ficha técnica titulo: entidade promotora: produção e ... · ficha técnica titulo: ......

2
guião de exploração Produção apoiada pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) Co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia através do Fundo Social Europeu Medida 4.2. Desenvolvimento e Modernização das Estruturas e Serviços de Apoio ao Emprego Tipologia de Projecto 4.2.2. Desenvolvimento de Estudos e Recursos Didácticos Acção Tipo 4.2.2.2. Recursos Didácticos Ficha Técnica Titulo: A entrevista de avaliação – Formação dos avaliadores Entidade Promotora: Paradoxo Humano Produção e Edição: IFH – Instituto de Formação para o Desenvolvimento Humano Coordenação Técnico-Pedagógica: Cláudia Miguel Consultoria: Cláudia Miguel • Ana Assunção • Mara • Paradoxo Humano IFH – Instituto de Formação para o Desenvolvimento Humano Actores: Carlos Mello • Nuno Archer • Susana Palmerston Realização: Eduardo Amaro Videografismo: Carlota Flieg Projecto Gráfico: Pedro Figueiredo • IFH Ano 2007

Upload: phamkhuong

Post on 05-Jun-2018

254 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha Técnica Titulo: Entidade Promotora: Produção e ... · Ficha Técnica Titulo: ... Apresentação dos principais comportamentos e atitudes do avaliador que possibi-litam uma

guião de exploração

Produção apoiada pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS)Co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia através do Fundo Social Europeu

Medida 4.2. Desenvolvimento e Modernização das Estruturas e Serviços de Apoio ao EmpregoTipologia de Projecto 4.2.2. Desenvolvimento de Estudos e Recursos Didácticos

Acção Tipo 4.2.2.2. Recursos Didácticos

Ficha Técnica

Titulo: A entrevista de avaliação – Formação dos avaliadores

Entidade Promotora: Paradoxo Humano

Produção e Edição: IFH – Instituto de Formação para o Desenvolvimento Humano

Coordenação Técnico-Pedagógica: Cláudia Miguel

Consultoria: Cláudia Miguel • Ana Assunção • Mara • Paradoxo HumanoIFH – Instituto de Formação para o Desenvolvimento Humano

Actores: Carlos Mello • Nuno Archer • Susana Palmerston

Realização: Eduardo Amaro

Videografismo: Carlota Flieg

Projecto Gráfico: Pedro Figueiredo • IFH

Ano 2007

Page 2: Ficha Técnica Titulo: Entidade Promotora: Produção e ... · Ficha Técnica Titulo: ... Apresentação dos principais comportamentos e atitudes do avaliador que possibi-litam uma

Título: A entrevista de avaliação: formação dos avaliadores

Objectivo: O videograma tem por objectivo apresentar os principais comportamentos e atitudes a adoptar, pelo avaliador, nas diferentes fases da entrevista, de forma a garantir a sua eficácia.

Estrutura Modular O videograma é composto por um conjunto de módulos que incluem cenas específicas para permitir uma exploração mais direccionada do tema. São apresentadas algumas propostas de tarefas ou actividades concebidas para guiar o formando numa utilização individual e autónoma deste recurso.

No manual técnico do formador, encontram-se indicações para exploração do videograma nas planificações modulares. O formador poderá adaptar as sugestões apresentadas se considerar que as mesmas permitem facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Módulo Tarefas / Actividades

1- Pedido de ajuda ao DirectorConversa do avaliador com o Director Geral da empresa, relatando as suas frustra-ções relativamente às entrevistas de avaliação do desempenho realizadas.

Realize a seguinte actividade antes de visualizar a cena: Imagine que é o Director Geral da empresa. Que conselhos poderia dar a uma chefia que se revele desmotivada relativamente à realização de entrevistas de avaliação do desempenho? Compare depois com os conselhos dados no videograma.

2 – Preparação da entrevistaIlustração dos principais comportamentos e atitudes a adoptar pelo avaliador na preparação da entrevista.

Antes de proceder à visualização da cena, identifique os comportamentos e atitudes do avaliador que considera adequados para uma preparação eficaz da entrevista.

3- Condução da entrevistaApresentação dos principais comportamentos e atitudes que o avaliador deve adoptar na condução da entrevista.

Antes de visualizar a cena, identifique os comportamentos e as atitudes do avaliador que possibilitam uma condução eficaz da entrevista. Antes de visualizar a cena, prepare uma situação de role play em que:- o avaliador adopta comportamentos inadequados na condução da entrevista;- o avaliador adopta comportamentos adequados na fase de condução da entrevista.

4- Entrevista mal sucedida (Parte I)Demonstração de alguns comportamentos inadequados no decorrer da entrevista.

Visualizando a cena, assinale os comportamentos do avaliador que podem ter contribuído para que a entrevista se tornasse frustrante para ambos os intervenientes. Proponha estratégias adequadas para o sucesso da mesma.

5- Conclusão da entrevistaApresentação dos principais comportamentos e atitudes do avaliador que possibi-litam uma conclusão eficaz da entrevista.

Antes de proceder à visualização da cena, indique comportamentos e atitudes do avaliador que considera serem importantes para uma conclusão eficaz da entrevista de avaliação do desempenho.Antes de visualizar a cena, prepare uma situação de role play em que:- o avaliador adopta comportamentos inadequados na fase de conclusão da entrevista;- o avaliador adopta comportamentos adequados na fase de conclusão da entrevista.

6- Entrevista mal sucedida (Parte II)Ilustração de alguns comportamentos inadequados no decorrer da entrevista.

Analise a cena, identificando os comportamentos do avaliador que podem ter contribuído para que a entrevista se tornasse frustrante para ambos os intervenientes. Proponha estratégias adequadas para o sucesso da mesma.

7- Entrevista bem sucedidaApresentação dos principais comportamentos e atitudes do avaliador que permitem a eficácia da entrevista de avaliação do desempenho, nas suas diferentes fases.

Elabore uma análise da cena, assinalando os principais comportamentos e atitudes a adoptar, por parte do avaliador, nas dife-rentes fases da entrevista de avaliação do desempenho.

Duração: 19’13”