experiências em recuperação ambiental código …famílias. a produção pecuária leiteira conta...

5
Experiências em Recuperação Ambiental Código Florestal Restauração ecológica de mata ciliar e nascente por meio da regeneração natural e plantio de mudas

Upload: others

Post on 25-Apr-2020

13 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Experiências em Recuperação Ambiental Código …famílias. A produção pecuária leiteira conta hoje com mais de 100 vacas em lactação, sendo a propriedade referência em produção

Experiências em Recuperação Ambiental

Código Florestal

Restauração ecológica de mata ciliar e nascente por meio da regeneração natural e plantio de mudas

Page 2: Experiências em Recuperação Ambiental Código …famílias. A produção pecuária leiteira conta hoje com mais de 100 vacas em lactação, sendo a propriedade referência em produção

Restauração ecológica de mata ciliar e nascente por meio da regeneração natural e plantio de mudas

1. Bioma: Mata Atlântica Estado: Paraná Município: Saudade do Iguaçu

2. Fitofisionomia (IBGE, 2012):

Floresta Estacional Semidecidual (Floresta Tropical Subcaducifólia) / Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária)

3. Tipo de área onde o Modelo/Estratégia foi testado (APP, ARL, AUR, UAS):

Área de Preservação Permanente – APP

4. Objetivo de implantação do Modelo/Estratégia:

Proteção e regeneração natural de mata ciliar e nascente

5. Aplicabilidade do Modelo/Estratégia: A aplicação do modelo indepen-de do tamanho do imóvel rural.

6. Histórico da área:

A restauração ecológica de mata ciliar e nascente foi iniciada em 2006 por meio do isolamento da área com cerca e plantio de espécies flo-restais nativas. As atividades desenvolvidas inicialmente na propriedade envolveram o plantio de milho, feijão, soja, suínos e leite. O leite foi ga-nhando espaço principal com a aquisição de uma área pelo grupo, sen-do hoje a principal atividade na propriedade e o que garante a renda das famílias. A produção pecuária leiteira conta hoje com mais de 100 vacas em lactação, sendo a propriedade referência em produção pecuária lei-teira no município. Apresenta sistemas de produção com arborização de pastagens.

Page 3: Experiências em Recuperação Ambiental Código …famílias. A produção pecuária leiteira conta hoje com mais de 100 vacas em lactação, sendo a propriedade referência em produção

7. Condições gerais da área com relação a solo e relevo:

Geologia: 3º Planalto Paranaense (rochas vulcânicas basálticas).

Relevo: Ondulado a Suave ondulado; Solos da região: Latossolo Ver-melho distrófico, Latossolo Vermelho hálpico, Latossolo Vermelho eu-trófico, Nitossolo Vermelho distrófico (maior percentual), Cambissolo eutrófico, Cambissolo distrófico (maior percentual), Neossolo Litólico eutrófico e Neossolos flúvico (Balena et al., 2009).

A temperatura média varia entre 22ºC e 14ºC. A média de precipitação anual é de 2109,79 mm/ano, sendo outubro o mês mais chuvoso, e agosto o mês com menor índice pluviométrico. O trimestre mais chu-voso apresenta 29,93% do total da precipitação anual, enquanto que o menos chuvoso apenas 20,51% do total precipitado, demonstrando uma distribuição uniforme no ano (Dados da estação meteorológica da SIMEPAR - Pato Branco, período 1979 a 2005).

8. Descrição passo a passo para a implantação e monitoramento do Modelo/Estratégia:

Isolamento (proteção) e regeneração natural

A proteção é um dos primeiros passos que deve ser realizado em áreas com presença de pecuária, tanto em áreas onde se deixará a regeneração natural ou em áreas onde pretende-se realizar o plantio de mudas de espécies florestais nativas. Em ambos os casos a cerca deve apresentar o primeiro fio de arame com altura mínima de 50 cm para facilitar a circulação da fauna, principalmente animais silvestres que auxiliam na dispersão de frutos e sementes na medida em que ocorre a regeneração do ambiente. As estratégias recomendadas, bem como critérios para a seleção das espécies para plantio em co-vas são apresentadas em Carpanezzi & Carpanezzi (2006) (http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPF-2009-09/41588/1/doc136.pdf).

Page 4: Experiências em Recuperação Ambiental Código …famílias. A produção pecuária leiteira conta hoje com mais de 100 vacas em lactação, sendo a propriedade referência em produção

Figura 1. Isolamento e regeneração natural de APP em beira de rio a partir de área com espécies florestais nativas. Saudade do Iguaçu-PR. Foto: Emiliano Santarosa.

9. Avaliação:

Finalizado. Estratégia pode ser replicada em outras regiões, desde que planejado de acordo com as condições edafoclimáticas de cada local, principalmente em relação a escolha das espécies florestais e espaça-mentos.

10. Referências bibliográficas:

CARPANEZZI, A. A . Fundamentos para a reabilitação de ecossistemas flo-restais. In: GALVÃO, A.P.M. (ed.). Restauração florestal: fundamentos e estu-do de casos. Colombo:Embrapa Florestas, 2004.

CARPANEZZI, A. A. (Coord.). Zoneamento ecológico para plantios florestais no Estado do Paraná. Brasília, DF: EMBRAPA-DDT; Curitiba: EMBRAPA-C-NPF, 1986. 89 p. (EMBRAPA-CNPF. Documentos, 17).

CARPANEZZI, A. A.; CARPANEZZI, O. T. B. Espécies nativas recomendadas para recuperação ambiental no Estado do Paraná, em solos não degradados. Colombo: Embrapa Florestas, 2006. 57 p. (Embrapa Florestas. Documentos, 136).

Page 5: Experiências em Recuperação Ambiental Código …famílias. A produção pecuária leiteira conta hoje com mais de 100 vacas em lactação, sendo a propriedade referência em produção

CARPANEZZI, A.A.; NICODEMO, M.L.F. Recuperação de mata ciliar e reserva legal flo-restal no noroeste paulista. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2009. 35p. (Série documentos, Embrapa Florestas, 188).

CARVALHO, P. E. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília, DF: Embrapa Informação Tec-nológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2003. 1039 p. (Espécies Arbóreas Brasilei-ras, v. 1).

CARVALHO, P. E. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília, DF: Embrapa Informação Tec-nológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006. 627 p. (Espécies Arbóreas Brasileiras, v. 2).

CARVALHO, P. E. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília, DF: Embrapa Informação Tec-nológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2008. 593 p. (Espécies Arbóreas Brasileiras, v.3).

11. Observações adicionais:

Projeto originado da Agenda Comum entre Embrapa Florestas, Emater-PR e SEAB-PR, que desenvolvem ações conjuntas de transferência de tecnologia.

12. Responsáveis pelo fornecimento das informações/UD ou Instituição:

Vanderley Porfírio da Silva; Emiliano Santarosa/Embrapa Florestas