obteve êxito e frustrado com a política decidiu abandonar sua trajetória. Outra paixão de Paulo Sens é escrever, inclusive, já publicou um livro com seus pensamen-

tos de autoestima e otimismo. “Enjetai em vossas mentes pen-samentos otimistas, libertando-vos da desconfiança e falta de fé. Libertação é vida nova. É caminhada, é o deslocamento da planície para o monte”, frisou Paulo Sens.

Page 8: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE 19 a 25 de agosto de 20098

Variedades

Áries

21/03 a 20/04 Ótimo período para obter a colabo-ração de outras pessoas para mu-dar a sua vida para melhor. Contu-do, seja mais determinado(a) e evite a precipitação. Ótima fase para o trabalho, contatos sociais, amiza-des e amor. Seu poder de sedução se intensifica nas noites deste mês, favorecendo suas conquistas.

Touro

21/04 a 20/05 Excelentes influências para desen-volver suas atividades de um modo geral. Aproveite, pois esta é a me-lhor fase para progredir profissio-nal, social e materialmente. Êxito romântico, sentimental e para novos afazeres. Seu lado intelectual estará ainda mais apurado.

Gêmeos

21/05 a 20/06 Será improdutivo preocupar-se com o que os outros possam fazer ou di-zer a seu respeito. Ninguém é per-feito. Mais vale uma orientação do que uma crítica amarga. Problemas familiares. Na alimentação, procure evitar excessos. Câncer

21/06 a 21/07 A influência do período promete a você lucros em negócios e em em-preendimentos ousados. Sucesso social e bom para viajar. No momen-to, será mais adequado ouvir do que falar. Leão

22/07 a 22/08 Período em que fará muitos rela-cionamentos, mas poucas ami-zades sinceras e leais. Por outro lado, é bom ir se precavendo, pois você entrará em uma fase desfa-vorável e difícil, mas passageira.

Virgem

23/08 a 22/09 Fase em que deverá tomar cuidado com estranhos, novas amizades, vizinhos e pessoas que são de sua inteira confiança. Para evitar aci-dentes, só viaje se for de muita ne-cessidade. Cuide da saúde e evite excessos.

Libra

23/09 a 22/10 Procure a companhia de colegas e amigos, vizinhos e irmãos. Troque ideias e informações com eles e to-dos sairão ganhando. Retribua visi-ta, uma boa palavra ou um presente. Faça para os outros o que deseja para si. À noite, será mais favorável ao seu romance de amor. Escorpião

23/10 a 21/11 A influência astral lhe propicia fe-lizes contatos com os pais, filhos, parentes e com pessoas da sua alta estima. Procure, também, le-var a paz aos mais necessitados, transmitindo-lhes mais otimismo e confiança. Bom para tentar a sorte na loteria. Divirta-se e passeie. Sagitário

22/11 a 21/12 Período benéfico, favorável a tudo que pretenda realizar. Faça deste período um marco de esperanças, otimismo e felicidade. Procure vivê-lo intensamente. Procure olhar com objetividade o que está acontecen-do.

Capricórnio

22/12 a 20/01 A benéfica influência desta fase atin-girá diretamente sua capacidade mental, dando-lhe mais disposição para entabular e pensar nas novas empresas e especulações que pre-tende realizar. Período favorável aos jogos, loterias e sorteios.

Aquário

21/01 a 19/02 Período em que, pela influência e colaboração dos amigos, vizinhos e superiores, poderá realizar seus desejos. Ótimo para o amor. Não descuide da saúde. Acidentes po-dem acontecer se você abusar. Previna-se. Peixes

20/02 a 20/03 Momento astral excelente para tratar de negócios novos. Submeta-se a testes psicológicos, aprimore seus conhecimentos porque a continui-dade de Saturno lhe favorece. Óti-mo para associações e para mudar de emprego se o atual não o(a) sa-tisfaz. Visite uma praia e coloque seus pés na areia.

Horóscopo

Cinema

Perguntas Curiosas

Porque é que não dói cortar o cabelo?

O pêlo tem duas partes: raiz e haste. A raiz está dentro da pele (epiderme), numa camada onde está a papila, responsável pelo seu crescimento. As células no-vas empurram as velhas para cima. Assim elas vão- se “trans-formando” em haste já mortas. Quando arrancas o pêlo, isso dói, porque tiras a raiz que está viva. Agora, quando cortas, estás a cortar células mortas. Porque é que coramos quando estamos com vergonha?

Em situações de perigo, alegria ou raiva o cérebro leva sinais até as glândulas supra-renais para produzirem adrenalina. Com isso, os vasos sanguíneos dilatam-se e o sangue passa em maior quan-tidade. Em regiões onde há mais vasos, como o estômago, rosto e coração, há mais sangue a circu-lar. Por isso ficamos vermelhos.

A Sauna emagrece? A água en-gorda?

Esta afirmação é falsa. O suor não é gordura. É apenas líquidos que o nosso organismo expele como forma de manter a temperatura equilibrada. É uma forma natural de arrefecimento do organismo. E mais, toda essa água que o nos-

so organismo expele, é reposta ao beber água. A água é a única substância que possui 0 calorias. E se não tem calorias, não engor-da. Portanto podemos (como de-vemos) beber água sempre que tivermos sede. Porque é que o corpo fabrica gases?

