feminino e masculino: o sagrado em equilíbrio | palestra por chris wolf

11
Nos dias de hoje... A reconquista da complementação da polaridade divina e humana é o que move, hoje, os seres da nova era. A busca do equilíbrio pessoal é evidente e necessária. Como minoria, a mulher hoje “corre mais” atrás do reconhecimento de sua sacralidade. “Ser um homem feminino não fere o meu lado masculino Se Deus é menina e menino, sou Masculino e Feminino...” Pepeu Gomes MATRIFOCAL PATRIARCAD O x MATRIARCAD O MATRÍZTICO

Upload: chris-wolf

Post on 29-Jun-2015

469 views

Category:

Self Improvement


2 download

DESCRIPTION

Palestra de Chris Wolf, realizada em 27 de Setembro de 2014 durante o ciclo de palestras em comemoração ao aniversário de 01 ano do Crystal Healing Terapias Holísticas - Largo do Machado, Rio de Janeiro/RJ. * Ouça o áudio em: https://soundcloud.com/chris-wolf-20/palestra-feminino-e-masculino-o-sagrado-em-equilibrio-por-chris-wolf Este trabalho está licenciado pela 'Creative Commons'. ©Todos os direitos estão reservados à autora e suas fontes, quando citadas. É proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas sem a prévia consulta e autorização da autora, seja para fins comerciais ou não, e em qualquer meio de comunicação e/ou na internet.

TRANSCRIPT

Page 1: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

Nos dias de hoje...A reconquista da complementação da polaridade divina e humana é o que move, hoje, os seres da nova era. A busca do equilíbrio pessoal é evidente e necessária. Como minoria, a mulher hoje “corre mais” atrás do reconhecimento de sua sacralidade.

“Ser um homem feminino não fere o meu lado masculinoSe Deus é menina e menino, sou Masculino e Feminino...”

Pepeu Gomes

MATRIFOCAL

PATRIARCADO

x

MATRIARCADO

MATRÍZTICO

Page 2: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

Feminino e Masculino- O Sagrado em Equilíbrio -

Por Chris Wolf

Page 3: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

O SagradoO que entendemos como SAGRADO? A palavra "sagrado" provém do latim sacrum, que se referia aos deuses ou a alguma coisa em seu poder.

O sagrado, entretanto, também está em nós. Somos parte do Cosmo, somos “poeira de estrelas” feitos a partir do Caos Criativo. Em nós possuímos traços da Divindade, sacralizadas e reverenciadas por muitas culturas.

Além da expressão física - se o que nos sustenta reside numa FORMA macho ou fêmea - a ENERGIA é, por definição, andrógina.

SACRALIZAR ENERGIA EXTERNA

Page 4: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

Reconhecendo a EnergiaAo meu ver, é importante que possamos separar bem as energias e os gêneros; apesar de terem a mesma denominação, não são a mesma coisa.

É nossa cultura que incentiva o predomínio da modalidade de expressão. O código genético também dá certas tendências mas, inerentemente, todos temos dentro de nós o masculino e o feminino, forças positivas e forças negativas, luz e sombra...

Sacralizá-las é, portanto, dar a elasa sua verdadeira condição de forças

imprescindíveis a nós mesmos.

É possível observar que uma energia não se sobrepõe a outra, elas são complementares, necessárias. Nós possuímos as duas forças: equilibrar essas forças pode fazer com que o indivíduo se sinta mais próximo de sua plenitude.

Page 5: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

Feminino SagradoTernura

Sabedoria

Paciência

Carinho

Flexibilidade

Fertilidade

Subjetivo

Criativo

A natureza do Feminino Sagrado é amar, aos outros e a você mesmo; orientá-lo, honrá-lo e alimentá-lo. Você pode permitir isso aos demais e a si próprio? Onde você pode ser mais amoroso, honrar e nutrir a si mesmo?

