faculdade de ciências humanas de cruzeiro - facic...

11
Regulamento das Atividades Complementares CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES Art. 1º O presente documento tem por finalidade regulamentar a validação das atividades comple- mentares teórico-práticas previsto em todos os cursos de Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC. Art. 2º Para a integralização dos curso o estudante deverá cumprir o mínimo de horas informado no PPC Do Curso em atividades complementares teórico-práticas, conforme a Resolução Nº 02/ 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior. Art. 3º São consideradas atividades complementares teórico-práticas, as pertencentes a um dos três grupos abaixo: I. Atividades de Ensino; II. Atividades de Pesquisa; III. Atividades de Extensão. Art. 4º As Atividades de Ensino compreendem: Descrição das atividades (sigla) Pontuação máxima em horas (na unidade indicada) Pontuação máxima em horas no curso Participação em projetos de ensino institucionaliza- dos, vinculados ao curso, como bolsista e/ou voluntá- rio (En1) 40 por semestre 80 Monitoria em disciplina re- lacionada ao curso (En2) 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês 60 Disciplinas cursadas em nível de graduação ou pós- graduação que não estão contidas na matriz curricu- lar do curso. (En4) 50% da carga horária da disciplina 60 Ministrante de oficina e/ou curso na área do curso (En5) 60 60 Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC Rua dos Andradas, n.º 1039 - Vila Brasil Cruzeiro - SP - CEP nº. 12.703-030 Fone: (12) 3143-3866 e 98262.6260 www.faciccruzeiro.com.br 12 anos Cursos de Graduação e Pós Graduação

Upload: others

Post on 25-Sep-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Regulamento das Atividades Complementares

CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

Art. 1º O presente documento tem por finalidade regulamentar a validação das atividades comple-mentares teórico-práticas previsto em todos os cursos de Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC.

Art. 2º Para a integralização dos curso o estudante deverá cumprir o mínimo de horas informado no PPC Do Curso em atividades complementares teórico-práticas, conforme a Resolução Nº 02/2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior.

Art. 3º São consideradas atividades complementares teórico-práticas, as pertencentes a um dos três grupos abaixo: I. Atividades de Ensino; II. Atividades de Pesquisa; III. Atividades de Extensão.

Art. 4º As Atividades de Ensino compreendem:

Descrição das atividades (sigla)

Pontuação máxima em horas(na unidade indicada)

Pontuação máxima em horas no curso

Participação em projetos de ensino institucionaliza-dos, vinculados ao curso,

como bolsista e/ou voluntá-rio (En1)

40 por semestre 80

Monitoria em disciplina re-lacionada ao curso (En2) 20 por semestre 60

Estágio extracurricular (En3) 10 por mês 60

Disciplinas cursadas em nível de graduação ou pós- graduação que não estão

contidas na matriz curricu-lar do curso. (En4)

50% da carga horária da disciplina 60

Ministrante de oficina e/ou curso na área do curso (En5)

60 60

Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACICRua dos Andradas, n.º 1039 - Vila Brasil

Cruzeiro - SP - CEP nº. 12.703-030Fone: (12) 3143-3866 e 98262.6260

www.faciccruzeiro.com.br

12anos

Cursos de Graduação e Pós Graduação

Page 2: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Ministrante de palestras na área Específica do curso ou Área com carga horária igual ou superior a 1 hora (En6)

5 20

Docência para licenciaturas (En7) 20 por semana 60

Limite máximo: Definido no PPC do Curso

Art. 5º As Atividades de Pesquisa compreendem:

Descrição das atividades (sigla)

Pontuação máxima em horas(na unidade indicada)

Pontuação máxima em horas no curso

Participação em projetos de pesquisa institucio-

nalizados, vinculados ao curso, como bolsista e/ou

voluntário (P1)

40 por semestre 80

Participação em evento de divulgação científica da área do curso (organizados por Instituições de Ensino Superior ou Associações Científicas) (P2)

10 por evento 60

Apresentação de trabalhos do voltados a área do curso em evento inter -nacional , com temas rela-tivos à área do curso (P3)

