fgv adm junho 2016_objetiva_lingua portuguesa.indd

7
1 CPV FGVADMJUN2016 FGV ADM – Prova A – 05/ JUNHO/2016 CPV O CURSINHO QUE MAIS APROVA NA GV LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Texto para as questões 16 e 17 Geração Z desafia mercado Eles já nasceram plugados e não conhecem a vida off-line. São generalistas, não gostam de hierarquia e querem fazer o próprio horário. Diferentes dos profissionais das gerações X e Y, valorizam mais a qualidade de vida ao poder aquisitivo. Empresas têm grande desafio para se adaptar e reter essa mão de obra. Esse é o perfil dos jovens que nasceram depois de 1995 e começam a entrar agora no mercado de trabalho. Destak. 22.02.2016. Adaptado. 16. Considere as seguintes afirmações 16 sobre o texto: I. Ocorre oposição de sentido entre as expressões “plugados” e“off-line” bem como entre as palavras “generalistas” e “hierarquia”. II. A ordem alfabética de que se vale o texto corresponde à ordem cronológica. III. Para caracterizar sociologicamente a geração Y, o redator se vale de um subentendido. Está totalmente correto apenas o que se afirma em a) III. b) I. c) II. d) II e III. e) I e III. Resolução: Há uma oposição de sentido entre as expressões “plugados”, referente à forma inglesa on-line, e off-line, que corresponderia a "não conectado"; mas “generalistas” não se opõe à “hierarquia”, até pela construção sintática escolhida pelo autor, que utiliza, no caso, a conjunção aditiva e,indicativa de adição ou soma; a ordem alfabética corresponde também à ordem cronológica em que essas gerações X e Y apareceram: X corresponde à geração “baby-boom”, nascida logo após a 2 a Guerra Mundial e Y àquela nascida entre os anos 1970 e meados de 1990. Para caracterizar a geração Y, o autor deixa subentendido que essa geração, juntamente com a X, valoriza mais o poder aquisitivo. Alternativa D 17. Pode-se corrigir o erro gramatical presente na frase “valorizam mais a qualidade de vida ao poder aquisitivo”, substituindo o verbo “valorizar” por “preferir” e fazendo as adaptações necessárias, como ocorre em: a) preferem mais a qualidade de vida do que o poder aquisitivo. b) preferem menos o poder aquisitivo e mais a qualidade de vida. c) ao poder aquisitivo, preferem a qualidade de vida. d) do que o poder aquisitivo preferem mais a qualidade de vida. e) preferem ao poder aquisitivo mais que à qualidade de vida. Resolução: Substituindo-se o verbo “valorizar” por “preferir”, a alternativa correta é a que diz “ao poder aquisitivo, preferem a qualidade de vida”. A frase é iniciada pelo objeto indireto (devidamente virgulado) e encerrada pelo objeto direto. “Preferir” é VTDI. Alternativa C

Upload: doanphuc

Post on 08-Jan-2017

227 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: FGV ADM Junho 2016_Objetiva_Lingua Portuguesa.indd

1CPV fgvadmjun2016

FGV ADM – Prova A – 05/junho/2016

CPV o Cursinho que Mais aprova na GV

línGuA PortuGuesA, literAturA einterPretAção De textos

Texto para as questões 16 e 17

Geração Z desafia mercado

Eles já nasceram plugados e não conhecem a vida off-line. São generalistas, não gostam de hierarquia e querem fazer o próprio horário. Diferentes dos profissionais das gerações X e Y, valorizam mais a qualidade de vida ao poder aquisitivo. Empresas têm grande desafio para se adaptar e reter essa mão de obra.

Esse é o perfil dos jovens que nasceram depois de 1995 e começam a entrar agora no mercado de trabalho.

Destak. 22.02.2016. Adaptado.

