ficha de trabalho 10 estudo dos órgãos da videira flor

12
Ficha de Trabalho: Estudo dos órgãos da videira – Flor As flores são ramos especializados com função reprodutora e são formadas por apêndices: as peças florais. As flores têm formas muito variadas, diferindo no tamanho, número de peças reprodutoras e arranjo das mesmas. Forma-se a partir de células meristemáticas (células não diferenciadas, e capazes de divisão celular contínua) situadas abaixo das camadas externas do ápice da gema ou gomo. 1. Indica a função da flor. _____________________________________________________________ A flor típica, dita "completa", é composta por: 1. Órgãos de Suporte: Receptáculo Pedicelo, Pé ou Pedúnculo 2. Órgãos de Proteção: Sépalas Pétalas 3. Órgãos de Reprodução: Estames Carpelos 2. Indica no que consiste uma flor incompleta. _____________________________________________________________ _________________________________________________________ Órgãos de suporte: Servem de suporte à flor e são o pedúnculo e o receptáculo. Viticultura – 2013/2014 de 12 Profissional de Técnico de Viticultura e Enologia Nome: _________________________________ Nº___

Upload: carlos-lopes

Post on 29-Dec-2015

23 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

Ficha de Trabalho: Estudo dos órgãos da videira – Flor

As flores são ramos especializados com função reprodutora e são formadas por apêndices: as peças florais. As flores têm formas muito variadas, diferindo no tamanho, número de peças reprodutoras e arranjo das mesmas. Forma-se a partir de células meristemáticas (células não diferenciadas, e capazes de divisão celular contínua) situadas abaixo das camadas externas do ápice da gema ou gomo.

1. Indica a função da flor._____________________________________________________________

A flor típica, dita "completa", é composta por:

1. Órgãos de Suporte: Receptáculo Pedicelo, Pé ou

Pedúnculo

2. Órgãos de Proteção: Sépalas Pétalas

3. Órgãos de Reprodução: Estames Carpelos

2. Indica no que consiste uma flor incompleta.______________________________________________________________________________________________________________________

Órgãos de suporte:Servem de suporte à flor e são o pedúnculo e o receptáculo.O pedúnculo é o órgão de suporte da flor e possui na sua parte superior, geralmente o receptáculo.Nalgumas espécies cada flor tem só um pedúnculo, enquanto que noutras estão agrupadas várias flores num único pedúnculo, designando-se por inflorescência. Podem ser solitárias, se se encontram isoladas, ou grupadas, quando estão em grupos.

Viticultura – 2013/2014 Página 1 de 10

Profissional de Técnico de Viticultura e Enologia

Nome: _________________________________ Nº___ Tª____10º ano

Page 2: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

As inflorescências podem ainda ser classificadas como definidas ou indefinidas. No primeiro caso é possível notar uma flor terminal definida no eixo principal da inflorescência, porém no segundo caso isso não ocorre, sendo difícil dizer qual é o eixo principal. As inflorescências grupadas dividem-se assim em:

Racemo ou cacho: este tipo de inflorescência é indefinida, as flores pedunculadas estão ligadas aos nós de um pedúnculo comum. (figura A)

Espiga: este tipo de inflorescência é indefinida, e as flores sem pedúnculo, estão ligadas aos nós de um pedúnculo comum. (figura B)

Panícula: este tipo de inflorescência é indefinida, sendo que as flores aparecem geralmente apenas nas ramificações e no topo do pedúnculo comum. (figura C)

Umbela: este tipo de inflorescência é indefinida, sendo que de um mesmo local saem flores pedunculadas de altura semelhante. (figura D)

Capítulo: este tipo de inflorescência é indefinida, e as flores estão dispostas ao redor de um receptáculo arredondado que é protegido por brácteas, em forma aproximada de um disco na espessura e no diâmetro. (figura E)

Viticultura – 2013/2014 Página 2 de 10

3. A imagem mostra a inflorescência das flores da videira.

3.1. Indica o que significa a flor da videira apresentar inflorescência.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

3.2. Classifica a inflorescência da videira em grupada ou solitária.

__________________________

Page 3: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

Escorpióide: este tipo de inflorescência é definida, e as flores estão ramificadas e dispostas apenas de um dos lados do pedúnculo comum. (figura F)

Cimeira Multípara: este tipo de inflorescência é definida, e as flores nascem sempre de gemas lateralizadas em volta do mesmo nó, inclinadas em relação à ao pedúnculo comum (o eixo principal). (figura G)

Cimeira Bípara: este tipo de inflorescência é definida, e as flores estão opostas uma à outra, graças ao desenvolvimento de suas gemas laterais. (figura H)

Viticultura – 2013/2014 Página 3 de 10

4. A imagem mostra a inflorescência das flores da videira. Sabendo que esta, possui flores pedunculadas inseridas no eixo principal (com crescimento indeterminado ou indefinido), de maneira a que as flores mais velhas estão mais afastadas do ápice, classifica o seu tipo de inflorescência.

