federaÇÃo catarinense de futebol - federação...

20
Avaí Futebol clube Demonstrações Financeiras Exercício findo em 31 de dezembro de 2018 Conteúdo Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras Balanços Patrimoniais Demonstrações dos Déficits e Superávits Demonstrações das Mutações do Patrimônio Social Demonstração do Resultado Abrangente Demonstrações dos Fluxos de Caixa Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras AVÀi FUTEBOL CLUBE ^ Àv- Oromicir Freras. !ü80 0 É,i,*qi,'iüi,ãi.üísc í$ uaaeavairw"'u' "- Cep SBS{?-§0 Ç *e5{ÀÉ1r€lê-?rs0 w t'*lxÀs pPt?§8avú4

Upload: others

Post on 20-Dec-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

Avaí Futebol clube

Demonstrações Financeiras

Exercício findo em 31 de dezembro de 2018

Conteúdo

Relatório dos Auditores Independentes sobre as DemonstraçõesFinanceiras

Balanços Patrimoniais

Demonstrações dos Déficits e Superávits

Demonstrações das Mutações do Patrimônio Social

Demonstração do Resultado Abrangente

Demonstrações dos Fluxos de Caixa

Notas Explicativas da Administração às Demonstrações Financeiras

AVÀi FUTEBOL CLUBE

^ Àv- Oromicir Freras. !ü80

0 É,i,*qi,'iüi,ãi.üísc í$ uaaeavairw"'u'"- Cep SBS{?-§0

Ç *e5{ÀÉ1r€lê-?rs0

wt'*lxÀs pPt?§8avú4

Page 2: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

\-

AVAÍ FUTEBOL CLUBE

Relatório dos Auditorês Independentes sobrê as Demonstrações Financeiras

Demonstrações FinanceirasEm 3l de dezembro de 2018

AudiBanco - Auditores independentes SSRua: lsaura Comichole Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florianópolis-SC. - Fone (48) 3025-7458.

E-mail - ioree(E-ppllqud.com.br - fabio@grupopacç.com.br

Page 3: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

RELATóRrO DOS AUDTTORES TNDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAçõESFINANCEIRAS

AosConselheiros e Administradores doAvaí Futebol ClubeFlorianóoolis - SC

Opinião

Examinamos as demonstrações financeiras do AVAÍ FUTEBOL CLUBE, que compreendem obalanço patrimonial em 31 de dezembro de 2018 e as respêctivas demonstrações doresultado, das mutações do patrimônio líquido, do resultado abrangente e dos fluxos de caixapara o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindoo resumo das principais práticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentamadequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira doAVAI FUTEBOL CLUBE em 31 de dezembro de 2OL8, o desempenho de suas operações, osseus fluxos de caixa e dos valores adicionados para o exercício findo nessa data, de acordocom as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Base de Opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais deauditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas naseção a seguir intitulada "Responsabilidade do auditor pela auditoria das demonstraçõesfinanceiras". Somos independentes em relação ao AVAÍ FUTEBOT CLUBE, de acordo com osprincípios éticos relevantes previstos no Código de ética Profissional do Contador e nasnormas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com asdemais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidênciade auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Outras informações que acompanham as demonstrações financeiras e o relatório doauditor

A administração da Entidade é responsável por essas outras informações que compreendem orelatório da administração. Nossa opinião sobre as demonstrações financeiras não abrange orelatório da administração e nâo expressamos qualquer forma de conclusão de auditoriasobre esse relatório.

Em conexão com a auditoria das demonstrações financeiras, nossa responsabilidade é a deler o relatório da administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está, de formarelevante, inconsistente com as demonstrações financeiras ou com nosso conhecimentoobtido na auditoria ou, de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante. Se, combase no trabalho realizado, concluímos que há distorção relevante no relatório daadministração somos requeridos a comunicar esse fato, Não temos nada arespeito.

AudiBanco - Auditores independentes SSRua: lsaura Comichole Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florianópolis-SC. - Fone (48) 3025-7458.

E-mail - [email protected] - [email protected]

a este

Page 4: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

\-'

\r

aíL

Responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis

A administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstraçõesfinanceiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internosque ela determinou como necessários para permitir a elaboração das demonstraçõesfinanceiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações financeiras, a administração é responsável pela avaliaçãoda capacidade de a Entidade continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntosrelacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboraçãodas demonstrações financeiras, a não ser que a administração pretenda liguidar a Entidadeou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar oencerramento das operações.

Os responsáveis pela administração da Entidade são aqueles com responsabilidade pelasupervisão do processo de elaboração das demonstrações financeiras.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras,tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causadapor fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurançarazoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada deacordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuaisdistorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro esão consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar,dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com basenas referidas demonstrações financeiras.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais deauditoria, exercemos julgamento profissional, e mantemos ceticismo profissional ao longo daauditoria. Além disso:

. Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras,independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentosde auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriadae suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevanteresultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver oato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsasintencionais.

. Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmosprocedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas não com o objetivo deexpressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Entidade.

. Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativascontábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

AudiBanco - Auditores independentes SSRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC. - Fone (48) 3025-7458.

