exponor digital sociedade de informaÇÃo, s.a. … · tação de um sistema de gestão da...

34
RELATÓRIO E CONTAS 2004 EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A.

Upload: ngocong

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

RELATÓRIO E CONTAS 2004

EXPONOR DIGITALSOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A.

Page 2: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

RELATÓRIO E CONTAS 2004

EXPONOR DIGITALSOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A.

Page 3: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

3 1. ESTRUTURA ACCIONISTA E ÓRGÃOS SOCIAIS

5 2. RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

9 3. RELATÓRIO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA

15 4. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E ANEXOS

27 5. RELATÓRIO DOS AUDITORES

28 6. CERTIFICAÇÃO LEGAL DE CONTAS

29 7. RELATÓRIO ANUAL SOBRE A FISCALIZAÇÃO EFECTUADA

31 8. RELATÓRIO E PARECER DO FISCAL ÚNICO

ÍND

ICE

Page 4: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

1.

EST

RU

TU

RA

AC

CIO

NIS

TA

E Ó

RG

ÃO

S SO

CIA

IS

Page 5: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

1. ESTRUTURA ACCIONISTA E ÓRGÃOS SOCIAIS

ESTRUTURA ACCIONISTA

ÓRGÃOS SOCIAIS

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE Luís Francisco Valente de Oliveira

SECRETÁRIO José Carlos Soares Pereira

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

PRESIDENTE Jorge Pedro Moreira Renda dos Reis

VICE-PRESIDENTE José João Soares Miranda Coelho

VOGAIS José Manuel Trigo Reto

FISCAL ÚNICO

EFECTIVO KPMG & Associados, SROC, S.A.representada por Adelaide Maria Viegas Clare Neves

4

ESTRUTURA ACCIONISTA

Gestioserv – Gestão e Serviços, Unipessoal, Lda. 47.500 95Associação para a Feira Internacional do Porto 2.500 5

50.000 100

Acções %

Page 6: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

2.

RE

LAT

ÓR

IO D

O C

ON

SELH

O D

E A

DM

INIS

TR

ÃO

Page 7: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

2. RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Senhores Accionistas,

No cumprimento das disposições legais e estatutárias, vimos submeter à vossa apreciação o Relatório deGestão, as Contas do Exercício e os demais documentos de prestação de contas relativos ao exercício danossa Sociedade findo em 31 de Dezembro de 2004.

RELATÓRIO DE GESTÃO

A Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A. reforçou a sua intervenção na área das tecnologias deinformação e comunicação, intervindo em múltiplos canais e projectos como parceiro privilegiado dasempresas que apostam na promoção e comercialização de produtos pela via electrónica. Como coroláriodessa situação, os resultados anuais e o volume de negócios atingiram em 2004 um novo valor máximodesde a constituição da empresa.

Após um período de alguma indefinição estratégica, a Exponor Digital centrou as suas competências emtorno da concepção e operacionalização de soluções de comunicação e marketing e de sistemas de infor-mação de apoio à gestão, ambos via Internet. Em 2004, a Exponor Digital conseguiu o feito assinalável dese colocar entre o reduzido número de empresas que gerem anualmente mais de quatro milhões de visitasa sites e portais na Internet.

Entre as principais novidades do ano transacto, deve-se salientar o estudo e a implementação de uma solu-ção de CRM (Customer Relationship Management), que neste momento abrange três organizações doUniverso AEP, incluindo algumas delegações no país e no estrangeiro.

O programa de fidelidade Exponor First, um projecto conjunto com a Exponor, continua a registar um enor-me sucesso, contando neste momento com perto de 66.000 membros e mais de mil parceiros dos maisvariados sectores económicos.

Sempre atenta à necessidade de satisfazer as expectativas dos seus Clientes e de assegurar a melhoria con-tínua dos processos, a Exponor Digital prosseguiu com o processo interno de preparação para a implemen-tação de um sistema de gestão da qualidade, visando a futura certificação pela Norma ISO 9001:2000. Oano ficou também assinalado por algumas iniciativas de envolvimento com a comunidade local, destacan-do-se a produção do site da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira e a implementação do programa “NatalFeliz”, que reuniu roupas e brinquedos para famílias carenciadas do concelho de Matosinhos.

No que diz respeito às Contas, os resultados obtidos reflectem uma situação financeira equilibrada, deven-do-se salientar os bons índices da generalidade dos indicadores económico-financeiros. Em comparaçãocom o ano anterior, o volume de negócios cresceu cerca de 33% e os resultados operacionais aumentarammais de 40%.

O Conselho de Administração propõe que os Resultados do Exercício, no valor de 38.185,47 euros, sejamlevados a Resultados Transitados, no valor de 36.276,20 euros, e a Reservas Legais, no montante de1 909,27 euros.

6

Page 8: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

A finalizar, o Conselho de Administração pretende expressar a todos os Clientes e parceiros de negócio oseu reconhecimento pela preferência com que distinguiram a empresa e pela cooperação manifestada aolongo do ano transacto.

Aos Colaboradores é devida uma palavra de reconhecimento pelo empenho e profissionalismo evidencia-dos, sem os quais não teria sido possível atingir os resultados alcançados.

Matosinhos, 17 de Fevereiro de 2005.

O Conselho de Administração

7

Page 9: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios
Page 10: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

3.

RE

LAT

ÓR

IO D

A A

CT

IVID

AD

E D

ESE

NV

OLV

IDA

Page 11: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

3. RELATÓRIO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA

O exercício de 2004, o terceiro desde a sua constituição, assistiu à plena consolidação da actividade daExponor Digital na área das tecnologias de informação e comunicação. A Empresa optou por fazer nesteperíodo algumas alterações na orgânica interna, passando a orientar a sua actuação com base numa ges-tão por projectos.

