fcont

8

Click here to load reader

Upload: paulo-robson

Post on 24-Jul-2015

55 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: FCONT

Este manual tem como objetivo orientar aos usuários do sistema MasterContábil sobre as rotinas necessárias para geração do arquivo magnético FCONT - Controle Fiscal Contábil de Transição.

INTRODUÇÃO

A Receita Federal do Brasil instituiu através da Instrução Normativa RFB nº. 949, de 16 de junho de 2009, o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT).

Por meio da Instrução Normativa RFB nº. 1139, a Receita Federal alterou a obrigatoriedade da entrega da declaração a partir do ano calendário 2010. Além disso, alterou também a data da entrega da declaração para este ano.

Para consultar legislação na íntegra acesse os links abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2011/in11392011.htm

http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2011/in11642011.htm

Visando facilitar o trabalho dos contadores, empresas ou escritórios que utilizam o programa MasterContábil, o sistema passa a contemplar a geração do arquivo magnético, com as informações equivalentes à escrituração contábil, conforme especificações técnicas do Ato Declaratório Executivo Cofis nº. 31, de dois de setembro de 2011, que posteriormente será submetido ao Programa Validador e Assinador – PVA fornecido pelo SPED.

CADASTRO DE EMPRESAS

Nesta rotina deverão ser observados os dados cadastrais dos Contribuintes Declarantes, com atenção especial aos campos:

1ª página:

Página 1 de 8

MANUAL DE ORIENTAÇÃOFCONT - CONTROLE FISCAL CONTÁBIL DE TRANSIÇÃO

Page 2: FCONT

Nome: Informe o nome da empresa;

N. Cpl.: Informe o nome completo da empresa;

CNPJ: Informe o número do CNPJ;

Inscrição Estadual: Informe o número da inscrição estadual da empresa;

Se ambos os campos Nome e N. Cpl. estiverem preenchidos, o sistema exportará para o arquivo magnético o nome informado no campo “N. Cpl.”. A informação contida no campo “Nome” apenas será exportada caso o campo “N. Cpl.” não esteja preenchido.

2ª página:

Contador: Informe o nome do contador da empresa;

CRC/UF: Informe o número do CRC do contador da empresa;

CPF: Informe o número do CPF do contador da empresa.

Página 2 de 8

Page 3: FCONT

PLANO DE CONTAS

Nesta rotina deverão ser observados os dados do cadastro do plano de contas, com atenção especial aos campos:

Código da Natureza da Conta: Selecione o código de natureza da conta, conforme Tabela Interna do SPED.Para selecionar, o usuário deverá pressionar a tecla <TAB> para que seja apresentada a seguinte tabela:

Código Descrição01 Contas de ativo02 Passivo circulante e passivo não circulante03 Patrimônio líquido04 Contas de resultado05 Contas de compensação09 Outras

Plano de Contas Referencial: Selecione a conta contábil, conforme Tabela de Plano de Contas Referencial mantido pela Secretaria da Receita Federal. Para selecionar, pressione a tecla <TAB>;

Página 3 de 8

Page 4: FCONT

GERAÇÃO DO ARQUIVO CONTROLE FISCAL CONTÁBIL DE TRANSIÇÃO - FCONT

Na rotina Outros>> Arquivos de Dados >> Arquivos Magnéticos, o usuário irá selecionar a opção: Arquivo SPED FCONT na qual serão solicitadas as seguintes informações para a geração do arquivo magnético:

1ª tela:

Escrituração Contábil Descentralizada: Indicar se a escrituração refere-se à matriz ou filial. Informando “sim”, o sistema apresentará o campo “Estabelecimento” no qual deverá ser selecionado o estabelecimento que será escriturado a partir da utilização da tecla <TAB>;

Período da Declaração dos Dados: Informar o período da declaração a ser gerada;

Indicador de Início de período: Informar o indicativo de início de período. Para seleção do indicador, pressionar a tecla <TAB>, serão apresentadas as situações previstas no leiaute, a seguir:

Código Descrição0 Início no primeiro dia do ano1 Abertura2 Resultante de cisão/fusão ou remanescente de cisão ou realizou Incorporação3 Início da obrigatoriedade da entrega da FCONT no curso do ano-calendário

Indicador de Situação Especial: Informar o indicativo de situação especial. Para seleção do indicador, pressionar a tecla <TAB>, serão apresentadas as situações previstas no leiaute, a seguir: 0 – Não aplicado; 1- Cisão; 2 – Fusão; 3 – Incorporação; 4 – Encerramento.