16.Considereasseguintesafirmações16sobreotexto:

I. Ocorreoposiçãodesentidoentreasexpressões“plugados”e“off-line”bemcomoentreaspalavras“generalistas”e“hierarquia”.

II. Aordemalfabéticadequesevaleotextocorrespondeàordemcronológica.

III.ParacaracterizarsociologicamenteageraçãoY,oredatorsevaledeumsubentendido.

Estátotalmentecorretoapenasoqueseafirmaem

a) III. b) I. c) II. d) II e III. e) I e III.

Resolução: Háumaoposiçãodesentidoentreasexpressões“plugados”,

referente à forma inglesa on-line, e off-line, quecorresponderiaa"nãoconectado";mas“generalistas”nãoseopõeà“hierarquia”,atépelaconstruçãosintáticaescolhidapeloautor,queutiliza,nocaso,aconjunçãoaditivae,indicativadeadiçãoousoma;aordemalfabéticacorrespondetambémàordemcronológicaemqueessasgeraçõesXeYapareceram:Xcorrespondeàgeração“baby-boom”,nascidalogoapósa 2aGuerraMundialeYàquelanascidaentreosanos1970emeadosde1990.ParacaracterizarageraçãoY,oautordeixasubentendidoqueessageração,juntamentecomaX,valorizamaisopoderaquisitivo.

Alternativa D

17.Pode-secorrigiroerrogramaticalpresentenafrase“valorizammaisaqualidadedevidaaopoderaquisitivo”,substituindooverbo“valorizar”por“preferir”efazendoasadaptaçõesnecessárias,comoocorreem:

a) preferem mais a qualidade de vida do que o poderaquisitivo.

b) preferemmenosopoderaquisitivoemaisaqualidadedevida.

c) aopoderaquisitivo,preferemaqualidadedevida. d) doqueopoderaquisitivopreferemmaisaqualidadede

vida. e) preferemaopoderaquisitivomaisqueàqualidadede

vida.

Resolução:

Substituindo-se o verbo “valorizar” por “preferir”, aalternativacorretaéaquediz“aopoderaquisitivo,preferemaqualidadedevida”.Afraseéiniciadapeloobjetoindireto(devidamente virgulado) e encerrada pelo objeto direto.“Preferir”éVTDI.

Alternativa C

Page 2: FGV ADM Junho 2016_Objetiva_Lingua Portuguesa.indd

FGV-ADM 05/06/2016 CPV o Cursinho que Mais aprova na GV

CPV fgvadmjun2016

2

Texto para as questões de 18 a 21

Por que o senhor não escreve coisas poéticas, soltas, gostosas? As crônicas, antigamente, nos deixavam mais leves, de bem com a vida e o mundo. Agora, tudo o que a gente lê nos leva para baixo. Está difícil de suportar. Escrevo na manhã de um domingo. Sete horas. Aquele sol que nos tem castigado, começava a dar sinais de ardência profunda. Olhei pela porta de vidro do terraço e descobri, maravilhado e feliz, que a pitangueira plantada em vaso, que chegou há dois anos, estava repleta de frutos vermelhos, reluzentes, envernizados. Os primeiros. Fiquei admirado. Os pássaros não tinham descoberto? Aquelas frutinhas tinham se salvado? Chupei uma, duas três, queria todas, mas precisava guardar para a família, afinal, eram as primeiras. Pitanga, coisa de infância, do interior. Uma das frutas mais sofisticadas do Brasil, a meu ver. Antigamente, quando viajávamos pela Varig, ao sair do Recife, recebíamos um copo de suco fresco de pitanga, perfumado. Dia desses, Maria Eduarda, amiga pernambucana, me disse: “Você está chegando aqui, sabemos que gosta de vinhos. Que vinho prefere?”. E eu: “Nenhum! Quero suco de pitanga”. Maria Eduarda: “Pois vai tomar das pitangas do pomar de meu pai, Cornélio”. Foi uma celebração!

