fé nos orixás

7
Fé nos Orixás: Descubra como calcular os Odus que regem a sua vida Como Calcular os seus Odús PRIMEIRA FORMA DE CALCULAR: O que é Odu? O significado de Odu é: (destino, caminhos); é o Signo dos Orixás e é através deles que ficamos sabendo um pouco mais sobre nós mesmo e de qual Orixá recebemos proteção. Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento faça a seguinte cálculo através da sua data de nascimento. Exemplo 1 : Maria nasceu dia 15/10/1985 some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ. Exemplo 2: João nasceu 22/12/2012 some: 2+2+ 1+2 +2+0+1+2= 12 então o seu Odu é Ejilashebora. Caso o número obtido seja maior que 16 reduza a um algarismo que de entre 1 e 16, isto é, se der 18, por exemplo, some 1+8= 9 e o seu Odu será OSÁ. Veja abaixo os Odus e os números correspondentes: 1. OKANRAN Odu regido por Exu. Você parece ser agressivo, mas na verdade está apenas lutando para preservar a independência da qual muito se orgulha. Você não poupa esforços para atingir seus objetivos, mas deve tomar cuidado para não arrumar inimigos à toa.

Upload: jose-pedro-cunha-ianni

Post on 11-Feb-2016

6 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Texto sobre os orixás e a fé que emana de cada um deles.

TRANSCRIPT

Page 1: Fé Nos Orixás

Fé nos Orixás: Descubra como calcular os Odus que regem a sua vida

Como Calcular os seus Odús

PRIMEIRA FORMA DE CALCULAR:

O que é Odu?

O significado de Odu é: (destino, caminhos); é o Signo dos Orixás e é através deles que ficamos sabendo um pouco mais sobre nós mesmo e de qual Orixá recebemos proteção.

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento faça a seguinte cálculo através da sua data de nascimento.

Exemplo 1 : Maria nasceu dia 15/10/1985

some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ.

Exemplo 2: João nasceu 22/12/2012

some: 2+2+ 1+2 +2+0+1+2= 12 então o seu Odu é Ejilashebora.

Caso o número obtido seja maior que 16 reduza a um algarismo que de entre 1 e 16, isto é, se der 18, por exemplo, some 1+8= 9 e o seu Odu será OSÁ.

Veja abaixo os Odus e os números correspondentes:

1. OKANRAN Odu regido por Exu. Você parece ser agressivo, mas na verdade está apenas lutando para preservar a independência da qual muito se orgulha. Você não poupa esforços para atingir seus objetivos, mas deve tomar cuidado para não arrumar inimigos à toa.

2. EJIOKÔ Odu regido pelos Ibejis e Ogun. Você se mostra calmo no comportamento e seguro nas decisões, mas na sua mente sempre existem dúvidas. Não tenha medo de externar estas incertezas. Como muitas pessoas o amam, você acabará recebendo bons conselhos.

3. ETA-OGUNDÁ Odu regido por Ogun e Obaluaiê. A obstinação que se traduz em agitação e inconformismo, é uma das suas principais características. Mas, se usar suas qualidades, como a coragem, criatividade e a perseverança, conseguirá o que mais anseia: o poder e o sucesso.

Page 2: Fé Nos Orixás

4. YROSUN Odu regido por Iansã, Iemanjá. Sempre sereno e disposto a ver tudo com muita clareza e objetividade, você sabe resolver situações confusas ou tumultuadas. Tem plena consciência da sua força moral e não hesita em usá-la para atingir todas as suas metas.

5. OXÉ Odu regido por Oxum e Logun Edê. Sensível e sempre atento, você é uma pessoa sempre disposta a proporcionar alegria aos outros. Mas há momentos nos quais você precisa de isolamento para poder refletir, pois preza muito sua liberdade e, sobretudo, seu, crescimento.

6. OBARÁ Odu regido por Oxossi e Xangô. Você luta com unhas e dentes pelo que quer e geralmente consegue muito sucesso material. Mas, no amor precisa entender que não pode exigir demais dos outros.

7. ODI Odu regido por Omolu e Exu. Você realmente está satisfeito com o que consegue. Mas não fica se lamentando. Prefere ir à luta. Caso aprenda com clareza seus objetivos, alcançará grandes êxitos.

8. EJIONILE Odu regido por Oxaguiãn, Ogun e Xango Airá. Sua agilidade mental faz de você uma pessoa falante e muito ativa. Além disso, você gosta de poder e prestígio, por isso luta com muita intensidade pra chegar ao topo. Muitas vezes tempestuoso, e incontrolavel, mas seu senso de justiça o impede de prejudicar quem quer que seja.

9. OSÁ Odu regido por Iemanjá e Iansã. Você é uma pessoa que gosta de estudar cuidadosamente todas as coisas a sua volta, tem uma larga visão do mundo, por isso esta sempre pronto a poder ajudar, seja quem for. Dica: Se quiser manter a paz no seu dia a dia sera preciso aprender a não deixar fatos externos interferir em sua vida pessoal.

10. OFUN Odu regido por Oxalá. Seu jeitão rabugento é apenas um escudo para que os outros não abusem da sua boa vontade e sensibilidade. No fundo, você é uma pessoa serena, que se adapta aos autos e baixos da vida.

11. OWANRIN Odu regido por Iansã, Ogun e Exu. A pressa e a coragem são suas características. Tenso e agitado, você nunca fica muito tempo no mesmo lugar, a não ser que se sinta obrigado. Pode não obter grande sucesso material, mas a vida sempre lhe reserva muitas alegrias.

