exercicios_direito_civil_-_analista_-_parte_ii.pdf

13

Click here to load reader

Upload: tiagosustentabilidad

Post on 08-Feb-2016

141 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

EXERCÍCIOS – DIREITO CIVIL PESSOAS NATURAIS, DIREITOS DA PERSONALIDADE e PESSOAS JURÍDICAS PROFª MARTHA MESSERSCHMIDT 01. (TRF – 4ª Região – 2004) Assinalar a alternativa correta: a) a confusão patrimonial autorizará a dissolução judicial da pessoa jurídica se houver, através dela, abuso da personalidade jurídica pelo desvio de finalidade. b) os direitos da personalidade, por sua própria natureza, têm por titulares apenas as pessoas naturais. c) a emancipação pode ser livremente concedida por qualquer dos pais a menores que já tenham completado 16 anos ou a maiores relativamente incapazes, caso em que dependerá de homologação judicial. d) as organizações religiosas compõem, ao lado das associações, fundações, sociedades e partidos políticos, as pessoas jurídicas de direito privado. 02. (TRT – 14º Região) Examine as proposições abaixo e responda: I. Toda pessoa tem capacidade de direito ou de gozo. II. Os direitos da personalidade são intransmissíveis, indisponíveis, irrenunciáveis, imprescritíveis e absolutos. III. O partido político, enquanto pessoa jurídica de direito privado, obriga-se pelos atos de seus administradores exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. IV. O Código Civil autoriza a que o juiz, de ofício ou quando provocado, em caso de abuso da personalidade jurídica, estenda os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. a) há apenas uma proposição verdadeira. b) há apenas duas proposições verdadeiras. c) há apenas três proposições verdadeiras. d) todas as proposições são verdadeiras. e) todas as proposições são falsas. 03. (Procurador da Fazenda Nacional – 2006 - modificada) Assinale a opção falsa: a) uma pessoa pode ter adquirido um direito sem ter o seu exercício. b) a capacidade de direito é pressuposto da capacidade de exercício. c) a capacidade de direito pode subsistir sem a capacidade de exercício. d) a lei confere personalidade jurídica ao nascituro. 04. (TJ/BA – 2004) Julgue os itens a seguir, relativos ao ordenamento civil sobre as pessoas: 1. O nome da pessoa natural, que recebe especial proteção do Estado, não pode ser empregado por outrem em publicações que o exponham indevidamente. O pseudônimo, ao contrário, ainda quando adotado para atividades lícitas, não goza da mesma proteção. 2. Apenas o cônjuge não separado, os herdeiros e o Ministério Público podem requerer a declaração de ausência de pessoa desaparecida. 3. As autarquias são pessoas jurídicas de direito público interno; já as pessoas jurídicas regidas pelo direito internacional público são de direito público externo.

Page 2: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

4. As fundações, pessoas jurídicas de direito privado, somente podem ser constituídas para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência, cabendo ao Ministério Público do Estado onde estiverem situadas as fundações velar por elas. 5. A pessoa jurídica deve estabelecer como domicílio o lugar onde funcionará sua administração, não cabendo fixação de domicílio especial no ato constitutivo da entidade. 05. (FCC – TRE/PR – 2012) Serão representados nos atos da vida civil a) os relativamente incapazes. b) os absoluta ou relativamente incapazes. c) somente os menores de 16 anos. d) somente os menores de 18 anos. e) os absolutamente incapazes. 06. “Pessoa é todo ente físico ou moral suscetível de direitos e obrigações, sendo, portanto, sujeito de direitos”. Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando os dispositivos do Código Civil relativos às pessoas natural e jurídica, assinale a opção correta. a) A capacidade de exercício da pessoa natural corresponde à sua inaptidão para ser sujeito de direito. b) A capacidade de exercício ou de fato da pessoa natural pressupõe a de gozo ou de direito, mas esta pode subsistir sem aquela. c) A incapacidade relativa da pessoa natural não pode ser suprida. d) O estado político da pessoa natural indica a sua situação em relação ao matrimônio e ao parentesco consanguíneo ou por afinidade. 07. (FCC - 2012 - TJ-PE) A respeito da personalidade e da capacidade, considere: I. Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até um ano após o término da guerra. II. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. III. A incapacidade cessará, para os menores, dentre outras hipóteses, pela colação de grau em curso de ensino médio. IV. São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. De acordo com o Código Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em: a) I, II e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I e IV. e) II e IV. 08. (FCC - 2012 - TCE-AP) São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil a) os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido. b) os ébrios habituais. c) os pródigos. d) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.