SITES E PORTAIS

A Exponor Digital manteve a aposta no aumento das funcionalidades disponibilizadas nos sites. Pretende-se, assim, desenvolver produtos com cada vez maior valor acrescentado para os Clientes, sem aumento decusto ou de tempo de produção para a própria empresa.

Durante o ano de 2004, foram produzidos 42 novos sites e portais, sendo 29 sites de promoção de feiras,7 portais de empresas e 6 de projectos especiais. A Exponor Digital tem actualmente sob sua gestão, e dis-poníveis on-line, 64 sites e portais, sendo 39 sites de feiras, 7 portais de feiras, 8 portais de empresas, 5projectos especiais e 5 portais self-service da própria empresa.

Além dos já existentes Portal de Gestão de Conteúdos e Portal de Gestão de e-Publicidade, foram lançados doisnovos portais self-service: Portal de Estatísticas dos Sites Profissional e Portal de Estatísticas dos Sites Empresarial.

No projecto de feiras virtuais, foram lançados 27 catálogos electrónicos simples e 6 catálogos electrónicoscom stands virtuais, que contaram com a participação de 4.262 expositores, o que representa um aumen-to de 21% em relação a 2003.

O número de visitas aos sites aumentou substancialmente, atingindo 4.074.997 visitas, o que colocou aExponor Digital entre o reduzido número de empresas da área das TIC em Portugal que possuem acessossuperiores a quatro milhões de visitas. Este resultado comprova o sucesso e a eficácia da estratégia seguidana concepção e implementação desses canais.

PROJECTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE FEIRAS

O projecto do Sistema de Informação da Exponor, que tinha sido iniciado em Outubro de 2003, foi alarga-do, no início de 2004, à Planiserv e à própria Exponor Digital, passando a designar-se como Sistema deInformação de Feiras (SIF).

No período em análise foram atingidos os objectivos de automação de processo, aumento de eficácia, redu-ção de custos e aumento da qualidade das bases de dados. Os componentes existentes foram melhorados,contando actualmente com catorze módulos e mais de dois milhões de registos.

10

2002 2003 2004 Total

Sites e portais activos on-line – (valores acumulados) 26 55 64 64Sites e portais novos ou totalmente reformatados 41 52 42 135

Feiras virtuais e catálogos electrónicos 21 28 33 82Expositores participantes 3.731 3.520 4.262 11.513

Descrição

2003 2004 Total

Componentes activos (valores acumulados) 11 14 14Novos utilizadores 57 33 90

Registos em bases de dados 720.000 1.300.000 2.020.000

Sistema de Informação de Feiras

Page 12: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

PROJECTO DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM)

No início de 2004, iniciou-se o estudo de uma solução de CRM (Customer Relationship Management)para complementar a actuação do Sistema de Informação de Feiras, iniciando-se a respectiva implementa-ção após um período prolongado de análise.

A configuração de base e a importação da informação necessária ficaram concluídas num curto espaço detempo, o que foi determinante para o sucesso do projecto. A solução está actualmente implementada emtrês organizações do Universo AEP, incluindo as delegações da Exponor em Leiria, Lisboa, Madrid eBarcelona. Tem actualmente 65 licenças de utilização, com um total de 19.732 acessos durante o ano.

PROJECTO EXPONOR FIRST

O programa de fidelidade Exponor First é um projecto conjunto da Exponor Digital e da Exponor, cabendo àExponor Digital a responsabilidade pela criação, gestão e actualização do site e do sistema de fidelização liga-do ao programa, bem como a definição das estratégias de comercialização e de marketing.

O programa assenta em três grandes vertentes: a fidelização (o conhecimento mais profundo sobre os expo-sitores e visitantes da Exponor permite servi-los cada vez melhor), o acesso às feiras (conforme o cartão esco-lhido, o membro do programa tem acesso às instalações e a um conjunto de feiras organizadas pela Expo-nor) e o programa de descontos (através de parcerias com empresas de todo o país, o programa ofereceaos seus membros vantagens na aquisição de bens e serviços em vários sectores de actividade).

O programa é já um enorme sucesso, contando neste momento com perto de 66.000 membros e mais demil parceiros dos mais variados sectores económicos.

E-MARKETING

E-PROMOÇÃO (E-NEWS, E-CARTAS, E-CONVITES)

Enquanto ferramenta de branding e de promoção, as newsletters electrónicas constituem um dos pro-dutos com mais sucesso da Exponor Digital. Relativamente ao ano anterior, as newsletters tiveram umasubida de 36%, passando de 429, em 2003, para 667, em 2004. O número de e-mails atingidos tambémsofreu um aumento de 17% relativamente ao ano transacto. Os endereços de e-mail e as novas subscri-ções válidas tiveram um crescimento de 39% e de 33%, respectivamente.

