físicos da usp tentarão repetir e inovar experiência

8
Aumentam as concessões de bolsas no País Página 4 Projetas de Inovação Tecnológica estão sendo av aliados Página 7 IIE 5 QuI 5 A DE poNTA FÍSICOS DA USP TENTARÃO /\ REPETIR E INOVAR EXPERIENCIA PREVISTA POR EINSTEIN O grupo de pesqu isador es do I ns titu to de Física da USP de São Carl os l iderado pelo físico Vanderle i Sa l vador Bagnato, vai tentar repetir no Brasil uma experiência prevista teoricamente , mais de 70 anos, por Albert Ei nstein e comprovada pioneiramente por .., uma equipe do ational Institute for Stantard and Technology (NIST) , do Estado do Colorado , EUA. Trata-se da chamada Condensação de Base- Einstein, que produz um "superestado " ou novo estado da matéria, graças a um súbito comportamento coletivo de um grupo de átomos , em substituição a seu comportamento normal , individual e aleatório. O grupo de Vanderlei Bagnato , ao mesmo tempo em que trabalha com o apoio da FAPESP nessa fronteira do conhecimento onde é arriscado prever resultados , ap l ica seus conhecimentos de modo bem prático: na fabricação de lentes especiais , microscópios ópticos e até do primeiro relógio atômico nacional. São itens que estão a exigir parceria com algum investidor privado de grande porte· . / PAGINA 5 CONSELHO SUPERIOR DA FUNDACAO TEM NOVO PRESIDENTE , Página 3

Upload: pesquisa-fapesp

Post on 08-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Notícias FAPESP - Ed. 13

TRANSCRIPT

Page 1: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência

Aumentam as concessões de bolsas no País

Página 4

Projetas de Inovação

Tecnológica já estão sendo avaliados

Página 7

IIE 5 QuI 5 A DE poNTA

FÍSICOS DA USP TENTARÃO /\

REPETIR E INOVAR EXPERIENCIA PREVISTA POR EINSTEIN

O grupo de pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos liderado pelo físico Vanderlei Salvador Bagnato, vai tentar repetir no Brasil uma experiência prevista teoricamente, há mais de 70 anos, por Albert Einstein e comprovada pioneiramente por

..,

uma equipe do ational Institute for Stantard and Technology (NIST), do Estado do Colorado, EUA. Trata-se da chamada Condensação de Base­Einstein, que produz um "superestado" ou novo estado da matéria, graças a um súbito comportamento coletivo de um grupo de átomos, em substituição a seu comportamento normal, individual e aleatório. O grupo de Vanderlei Bagnato, ao mesmo tempo em que trabalha com o apoio da FAPESP nessa fronteira do conhecimento onde é arriscado prever resultados, aplica seus conhecimentos de modo bem prático: na fabricação de lentes especiais, microscópios ópticos e até do primeiro relógio atômico nacional. São itens que já estão a exigir parceria com algum investidor privado de grande porte·.

/

PAGINA 5

CONSELHO SUPERIOR DA FUNDACAO TEM NOVO PRESIDENTE , Página 3

Page 2: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência

N N 01 NC~ ~N NOTAS )TASNOTASNO ASNO ASNú AJN

Formulários em disquete A FAPESP está testando os disquetes

para preenchimentos de formulários rela­tivos a solicitação de apoio em todos os seus programas, regulares e especiais. Eles deverão estar disponíveis para os pesqui­sadores, na sede da Fundação e nos pos­tos de apoio, a partir de novembro. Esses disquetes, que são apenas um passo inter­mediário até a completa informatização do sistema de comunicação entre a FAPESP e seus usuários, permitem o preenchimento dos formulários em micro. Por enquanto, o que deve ser enviado à Fundação é o formulário impresso e assinado pelo pes­quisador. Mais adiante, deverão ser devol­vidos os próprios disquetes.

Com essa medida se está atendendo a uma reivindicação dos próprios pesqui­sadores, que vinham reclamando dos for­mulários que deviam ser preenchidos em máquina de escrever, instmmento com que hoje pouquíssimos trabalham. Dentro de algum tempo os formulários deverão estar disponíveis na Home Page da FAPESP e, numa etapa posterior, eles deverão circu­lar por via eletrônica, como já é possível, atualmente, para os pareceres sobre pro­jetas enviados pelos assessores

USP: velocidade dobrada A rede de informática da USP está

desde o final de setembro interligada à FAPESP por uma linha de 2 Megabits por segundo (Mbps), o que significa que do­brou a velocidade de transmissão de da­dos entre as duas instituições. Para isso, ·a Fundação substituiu o rádio instalado no prédio do Centro de Computação Eletrô­nica (CCE) da USP por um aparelho mais potente. Os coordenadores da rede da universidade informaram que houve uma sensível melhora no tráfego, mas já pre­vêem que a nova linha estará saturada em breve. "Diante disso, como o novo rádio tem quatro links de 2 Mbps, já estamos

colocando em testes um segundo link, que poderá dobrar outra vez a velocidade de transmissão", diz o professor Richard Glaser, coordenador da Rede ANSP, a Academic Network at São Paulo, mantida e gerenciada pela FAPESP.

