feriados em 2010 - audilink.com.brferiados em 2010 a lei federal nº 12.101 mantém exigência de...

6
n° 164 A world organization of accounting firms and business advisers Dezembro 09 / Janeiro 10 Cliente: Bahiagás PÁG. 03 PÁG. 02 A importância dos ativos imobilizados para sua empresa

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Feriados em 2010 - audilink.com.brFeriados em 2010 A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior

05 no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefone/Fax: (51) [email protected]

reCiFe

Telefone: (81) 3465-0036Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, através dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONAL

n° 164

A world organization of accounting firms and business advisers Dezembro 09 / Janeiro 10

Cliente: Bahiagás

PÁG. 03PÁG. 02

A importância dos ativos imobilizados para sua empresa

AUDITORIA INDEPENDENTE NAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS

Feriados em 2010

A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior a R$ 2,4 milhões apresentem suas demonstrações contábeis auditadas por um auditor independente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade. A nova norma orienta a certificação das entidades bene-ficentes de assistência social e ainda regula os procedi-mentos de isenção de contribuições para a Seguridade Social. De acordo com a legislação, as entidades bene-

Para esclarecer os feriados nacionais e pontos facultati-vos no próximo ano, o Ministério do Planejamento, Or-çamento e Gestão divulgou as datas para cumprimento dos recessos, sem prejuízo em relação aos serviços públi-cos essenciais. Confira:

1º de janeiro - Confraternização Universal (feriado nacional);15 de fevereiro - Carnaval (ponto facultativo);16 de fevereiro - Carnaval (ponto facultativo);17 de fevereiro - Quarta-feira de Cinzas (ponto facultati-vo até as 14 horas);2 de abril - Paixão de Cristo (ponto facultativo);21 de abril - Tiradentes (feriado nacional);1º de maio - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);3 de junho - Corpus Christi (ponto facultativo);

ficentes certificadas só poderão obter a isenção do pa-gamento de contribuições atendendo a uma série de exigências, entre as quais está a questão da auditoria independente. O limite estabelecido pela Lei nº 12.101/2009 é o mesmo aplicado para faturamento limite das Microempresas e da Empresa de Pequeno Porte. Assim, se houver altera-ção do limite para essas categorias de empresas, auto-maticamente será alterado o teto de faturamento que torna obrigatória a ação da auditoria independente.

7 de setembro - Independência do Brasil (feriado nacio-nal);12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida (feriado na-cional);1º de novembro - Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112/1990 (ponto facultativo), comemoração do dia 28 de outubro;2 de novembro - Finados (feriado nacional);15 de novembro - Proclamação da República (feriado nacional);24 de dezembro - Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);25 de dezembro - Natal (feriado nacional); e31 de dezembro - Véspera de Ano Novo (ponto faculta-tivo após as 14 horas).

“Por maior que seja o talento ou o esforço, algumas coisas exigem tempo: não dá para produzir um bebê em um mês engravidando nove mulheres”Warren Buffet

“Pensamento

notas

Page 2: Feriados em 2010 - audilink.com.brFeriados em 2010 A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior

informe Hlb audilink - Qual é o conceito de ativo imobili-zado utilizado na área contábil?nélson Câmara - Podemos encontrar um conceito no item 6 da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de nº 1177/09, na qual o ativo imobilizado é definido como sendo “o item tangível que: a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mer-cadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins ad-ministrativos; eb) se espera utilizar por mais de um período.”Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os be-nefícios, os riscos e o controle desses bens, como, por exemplo, as operações de lea-sing e de comodato.

informe - Quais são os critérios para re-conhecimento de um ativo imobilizado?Câmara - Eles estão previstos na Resolução do CFC de n° 1177/09, que diz: “O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como tal se:a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.”Para o adequado reconhecimento de um ativo imobilizado, é necessário exercer julgamento ao aplicar os critérios de reconhe-cimento, muitas vezes tendo que agregar itens de valor insignifi-cante, mas necessários ao estabelecer o valor do conjunto.

informe - o que compreende o custo de um bem do ativo imo-bilizado?Câmara - Segundo Resolução do CFC de nº 1177/09, “o custo de um item do ativo imo-

bilizado compreende:

03 0403

Novos clientes

ClienteCaPa 02

Crescimento para 2010ParCeria entre a Hlb audilink e a baHiagás, uma das maiores distribuidoras de gás natural do País, ComPleta dois anos de bons resultados.

