faca wotan

8
Hoje ( 24/11/2012 ) terminei o trabalho no meu blank da Wotan e finalmente posso mudá-lo de categoria, pois agora é uma faca!!! E tem 58,3 RC de dureza no seu aço 52100, medido com durômetro em diferentes locais. Na imagem abaixo é visível no blank com ecordoamento 2 pequenas indentações do teste, localizadas na guarda, exatamente no meio onde foi feito um polimento. A lâmina tem exatos 19,3cm de comprimento total. Só na fase da geometria foram alguns meses de teste! Ficou definida como convexa, mas da seguinte forma: nas fotos iniciais pode ser visto o blank original. Onde há o desbaste grosseiro de fábrica, foi puxado um flat ( linha verde ). Neste flat foi feito um desbaste de 5 graus de cada lado, seguido de um de 10 graus e um de 15 graus. A partir daí foi puxado um convexo onde a máxima espessura ( 6,9mm, linha azul ) fica exatamente no meio do caminho entre o que seria o “ombro” do desbaste original ( linha verde ) e a espinha, afilando bem em direção ao fio e

Upload: helio-cabral-jr

Post on 05-Aug-2015

154 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Faca Wotan

Hoje ( 24/11/2012 ) terminei o trabalho no meu blank da Wotan e finalmente posso mudá-lo de categoria, pois agora é uma faca!!! E tem 58,3 RC de dureza no seu aço 52100, medido com durômetro em diferentes locais. Na imagem abaixo é visível no blank com ecordoamento 2 pequenas indentações do teste, localizadas na guarda, exatamente no meio onde foi feito um polimento. A lâmina tem exatos 19,3cm de comprimento total.

Só na fase da geometria foram alguns meses de teste! Ficou definida como convexa, mas da seguinte forma: nas fotos iniciais pode ser visto o blank original. Onde há o desbaste grosseiro de fábrica, foi puxado um flat ( linha verde ). Neste flat foi feito um desbaste de 5 graus de cada lado, seguido de um de 10 graus e um de 15 graus. A partir daí foi puxado um convexo onde a máxima espessura ( 6,9mm, linha azul ) fica exatamente no meio do caminho entre o que seria o “ombro” do desbaste original ( linha verde ) e a espinha, afilando bem em direção ao fio e moderadamente até o dorso, onde ela tem “apenas” 6,5mm. Claro que por fim foi aplicado um micro-fio de 20 graus de cada lado!

Essa geometria torna praticamente impossível a faca ficar presa entre as fibras da madeira e gera o menor atrito possível durante a tarefa de rachar. Também retira quase totalmente o stress sobre o fio durante esta atividade pois sempre que ela penetra na madeira seu perfil força as duas metades para as laterais e isto se dá imediatamente após o micro-fio e se acentua à medida que a lâmina avança madeira à dentro.

Page 2: Faca Wotan

O mesmo efeito se dá em qualquer outro meio a ser cortado! Ao se atingir o ponto de máxima espessura da lâmina que é de 6,9mm ( linha azul ) começa novamente haver um decréscimo na espessura que é um pouco mais acentuado a partir da linha vermelha. Este é outro fator que impede o “engrimpamento “ da lâmina no meio que estiver sendo cortado, rachado, separado, etc.

Esta geometria proporcionou a maior robustez estrutural possível, ouso dizer que superior inclusive a qualquer uma das versões originais de fábrica da Wotan, com uma habilidade de corte muito boa motivada pelo acentuado desbaste de alívio de 5 graus de cada lado e uma capacidade de chopping e de rachar madeira também superiores a qualquer uma das Wotan de fábrica pelos motivos já citados! Só para os amigos terem uma melhor idéia, seu peso é de exatos 475g ( 3g só de óleo de peroba, hehehehehehehehe ).

Os amigos que têm Wotans originais poderiam me dar uma ajuda postando o peso de suas facas de 7,5 pol de lâmina, pois este é um dado que não é confiável na net.

Entretanto, com a finalização do cabo, o desempenho que com uma empunhadura de cordame já tinha me deixado satisfeito, agora me deixou simplesmente extasiado com a faca!