_______________________________________________________________________________________

Page 4: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

Órgãos de proteção:Têm a função de proteger os órgãos reprodutores e são as sépalas e as pétalas.

As sépalas e as pétalas podem ser livres ou aderentes. No primeiro caso, o cálice diz-se dialissépalo e a corola dialipétala, no segundo caso, o cálice diz-se sinsépalo e a corola simpétala.

________________________________________________________________

Viticultura – 2013/2014 Página 4 de 10

Sépalas: pequenas peças florais geralmente de cor verde, têm a função de proteger a flor. O seu conjunto forma o cálice.Pétalas: peças florais de cores variadas, têm a função de proteger os órgãos reprodutores. O seu conjunto forma a corola.O conjunto do cálice e da corola formam o perianto. O perianto pode ser diferenciado, quando as sépalas se distinguem das pétalas, ou indiferenciado, quando as pétalas e as sépalas são da mesma cor.

corola

A flor da Vitis vinifera «videira-europeia» tem sépalas muito reduzidas (não visíveis na foto); as pétalas estão soldadas pela extremidade numa estrutura em forma de capuz conhecida por caliptra ou caruma (caliptra em vias de se soltar da flor situada no ápice distal do cacho).

5. Classifica, o tipo de perianto da flor da videira.

________________________________

6. Justifica a designação de corola simpétala e cálice sinsépalo à flor da videira.

_________________________________________________________________________________________________________

Page 5: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

De acordo com o número de elementos presentes na corola, as flores são classificadas em: dímeras (2 pétalas), trímeras (3 pétalas), tetrâmeras (4 ou múltiplo de 4 pétalas), pentâmeras (5 ou múltiplo de 5 pétalas) e hexâmeras (6 pétalas).

(1) (2) (3)

Órgãos de reprodução: Têm função reprodutiva e são os estames e os carpelos.

O número, aspeto, tamanho e disposição dos estames é variável de flor para flor. Umas vezes, os estames mostram-se livres, outras ligados, quer pelos filetes quer pelas anteras. Quando os estames são em número igual ou inferior a 10 dizem-se definidos, a partir daí são indefinidos.

Os carpelos, peças florais femininas, estão dispostos na parte central da flor. São estruturas formadas por um “saco”, o ovário, adelgaçando na parte

Viticultura – 2013/2014 Página 5 de 10

A figura representa a flor da Vitis vinifera, e mostra: a flor jovem (1), a seção vertical da flor (2) e a flor sem corola (3).

6. Classifica a flor da videira, quanto ao número de pétalas.

____________________

Os estames, peças florais masculinas, estão dispostos no interior da flor. São constituídos por filamentos, os filetes, terminados por pequenos sacos, as anteras onde se formam os grãos de pólen; no seu conjunto formam o androceu, órgão reprodutor masculino.

Page 6: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

superior, o estilete, cuja extremidade dilatada é o estigma; no seu conjunto formam o gineceu, órgão reprodutor feminino. Tal como nos animais, no ovário são produzidos os óvulos, que são os gâmetas femininos.O gineceu pode ser classificado relativamente ao número e à coalescência dos carpelos, em:

Unicarpelar, unilocular - formado por um só carpelo que forma uma só cavidade (lóculo).

Pluricarpelar unilocular – formados por diversos carpelos que formam uma única cavidade. É encontrado nos gineceus sincárpicos e forma frutos com uma única cavidadeinterna.Pluricarpelar plurilocular - formado por diversos carpelos que formam diversas cavidades. É encontrado nos gineceus sincárpicos e forma frutos com o interior dividido em gomos.

Na Vitis vinífera, o androceu, que corresponde à parte masculina da flor, possui cinco estames formados pelo filete e pela antera; e o gineceu, que corresponde à parte feminina e é constituído por um carpelo ou pistilo que possuiu um ovário com dois carpelos soldados e um estilete curto que termina num só estigma.