“o método e as premissas que levam ao cálculo da depreciação precisam ser acompanhados ao longo da vida útil do ativo e provocar os necessários ajustes.”

um dos temas abordados foi a nova norma do Conselho Federal de Contabilidade (nbC t 19.12), que tem por objetivo orientar as demonstrações contábeis com respeito a eventos subsequentes.

A Bahiagás é uma concessionária estadual de distribuição de gás natural (GN) canalizado, com 15 anos de atuação no mercado. É uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e tem como acio-nistas o Estado da Bahia, a Gaspetro (subsidiária da Petrobras) e a Bahiapart, empresa do Grupo Mitsui Gás e Energia do Brasil.O estado baiano é um dos principais produtores de GN no país (cerca de 6,3 milhões de m³ por dia), com a energia voltada para o abastecimento automotivo, industrial, comercial e residencial.Maior empresa deste segmento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Bahiagás ocupa o terceiro lugar em volume de gás distribuído, atrás apenas das companhias do Rio de Janeiro e São Paulo.A HLB Audilink, parceira há quase dois anos da Bahiagás, realiza junto à empresa serviços técnicos e especializados de auditoria externa para exame das demonstrações contábeis, com revisões trimestrais.

Negócio em expansãoO investimento previsto para os próximos três anos, com o proje-to de interiorização do gás por meio do Gasoduto Sudeste Nor-deste (GASENE), é de cerca de 55 milhões de reais.Com isso, a Bahiagás estará presente em 45 municípios baianos, otimizando o desenvolvimento econômico dessas regiões, bem como a distribuição de renda no Estado. “Buscamos a massificação do uso do gás natural, principalmente nos setores residencial e comercial. Só em 2008 am-pliamos de 3.300 para 26.000 o número de contratos desses segmentos. Com a construção do GASENE, buscamos viabilizar a chegada do GN também às re-giões sul e extremo sul da Bahia”, destaca Davidson Magalhães, presidente da Companhia.

No dia 4 de dezembro, ocorreu o encontro de encer-ramento das reuniões de educação continuada da HLB Audilink do ano de 2009. Na ocasião, representantes dos escritórios gaúcho e curitibano se reuniram em Porto Alegre (RS) para debater as novidades na área contábil e discutir as próxi-mas ações da empresa. Um dos temas abordados foi a nova norma do Con-selho Federal de Contabilidade (NBC T 19.12), que tem por objetivo orien-tar as demonstrações contábeis com respeito a eventos subsequentes* . As espécies de Substituição Tributária do ICMS do Rio Gran-de do Sul e a questão dos ativos imobilizados também estiveram presentes na pauta.

A Bahiagás é a terceira maior empresa do País em volume de gás distribuído

a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importa-ção e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos; b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessária para ser capaz de funcio-nar da forma pretendida pela administração; c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local no qual está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da

produção de estoque.”

informe - Que métodos podem ser utili-zados para apropriar o valor da deprecia-ção a um ativo imobilizado? e como saber qual deles aplicar?Câmara - Embora já existindo o critério técnico, até a entrada das novas normas, as entidades, em sua maioria, utilizavam as mesmas bases estabelecidas e admitidas

pelo Fisco, para fins de depreciação dos itens do ativo imo-bilizado. Essas bases, embora decorrentes de estudos realiza-dos por instituto de tecnologia, tratam de forma genérica os critérios de depreciação dos ativos. As novas regras, inseridas em lei especial, reforçam a adoção do critério técnico, esta-belecendo que o método de depreciação deve ser adotado a cada bem, e dependerá das premissas utilizadas pela en-tidade para identificar o tempo da sua vida útil e do com-portamento produtivo desse bem. Assim, a partir da análise realizada, a entidade deverá adotar o método de depreciação mais adequado, conforme a sua experiência com aquele tipo de bem. O método e as premissas que levam ao cálculo da depreciação precisam ser acompanhados ao longo da vida útil do ativo e provocar os necessários ajustes.

