fe(ii) e fe(iii)

4
Parte B. Reações de iões ferro(II) e ferro(III) Reagente adicionado Fe (II) Solução amarela esverdeada Fe (III) Solução amarela Cor Precipitado Cor Precipitado 1. Hidróxi do de sódio Castanho escuro Sim e não dissolveu em excesso de NaOH Laranja acastanhado Sim e não dissolveu em excesso de NaOH 2. Amónia Preto esverdeado Sim e não dissolveu em excesso de amónia Laranja (aspeto gelatinoso) Sim e não dissolveu em excesso de amónia 3. K 4 [Fe(CN ) 6 ] Azul escuro Não * Azul petróleo Sim (Azul da Prússia) 4. K 3 [Fe(CN ) 6 ] Azul escuro Sim (Azul da Prússia) Verde Não 1. Em solução aquosa, o NaOH dissocia-se em iões Na + e OH - , de acordo com a reação: NaOH (aq) Na + (aq) + OH - (aq) O ferro(II) e ferro(III) reagem apenas com os iões OH - presentes em solução, sendo que os iões Na + são iões espetadores. A reação do complexo de Fe(II) com OH - é a seguinte: ¿, Ocorre assim a formação de hidróxido de ferro(II). No caso do complexo de Fe(III), a reação que ocorre é: ¿, formando-se hidróxido de ferro(III). Em nenhum dos casos, a adição de NaOH em excesso dissolveu o precipitado formado. 2. A amónia, em solução aquosa, dissocia-se em NH 4 + e OH - , reagindo com o complexo de Fe(II) e complexo de Fe(III) do seguinte modo: ¿ e ¿ ocorrendo, tal como na reação com NaOH, a formação de hidróxido de ferro(II) e de hidróxido de ferro(III), respetivamente. A

Upload: joana-catarina

Post on 03-Oct-2015

229 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Reacções Fe(II) e Fe(III)

TRANSCRIPT

Parte B. Reaes de ies ferro(II) e ferro(III)

Reagente adicionadoFe (II) Soluo amarela esverdeadaFe (III)Soluo amarela

CorPrecipitadoCorPrecipitado

1. Hidrxido de sdioCastanho escuroSim e no dissolveu em excesso de NaOHLaranja acastanhadoSim e no dissolveu em excesso de NaOH

2. AmniaPreto esverdeadoSim e no dissolveu em excesso de amniaLaranja (aspeto gelatinoso)Sim e no dissolveu em excesso de amnia

3. K4[Fe(CN)6]Azul escuroNo*Azul petrleoSim (Azul da Prssia)

4. K3[Fe(CN)6]Azul escuroSim (Azul da Prssia)VerdeNo

1. Em soluo aquosa, o NaOH dissocia-se em ies Na+ e OH-, de acordo com a reao: NaOH (aq) Na+ (aq) + OH- (aq)O ferro(II) e ferro(III) reagem apenas com os ies OH- presentes em soluo, sendo que os ies Na+ so ies espetadores.

A reao do complexo de Fe(II) com OH- a seguinte:,Ocorre assim a formao de hidrxido de ferro(II). No caso do complexo de Fe(III), a reao que ocorre : ,formando-se hidrxido de ferro(III). Em nenhum dos casos, a adio de NaOH em excesso dissolveu o precipitado formado.2. A amnia, em soluo aquosa, dissocia-se em NH4+ e OH-, reagindo com o complexo de Fe(II) e complexo de Fe(III) do seguinte modo: e

ocorrendo, tal como na reao com NaOH, a formao de hidrxido de ferro(II) e de hidrxido de ferro(III), respetivamente. A adio de amnia em excesso no dissolveu nenhum dos precipitados.

3. A reao do complexo de ferro(II) com K4[Fe(CN)6] :,tendo em conta o equilbrio de dissociao do K4[Fe(CN)6]:

De acordo com a primeira reao apresentada no ponto 3, forma-se um complexo de cor branca (branco de Berlim), que facilmente oxidado (oxidao do Fe(II) a Fe(III)), na presena de oxignio, a Azul da Prssia. Assim, a cor da soluo obtida deve-se formao do complexo ferrocianeto frrico - Azul da Prssia. *A no formao de precipitado pode ser justificada por no se ter adicionado reagente suficiente.