Page 3: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

e) os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. 09. (FCC - 2012 – TRT/AM - 11ª Região) Joana possui dezesseis anos e cinco meses de idade. Seu pai é falecido e sua mãe, Jaqueline, pretende torná-la capaz para exercício dos atos da vida civil. De acordo com o Código Civil brasileiro, cessará a incapacidade de Joana a) quando ela completar dezoito anos de idade, tendo em vista que Jaqueline não poderá fazer esta concessão. b) pela concessão de Jaqueline mediante instrumento público dependente de homologação judicial. c) pela concessão de Jaqueline mediante instrumento público independentemente de homologação judicial. d) pela concessão de Jaqueline mediante instrumento particular dependente de homologação judicial. e) apenas por sentença do juiz, ouvindo-se o tutor, tendo em vista que Jaqueline não poderá fazer esta concessão. 10. Rodrigo é pródigo. Marcos é viciado em tóxico. Siena, em virtude de causa transitória, não pode exprimir sua vontade. Maria é excepcional e não possui o desenvolvimento mental completo. De acordo com o Código Civil, todos são incapazes. Identifique o tipo de incapacidade de Rodrigo, Marcos, Siena e Maria, respectivamente. a) Relativa, relativa, relativa, absoluta b) Relativa, relativa, absoluta, relativa c) Relativa, absoluta, relativa, absoluta d) Absoluta, relativa, absoluta, relativa. e) Absoluta, absoluta, relativa, relativa 11. (FCC - 2011 - MPE-CE) A respeito da personalidade e da capacidade, é correto afirmar que a) os menores de dezoito anos têm capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações. b) a proteção que o Código Civil confere ao nascituro não alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade. c) os ausentes são absolutamente incapazes para os atos da vida civil. d) a emancipação do maior de dezesseis anos pelos pais através de escritura pública só produz efeitos após homologação judicial, com prévia audiência do Ministério Público. e) não merece proteção a imagem de pessoa falecida porque os direitos da personalidade são intransmissíveis. 12. (CESPE - 2009 – OAB) Assinale a opção correta acerca das pessoas naturais e jurídicas. a) A personalidade civil da pessoa natural tem início a partir do nascimento com vida, independentemente do preenchimento de qualquer requisito psíquico. b) O indivíduo de 16 anos de idade, ao contrair casamento, adquire a plena capacidade civil por meio da emancipação, voltando à condição de incapaz se, um ano após o casamento, sobrevier a separação judicial. c) Na sistemática do Código Civil, não se admite a declaração judicial de morte presumida sem decretação de ausência. d) A existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com o início de suas atividades jurídicas.