11

2004

Empresas registadas 115.227Contactos registados 162.188

Web-to-lead 422Reuniões agendadas 2.030

CRM

2003 2004

Membros 53.205 65.556Parceiros 681 1.049

Volume de proveitos 35.000 € 115.000 €

Exponor First (valores acumulados)

2002 2003 2004 Total

Acções por e-mail 139 429 667 1.235Nº de e-mails atingidos 1.963.860 3.373.330 4.074.997 9.412.187

Novos endereços de e-mail nas BD 164.233 151.900 124.736 440.869Novas subscrições válidas 346.679 266.046 203.301 816.026

Descrição

Page 13: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

E-PUBLICIDADE (PUBLICIDADE ON-LINE)

A colocação de elementos publicitários conheceu uma nova abordagem, através da implementação de umasolução que permite a gestão desses elementos e a criação de campanhas específicas. A criação de novaszonas para apoios e patrocinadores nos sites, por seu lado, fez com que o número de elementos publicitá-rios sofresse uma diminuição, já que no ano transacto mais de metade correspondiam a esses apoios epatrocínios. O número referente a 2004 já inclui as campanhas publicitárias vendidas a empresas externas.

MOBILE MARKETING (SMS)

A Exponor Digital decidiu reformatar este serviço, tendo em vista a adaptação às evoluções tecnológicas queentretanto se registaram e o pleno cumprimento da legislação que tutela o comércio electrónico e a pro-moção por canais electrónicos.

Ao permitir um contacto quase directo com os expositores, visitantes e potenciais clientes, o mobile mar-keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios electrónicos, com umaexcelente relação custo/benefício.

DESIGN

Durante o ano de 2004, o trabalho desenvolvido teve maior incidência no design gráfico de imagens defeira, desdobráveis ou anúncios. Relativamente ao webdesign, além da imagem de todos os sites e portaisproduzidos ou reformatados, a empresa desenvolveu produtos especiais focalizados nos elementos publici-tários dinâmicos.

GESTÃO DE CONTEÚDOS

Sendo uma das actividades críticas de suporte aos sites, portais e newsletters, a gestão de conteúdos é umdos pilares fundamentais à actividade da Exponor Digital. Esta área é responsável por todos os conteúdosnecessários aos vários produtos e serviços disponibilizados pela empresa, assim como pela concepção dearquitecturas de informação para os novos sites a lançar pela empresa. As notícias e as respectivas tradu-ções e adaptações, as imagens, os sons, vídeos e documentos para download são algumas das responsa-bilidades principais desta área.

Manteve-se, em 2004, a tendência de crescimento no volume de conteúdos produzidos e disponibilizadosatravés de meios electrónicos, verificando-se um aumento de 56% no volume de material publicado faceao ano anterior.

12

2002 2003 2004 Total

Nº elementos publicitários introduzidos 42 251 177 470

Descrição

2002 2003 2004 Total

Número de mensagens SMS enviadas 8 58 28 94Número de destinatários atingidos 7.774 17.703 17.139 42.616

Descrição

2002 2003 2004 Total

Trabalhos de webdesign 41 52 144 237Trabalhos de design 102 244 251 597

Descrição

Page 14: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

GESTÃO DE INFORMAÇÃO

A Gestão de Informação sofreu uma transformação profunda de processos com a implementação de umaBase de Dados Central, que se constitui como o núcleo central de toda a informação de promoção e mar-keting que suporta o Sistema de Informação de Feiras e o CRM.

Essa alteração conduziu à mudança de procedimentos e instruções de trabalho e à introdução de um novoconceito de responsabilidade pelo controlo da qualidade dos dados disponíveis.

13

2002 2003 2004 Total

Notícias 368 1.313 2.999 4.680Em newsletters 695 2.145 3.412 6.252

Em sites 1.435 1.820 1.470 4.725Imagens 1.390 4.290 6.670 12.350

Número de conteúdos introduzidos

2002 2003 2004 Total

Segmentação de fontes de informação 350 326 321 997Fontes de informação carregadas 150 135 118 403

Mapas estatísticos e/ou outras análises 100 130 200 430Títulos emitidos para as feiras 1.100.000 830.000 1.000.000 2.930.000

Descrição

Page 15: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios
Page 16: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

REL

ATÓ

RIO

E C

ON

TAS

20

04

RE

LAT

ÓR

IO E

CO

NT

AS

20

04

4.

DE

MO

NST

RA

ÇÕ

ES

FIN

AN

CE

IRA

S E

AN

EX

OS

Page 17: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

Activo LíquidoAmortiz. Provisões

Dez. 2004

Activo Bruto

4. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E ANEXOS

4.1 CONTAS DA EXPONOR DIGITAL Sociedade de Informação, S.A.

16

EXPONOR DIGITAL Sociedade de Informação, S.A.Balanço em 31 de Dezembro de 2004

IMOBILIZAÇÕES INCORPÓREAS: Despesas de Instalação 10.732,97 8.873,73 1.859,24 5.437,56

Despesas de Invest. e Desenvolvimento 8.044,11 4.504,16 3.539,95 2.878,7518.777,08 13.377,89 5.399,19 8.316,31

IMOBILIZAÇÕES CORPÓREAS: Equipamento Básico 137.170,00 26.669,28 110.500,72

Equipamento Administrativo 1.924,45 903,52 1.020,93 1.335,80Outras Imobilizações Corpóreas 37,99 37,99 34,82

Imobilizações em Curso 96.019,00139.132,44 27.610,79 111.521,65 97.389,62

DÍVIDAS DE TERCEIROS: Clientes c/c 691.121,25 691.121,25 646.214,72

Adiantamento a Fornecedores 126,74 126,74Estado e Outros Entes Públicos 18.970,03

Empréstimos 120.066,33 120.066,33 120.066,33Outros Devedores 27,33 27,33 50,00

811.341,65 811.341,65 785.301,08

DEPÓSITOS BANCÁRIOS E CAIXA: Depósitos Bancários 7.316,66 7.316,66 4.835,92

Caixa 62,44 62,44 124,487.379,10 7.379,10 4.960,40

ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS: Acréscimo de Proveitos 30.000,00 30.000,00