No caso do Fe(III), obtm-se diretamente o Azul da Prssia de acordo com a reao:

4. O equilbrio de dissociao do K3[Fe(CN)]6 corresponde a Ao reagir com Fe(II), obtm-se a formao de um complexo azul (Azul de Turnbull complexo ferrocianeto ferroso), que bastante instvel, pelo que rapidamente convertido em Azul da Prssia por transferncia de eletres do Fe(II) para o Fe(III).

e, em seguida, .

Na reao do K3[Fe(CN)]6 com Fe(III), forma-se um composto amarelo conhecido como Amarelo da Prssia, pelo que a soluo apresenta cor verde. Nesta reao, no h formao de precipitado:

Parte C. Reaes de ies Fe(III)1. Ao adicionar um pouco de soluo de tiocianato de amnio a 2 mL de uma soluo contendo Fe(III), verifica-se que a soluo apresenta cor vermelha escura e no se forma precipitado.Tendo em conta a reao de dissociao , o io SCN- reage com Fe(III):

O tiocianato de amnio pode ser utilizado para determinar a presena de ies Fe3+ em soluo.

2. Com a adio de oxalato de potssio slido a uma soluo semelhante anterior, observa-se a alterao da cor da soluo para amarela. Reao de dissociao do oxalato de potssio: Assim sendo, os ies C2O42- reagem com o Fe(III):

Ao adicionar mais umas gotas de soluo de tiocianato de amnio, no se verifica qualquer alterao da soluo final, uma vez que o complexo formado com o oxalato de potssio mais estvel do que o formado com o tiocianato de amnio.

3. Ao adicionar uma pequena poro de fluoreto de sdio slido a 2 mL da soluo de Fe(III), observa-se que a soluo incolor, com um slido branco em suspenso, resultante da adio em excesso de NaF. Reao de dissociao do fluoreto de sdio: Os ies F- vo ento reagir com Fe(III):,formando-se hexafluoroferrato(III), um complexo de fluoreto com Fe(III).Aps a diviso em duas alquotas, adiciona-se a uma delas tiocianato de amnio, no se observando qualquer alterao na soluo. Isto deve-se ao facto do complexo de fluoreto com Fe(III) ser mais estvel do que o complexo de tiocianato com Fe(III).

No entanto, ao adicionar umas gotas de hidrxido de sdio 2M segunda alquota, a soluo adquire um tom laranja, havendo a formao de um precipitado cor de ferrugem, que corresponde formao de hidrxido de ferro(III).

4. a) Quando se adicionam umas gotas de iodeto de potssio a 2 mL de Fe(III), a soluo adquire um tom laranja escuro, sem precipitado, supondo-se que a cor se deve formao de I2. Para confirmar esta suposio, adicionou-se 1 mL de CCl4, havendo a formao de duas fases: a fase orgnica de cor acastanhada, sendo o I3- responsvel por esta colorao, e uma fase orgnica de cor prpura, sendo que esta cor se deve ao iodo (I2).b) Com a adio de fluoreto de sdio slido soluo de Fe(III), verifica-se que tal como na reao 3., a soluo incolor, com um slido branco em suspenso. Em seguida, ao adicionar iodeto de potssio soluo, verifica-se que se formam duas fases tal como na reao anterior, sendo que, no entanto, ambas so incolores e no ocorre a formao de iodo.Parte D.Com a adio de uma poro muito pequena de bipiridina slida a cerca de 2 mL de Fe(II), observou-se que a soluo tinha um tom rosa plido. Ao adicionar um pouco mais de bipiridina slida, a soluo adquire um tom rosa mais forte, at apresentar um tom vermelho vivo. Pela comparao desta soluo com a obtida em C.1., verifica-se que ambas as solues no apresentam precipitado e ambas tm um tom vermelho. No entanto, tal como dito anteriormente, esta soluo vermelha viva, enquanto que a de C.1. mais escura e acastanhada.