folha de bairros #04

8
edição 04 - ano 01 - fevereiro / 2016 OBRAS TOMAM A REGIÃO Página 03 MARÇAL, AMOR À MÚSICA Página 06 SAÚDE E BEM ESTAR Página 07 VOCÊ SABE COMO MANTER SEU SORRISO? PASSOS INDISPENSÁVEIS A visita ao dentista é indispensável para poder identificar os problemas existentes na boca, como cáries, gengivites, periodontites, lesões, entre outros, e seus fatores causais. Nesta visita pode-se realizar uma profilaxia ou raspagem de controle, dependendo da necessidade. A regularidade da visita ao dentista pode variar para cada paciente, mas de uma forma geral, é importante que seja feita a cada 6 meses. Página 05

Upload: gustavo-hermsdorff

Post on 26-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal mensal da região de Forquilhinhas, São José - SC

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Bairros #04

edição 04 - ano 01 - fevereiro / 2016

OBRAS TOMAM A REGIÃO

Página 03

MARÇAL, AMOR À MÚSICA

Página 06

SAÚDE E BEM ESTAR

Página 07

VOCÊ SABE COMOMANTER SEU SORRISO?

PASSOS INDISPENSÁVEISA visita ao dentista é indispensável para poder identificar os

problemas existentes na boca, como cáries, gengivites, periodontites, lesões, entre outros, e seus fatores causais. Nesta visita pode-se realizar uma profilaxia ou raspagem de controle, dependendo da necessidade. A regularidade da visita ao dentista pode variar para cada paciente, mas de uma forma geral, é importante que seja feita a cada 6 meses.

Página 05

Page 2: Folha de Bairros #04

02

Cristiano Guimarães

Gustavo Lemos

Bianca Santos

Giancarlo Rocha e Paulo César Jorge

[email protected]

MTB 9966

Fone: (48) 9154-7531

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Tiragem: 3.000 exemplaresCirculação: Forquilhas e forquilhinhas

// EXPEDIENTE

edição 04 - ano 01 - fevereiro / 2016

Diretor

Jornalista responsável

Revisão

Colunistas

Depto Comercial

www.grupofolhasc.com.br

ANO ELEITORAL: HORA DE ESCOLHER ENTRE FAZER OU RECLAMAR

Fevereiro, mês dois. As eleições municipais estão marcadas apenas para outubro, mas, se queremos de fato exercer nossa cidadania, é desde agora que precisamos pensar em quem escolher para compor a câmara de vereadores e o gabinete da prefeitura.

Afi nal, democracia não é só apertar meia dúzia de botões num domingo de manhã. Isso, qualquer um faz. Cidadãos conscientes do seu papel na construção de um sistema democrático por direito entendem que só a ação integral e permanente pode, de fato, transformar algo através do voto. Não votamos porque somos obrigados, votamos pelo compromisso com o todo.

Agora, se eu perguntar: você se lembra em quem votou para vereador em 2012? Em nível nacional, o momento era melhor, a economia crescia em ritmo acelerado, a Petrobrás era um dos papéis mais interessantes da Bolsa, o povo mal saía à rua e, se alguém contasse sobre um tal de “7x1” em plena Copa do Mundo, eu tenho certeza de que você daria risada. Pois é, tanta coisa aconteceu, mas nossa função de agente democrático, na verdade, só fi cou ainda mais importante.

Votar é delegar. Quando escolhemos um candidato, estamos automaticamente dizendo que 1) conhecemos seu passado e reconhecemos que suas ações são coerentes e compatíveis com o que pensamos sobre a sociedade; 2) identificamo-nos com as cores e bandeiras de seu partido e queremos, por meio do nosso voto, dar força para a legenda dele na nossa cidade; 3) lemos, ouvimos, pesquisamos e

Não vai demorar muito e as propagandas

eleitorais começam a invadir seu dia. Números, poses e

sorrisos de todos os tipos vão te abordar na rua pedindo um voto

de confi ança. Eles estão certos, é o que precisam fazer. Mas e você? Ficar de longe reclamando, apontando mil e um

culpados por qualquer problema não é, em país algum, a forma certa de resolver os problemas.

Cristiano Guimarães

EM 2016, TEMOS A CHANCE DE AGIR LOCALMENTE, ESCOLHENDO VEREADORES E PREFEITO QUE DECIDIRÃO OS RUMOS DA NOSSA CIDADE. E VOCÊ, JÁ DECIDIU SE VAI FAZER ALGO OU NÃO?

// EDITORIAL

acompanhamos as propostas do maior número de candidatos que pudemos e reconhecemos que esse candidato, dentre todos, é o mais indicado para receber nosso voto; 4) temos plena consciência do nosso papel, enquanto cidadãos, estamos usando nossa participação na democracia de forma correta e acreditamos nessa ação.

