física - física quântica

9
Max Planck Max Planck Max Planck Max Planck- - -1900 1900 1900 1900 F F í ísica quântica sica quântica sica quântica sica quântica “Quando uma part Quando uma part Quando uma part Quando uma partí í ícula passa de uma situa cula passa de uma situa cula passa de uma situa cula passa de uma situaç ç ção ão ão ão de maior energia para outra de menor, ou vice de maior energia para outra de menor, ou vice de maior energia para outra de menor, ou vice de maior energia para outra de menor, ou vice versa, a energia versa, a energia versa, a energia versa, a energia é é é perdida ou recebida por meio perdida ou recebida por meio perdida ou recebida por meio perdida ou recebida por meio de de de de “ “ pacotes pacotes pacotes pacotes” ” , esses pacotes recebem o nome de , esses pacotes recebem o nome de , esses pacotes recebem o nome de , esses pacotes recebem o nome de quanta quanta quanta quanta (plural de quantum). (plural de quantum). (plural de quantum). (plural de quantum).” Essa teoria foi utilizada por Bohr na Essa teoria foi utilizada por Bohr na Essa teoria foi utilizada por Bohr na Essa teoria foi utilizada por Bohr na elabora elabora elabora elaboraç ç ção de seu modelo. ão de seu modelo. ão de seu modelo. ão de seu modelo.

Upload: carson-souza

Post on 06-Dec-2014

1.108 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Física - Física Quântica

Max PlanckMax PlanckMax PlanckMax Planck----1900190019001900

FFFFíííísica quânticasica quânticasica quânticasica quântica““““Quando uma partQuando uma partQuando uma partQuando uma partíííícula passa de uma situacula passa de uma situacula passa de uma situacula passa de uma situaçççção ão ão ão de maior energia para outra de menor, ou vice de maior energia para outra de menor, ou vice de maior energia para outra de menor, ou vice de maior energia para outra de menor, ou vice versa, a energia versa, a energia versa, a energia versa, a energia éééé perdida ou recebida por meio perdida ou recebida por meio perdida ou recebida por meio perdida ou recebida por meio de de de de ““““ pacotespacotespacotespacotes”””” , esses pacotes recebem o nome de , esses pacotes recebem o nome de , esses pacotes recebem o nome de , esses pacotes recebem o nome de quanta quanta quanta quanta (plural de quantum).(plural de quantum).(plural de quantum).(plural de quantum).””””

Essa teoria foi utilizada por Bohr na Essa teoria foi utilizada por Bohr na Essa teoria foi utilizada por Bohr na Essa teoria foi utilizada por Bohr na elaboraelaboraelaboraelaboraçççção de seu modelo. ão de seu modelo. ão de seu modelo. ão de seu modelo.

Page 2: Física - Física Quântica

Os postulados de BohrOs postulados de BohrOs postulados de BohrOs postulados de Bohr1111ºººº ---- a a a a eletrosfera eletrosfera eletrosfera eletrosfera do do do do áááátomo esttomo esttomo esttomo estáááá dividida em dividida em dividida em dividida em camadas camadas camadas camadas ouououou nnnnííííveisveisveisveis de energia,de energia,de energia,de energia,

onde os elonde os elonde os elonde os eléééétrons descrevem trons descrevem trons descrevem trons descrevem óóóórbitas rbitas rbitas rbitas circulares estacioncirculares estacioncirculares estacioncirculares estacionááááriasriasriasrias, de modo a ter, de modo a ter, de modo a ter, de modo a terenergia constanteenergia constanteenergia constanteenergia constante, ou seja, sem emitirem nem , ou seja, sem emitirem nem , ou seja, sem emitirem nem , ou seja, sem emitirem nem absorveremabsorveremabsorveremabsorverem energia. energia. energia. energia.

Page 3: Física - Física Quântica

Os postulados de BohrOs postulados de BohrOs postulados de BohrOs postulados de Bohr2222ºººº ----Ao fornecer energia (Ao fornecer energia (Ao fornecer energia (Ao fornecer energia (eleleleléééétrica ou ttrica ou ttrica ou ttrica ou téééérmicarmicarmicarmica) para um ) para um ) para um ) para um áááátomo, um ou mais tomo, um ou mais tomo, um ou mais tomo, um ou mais eleleleléééétrons a trons a trons a trons a absorvemabsorvemabsorvemabsorvem , saltando para n, saltando para n, saltando para n, saltando para nííííveis mais afastados do nveis mais afastados do nveis mais afastados do nveis mais afastados do núúúúcleo cleo cleo cleo ((((mais energmais energmais energmais energééééticosticosticosticos), ao voltarem para a sua ), ao voltarem para a sua ), ao voltarem para a sua ), ao voltarem para a sua óóóórbita original emitem tal rbita original emitem tal rbita original emitem tal rbita original emitem tal energia na forma de energia na forma de energia na forma de energia na forma de luz visluz visluz visluz visíííível.vel.vel.vel.

