firmados na videira verdadeira - sermão 3

5
PERMANECENDO EM CRISTO Pregado na IBASC em 09/02/2014 - Pr. Joaquim José da Costa Dias Texto: João 15:6-8 RA 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. INTRODUÇÃO: O que você espera de um pé de laranja que você plantou, regou com carinho e dedicação, adubou e cuidou? Logicamente, seu desejo será desfrutar de doces e belas laranjas produzidas pelo seu pé de laranjas. Isto significa dizer que, se seu pé de laranjas não produzisse nenhuma laranja, você o desprezaria, o cortaria e plantaria outra árvore frutífera em seu lugar. A ilustração trazida por Jesus em João 15 é muito valiosa. Ele se compara ao pé de uvas, ou videira, cheia de ramos que, por sua vez, precisam ser frutíferos e saudáveis, ou, caso contrário, será podado ou seja, cortado mesmo daquela árvore, por ser ramo seco, sem vida e por atrapalhar ainda o crescimento da videira. No texto que ora acabamos de ler, encontramos três considerações importantes para quem deseja ser discípulo de Jesus, ou seja, crente em Cristo. Então vejamos: 1. HÁ CONSEQÜÊNCIAS PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO FIRMADOS EM JESUS. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. O versículo 6 deixa claro que quem não está firmado em Cristo, ou seja, unido, junto com Jesus, a exemplo dos ramos secos e sem vida, serão lançados no fogo.

Upload: joaquim

Post on 10-Dec-2015

19 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Sermão

TRANSCRIPT

Page 1: Firmados Na Videira Verdadeira - Sermão 3

PERMANECENDO EM CRISTOPregado na IBASC em 09/02/2014 - Pr. Joaquim José da Costa Dias

Texto: João 15:6-8RA6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e

o apanham, lançam no fogo e o queimam.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que

quiserdes, e vos será feito.8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus

discípulos.

INTRODUÇÃO:

O que você espera de um pé de laranja que você plantou, regou com carinho e dedicação, adubou e cuidou? Logicamente, seu desejo será desfrutar de doces e belas laranjas produzidas pelo seu pé de laranjas.

Isto significa dizer que, se seu pé de laranjas não produzisse nenhuma laranja, você o desprezaria, o cortaria e plantaria outra árvore frutífera em seu lugar.

A ilustração trazida por Jesus em João 15 é muito valiosa. Ele se compara ao pé de uvas, ou videira, cheia de ramos que, por sua vez, precisam ser frutíferos e saudáveis, ou, caso contrário, será podado ou seja, cortado mesmo daquela árvore, por ser ramo seco, sem vida e por atrapalhar ainda o crescimento da videira.

No texto que ora acabamos de ler, encontramos três considerações importantes para quem deseja ser discípulo de Jesus, ou seja, crente em Cristo. Então vejamos:

1. HÁ CONSEQÜÊNCIAS PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO FIRMADOS EM JESUS.6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. O versículo 6 deixa claro que quem não está firmado em Cristo, ou seja, unido, junto

com Jesus, a exemplo dos ramos secos e sem vida, serão lançados no fogo. É notável como a Bíblia, em toda a sua extensão, mostra a ineficiência da religiosidade.

Não basta ser religioso, se dizer Cristão, participar de eventos religiosos e coisas semelhantes. É preciso, de fato, ser de Jesus e permanecer com ele.

A declaração de fé dos batistas brasileiros nos ensina que a maior evidência de uma pessoa é salva e pertence a Jesus é a sua permanência na presença do mestre produzindo os frutos de uma vida consagrada, santa e útil ao reino de Deus.

Quem não tem disposição para viver a vida cristã com um compromisso com Jesus, está perdendo tempo na vida religiosa. O evangelho é muito mais do que freqüentar templo e participar de eventos religiosos. O evangelho é estilo de vida que repita o que Cristo fazia. Ser cristão, no sentido original da palavra é, sem dúvida, ser imitador de Cristo.

Page 2: Firmados Na Videira Verdadeira - Sermão 3

A palavra que deve ser destacada no versículo 6 é permanecer, ficar unido com Jesus. Permanência na presença de Jesus é a evidência comprobatória de sua vida transformada por Jesus.

O termo permanecer, neste texto, significa fidelidade e lealdade, ou seja, viver a vida de tal forma que você permita que Cristo aja através de sua vida.

É assim que tem acontecido com você. Reflita sobre sua condição religiosa. Reveja sua vida espiritual e verifique se você tem permitido que Cristo viva através de você, de tal modo, que você venha a repetir as mesmas atitudes dele no seu dia-a-dia.