20 por apresentação 60

Apresentação de trabalhos de pesquisa em evento na-cional, estadual, regional e local , com temas relativos à área do curso. (P4)

15 por apresentação 60

Autor de artigos em revista especializada, capítulo de livro ou livro , com temas relativos à área do curso . (P5)

20 por publicação 80

Autor de resumos em eventos científicos, com

temas relativos à area do curso. (P6)

10 por publicação 60

Autor de textos em jornais ou sites de divulgação

científica, com temas rela-tivos à area do curso.(P7)

10 por publicação 30

Page 3: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Art. 6º As Atividades de Extensão compreendem:

Descrição das atividades (sigla)

Pontuação máxima em horas(na unidade indicada)

Pontuação máxima em horas no curso

Participação em projetos de extensão institucio-

nalizados, vinculados ao curso, como bolsista e/ou

voluntário (Ex1)

40 por semestre 80

Apresentação de trabalhos de extensão em evento

internacional, com temas relativos à área do curso. (Ex2)

20 por participação 60

Apresentação de trabalhos de extensão em evento na-cional, estadual, regional e local , com temas relativos à área do curso.(Ex3)

15 por participação 60

Autor de artigos em revista, e jornais de comunicação científica, capítulo de livro

e livro, com temas relativos à áre ado curso.(Ex4)

10 por publicação 80

Autor de resumos em eventos de extensão, com temas relativos à área do curso. (Ex5)

10 por publicação 60

Participação em comissão organizadora de evento

científico ou cultural, com temas relativos à área do curso. (Ex6)

20 por participação 40

Cursos técnicos nas áreas de informática e/ou línguas com carga horária igual ou superior a 8 horas (Ex7)

1/3 da carga horária do curso 60

Participação em eventos relacionados à área (cur-sos, seminários, oficinas,congressos, simpósios)

(Ex8)

carga horária do evento 80

Limite máximo: Definido no PPC do Curso

Limite máximo: Definido no PPC do Curso

Page 4: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Art. 7º Serão validadas, no máximo, a quantidade definida no PPC de cada Curso.

Art. 8º O pedido de validação das atividades complementares deve ser protocolado na Coordena-doria de Registros Escolares da FACIC, por meio de formulário específico, preenchimento da tabela disponível no Anexo I, e com os devidos comprovantes anexados.

Art. 9º A solicitação de validação das atividades complementares será analisada por banca com-posta pelo coordenador e por mais dois professores do curso, designados pelo coordenador para este fim.

Art. 10º Os comprovantes das atividades serão validados pela banca até o prazo máximo de 30 dias a contar da data do protocolo. Após análise, a Coordenação do Curso encaminhará o resultado à Coordenadoria de Registros Escolares para registro e arquivamento, ficando o processo disponí-vel para consulta por parte do estudante.

Art. 11º Casos omissos a esta Resolução serão dirimidos pelo Colegiado do Curso.

Anexo I – Tabela para validação de atividades complementares.

Estudante: ________________________________________ Matrícula: ______________

Atividade Carga horária solicitada Total

Ensino

En1

En2

En3

En4

En5

En6

En7

Pesquisa

P1

P2

P3

P4

P5

P6

P7

Page 5: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Extensão

Ex1

Ex2

Ex3

Ex4

Ex5

Ex6

Ex7

Ex8

Anexo II – Programa Dos Estudos Dirigidos

Os Estudos Dirigidos – EDs foram instituídos como uma inovadora modalidade de Atividades Com-plementares Obrigatórias de ensino, respaldando-se no Parecer no 67 do CNE/CES, que esta-belece um Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação e na Resolução CNE/CES no 2/2007, que dispõe sobre a carga horária e os procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação.

A proposta dos EDs é a concretização do desejo institucional de fazer da Educação, em todos os níveis, um instrumento de inclusão social, comprometida com a formação de atitudes, habilidades, interesses e valores que perpassam toda a realidade social, contribuindo, dessa forma, para mu-danças de comportamento, a partir de uma formação acadêmica interdisciplinar.

Os EDs são atividades complementares obrigatórias, aplicadas por semestre, a partir do calendário acadêmico. Para coordenar, desenvolver e orientar as atividades, a Instituição criou o Núcleo de Estudos Dirigidos – NED, congregando profissionais de diversas áreas do saber.