Se o seu voto não responder a esses quatro fatores, melhor repensá-lo. Não vai demorar muito e as propagandas eleitorais começarão a invadir nosso dia. Números, poses e sorrisos de todos os tipos nos abordarão na rua pedindo um voto de confi ança. Eles estão certos, é o que precisam fazer. Mas e nós? Ficar de longe, reclamando, apontando mil e um culpados por qualquer problema não é, em lugar algum, a forma certa de resolver os problemas. É preciso assumir a nossa responsabilidade enquanto membros decisores da sociedade. Podemos movimentar equipes, coordenar grupos de discussão, convidar candidatos para um debate específi co sobre nosso bairro, nossa rua, nossa região. É tempo de colocar as cartas na mesa e pensar no bem comum.

Estamos no início de um ano eleitoral e é bom que pensemos, desde já, qual será a nossa postura em relação a isso. Se está bom, se está ruim, se falta ação, se falta coordenação Cada um fará sua leitura dentro do seu próprio contexto. Vamos unir todas essas visões para fazer dessa uma eleição mais consciente? Esse é o convite que nós, da Folha do Bairro, deixamos para você.

Muito obrigado e boas leituras!

Page 3: Folha de Bairros #04

03// Amprel

Paulo César Jorge

OBRAS TOMAM CONTA DA REGIÃOO primeiro trimestre nem acabou

e as obras de melhorias em São José seguem em ritmo acelerado. O empenho do poder público e de seus responsáveis está transformando a cidade num verdadeiro canteiro de obras. Confira a seguir o que está sendo feito.

– A Amprel já mandou fazer a rede para a quadra polivalente do Parque Linear Lisboa Guilherme Gripp Filho, que deverá ficar pronta na segunda-feira, dia 22 de fevereiro. Em breve, a rede estará colocada.

– Foi realizada audiência no dia 25 de janeiro com o vice-prefeito e secretário de infraestrutura José Natal. A Amprel foi informada sobre a autorização dos serviços de drenagem e pavimentação asfálticas. Os serviços iniciaram no dia 2 de fevereiro nas

ruas Santarém, Vila Real, Beja e suas travessas.

– A reforma da Unidade de Saúde de Forquilhas teve seus serviços autorizados e iniciados. A obra está a todo vapor e, com sua conclusão, teremos mais espaço para atender à nossa comunidade.

Disque Denúncia: denuncie quem jogar lixo em locais proibidos pelo telefone (48) 3381-0040.

Para recolhimento de lixos pesados, como cama, sofá, geladeira, guarda-roupa, dentre outros, ligue (48) 3381-0199.

Informações AMPRELFacebookwww.facebook.com/amprelEmail: [email protected]

Foi realizada audiência no dia 25/01/2016 com o vice-prefeito e secretário de infra-estrutura

José Natal, a Amprel foi

informada da autorização dos serviços

de drenagem e pavimentação

asfáltica

Page 4: Folha de Bairros #04

04

Não se sabe como, mas um turco conseguiu pegar dinheiro emprestado de um Judeu. Acontece que o Turco nunca pagava nenhuma de suas dívidas e o judeu nunca deixava de receber o que lhe deviam. O tempo passa, o turco enrolando e o Judeu atrás dele. Até que um dia eles se cruzaram no bar de um português e começaram uma discussão. O turco encurralado não encontrou outra saída, pegou um revólver encostou na própria cabeça e disse:

- Eu posso ir para o inferno, mas não pago esta dívida!E puxou o gatilho, caindo morto no chão.O judeu não quis deixar por menos, pegou o revólver do chão,

encostou na sua cabeça e disse:- Eu vou receber esta dívida, nem que seja no inferno!E puxou o gatilho, caindo morto no chão.O português, que observava tudo, pegou o revólver do chão,

encostou na sua cabeça e disse: - Pois eu não perco esta briga por nada!

Toda sexta, às 20h um cara chegava em um bar e pedia 3 cervejas ao mesmo tempo. Tomava uma, a outra, a terceira, pagava a conta, levantava e ia embora. Uma bela sexta o garçom, já intrigado com aquilo, perguntou para o homem:

- Desculpe minha curiosidade, mas porque o Sr. toma 3 cervejas toda sexta no mesmo horário?

- E o homem respondeu: ‘Porque tenho 2 irmãos, e cada um de nós mora longe. Assim, toda sexta, às 20h, cada um de nos entra em um bar e pede 3 cervejas. Tomamos uma por cada um de nós. E o nosso modo de manter contato e pensarmos um nos outros...’