ExemploExemploExemploExemplo: a queima de fogos de artif: a queima de fogos de artif: a queima de fogos de artif: a queima de fogos de artifíííício. cio. cio. cio.

Page 4: Física - Física Quântica

O modelo atômico de BohrO modelo atômico de BohrO modelo atômico de BohrO modelo atômico de Bohr

Page 5: Física - Física Quântica

O modelo de O modelo de O modelo de O modelo de SommerfeldSommerfeldSommerfeldSommerfeld----1916191619161916SommerfeldSommerfeldSommerfeldSommerfeld aperfeiaperfeiaperfeiaperfeiççççoou o modelo de Bohr, descrevendo oou o modelo de Bohr, descrevendo oou o modelo de Bohr, descrevendo oou o modelo de Bohr, descrevendo óóóórbitas rbitas rbitas rbitas

elelelelíííípticaspticaspticaspticas para os elpara os elpara os elpara os eléééétrons que teriam trons que teriam trons que teriam trons que teriam diferentes energias diferentes energias diferentes energias diferentes energias dependendo dependendo dependendo dependendo da da da da óóóórbita descrita. rbita descrita. rbita descrita. rbita descrita.

Os elOs elOs elOs eléééétrons se distribuem na trons se distribuem na trons se distribuem na trons se distribuem na eletrosfera eletrosfera eletrosfera eletrosfera em em em em nnnnííííveis veis veis veis eeee subnsubnsubnsubnííííveisveisveisveis(s,p,d e f)(s,p,d e f)(s,p,d e f)(s,p,d e f)

Page 6: Física - Física Quântica

A divisão da A divisão da A divisão da A divisão da eletrosfera eletrosfera eletrosfera eletrosfera em em em em nnnnííííveis e veis e veis e veis e subnsubnsubnsubnííííveis veis veis veis de energiade energiade energiade energia

Page 7: Física - Física Quântica

O modelo atual O modelo atual O modelo atual O modelo atual ---- orbitaisorbitaisorbitaisorbitais

PrincPrincPrincPrincíííípio de dualidade pio de dualidade pio de dualidade pio de dualidade –––– a todo ela todo ela todo ela todo eléééétron em movimento tron em movimento tron em movimento tron em movimento estestestestáááá associado uma onda caracterassociado uma onda caracterassociado uma onda caracterassociado uma onda caracteríííística. Assim o elstica. Assim o elstica. Assim o elstica. Assim o eléééétron tron tron tron obedeceria as leis da ondulatobedeceria as leis da ondulatobedeceria as leis da ondulatobedeceria as leis da ondulatóóóória (como a luz e o som), ria (como a luz e o som), ria (como a luz e o som), ria (como a luz e o som), tendo um comportamentotendo um comportamentotendo um comportamentotendo um comportamento partpartpartpartíííícula/onda.cula/onda.cula/onda.cula/onda.

De BroglieDe BroglieDe BroglieDe Broglie

PrincPrincPrincPrincíííípio da incerteza ou de pio da incerteza ou de pio da incerteza ou de pio da incerteza ou de Heinsemberg Heinsemberg Heinsemberg Heinsemberg –––– ÉÉÉÉimpossimpossimpossimpossíííível determinar a posivel determinar a posivel determinar a posivel determinar a posiçççção e a velocidade de ão e a velocidade de ão e a velocidade de ão e a velocidade de um elum elum elum eléééétron num dado instante.tron num dado instante.tron num dado instante.tron num dado instante.

HeinsembergHeinsembergHeinsembergHeinsemberg

Page 8: Física - Física Quântica

O modelo atômico dos orbitais O modelo atômico dos orbitais O modelo atômico dos orbitais O modelo atômico dos orbitais –––– 1924 a 1927 1924 a 1927 1924 a 1927 1924 a 1927 ----

Orbital Orbital Orbital Orbital ---- éééé a região do espaa região do espaa região do espaa região do espaçççço em torno do no em torno do no em torno do no em torno do núúúúcleo, onde a probabilidadecleo, onde a probabilidadecleo, onde a probabilidadecleo, onde a probabilidadeDe se encontrar o elDe se encontrar o elDe se encontrar o elDe se encontrar o eléééétron tron tron tron éééé mmmmááááxima.xima.xima.xima.

Orbital Orbital Orbital Orbital ----ssss---- esfesfesfesfééééricoricoricoricoOrbital Orbital Orbital Orbital ----pppp---- em forma em forma em forma em forma

de halteresde halteresde halteresde halteres

Page 9: Física - Física Quântica

A distribuição eletrônica em subníveis de energia – o diagrama de Linus Pauling