E-mail - i or ge@poliaud. com'b-I - fabio@srupopacc' com'br

AudiBancoAt§ÍroREs

INOÉPÉ/,{DENTES

Page 5: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

li,

. Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidadeoperacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante emrelação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação àcapacidade de continuidade operacional da Entidade. Se concluirmos que existe incertezarelevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivasdivulgações nas demonstrações financeiras ou incluir modificação em nossa opinião, se asdivulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências deauditoria obtidas até a data do nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podemlevar a Entidade a não mais se manter em continuidade operacional.

. Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras,inclusive as divulgações e se as demonstrações financeiras representam as correspondentestransações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com a administração a respeito, entre outros aspectos, do alcanceplanejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusiveeventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossostrabalhos,

Florianópolis-SC, 22 de abril de 2019.

AUDIBANCO - Auditores Independentes 5/ScRc/sc ao45L9lo-2

Garcez SchmidtContador CRC/SC O2L262 I O-3 Contador - CRC/SC A.779lO-2

AudiBanco - Auditores independentes SSRua: lsaura Comichole Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florianópolis-SC. - Fone (48) 3025-7458.

E-mail - [email protected] - [email protected]

Page 6: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

I a I

AVAÍ FUTEBOL CLUBEBalanços PatrimoniaisExercícios Findos em 3l de Dezembro de 2018 e 2Ot7(Em Reais)

Notas 31.12.2O18ATIVOCIRCULANTEDisponibilidades. Caixa e Bancos. Aplicações Financeiras

Direitos Realizáveis

. Patrocínio e Publicidade

. Mensalidades Sócios

. Almoxarifado, Adiantamento de Salários. Adiantamento de Fornecedores. Outros Créditos

NÃO CIRCULANTE

Imobilizado

Intangível

12.852.664,2223.463,59

3t'at'

57.593,733 57

31.12.2Í)17

53 "9"

5

3 "d"

3"c"/6

3"e"f7

4.493,97L8.979,72

12.829.200,63

6.373,t57,46t44,2O9,ot

85.495,7458.773,27

6.228.948,45

3.25L.374,5246L.862,75587.921,1288.171,0722.207,L5

7.877.47L,84

57.863.ÍJ66,72

51.890.786,24

5.972.28,A,48

2.20t.925,55337.584,79553.707,75_

113.871,399.622.111,15

5t.963.278,46

5.63O.455,11

7O.44 . 97J9 64,236.224,§

As notas explicativas são pafte integrante das demonstrações financeiras.

AVÀI FUTEBOL CLIJEE

'ut ffi un*s:vai,tx*-br §

Page 7: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

AVAÍ FUTEBOL CLUBEBalanços PatrimoniaisExercícios Findos em 31 de Dezembro de 2018 e 2Ol7(Em Reais)

PASSTVO / PATRIMONTO SOCTALCIRCULANTE. Fornecedores - País. Empréstimos Bancários. Empréstimos de Terceiros. Obrigações Trabalhistas. Obrigações Sociais e Fiscais. Outras Contas a Pagar

NÃO CIRcULANTE. Fornecedores - Pais. Financiamentos Bancários. Obrigações PROFUT. Obrigações PERT. Partes Relacionadas. Obrigações Tributárias Parceladas. Ações Cíveis. Obrigações Trabalhistas. Outras Obrigações

PATRIMôNIO SOCIAL. Patrimônio Social, Reserva de Doação - Instituto Avaí. Ajuste de Avaliação Patrimonial. Reserva de Reavaliação de Imóveis. Déficit Acumulado

31.12.2018 31.12.2017

29.647.945,OO 23.685.926,70

Notas

11 "a"10

11 "b"11 "c"11 "d"11 "gt'

12 "a"10

12 "b"

12 "c"

1312 ',d'

3.419.004,682.883.689,442.2L6.887,468.316.131,40

11.688.856,28t.723.375,74

48.662.769,87

3.469.354,41613.737,84

2.462.467,469.300.525,166.827.302,761.018.539,07

52.776.OO4,r.6

15 (7.864.317,08)3.932.429,OO1.930.556,86

24.378.309,0016.897.089,37

(55.002.701,31)

1.368.803,63513.188,84

22.422.627,442.585.689,94

11.468.063,11458.1L4,96

7.946.28L,951.900.000,00

1.368.803,63513.198,94

23.851.968,322.861.893,94

11.534.063,11699.8O4,37

7.946.28L,954.000.000,00

(12.225.706,68)3.932.429,OO1.930.556,86

24.378.309,O016.897.089,37

(59.364.090,91)

64.236.224,L8TOTAL DO PASSIVO E PATRMONIO SOCIAL 70.446.397,79

As notas explicativas são pa,te integrante das demonstrações financeiras,/'"/,i ,,j

/tL:'lIq

--l

\-.é

Ccf+ $Ê.0á? eSü

Page 8: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

AVAí FUTEBOL CTUBEDemonstração do Déficit e SuperávitExercícios Findos em 31 de Dezembro de2O17 e2O16(Em reais)