Os gases do estômago (arro-to) são o ar que engolimos pela boca. Até a composição dele é igual à do ar que respiramos: ni-trogênio, oxigênio, hidrogênio e dióxido de carbono. Já os gases do intestino, fabricados pelo in-testino grosso durante a digestão, possuem também o gás metano, produzido quando os alimentos se decompõem. Porque é que as pessoas têm chulé?

Mesmo sem chulé, o pé tem um cheiro característico. Todos os animais produzem certas subs-tâncias no corpo que exalam odor, são as ferormonas. Elas servem para identificar o indiví-duo e, em certos animais, como forma de atração sexual. O chulé aparece quando a pele dos pés é atacada por micróbios (plantas ou animais microscópicos) que agem juntamente com o suor do corpo.

Porque é que bocejamos?

Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de dióxido de carbono no sangue tende a au-mentar. Durante o bocejo, a pes-soa inspira mais ar e o organismo equilibra-se. Isto porque a quan-tidade de oxigênio na corrente sanguínea aumenta.

Porque é que nos coçamos?

Não se sabe exatamente, pois muitas comichões não têm ne-nhuma causa óbvia e não estão associadas a doença nenhuma. Mas muitos cientistas especulam sobre sua função. Alguns acre-ditam que a comichão avisa-nos de uma dor que pode surgir caso uma providência não seja toma-da. Outros especulam que a fina-lidade era avisar ao homem primi-tivo que estava na hora de tirar os parasitas e larvas do cabelo e do corpo. A comichão também pode ser um sintoma inicial de algumas doenças mais graves, como dia-betes, por exemplo.

Operação Valquíria

Em Operação Valquíria Tom Crui-se é o Coronel do exército alemão Claus von Stauffenberg, que começa a achar que o regime imposto por Adolph Hitler (David Bamber), não era nada bom para a Alemanha. O sentimento, que é reforçado com a perda de sua mão direita, de dois de-dos da esquerda e de um dos olhos, aproxima o general de outros milita-res, interpretados por atores ingleses (como Kenneth Branagh, Bill Nighy, Terence Stamp e Tom Wilkinson), que também não acham bom seu país ser conhecido como a “Alemanha de Hitler”. O grupo organiza um dos vários atentados a vida de Hitler, talvez o que tenha chegado mais perto de obter sucesso. O plano era aproveitar uma confe-rência na qual o ditador faria um discurso para elimina-lo, assim como seus possíveis sucessores.

CIC – Centro Integrado de Cultura – Avenida Irineu Bor-nhausen, 600 – Fone: (48) 3953-2301 - 20h – Legendado.

Psicose

Após dar um desfalque de U$ 40 mil na empresa onde tra-balhava, a secretária Marion Crane se hospeda em um hotel de beira de estrada. Norman Bates, que cuida do hotel,é um homem tímido e quieto que parece dominado pela mãe. En-quanto toma banho, Marion é atacada pelo que parece uma mulher segu-rando uma faca de cozinha.Psicose é considerado uma das grandes obras primas do suspense e do diretor Al-fred Hitchcock.

EUA / 107 min / SuspenseDireção: Alfred Hitchcock.Elenco: Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire.

Sala Museu da Escola CatarinenseLocal: Museu da Escola Catarinense - Rua Saldanha Mari-nho, 196 – Centro (antiga Faed). ENTRADA FRANCA.Sábado (29/8) às 18h.

G.I. Joe – A origem de Cobra

Das montanhas da Ásia Central aos desertos do Egito, passando pelas ruas lotadas de Paris e por baixo da calota polar do Polo Norte, o grupo de elite de agentes conhecido como G.I. Joe embarca em uma aventura sem fim usando as mais modernas tecnologias de espionagem e equi-pamento militar para evitar que o comerciante de armas Destro e a crescente ameaça da misteriosa or-ganização Cobra levem o mundo ao caos.

Cine Floripa Shopping - Rede Cinemark - às 13h40 - 16h10 - 18h40 - 21h10.Cine Iguatemi - Rede Cinesystem - às 13h - 15h20 - 17h40 - 20h - 22h20.Cine Itaguaçu - Rede Arco-íris - 14h20 - 16h40 - 19h - 21h20.

Frenesi

Um serial killer está a solta em Lon-dres, ele mata mulheres após estu-prá-las e sempre as mata utilizando uma gravata. Depois de sua mulher e sua namorada serem assassinadas da mesma forma, Richard Blaney se torna o suspeito pela polícia. Traído pelo amigo, Richard é preso e con-denado, e jura vingança.

EUA / 116 min / Suspense Direção: Alfred Hitchcock.Elenco: Jon Finch, Blaney Alec McCowen, Barry Foster, Billie Whitelaw, Anna Massey, Barbara Leigh-Hunt.

Page 9: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE19 a 25 de agosto de 2009 9

EsporteCristian de Los SantosContato: [email protected]

Amador

No clássico sulista entre Bangu e Cruz de Malta,os donos da casa não tomaram conhecimento do vice líder da competição,resultado Bangu 4x2 Cruz de Malta. Ou-tros resultados:Barrense 4x2 Jurerê,Bandeirante 2x3 Botafogo e Grêmio 0x0 Avante,o Canto do rio folgou nesta rodada.Pelo qua-drangular final da segundona os seguintes jogos:Vila 2x3 Paula Ramos e Flamengo 0x3 Palmei-ras.