Page 4: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

13. (FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO) Cintia, Branca e Gabi residem no mesmo prédio e são amigas inseparáveis. Todas estão cursando Direito na mesma universidade e decidiram formar um grupo de estudos todas as quartas-feiras. Na quarta-feira passada, decidiram estudar as pessoas naturais segundo o Código Civil brasileiro e concluíram que, para o referido Código, a) cessará, para os menores, a incapacidade, dentre outras hipóteses, pelo casamento; pelo exercício de emprego público efetivo e pela colação de grau em curso de ensino superior. b) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil c) os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer. d) os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer. e) pode ser declarada a morte presumida, com a necessária decretação de ausência, se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra. 14. (VUNESP - 2007 - OAB-SP) A personalidade civil da pessoa natural surge e desaparece, respectivamente, com a) o nascimento e a morte. b) a concepção e a morte. c) a maioridade e a morte. d) a concepção e a senilidade. 15. (FCC - 2012 - TJ-PE) Com relação às Pessoas Jurídicas de Direito Público Interno e de Direito Privado é certo que a) a criação, a estruturação interna e o funcionamento das organizações religiosas são livres, mas o poder público pode negar-lhes registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. b) as fundações e as organizações religiosas são pessoas jurídicas de direito público interno. c) os partidos políticos e as associações são pessoas jurídicas de direito público interno. d) o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, decai em três anos por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro competente. e) a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, em qualquer hipótese, de autorização ou aprovação do Poder Executivo. 16. Julgue os itens a seguir, sobre o Direito Civil: 1. Um indivíduo plenamente capaz é aquele que possui capacidade de direitos e capacidade de exercício. 2. A capacidade é a medida da personalidade. 3. O nascituro tem personalidade civil e, por consequência, capacidade de exercício. 4. São absolutamente incapazes os deficientes mentais, com discernimento reduzido.

Page 5: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

5. As pessoas acometidas de deficiência auditiva serão consideradas absolutamente incapazes, se o sentido que lhes falta for essencial para a prática do ato. 6. Os menores com idade entre quatorze e dezoito anos são relativamente incapazes. 7. A incapacidade civil cessa aos dezoito anos completos, seja qual for a sua causa. 8. O casamento é hipótese de emancipação judicial. 9. A personalidade civil cessa com a morte; mas também pode ser declarada judicialmente a morte presumida, quando da abertura da sucessão definitiva no processo de ausência. 10. Deverá ser averbada em registro público a interdição por incapacidade absoluta ou relativa. 17. Sobre as pessoas jurídicas, é incorreto afirmar que: a) as pessoas jurídicas são de direito público interno, direito público externo e de direito privado. b) a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado tem início com a averbação do ato constitutivo. c) aos partidos políticos não se aplicam as mesmas regras estabelecidas para as sociedades. d) as fundações privadas não poderão ter finalidades diversas daquelas previstas no Código Civil. 18. (CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás – Advogado) Um cidadão brasileiro, inconformado com a falta de organização dos seus vizinhos, decide convocar uma reunião para convencê-los a formar uma associação. Realizado o ato, por unanimidade dos presentes, foi fundada a Associação de Moradores, ocorrendo a sua formalização jurídica com a assistência de advogado, inclusive com o registro próprio do estatuto. A entidade criada refere-se a a) associação com estatuto equiparado ao de partido político b) fundação instituída por particulares c) fundação privada com fins de utilidade pública d) pessoa jurídica de direito público interno e) pessoa jurídica de direito privado 19. (CESGRANRIO - 2010 - BACEN - Analista do Banco Central - Área 6) Romário, servidor do Banco Central, é designado para analisar a correção dos critérios de abertura de conta corrente de uma instituição financeira, deparando-se com diversas contas abertas em nome de menores de dezoito anos e de pessoas maiores, mas declaradas, judicialmente, incapazes por deficiência mental, sem que seus representantes legais tivessem subscrito o contrato inicial de abertura da referida conta corrente. Indicou que isso caracteriza uma irregularidade e apresentou sugestões de treinamento para que tais fatos não mais se repetissem. Considerando esse caso, afirma-se que a) instituições financeiras são liberadas do cumprimento de regras do Código Civil sobre incapacidade. b) abertura de conta corrente bancária caracteriza emancipação do menor de dezoito anos. c) inexistem quaisquer irregularidades nos atos jurídicos indicados por ausência de prejuízo. d) menores de dezoito anos não podem praticar atos bancários sem a representação ou a assistência dos seus representantes legais.