Noutra sexta, o homem entra no bar e o garçom pergunta: - 3 cervejas, como sempre?’ E o homem diz:- Não. Apenas 2. O garçom gela. Um dos irmãos dele morreu, pensa. Meio sem

jeito, traz 2 cervejas e pergunta para o homem: - Desculpe-me amigo, mas... que sempre são 3 cervejas... Aconteceu alguma

coisa com algum irmão seu, algum...’ E o bÊbado: ‘Não, estão todos bem... É que eu parei de beber!’

// DIRETO DO WHATS

// DESOPILANDO O FÍGADO

SE O SEU CACHORRO USASSE O WHATSAPP...

DÍVIDA DE MORTE TRADIÇÃO É TRADIÇÃO

Page 5: Folha de Bairros #04

05

COMO MANTER UMSORRISO SAUDÁVEL?

Não é de hoje que um sorriso bonito e uma boca saudável abrem portas para o bom convívio social, melhoram a autoestima e são pré-requisitos para diversos tipos de trabalho, como os que exigem o contato com o público, o serviço militar, a vida artística, entre outros. Ter uma aparência agradável se tornou uma necessidade e não um sinal de vaidade.

Os cuidados com a boca vão além de um sorriso bonito, envolvem a saúde de todas as estruturas que a compõem. Em razão disso, é necessário ter dentes íntegros e bem cuidados, com ausência de doenças, como a periodontite e cáries. Dentes bem posicionados em uma mordida ideal garantem a saúde das articulações, evitam dores musculares na face e pescoço e possibilitam a mastigação sem sobrecargas.

Conheça alguns dos principais cuidados para preservar um sorriso saudável:

ALIMENTAÇÃO – Tudo o que você come e bebe interfere positiva ou negativamente na qualidade e funcionalidade da sua boca. Mastigar alimentos com fibras, como frutas e verduras, ajudam a manter os dentes limpos. Já alimentos como doces e carboidratos favorecem à proliferação de bactérias, como a cárie dentária. Mastigar bilateralmente é imprescindível para manter a saúde da musculatura e articulações da sua boca.

HIGIENIZAÇÃO – Todo alimento que ficar retido nos seus dentes e gengivas poderá causar

OS CUIDADOS VÃO ALÉM DA ESTÉTICA: É PRECISO PENSAR NAS ESTRUTURAS QUE O COMPÕEM

cáries, problemas gengivais e periodontais. Por isso, é importante você usar recursos que possibilitem uma boa e correta higienização, utilizando também uma técnica de escovação mais indicada para o seu caso, como uma escova de dente macia, pasta dental com flúor e fio dental.

VISITA AO DENTISTA – É indispensável para você identificar os problemas existentes na sua boca, como cáries, gengivites, periodontites, lesões, entre outros, e conhecer seus fatores causais. Nessa visita, você pode realizar uma profilaxia ou raspagem de controle, dependendo da sua necessidade. A regularidade da visita ao dentista pode variar para cada paciente, mas, de uma forma geral, é importante que seja feita a cada seis meses.

Um problema tratado em fase inicial tem chances de tratamento bem maiores e com melhores resultados. Por isso, não deixe passar muito tempo para iniciar um tratamento e garantir um sorriso saudável e contagiante.

O Consultório Odontológico Prevenção da Família aguarda seu contato para agendar uma avaliação!

A visita ao dentista é

impreesinvível para poder

identificar os problemas

existentes na boca, como

cáries, gengivites, periodontites, lesões, entre

outros, e seus fatores causais.

Nesta visita pode-se realizar uma profilaxia ou raspagem de controle,

dependendo da necessidade

Dra Luiza Klipp de Oliveira CRO/SC 11979

Page 6: Folha de Bairros #04

06

MARÇAL SANTINI,E A MÚSICA NA ALMA

Marçal Santini, 36 anos, músico, compositor e produtor cultural é casado com Elisiane Santini, sócia-proprietária da Lis Morgana Moda Íntima, em Forquilhinhas.

Ele é natural de Minas Gerais, chegou à Forquilhinhas aos três anos e, em 1986 cursou a primeira série na Escola Estadual Professora Marcília de Oliveira.

Sempre envolvido com instrumentos percussivos e fascinado pelo samba, Marçal começou a aprimorar essa vertente. Fundador do Grupo Número Baixo, já fez turnês no eixo Rio – São Paulo e também no Uruguai, passando por Porto Alegre e litoral paranaense, junto de seu grupo.

Ainda com o Grupo Número Baixo, que existe há 16 anos, ele teve a honra de acompanhar vários sambistas, como Arlindo Cruz, Monarco, Almir Guineto, Sombrinha, Luiz Carlos da Vila, Paulinho Mocidade, dentre outros ícones do samba.