Esta é a pitada de poesia que encontrei neste momento. Mas ficaram em minha mente essas perguntas cotidianas que todos estão fazendo. Ouço no dia a dia, pela manhã ao comprar o pão e o leite, no supermercado, no bar, numa escola, na livraria, ao entrar no cinema. Ouvi agora, ao percorrer cinco cidades do litoral (...). Jovens e mais velhos, acreditando que o escritor tem as respostas, me olhavam: “O senhor acha que a gente sai dessa?”. Só consegui dizer: “Não sei e acho que ninguém sabe”.

IgnáciodeLoyolaBrandão,O Estado de S. Paulo,02/10/2015.

18.Estádeacordocomotextoaseguinteafirmação:

a) Oautorexpressaseudescontentamentocomarealidadepormeiodafrase“Estádifícildesuportar”.

b) Osucodepitangaoferecidoaocronistaporsuaamigateve,paraele,umasignificaçãoespecial.

c) Ocronistasatiriza,comaexpressão“pitadadepoesia”,opedidodeseusleitoresparaqueabordetemasmaisleves.

d) Aamigapernambucanadoautor,aodizer“sabemosquegostadevinhos”,revelaestarmalinformadasobreele.

e) As crônicas de antigamente, por trataremde temasmaisamenos,atendiammelhoraoscritériosliterários.

Resolução:

Aodizer“foiumacelebração”,ocronistademonstraqueosucodepitangateve,paraele,significaçãoespecial.AalternativaA está incorretaporque sãoos leitoresquedizemque“estádifícilsuportar”.AalternativaC tambémestáerradaporqueoautornãousatomsatíriconoextrato.JáaalternativaDnãoestácorretaporquenadaindicaqueocronistanãogostadevinhos—apenasquepreferesucodepitanganaquelemomento.Porfim,aalternativaE estáincorretaporqueaLiteraturapodetratartantodetemasamenoscomodetemaprofundos,eessaescolhanadarevelasobreaqualidadeliteráriadotexto.

Alternativa B

19.Sobre os procedimentos do autor quanto aos recursos deconstrução,aúnicaafirmaçãoqueNÃOestácorretaé:

a) Empregatantoodiscursoindiretocomoodiretoeoindiretolivre.

b) Recorreafrasesnominais(semverbo),visandoadarmaisagilidadeànarração.

c) Permite-se algum grau de informalidade, no uso deexpressões,como“agente”e“Diadesses”.

d) Expressaideiadecausapormeiodeoraçõescomo“aosairdoRecife”e“aoentrarnocinema”.

e) Incorporaaotextomanifestaçõesqueatestamainteraçãocomoleitor.

Resolução:

Notexto,hápresençatantododiscursoindiretocomododiretoedoindiretolivre,comoafirmaaalternativaA,namedidaemqueoautor“incorporaaotextomanifestaçõesqueatestamainteraçãocomoleitor”,aspectoexpressopelaalternativaE.Alémdisso,háfrasesnominais,comoem“setehoras”ecertograudeinformalidade.Nessesentido,aúnicaalternativaincorretaéaD,poisasexpressõestransmitemideiadetempo,enãodecausa.

Alternativa D

Page 3: FGV ADM Junho 2016_Objetiva_Lingua Portuguesa.indd

3

fgvadmjun2016 CPV

CPV o Cursinho que Mais aprova na GV FGV-ADM 05/06/2016

20.Otrechoemquesepodeapontaraelipsedeumsubstantivo20anteriormentemencionadoé:

a) “Escrevonamanhãdeumdomingo”. b) “Aquelasfrutinhastinhamsesalvado”. c) “recebíamos um copo de suco fresco de pitanga,

perfumado”. d) “sabemosquegostadevinhos”. e) “Poisvaitomardaspitangasdopomardemeupai”.

Resolução:

Aelipse (omissão)dosubstantivopodeserobservadanasentença“poisvaitomardaspitangasdomeupai”,emqueseomiteosubstantivo“suco”apósoverbo“tomar”.