Page 3: Fé Nos Orixás

12. EJILAXEBORÁ Odu regido por Xangô. Sua principal virtude é o amor à justiça, que algumas vezes se transforma em intolerância com os erros alheios. Nessas ocasiões, você deve se voltar para outras de suas qualidades: a dedicação, que lhe permite ajudar todas as pessoas.

13. EJI-OLOGBON Odu regido por Nanã e Obaluaiê. Você está quase sempre um pouco deprimido. Só faz o que quer quando quer o como quer. Mas, como tem grande capacidade de reflexão, acaba se adaptando e consegue viver bem com os outros.

14. IKÁ-MEJI Odu regido por Oxumarê. Paciência e sabedoria são suas principais características. Versátil, você se dá bem em qualquer atividade. Poderá passar por provações materiais e sentimentais, mas sempre saberá reencontrar o caminho para a felicidade.

15. OBE-OGUNDÁ Odu regido por Ogun, Iemanjá, Omolu e Obá. Você uma pessoa rebelde e cheia de vontades, que muitas vezes não resiste a defender seu ponto de vista mesmo depois que percebe que está errado. Por isso, deve tomar cuidado para não se deixar dominar pelo nervosismo.

16. ALAFIÁ Odu regido por Oxalá e Orumilá. Suas principais características são a tranqüilidade e alegria. Amante da paz, você cria um clima de harmonia á sua volta. Se mantiver o equilíbrio, sem dúvida alcançará o sucesso.

----

SEGUNDA FORMA DE CALCULAR

No momento em que nascemos, logo que respiramos pela primeira vez, todas as energias do Universo Material e Imaterial se ligam ao nosso corpo físico. Nesse momento é formada um vibração divina, um padrão de energias Divinas, Astrais e Numerológicas que são particulares, intransferíveis e atemporais. Esse padrão é unico para cada indivíduo e nesse momento absoluto, a pessoa tem traçado o seu Odú, termo que em, Yorubá, siginifica “caminho” ou “destino”. Existem, na África e em outros paises que cultuam os Orixás e que procedem o jogo de Ifá, tilizando vários e inúmeros Odús, mas tradicionalmente, aqui no Brasil, estabilizou-se dezesseis Odús. Visto dessa forma, a Cabala individual é formada, composta de 05 Odús, todos associados e resultantes da data de nascimento.

Quatro desses Odús são referentes à sua vida material e um, referente a seu caminho espiritual.

Page 4: Fé Nos Orixás

Os Odús sintetizam o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, a forma de agir e reagir com o seu meio. São eles que indicam traços fortes e pontos vulneráveis.Quando os conhecemos, podemosos lidar melhor com eles e viver bem com a gente e com os outros, pois um Odú, não pode ser trocado, apenas lapidado. 1- Tome cinco pontos de partida a data de nascimento da pessoa e trace num papel, quatro linha horizontais cortadas ao meio por uma linha vertical. Esse linha vertical irá separar os algarismos em duas colunas: Uma a esquera e outra direita. 2- Na primeira coluna da primeira linha, escreva o primeiro digito do dia do nascimento da pessoa e na segunda desta mesma linha e segundo digito do dia; 3- Na primeira coluna da segunda linha, escreva o primeiro digito do mês do nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesa linha o segundo digito do mês; 4- Na primeira coluna da terceira linha, escreva o primeiro digito do ano de nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesma linha o segundo dígito do ano; 5- Na primeira coluna da quinta linha, escreva o terceiro dígito do ano do nascimento da pessoa e na segunda coluna desta mesma linha o quarto dígito do ano;

6- Agora deve-se proceder a soma das algarismos das colunas: Coluna 1= 10 Coluna 2= 22 Que será na redução 2+2= 4. Pois todo numero superior deve ser reduzido, somando-se todos os algarismos.

Page 5: Fé Nos Orixás

7- A seguir desenha-se uma cruz e escreva nas extremidades das mesmas as palavras TESTA, FRONTE DIREITA, NUCA, FRONTE ESQUERDA (este desenho representará os pontos da cabeça da pessoa conforme o modelo abaixo:

O número encontrado como resultado é equivalente ao centro da cabeça, representa o Abi Odú, ou Odú do nascimento e é ele que rege o destino da pessoa, suas qualidades principais e sua personalidade. O Odú da testa relacionado á vida material da pessoa, diferentemente do numero, ou Odú do Centro, que sempre está relacionado à sua vida espiritual. Os Odús da nuca e laterais apenas servem para harmonizar a cabeça das pessoas. 8- Então, escreva o numero correspondente à soma da coluna 2 (4 no exemplo) no ponto referente à testa e o número correspondente à soma da coluna 1 (1, no exemplo) no ponto referente á Nuca. 9- Para encontrar o numero correspondente à fronte direita, some os dois numeros já obtidos (4 e 1), obtendo o resultado 5. Nessa caso, vale à pena lembrar que, caso o resultado fosse superior a 16, haveria a necessidade de reduzir a um unico algarismo. Exemplo: 17= 1+7= 8. 10- Para encontrar o numero correspondente à Fronte Esquerda, some os três numeros já obtidos: 4+1+5= 10. 11- Para encontrar o número correspondente ao Centro da Cabeça, some todos os algarismos da data de nscimento da pessoa( 1+3+1+2+1+9+7+8 ). Reduzindo sempre o resultado que ultrapassou 16. Então, nesse caso específico, encontramos 32= 3+2= 5. Este numero então, passa a ser o Odú de Nascimento, ou seja, o Abi odú, que rege o centro da cabeça da pessoa.