Energias circulares

Preocupadas com sentimento e emoção

Em expandir a mente

Ansioso para ouvir

Divertida

Adora estar na Natureza

Foco é, na maior parte, nos outros

Mais doação, altruísmo

Page 6: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

Masculino SagradoDestemido

Corajoso

Leal

(Auto) Protetor

Guardião

Linearidade

Foco pessoal

Objetividade

A natureza do Masculino Sagrado é líder e não tem medo de falar a verdade, mesmo que outros discordem. Você está usando sua potência (palavras, ações e recursos) de forma que unem ou separam, criam ou destroem? O que você representa? São as suas escolhas na vida que refletem isso?

Razão

Orientação para metas, única direção

Compreensão

Força

Alinha intenções claras e ações corretas

Desejosa de seguir em frente

Não tem medo do desconhecido

Acredita em si mesmo

Page 7: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

LADO “MASCULINO”( lado esquerdo do cérebro que lidacom o lado direito do corpo )

LADO “FEMININO”( lado direito do cérebro que lida

com o lado esquerdo do corpo )

AnalíticoCompetitivoSingularRacionalDeterminadoLinear e LógicoObjetivoAssertivo“Busca o gol”Línguas e EscritaVerbal

IntuitivoColaborativo

InterligadoEmocional

PassionalCriativo

EmpáticoReceptivo

“Segue a maré”Visão e Sons

Não-verbal

O CÉREBRO HUMANO

Page 8: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

O EquilíbrioTanto os homens quanto as mulheres têm dentro de si todas a características que acabamos de citar, e muitas outras. Quais características vêm para o primeiro plano é algo determinado em grande parte pelas influências do meio ambiente, da cultura, da sociedade, dos ensinamentos e das expectativas da família e dos pares.

Não há uma maneira certa de ser homem ou mulher, macho e fêmea, assim como não há uma maneira certa de alcançar seu Feminino e/ou Masculino Sagrado. O importante, na verdade, é saber mensurar. Muitos entendem como EQUILÍBRIO o que chamamos de MEIO-TERMO, e isso causa muita confusão!..

Page 9: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

60 %30 %

Exemplo:

50 % 50 %

Indivíduo mais voltado para uma energia masculina, enérgica. Ao ser forçado a diminuir sua agressividade para um estado de “meio-termo”, como se a normativa fosse o 50-50%, é extirpado uma grande parte de sua energia ativa. Isto pode ser feito através de medicação, negação psicológica, anulação pessoal e consequente desequilíbrio e perda energética e pessoal.

Outra forma seria aumentar sua energia feminina apenas para que, ao mesmo tempo, seja diminuída sua energia masculina na busca de que elas se encontrem no mesmo “meio-termo”:

100% 100%

50 % 50 %

100%

60 %30 %

100%

Page 10: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

60 % 40 %

100%

Uma forma mais consciente e saudável de não tolher o indivíduo e/ou a modificá-lo de forma agressiva seria estimular a energia feminina, amável, a elevar-se.

Isso o faria compreender aonde lhe faltam as características desta contraparte, realizando assim o equilíbrio desejado, a totalidade alcançada entre as suas energias - 100%. Ele se manteria um indivíduo mais voltado para uma energia masculina, enérgica, porém mais equilibrado.

Percebemos então que cada um de nós possui seu equilíbrio próprio, algo que inclusive se modifica algo longo da vida. Nós carregamos dentro de nós as duas qualidades e estas qualidades variam de pessoa para pessoa, assim como dentro de uma única pessoa em momentos diferentes.

Page 11: Feminino e Masculino: O Sagrado em Equilíbrio | Palestra por Chris Wolf

Feminino e Masculino- O Sagrado em Equilíbrio -

Palestra de Chris Wolf, realizada em 27 de Setembro de 2014 durante o ciclo de palestras em comemoração ao aniversário de 01 ano do Crystal Healing Terapias Holísticas.

Este trabalho está licenciado pela 'Creative Commons'. ©Todos os direitos estão reservados à autora e suas fontes, quando citadas. É proibida qualquer reprodução ou divulgação das mesmas sem a prévia consulta e autorização da autora, seja para fins comerciais ou não, e em qualquer meio de comunicação e/ou na internet.