Alternativa E

21.Nafrase“Aquelesolquenostemcastigado”,opronome“que”exercefunçãodesujeito,damesmaformaqueem:

a) “Agora,tudooqueagentelê”. b) “descobri(...)queapitangueiraplantadaemvaso”. c) “quechegouhádoisanos”. d) “sabemosquegostadevinhos”. e) “Quevinhoprefere?”.

Resolução:

Opronomerelativo,nasentença“quechegouhádoisanos”,retoma o substantivo “pitangueira”, exercendo funçãosintáticadesujeitodoverbo“chegar”.OpronomeemdestaquenoitemAexercefunçãodeobjetodireto;nositensBeD,o“que”éconjunçãointegrante;noitemE,otermoéumpronomeinterrogativo.

Alternativa C

Texto para as questões de 22 a 25

— A excelentíssima, declarou Seu Ribeiro, entende deescrituração.

SeuRibeiromoravaaqui,trabalhavacomigo,masnãogostavademim.Creioquenãogostavadeninguém.Tudonelesevoltavaparaolugarejoquesetransformouemcidadeequetinha,hámeioséculo,bolandeira,terços,candeiasdeazeiteeadivinhaçõesemnoitesdeSãoJoão.Commaisdesetentaanos,andavaapé,depreferênciapelasveredas.Esófalavaaotelefoneconstrangido.Odiava a época em que vivia,mas tirava-se de dificuldadesempregandounsmodos cerimoniosos e expressões que hojenãoseusam.Oreduzidocalorqueaindaguardavaserviaparaaqueceraqueleslivrosgrossos,decantoselombadasdecouro.Escrevianelescomamorlançamentoscomplicados,egastavaquinzeminutosparaabrirumtítulo,emletrasgrandesecurvas,umpoucotrêmulas,asiniciaischeiasdeenfeites.

— Entende muito, continuou. E embora eu não concordeintegralmente com o método que preconiza, reconheço quepoderá,querendo,encarregar-sedaescrita.

—Obrigada.

—Nãohádequê.Aexcelentíssimaconheceamatériaetemcaligrafia.Eusouumaruína.Qualquerdiadestes...

GracilianoRamos,São Bernardo.

22.Asinformaçõescontidasnotexto,consideradasnocontextode São Bernardo, indicam como importante coordenadahistórico-socialdessaobraoprocessode

a) modernizaçãodoBrasil,compreendidoentreofinaldo2oReinadoeofinaldadécadade1920.

b) decadência cultural do País, determinado pelamarginalizaçãodaselitescatólicastradicionais.

c) regressãopolítico-institucionaldeflagradopeladecretaçãodoEstadoNovo,nadécadade1930.

d) burocratização das relações de trabalho imposta peladitaduravarguista.

e) urbanizaçãoprovocadopelaaceleradaindustrializaçãodoPaís,nofinaldoSéc.XIX.

Resolução:

A referência ao processo de modernização do Brasilfica subentendida por meio dos trechos: “o lugarejo que se transformou em cidade” e “só falava ao telefone constrangido”.Estesegundo trechodestaca,ainda,anãoadaptaçãodapersonagemSeuRibeiroàmodernizaçãodolugarejoemquevivia.

Alternativa A

Page 4: FGV ADM Junho 2016_Objetiva_Lingua Portuguesa.indd

FGV-ADM 05/06/2016 CPV o Cursinho que Mais aprova na GV

CPV fgvadmjun2016

4

23.Considereasseguintescomparações:

Apersonagem seuRibeiro, tal como aparece no texto, ea célebre personagem JoséDias, deDom Casmurro, deMachadodeAssis,

I. têm, ambas, a mania do superlativo, que empregamcomomododecompensarimaginariamenteacondiçãosubalternaeadificuldadeparaformarjuízoautônomo;

II. diferenciam-se, namedida em que seu Ribeiro é umempregado assalariado, ao passo que JoséDias é umagregadoe,comotal,inteiramentedependentedofavordosproprietários;

III.valem-seigualmentedabajulaçãooudoelogiodesprovidode fundamento real e de sinceridade, como meio dealcançarasboasgraçasdosproprietários.

