ficha de português- 3º ciclo

5
Ficha de trabalho de Português Lê o início da notícia que se segue e responde às questões, seleccionado as alíneas corretas: 1 5 10 15 Otelo recusou a "porca" da política ao ser desafiado a concorrer a Belém (publicado dia 26/03/2014) O coronel Otelo Saraiva de Carvalho, operacional do 25 de Abril, admite já ter sido desafiado a concorrer de novo a Presidente da República, mas que recusou por não querer entrar na "porca" da política. Numa entrevista à Lusa, a propósito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, Otelo confessou que, "como o regime está", não alinhou na corrida a Belém, repetindo a candidatura de 1976. "Não me interessa entrar naquilo que o Spínola definiu como porca: a política", afirmou. Mas Otelo, 77 anos, não fecha totalmente as portas. "Se houver, espantosamente, uma qualquer ação de massas, que não seja só a manifestação com cartazes, e houver uma coisa de maior volume, com maior possibilidade de intervenção, se existir uma mudança de regime que valha a pena, se houver necessidade e o povo confiar ainda na minha capacidade de liderança, estarei disponível", afirmou. O coronel na reforma gostava de "participar numa qualquer mudança efetiva do país "e até já propôs a reconstituição do MFA. Otelo Saraiva de Carvalho tinha 37 anos, era major quando se deu o 25 de Abril e foi membro do Conselho da Revolução e comandante-adjunto do COPCON (Comando Operacional do Continente). In http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=3778986 (cons. dia 27/03/2014) 1. O coronel Otelo Saraiva de Carvalho a) nunca teve participação ativa na política portuguesa. b) já foi candidato a Presidente da República. c) recusa terminantemente envolver-se em política. d) afirma-se satisfeito com os políticos portugueses. 2. O antigo militar fala da política com a) orgulho. b) indiferença. c) desprezo. d) satisfação. 3. Otelo apresenta a razão que o faria ingressar na política, ou seja, a) um pedido oficial por parte do COPCON. _____________________________________________________________________________________________________________ ______________________________ Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Upload: lucinda-cunha

Post on 20-Dec-2014

9.539 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Ficha de trabalho para assinalar o 25 de abril- escolha múltipla

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha de Português- 3º ciclo

Ficha de trabalho de Português

Lê o início da notícia que se segue e responde às questões, seleccionado as alíneas corretas:

1

5

10

15

Otelo recusou a "porca" da política ao ser desafiado a concorrer a Belém

(publicado dia 26/03/2014) O coronel Otelo Saraiva de Carvalho, operacional do 25 de Abril, admite já ter sido desafiado a concorrer de novo a Presidente da República, mas que recusou por não querer entrar na "porca" da política. Numa entrevista à Lusa, a propósito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, Otelo confessou que, "como o regime está", não alinhou na corrida a Belém, repetindo a candidatura de 1976. "Não me interessa entrar naquilo que o Spínola definiu como porca: a política", afirmou. Mas Otelo, 77 anos, não fecha totalmente as portas. "Se houver, espantosamente, uma qualquer ação de massas, que não seja só a manifestação com cartazes, e houver uma coisa de maior volume, com maior possibilidade de intervenção, se existir uma mudança de regime que valha a pena, se houver necessidade e o povo confiar ainda na minha capacidade de liderança, estarei disponível", afirmou. O coronel na reforma gostava de "participar numa qualquer mudança efetiva do país "e até já propôs a reconstituição do MFA. Otelo Saraiva de Carvalho tinha 37 anos, era major quando se deu o 25 de Abril e foi membro do Conselho da Revolução e comandante-adjunto do COPCON (Comando Operacional do Continente).

In http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=3778986 (cons. dia 27/03/2014)

1. O coronel Otelo Saraiva de Carvalho a) nunca teve participação ativa na política portuguesa.b) já foi candidato a Presidente da República.c) recusa terminantemente envolver-se em política.d) afirma-se satisfeito com os políticos portugueses.

2. O antigo militar fala da política coma) orgulho.b) indiferença.c) desprezo.d) satisfação.

3. Otelo apresenta a razão que o faria ingressar na política, ou seja,a) um pedido oficial por parte do COPCON.b) a reconstituição do MFA.c) a união de esforços populares para alterar o regime.d) os portugueses acreditarem na sua capacidade de liderança.

4. O uso das aspas ao longo do texto têm como objetivoa) fornecer uma explicação sobre o assunto em causa.b) introduzir no texto discurso direto.c) apresentar uma conclusão.d) retomar assuntos tratados anteriormente.

5. Ao referir-se a Spínola (l. 9), o antigo coronel a) pretende falar de uma personagem que prestigie o seu discurso.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 2: Ficha de Português- 3º ciclo

Ficha de trabalho de Português

b) fala de um amigo.c) mostra-se em concordância com o político em causa.d) discorda das principais ideias deste.