Page 3: Faca Wotan

A empunhadura é de goiabeira e que ficou secando à sombra por quase 8 meses, lembrando que minha cidade é bastante quente! Como eu queria que o casamento do tang com a madeira fosse perfeito, ao invés de furar a madeira para depois ajustar mais ou menos e colar o tang, optei por dividir ao meio e entalhar o encaixe para o tang de um lado e de outro das talas. Ficou perfeito! Para maior segurança, foram feitos 2 furos rente ao tang na parte superior e 2 na parte inferior, também rente ao tang e foram colocados 4 pequenos pinos de aço inox de 3mm de diâmetro ( pequenos eixos de uma velha impressora ); como se pode ver ( ou não ), eles são “escondidos” nos interior da madeira.

Ela foi feita mais comprida ( 14cm ) para propiciar 4 pegas diferentes e na execução de diferentes funções. A pegada enforcada usando o finger choil para trabalhos de precisão; a pegada rente à guarda para os power cuts; a pegada “normal” no meio da empunhadura para cortes cotidianos ou pequenos swings e a pegada de “3 dedos”, que no caso específico é feita com os 4 dedos mesmo ao final da empunhadura para o chopping! O lado direito foi deixado propositalmente mais convexo pois sou destro e assim ficou mais confortável e ergonômico.

Page 4: Faca Wotan

Sua espessura vai de 4,1cm na porção posterior até 2cm junto à guarda. A largura varia de 3,1cm até 5,2cm em seu ponto mais largo.

O único “pino” que pode ser visto é de aço de haste de amortecedor e não é fixado; sua adaptação ao furo no tang da Wotan é tão justo que chega à casa dos centésimos de mm. O mesmo se da na madeira! Ele ficará ai até que eu consiga um tubo de aço para fixar em definitivo. Se não achar, não tem problema, pois posso deixá-lo e fazer um furo para lanyard após o mesmo.

A madeira foi “hidratada” com óleo de peroba, tendo absorvido 3g. Foi então selada com cera de abelha e passado um pano “à quente”, sendo aquecida em um bico de lamparina.

Page 5: Faca Wotan

A pequena faixa avermelhada entre a empunhadura e a guarda foi um rebaixo que fiz na madeira com dupla função: colocar algo que lembrasse a cor da goiaba ( vermelha ) e que garantisse a máxima adaptação e selamento desta região, já que não alterei a guarda original, sequer polindo a mesma! A faixa nada mais é que resina epóxica impregnada com polímero de resina vermelha! Quando estava polida a cor era exatamente a da goiaba!

Agora veio o melhor: testei sua eficácia no chopping em uma torinha de eucalipto e a danada entra com uma voracidade danada, e o melhor: não se sente os impactos!!! É simplesmente incrível!!!

Page 6: Faca Wotan

Ainda prefiro o G-10 como material de empunhadura, pois madeira é muito mais chata para se trabalhar e demanda muito mais cuidados,mas devo reconhecer que neste caso específico ela se mostrou muito superior! A sua leveza e o formato que foi propiciado graças ao tamanho e espessura do galho que eu tinha separado contribuíram definitivamente para o resultado.

Como minhas talas de G-10 tem espessura de apenas 7mm e são mais densas e pesadas, por certo não me permitiriam obter esta anatomia final. Pode até ser o que o resultado na absorção de choques fosse o mesmo, já que no comprimento ficaria exatamente igual, diferindo apenas nos contornos e espessura, mas não é muito provável. Outra coisa é o balanço que indubitavelmente seria alterado; com a goiabeira o fulcrum está exatamente localizado imediatamente após a guarda, no finger choil. Com o G-10 certamente ficaria deslocado mais a posterior.

Apesar do resultado muito favorável, não voltarei a fazer cabos de madeira pois o trabalho é muito maior e a resistência às intempéries e agentes químicos, biológicos e fogo nem de longe se compara ao G-10. Foi só o desta Wotan e de uma D-2 que é o meu mais novo xodó, não pelo cabo, mas pela faca em si. Mas esta é uma outra história...

Aqui, como alguns acharam que o cabo ficou "grande" ( para mim está perfeito ), uma montagem de como seria se eu o encurtasse:

Page 7: Faca Wotan

Só de curiosidade, alguém já viu uma Wotan com 6,9mm de espessura máxima??? E olha que o blank tinha 7mm!!!