informe - Com que periodicidade deve-se aplicar a depreciação?Câmara - Considerando se tratar de um elemento de uso

gerencial, na determinação de resultados econômicos e financeiros, usualmente a maioria das entidades adota

a periodicidade mensal. Mas, de-pendendo das necessidades e

interesses, pode ser diária. - Banco Banorte S.A. Em Liquidação Extrajudicial – Recife (PE)- Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS – Fortaleza (CE)- Florauto Comércio de Veículos Ltda. – Caxias do Sul (RS)- Pronova Soluções Inteligentes – Rio de Janeiro (RJ)

No mesmo dia, a capital paulista recebeu os colaboradores dos escritórios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasí-

lia (DF), que debateram, principalmente, a padronização dos trabalhos de audi-toria da HLB Audilink, incluindo os pro-cedimentos para os balanços de 2009. A programação de 2010 dos encontros de educação continuada já está defini-da, pois a HLB Audilink considera funda-mental a atualização constante de seus colaboradores.

* Favoráveis ou desfavoráveis que podem ocorrer entre a data final do período a que se referem as de-monstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emis-são dessas demonstrações.

Ativos imobilizadoso diretor do esCritório da Hlb audilink de Porto alegre (rs), nélson Câmara, resPonde Às PrinCiPais dúvidas sobre o tema, Que tem eFeito direto no valor Patrimonial das organizações.

reuniões de eduCação Continuada reúnem eQuiPe da Hlb audilink.

Otimizando resultados

a Hlb audilink realiza junto à empresa serviços técnicos e especializados de auditoria externa para exame das demonstrações contábeis, com revisões trimestrais.

eduCação ProFissional Continuada

Page 3: Feriados em 2010 - audilink.com.brFeriados em 2010 A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior

informe Hlb audilink - Qual é o conceito de ativo imobili-zado utilizado na área contábil?nélson Câmara - Podemos encontrar um conceito no item 6 da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de nº 1177/09, na qual o ativo imobilizado é definido como sendo “o item tangível que: a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mer-cadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins ad-ministrativos; eb) se espera utilizar por mais de um período.”Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os be-nefícios, os riscos e o controle desses bens, como, por exemplo, as operações de lea-sing e de comodato.

informe - Quais são os critérios para re-conhecimento de um ativo imobilizado?Câmara - Eles estão previstos na Resolução do CFC de n° 1177/09, que diz: “O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como tal se:a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.”Para o adequado reconhecimento de um ativo imobilizado, é necessário exercer julgamento ao aplicar os critérios de reconhe-cimento, muitas vezes tendo que agregar itens de valor insignifi-cante, mas necessários ao estabelecer o valor do conjunto.

informe - o que compreende o custo de um bem do ativo imo-bilizado?Câmara - Segundo Resolução do CFC de nº 1177/09, “o custo de um item do ativo imo-

bilizado compreende:

03 0403

Novos clientes

ClienteCaPa 02

Crescimento para 2010ParCeria entre a Hlb audilink e a baHiagás, uma das maiores distribuidoras de gás natural do País, ComPleta dois anos de bons resultados.

“o método e as premissas que levam ao cálculo da depreciação precisam ser acompanhados ao longo da vida útil do ativo e provocar os necessários ajustes.”

um dos temas abordados foi a nova norma do Conselho Federal de Contabilidade (nbC t 19.12), que tem por objetivo orientar as demonstrações contábeis com respeito a eventos subsequentes.

A Bahiagás é uma concessionária estadual de distribuição de gás natural (GN) canalizado, com 15 anos de atuação no mercado. É uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e tem como acio-nistas o Estado da Bahia, a Gaspetro (subsidiária da Petrobras) e a Bahiapart, empresa do Grupo Mitsui Gás e Energia do Brasil.O estado baiano é um dos principais produtores de GN no país (cerca de 6,3 milhões de m³ por dia), com a energia voltada para o abastecimento automotivo, industrial, comercial e residencial.Maior empresa deste segmento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Bahiagás ocupa o terceiro lugar em volume de gás distribuído, atrás apenas das companhias do Rio de Janeiro e São Paulo.A HLB Audilink, parceira há quase dois anos da Bahiagás, realiza junto à empresa serviços técnicos e especializados de auditoria externa para exame das demonstrações contábeis, com revisões trimestrais.