Objetivos dos Estudos Dirigidos

Os EDs apresentam-se como instrumento capaz de viabilizar as exigências de qualidade pedagó-gica requeridas por um processo educacional que objetiva propiciar meios para que o acadêmico possa desenvolver, entre outras habilidades, a capacidade de se comunicar e interpretar de forma eficaz, de raciocinar de forma crítica e analítica e de saber conviver com as pessoas.

Além disso, os Estudos Dirigidos objetivam incentivar a autoaprendizagem, produzir novos conhe-cimentos com a integração de informações acadêmicas, oportunizar uma nova forma de aprender e desenvolver a criatividade, contribuir para mudanças de comportamentos e atitudes e estimular a autonomia e o aprimoramento do pensamento crítico.

Estrutura Pedagógica dos Estudos Dirigidos

Page 6: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Considerando-se que o desenvolvimento científico e tecnológico tem provocado mudanças nas necessidades de formação profissional, as atividades centram-se no desenvolvimento de compe-tências e habilidades, vinculando-se a um conceito mais abrangente e estrutural da inteligência hu-mana. Nesse sentido, essa formação, antes de valorizar o conteúdo, busca valorizar o desenvolvi-mento de habilidades cruciais para a atuação profissional em um mercado em constante mutação.

Para nortear os estudos, o NED elaborou uma matriz pedagógica, definindo-se em duas etapas, a saber: Revisão de Conhecimentos Prévios e Formação Geral.

A realização dos EDs está de acordo com o quadro abaixo a partir da estrutura curricular e o tempo de duração do curso

ED1 e ED4 – Revisão de Conhecimentos Prévios Ciências Biológicas , Matemática e Língua Portuguesa

Page 7: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

As atividades de Estudos Dirigidos de Revisão de Conhecimentos Prévios de Ciências Biológicas, Letras e Língua Portuguesa fazem parte da matriz curricular de cada curso, conforme tabela de realização dos EDs acima descrita, os quais são obrigatórios.

Como o próprio nome diz, no ED de Revisão de Conhecimentos Prévios o aluno realiza atividades que permitam rever os conteúdos de Ciências Biológicas, Matemática e Língua Portuguesa.

A Etapa de Revisão de Conhecimentos Prévios é subdividida nas seguintes áreas de conhecimen-to:

TABELAS DOS EDS

ED5 e ED10 – Formação Geral

Os Estudos Dirigidos 5 a 10 têm como meta maior propiciar o desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico dos alunos, a partir de atividades que contemplam as temáticas de conhecimentos ge-rais propostas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e cobradas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a fim de que os alunos sejam capazes de travar uma interlocução com os materiais escritos, chegando a um posicionamento crítico diante dos mesmos e combatendo a simplificação ou a superficialização da realidade via discursos que a representam.

Estratégias Pedagógicas Adotadas nos Estudos Dirigidos – EDs

As atividades dos Estudos Dirigidos privilegiam o desenvolvimento de habilidades, utilizando-se das seguintes estratégias:

Page 8: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

I. estudo de textos teóricos;II. pesquisas;III. sistematização e esquematização de informações;IV. resolução de questões discursivas e de múltipla escolha, com abordagens de situa- ções-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas;V. produção escrita; eVI. discussão em fóruns

Habilidades

Para nortear os estudos, o NED elaborou uma matriz pedagógica, definindo-se em dois grandes eixos, a saber: Compreender e Expressar; Raciocinar de Forma Crítica e Analítica; e Lidar com Pessoas. A partir dessas habilidades, identificou-se um conjunto de habilidades operatórias, con-ceituando-se cada uma delas e apresentando, em seguida, algumas diretrizes para elaboração de atividades que envolvam diversas áreas de conhecimento. Nesta perspectiva, esta matriz configura o delineamento do trabalho a ser desenvolvido ao longo do período acadêmico, conforme se pode vislumbrar a seguir.