Em São José, o Montenegro assumiu a liderança isolada após vencer o CCF por 3x1, e a derrota do Palmeiras fren-te ao Ipiranga por 2x0. Demais resultados:Americano 0x1 Pro-casa, Jard.Palmeiras 0x2 Arga-bem, Unidos 0x5 Balança Rede. AMCSJ folgou nesta rodada.

No Municipal da Palhoça um confronto reviveu a final do ano passado, Cerâmica e Cruzeiro. Jogaram pela sétima rodada da competição, e a equipe da Guar-da do Cubatão começou melhor e abriu 2x0 no placar, o time do bairro São Sebastião não se inti-midou e buscou o empate. Melhor para o Cerâmica que manteve a liderança. Demais jogos: Praia Sol 1x3 Paissandu,Bela vista 1x1 MIB,Eldorado 2x0 Paraíso e Avan-te 5x2 Liverpool. Na categoria jú-nior o Liverpool venceu o Avante por 4x0 e segue isolado na ponta.

Liga da Comarca de BiguaçuSantos x Fundos*Limeira 0 x 1 BiguáPalmeiras 1 x 2 PradenseFigueirinha 1 x 1 Pescador* partida não realizada pela au-sência

Figueira segue vivo na série B

Foi a vitória da garra e da emoção, mas acima de tudo do alívio, principalmente para o técnico Roberto Fernandes. Vamos aos fatos,o time alvinegro come-çou tomando as rédeas da partida, até os 30 minu-tos de jogo o Figueirense já poderia estar goleando a fraca equipe do Duque de Caxias. Final do primeiro tempo 2x0 para o Furacão, com uma atuação impecável do meia Fer-nandes, autor dos 2 gols alvinegros. O time do Estreito ainda contou com uma bela partida do menino Lucas e do atacante Paulo Sergio. O fato do jogo ser no Rio de janeiro, sua terra natal, o atacante mostrou ter qualidade para buscar uma vaga no ataque, vaga esta que permanece em branco, já que Roberto Fernandes ainda não encontrou uma compa-nheiro a altura de Rafael Coelho. Voltando ao jogo, no segundo tempo o Figueira continuou a pressionar e a perder gols, foi quando o glorioso técnico alvinegro inventou de sacar do time os dois melhores atletas em campo, Fernandes e Lucas. Daí para frente foi um “deus nos acuda”, transformando um jogo teoricamente fácil num teste para cardíaco. Aos 28 da segunda etapa Silva desconta para o Duque de Caxias. Sentindo o baque o time catarinense recua e toma pressão até que, aos 35 minu-tos o meia Thalheti aumenta a vantagem alvinegra. Não deu tempo de comemorar, por que 2 minutos depois a equipe do Rio desconta com Leandro Cruz. 3x2 foi o placar final.Jogo complicado típico de série B. O mais importante foram os 3 pontos na bagagem, a conquista da quinta colocação, ficando apenas 1 ponti-nho do G4. Sem poder contar com o zagueiro João Filipe e com o lateral esquerdo Egídio, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o treinador Roberto Fernandes inicia a preparação para enfrentar na próxima sexta-feira (21), o São Caetano, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.Para esta partida, Roberto Fernandes poderá contar com o retorno dos zagueiros Edson e Régis, além do atacante Rafael Coelho, que cumpri-ram suspensão automática na última rodada.

Campanha invejável

Com gols de Eltinho e Marquinhos, o Avaí ven-ceu o Náutico na noite deste sábado, (15/08), e segue sem perder há nove partidas no Campe-onato Brasileiro da Série A 2009.Na sexta colocação com 30 pontos o Leão da Ilha segue com uma campanha invejável; os co-mandados do técnico Silas jogaram o mesmo arroz com feijão de sempre, mas talvez a grande diferença da equipe azurra ,é que quando alguns atletas que costumam desequilibrar, ficam devendo outros aparecem pra roubarem a cena,foi o caso do la-teral Eltinho, que com uma grande atuação contra o Náutico, vem também tendo um crescimento técnico impressionante em rela-ção ao Eltinho que chegou na Ressacada no começo do ano,de reserva de Uendel a titular absoluto do Avai,confesso que não acreditava em seu futebol, ao que ele tem provado positivamente que me enganei. A melhor resposta aos torcedores, corneteiros e comentaristas se faz assim.......dentro de campo.Marquinhos, o anjo loiro da Ressacada, mais uma vez mos-trou porque é o cara, aparece quando ninguém mais quer a bola,quando alguns se escondem, fingem estarem cansados ou-tros pedem substituição e o líder fica a frente da sua equipe, para assumir a responsabilidade pelas derrotas ou para dividir os mé-ritos pele vitoria. Parabéns galego!Na próxima rodada, o Avaí enfrenta o Atlético Mineiros, no dia 20 de agosto, às 21h00 hs, no estádio Mineirão, em Minas Gerais.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

A garotada do projeto CEFAP & FIGUEIRA - PALHOÇA E SÃO JOSÉ. “JOVENS TALENTOS” 1º FESTIVAL DE FÉRIAS CEFAP&FIGUEIRA - 2009 VALDIR RAMOSCOORDENADOR84028464Airton ReginaldoPresidenteFIGUEIRA ESSE É NOS-SO, ESSE É CATARI-NENSE....

