expectativa dos pais quanto a escolaridade dos filhos dissertacao de 27 de abril - artigos...

3
UFSCar – Universidade Federal de São Carlos CECH - Centro de Educação e Ciências Humanas Rod. Washington Luis, km 235 – Cx. Postal 676 – CEP 13.565-905. Pedagogia: Aluno: Roosevelt Carlos de Oliveira RA: 604933 – e-mail: [email protected] Metodologia do Trabalho Científico Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos Bezerra. Aluno: Roosevelt Carlos de Oliveira – RA 604933 Dissertação sobre a Expectativa dos Pais quanto à Escolaridade dos Filhos. Esta meta-pesquisa teve por objetivo levantar dados sobre a expectativa dos pais quanto à escolaridade dos filhos. Através da leitura dos autores aqui citados pudemos observar, na fala de FEVORINI (2009) "que, ao contrário dos esterótipos, os pais de classes sociais média-alta estão altamente envolvidos com o desempenho acadêmico dos filhos e não delegam à escola a tarefa da formação de valores e o estímulo à disciplina. Os trabalhos de CHECHIA (2005) abrangeu tanto alunos com sucesso quanto insucesso acadêmico no nível fundamental. Seus resultados apontam para uma melhor orientação, por parte da escola, para os pais destes jovens no que tange promover o envolvimento dos pais na realização das tarefas e a valorização da escola. FREIRE (1970) permite-nos refletir sobre o movimento interno que unifica os elementos do método e os excede em amplitude de humanismo pedagógico. Esse movimento reproduz e manifesta o processo histórico em que o homem se reconhece como co-autor de seu desenvolvimento. Tais rumos se tornam possíveis quando pais e alunos e professores estão cônscios de que não apenas conhecimento ou reconhecimento, mas opção, decisão, compromisso nos processos de desenvolvimento humano e expectativa de futuro e emancipação. O estudo de GONÇALVES e COIMBRA (2007) deu atenção aos jovens entre 9 e 12 anos, no norte de Portugal. Os resultados apontaram uma progressão dos interesses dos pais quanto ao apoio dos pais aos filhos em projetos vocacionais principalmente pelo constrangimento causado aos filhos em virtude das exigencias do sistema social de formação. Tais pressões sociais se tornam a força motriz para este envolvimento, em face da impossibilidade de alcançar sucesso profissional. Conforme as palavras do autor: "Da análise cuidadosa dos discursos produzidos pelos pais e filhos pode-se afirmar que se vai registando, progressivamente, nas famílias portuguesas um maior envolvimento dos pais no acompanhamento dos seus filhos para irem delineando percursos vocacionais de formação, apoiando-os nos momentos de moratória vocacional, realizando actividades diversificadas de exploração vocacional, por sentirem que este apoio é importante e insubstituível para garantirem com alguma probabilidade o futuro vocacional das gerações mais novas." Os artigos apontam alguns elementos importantes no que se refere à expectativas dos pais, da percepção da escola e como a escola deve ou deveria se envolver com os pais e alunos.

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Expectativa dos pais quanto a escolaridade dos filhos   dissertacao de 27 de abril - artigos pesquisados

UFSCar – Universidade Federal de São CarlosCECH - Centro de Educação e Ciências Humanas

Rod. Washington Luis, km 235 – Cx. Postal 676 – CEP 13.565-905. Pedagogia: Aluno: Roosevelt Carlos de Oliveira

RA: 604933 – e-mail: [email protected]

Metodologia do Trabalho Científico

Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos Bezerra.Aluno: Roosevelt Carlos de Oliveira – RA 604933

Dissertação sobre a Expectativa dos Pais quanto à Escolaridade dos Filhos.

Esta meta-pesquisa teve por objetivo levantar dados sobre a expectativa dos pais quanto à escolaridade dos filhos. Através da leitura dos autores aqui citados pudemos observar, na fala de FEVORINI (2009) "que, ao contrário dos esterótipos, os pais de classes sociais média-alta estão altamente envolvidos com o desempenho acadêmico dos filhos e não delegam à escola a tarefa da formação de valores e o estímulo à disciplina.

Os trabalhos de CHECHIA (2005) abrangeu tanto alunos com sucesso quanto insucesso acadêmico no nível fundamental. Seus resultados apontam para uma melhor orientação, por parte da escola, para os pais destes jovens no que tange promover o envolvimento dos pais na realização das tarefas e a valorização da escola.

FREIRE (1970) permite-nos refletir sobre o movimento interno que unifica os elementos do método e os excede em amplitude de humanismo pedagógico. Esse movimento reproduz e manifesta o processo histórico em que o homem se reconhece como co-autor de seu desenvolvimento. Tais rumos se tornam possíveis quando pais e alunos e professores estão cônscios de que não apenas conhecimento ou reconhecimento, mas opção, decisão, compromisso nos processos de desenvolvimento humano e expectativa de futuro e emancipação.