31.72.2017Receita Operacional Bruta 37.767.567,62. Rêcêitâs do Futebol Profissional 3?J6?.561.62. Receitas de Mensalidades dos Sócios 4920^93050. Receitas de Bilheteria comJogos 1,.397.494,00. Receitas de Negociação de Atletas Profissionais 11.658.929,30. Receitas de Arrendamentos ê Locações " l83.9sq,Oz. Receitas de Patrocínio 3.807.803,78. Rêceitas de Repasses da Loteria Timemania 858.218,99. Receitas de Publicidade 225.663,98, Receitas Transmissão Jogos Campeonato Catariner 489.446,34. Receitas Premiação Copa Sul Minas. Receitas de Venda de Material Esportivo

3t.t2.20!6

. Receitas de Uso da Marca

. Receitas de Doaçôes

. Receitas de Empréstimos de Jogadores

. Receitas TV Campeonato Brasileiro

. Receitas de CBF - Copa Brasil

. Receitas Diversas

. Receita de lndenização lmobilizado

Custo Operacional Bruto. Custos do Futebol Profissional. Salários e Encargos. Viagens e Hospedagem. INSS s/ Receitas. ServiÇos de Terceiros. Arbitragem/Federação e Confederação. Amortização Custo Atletas Profissionais. Registro Atlêtas. Medicamentos/Plano de Saúde. Energia Elétrica em Jogos. Seguros, inclusive do Público Pagante. Direito de Uso de lmagem. Material Esportivo. Material Esportivo - Patrocínio. Borderoux de Jogos.Taxa de Policiamento.Segurança de jogo. Alimentação. Premiação Campeonatos. Direito de Arena. Empréstimos de Atletas. lntermediação e Negociação de Atletas. Manutenção Gramados. Softwares e Consultorias. Pré Tempora da/Concentração. Custos Diversos.Futebol Amador (Custos - Transferência), Custos do Futebol Categoria de Base. ( - ) Transferência para o lmobilizado

Resultado da Atividade Esportiva

Despesas Operacionais. Administrativas. Depreciação e Amortização do lmobilizado. Despesas Financeiras Líquidas, Provisões p/ Contingências

Superávit / DéÍicit Operacional

23.168.939,57 37.956.458,1622.855.651,20 35.029.181,46!1.577.647,82

750.760,94795.7t2,L\648.949,38242.551,7L

28.537,00603.323,93310.604,63

73.506,24s6.618,40

2.734.662,85247.503,22

8.931,30497.005,25207.935,83

174.878,0L748.650,00622.76L,0L627.572,sO

1.116.037,88326.216,00185.553,79115.981,631,53.149,773t3.288,97 2.927.276,70

2.525.723,50 4.872.356,53(2.2l2.43s,t3], (1,.94s.079,83)

14.598.622,05 21.333.343,47

L0.237.232,45 15.390.708,515.9L7.567,03

154.643,092.012.363,537.306.134,86

4.361.389,60 5.942.634,96

w

7.226.t64,89

6.658.956,284.250.000,001.495.999,54

9.600.867,69785.630,72450.734,04

59.289.801,6359.289.801,634.279.165,402.696.139,20

11.9L2.356,82454.459,67

5.913.366,081.213.779,34

277.321,79904.482,20650.000,00865.001,14148.169,98

44.673,00

28.000.000,001.120.000,00

810.887,01

15.613.030,40777.914,91

7.374.439,7532L.070,92493.373,71,27.921,,00

373.984,45114.013,0169.536,7619.094,27

2.943.415,67

138.348,79859.758,00160.782,94268.768,82212.089,48

3.194.550,001.366.91L,79

855.326,164.100.865,64

776.905,84

355.820,5567t.258,60

ü"

As notas explicotivos sõo Nrte integrunte dos demonstrações financeiros.

ffirf{Às FsÂT&i**r

À1'Aí FUTEBSL CLUB§- Àv. üi{rr,r,,r r,eirrl. iSrl.l

9-.. lrr*,,,,, ítn,rr.opot,..:§e '.,S,, ***'".,',- r,-- {*rr 88üi?-{i}ü

Page 9: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

Lffi

Lçç\í

\*

AVÂÍ FUTEBOL CI-UBEDemonstrâção das tlutaçôês do Patrimônlo LíguidoExêÍcíclos Findos êm 31 de Dêzembro de 2O1a e 2017(Em RÉais)

MovimentaeãoSaldo em 31/1212016

. Superávitdo Exercício

Patrlmônio Rêsêila dê AJustê de Avaliação Rêserua de Dáícit- Social Rêavallação Patrlmonial Doação Acumulado

3.932.429.OO 16.897.089,37 24.378.309,00 1.930.556,86 (65,306.725,87) (18.168.341,64)

5.942.634,96 5.942.634,96

satdo em3vr2/20!7 3.e32.42e,oo _l§.9:@.:ZjJAj44,!4--_l!PIg:I9l§g_JgIg99g,9,1I (12.225.706,68)

. Superávit do Exercício - 4.361.389,60 4.361.389,60

saldo em 31/1212018 _W,-19é9Zg§1z. :2!W.---f:9!98§g (ss.002.701,31) ----9.!§412.99I

As notas êxpli@tiyas sâo parte lntegrante das demonstafies lÍnaeiras,

0.q

-ffiT^FE:1r-ft-r-r

h-q vjÍri *cw;-l?