Custos Diferidos 2.780,56 2.780,56 1.975,2132.780,56 32.780,56 1.975,21

TOTAL DO ACTIVO 1.009.410,83 40.988,68 968.422,15 897.942,62

ACTIVO

Dez. 2003

Activo Líquido

Page 18: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

17

Dez. 2004

EXPONOR DIGITAL Sociedade de Informação, S.A.Balanço em 31 de Dezembro de 2004

Capital Social 50.000,00 50.000,00Reservas Legais 2.267,49 492,01

Resultados Transitados 43.082,32 9.348,21Resultado Líquido do Exercício 38.185,47 35.509,59

133.535,28 95.349,81

PROVISÕES: Provisões p/ Riscos e Encargos

DÍVIDAS A TERCEIROS – MLP: Empréstimos Bancários

DÍVIDAS A TERCEIROS – CP: Fornecedores c/c 597.921,78 615.182,80

Fornecedores Imobilizado c/c 64.646,46 121.642,11Estado e Outros Entes Públicos 21.132,19 15.711,87

Accionistas 24.000,00Outros Credores 1.207,98 5.568,00

708.908,41 758.104,78

ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS:Acréscimo de Custos 119.061,38 42.786,64

Proveitos Diferidos 6.917,08 1.701,39125.978,46 44.488,03

TOTAL DO PASSIVO 834.886,87 802.592,81

TOTAL DO CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO 968.422,15 897.942,62

CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO Dez. 2003

Page 19: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

18

Dez. 2004

EXPONOR DIGITAL Sociedade de Informação, S.A.Demonstração de Resultados em 31 de Dezembro de 2004 (Valores em Euros)

CUSTOS E PERDASFornecimentos e Serviços Externos 637.518,09 442.650,66

Custos c/ Pessoal: Remunerações 138.923,04 134.677,45

Encargos s/ Remunerações 29.483,06 29.160,29Outros 850,93 169.257,03 1.114,42 164.952,16

Amortizações do Imobilizado Corpóreo e Incorpóreo 33.171,81 5.547,68Provisões 33.171,81 5.547,68

Impostos 39,14 236,05Outros Custos e Perdas Operacionais 36.153,37 36.192,51 45.841,19 46.077,24

(A) 876.139,44 659.227,74

Perdas em empresas Grupo/Associados Outros Juros e Custos Similares: Relativos a Empresas do Grupo

Outros 914,95 914,95 963,49 963,49(C) 877.054,39 660.191,23

Custos e Perdas Extraordinárias 17.719,68 9.993,89(E) 894.774,07 670.185,12

Imposto s/ o Rendimento do Exercício 15.733,58 15.218,40(G) 910.507,65 685.403,52

Resultado Líquido do Exercício 38.185,47 35.509,59948.693,12 720.913,11

PROVEITOS E GANHOSVendas

Prestação de serviços 872.128,04 872.128,04 662.900,42 662.900,42

Proveitos Suplementares Subsídios à Exploração

Outros Prov. e Ganhos Operacionais 73.751,23 73.751,23 45.948,96 45.948,96(B) 945.879,27 708.849,38

Ganhos em empresas Grupo/Associados Outros Juros e Prov. Similares:

Relativos a Empresas do Grupo Outros 13,76 13,76 0,02 0,02

(D) 945.893,03 708.849,40

Proveitos e Ganhos Extraordinários 2.800,09 12.063,71(F) 948.693,12 720.913,11

RESUMOResultados Operacionais: (B) - (A) = 69.739,83 49.621,64

Resultados Financeiros: (D-B) - (C-A) = -901,19 -963,47Resultados Correntes: (D) - (C) = 68.838,64 48.658,17

Resultados Antes de Impostos: (F) - (E) = 53.919,05 50.727,99Resultados do Exercício: (F) - (G) = 38.185,47 35.509,59

Dez. 2003

Page 20: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

19

Exercício 2004

EXPONOR DIGITAL Sociedade de Informação, S.A.Demonstração de Resultados por Funções em 31 de Dezembro de 2004

Vendas e prestações de serviços 872.128,04 662.900,42Custo das vendas e das prestações de serviço -849.000,33 -637.978,15

RESULTADOS BRUTOS 23.127,71 24.922,27

Outros proveitos e ganhos operacionais 73.751,23 45.948,96Custos de distribuiçãoCustos administrativos -27.139,11 -21.249,59

Outros custos e perdas operacionaisRESULTADOS OPERACIONAIS 69.739,83 49.621,64

Custo líquido de financiamento -901,19 -963,47Ganhos (perdas) em filiais e associados

Ganhos (perdas) em outros investimentosRESULTADOS CORRENTES 68.838,64 48.658,17

Imposto sobre os resultados correntes -15.733,58 -15.218,40RESULTADOS CORRENTES APÓS IMPOSTOS 53.105,06 33.439,77

RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS -14.919,59 2.069,82

Impostos sobre os resultados extraordináriosRESULTADOS LÍQUIDOS 38.185,47 35.509,59

Resultados por unidade de participação

Exercício 2003

Page 21: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

20

Dez. 2004

(Valores em Euros)

Dez. 2003

EXPONOR DIGITAL Sociedade de Informação, S.A.Demonstração dos Fluxos de Caixa em 31 de Dezembro de 2004

ACTIVIDADES OPERACIONAISRecebimento de clientes 1.105.558,75 493.544,49

Pagamentos a fornecedores -829.127,03 -53.621,71Pagamentos de Impostos -171.333,64 -166.986,39