O estudo de GONÇALVES e COIMBRA (2007) deu atenção aos jovens entre 9 e 12 anos, no norte de Portugal. Os resultados apontaram uma progressão dos interesses dos pais quanto ao apoio dos pais aos filhos em projetos vocacionais principalmente pelo constrangimento causado aos filhos em virtude das exigencias do sistema social de formação. Tais pressões sociais se tornam a força motriz para este envolvimento, em face da impossibilidade de alcançar sucesso profissional. Conforme as palavras do autor:

"Da análise cuidadosa dos discursos produzidos pelos pais e filhos pode-se afirmar que se vai registando, progressivamente, nas famílias portuguesas um maior envolvimento dos pais no acompanhamento dos seus filhos para irem delineando percursos vocacionais de formação, apoiando-os nos momentos de moratória vocacional, realizando actividades diversificadas de exploração vocacional, por sentirem que este apoio é importante e insubstituível para garantirem com alguma probabilidade o futuro vocacional das gerações mais novas."

Os artigos apontam alguns elementos importantes no que se refere à expectativas dos pais, da percepção da escola e como a escola deve ou deveria se envolver com os pais e alunos.

Page 2: Expectativa dos pais quanto a escolaridade dos filhos   dissertacao de 27 de abril - artigos pesquisados

UFSCar – Universidade Federal de São CarlosCECH - Centro de Educação e Ciências Humanas

Rod. Washington Luis, km 235 – Cx. Postal 676 – CEP 13.565-905. Pedagogia: Aluno: Roosevelt Carlos de Oliveira

RA: 604933 – e-mail: [email protected]

No que diz respeito à relação da escola com os pais, um etudo de GARCIA (2005) sobre as reuniões escolares, mostrou que:

"Os resultados evidenciaram uma multiplicidade de fatores influenciando na realização e nos significados atribuídos às reuniões de pais. A partir deles destacamos uma tendência moralizadora da escola sobre a educação no contexto familiar e interferências do contexto institucional e político no cotidiano das reuniões. Nos dois casos ocorreu uma descaracterização das reuniões enquanto espaços vinculados ao trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos. Em geral, tanto nos discursos como nas práticas, as escolas permaneceram identificadas com o lugar dos que sabem, reservando pouco espaço para os conhecimentos e as realidades das famílias. Mesmo assim, verificaram-se situações de interação e colaboração entre professoras e pais. Por fim, a pesquisa indicou duas ausências importantes nos dados das duas escolas: de avaliações sistemáticas das reuniões de pais e da abordagem do tema ao longo da formação docente, tanto inicial como continuada. Nesse sentido, a autora faz uma proposição de modelos de análise de reuniões de pais, baseados em três indicadores de interdependência - conteúdo, estrutura ou forma e dinâmica das relações - que sinalizam um caminho para a construção de uma relação mais cooperativa entre escolas e famílias."

Refletindo sobre os pensamentos de PINHEIRO (2007), há uma necessidade de estabelecer uma melhor relação entre escola e famílias, sobretudo pela necessidade do acompanhamento dos jovens quanto às tarefas, pela frustração dos pais que gostariam de dispender mais tempo auxiliando seus filhos nestas tarefas e pela sistematização da relação pais-escola dado um contexto social competitivo no que tange à formação profissional destes alunos.

Esta meta-pesquisa mostrou que os trabalhos desenvolvidos são oriundos de pesquisadores da área de Pscicologia. Partindo daí, refletimos sobre a ausência de pesquisadores ligados diretamente à Pedagogia e qual o poder de fogo ferramental que temos para responder à altura à tais demandas socio-educacionais considerando o atual contexto socio-poliítico-educacional no qual o país enfrenta e enfrentará neste decênio 2014-2024.

Page 3: Expectativa dos pais quanto a escolaridade dos filhos   dissertacao de 27 de abril - artigos pesquisados

UFSCar – Universidade Federal de São CarlosCECH - Centro de Educação e Ciências Humanas

Rod. Washington Luis, km 235 – Cx. Postal 676 – CEP 13.565-905. Pedagogia: Aluno: Roosevelt Carlos de Oliveira

RA: 604933 – e-mail: [email protected]

Referências Bibliográficas:

CHECHIA, Valéria Aparecida; ANDRADE, Antônio dos Santos. O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estud. psicol. (Natal), Natal , v. 10, n. 3, p. 431-440, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2005000300012&lng=en&nrm=iso>. accesso em 27 Apr. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000300012.

FREIRE, P. Pedagogy of the Opressed. New York: (1970). Continuum.

FEVORINI, Luciana Bittencourt. O envolvimento dos pais na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório. Orientador: José Fernando Bitencourt Lomônaco. -- São Paulo, 2009. 179 p.

GARCIA, H.H.G de O. Família e escola na educação infantil: um estudo sobre reunião de pais. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2005. 208p. Dissertação de mestrado.

GONCALVES, Carlos Manuel; COIMBRA, Joaquim Luís. O papel dos pais na construção de trajectórias vocacionais dos seus filhos. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 8, n. 1, jun. 2007 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902007000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 abr. 2015.

PINHEIRO, M. H. C. Relação família-escola e tarefas escolares nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. (2007). 356p. + anexos. Dissertação de mestrado.