Negócio em expansãoO investimento previsto para os próximos três anos, com o proje-to de interiorização do gás por meio do Gasoduto Sudeste Nor-deste (GASENE), é de cerca de 55 milhões de reais.Com isso, a Bahiagás estará presente em 45 municípios baianos, otimizando o desenvolvimento econômico dessas regiões, bem como a distribuição de renda no Estado. “Buscamos a massificação do uso do gás natural, principalmente nos setores residencial e comercial. Só em 2008 am-pliamos de 3.300 para 26.000 o número de contratos desses segmentos. Com a construção do GASENE, buscamos viabilizar a chegada do GN também às re-giões sul e extremo sul da Bahia”, destaca Davidson Magalhães, presidente da Companhia.

No dia 4 de dezembro, ocorreu o encontro de encer-ramento das reuniões de educação continuada da HLB Audilink do ano de 2009. Na ocasião, representantes dos escritórios gaúcho e curitibano se reuniram em Porto Alegre (RS) para debater as novidades na área contábil e discutir as próxi-mas ações da empresa. Um dos temas abordados foi a nova norma do Con-selho Federal de Contabilidade (NBC T 19.12), que tem por objetivo orien-tar as demonstrações contábeis com respeito a eventos subsequentes* . As espécies de Substituição Tributária do ICMS do Rio Gran-de do Sul e a questão dos ativos imobilizados também estiveram presentes na pauta.

A Bahiagás é a terceira maior empresa do País em volume de gás distribuído

a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importa-ção e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos; b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessária para ser capaz de funcio-nar da forma pretendida pela administração; c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local no qual está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da

produção de estoque.”

informe - Que métodos podem ser utili-zados para apropriar o valor da deprecia-ção a um ativo imobilizado? e como saber qual deles aplicar?Câmara - Embora já existindo o critério técnico, até a entrada das novas normas, as entidades, em sua maioria, utilizavam as mesmas bases estabelecidas e admitidas

pelo Fisco, para fins de depreciação dos itens do ativo imo-bilizado. Essas bases, embora decorrentes de estudos realiza-dos por instituto de tecnologia, tratam de forma genérica os critérios de depreciação dos ativos. As novas regras, inseridas em lei especial, reforçam a adoção do critério técnico, esta-belecendo que o método de depreciação deve ser adotado a cada bem, e dependerá das premissas utilizadas pela en-tidade para identificar o tempo da sua vida útil e do com-portamento produtivo desse bem. Assim, a partir da análise realizada, a entidade deverá adotar o método de depreciação mais adequado, conforme a sua experiência com aquele tipo de bem. O método e as premissas que levam ao cálculo da depreciação precisam ser acompanhados ao longo da vida útil do ativo e provocar os necessários ajustes.

informe - Com que periodicidade deve-se aplicar a depreciação?Câmara - Considerando se tratar de um elemento de uso

gerencial, na determinação de resultados econômicos e financeiros, usualmente a maioria das entidades adota

a periodicidade mensal. Mas, de-pendendo das necessidades e

interesses, pode ser diária. - Banco Banorte S.A. Em Liquidação Extrajudicial – Recife (PE)- Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS – Fortaleza (CE)- Florauto Comércio de Veículos Ltda. – Caxias do Sul (RS)- Pronova Soluções Inteligentes – Rio de Janeiro (RJ)

No mesmo dia, a capital paulista recebeu os colaboradores dos escritórios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasí-

lia (DF), que debateram, principalmente, a padronização dos trabalhos de audi-toria da HLB Audilink, incluindo os pro-cedimentos para os balanços de 2009. A programação de 2010 dos encontros de educação continuada já está defini-da, pois a HLB Audilink considera funda-mental a atualização constante de seus colaboradores.

* Favoráveis ou desfavoráveis que podem ocorrer entre a data final do período a que se referem as de-monstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emis-são dessas demonstrações.

Ativos imobilizadoso diretor do esCritório da Hlb audilink de Porto alegre (rs), nélson Câmara, resPonde Às PrinCiPais dúvidas sobre o tema, Que tem eFeito direto no valor Patrimonial das organizações.

reuniões de eduCação Continuada reúnem eQuiPe da Hlb audilink.

