folclore1

12
Folclore brasileiro

Upload: maria-aparecida-de-oliveira-costa

Post on 03-Jul-2015

1.545 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Folclore1

Folclore brasileiro

Page 2: Folclore1

É folclore:

Trava Línguas , cantigas de roda ,adivinhações lendas e mitos do folclore brasileiro

Page 3: Folclore1

cantigas de roda

Page 4: Folclore1

Capelinha de melãoCapelinha de melão É de São João É de cravo, é de rosa, É de manjericão São João está dormindo Não acorda, não Acordai, acordai, Acordai, João!

Page 5: Folclore1

Caranguejo

Caranguejo não é peixe Caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe Na vazante da maré. Palma, palma, palma,

Pé, pé, pé Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!

Page 6: Folclore1

Atirei o pau no gatoAtirei o pau no gato, tô mas o gato, tô tônão morreu, reu, reu dona Chica, cá cáadmirou-se, se sedo berrô, do berrô, que o gato deu, Miau!

Page 7: Folclore1

Trava Línguas

Page 8: Folclore1

Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.

Page 9: Folclore1

lendas e mitos do folclore brasileiro

Page 10: Folclore1

CurupiraAssim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira

Page 11: Folclore1

Saci-PererêO saci é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas

Page 12: Folclore1

LobisomemEste mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tirode bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.