6. Com o enunciado “Mas Otelo, 77 anos, não fecha totalmente as portas.(l. 10)”, o autor da notícia pretende afirmar quea) o coronel não exclui a hipótese de ingressar na política.b) Otelo não quer nem ouvir falar de política.c) Otelo quis ser entrevistado com a porta aberta.d) o antigo militar tem uma boa impressão dos políticos.

7. A expressão “operacional do 25 de Abril” (ll. 1-2) desempenha a função sintática dea) sujeito.b) vocativo.c) modificador de frase.d) modificador apositivo do nome.

8. A forma verbal “ter sido desafiado” (l. 2) é composta por um verbo principal antecedido por um verbo auxiliara) da voz passiva.b) modal.c) aspetual.d) dos tempos compostos.

9. Classifica a oração sublinhada no enunciado “confessou que, "como o regime está", não alinhou na corrida a Belém“ (ll. 6-7).a) Oração subordinante.b) Oração coordenada copulativa.c) Oração subordinada substantiva completiva.d) Oração subordinada adverbial consecutiva.

10. O pronome pessoal “me” (l. 9) desempenha a função sintática dea) complemento direto.b) complemento indireto.c) complemento oblíquo.d) complemento do nome.

11. A palavra “naquilo” (l. 9), visto que é referente a “política” (l. 10), trata-se de a) uma anáfora.b) uma elipse.c) um referente coanafórico.d) uma catáfora.

12. Atenta no enunciado “Se houver, espantosamente, uma qualquer ação de massas, que não seja só a manifestação com cartazes “ (ll. 11-12) e refere a função sintática desempenhada pelo advérbio sublinhado:a) modificador do grupo verbal.b) modificador de frase.c) modificador do nome.d) predicativo do sujeito.

13. Classifica a oração seguinte: ““Se houver, espantosamente, uma qualquer ação de massas,” (l. 11).a) Oração subordinada adverbial condicional.b) Oração subordinada adverbial causal.c) Oração subordinada adverbial concessiva.d) Oração subordinada adverbial comparativa.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 3: Ficha de Português- 3º ciclo

Ficha de trabalho de Português

14. A palavra “qualquer” (l. 11) pertence à classea) dos pronomes.b) dos adjetivos.c) dos determinantes.d) das conjunções.

15. Ao utilizar a expressão “O coronel na reforma” (l. 15) que mecanismo de coesão foi usado?a) Pronominalização.b) Uso interdependente de tempos verbais.c) Repetição intencional.d) Substituição lexical.

16. Identifica os tempos/ modos das formas verbais de acordo com a ordem pela qual surgem no enunciado “O coronel na reforma gostava de "participar numa qualquer mudança efetiva do país "e até já propôs a reconstituição do MFA.” (ll. 15-16):a) pretérito imperfeito do indicativo; infinitivo; pretérito perfeito do indicativo.b) pretérito imperfeito do conjuntivo; infinitivo; pretérito mais-que-perfeito do indicativo.c) condicional; gerúndio; presente do conjuntivo.d) presente do indicativo; particípio passado; pretérito imperfeito do indicativo.

17. “A palavra “MFA” (l. 16) trata-se de a) uma sigla.b) um acrónimo.c) uma truncação.d) uma amálgama.

18. A palavra “major” (l. 17) desempenha a função sintática dea) complemento direto.b) predicativo do sujeito.c) predicativo do complemento direto.d) complemento oblíquo.

19. Quanto ao processo de formação, a palavra “COPCON” (l. 18) éa) uma sigla.b) um acrónimo.c) um composto morfológico.d) um composto morfossintático.

20. Classifica a oração sublinhada no enunciado “Otelo Saraiva de Carvalho tinha 37 anos, era major quando se deu o 25 de Abril e foi membro do Conselho da Revolução e comandante-adjunto do COPCON (Comando Operacional do Continente).(ll. 17-19)”.a) Oração subordinada adjetiva relativa restritiva.b) Oração coordenada explicativa.c) Oração substantiva relativa sem antecedente.d) Oração subordinada adverbial temporal.

BOM TRABALHO!!!!A DOCENTE: Lucinda Cunha

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]

Page 4: Ficha de Português- 3º ciclo

Ficha de trabalho de Português

CORREÇÃO:

1-b 1-c 3-c 4-b 5-c 6-a 7-d 8-a 9-c 10-b11-d 12-b 13-a 14-c 15-d 16-a 17-a 18-b 19-b 20-d

___________________________________________________________________________________________________________________________________________Sede - Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela Rua de Pombeiro de Ribavizela, 600 - 4610-642 POMBEIRO DE RIBAVIZELA 255340310 - Fax: 255340319 e-mail: [email protected]