Foto

:VA

LDIR

RA

MO

S

Page 10: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE 19 a 25 de agosto de 200910

Classificados

Agenda

Aeroporto Internacional Hercílio Luz Florianópolis (48) 3331 4000CASAN - Plantão Água e Esgoto 195CELESC - Ligue Luz Plantão 196 Corpo de Bombeiros 193 Correios 0800 560159Defesa Civil 199DETRAN (Informações) (48) 3381 2100

Disque Ecologia - FATMA 1523Disque PROCON (Serviço de Defesa do Consumidor) 1512 Grupamento do Corpo de Bombeiros Florianópolis (48) 3224 7335Polícia Militar 190Polícia Rodoviária Estadual (SC 401) 1551Polícia Rodoviária Federal (BR 101) 191Pronto Socorro 192

Sindicato dos Taxistas Florianópolis (48) 3223-2635SOS Criança 1407SUNAB 198Tele-denúncias 1683Terminal Rodoviário Rita Maria Florianópolis (48) 3212 3100Transporte Urbano 1517 Vigilância Sanitária 1686

Telefones Úteis

Doméstica que durma no local do emprego (11 vagas) de segun-da-feira a sábado até o horário após o almoço, para trabalhar na Lagoa da conceição, Centro, João Paulo, Jurerê, Campeche, Santa Mônica, Itacorubi e Cacu-pé; salário proposto R$930,00 reais exige-se experiência com-provada. Babá que durma no local do em-prego (05 vagas) de segunda-fei-ra a sabádo até após o horário de almoço, para trabalhar no Centro, João Paulo, Jurerê, Lagoa da Conceição; salário de R$900,00 a R$1.000,00 exige-se experiên-

cia comprovada com crianças recém-nascidas ou com crianças na faixa de 3 a 5 anos. Doméstica que goste de criança para trabalhar período da tarde das 13 às 18 horas salário de R$ 450,00 com experiencia compro-vada para trabalhar no João Pau-lo e que resida pelas proximida-des. Babá para trabalhar no periodo da tarde das 13 às 20 horas sa-lário proposto de R$ 600,00 reais que more no norte da ilha e que tenha experiência comprovada.

Interessadas comparecer a Recomendo Agência de Empregos Do-mésticos na rua Felipe Schimdt, 303 sala 517 do edifício Dias Velho, Centro Florianópolis munidas de carteira de trabalho, cpf e carteira de identidade.

Empregos

VALOR HUMANO CONSULTORIA

SELECIONA(ambos os sexos) Assistente administrativo/finan-ceiro, Consultor (a) de vendas, Recepcionista para clínica médi-ca, Doméstica, Babá, Gerente área, Assistente suprimentos, Camareira, Auxiliar

contábil, Televendas eControle de estoque. Endereço: Av Prefeito Osmar Cunha, 183 - Edifício Ceisa Cen-ter, bloco B, sala 706 - Centro - Florianópoliswww.valorhumanoconsultoria.com.brEmail: currículos@valorhumano-consultoria

16º Floripa Teatro Festival de Teatro Isnard Azevedo 200911 a 23 de agosto de 2009

Novamente é chegada a hora de abrir as cortinas para mais um Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, evento que chega com a firmeza de quem percor-reu uma longa trajetória e com a responsabilidade de ter con-tribuído, ao longo desses anos, para aprimorar a arte milenar do teatro. E um festival de artes é sempre um espaço privilegiado de intercâmbio de idéias, opor-tunidade para diálogos e co-nhecimento do que há de novo e provocador no panorama da produção contemporânea. Criado em 1993 para dinamizar a vida cultural da cidade, esti-mular a troca de experiências, e contribuir para a formação de platéia, o festival de teatro de Florianópolis está maior em 2009. A mostra vai reunir 32 gru-pos de sete estados brasileiros, que farão 138 apresentações em 13 espaços da cidade. Ao todo, 193 artistas vão participar do evento, contribuindo para fazer a maior grade de progra-mação da história do festival, e para ampliar o acesso da popu-lação aos bens culturais.Todos os espetáculos de rua apresentados durante esses 13 dias são gratuitos e aber-

tos ao público. As peças infan-tis também têm entrada franca, com distribuição de ingressos a grupos de alunos de escolas pú-blicas previamente agendadas. Além dos espetáculos nos teatros e lonas instaladas em algumas comunidades na Ilha e na região continental, haverá uma agenda paralela com apresentações ao ar livre, lançamento de revista, encontro de teatro de rua, pales-tra, entre outras atividades. Paralelamente às apresentações teatrais, o 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo vai ofe-recer 30 oficinas gratuitas, minis-tradas pelos próprios integrantes dos grupos selecionados, con-

templando vários pontos de in-teresse na formação de atores, técnicos, produtores e diretores.A Fundação Cultural de Floria-nópolis Franklin Cascaes dá as boas-vindas a todos que ajudam a transformar esse evento num grande encontro de arte e inter-câmbio de idéias. Desejamos a todos os participantes uma boa temporada de encontro e apren-dizagem. A cada um, nossos aplausos e hospitalidade!