Otimizando resultados

a Hlb audilink realiza junto à empresa serviços técnicos e especializados de auditoria externa para exame das demonstrações contábeis, com revisões trimestrais.

eduCação ProFissional Continuada

Page 4: Feriados em 2010 - audilink.com.brFeriados em 2010 A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior

informe Hlb audilink - Qual é o conceito de ativo imobili-zado utilizado na área contábil?nélson Câmara - Podemos encontrar um conceito no item 6 da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de nº 1177/09, na qual o ativo imobilizado é definido como sendo “o item tangível que: a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mer-cadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins ad-ministrativos; eb) se espera utilizar por mais de um período.”Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os be-nefícios, os riscos e o controle desses bens, como, por exemplo, as operações de lea-sing e de comodato.

informe - Quais são os critérios para re-conhecimento de um ativo imobilizado?Câmara - Eles estão previstos na Resolução do CFC de n° 1177/09, que diz: “O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como tal se:a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.”Para o adequado reconhecimento de um ativo imobilizado, é necessário exercer julgamento ao aplicar os critérios de reconhe-cimento, muitas vezes tendo que agregar itens de valor insignifi-cante, mas necessários ao estabelecer o valor do conjunto.

informe - o que compreende o custo de um bem do ativo imo-bilizado?Câmara - Segundo Resolução do CFC de nº 1177/09, “o custo de um item do ativo imo-

bilizado compreende:

03 0403

Novos clientes

ClienteCaPa 02

Crescimento para 2010ParCeria entre a Hlb audilink e a baHiagás, uma das maiores distribuidoras de gás natural do País, ComPleta dois anos de bons resultados.

“o método e as premissas que levam ao cálculo da depreciação precisam ser acompanhados ao longo da vida útil do ativo e provocar os necessários ajustes.”

um dos temas abordados foi a nova norma do Conselho Federal de Contabilidade (nbC t 19.12), que tem por objetivo orientar as demonstrações contábeis com respeito a eventos subsequentes.

A Bahiagás é uma concessionária estadual de distribuição de gás natural (GN) canalizado, com 15 anos de atuação no mercado. É uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e tem como acio-nistas o Estado da Bahia, a Gaspetro (subsidiária da Petrobras) e a Bahiapart, empresa do Grupo Mitsui Gás e Energia do Brasil.O estado baiano é um dos principais produtores de GN no país (cerca de 6,3 milhões de m³ por dia), com a energia voltada para o abastecimento automotivo, industrial, comercial e residencial.Maior empresa deste segmento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Bahiagás ocupa o terceiro lugar em volume de gás distribuído, atrás apenas das companhias do Rio de Janeiro e São Paulo.A HLB Audilink, parceira há quase dois anos da Bahiagás, realiza junto à empresa serviços técnicos e especializados de auditoria externa para exame das demonstrações contábeis, com revisões trimestrais.

Negócio em expansãoO investimento previsto para os próximos três anos, com o proje-to de interiorização do gás por meio do Gasoduto Sudeste Nor-deste (GASENE), é de cerca de 55 milhões de reais.Com isso, a Bahiagás estará presente em 45 municípios baianos, otimizando o desenvolvimento econômico dessas regiões, bem como a distribuição de renda no Estado. “Buscamos a massificação do uso do gás natural, principalmente nos setores residencial e comercial. Só em 2008 am-pliamos de 3.300 para 26.000 o número de contratos desses segmentos. Com a construção do GASENE, buscamos viabilizar a chegada do GN também às re-giões sul e extremo sul da Bahia”, destaca Davidson Magalhães, presidente da Companhia.

No dia 4 de dezembro, ocorreu o encontro de encer-ramento das reuniões de educação continuada da HLB Audilink do ano de 2009. Na ocasião, representantes dos escritórios gaúcho e curitibano se reuniram em Porto Alegre (RS) para debater as novidades na área contábil e discutir as próxi-mas ações da empresa. Um dos temas abordados foi a nova norma do Con-selho Federal de Contabilidade (NBC T 19.12), que tem por objetivo orien-tar as demonstrações contábeis com respeito a eventos subsequentes* . As espécies de Substituição Tributária do ICMS do Rio Gran-de do Sul e a questão dos ativos imobilizados também estiveram presentes na pauta.