Fluxo gerado pelas operações 105.098,08 272.936,39Outros pagamentos relativos à actividade operacional:

IVAOutros -126.679,38 -147.056,65

-126.679,38 -147.056,65Outros recebimentos relativos à actividade operacional:

Subsídios à exploraçãoReceitas financeiras

Outros

Fluxo gerado antes das rubricas extraordinárias -21.581,30 125.879,74Fluxos das actividades operacionais -21.581,30 125.879,74

ACTIVIDADES DE INVESTIMENTORecebimentos provenientes de:

Subsídios ao investimento

Pagamentos respeitantes a:Investimentos financeiros

Imobilizado corpóreoImobilizado incorpóreo

Fluxos das actividades de investimento

ACTIVIDADES DE FINANCIAMENTORecebimentos provenientes de:

Fundo SocialEmpréstimos obtidos 24.000,00

24.000,00Pagamentos respeitantes a:

Empréstimos obtidosEmpréstimos concedidos -120.066,33

Juros e custos similares-120.066,33

Fluxos das actividades de financiamento 24.000,00 -120.066,33

Variação de caixa e seus equivalentes 2.418,70 5.813,41Caixa e seus equivalentes no início do período 4.960,40 -853,01

Caixa e seus equivalentes no fim do período 7.379,10 4.960,40

Page 22: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

21

Dez. 2004

EXPONOR DIGITAL Sociedade de Informação, S.A.Anexo à Demonstração dos Fluxos de Caixa em 31 de Dezembro de 2004 (Valores em Euros)

Numerário 62,44 128,48Depósitos bancários imediatamente mobilizáveis 7.316,66 4.835,92

Equivalentes a caixa:Descobertos bancários

Caixa e seus equivalentes 7.379,10 4.964,40Outras disponibilidades:

Depósitos a prazoDisponibilidades constantes do balanço 7.379,10 4.964,40

Dez. 2003

Page 23: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

4.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004

NOTA INTRODUTÓRIA

A Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A. é uma sociedade anónima, cujo Capital Social é subscrito em95% pela Gestioserv – Gestão e Serviços, Unipessoal, Lda. e em 5% pela Associação Para a Feira Internacionaldo Porto. A sua actividade principal tem por objecto o desenvolvimento, manutenção e comercialização de apli-cações informáticas de suporte ao negócio de feiras através da Internet, designadas por feiras virtuais.

A Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A. iniciou a sua actividade em 2002.

Toda a informação de carácter financeiro, sempre que não haja referência em contrário, está expressa emeuros.

3. POLÍTICAS CONTABILÍSTICAS

As políticas contabilísticas seguidas, em aspectos significativos para a determinação da situação financeira,são as seguintes:

a) Bases de apresentaçãoAs demonstrações financeiras foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmenteaceites em Portugal e segundo o princípio do custo histórico, não sendo considerados aumentos no valorde mercado dos activos.

b) Imobilizado IncorpóreoAs imobilizações incorpóreas são valorizadas ao custo de aquisição.

c) Imobilizado CorpóreoAs imobilizações corpóreas são valorizadas ao custo de aquisição, acrescido dos gastos necessários à res-pectiva instalação.

d) AmortizaçõesAs amortizações foram calculadas sobre os valores de custo e segundo o método das quotas constantes, deacordo com o período de vida útil dos bens do activo imobilizado. As amortizações são efectuadas por duo-décimos.

O período de vida útil estimado dos bens do activo imobilizado é o seguinte:

e) Reconhecimento do rendimentoOs proveitos provenientes do aluguer de espaço são reconhecidos à data da utilização do mesmo e consi-derados em resultados nos períodos contabilísticos a que se referem. As entregas efectuadas por clientesantecipadamente à utilização do espaço são contabilizadas como adiantamentos.

f) Capital SocialO Capital Social encontra-se totalmente realizado.

22

Equipamento Administrativo 4 a 10Imobilizações Incorpóreas 3

Designação Anos

Page 24: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

g) Imposto sobre o rendimentoO encargo com o imposto sobre o rendimento é apurado tendo em consideração as disposições do Códigodo Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC). A empresa adopta, por força da publicaçãono exercício de 2003 da Directriz Contabilística nº 28, o conceito de contabilização de impostos diferidos,calculado com base no método da responsabilidade de balanço, sobre as diferenças temporárias entre osvalores contabilísticos dos activos e passivos e a respectiva base de tributação. A Empresa não reconhecenas demonstrações financeiras qualquer montante por impostos diferidos, dado não existirem situações dediferenças temporárias.

4. COTAÇÃO DA MOEDA ESTRANGEIRAAs operações em moeda estrangeira são convertidas para euros ao câmbio da data da operação. À data dobalanço, os activos e passivos monetários expressos em moeda estrangeira, em relação aos quais não exis-ta fixação ou garantia de câmbio, são convertidos à taxa de câmbio dessa data e as diferenças de câmbioresultantes dessa conversão são reconhecidas como resultados do exercício.

7. NÚMERO DE PESSOAS AO SERVIÇO

A Exponor Digital tem quadro próprio de pessoal, constituído por oito colaboradores.