Telefones:(48) 3324-1415 (48) 3324-1426 Rua Antônio Luz, 260, Centro, Florianópolis /SC - CEP: 88010-410

São inúmeros os casos de pessoas que vivem em seu local de trabalho um profundo estresse, e acabam por contagiar todo o ambiente de trabalho com mau humor, palavras agressivas, ou “fecham o filtro” e não falam nem cumprimentam ninguém, tornando a vida dos colegas de trabalho dias de penúria. Um simples relaxamento, ou a resolução de conflitos rapidamente, pode tornar aquele que poderia ser um “péssimo dia” em um dia agradável. Di-cas que poderão transformar a labuta diária em um lugar mais agradável, e são elas:1 – Respire - Tome consciência da sua respiração o dia inteiro. Quando perce-ber que se esqueceu disso, faça três respirações lentas, profundas, suaves e retome o trabalho.2 – Mude de ares - Gaste alguns minu-tos para ir a um andar diferente, a outro banheiro ou a um lugar a que você ra-ramente vá. Se possível, passe algum tempo aí para se acalmar, respirar ou apenas ficar em silêncio.3 – Renove-se - O ser humano está sempre se renovando. Dorme para se recuperar; come para ter mais energia, perde células todos os dias para dar espaço às novas. Siga o exemplo do seu corpo e renove seu trabalho hoje. Jogue fora o que é desnecessário, ten-te terminar o serviço de um modo intei-ramente diferente. Pense em algo que você gostaria de participar e arrume um jeito de realizar isso.4 – Beba água - Beba pelo menos dois copos de água de manhã e de tarde, principalmente se você trabalha em um lugar com ar condicionado. Você vai perceber que terá menos vontade de comer doces, de fumar ou de roer unhas. E certamente terá muito mais energia.5 – Procure o equilíbrio - Compare es-sas prioridades com o que você faz atualmente. Em qual atividade você gasta mais tempo? E mais tempo? Cor-responde ao que você considera prio-ritário? Esse é o primeiro passo para

encontrar o equilíbrio na vida. Você precisa optar. Veja como conciliar a situação real e a ideal.6 – Seja compreensivo - Da próxima vez que você ouvir um comentário ou uma crítica sobre sue trabalho, leve em conta estes pontos: Não é fácil dizer a uma pessoa o que você achou do tra-balho dela. Quem faz um comentário ou uma crítica está mais tenso do que quem ouve. Se ninguém comentasse nada, não saberíamos em que mudar. As críticas são uma oportunidade de crescimento. Lembre-se das críticas que já fizeram a seu respeito e reco-nheça que tiveram valor.7 – Respeite o fundamental - Não despreze suas necessidades bási-cas. Coma bem, beba muita água, faça exercícios, respire ar fresco, descanse, durma cedo. Não deixe o trabalho determinar essas coisas. Garanta espaço para suas necessi-dades essenciais mesmo no crono-grama mais apertado.8 – Reorganize-se - Você consegue reorganizar o seu espaço no escritó-rio? Às vezes, apenas mudar as pastas de lugar, arrastar a mesa para o outro lado ou mudar a disposição dos qua-dros pode fazer uma grande diferença. Que tal trazer quadros, objetos de arte, lembranças, óleos aromáticos e até música? Se nada disso for permitido, veja o que é possível fazer para dar sua cara ao local de trabalho, mesmo que precise deixar seus objetos pessoais escondidos numa gaveta.9 – Deixe as farpas de lado - Da pró-xima vez que você estiver irritado res-pondendo a um email ou outro tipo de correspondência, largue tudo e dê uma volta. Jogue água fria no rosto, tome um suco, respire fundo algumas vezes. Depois, volte e releia o que você escreveu. Tire as farpas e as palavras duras. Só então envie a resposta.

Fonte: 101 Maneiras de ter um ótimo dia no trabalho, de Stephanie Goddar Davidson, editora Publifolha.

Dicas para melhorar seu dia de trabalho

Feijoada do Avaí 2009

O dia não poderia ser mais festivo para os avaianos. A 3ª Feijoada do Clube ocorre bem no dia do jogo Avaí x Flamengo. Show com Em Cima da Hora, Nózauvivu e Acústico.Ingresso: camisetas antecipadas R$ 25. Valores sujeito a alteração.Local: Em frente ao Restaurante da Ressacada (Dep. Diomicio Freitas, 100 - Carianos). Pontos de venda: Lojas Avaí Store (Ressacada - 3026-1215, Centro - 3206-1699), Assta (Associação So-cial e Cultural dos Torcedores do Avaí), site NósVamos e comissários autorizados.Horário: 11h. - Informações: (48) 3278-0405.

16º Salão do Imóvel e Construfair/SC

Local: CentroSul - Centro de Con-venções de Florianópolis Entidade organizadora: AC Feiras e Eventos

Informações: (48) 3249-0825 / E-mail: [email protected] Site: http://www.acfeiras.com.br/construfair/

Exposição Traços da Memória, Esboços da

História

Uma homenagem a todos os artistas que fazem parte do acervo da Univer-sidade. Durante a mostra está prevista realização de palestra e apresentação de DVDs sobre Arte Contemporânea.Local: Galeria de Arte da Ufsc, andar térreo do Centro de Convivência.Horário: das 10h às 18h30, de segun-da a sexta-feira.Valor: gratuito.Até 21 AgostoInformações: (48) 3721-9683.