• COMPREENDER E EXPRESSAR

O conjunto de atividades dos EDs de formação geral é organizado para desenvolver a capacidade de interpretação de textos e domínio de suas informações, permitindo sua transferência para outras situações. Por meio de atividades discursivas, o discente terá a oportunidade de aprender e praticar os processos de compreensão e produção de textos.

Page 9: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

• RACIOCINAR DE FORMA CRÍTICA E ANALÍTICA

A abordagem metodológica dos EDs tem como meta propiciar o desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico a partir de atividades que contemplam as temáticas de conhecimentos gerais propostas pelo INEP no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Com a realização dos EDs, o discente será um interlocutor dos materiais escritos e desenvolverá um posicionamento crítico diante desses, não mais aceitando a simplificação ou a superficialização da realidade via discursos que a representam.

• LIDAR COM AS PESSOAS

Por conceber a educação como forma de propiciar a aquisição do conhecimento e como forma de ajudar na formação para a cidadania, organizamos as atividades dos EDs com base nos princípios éticos e morais que, em seu dia a dia, serão aplicados nos momentos profissionais, sociais e pes-soais. Oportunizando a reflexão, a análise e a discussão de questões referentes à moral, à ética, à liberdade e à responsabilidade, tão necessárias para a formação de profissionais de todas as áreas, os EDs proporcionarão:

Page 10: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Controle de Cumprimento da Carga Horária Prevista para os Estudos Dirigidos nas Matrizes Curriculares dos Cursos

A integralização da carga horária pelo aluno nos Estudos Dirigidos é validada mediante a realização das atividades nos prazos determinados no calendário do NED. Estas atividades são: • 01 Atividade multimídia; • 02 Atividades discursivas; • 01 Simulado Parcial; e • 01 Simulado Geral, contemplando os conteúdos das atividades discursivas trabalhadas.

A atividade multimídia fica disponível durante todo o semestre; todavia, o aluno somente tem o cômputo da carga horária relativa a essa atividade se a mesma for realizada dentro do prazo esta-belecido no calendário definido pelo Núcleo de Estudos Dirigidos.

O controle de integralização da carga horária das atividades dos EDs é feito seguindo a seguinte organização: no total, são disponibilizadas aos alunos 5(cinco) possibilidades de participação, o que corresponde a 100%(cem por cento) de integralização, sendo 15%(quinze por cento) pela realização da atividade multimídia, 50%(cinquenta por cento) pela realização das atividades dis-cursivas (25% cada), 15%(quinze por cento) pela realização do Simulado Parcial e 20%(vinte por cento) pelo Simulado Geral.

Processo de Avaliação

Como requisito obrigatório, no final do semestre, é disponibilizada aos alunos uma Avaliação Final com 10(dez) questões objetivas, baseadas nas atividades trabalhadas, a qual deve ser realizada nos prazos determinados no calendário definido pelo NED.

Diferente da dinâmica de realização dos Simulados, na realização da avaliação final, o sistema permite apenas uma tentativa na busca da resposta correta para cada questão. Após iniciada a avaliação, o aluno deve responder todas as questões propostas. O aluno que realiza mais de um Estudo Dirigido no mesmo semestre pode realizar a avaliação de cada ED em dias alternados.

Page 11: Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC 12faciccruze.sslblindado.com/images/documentos/doc080320193.pdf · 20 por semestre 60 Estágio extracurricular (En3) 10 por mês

Para esta avaliação, não há prova de 2ª chamada nem Exame Final, visto que não se trata de disciplina, e sim de atividade complementar, e o período previsto para a realização da avaliação contempla mais de um dia.

A realização das atividades conta como integralização da carga horária prevista para o ED do semestre. A nota do aluno é resultante da realização da avaliação. A aprovação do aluno e, conse-quentemente, o cômputo da carga horária relativa à atividade, estão condicionados à integralização igual ou a cima de 75% da carga horária e nota igual ou acima de 6,0(seis) na avaliação final.

Em caso de reprovação, acumula-se o respectivo ED para o próximo semestre, não acarretando encargos financeiros, nem implicando em retenção, exceto nos casos de aluno formando que de-vem obrigatoriamente concluir o ED no semestre vigente para fins de colação de grau.

Cruzeiro/SP, _____de _____________de______ .