10. ACTIVO IMOBILIZADO

Movimento ocorrido durante o ano de 2004 nas rubricas do Activo Imobilizado constantes do Balanço e nasrespectivas amortizações e provisões:

23

Saldo em04.12.31

Transf. e Abates

ReavaliaçõesAjustamentosAumentos

Saldo em04.01.01

ACTIVO BRUTO (Valores em Euros)

IMOBILIZAÇÕES INCORPÓREASDespesas de instalação 10.732,97 10.732,97

Despesas de invest. e desenvolvimento 4.808,39 3.235,72 8.044,1115.541,36 3.235,72 18.777,08

IMOBILIZAÇÕES CORPÓREASEquipamento básico 41.151,00 96.019,00 137.170,00

Equipamento administrativo 1.924,45 1.924,45Outras Imobilizações Corpóreas 37,99 37,99

Imobilizações em curso 96.019,00 -96.019,00 0,0097.981,44 41.151,00 0,00 139.132,44

Rubricas

Saldo em04.12.31RegularizaçõesReforço

Saldo em 04.01.01

AMORTIZAÇÕES E PROVISÕES (Valores em Euros)

IMOBILIZAÇÕES INCORPÓREASDespesas de instalação 5.295,41 3.578,32 8.873,73

Despesas invest. e desenvolvimento 1.929,64 2.574,52 4.504,167.225,05 6.152,84 13.377,89

IMOBILIZAÇÕES CORPÓREASEquipamento básico 26.669,28 26.669,28

Equipamento administrativo 588,65 314,87 903,52Outras Imobilizações Corpóreas 3,17 34,82 37,99

591,82 27.018,97 27.610,79

Rubricas

Page 25: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

16. CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

A Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A. é incluída na consolidação das contas da AEP – AssociaçãoEmpresarial de Portugal, cuja sede se situa na Avenida da Boavista, n.º 2671, na cidade do Porto.

35. CAPITAL SOCIAL

Em 31 de Dezembro de 2004, as unidades de participação do Capital Social estão repartidas da seguinteforma:

40. MOVIMENTOS OCORRIDOS EM RUBRICAS DOS CAPITAIS PRÓPRIOS

45. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS FINANCEIROS

48. OUTRAS INFORMAÇÕES

48.1. CLIENTES C/C

24

Saldo em04.12.31

Resultados2004

Transf. Resul-tados 2003

AumentosDiminuições

SaldoInicial

CAPITAIS PRÓPRIOS (Valores em Euros)

Capital Social 50.000,00 50.000,00Reservas Legais 492,01 1.775,48 2.267,49

Resultados Transitados 9.348,21 33.734,11 43.082,32Resultado Líquido do Exercício 35.509,59 (35.509,59) 38.185,47 38.185,47

95.349,81 – 38.185,47 133.535,28

Contas

Gestioserv – Gestão e Serviços, Unipessoal, Lda. 95 47.500,00Associação para a Feira Internacional do Porto 5 2.500,00

100 50.000,00

Contas 2004.12.31%

03.12.31

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS FINANCEIROS (Valores em Euros)

Juros suportados 275,47 122,71Diferenças câmbio desfav. 16,25

Outros custos 623,23 840,78Resultados Financeiros (901,19) (963,47)

13,76 0,02

Custos e Perdas 04.12.31 03.12.31

Diferenças câmbio favoráv. 13,76 0,02

13,76 0,02

Proveitos e Ganhos 04.12.31

03.12.31

CLIENTES (Valores em Euros)

AEP – Associação Empresarial de Portugal 126.413,57 111.943,39Associação para a Feira Internacional do Porto 378.923,98 485.964,77

Outros 185.783,70 48.306,56691.121,25 646.214,72

Designação 04.12.31

Page 26: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

48.2. FORNECEDORES, C/C

48.3. ESTADO E OUTROS ENTES PÚBLICOSEsta rubrica regista os seguintes valores a débito:

Esta rubrica regista os seguintes valores a crédito:

48.4. ACRÉSCIMOS DE CUSTOS

25

03.12.31

FORNECEDORES (Valores em Euros)

AEP – Associação Empresarial de Portugal 334.504,58 283.648,59SPEC – Sociedade Portuguesa de Exposições e Congressos, S.A. 799,38 399,54Planiserv – Sociedade de Planeamento e Serviços Técnicos, S.A. 941,18 941,18

Europarque – Centro Económico e Cultural 0,00 59.500,00Associação para a Feira Internacional do Porto 243.640,43 240.578,31

Outros 18.036,21 30.115,18597.921,78 615.182,80

Designação 04.12.31

03.12.31

ESTADO E OUTROS ENTES PÚBLICOS – A DÉBITO (Valores em Euros)

IVA a recuperar – 18.970,03– 18.970,03

Designação 04.12.31

03.12.31

ESTADO E OUTROS ENTES PÚBLICOS – A CRÉDITO (Valores em Euros)

IVA a pagar 13.576,44 –Imposto s/ rendimento 2.797,58 10.191,25

Retenções na fonte 1.440,54 2.486,94Segurança Social 3.317,63 3.033,68

21.132.19 15.711.87

Designação 04.12.31

03.12.31

ACRÉSCIMOS DE CUSTOS (Valores em Euros)

AEP – Associação Empresarial de Portugal 20.030,01 12.638,06Associação para a Feira Internacional do Porto 73.382,80 6.731,69

Remunerações a liquidar 23.616,35 21.581,91Outros 2.032,22 1.834,98

119.061,38 42.786.64

Designação 04.12.31

Page 27: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

48.5. FORNECIMENTOS E SERVIÇOS EXTERNOS

A conta Trabalhos Especializados inclui na sua quase totalidade o valor de serviços prestados pela AEP –– Associação Empresarial de Portugal, cujo suporte consta dos diversos contratos existentes entre as duasentidades relativos a diversos tipos de apoio.