Page 10: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

AVAí FUTEBOL CLUBE

Demonstrações dos Fluxos de Caixa

Exercícios Findos em 31 de dezembro de 2018 e 2O].7

( Em Reais )

Atividades Operacionais 31.12.2018 37.L2.20t7Superávit/Déficit do Exercíci oAJUSTES (Despesas sem lnfluência Fluxo de Caixa Operacional)

. Depreciação no Exercício

. Amortização Custo Atletas Profissionais

. Créditos a Receber

. Adiantamentos de Salários

. Adiantamento a Fornecedores

. Estoques

. Outros Créditos

. Fornecedores

. Adiantamentos Quota TV

. Obrigações Trabalhistas/tri butárias

. Ações Cíveis

. Contas a Pagar

. Obrigações Tributárias - PROFUT/rIMEMANIA

Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais

Atividades de lnvestimentos

(L.705.544,88) 738.705,75

12.L34.282,45l- 3.399.851,25

(3.138.610,40)

L85.630,7228.537,00

7.173.726,93

88.L71,O7(9t.664,24\34.2L3,37

(304.699,31)

(50.349,73)

1,.541.470,35

LO4.836,67

5.942.634,96

154,643,0927.921,,00

(751.676,2s)

202.097,67

412.672,61(L97.752,52)

(378.390,27)

(1.091.197,95)

(1.000.000,00)

(6.284.803,73)

7.946.28L,95(2.32L.28s,0Ol'

Aquisição do lmobilizado

Aquisição do lnta ngível

Fluxo de Caixa das Atividades de lnvestimentos

Atividades de Financiamentos

{258.122,94l,3t3.288,37

55.165,43

(408,156,62)

(2.680.079,83)

(3.088.236,45)

. Empréstimos Líquidos de Partes Relacionadas

. Empréstimos de Terceiros

. Empréstimos Bancários 2.269.951.,60

(66.000,00)

(245.580,00) (3r-5.832,64)

(614.687,271

(930.519,91)

(618.905,11)

763.114,73

144.209,41.

Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamentos

VariaÇão do Saldo de Caixa ou equivalente deCaixa

1.958.371,60

(L2O.745,421

744.209,4LSaldo de caixa ou equivalente de caixa no inicioSaldo de caixa ou equivalente de caixa no final 23.463,59

As notas explicotivas são parte integrante das demonstroções finonceiras. Ab

ÀVÀíFUTEBOL CLU*§-.- âv. Drsnrcw Frfi!Í5- iiltüi

íS] ü,;il;,",1'*0"'-nc f$ **",' ""'.r'* C"l 8soá?-{si}

Page 11: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

AVAÍ FUTEBOL CLUBE

Notas Explicativas da Administração as Demonstrações Financeiras

Em 31 de Dezembro de 2018

1. Contexto Operacional

O Avaí Futebol Clube é uma sociedade civil, com prazo de duração indeterminado,

fundada em 1923 e que tem por finalidade: desenvolver e estimular a educação

física e a prática dos desportos em geral, principalmente o futebol de campo nas

suas diversas categorias e os olímpicos; e participar e promover competições

oficialmente patrocinadas pelas entidades a que estiver filiado. O patrimônio do

Clube é constituído por todos os bens móveis e imóveis, títulos, regalias, prêmios

e equivalentes. Em caso de extinção ou fusão da sociedade, o patrimônio líquido

do Clube terá a destinação que a Assembleia Geral especialmente convocada para

tal fim deliberar.

A atual administração mantém sua estratégia global com a finalidade de tentar

reverter a situação econômica, gu€ apesar do superávit em 2OL8, ainda é

deficitária em virtude do alto endividamento, envolvendo planos específicos para

as áreas de marketing, comercial, jurídica, administrativa, financeira e da gestão

esportiva, compreendendo ações como: parcerias e aumento nos valores dos

patrocínios; administração das cotas de W; permanência na "Série A" do

campeonato brasileiro, como forma de garantir o crescimento da receita; projeção

de negociação de atletas; aumento do quadro de associados; redução de custos

através da revisão de processos; manutenção da estratégia operacional para o

segmento "Formação de Atletas" como fonte geradora de recursos.