Estácorretooqueseafirmaem

a) I,apenas. b) II,apenas. c) IeIII,apenas. d) IIeIII,apenas. e) I,IIeIII.

Resolução:

AassertivaIestáerradaporque“amaniadosuperlativo”,emboraestesejaempregadoduasvezesporSeuRibeironoexcerto,nãoéumtraçoqueocaracterize.ElaseaplicaapenasaJoséDias,queempregavasuperlativoscomaintençãode“darumafeiçãomaioràsfrases”.

AassertivaIIIestáerradaporqueoelogiodeSeuRibeiro(“conheceamatériaetemcaligrafia”)nãoé“desprovidodefundamento”.MadalenaescreviaartigosparaojornalO Cruzeiro e conhecia, segundo Paulo Honório, “arte,políticaereligião”.Acrescente-seque,sendoprofessoradeprimeirasletras,deveriaterboacaligrafia.

Alternativa B

24DadoqueanarrativapresentenotextodeSão Bernardo édetipo realista(nosentidodequetemcomopontodepartidaafiguraçãoeaanálisederealidadesobserváveis,daesferadoreal),amodalidadenarrativaqueaelasecontrapõemaisfrontalmenteéadominanteem

a) Memórias de um sargento de milícias , de ManuelAntôniodeAlmeida.

b) Senhora,deJosédeAlencar. c) Macunaíma,deMáriodeAndrade. d) Capitães da Areia,deJorgeAmado. e) Morte e vida severina,deJoãoCabraldeMeloNeto.

Resolução:

Amodalidadenarrativaquesecontrapõemaisfrontalmenteà realistadeSão Bernardo é apresente emMacunaíma deMáriodeAndrade.Opróprioenunciadodádicasparaaresoluçãodessaquestãoquandoexplicaqueanarrativarealistaéaquela“quetemcomopontodepartidaafiguraçãoe a análise de realidade observáveis”. Em Macunaíma,MáriodeAndradetrabalhacomoimaginário,demodoquesuanarrativacontrapõe-seaorealismodeSão Bernardo.

Alternativa C25.Nafrase“Eemboraeunãoconcordeintegralmentecomo

métodoquepreconiza”,ostermossublinhadospodemsersubstituídos,semalteraçãodesentido,por:

a) plenamente;apregoa. b) restritamente;pratica. c) literalmente;prevê. d) totalmente;exercita. e) objetivamente;defende.

Resolução:

Apalavra“integralmente”temosentidodecompletamente,inteiramente.Dessemodo,elapoderiasersubstituídapor“plenamente”oupor“totalmente”.Jáotermo“preconiza”temo sentido de elevar, elogiar.Assim, “apregoar”, quetransmiteaideiadepromover,substituiria-osemalteraçãodo sentido.

Alternativa A

Page 5: FGV ADM Junho 2016_Objetiva_Lingua Portuguesa.indd

5

fgvadmjun2016 CPV

CPV o Cursinho que Mais aprova na GV FGV-ADM 05/06/2016

Texto para as questões de 26 a 28

Em uma outra casinha do cortiço acabava de estalar uma nova sobremesa, engrossando o barulho geral: era o jantar de um grupo de italianos mascates, onde o Delporto, o Pompeo, o Francesco e o Andrea representavam as principais figuras. Todos eles cantavam em coro, mais afinados que nas outras duas casas; quase, porém, que se lhes não podia ouvir as vozes, tantas e tão estrondosas eram as pragas que soltavam ao mesmo tempo. De quando em quando, de entre o grosso e macho vozear dos homens, esguichava um falsete feminino, tão estridente que provocava réplica aos papagaios e aos perus da vizinhança. E, daqui e dali, iam rebentando novas algazarras em grupos formados cá e lá pela estalagem. Havia nos operários e nos trabalhadores decidida disposição para pandegar, para aproveitar bem, até ao fim, aquele dia de folga. A casa de pasto fermentava revolucionada, como um estômago de bêbado depois de grande bródio, e arrotava sobre o pátio uma baforada quente e ruidosa que entontecia.