Forma de Tributação: Informar a forma de tributação da empresa.

Tipo de declaração: Informar o tipo da declaração, podendo ser Original ou Retificadora. Informando a opção Retificadora o sistema exibirá o campo para preencher o número do recibo da declaração anterior.

Página 4 de 8

Page 5: FCONT

2ª tela:

Gerar Somente Contas movimentadas (I050): Informar “sim” se desejar que o registro I050 – Plano de contas contábil seja gerado somente com as contas movimentadas no período. Informar “não”, se desejar que o arquivo seja gerado com todas as contas existentes no plano de contas.

Utiliza Grupo de Resultado para Encerramento: Informar “sim” se utiliza grupo de resultado para encerramento, ou seja, o encerramento é feito no grupo de resultado e o saldo transferido para a conta do grupo do Passivo. Informar “não” se o encerramento for realizado diretamente na conta do grupo do Passivo.

Período de Apuração: Informar se o período de apuração do resultado da empresa é realizado a cada trimestre ou é anual.

3ª tela:

Página 5 de 8

Page 6: FCONT

Resultado Período: Informar o valor apurado no período selecionado e ainda indicar se o referido valor corresponde a lucro ou prejuízo.

4ª tela:

Nome do Signatário: Informar o nome da pessoa que irá assinar os livros;

CPF do Signatário: Informar o número do CPF do signatário indicado;

Qualificação do Assinante: Informar a descrição da qualificação do assinante conforme tabela de qualificação de assinantes do Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC.

Código de Qualificação do Assinante: Informar o código da qualificação do assinante conforme tabela de qualificação de assinantes do Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC.

Após finalizar o preenchimento das informações solicitadas, o arquivo magnético será gerado na pasta: \MCONT\ARQUIVOS, no seguinte formato:

FCON_XX.???

Sendo: FCON para identificar o arquivo magnético das informações de escrituração contábil, XX o código da filial declarante, para qual será gerado o arquivo magnético e a extensão ??? para identificar o código da empresa declarante.

Em seguida, o sistema apresentará a mensagem abaixo para alertar ao usuário sobre os lançamentos a serem expurgados. Os mesmos deverão ser lançados pelo usuário diretamente no sistema FCONT.

VALIDAÇÃO DO ARQUIVO MAGNÉTICO

Para validação do arquivo magnético, o usuário deverá:

1. Acessar o programa SPED FCONT, clicar na opção “Escrituração”, clicar na opção “Nova” e em seguida clicar na opção “Importar Ctrl+I”, conforme indicado na figura a seguir:

Página 6 de 8

Page 7: FCONT

2. Após clicar na opção acima referida, será disponibilizado o campo para indicação da localização do arquivo a ser validado. O sistema efetuará uma pré-validação do arquivo e em seguida exibirá a tela a seguir para que o usuário possa informar quais blocos de registros deseja inserir caso não exista declaração importada ou sobrescrever os blocos que já existem na declaração.

Página 7 de 8

Page 8: FCONT

3. Após execução dos procedimentos acima, o aplicativo exibirá relatórios para consulta do usuário.

ATENÇÃO!

Na versão 2011 do FCONT, a informação de saldo inicial das Contas Patrimoniais se tornou obrigatória. Portanto, após a validação é necessário acessar no programa FCONT a rotina Escrituração e escolher uma das opções:

Recuperar Saldos: De acordo com a “Ajuda” do Fcont, esta função permite recuperar os saldos para o arquivo digital em uso a partir de um arquivo contendo a escrituração FCONT do período imediatamente anterior. Replicar Saldos Iniciais: De acordo com a “Ajuda” do Fcont, esta função permite replicar os saldos iniciais do registro de Detalhe Dos Saldos Periódicos (I155) com suas respectivas contas referenciais (I050/I051) para o registro de Saldos iniciais das contas patrimoniais Recuperados/Preenchidos (M025), ou seja, o saldo inicial informado para as contas na declaração do período de 2010 será replicado para o registro M025.

Caso este procedimento não seja realizado, poderá ocorrer o erro abaixo:

Página 8 de 8