2. HÁ RECOMPENSAS PARA AQUELES QUE SÃO FIRMADOS EM CRISTO E OBEDIENTES À SUA VONTADE.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. No versículo 7 há uma promessa muito interessante, por favor, leia-o novamente. Que promessa é esta? Tudo o que quiserdes vos será feito. Creio que este é o sonho de

todos nós. Ser atendido em todos os nossos pedidos. A expressão é bem clara e não exclui nada: pedirei tudo o que quiserdes e vos será feito. Eu entendo que tudo é tudo, e não exclui nada.

Entretanto, é preciso pensar como Cristo pensava. Nenhuma das promessas bíblicas vem desacompanhada de alguma exigência. Há sempre alguma coisa a ser feita por nós para que as promessas do Senhor se cumpram em nossas vidas.

Dê uma olhada no versículo 7 e me responda: Qual é a exigência que Jesus faz a você, antes de dizer que tudo o que você pedir, te será feito?

A resposta é: você precisa permanecer em Cristo e as palavras de Cristo precisam permanecer em você.

Sabe porque alguns jovens e adolescentes não conseguem uma vida cheia de poder espiritual e muitos têm fracassado na vida cristã? É porque não permanecem em Cristo e, por não estudarem a Bíblia, não permitem que a Palavra de Cristo permaneçam neles.

Sabe por que alguns adultos não têm tido sucesso no casamento, no trabalho, na vida financeira, e têm passado por dificuldades as mais variadas? É porque não permanece em Cristo e, por não estudarem a Bíblia, não permitem que a Palavra de Cristo permaneçam neles.

Estar firmado em Cristo é conhecer sua vontade pela Bíblia e praticar, obedientemente, tudo o que Ele diz.

Não deixe este sermão ser mais um sermão apenas. Deixe Cristo falar ao seu coração e faça o propósito de viver conforme sua vontade, estudando e praticando o que diz a Bíblia.

Vale a pena servir a Jesus, afinal, tudo o que pedimos, receberemos.

Page 3: Firmados Na Videira Verdadeira - Sermão 3

3. HÁ CUMPRIMENTO DO PROPÓSITO DE DEUS PARA VOCÊ, QUANDO SE ESTÁ FIRMADO EM CRISTO.

8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. O último versículo que lemos para nossa meditação, nos traz uma idéia maravilhosa do

que Cristo espera de nós como seus discípulos. “8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus

discípulos”. A Bíblia em seu ensino geral mostra que Deus criou o homem com um propósito

definido, que este homem criado o glorificasse. Agora veja o que Jesus está dizendo – quando você obedece a vontade de Deus pela Bíblia, deixa Cristo agir pela suas atitudes, pensamentos e palavras, e, portanto, quando você produz frutos, Deus é glorificado em você.

Que bênção! Você está cumprindo o propósito de Deus para sua vida. Com certeza você será grandemente abençoado por isso!

Jesus garante neste trecho que você só é discípulo dele, quando produz frutos e Deus é glorificado em sua vida.

Vou exemplificar isso. Quando alguma pessoa dá graças a Deus por algo que você fez ou falou, você está glorificando o nome de Deus. Quando alguém reconhece que suas palavras e atitudes são uma conseqüência da presença de Deus na sua vida, então Deus está sendo glorificado.

Precisamos viver a Palavra do Senhor em nossas vidas de tal maneira que o Senhor seja glorificado sempre pelas pessoas que nos cercam.

Inclusive pelo fato de Jesus considerar seus discípulos, apenas os que conseguem viver a vida de tal forma que as pessoas identifiquem Deus com você e o glorifiquem.

Não se desanime se o que estou dizendo não aconteceu com você até hoje. Ou deixou de acontecer com você há algum tempo. Hoje é um dia propício para seu arrependimento e para a tomada de decisão ao lado de Jesus, hoje é o momento de você fazer o seu compromisso de conhecer a vontade de Deus pela Bíblia e cumpri-la.

CONCLUSÃO:Seja hoje um discípulo de Jesus, fique firme nas Palavras de Cristo, conhecendo a

Bíblia e cumprindo o que tem aprendido dela. Há conseqüências se você não fizer. Não corra este risco. Mas, pelo contrário, aproveite a recompensa dada por Jesus a que lhe é obediente e cumpra o propósito para o qual Deus o criou, glorificando a Cristo na sua vida. Deus o abençoe.

Aceite o desafio da transformação da sua vida hoje.