AluísioAzevedo,O cortiço.

26.Bastantenotávelnotexto,agrandequantidadedeanotaçõesoriundasdapercepçãodossentidos(nocaso,sobretudoodaaudição),constitui

a) resquícioromântico,deocorrênciafrequentenasobrasdeAluísioAzevedo.

b) testemunhodainfluênciadamúsicanaliteraturadoséc.XIX.

c) antecipaçãodaestéticadoModernismo. d) marcadeseupertencimentoaoNaturalismoliterário. e) vestígiodoperíodoparnasianodoautor.

Resolução:

ONaturalismoliterárioémarcadopelaalusãoaoaspectobiológicodohomem.Nessaescola,adescriçãodepercepçõessensoriais é comum, assim como a caracterização dospersonagenspormeiodeestereótipos.Ousodeexpressõesmaisrelacionadasaanimais,comomacho e esguichava,compõe,também,umamarcanaturalista.Assim,aalternativacorretaéaD.

Alternativa D

27.A crítica literária costuma observar que, em O cortiço,consideradocomoumtodo,ocorreumaespéciedeamplapersonificação,namedidaemque,convertidoemumúnicoente,oprópriocortiçofiguradonaobraseriasuapersonagemprincipal.Essemesmoprocessodepersonificaçãoocorre,emescalamenor,noseguintetrechodotexto:

a) “Emumaoutracasinhadocortiçoacabavadeestalarumanovasobremesa,engrossandoobarulhogeral(...).”

b) “Todoselescantavamemcoro,maisafinadosquenasoutrasduascasas;quase,porém,queselhesnãopodiaouvirasvozes,tantasetãoestrondosaseramaspragasquesoltavamaomesmotempo.”

c) “De quando em quando, de entre o grosso e machovozear dos homens, esguichava um falsete feminino,tãoestridentequeprovocavaréplicaaospapagaioseaosperusdavizinhança.”

d) “E,daquiedali, iamrebentandonovasalgazarrasemgruposformadoscáelápelaestalagem.”

e) “A casa de pasto fermentava revolucionada, comoum estômago de bêbado depois de grande bródio, earrotavasobreopátioumabaforadaquentee ruidosaqueentontecia.”

Resolução:

Oprocessodepersonificaçãomostra-sepresentenotrecho“Acasadepastofermentava(...)”,emqueacasaadquirecaracterísticasdeumservivopormeiodeexpressõescomo“estômagodebêbado”,“arrotava”e“baforada”,aspectosligadosaohomem,enãoaumacasa.

Alternativa E

Page 6: FGV ADM Junho 2016_Objetiva_Lingua Portuguesa.indd

FGV-ADM 05/06/2016 CPV o Cursinho que Mais aprova na GV

CPV fgvadmjun2016

6

28.Paradarideia,demaneiramaisprecisa,daagitaçãodacenadescrita,onarradorsevaledousoreiteradodeverbosqueexpressam daaçãoedeadjetivosdesignificação .

Aslacunasdessafrasepodemsercorretamentepreenchidaspelaspalavras

a) simultaneidade;intensificada. b) anterioridade;objetiva. c) posterioridade;subjetiva. d) intermitência;conotativa. e) descontinuidade;denotativa.

Resolução: Aquestãoapresentaduaslacunasaserempreenchidas.Na

primeira,avalia-seacaracterísticadosverbosempregados,nocaso,asimultaneidadedaação,poisosverbossãousadosaomesmotempodemaneiraintercalada.

Na segunda lacuna, avalia-se o tipo de adjetivos quesão empregados com características que intensificam ossubstantivos,comonaexpressão“...ogrossoemachovozeardoshomens...”ou“tãoestridente”.