Além disso, teve seus sambas embalando a Embaixada Copa Lord nos anos de 2007, 2015 e, agora, em 2016.

Marçal Santini tem também um histórico expressivo na Escola de Samba Unidos do Jardim das Palmeiras. Junto com seu parceiro, Rafael Leandro, ele escreveu todos os sambas da agremiação, transformando-a em “a mais vezes campeã” do

carnaval de São José e, consequentemente, este ano, ao estrear no carnaval de Florianópolis, a escola conseguiu o acesso para o Grupo A, sagrando-se campeã!

Ele pegou gosto por compor e mandou de presente para seu amigo Edsoul, da RBS, a vinheta do quadro Alô Comunidade. Gostaram tanto que gravaram e logo vieram encomendas de músicas para a referida emissora

, como a vinheta de carnaval, composta ao lado de Célinho e Rafael Leandro, e o tema de verão da RBS, “O meu lugar é aqui”, composta junto com Célinho, Edu Aguiar e Anderson Ávila, que se tornou uma das músicas mais tocadas no verão e ganhou o prêmio da Música Catarinense.

Também com Célinho e Anderson Avila, compôs a vinheta do Campeonato Catarinense 2015/2016.

E a vinheta deste ano do ConexãoVerão, também da RBS, ele compôs com Célinho, Rafael Leandro, Anderson Avila e Dudu Brasil.

A repercussão deste trabalho foi tão boa que a RBS Gaúcha também encomendou com ele o seu tema de verão.

(Todas as músicas citadas nesta matéria estão à disposição na internet)

MÚSICO DE FORQUILHINHAS É COMPOSITOR E JÁ TOCOU COM ARLINDO CRUZ E ALMIR GUINETO

Page 7: Folha de Bairros #04

07// + Saúde

GiancarloRocha

PARA COMEÇAR O ANO NO RITMO CERTO

Olá, sou Giancarlo Rocha, nascido em Floripa e, desde os 13 anos, residente de Forquilhinhas.

Sou formado em Educação Física pela UFSC, no ano de 1996, e trabalho com treinamento há 24 anos.

Iniciei com formação de atletas no futsal ADIEE, trabalhei em escolas públicas e particulares como professor de Educação Física e, hoje, tenho uma academia no bairro Forquilhinhas.

Esta nossa coluna vais trazer para você, com uma linguagem clara, temas cotidianos relevantes para o seu bem-estar.

Passadas as festas de fim de ano e carnaval, retoma-se a rotina de mais um ano que já começou. E, para você iniciar de uma forma consciente suas atividades físicas, é bom seguir um antigo conselho que diz “devagar se vai ao longe”.

Assim, passo a passo, iniciaremos aqui a nossa nova conduta:

Passo 1: Encontre uma atividade física que te traga prazer, isso é de fundamental importância. O ser humano busca o prazer e a satisfação de suas

necessidades de forma agradável. Nunca seguimos um plano de treinamento que odiamos fazer. Isso servirá de motivação para a continuidade do treinamento, já que você estará fazendo algo com que se identifique.

Passo 2: Nessa segunda fase, o mais importante é o seu psicológico, pois testaremos seus limites físicos. Os exercícios, para terem efeito fisiológico, precisam superar seus limites, tirar você da zona de conforto. Para tanto, o psicológico terá papel fundamental na continuidade do programa. Por exemplo: se você for ao cinema hoje e não for à academia, perceba como sua mente está condicionada a estímulos que você considera equivocadamente como “melhores”.

Passo: A terceira etapa é a mais difícil de todas, pois se trata de uma mudança total da interpretação da vida. Você precisa ser mais tolerante ao estresse diário, que causa desequilíbrio orgânico, psicológico e até mesmo espiritual. Quando conseguir passar pelos problemas de forma resiliente, seu metabolismo trabalhará de

maneira mais “suave” do que se você se carregar das energias negativas que todas as dificuldades provocam. Por exemplo: se estiver irritado e descontar na comida.

Esses três passos são importantes para você iniciar, de forma definitiva, uma vida com mais saúde.

Mensalmente, trarei assuntos variados, dicas sobre alimentação e atividades esportivas, entrevistas com atletas e, claro, vou tirar as dúvidas que você me encaminhar. Tudo relacionado ao seu bem-estar! Então, qualquer dúvida que tiver sobre como manter uma vida com mais saúde, estarei à sua disposição pelo e-mail: [email protected].

Um forte abraço, fique com Deus e até a próxima coluna!

Mensalmente traremos assuntos,

dicas relacionadas ao nosso bem estar, tais como: Alimentação,

atividades esportivas, entrevistas com atletas e claro,

dúvidas que surgirem por vocês leitores

Page 8: Folha de Bairros #04

08