26

03.12.31

FORNECIMENTOS E SERVIÇOS EXTERNOS (Valores em Euros)

Material de escritório 4.073,07 2.723,25Rendas e Alugueres 114.674,20 113.046,78

Comunicação 25.349,61 28.049,53Honorários 44.331,55 53.254,00

Trabalhos Especializados 435.568,70 223.155,92Outros Fornecimentos e Serviços 13.520,96 22.421,18

637.518,09 442.650,66

Rubricas 04.12.31

Departamento de Contabilidade e Controlo de GestãoServiços de Contabilidade

Joaquim António Magalhães César de Carvalho

Conselho de Administração

Jorge Pedro Moreira Renda dos Reis – PresidenteJosé João Soares Miranda Coelho – Vice-PresidenteJosé Manuel Trigo Reto – Vogal

Page 28: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

5. RELATÓRIO DOS AUDITORES

Aos Accionistas da Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A.

Examinámos as demonstrações financeiras da Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A. em 31 deDezembro de 2004. O nosso exame foi realizado de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria.

Responsabilidade da Administração e dos AuditoresAs demonstrações financeiras são da responsabilidade do Conselho de Administração. A nossa responsabi-lidade é a de expressarmos uma opinião baseada no nosso exame daquelas demonstrações financeiras.

Bases de OpiniãoAs Normas Internacionais de Auditoria exigem que a auditoria seja planeada e executada de forma a obter-mos razoável segurança sobre se as demonstrações financeiras contêm ou não distorções materialmente rele-vantes. Um exame de auditoria inclui a verificação, por amostragem, da documentação de suporte dos valo-res e informações constantes das demonstrações financeiras e a avaliação das estimativas e juízos significati-vos utilizados pelo Conselho de Administração na preparação e apresentação das demonstrações financeiras;um exame de auditoria inclui também a apreciação sobre se os princípios de contabilidade adoptados são ade-quados, tendo em conta as circunstâncias, bem como sobre a razoabilidade da apresentação das demonstra-ções financeiras. Entendemos que o exame efectuado proporciona uma base razoável para a emissão da nossaopinião sobre as demonstrações financeiras.

OpiniãoEm nossa opinião, as citadas demonstrações financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada, emtodos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da Exponor Digital – Sociedade de Informação,S.A. em 31 de Dezembro de 2004, o resultado das suas operações e os fluxos de caixa no exercício findo naque-la data, em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Portugal.

17 de Fevereiro de 2005.

KPMG & Associados, SROC, S.A.

27

Page 29: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

6. CERTIFICAÇÃO LEGAL DE CONTAS

IntroduçãoExaminámos as demonstrações financeiras da Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A., as quaiscompreendem o Balanço em 31 de Dezembro de 2004 (que evidencia um total de 968.422 euros e um totalde capital próprio de 133.535 euros, incluindo um resultado líquido de 38.185 euros), as Demonstraçõesdos resultados por naturezas e por funções, a Demonstração dos fluxos de caixa do exercício findo naque-la data, e os correspondentes Anexos.

ResponsabilidadesÉ da responsabilidade do Conselho de Administração a preparação de demonstrações financeiras que apre-sentem de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da Empresa, o resultado das suas operaçõese os fluxos de caixa, bem como a adopção de políticas e critérios contabilísticos adequados e a manuten-ção de um sistema de controlo interno apropriado.

A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião profissional e independente, baseada no nossoexame daquelas demonstrações financeiras.

ÂmbitoO exame a que procedemos foi efectuado de acordo com as Normas Técnicas e as Directrizes de Revisão/Au-ditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, as quais exigem que o mesmo seja planeado e executa-do com o objectivo de obter um grau de segurança aceitável sobre se as demonstrações financeiras estãoisentas de distorções materialmente relevantes. Para tanto, o referido exame incluiu:

• a verificação, numa base de amostragem, do suporte das quantias e divulgações constantes dasdemonstrações financeiras e a avaliação das estimativas, baseadas em juízos e critérios definidos peloConselho de Administração, utilizadas na sua preparação;

• a apreciação sobre se são adequadas as políticas contabilísticas adoptadas e a sua divulgação, tendoem conta as circunstâncias;

• a verificação da aplicabilidade do princípio da continuidade; e

• a apreciação sobre se é adequada, em termos globais, a apresentação das demonstrações financeiras.

Entendemos que o exame efectuado proporciona uma base aceitável para a expressão da nossa opinião.

OpiniãoEm nossa opinião, as referidas demonstrações financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada, emtodos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da Exponor Digital – Sociedade deInformação, S.A. em 31 de Dezembro de 2004, o resultado das suas operações e os fluxos de caixa no exer-cício findo naquela data, em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceites emPortugal.

17 de Fevereiro de 2005.

KPMG & Associados, SROC, S.A.

representada por:Adelaide Maria Viegas Clare Neves (ROC nº 862)

28

Page 30: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

7. RELATÓRIO ANUAL SOBRE A FISCALIZAÇÃO EFECTUADA

Ao Exmo.Conselho de Administração da Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A.

O presente relatório é emitido nos termos do Código das Sociedades Comerciais e da alínea a) do nº 1 doartigo 52º do Decreto-Lei nº 487/99, de 16 de Novembro.

Procedemos à revisão legal das contas da Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A. relativas ao exer-cício findo em 31 de Dezembro de 2004, de acordo com as Normas Técnicas e Directrizes de Revisão/Audi-toria aprovadas pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e com a extensão considerada necessária nascircunstâncias. Em resultado do exame efectuado, emitimos nesta data a respectiva Certificação Legal dasContas.

