filo nematelminte

14
FILO NEMATELMINTOS Características gerais: - Simetria bilateral - São vermes com o corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades - Triblástico pseudo-celomado; o celoma dá espaço para os órgãos se desenvolverem. - - Esta cavidade apresenta um líquido que favorecem a circulação.

Upload: danie-gongui

Post on 11-Jul-2015

1.285 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Filo nematelminte

FILO NEMATELMINTOSCaracterísticas gerais:- Simetria bilateral- São vermes com o corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades- Triblástico pseudo-celomado; o celoma dá espaço para os órgãos se desenvolverem. - - Esta cavidade apresenta um líquido que favorecem a circulação.

Page 2: Filo nematelminte

Musculatura:Sob a epiderme há uma camada de músculos longitudinais. Devido à falta de músculos circulares estes animais não se esticam nem se encolhem, apenas se curvam ( deslocam-se em movimentos ondulatórios).

longitudinais

Page 3: Filo nematelminte

Digestão:É extra e intra-celular. Sistema digestório completo. A cavidade bucal pode ter dentes ou estiletes, ou lâminas ou ganchos destinados à fixação do hospedeiro. Em alguns parasitas, o intestino apenas absorve o alimento já digerido pelo hospedeiro.Boca faringe musculosa e sugadora intestino ânus.

Ancylostoma duodenale

Page 4: Filo nematelminte

Respiração e circulação:Respiração cutânea por difusão dos gases através da superfície do corpo. Os nutrientes são distribuídos pelos líquidos que preenchem o celoma.

Excreção:

c) Há uma célula grande ou um par de células alongadas ( em forma de saco) chamadas células ventrais ou renetes. Eliminam as excretas por um poro ventral.

b) Dois tubos longitudinais ligado por um tubo transversal( em forma de H) eliminando as excretas por um tubo próximo à boca.

Page 5: Filo nematelminte

Sistema Nervoso:É representado por um anel em volta do esôfago do qual partem cordões nervosos( 6-8 ) longitudinais pelo corpo do animal.

Reprodução:

- A maioria dos representantes são dióicos. - Reprodução sexuada- fecundação interna.- Dimorfismo sexual. - Os ovos originam larvas. - Possuem vida livre ou parasitas.

Page 6: Filo nematelminte
Page 7: Filo nematelminte

FILARIOSE (Elefantíase)

Page 8: Filo nematelminte
Page 9: Filo nematelminte
Page 10: Filo nematelminte
Page 11: Filo nematelminte

Ancylostoma braziliensis - Bicho geográfico

Page 12: Filo nematelminte
Page 13: Filo nematelminte

Mosquito Culex

Page 14: Filo nematelminte