Alternativa A Texto para as questões 29 e 30

Nova canção do exílio

Um sabiána palmeira, longe.Estas aves cantamum outro canto.

O céu cintilasobre flores úmidas.Vozes na mata,e o maior amor.

Só, na noite,seria feliz:um sabiá,na palmeira, longe.

Onde é tudo beloe fantástico,só, na noite,seria feliz.(Um sabiá,na palmeira, longe.)

Ainda um grito de vida evoltarpara onde é tudo beloe fantástico:a palmeira, o sabiá,o longe.

CarlosDrummonddeAndrade,A rosa do povo.

29.O sentido do poema depende, em boa medida, doreconhecimento de que, em sua composição, o autor sevaledeumarelaçãointertextualcomaCanção do exílio,deGonçalvesDias.O que viabiliza a escolha do poemagonçalvinocomoreferênciaintertextualé,emprimeirolugar,ofatodeeleser

a) aindapoucoutilizadoemparódiasetextosassemelhados. b) umdostextosmaisamplamenteconhecidosdaliteratura

brasileira. c) emblemáticodopatriotismoqueopoemadeDrummond

tratavadesatirizar. d) objetodaaversãoqueasvanguardasmodernistasnutriam

pelospoetasromânticos. e) pouco respeitado pela crítica literária do tempo de

Drummond.

Resolução:

A eficácia comunicativa de uma referência intertextualdepende do conhecimento prévio, por parte do leitor,daquilo a que o enunciado se refere.No caso do poemadeDrummond,oeulíricorefere-seaopoema“Cançãodoexílio”,deGonçalvesDias.Oquegaranteoconhecimentopréviodoleitor—equeacabaporviabilizarareferênciaintertextual—éaampladivulgaçãodopoemagonçalinonoseiodaculturabrasileira.

Alternativa B

30 Da Canção do exílio, de Gonçalves Dias, o poema deDrummondconserva,sobretudo,

a) aausênciadeadjetivação. b) oantilusitanismo. c) oufanismonacionalista. d) aregularidademétrica. e) aidealizaçãonostálgica.

Resolução:

Aidealizaçãonostálgicaéumacaracterísticapresentetantona“Cançãodoexílio”,deGonçalvesDias,quantona“Novacançãodoexílio”,deCarlosDrummonddeAndrade.NocasodopoemadeDrummond,osversos“voltar/paraondeétudobelo/efantástico”explicitamessaidealizaçãosaudosista.

Alternativa E

Page 7: FGV ADM Junho 2016_Objetiva_Lingua Portuguesa.indd

7

fgvadmjun2016 CPV

CPV o Cursinho que Mais aprova na GV FGV-ADM 05/06/2016

CoMentário De línGuA PortuGuesA

AprovadeLínguaPortuguesadaFGV,neste semestre,nãoapresentou grandes dificuldades para o aluno razoavelmentepreparado.Asquestões cobriramos tradicionais assuntos deRegência,daAnáliseSintáticaedaMorfologiadosVerbos,alémdeaspectosligadosàSemântica(sinonímia,valorsemânticoeanáfora).Provaobjetivaebemelaborada.

CoMentário De literAturA

AprovadeLiteraturadaFGV–1osemestrede2016,destacou-se, comparativamente às outras provas baseadas em leiturasobrigatóriaspelacobrançaparcialdalistaexigida.O Ateneu nãofoicobradoassimcomocincooutrasobras(Memórias de um Sargento de Milícias,Senhora,Macunaíma,Capitães da Areia e Morte e Vida Severina).

AprovaprivilegiouoslivrosSão Bernardo,Dom Casmurro,O Cortiço e A Rosa do Povo.Aquestão23apresentouumcertograu de dificuldade, uma vez que o fragmento reproduzidopoderiainduzirocandidatoaaceitaraideiadequeSeuRibeiroempregava,defato,muitossuperlativos.