O nosso trabalho incluiu, entre outros aspectos, o seguinte:

• Reuniões com a Administração e outros responsáveis e leitura das actas relevantes, tendo solicitadoe obtido os esclarecimentos que considerámos necessários.

• Apreciação da adequação e consistência das políticas contabilísticas adoptadas pela Empresa e quese encontram divulgadas no Anexo.

• Verificação da conformidade das demonstrações financeiras com os registos contabilísticos que lhesservem de suporte.

• Análise do sistema de controlo interno, com vista ao planeamento do âmbito e extensão dos proce-dimentos de auditoria.

• Realização dos testes substantivos seguintes, que considerámos adequados em função da materiali-dade dos valores envolvidos:

a) Análise e teste das reconciliações bancárias preparadas pela Empresa.

b) Confirmação directa e por escrito junto de terceiros (bancos, conservatórias e outros) dos sal-dos de contas, responsabilidades e garantias prestadas ou obtidas, análise e teste das recon-ciliações subsequentes preparadas pela Empresa. Nos casos em que não foi obtida resposta,efectuámos os procedimentos alternativos que considerámos necessários.

c) Solicitação directa a advogados e outras entidades de informações sobre cobranças em curso,litígios ou acções judiciais pendentes, reclamações e impugnações fiscais.

d) Teste aos principais movimentos de imobilizado que ocorreram ao longo do exercício, comdocumentação de suporte e verificação da razoabilidade das taxas de amortização e reintegra-ção utilizadas.

e) Análise e teste dos vários elementos de custos, proveitos, perdas e ganhos registados no exer-cício, com particular atenção ao seu balanceamento, diferimento e acréscimo.

f) Análise das eventuais situações justificativas da constituição de provisões para redução de acti-vos, para passivos ou responsabilidades contingentes ou para outros riscos.

g) Verificação da situação fiscal e da adequada contabilização dos impostos sobre lucros.

h) Apreciação da política de seguros da Empresa.

i) Análise aos acontecimentos subsequentes à data de referência do exercício.

29

Page 31: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

Em consequência do trabalho efectuado, entendemos dever chamar a vossa atenção para os seguintes fac-tos:

• A Empresa tem vindo a realizar determinadas operações com entidades relacionadas, pelo que deve-rá ter em atenção o disposto no artigo 58º do Código do IRC e na Portaria nº 1446-C/2001, de 21de Dezembro.

• A Empresa tem vindo a contabilizar em imobilizações incorpóreas encargos com a aquisição de licen-ças de software. No entanto, constatámos que, anualmente, a Empresa tem suportado custos comestas licenças. Desta forma, caso se trate de licenças renováveis anualmente, o encargo deverá serregistado como custo do exercício no momento em que é incorrido. Recomendamos que a Empresaanalise esta situação, no sentido de proceder adequadamente ao respectivo registo contabilístico.

Solicitámos a Declaração do Órgão de Gestão, a qual foi obtida.

Finalmente, cumpre-nos informar que apreciámos o Relatório de Gestão, o qual satisfaz os requisitos legais.

17 de Fevereiro de 2005.

KPMG & Associados, SROC, S.A.

representada por:Adelaide Maria Viegas Clare Neves (ROC nº 862)

30

Page 32: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios

8. RELATÓRIO E PARECER DO FISCAL ÚNICO

Aos Exmos. Accionistas daExponor Digital – Sociedade de Informação, S.A.

Acompanhámos, nos termos legais e estatutários, a gestão e evolução dos negócios da Sociedade, e pro-cedemos à fiscalização da sua administração. Procedemos à verificação dos livros e registos da contabilida-de, bem como dos documentos de suporte, efectuámos testes por amostragem às transacções e saldos elevámos a cabo outros procedimentos julgados necessários nas circunstâncias.

Procedemos à verificação da exactidão do Balanço em 31 de Dezembro de 2004, das Demonstrações dosResultados por naturezas e por funções e da Demonstração dos Fluxos de Caixa do exercício findo naque-la data e dos respectivos Anexos, bem como dos princípios contabilísticos que lhes estão subjacentes, tendo,neste âmbito, emitido nesta data a correspondente Certificação Legal das Contas. Do Conselho deAdministração e seus representantes obtivemos sempre as informações e os esclarecimentos solicitados, oque nesta oportunidade agradecemos.

Procedemos ainda à emissão do Relatório Anual sobre a Fiscalização Efectuada, o qual faz parte integrantedeste Relatório e Parecer.

Analisámos ainda o Relatório de Gestão do Conselho de Administração, o qual é esclarecedor da activida-de prosseguida pela Sociedade no exercício em apreço e satisfaz os requisitos legais e estatutários.

Em conformidade com o acima exposto, somos de parecer que a Assembleia Geral Anual da Exponor Digital– Sociedade de Informação, S.A.:

a) Aprove o Relatório de Gestão do Conselho de Administração e as contas da Exponor Digital –Sociedade de Informação, S.A., referentes ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2004;

b) Nos termos do artigo 455º do Código das Sociedades Comerciais, proceda à apreciação geral daAdministração e Fiscalização da Exponor Digital – Sociedade de Informação, S.A.

17 de Fevereiro de 2005.

O Fiscal Único

KPMG & Associados, SROC, S.A.

representada por:Adelaide Maria Viegas Clare Neves (ROC nº 862)

31

Page 33: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios
Page 34: EXPONOR DIGITAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, S.A. … · tação de um sistema de gestão da qualidade, ... keting é reconhecido com uma das melhores ferramentas de promoção em meios