2. Elaboracão e Aoresentacão das Demonstracões Financeiras

As demonstrações financeiras foram preparadas e estão sendo apresentadas

conforme as práticas contábeis adotadas no Brasil, incluindo os pronunciamentos

emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPCs) e a Resolução CFC n" r ;t429 de 25l0tl21t3, aprova a "ITG 2003 (R1) - Entidade Desportiva Profissional", V','que regulamenta a contabilidade em entidades ligadas a exploração da atividade -/}àdesportiva no país, revogando a Resolução CFC no 1.005/2004. As demonstrações

financeiras foram preparadas utilizando o custo histórico como base de valor, /ajustado para refletir a mensuração ao valor justo, quando aplicável. L

{b-. ÃY_ UrtrüúIlO F:

e) àriaaoç lto'"' Cen §?0{?-*S{

ru

Page 12: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

3. Principais Práticas Contábeis

a) Caixa e equivalentes de caixa - São classifícados como caixa e eguivalentes

de caixa, numerário em espécie, depósitos bancários disponíveis e aplicações

financeiras onde a empresa tem intenção de utilização imediata. As aplicações

financeiras mantidas até o vencímento são avaliadas ao custo de aplicação,

acrescidas dos rendimentos correspondentes, apropriados até a data do balanço.

b) Apuração do déficit/superávit - O clube adota o regime de competência

para escrituração dos fatos financeiros que alteram qualitativa ou

quantitativamente seu patrimônio.

c) Imobilizado - São demonstrados ao custo de aquisição, construção e

reavaliação, deduzido da depreciação calculada pelo método linear à taxa

estabelecida em função da vida útil de cada bem e absorvida como custo ou

despesa do exercício, exceção feita no caso dos imóveis que integram o'tEstádio

Aderbal Ramos da Silva" ("Ressacada"); que na data de encerramento do exercício

não eram superiores aos valores de mercado, uso, ou capacidade de gerar

superávits futuros a valor presente, respectivamente (Vide Nota Explicativa 6).

d) Ativo e passivo circulante e não circulante - Os ativos circulantes e não

circulantes estão demonstrados pelos seus valores de aquisição e, quando

aplicável, são deduzidos, mediante provisão aos seus valores prováveis de

realização. As obrigações registradas nos passivos circulantes e não circulantes

estão demonstrados pelos valores conhecidos ou calculáveis acrescidos, quando

aplicável, dos correspondentes juros e variações monetárias incorridas até a data

do balanço patrimonial.

e) Intangíve! - Os valores gastos com a formação, contratação e renovação de

contratos de atletas são registrados pelo custo de aquisição ou formação e

amortizados pelo prazo previsto no contrato firmado entre o clube e o atleta.

f) Estimativas Financeiras - A elaboração de Demonstrações Financeiras

envolve a utilização de estimativas Financeiras. Essas estimativas foram baseadas

no julgamento da administração para determinação do valor adequado a ser

registrado nas Demonstrações Financeiras. Itens significativos sujeitos as essas

estimativas e premissas incluem a seleção de ativos e passivos e de sua

recuperabilidade nas operações. Os resultados finais podem divergir dessas

estimativas.

xa.th

ir

^ Ar, Dt+m,cr(g] c,,,,n0,- I*

Cet 88ü4?-r

l

ÀVÀI FUTEBCIL CLUB€

!* ft m*vai"c+m.br fi

Page 13: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

g) Mensalidades Sócios - O Avaí mantém provisão de valores a receber na

conta Mensalidades de Sócios a Receber referente aos três últimos meses. O saldo

remanescente foi contabilizado como déficit, contribuindo desta forma para adiminuição do patrimônio social.

4. Caixa e Equivalente de Caixa

O Caixa e Equivalente de Caixa a receber compõem-se da seguinte forma:

31.12.2018 31.L2.20L7CaixaBancos CC - Depósitos a VistaAplicação Financeira

5. Contas a Receber

23.463,59 144.209,O1

2017

3.666,24817,63

L8.979,72

80.754,574.74L,L7

58.7L3,27

O contas a receber compõem-se da seguinte forma:

Créditos 2018Cota TV Campeonato BrasileiroContrato comodatoBloqueio judicial - conta bancaria

Contratos licenciamentos a receber

ClientesAdrantamento de üagens/depesasCreditos dirersosRecebimento com cartao cred/debCheques pre-datados

Clube Atlético Mineiro

Departamento Profi ssionalAdiantamento loja

406.736,002.321,92

25.554,20

1.023.368,45

308.828,71

33.836,13

241.369,12

5.537,697.500.000,00

64.904,25

9.654,68

2.g21,g2496.654,18

25.554,20

502.243,50

197.M7,2733.836,13

369.162,27

3.537,ô9

177.000,00

9.654,68Total

Contratos de Patrocínio

9.622.111,15

2018

'1.817.411,A

2017rcTAmbevContratos de PublicidadeCaixa Economica Federal

Outros

1.500.000,00

161.925,s5540.000,00

1.500.000,00131.250,00

254.630,25

Total 2.201.925,55

qD

a

tIqffi

#

Page 14: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

6. Imobilizado

ContasEstadio Dr Adeóal Ranos da SilvaTerrenosInstalacoesVeiculosMoveis e utensiliosMaterial esportivoEquiparrentos de proc dadosAcadenia de ginasticaEquipanetnos geraisCanpos de TreinanentoEstacionanentoCatracas Eletrônicas(-) Deprececição e Arrortização

Total

7. Intanoível

ContasGasto Fornnção Atletas -Gasto Atletas ProfissionaisGasto Fornração Atletas -Gasto Fornração Atletas -(-) ArrnrtizaçãoTotal(x ) Arrnrtização

