final 2012 12_10_poster_ana carreira, inês oliveira e inês mercedes

1
Escola Secundária Augusto Gomes 7ºA Projeto “Como na Vida” Ana Carreira, Inês Oliveira e Inês Mercedes Solução aquosa de sulfato de cobre(II) Resumo : O objetivo deste trabalho é explicar como se prepara uma solução aquosa de sulfato de cobre (II) e qual é a utilidade deste sal. As soluções, misturas homogéneas, podem ser caracterizadas consoante o seu estado físico em sólidas, líquidas ou gasosas. Para caracterizar uma solução é necessário saber a sua composição qualitativa, ou seja, identificar os componentes que a constituem, o soluto e o solvente. O soluto é a substância que se dissolve no solvente e este é a substância que dissolve o soluto. Neste caso, como o solvente utilizado é a água dizemos que se trata de uma solução aquosa. Palavras-chave : Sulfato de cobre; Solução; Solvente; Soluto. Introdução/objetivos: O sulfato de cobre, cuja forma molecular é CuSO 4, é um sal composto por sulfato de níquel e por sulfato de zinco. Também pode ser produzido pela reação química de ácido sulfúrico com uma variedade de compostos de cobre(II). A sua coloração é azul devido às suas águas de hidratação, mas quando entra em contacto com a chama, os seus cristais tornam-se cinzentos e desidratados. A solução aquosa de sulfato de cobre é conhecida na agricultura como calda bordalesa, sendo utilizada como fungicida para combater um fungo caraterístico da videira: o míldio. Este também é utilizado como herbicida e pesticida e tem muitas outras aplicações. Os objetivos deste trabalho são saber preparar e como proceder para produzir uma solução aquosa de sulfato de cobre(II), para calcularmos a concentração mássica de uma solução devemos dividir o valor da massa de soluto pelo valor do volume da solução. Desenvolvimento: Para esta solução precisamos dos seguintes materiais: Gobelé; Balão volumétrico; Vareta de vidro; Funil de vidro; Espátula; Balança; Garrafa de esguicho com água destilada; Sulfato de cobre(II) sólido; Discussão/conclusões Após a preparação desta solução verificámos que a massa de soluto foi de 0,8g e que o volume da solução foi de 200cm 3 , ou seja obtivemos uma solução de concentração 4g/dm 3 e que esta solução aquosa ficou com um tom Bibliografia Fontes: Januário, D., Correia, E., Castro, A. (2012) Explora-Ciências Físico Químicas 7ºano. Porto: Porto Editora. 30/11/12 http://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfato_d Para proceder a esta atividade temos de: Medir a massa de 0,80 gramas de sulfato de cobre(II) dentro do gobelé; Adicionar água destilada e agitar com a vareta de vidro até dissolver todo o sulfato; Transferir a solução com a ajuda do funil e da vareta de vidro para o balão volumétrico; Lavar o gobelé com água destilada e transferir para o balão volumétrico; Rolhar o balão volumétrico e homogeneizar a solução; Adicionar água até perfazer o volume de 200 centímetros cúbicos. Fig.1 – Material utilizado Fig.2- Preparação da solução (4ºpasso)

Upload: duartejanuario

Post on 30-Jul-2015

134 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Final 2012 12_10_poster_ana carreira, inês oliveira e inês mercedes

Escola Secundária Augusto Gomes 7ºA

Projeto “Como na Vida” Ana Carreira, Inês Oliveira e Inês Mercedes

Solução aquosa de sulfato de cobre(II)

Resumo : O objetivo deste trabalho é explicar como se prepara uma solução aquosa

de sulfato de cobre (II) e qual é a utilidade deste sal. As soluções, misturas homogéneas, podem ser caracterizadas consoante o

seu estado físico em sólidas, líquidas ou gasosas. Para caracterizar uma solução é necessário saber a sua composição qualitativa, ou seja, identificar os componentes que a constituem, o soluto e o solvente. O soluto é a substância que se dissolve no solvente e este é a substância que dissolve o soluto. Neste caso, como o solvente utilizado é a água dizemos que se trata de uma solução aquosa.

Palavras-chave :

● Sulfato de cobre;● Solução;● Solvente;● Soluto.

Introdução/objetivos:

O sulfato de cobre, cuja forma molecular é CuSO4, é um sal composto por sulfato de níquel e por sulfato de zinco. Também pode ser produzido pela reação química de ácido sulfúrico com uma variedade de compostos de cobre(II). A sua coloração é azul devido às suas águas de hidratação, mas quando entra em contacto com a chama, os seus cristais tornam-se cinzentos e desidratados. A solução aquosa de sulfato de cobre é conhecida na agricultura como calda bordalesa, sendo utilizada como fungicida para combater um fungo caraterístico da videira: o míldio. Este também é utilizado como herbicida e pesticida e tem muitas outras aplicações.Os objetivos deste trabalho são saber preparar e como proceder para produzir uma solução aquosa de sulfato de cobre(II), para calcularmos a concentração mássica de uma solução devemos dividir o valor da massa de soluto pelo valor do volume da solução.

Desenvolvimento:

Para esta solução precisamos dos seguintes materiais:

• Gobelé;• Balão volumétrico;• Vareta de vidro;• Funil de vidro; • Espátula;• Balança;• Garrafa de esguicho com água destilada;• Sulfato de cobre(II) sólido;

Discussão/conclusões

Após a preparação desta solução verificámos que a massa de soluto foi de 0,8g e que o volume da solução foi de 200cm3, ou seja obtivemos uma solução de concentração 4g/dm3 e que esta solução aquosa ficou com um tom azul claro.

Bibliografia Fontes:• Januário, D., Correia, E., Castro, A. (2012) Explora-

Ciências Físico Químicas 7ºano. Porto: Porto Editora. 30/11/12

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfato_de_cobre_(II) • Wikipédia.

Para proceder a esta atividade temos de:

• Medir a massa de 0,80 gramas de sulfato de cobre(II) dentro do gobelé;

• Adicionar água destilada e agitar com a vareta de vidro até dissolver todo o sulfato;

• Transferir a solução com a ajuda do funil e da vareta de vidro para o balão volumétrico;

• Lavar o gobelé com água destilada e transferir para o balão volumétrico;

• Rolhar o balão volumétrico e homogeneizar a solução;

• Adicionar água até perfazer o volume de 200 centímetros cúbicos.

Fig.1 – Material utilizado

Fig.2- Preparação da solução (4ºpasso)