7. Classifica os estames da flor da videira, em relação ao seu número.___________________________________________________________

8. Indica em que estrutura do estame se forma o grão de pólen.___________________________________________________________

9. Caracteriza o gineceu da flor da videira.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Classifica o gineceu da flor da videira quanto ao número e à coalescência dos carpelos.______________________________________________________________________________________________________________________

Posição Relativa dos Ovários e Estames:

Viticultura – 2013/2014 Página 6 de 10

Page 7: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

12. Faz a legenda da flor completa:

Viticultura – 2013/2014 Página 7 de 10

O ovário da papoila e da tulipa, por exemplo, encontra-se acima do receptáculo inserindo-se os estames e pétalas abaixo dele: o ovário diz-se súpero e os estames hipogínicos (fig. ao lado).

Na cenoura, no lírio e no narciso, o ovário fica alojado no receptáculo, inserindo-se o perianto e os estames a nível superior: o ovário diz-se ínfero e os estames epigínicos (fig. ao lado).

Finalmente, na amendoeira e na cerejeira, o receptáculo alarga e o perianto e os estames inserem-se à volta do gineceu, aderindo os filetes parcialmente às pétalas: o ovário diz-se semi-ínfero e os estames perigínicos (fig. ao lado).

Na Vitis vinífera (fig. ao lado), o ovário é súpero, i.e. as restantes peças da flor estão inseridas por debaixo do ovário.

11. Classifica os estames da flor da videira em relação ao ovário.

____________________________________________

1.

Page 8: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

1- ________________________________________2- ________________________________________3- ________________________________________4- ________________________________________5- ________________________________________

13. Indica o nome do conjunto formado:a) pelas pétalas: ___________________________________________b) pelas sépalas: ___________________________________________c) pelas sépalas e pelas pétalas: ________________________________

Conforme possuam um ou os dois sexos, as flores podem ser: Monóicas (hermafroditas) quando possuem os dois sexos na mesma flor, ou Dióicas quando os órgãos reprodutores são encontrados em flores diferentes.

No estado selvagem a videira é poligâmica dióica, mas com a intervenção do homem, a maioria das variedades passou a desenvolver flores hermafroditas perfeitas (flores com os dois sexos). Além deste tipo de flores, na videira existem mais dois tipos: flores unisexuais masculinas e flores unisexuais femininas.

Viticultura – 2013/2014 Página 8 de 10

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.10.

6- _______________________7- _______________________8- ______________________9- ______________________10- _______________________

Page 9: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

Fórmulas FloraisPara facilitar o estudo morfológico da flor é costume representá-la por expressões simbólicas, chamadas fórmulas florais.As fórmulas florais são expressões formadas por letras, algarismos e outros sinais convencionais que resumem a constituição das flores.As diferentes peças são designadas pela letra inicial de cada termo: S – sépala; P – pétala; E – estame e C – carpelo.O número de peças é indicado por um algarismo que precede a letra inicial (se o número for elevado, representa-se por n).A coalescência ou união das peças é indicada por um parêntesis. A colocação de um traço abaixo ou acima do número correspondente aos carpelos indica que estes são súperos ou ínferos, respectivamente.

Viticultura – 2013/2014 Página 9 de 10

A floração na videira (e em todas as espécies do género Vitis) envolve a libertação (deiscência) da corola (caliptra em Vitis) e a extrusão dos estames, ou seja, as pétalas separam-se pela base e a corola cai, empurrada pelos estames. Depois de desabrochar, a abertura das anteras faz-se em direção ao exterior e o grão de polén cai sobre as flores vizinhas.

14. Caracteriza o desabrochar da flor da videira.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 10: Ficha de trabalho 10 Estudo dos órgãos da videira Flor

Os diversos termos da expressão são separados pelo sinal +.

Exemplo:Batateira (5S) + (5P) + 5E + (2C)Significa que a flor da batateira possui 5 sépalas unidas, 5 pétalas unidas, 5 estames, 2 carpelos soldados com ovários súperos.

15. Escreve a fórmula florar da videira, com base nos dados fornecidos ao longo da ficha de trabalho.

Viticultura – 2013/2014 Página 10 de 10

Vitis vinifera: botão floral Vitis vinifera: flores depois da queda do perianto