8. Gastos com Formacão de Atletas

Cateoorias

48.608.521,296.425.57t,69

197.952,62330.615,20874.570,97

61.986,54747.804,99241.033,03241.074,62

61.500,00

30.519,50(5.251.871,99)

51.963L278'46

31.12.2018 31.12.201748.670.02r,296.425.577,69

1O2.487,00796.629,20858.672,97

61.986,54133.185,29241.033,03236.927,O0

30.519,50(5.066.24t,27\

51.89O.786,24

!Oo/o

\oo/o20o/o

10o/o

2Oo/o

10o/o

l0o/o

10o/o

7Oo/o

TaxaAnual

(*)(*)(*)(*)(*)

31.12.2018 3L.t,2.20L7luvenil

InfantilJuniores

1.051.008,383.286.854,821.617.574,88

739.367,23(1.064.350,20)

s.630.455.1ré

1. 180.250, 182.92L.498,561.989.704,20

976.640,74(1.035.813,20)

5.972.240.44#

De base em FormaçãoProfissionaisAmoftização

3LlL2l2OL74.086.595,122.921.498,56

(1.035.813,20)5,97?,.280,48

Intangível

(678.644,63)365.356,26(28.537,00)

(341.825,371

Intangívelstlt2l2o,'8

3.407.95O,493.286.854,82

(1.064.-350,20)5.630.455,11Total

9. Direitos Econômicos

O total de atletas vinculados ao Avaí Futebol Clube na data base das

Demonstrações Financeiras, contemplado o percentual de direito econômico de

cada atleta ou a inexistência de direito econômico, é o relacionado abaixo.

A4

Page 15: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

Ás

L,, ÀVAíFUTEEOL CLUBE

\- {' §iiiiT:'iüil§;,lf$,- fii m:,*i.,rro,.b, §j -:sr-"' C€í] 8s0ÀI. ô0\-'

- . t:'.:' "'i''"t lll l -

'i I rl: '" "

Nome o/o Avaí Nome o/o AvaíAcácio Nuno Bôinq 60 leffercon Antonio Lirn 60Adiel Oliveira da Silva 100 Joao Paulo Ferreira Lourenco 70Aifton Tirabassi 100 João Victor Rocha Consolaro 50Alex dos Santos Costa 7A lonathan Luiz Moreira Rosa Junior BO

Alisson Rairnundo de Sousa 50 Jones da Silva Lopes 100Alisson Vieira Rasquinha 100 José Renato da Silva Junior 100AndÉ Coutinho da Silva 75 Kevin AÍiey Anqulo Quinones 100Andre Francisco Moritz 100 Leonardo Goncalves Ribeiro da Sil 100Arthur Largura Chaves 100 Leonardo Sulzbach 20Arthur Neves Scheles 100 Leonardo Thomas Lopes 8oBryan Eduardo Urueffa Diaz 100 Lineker Boryes Santos Corado 100Caio Fernando de Oliveira 20 Luan da Silva Pereira 70Carlos Vitor da Silva Nascirnento 100 Luan Donizete Silva 80

la udio Rodrigues Crones 25 Luan Maftins Pereira 50

Claudio Vitor Morais de Lirna Cruz 100 Lucas da Costa Bonete 100Devid de Santana Silva 60 Lucas de Oliveira Teodoro Falcao 60Dieqo Fracarolli Pacheco 60 Lucas Lovat 70

Ebeft Willian Arnâncio 100 Márcio Rodriques Velasco 100Edson Carlos Santos Lirn Junior 70 Marco Antonio Fiorotto Moreira 60Eduardo de Sousa Santos 100 Marcos Robefto da Silva Barbosa 100Eduardo Kunde 80 Marcos Vicente dos Santos 100Eduardo Luis Tapparc 100 Marcus Vinicius @nçalves de Sou 70

Eduardo Menezes 70 Mario Lucio Duarte Costa 100

Eduardo Webber de Souza 100 Mauricio Tonrazi Pinheiro 100

Elias Tores de Souza 100 Michel Bennech Vercino 100Enercon Fabricio Goncalves Calbuch 100 Ramon dos Santos Pereira 20Ewertton Jose Costa Silva 80 Renato Luis de Moura Soares 60Fabian Maria Laqo Vilela de Abreu 100 Romulo dos Santos de Souza 50Felipe dos Santos Mosca 70 Saymon de Barros Cabral 100Felioe Novello Evanqelista 100 Thiaqo Andre Dominqos 100Felippe Souza Vargas 100 Toshiya Tojo 60

Gabriel Afonso Medeiros Mariano Dorn, 50 Victor Hugo Alneida dos Santos 60Gabriel Santos Souza 100 Victor Huqo de Alrneida 100Guillerrp Alexis Beltran Paredes 100 Vinicius Ferreira de Jesus 40Gustavo Alcino 70 Vinicius Rayan Pereira Dos Santos 50Gustavo Vaz de Veiqa 100 Vinicius Urbano Pereira dos Santo 80Iqor Fernandes da Silva Arauio 100 Vitor da Silva Vieira 50Italo Santana Ferreira 90 Wesley Soares Xavier 80Jardiel Nunes 60 Wesllei Rodriques da Silva 50Jean Hebert de Freitas 50

W

Page 16: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

10. Instituicões Financeiras

EmpÉstimosffiErçréstirno Daycoval

Taxa de jurosefetiva

2,31o/o a.m.2,OOo/o a.m.