O Trajo Folclórico dos Açores

Exposição dos trajes típicos de várias ilhas do Arquipélago dos Açores.Local: Espaço Cultural do NEA (Nú-

cleo de Estudos Açorianos) - Ufsc.Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Valor: gratuito.Até 23/8Informações: (48) 3721-8605.

Exposição Visa Pour L Image

As séries Juventude Dourada, de Marie-Paule Nègre e Não iremos mais à mina – os últimos mineiros de carvão, de Ja-cques Grison, apresentam temas con-temporâneos, norteados pela estética francesa denominada Novo Documen-tário. O festival Visa pour L’Image, criado nos anos 80 na cidade de Perpignan, na França, dedica-se, todos os anos a re-gistrar os grandes acontecimentos do fotojornalismo mundial, através das len-tes dos fotógrafos participantes. Local: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro.Horário: das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.Valor: gratuito.Até 28/8Informações: (48) 3348-7370.

Page 11: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE19 a 25 de agosto de 2009 11

SocialJornalista, fotógrafo e designer, aficionado por tecnologia e comunicação digital. Paulo Luís Cordeiro

Contatos: www.twitter.com/xisluis ou MSN: [email protected]

Festa da Cachaça

A XXII Festa da Cachaça de Antô-nio Carlos ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto, nas dependências da SER Cruzeiro, na comunidade de Santa Maria. O visitante pode-rá saborear a cachaça produzida no município e levar para casa vários sabores da aguardente e li-cores artesanais. A programação é recheada de atrações musicais. Serão bailes e shows de estilos variados com destaque para a apresentação do grupo Garotos de Ouro. Programação comple-ta você confere em http://tinyurl.com/festadacachaca

Bolshoi

Durante nove dias, o Festival de Inverno do Norte da Ilha, que ter-minou no domingo (16), levou a Canasvieiras, Jurerê, Ingleses e região uma programação repleta de atividades culturais, esporti-vas e de lazer. A apresentação do Balé Bolshoi, que fazia parte da programação do Festival e que foi cancelada por recomendação da Secretaria Municipal de Saú-de, como parte dos esforços para prevenção da gripe A, terá nova data divulgada em breve.

Cidade Limpa I

Todos os bairros de São José re-ceberão nesta semana diversas ações para deixar o município mais limpo e bonito. Os trabalhos da Operação Cidade Limpa con-templarão a contratação de 200 novos profissionais de limpeza e manutenção.

Cidade Limpa II

Outra novidade é a instalação no Bairro de uma unidade móvel da Operação para receber suges-tões da comunidade e oferecer

Semana da Diversidade

A Associação de Empreendedores GLBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) confirma a reali-zação da 4ª Semana da Diversidade, de 1º a 6 de setembro, e que traz o tema “Eu Aceito. Eu Respeito” – destacando o papel da família na construção de uma sociedade mais justa e menos preconceituosa. O en-cerramento da programação será no domingo (6/09) na Avenida Beira-mar Norte, com a tradicional Parada da Diversidade, que deve atrair cerca de 60 mil participantes de várias cidades do Brasil. O encerramento da programação será no domingo (6/09), na Avenida Beira-mar Norte, com a 4ª Parada da Diversidade.

suporte à equipe de trabalho. Segundo informações da prefei-tura as ruas de São José já foram mapeadas, identificando as inter-venções que são necessárias em cada uma delas.

Propaganda proibida

A Agência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente as propagan-das de medicamento contra a gri-pe comum. O motivo da proibição é o aumento do número de casos da influza A (H1N1), no Brasil. Resolução proíbe a veiculação de comerciais de medicamentos que não precisam de prescrição médica com propriedades anal-gésicas e antitérmicas. Além de remédios destinados ao alívio dos sintomas da gripe, tais como aqueles à base de paracetamol, dipirona sódica, ibuprofeno e as-sociações.

Fique esperto

O Ministério da Saúde informou que não utiliza e-mails como for-

Renata Oliveira (Rainha da Fenaostra 2008) e Claudir Medeiros (Or-ganizador da Fenaos-tra 2009), durante con-curso que escolheu o reinado da maior festa gastronômica de Floria-nópolis. Renata foi rai-nha durante dois anos seguidos.

ma de contato direto com o cida-dão. O alerta é reforçado porque foram detectados e-mails na inter-net em nome do Ministério da Saú-de com supostas recomendações de prevenção contra a influenza A (H1N1) e um link “clique aqui”. A população não deve abrir essas mensagens e apagá-las imedia-tamente, pois podem ser a porta de entrada para vírus ou para a ação de fraudadores em busca de dados pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito.

Orgulho nacional O cirurgião catarinense José Na-zareno Gil, doutor em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, lança, em Fortaleza, na próxima semana, dia 19, o segundo livro de sua carreira. O profissional que é respeitado em todo o país e até no exterior fará o lançamento para cerca de 1.500 pessoas, no 20º Congresso Brasileiro de Ci-rurgia Bucomaxilofacial. O livro, que trata sobre estética facial é destinado a cirurgiões e ortodon-

Beiramar recebe a Parada da Diversidade no dia 6 de setembro

Foto

: Div

ulga

ção tistas e será lançado em Santa

Catarina no mês de outubro.