A Bahiagás é a terceira maior empresa do País em volume de gás distribuído

a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importa-ção e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos; b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessária para ser capaz de funcio-nar da forma pretendida pela administração; c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local no qual está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da

produção de estoque.”

informe - Que métodos podem ser utili-zados para apropriar o valor da deprecia-ção a um ativo imobilizado? e como saber qual deles aplicar?Câmara - Embora já existindo o critério técnico, até a entrada das novas normas, as entidades, em sua maioria, utilizavam as mesmas bases estabelecidas e admitidas

pelo Fisco, para fins de depreciação dos itens do ativo imo-bilizado. Essas bases, embora decorrentes de estudos realiza-dos por instituto de tecnologia, tratam de forma genérica os critérios de depreciação dos ativos. As novas regras, inseridas em lei especial, reforçam a adoção do critério técnico, esta-belecendo que o método de depreciação deve ser adotado a cada bem, e dependerá das premissas utilizadas pela en-tidade para identificar o tempo da sua vida útil e do com-portamento produtivo desse bem. Assim, a partir da análise realizada, a entidade deverá adotar o método de depreciação mais adequado, conforme a sua experiência com aquele tipo de bem. O método e as premissas que levam ao cálculo da depreciação precisam ser acompanhados ao longo da vida útil do ativo e provocar os necessários ajustes.

informe - Com que periodicidade deve-se aplicar a depreciação?Câmara - Considerando se tratar de um elemento de uso

gerencial, na determinação de resultados econômicos e financeiros, usualmente a maioria das entidades adota

a periodicidade mensal. Mas, de-pendendo das necessidades e

interesses, pode ser diária. - Banco Banorte S.A. Em Liquidação Extrajudicial – Recife (PE)- Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS – Fortaleza (CE)- Florauto Comércio de Veículos Ltda. – Caxias do Sul (RS)- Pronova Soluções Inteligentes – Rio de Janeiro (RJ)

No mesmo dia, a capital paulista recebeu os colaboradores dos escritórios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasí-

lia (DF), que debateram, principalmente, a padronização dos trabalhos de audi-toria da HLB Audilink, incluindo os pro-cedimentos para os balanços de 2009. A programação de 2010 dos encontros de educação continuada já está defini-da, pois a HLB Audilink considera funda-mental a atualização constante de seus colaboradores.

* Favoráveis ou desfavoráveis que podem ocorrer entre a data final do período a que se referem as de-monstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emis-são dessas demonstrações.

Ativos imobilizadoso diretor do esCritório da Hlb audilink de Porto alegre (rs), nélson Câmara, resPonde Às PrinCiPais dúvidas sobre o tema, Que tem eFeito direto no valor Patrimonial das organizações.

reuniões de eduCação Continuada reúnem eQuiPe da Hlb audilink.

Otimizando resultados

a Hlb audilink realiza junto à empresa serviços técnicos e especializados de auditoria externa para exame das demonstrações contábeis, com revisões trimestrais.

eduCação ProFissional Continuada

Page 5: Feriados em 2010 - audilink.com.brFeriados em 2010 A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior

05 no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefone/Fax: (51) [email protected]

reCiFe

Telefone: (81) 3465-0036Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, através dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONAL

n° 164

A world organization of accounting firms and business advisers Dezembro 09 / Janeiro 10

Cliente: Bahiagás

PÁG. 03PÁG. 02

A importância dos ativos imobilizados para sua empresa

AUDITORIA INDEPENDENTE NAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS

Feriados em 2010

A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior a R$ 2,4 milhões apresentem suas demonstrações contábeis auditadas por um auditor independente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade. A nova norma orienta a certificação das entidades bene-ficentes de assistência social e ainda regula os procedi-mentos de isenção de contribuições para a Seguridade Social. De acordo com a legislação, as entidades bene-

Para esclarecer os feriados nacionais e pontos facultati-vos no próximo ano, o Ministério do Planejamento, Or-çamento e Gestão divulgou as datas para cumprimento dos recessos, sem prejuízo em relação aos serviços públi-cos essenciais. Confira:

1º de janeiro - Confraternização Universal (feriado nacional);15 de fevereiro - Carnaval (ponto facultativo);16 de fevereiro - Carnaval (ponto facultativo);17 de fevereiro - Quarta-feira de Cinzas (ponto facultati-vo até as 14 horas);2 de abril - Paixão de Cristo (ponto facultativo);21 de abril - Tiradentes (feriado nacional);1º de maio - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);3 de junho - Corpus Christi (ponto facultativo);

ficentes certificadas só poderão obter a isenção do pa-gamento de contribuições atendendo a uma série de exigências, entre as quais está a questão da auditoria independente. O limite estabelecido pela Lei nº 12.101/2009 é o mesmo aplicado para faturamento limite das Microempresas e da Empresa de Pequeno Porte. Assim, se houver altera-ção do limite para essas categorias de empresas, auto-maticamente será alterado o teto de faturamento que torna obrigatória a ação da auditoria independente.

7 de setembro - Independência do Brasil (feriado nacio-nal);12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida (feriado na-cional);1º de novembro - Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112/1990 (ponto facultativo), comemoração do dia 28 de outubro;2 de novembro - Finados (feriado nacional);15 de novembro - Proclamação da República (feriado nacional);24 de dezembro - Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);25 de dezembro - Natal (feriado nacional); e31 de dezembro - Véspera de Ano Novo (ponto faculta-tivo após as 14 horas).

“Por maior que seja o talento ou o esforço, algumas coisas exigem tempo: não dá para produzir um bebê em um mês engravidando nove mulheres”Warren Buffet

“Pensamento

notas

Page 6: Feriados em 2010 - audilink.com.brFeriados em 2010 A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior

05 no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefone/Fax: (51) [email protected]

reCiFe

Telefone: (81) 3465-0036Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, através dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONAL

n° 164

A world organization of accounting firms and business advisers Dezembro 09 / Janeiro 10

Cliente: Bahiagás

PÁG. 03PÁG. 02

A importância dos ativos imobilizados para sua empresa

AUDITORIA INDEPENDENTE NAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS

Feriados em 2010

A Lei Federal nº 12.101 mantém exigência de auditoria, estabelecendo que as entidades filantrópicas com fa-turamento superior a R$ 2,4 milhões apresentem suas demonstrações contábeis auditadas por um auditor independente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade. A nova norma orienta a certificação das entidades bene-ficentes de assistência social e ainda regula os procedi-mentos de isenção de contribuições para a Seguridade Social. De acordo com a legislação, as entidades bene-

Para esclarecer os feriados nacionais e pontos facultati-vos no próximo ano, o Ministério do Planejamento, Or-çamento e Gestão divulgou as datas para cumprimento dos recessos, sem prejuízo em relação aos serviços públi-cos essenciais. Confira:

1º de janeiro - Confraternização Universal (feriado nacional);15 de fevereiro - Carnaval (ponto facultativo);16 de fevereiro - Carnaval (ponto facultativo);17 de fevereiro - Quarta-feira de Cinzas (ponto facultati-vo até as 14 horas);2 de abril - Paixão de Cristo (ponto facultativo);21 de abril - Tiradentes (feriado nacional);1º de maio - Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);3 de junho - Corpus Christi (ponto facultativo);

ficentes certificadas só poderão obter a isenção do pa-gamento de contribuições atendendo a uma série de exigências, entre as quais está a questão da auditoria independente. O limite estabelecido pela Lei nº 12.101/2009 é o mesmo aplicado para faturamento limite das Microempresas e da Empresa de Pequeno Porte. Assim, se houver altera-ção do limite para essas categorias de empresas, auto-maticamente será alterado o teto de faturamento que torna obrigatória a ação da auditoria independente.

7 de setembro - Independência do Brasil (feriado nacio-nal);12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida (feriado na-cional);1º de novembro - Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112/1990 (ponto facultativo), comemoração do dia 28 de outubro;2 de novembro - Finados (feriado nacional);15 de novembro - Proclamação da República (feriado nacional);24 de dezembro - Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);25 de dezembro - Natal (feriado nacional); e31 de dezembro - Véspera de Ano Novo (ponto faculta-tivo após as 14 horas).

“Por maior que seja o talento ou o esforço, algumas coisas exigem tempo: não dá para produzir um bebê em um mês engravidando nove mulheres”Warren Buffet

“Pensamento

notas