Total

Vencimentoout/19nai/L9

Nêio CirculanteEmpréstimos Bancários

EmpÉstimosEnpréstinr Bradesco

Total

11. Passivo Circulante

Taxa de jurcsefetiva 2018

2,3Lo/o à.m. 513.188,84513,.18&84

201833.189,44 6t3.737,87

2.850.500,002.883.689,44 6L3.737,87

2íJL7

, 513.188,q4513.188,84

Registra as exigibilidades com vencimentos previstos para até o término do

exercício seguinte e está representado pelas obrigações que se segueml

a) Fornecedores: são obrigações referente as despesas e custos necessáriospara atender as demandas do objeto da instituição.

b) Emoréstimo de Terceiros: são valores a pagar para terceiros.

EmpÉstimo de Terceiros _ 20í8 20í7Empresários Parceiros 651.887,46 897.467,46

Brasil Soccer 1.565.000,00 1.565.000,00

Total 2.216.887,46 " 2.462.467,46

c) Obriqacões Trabalhistas: refere-se às obrigações em 37/L2/tB no total de

R$ 8.316.73t,4O, incluindo o acordo trabalhista conforme Processo RT09704-

2OL2-OL4-L2-OO-7 da 2a Vara do Trabalho de Florianópolis, no valor de R$

5.437.928,95

Cicuralnte Não Circulante2018

Salários a PagarRescisões a PagarDireito de Uso de IrmgemTRT 12a RegiãoFérias a PagarOutros Litigios Trabalhistas

---pa _

1.900.000,00 4.000.000,00

20143to.276,26

1.186.688,81278.96L,73

5,437.92A,95L.toz.275,65

20L7L.552.522,42

978.31 1,53608.830,33

5.335.756,65825.L04,23

8,316.131,40 9.3OO.525,16

AVA| FUTEBOL CLUEE) ,.-

"a i§) wta'ai.con, Lr ,r§ .tr,ar, ,,

Page 17: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

d) Obrioacões Sociais e Fiscais: refere-se às obrigações sobre a folha e

tributárias.

2018 20L7Inss A RecolherFgts A RecolherContribuição SindicalISS RetidoIrlf S/AssalariadosINSS Seru. De TerceirosPis S/Folha De Pagto A RecolherParcelanentos InssProfutPERT

e) Outras Contas a Paoar: refere-se a outras obrigações não classificadas

anteriormente.

2018 20L7Policia Militar De SCBrasil Telecom ASCelescPensao JudicialAdiantanento RecebidoDivercosTrabalhistasIcns - LojaSBS Marketing Espoftivo

237.48L,861.205,31

65.962,2762.749,8O

639.O74,94

30.000,0066.443,O220.458,54

90.845,861.205,31

60.672,3038.492,55

779.469,9430.000,00

17.853, 1 1

1.í.23.375,74 1.O18.539,07

12. Passivo Não Circulante

Registra as exigibilidades com vencimentos previstos para após o término do

exercício seguinte, portanto, a partir de 2Ot6, e está representado pelas

obrigações que se segueml

a) Fornecedores: são obrigações referente as despesas e custos necessários

para atender as demandas do objeto da instituição.

b) Obriqacões Tributárias - Profut; O Avaí Futebol Clube aderiu ao PROFUT

em A5/LL/2016 conforme protocolos junto à Receita Federal. Foram incluídas as

dividas da TIMEMANIA, da Procuradoria da Fazenda Federal e da Receita Federal.

2.000.000,002.690.377,59

30.827,O328.056,62

3.887.372,3434.672,26

37L.738,99248.875,82

L.790.267,89

1.239.961,111.780.783,36

30.827,O3L5.226,76

1.802.865,009.330,95

L4t.65L,7284.375,28

1.115.940,02606.667,74 600.341,53

6.82I.3Í)2,76

%

-1

A\ÍAi FUTEBSL CLUBE] -.-isc 1$!) *o,u, r*,,,.tr l!)I

Page 18: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

2018 2017PROFUT Previd. Pncc . LL5L6.723305/2OL5-94

PROFT - PGFN Proc. 11516.723307/2015-83PROFT - RFB Proc. 11516.72330612015-39

PROFUT - Parcelanento FGTS

d) Obrioacões Trabalhistasr refere-se a

trabalhista referente acordo conforme Processo

2a Vara do Trabalho de Florianópolis, no valor de

contingenciamento de natureza

RT09704-2012-014- 1 2-00-7 da

R$ 1.900.000,00.

7.O8O.964,6L

2.854.424,58

1o.268.990,37

7.476.378,533.035.001,54

10.870.34O,37

2,2L8,247,88 2.470.247,8822.422.627,44 23.851.968,32

c) Partes Relacionadas: as obrigações com partes relacionadas referem-se

a contratos de mútuos firmados com pessoas físicas e jurídicas ligadas ao clube,

sem cobrança de juro, cuja exigibilidade vem sendo flexibilizada nos vencimentos

por parte dos credores somando R$ 11.534.063,11.