Construfair

Salão do Imóvel e Construfair/SC teve início nesta terça-feira (18) em Florianópolis. O 16º Salão do Imó-vel e Construfair/SC, e estende até o dia 23 de agosto e que promete movimentar os mercados da cons-trução civil e imobiliário. A Feira é um local para compra e vendas de produtos, além de haver prospec-ção de negócios, apresentação de novas tecnologias, esclareci-mentos, troca de informações, capacitação profissional, enfim, ações que agregam conhecimen-to e retorno financeiro tanto para clientes quanto para empresários e fornecedores.

Dois meses

Tiago Silva (PPS) assume por dois meses na Câmara de Vereadores de Florianópolis, na vaga do li-cenciado Marco Aurélio (Badeko). Ligado à Fundação Franklin Cas-caes, Tiago já assume com três projetos à encaminhar. Um deles trata de punição contra quem co-mete homofobia. Segundo ele, hoje nas delegacias da capital o assunto é tratado como desdém.

Dupla vergonha

O que deixou muita gente chatea-da nesta semana que passou, foi o fato de um deputado ter usado a tribuna da Assembléia Legislativa para desmoralizar funcionários do parlamento catarinense. Um mo-ção de repúdio, que saiu no final de semana, assinado pela Afalesc e Sindalesc, mostrou que a maioria dos funcionários da Alesc estão na bronca por este episódio, e segun-do a nota de repúdio, foram cha-mados de “Vadios”. Fato isolado, mas que ainda deverá incomodar.

Violência nas escolas

Florianópolis está perto de ter uma das primeiras leis municipais em Santa Catarina para prevenir a violência contra educadores. Esta proteção está contemplada no projeto de lei 13.197, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A proposta é do ve-reador Badeko (PPS).

Foto

: Pau

lo L

uis

Cor

deiro

* UFSC lança Vestibular 2010 e abre período de inscrição para isenções. O concurso será realizado nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, abrindo 5.721 vagas para 76 cursos/habilitações. As inscrições serão abertas de 15 de setembro a 14 de outubro, so-mente via internet, no site www.vestibular2010.ufsc.br. A taxa de inscrição está mantida em R$ 90,00 e poderá ser concedida isenção to-tal ou parcial (50%). * A UFSC vai adotar a nota da pro-va objetiva do Novo Exame Nacio-nal do Ensino Médio (Novo Enem) como percentual de 20% no Vesti-bular 2010. Para compor sua nota do vestibular com o Novo Enem o candidato deverá fazer esta opção no formulário de inscrição no con-curso. * Em relação ao Vestibular UFSC/2009, os novos cursos que serão oferecidos pela UFSC são: Fonoaudiologia e Engenharia Ele-trônica (em Florianópolis), Enge-nharia da Mobilidade (Joinville), Ciências Rurais (Curitibanos) e Tecnologia da Informação (diurno e noturno, em Araranguá). * Operação Cidade Limpa, uma iniciativa da Prefeitura de São José quer levar dignidade, saúde e res-peito aos moradores josefenses. Tem muito bairro precisando desta dignidade, sobretudo a região peri-férica da cidade, como José Nitro, Araucária, Zanelatto ... e outros locais, como Vila Formosa, Forqui-lhas, Potecas ... * Lei anti-fumo parece ser meio po-lêmica. Mas confesso que boa parte da população acha boa esta atitude do poder público em querer proibir a convivência entre fumantes e não fumantes em locais concentrados, como bares e restaurantes. Vejo com bons olhos esta determinação. Afinal de contas, a saúde agradece. * Figueirense respira. Pressionado pelas três derrotas consecutivas nas últimas rodadas do Campeona-to Brasileiro da Série B, o time do Estreito finalmente começa a saber o que é vencer. Partida terminou com o placar de 3x2 contra o Duque de Caxias. * Enquanto o Avaí. Bom, o time Azurra vem fazendo história até este momento na Série A. Não sabe o que é perder, hà um bom tempo. Calando a boca de muito jornalista no eixo Rio-São Paulo. * Final de semana com tempo ma-ravilhoso, céu de brigadeiro. La-goa da Conceição com seus cafés bombando, grande concentração de gente bonita. Amigos reunidos em conversas animadas. Isto é Flo-rianópolis. Pelo menos no outono/inverno temos o privilégio de ainda poder curtir nossos recantos, sem aqueles atropelos do verão, com a invasão de turistas. * Aliás, não sou contra os turistas. Mas sou contra este inferno de trân-sito sem controle e bom gerencia-mento, esse caos que se forma todo a época de verão, seja na Lagoa da Conceição, seja em outros pontos da cidade. * Falando em trânsito? Será que o inicio das obras do tal elevado do Rita Maria irá começar justamente no verão? Ou já ficou no esqueci-mento?