Outra mudança importante no que se refere à ligação da SP com a ANSP, é que com a recente inauguração da rede da Universidade, USPNET, os dados envia­dos dos seus vários campus com destino à cidade universitária em São Paulo não tra­fegam mais através da FAPESP. "Anterior­mente, tudo o que era mandado ele São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Piras­sununga e Baum para o CCE, em São Pau­lo, passava antes pela Fundação. Agora, todos os dados chegam diretamente ao CCE e só é reenviado para a FAPESP o que tem que seguir para fora elo Estado ou elo país", explica o professor Glaser. Com isso, ga­nhou a USP, mas ganharam também todos os demais usuários da Rede ANSP, na medida em que os acessos para a Funda­ção ficaram mais livres.

UNICAMP: linha de 2 Mbps

A UNICAMP também está ligada à FAPESP, desde junho passado, por uma li­nha de 2 Mbps. Além de atender a todas as unidades da universidade no campus • de Campinas, e a outras instituições de en­sino e pesquisa e órgãos públicos ela cida­de, a esse canal se articulam uma linha que chega da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (também em 2 Mbps), ou­tra que vem UNESP de Rio Claro e uma terceira que tem origem na Faculdade de Odontologia da própria UNICAMP. As duas últimas têm velocidade de 64 Kbps.

UNESP: expansão da rede O campus ela UNESP em Baum já está

ligado em 2 Mbps com a Reitoria dessa Universidade em São Paulo. E, com todos os equipamentos devidamente instalados (torre, antena, rádio e rateadores), está em fase de testes a ligação, na mesma ve­locidade, entre a Reitoria e a FAPESP, com passagem pelo lncor.

Aliás, a rede de informática da UNESP está se expandindo rapidamente, apesar de sua consolidação não ser uma tarefa simples, uma vez que os campus ela uni-

2

versiclade espalham-se por 16 cidades do Estado de São Paulo. Exemplos ela expan­são: o campus de Guarantiguetá já está li­gado com São Paulo, através de uma linha de 64 Kbps até São José elos Campos, de onde parte uma ligação em 2 Mbps até a FAPESP; e o campus ele Rio Claro também está ligado com São Paulo, graças a uma linha de 64 Kbps que vai até o CCE da UNICAMP -por sua vez interligada à FAPESP em 2 Mbps. Quanto às linhas dos campus de Botucatu, Araraquara, Araçatuba e Ilha Solteira, estão prestes a serem testadas, na dependência apenas do fornecimento de linhas da Telesp já solicitadas ou da ativa­ção de alguns rádios pela FAPESP. Com tudo isso, os coordenadores da rede ela UNESP estimam que cerca ele 5 mil pontos na Universidade estão disponíveis para li­gação com a Rede ANSP, embora nem to­elos já estejam com máquinas ligadas

ANSP: Apoio nas eleições A Rede ANSP está dando apoio à di­

vulgação dos resultados das eleições mu­nicipais no Estado de São Paulo via Internet. Isso porque a Rede Nacional ele Pesquisas (RNP) - cuja base física em São Paulo é a espinha dorsal (backbone) da rede mantida pela FAPESP - estabeleceu uma parceria com o Tribunal Superior Elei­toral (TSE) para o "Projeto Eleições 96", que vem oferecendo ao usuário da Internet o acompanhamento da apuração das elei­ções deste ano. A divulgação no prin1eiro turno envolveu 95 municípios brasileiros e destes, 31 vão participar da apuração elo segundo turno via Internet no dia 15 ele novembro.

Pode-se acessar estatísticas de cada servidor e estatísticas nacionais. Os dados disponíveis s: o gerados em cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e enviados ao TSE, que formata as informações e as repassa para a RNP (o que obrigatoriamente inclui a SP), Embratel e Racliobrás. A RNP man­tém as informações em WEB sites distribuí­dos em 9 capitais comectaclas a velocidades de 2 Mbps e para quem está fora do País ela oferece um ponto de acesso a 45 Mbps, na Embaixada do Brasil em Washington.

Para quem quiser acompanhar os re­sultados do dia 15 de novembro, o ende­reço da ANSP é www.ansp.br/eleições96. Estão ainda disponíveis os resultados do primeiro turno.

Page 3: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência
Page 4: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência
Page 5: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência
Page 6: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência
Page 7: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência
Page 8: Físicos da USP tentarão repetir e inovar experiência