2018 2AL7Pessoas Fisícas

Pessoas Jurídicas

881.995,67 881.995,67

10.586.067.44 LO.652,067,4411.468.063,11 11.534.063,11

13. Continoências Passivas

Encontram-se pendentes de decisões os processos de natureza trabalhista, no

valor de R$ 7.337.928,95 e os processos de natureza cível, no valor de R$

7.946.281,95

, ambos julgados possíveis pelo departamento jurídico do clube.

2014 2íJ17

Fábrica Marketing Esportivo LTDA. Processo - 0101637- 10. 2015. 8. 21. 0001

Roseane Aparec ida Prevedo 0668456- 36. 2003. 8. 24. 0023 (023. 03. 668456- 5)UAB Futebol LTDA Processo 0300952- 66. 2015. 8. 24

EMG - Consultoria Desportiva Ltda. Processo: 0306323-40. 2017.8.24.0023

Ed Costa Esportes e Marketing Ltda. Processo: 0311116-56.2016.8.24.0023Faap Processo: 0303653-63.2016.8.24.0023Sociedade Esportiva PalrÍEiras Processo : 101fl 66- 19. 2018. 8. 26.0100Look MaÍ1€ting EspoÍtivo LTDA Processo : 1004843- 21. 20 14. 8. 26. 0286

600.000,00 600.000,00300.000,00 300.000,00

4.843.776,04 4.843.776,04800.000,00 800.000,00500.000,00 500.000,00300.000,00 300.000,00102.505,91 102.505,91

500.000.00 500.000,007.946.2AL,95 7.946'28t,9s

ry#{x,+6a**

t\L-..

A§ÂI FUTEE§L *LUBTÂv- $,o*ui* Frerras" 1ú*S

0-l r,ã"*,?ru,Iüo-u"ix íür ÉR1rde"r:.,,Ín.u,' üep S8Í*i7 Á00

C

Page 19: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

14. Seouros

Y-

O Clube, em obediência a regulamentação em vigor Lei 9.6L5/gB, matem

cobertura de seguros, cujos valores contratados são estipulados em bases

técnicas, que se estimam adequadas para cobertura de sinistros envolvendo seus

atletas profissionais.

15. Patrimônio Socia! (Passivo a Descoberto)

No ano de 2018 o Clube apresentou um superávit de RS 4.361.389,60, diminuindo o

valor negativo do seu patrimônio social, em 31 de dezembro de 20L8, para RS

7.864.377,08.

16. Neoociacão de Atletas - Evento Subseouente

O Avaí Futebol Clube negociou em 20L8, 75% dos direitos econômicos do atleta

Cláudio Rodrigues Gomes (Guga) para o Clube Atlético Mineiro, pelo valor de RS

7.500.000,00, em três parcelas de RS 2.500.000,00, sendo a primeira com o

vencimento em 15 de janeiro de 2019 e as demais em 15 de julho de 2019 e 15 de

dezembro de 2019. O valor da primeira parcela foi efetivamente recebido em janeiro

de 2019.

AVA| FUT§BOL CLUEEÂv. üanicio §r*itr:. l00Sii,ãffi:'i*Iãijl'tuç (O r.mravai*m.* SCep ê8(}{7.6S0

"i§ tÂBi s!Í*.?3S0

Jose BattistottiPresidente

CPF: 278.574.848-49 CRC/SC: 02CPF: 026.748.97

i9",

..

Page 20: FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - Federação ...fcf.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Balanco_Avai_2018.pdfRua: lsaura Comichote Pires, 39 - Cep. no 88.090-130 - Capoeiras -Florienópolis-SC

PARECER DO CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal do AVAI FUTEBOL CLUBE, no curso do exercício, acompanhou a

atividade administrativa da instituição com a periodicidade e a extensão que considera

adequada, tendo verificado a regularidade da escrituração e da respectiva documentação

contábil.

Procedeu o exame das demonstraçÕes financeiras, relativas ao exercício social encerrado

em 31 de dezembro de 2018, as quais incluem: Balanço Patrimonial, Demonstração de

Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração das MutaçÕes do

Patrimônio Social e as Notas Explicativas de responsabilidade de Diretoria Executiva.

Com fundamento nos exames efetuados e no parecer dos auditores independentes é de

opinião que as referidas demonstrações permitem uma adequada compreensão da

situação financeira e patrimonial do AVAI FUTEBOL CLUBE.

Diante de todo o exposto, a prestação de contas encontra-se em condições de ser

submetida à apreciação do Conselho Deliberativo com resomendação pela sua aprovação.

Florianópolis, 24 de abril de 2019"

Luciano KowalskiPresidente do Conselho Fiscal

Acácio CarreirãoConseÍheíro Fiscal

Gilson KremerConselho Fiscal

AVAi FUTEBOL CLUBEÂv. Dioorioo Fraitas. 1000;ã""':ii*i.Ji"üvic Q '*.rwrvei'com.M Ç .rstaatrzu-:rooCep 86027-400

(o