fernando henrique cardosos_ chegou a hora _ opinião _ el paÍs brasil

3
10/02/2015 Fernando Henrique Cardosos: Chegou a hora | Opinião | EL PAÍS Brasil http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/01/opinion/1422793512_769635.html 1/3 FERNANDO HENRIQUE CARDOSO 1 FEB 2015 - 10:25 BRST COLUNA Chegou a hora Temo havermos perdido o rumo da história e o fato da liderança nacional não perceber que a crise que se avizinha não é corriqueira Arquivado em: Fernando Henrique Cardoso Caso Petrobras Petrobras Subornos Financiamento ilegal Corrupção política Branqueamento dinheiro Polícia Federal Quando eventualmente este artigo vier a ser lido, a Câmara dos Deputados estará escolhendo seu novo presidente. Ganhe ou perca o Governo, as fraturas na base aliada estarão expostas. Da mesma maneira, o esguicho da operação Lava Jato respingará não só nos empresários e exdirigentes da Petrobras nomeados pelos governos do PT, mas nos eventuais beneficiários da corrupção que controlam o poder. A falta de água e seus desdobramentos energéticos continuarão a ocupar as manchetes. Não se precisa saber muito de economia para entender que a dívida interna (três trilhões de reais!), os desequilíbrios dos balanços da Petrobrás e das empresas elétricas, a diminuição da arrecadação federal, o início de desemprego, especialmente nas manufaturas, o aumento das taxas de juros, as tarifas subindo, as metas de inflação sendo ultrapassadas dão base para prognósticos negativos do crescimento da economia. Tudo isso é preocupante, mas, não é o que mais me preocupa. Temo, especialmente, duas coisas: o havermos perdido o rumo da história e o fato da liderança nacional não perceber que a crise que se avizinha não é corriqueira: a desconfiança não é só da economia, é do sistema político como um todo. Quando esses processos ocorrem não vão para as manchetes de jornal. Ao entrar na madeira, o cupim é invisível; quando percebido, a madeira já apodreceu. Por que temo havermos perdido o rumo? Porque a elite governante não se apercebeu das consequências das mudanças na ordem global. Continua a viver no período anterior, no qual a política de substituição das importações era vital para a industrialização. Exageraram, por exemplo, ao forçar o “conteúdo nacional” na indústria petrolífera, excederamse na fabricação de “campeões nacionais” à custa do Tesouro. Os resultados estão à vista: quebramse empresas beneficiárias do BNDES, planejamse em locais inadequados refinarias “premium” que acabam jogadas na vala dos projetos inconclusos. Pior, quando executados, têm o custo e a corrupção multiplicados. Projetos decididos graças à “vontade política” do mandão no passado recente. Pela mesma cegueira, para forçar a Petrobras a se apropriar do présal, mudaram a lei do petróleo que dava condições à estatal de concorrer no mercado, endividaramna e a distanciaram da competição. Medida que isentava a OPINIÃO

Upload: spain1492

Post on 12-Sep-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

"Nada se consertará sem uma profunda revisão do sistemapolítico e mais especificamente do sistema partidário eeleitoral. Com uma base fragmentada e alimentando os queo sustentam com partes do orçamento, o Governo atual nãotem condições para liderar tal mudança. E ninguém em sãconsciência acredita no sistema prevalecente. Daí minhainsistência: ou há uma regeneração “por dentro”, Governo epartidos reagem e alteram o que se sabe que deve seralterado nas leis eleitorais e partidárias, ou a mudança virá“de fora”. No passado, seriam golpes militares. Não é ocaso, não é desejável nem se vêm sinais".

TRANSCRIPT

  • 10/02/2015 FernandoHenriqueCardosos:Chegouahora|Opinio|ELPASBrasil

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/01/opinion/1422793512_769635.html 1/3

    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO 1 FEB 2015 - 10:25 BRST

    COLUNA

    Chegou a horaTemo havermos perdido o rumo da histria e o fato da liderana nacional no perceber que a

    crise que se avizinha no corriqueira

    Arquivado em: Fernando Henrique Cardoso Caso Petrobras Petrobras Subornos Financiamento ilegal Corrupo poltica Branqueamento dinheiro Polcia Federal Escndalos polticos Brasil Polcia Corrupo Dinheiro negro Financiamento partidos Amrica do Sul Amrica Latina Partidos polticos Fora segurana Delitos fiscais Amrica Empresas Economia Poltica Delitos JustiaQuandoeventualmenteesteartigovieraserlido,aCmara

    dosDeputadosestarescolhendoseunovopresidente.GanheoupercaoGoverno,asfraturasnabasealiadaestaroexpostas.Damesmamaneira,oesguichodaoperaoLavaJatorespingarnosnosempresrioseexdirigentesdaPetrobrasnomeadospelosgovernosdoPT,masnoseventuaisbeneficiriosdacorrupoquecontrolamopoder.Afaltadeguaeseusdesdobramentosenergticoscontinuaroaocuparasmanchetes.Noseprecisasabermuitodeeconomiaparaentenderqueadvidainterna(trstrilhesdereais!),osdesequilbriosdosbalanosdaPetrobrsedasempresaseltricas,adiminuiodaarrecadaofederal,oinciodedesemprego,especialmentenasmanufaturas,oaumentodastaxasdejuros,astarifassubindo,asmetasdeinflaosendoultrapassadasdobaseparaprognsticosnegativosdocrescimentodaeconomia.

