flauta exercícios - intervalos com única coluna de ar

2
Exercício para Intervalos com única coluna de ar Neste exercício o objetivo é tocar os intervalos sem alterar a coluna de ar que sobramos no instrumento. Para tocar os intervalos devemos variar para maior ou menor o tamanho da abertura por onde sobramos (ver ilustração). Para notas mais graves abrimos mais a abertura por onde sobremos e para notas mais agudas fechamos um pouco mais esta abertura. Mas atenção! Não vale sobrar mais ar, mais forte para tocar os intervalos. Lembre-se da mangueira do jardim. Quando apertamos a extremidade da mangueira provocamos um aumento na velocidade da água, semelhantemente devemos fazer com o ar que sobramos. Diminuímos a abertura por onde sobramos para que acorra um aumento na velocidade do ar e conseqüentemente as notas mais agudas. Veja ilustração: Ilustração No exercício abaixo do Marcos Kiehl, dedilhamos a nota Sol e com a mesma coluna de ar e o mesmo dedilhado de nota Sol, diminuímos a abertura por onde sobramos para que ocorra um aumento na velocidade do ar e conseqüentemente tocamos nota Sol da segunda oitava. Ainda no mesmo dedilhado da nota Sol da primeira oitava e com a mesma coluna de ar, fechando ainda mais a abertura por onde sobramos, saindo assim à nota Ré harmônico. Depois tocamos estas mesmas notas com seus dedilhados correspondentes. Conforme exercício do Marcos Kiehl, façamos isto da nota Sol até a Ré.

Upload: jairo-oliveira

Post on 08-Jul-2015

546 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Flauta   exercícios - intervalos com única coluna de ar

Exercício para Intervalos com única coluna de ar Neste exercício o objetivo é tocar os intervalos sem alterar a coluna de ar que sobramos no instrumento . Para tocar os intervalos devemos variar para maior ou menor o tamanho da abertura por onde sobramos (ver ilustração). Para notas mais graves abrimos mais a abertura por onde sobremos e para notas mais agudas fechamos um pouco mais esta abertura. Mas atenção! Não vale sobrar mais ar, mais forte para tocar os intervalos.

Lembre-se da mangueira do jardim. Quando apertamos a extremidade da mangueira provocamos um aumento na velocidade da água, semelhantemente devemos fazer com o ar que sobramos. Diminuímos a abertura por onde sobramos para que acorra um aumento na velocidade do ar e conseqüentemente as notas mais agudas. Veja ilustração:

Ilustração

No exercício abaixo do Marcos Kiehl, dedilhamos a nota Sol e com a mesma coluna de ar e o mesmo dedilhado de nota Sol, diminuímos a abertura por onde sobramos para que ocorra um aumento na velocidade do ar e conseqüentemente tocamos nota Sol da segunda oitava. Ainda no mesmo dedilhado da nota Sol da primeira oitava e com a mesma coluna de ar, fechando ainda mais a abertura por onde sobramos, saindo assim à nota Ré harmônico. Depois tocamos estas mesmas notas com seus dedilhados correspondentes. Conforme exercício do Marcos Kiehl, façamos isto da nota Sol até a Ré.

Page 2: Flauta   exercícios - intervalos com única coluna de ar

http://laudatoriomusical.blogspot.com/

2

Acesse: http://laudatoriomusical.blogspot.com/