Notinhas

Page 12: Folha da Gente 04

FOLHA DA GENTE 19 a 25 de agosto de 200912

Ilustre Desconhecido

“...Rosas vermelhas, brancas amarelas. Rosa em flor, rosa em botão...” todas elas foram a inspiração para um pai de famí-lia buscar uma forma de sobre-vivência. Ângelo Máximo, depois de perder dois empregos, o pri-meiro como vendedor de jornais e o segundo em um supermer-cado que funcionava na Aveni-da Beira Mar de Florianópolis, e procurar emprego em vários locais decidiu ser vendedor de rosas.Após conversar com outro ven-dedor de rosas, que trabalhava na Avenida Beira Mar próximo ao terminal Rita Maria, “Chocolate” como é conhecido desde crian-ça, hoje com 34 anos, passou a ser mais um vendedor nas ime-diações. No entanto esse vendedor, que está no ramo a aproximadamen-te 5 anos, sempre trabalhando no mesmo local, criou seu pró-prio estilo. Com trançinhas (te-rerê) no cabelo, Chocolate se tornou um vendedor diferencia-do dos demais. Sempre com um sorriso no rosto, desfila entre os carros oferecendo suas rosas aos motoristas que aguardam a abertura do semáforo.“Tenho que cuidar do meu visual, afinal ele se tornou o meu marke-ting”, disse Chocolate entre uma venda e outra. Quanto aos seus ganhos Cho-colate disse que “às vezes falta um pouco de dinheiro, mas sem-

Rosas com Chocolate

pre dá para pagar as contas”. Ele sustenta a família, a esposa, Jaúna Quirino, que está desem-pregada e seus três filhos – Ân-gelo Junior (12 anos), Karem Kamila (07) e Alan Iago (06). Seu faturamento gira em torno de 60 a 800 reais mensais. Nos meses de maio e final de ano, suas ven-das melhoram bastante. Choco-

late vende em média 30 rosas por dia. Ângelo Máximo “O Chocolate” é natural de Camburiu e che-gou a Florianópolis há mais de 20 anos, em busca de novas oportunidades e hoje é um dos vendedores, que trabalham nas ruas, mais conhecido da capital dos catarinenses.

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo2 xícaras de açúcar1 xícara de leite6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó1 colher de sopa de fermento em pó6 ovos

Modo de Preparo

Bata as claras em neve, acres-cente as gemas e bate nova-

Conta-se que um inglês, em visi-ta à Turquia no século XVIII, teria feito a seguinte afirmação: “aqui pode-se brigar, censurar, mandar cartas de paixão, amizade ou ci-vilidade, ou mesmo notícias, sem nunca ter de sujar os dedos com tinta!”. O “código dos turcos” era o uso de flores para expressar sentimentos. Cada espécie tinha um significado e uma “carta” bem feita podia comunicar pra-ticamente qualquer combinação de sentimentos.Esse curioso costume teria logo chegado à França, onde “inventou-se” uma linguagem composta inteiramen-te de símbolos florais. Publicada em 1819, como Le Langage des Fleurs, tornou-se uma das refe-rências favoritas. A nova lingua-gem das flores atraiu os poetas românticos na Inglaterra. “Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de reve-lar”, disse o poeta Thomas Hood (1799-1845) no poema “A Lingua-gem das Flores”. Na era vitoriana, a linguagem tornou-se mais com-plexa. As flores não só significa-vam diferentes sentimentos, mas a maneira como eram oferecidas e aceitas podia significar alguma coisa. Uma simples rosa verme-lha aberta era sinal de admiração pela beleza feminina. Contudo, oferecer um botão com espinhos e folhas queria dizer: “Temo, po-

A Linguagem das Floresrém com esperança”. Se a des-tinatária respondesse recatada-mente com o botão virado para baixo, o gesto queria dizer: “Não deves temer, nem ter esperança“. Se a jovem pusesse a flor recebi-da nos cabelos, o gesto significa-va cautela, mas se a colocasse sobre o coração, significava que o amor era correspondido. Eter-nos símbolos do amor, as rosas ganharam até uma “linguagem” própria: dizem que a cor das suas pétalas também levam mensa-gens. As vermelhas simbolizam as emoções apaixonadas, as cor-de-rosa estariam ligadas aos amores sublimes, as brancas ao amor puro e incondicional, mas as amarelas são misteriosas - uns dizem que simbolizam o ciúme, enquanto outros afirmam que estão ligadas aos amores afor-tunados. É interessante também que até a forma de arrumar as rosas nos vasos pode expressar sentimentos: uma única rosa num vaso demonstra elegância e inti-midade; várias delas, formando arranjos grandes e compactos inspiram alegria e confraterniza-ção.

Fontes: Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais e “A Linguagem das Flores”.

Bolo de chocolate

mente, coloque o açúcar e bata outra vez;Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente;Untar um tabuleiro e colocar para assar por aproximadamen-te 40 minutos em forno médio;Enquanto o bolo assa faça a co-bertura com 2 colheres de cho-colate em pó, 1 colher de marga-rina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver;Jogue a cobertura quente sobre o bolo já assado.

Flor Simbolismo

Amarílis Orgulho

Camélia Beleza perfeita

Cravo Ai, meu pobre coração!

Crisântemo Estou apaixonado

Margarida Inocência

Miosótis Amor verdadeiro

Gerânio Tristeza

Madressilva Meiguice

Jasmim Graça e elegância

Alfazema Desconfiança

Lírio Pureza

Orquídea Uma bela mulher

Amor-perfeito Pensamentos

Rosa Amor

Girassol Altivez

Tulipa Declaração de amor

Violeta Modéstia