    Tudoissopreocupante,mas,nooquemaismepreocupa.Temo,especialmente,duascoisas:ohavermosperdidoorumodahistriaeofatodaliderananacionalnoperceberqueacrisequeseavizinhanocorriqueira:adesconfiananosdaeconomia,dosistemapolticocomoumtodo.Quandoessesprocessosocorremnovoparaasmanchetesdejornal.Aoentrarnamadeira,ocupiminvisvelquandopercebido,amadeirajapodreceu.

    Porquetemohavermosperdidoorumo?Porqueaelitegovernantenoseapercebeudasconsequnciasdasmudanasnaordemglobal.Continuaavivernoperodoanterior,noqualapolticadesubstituiodasimportaeseravitalparaaindustrializao.Exageraram,porexemplo,aoforarocontedonacionalnaindstriapetrolfera,excederamsenafabricaodecampeesnacionaiscustadoTesouro.Osresultadosestovista:quebramseempresasbeneficiriasdoBNDES,planejamseemlocaisinadequadosrefinariaspremiumqueacabamjogadasnavaladosprojetosinconclusos.Pior,quandoexecutados,tmocustoeacorrupomultiplicados.Projetosdecididosgraasvontadepolticadomandonopassadorecente.

    Pelamesmacegueira,paraforaraPetrobrasaseapropriardoprsal,mudaramaleidopetrleoquedavacondiesestataldeconcorrernomercado,endividaramnaeadistanciaramdacompetio.Medidaqueisentavaa

    OPINIO

    henriqueNotahttp://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/01/opinion/1422793512_769635.html

  • 10/02/2015 FernandoHenriqueCardosos:Chegouahora|Opinio|ELPASBrasil

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/01/opinion/1422793512_769635.html 2/3

    empresadaconcorrncianascompras,setransformouemmeraproteoparadecisesarbitrriasquefacilitaramdesviosdedinheiropblico.

    Maissrioaindanolongoprazo:oGovernonosedeucontadequeosEstadosUnidosestavammudandosuapolticaenergtica,apostandonogsdexistocomnovastecnologias,buscandoautonomiaebarateandoocustodopetrleo.Ogovernopetistaapostounopetrleodealtaprofundidade,quecaro,descontinuouoetanolpelapolticasuicidadecontroledospreosdagasolinaqueotornoupoucocompetitivoe,aindaporcima(destavezgraasaodiretadeoutramandona),reduziuatarifadeenergiaeltricaemmomentodeexpansodoconsumo,almdetertomadomedidasfiscaisquejogaramnovermelhoashidreltricas.

    Agoratodoslamentamacriseenergtica,afaltadecompetitividadedaindstriamanufatureiraeaaltadosjuros,consequnciainevitveldodesmandodascontaspblicasedodescasocomasmetasdeinflao.Osdonosdopoderesqueceramsedequehaviaalternativas,quesemrenovaotecnolgicaossetoresprodutivosisoladosnosobrevivemnaglobalizaoeque,sehdesmandosecorrupopraticadosporempresas,elesnodecorremdeerrosdofuncionalismodaPetrobras,nemexclusivamentedagannciadeempresrios,masdepolticasquesodesuaresponsabilidade,atporquefoiogovernoquemnomeouosdiretoresoraacusadosdecorrupo,assimcomoforamospartidosligadosaeleosbeneficiados.

    Preocupomecomasdificuldadesqueopovoenfrentarecomaperdadeoportunidadeshistricas.Semantidoorumoatual,oBrasilperderummomentohistricoeasgeraesfuturaspagaroopreodoserrosdosquehojecomandamopas.DepoisdedozeanosdecontnuatentativadedesmoralizaodequasetudoquemeuGovernofez,bemqueeupoderiadizer:estovendo,oPTbeijouacruz,tentapraticartudoquenegounopassado:ajustefiscal,metasdeinflao,aberturadesetorespblicosaosprivadoseataocapitalestrangeiro,comonocasodosplanosdesade.Quantoaoapagoquenosronda,diroquefaltouplanejamentoeinvestimentocomodisseramemmeutempo?Emvezdisso,procurosolues.

    Nadaseconsertarsemumaprofundarevisodosistemapolticoemaisespecificamentedosistemapartidrioeeleitoral.Comumabasefragmentadaealimentandoosqueosustentamcompartesdooramento,oGovernoatualnotemcondiesparaliderartalmudana.Eningumemsconscinciaacreditanosistemaprevalecente.Daminhainsistncia:ouhumaregeneraopordentro,Governoepartidosreagemealteramoquesesabequedeveseralteradonasleiseleitoraisepartidrias,ouamudanavirdefora.Nopassado,seriamgolpesmilitares.Noocaso,nodesejvelnemsevmsinais.

    Resta,portanto,aJustia.Queelaleveadianteapurgaquenoseponhamobstculosinsuperveisaojuiz,aosprocuradores,delegadosoumdia.Quetenhamaousadia

  • 10/02/2015 FernandoHenriqueCardosos:Chegouahora|Opinio|ELPASBrasil

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/01/opinion/1422793512_769635.html 3/3

    dechegarataosmaisaltoshierarcas,desdequeefetivamenteculpados.QueoSTFnodeslustresuatradiorecente.E,principalmente,queospolticos,dosgovernistasaosoposicionistas,nolavemasmos.NodeixemosaJustias.Somostodos,responsveisperanteoBrasil,aindaquedesigualmente.Quecadasetorpolticocumprasuapartee,emconjunto,mudemosasregrasdojogopartidrioeleitoral.Sobpenadesermosengolfadosporumacrise,quesemostrarmaiordoquens.

    EDICIONESELPAS,S.L.