Page 6: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

e) maiores, declarados judicialmente incapazes por deficiência mental, têm o direito de abertura de conta corrente sem a presença dos seus representantes. 20. (FCC – ESCRITURÁRIO/ 1998 - modificada) A personalidade civil do homem, começa a) do nascimento com vida. b) aos 14 anos. c) aos 16 anos. d) aos 18 anos. e) aos 24 anos, quando universitário ou cursando escola de 2o grau. 21. Os ausentes, para serem considerados absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil, devem a) encontrar-se em lugar incerto e não sabido. b) encontrar-se nessa situação por mais de 12 meses. c) ser declarados como tais por ato do juiz. d) ser declarados como tais por autoridade policial da jurisdição de seu domicílio. e) encontrar-se nessa situação por mais de 24 meses. 22. Quando os estatutos das pessoas jurídicas não o designarem, estas serão representadas, ativa e passivamente nos atos judiciais e extrajudiciais, pelos seus a) executivos. b) diretores. c) executivos categorizados. d) administradores comerciais. e) gerentes administrativos. 23. Quando os estatutos de uma pessoa jurídica de direito privado não elegerem domicílio especial, pelo código civil, será considerado como sendo o do local onde funcionarem as respectivas a) atividades fins. b) atividades industriais, se este for seu objeto. c) atividades mercantis, se este for seu objeto. d) diretorias e administrações. e) atividades de prestação de serviços, se este for seu objeto. 24. A personalidade civil do homem, em nosso direito, tem início: a) desde a concepção, visto que são resguardados os direitos do nascituro. b) a partir dos 18 anos de idade. c) desde o nascimento com vida. d) desde a aquisição da capacidade. 25. Com relação à capacidade e incapacidade civil, assinale a alternativa correta: a) o menor, entre 16 e 18 anos, por possuir discernimento reduzido, não pode testar. b) a capacidade de fato ou de exercício pressupõe a capacidade de direito ou de gozo. c) os ébrios eventuais são relativamente incapazes. d) não é absolutamente incapaz aquele que, mesmo por causa transitória, não puder exprimir sua vontade. 26. No que diz respeito ao domicílio da pessoa natural, é correto afirmar:

Page 7: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

a) uma pessoa natural sem residência habitual, não possui domicílio. b) a pluralidade de domicílios não é prevista em lei. c) o domicílio pode ser determinado pelo local onde a pessoa exerce sua profissão. d) uma pessoa não pode ter domicílio plúrimo. 27. Sobre a emancipação civil, é correto afirmar: a) a emancipação voluntária é aquela em que o menor, por sua vontade, solicita diretamente ao juiz. b) a emancipação voluntária, para ser válida, exige somente a capacidade da pessoa que a concede. c) o tutor pode negar o pedido de emancipação judicial. d) o menor, com 16 anos completos, pode se emancipar pela existência de relação de emprego, desde que em função desta, tenha economia própria. 28. No que diz respeito aos relativamente incapazes, é incorreto afirmar: a) para ser considerado pródigo, o indivíduo deverá ser interditado. b) o ato praticado pelo relativamente incapaz poderá ser anulado. c) o menor, entre 16 e 18 anos, deverá ser assistido para a prática de todo e qualquer ato da vida civil. d) os toxicômanos poderão ser interditados. 29. Com relação às pessoas jurídicas de direito privado, previstas no artigo 44, do Código Civil, é incorreto afirmar que: a) as fundações privadas somente poderão ser instituídas para fins morais, culturais, religiosos ou de assistência. b) seus atos constitutivos devem ser registrados nos órgãos competentes para que passem a existir legalmente. c) aos partidos políticos aplicam-se todas as normas previstas no Código Civil. d) constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos. 30. O parágrafo único, do artigo 4º, do Código Civil dispõe que “a capacidade dos índios será regida por legislação especial”. No que concerne aos silvícolas, assinale a alternativa correta: a) o Código Civil prevê que os silvícolas serão sempre considerados relativamente incapazes. b) o Código Civil trata o silvícola como absolutamente incapaz. c) o silvícola nunca será considerado incapaz, perante a lei civil. d) a incapacidade do silvícola é considerada relativa, pois este poderá se tornar plenamente capaz na medida em que for inserido na sociedade civilizada. 31. Sobre as fundações privadas, é correto que: a) poderão ser instituídos para fins diversos daqueles previsto no Código Civil. b) será fiscalizada por qualquer órgão do Poder Judiciário. c) poderá ser instituída por ato entre vivos ou causa mortis. d) constitui uma unidade de pessoas. 32. Com relação ao início da existência das pessoas naturais, assinale a alternativa correta:

Page 8: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

a) a personalidade civil é adquirida no momento da concepção, ainda que o Direito Civil não determine o momento específico. b) os direitos do nascituro são adquiridos desde o momento da concepção. c) o nascituro tem apenas expectativa de direitos, pois a aquisição de sua personalidade está condicionada ao nascimento com vida. d) não existe, no Direito Civil, a figura do natimorto. 33. São pessoas jurídicas de direito público externo. a) apenas aqueles países estrangeiros que fazem divisa com o Brasil. b) os Estados estrangeiros e todas as pessoas regidas pelo direito internacional público. c) os Estados estrangeiros e somente as organizações internacionais de que o Brasil faz parte. d) apenas as pessoas regidas pelo direito internacional público. 34. Segundo o Código Civil, é pessoa jurídica de direito público interno: a) apenas os territórios emancipados após a vigência do código Civil de 2002. b) qualquer Estado-membro da União Federal. c) as fundações. d) as entidades de caráter público autorizadas por lei. 35. Nos termos preconizados pelo Código Civil são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: a) os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos. b) os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. c) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. d) os viciados em tóxicos com discernimento reduzido. e) os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido. 36. No que diz respeito às pessoas jurídicas, é INCORRETO afirmar: a) As pessoas jurídicas de direito público são civilmente responsáveis pelos atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. b) Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito público com a inscrição do ato constitutivo no registro pertinente, decaindo em cinco anos o direito de o particular interessado pleitear a anulação de seus atos constitutivos. c) São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público. d) Obrigam a pessoa jurídica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. 37. Os direitos da personalidade são irrenunciáveis e: a) intransmissíveis, podendo o seu exercício sofrer, parcialmente, limitação voluntária. b) intransmissíveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. c) disponíveis, podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. d) intransmissíveis, podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária. 38. Quanto à disciplina das pessoas, assinale a assertiva correta. a) Tendo em vista que com a morte cessa a existência da pessoa natural, não se atribui a tutela dos direitos da personalidade à pessoa falecida.

Page 9: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

b) A morte presumida somente poderá ser declarada em decorrência da decretação de ausência. c) Para o Código Civil, as associações têm finalidade precipuamente econômica. d) Nos termos do Código Civil, as fundações somente poderão constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência. 39. Assinale V para as proposições Verdadeiras e F para as Falsas, referente às pessoas jurídicas: ( ) As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado. ( ) São pessoas jurídicas de direito público interno: I - a União; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; III - os Municípios; IV - as autarquias, inclusive as associações públicas; V – as demais entidades de caráter público criadas por lei. ( ) São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros que fazem divisa com o Brasil e todas as pessoas que forem regidas pelo direito sul-americano. ( ) As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. ( ) São pessoas jurídicas de direito privado: I - as associações; II - as sociedades; III - as fundações. IV - as organizações religiosas; V - os partidos políticos. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. a) V – F – V – F - V. b) V – F – F – V - V. c) F – F – V – V - V. d) V – V – F – V - V. e) V – V – F – V - F. 40. São absolutamente incapazes, segundo o artigo 3º, do Código Civil, exceto: a) os surdos, que não puderem exprimir sua vontade. b) os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. c) os enfermos, sem o necessário discernimento. d) os deficientes mentais, sem nenhum discernimento. e) os silvícolas, não inseridos na sociedade civilizada. 41. (FAURGS - 2010 - TJ-RS - Oficial Escrevente) Sobre a personalidade civil, a capacidade e o seu exercício, considere as afirmações abaixo, tendo em vista o Código Civil. I - São absolutamente incapazes os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil, os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo, os pródigos e os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade, dentre outras causas. II - Cessará a incapacidade dos maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos, dentre outras hipóteses, pela constituição de estabelecimento civil ou comercial ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor tenha economia própria. III - Cessará a capacidade e a personalidade com a morte, que não pode ser presumida, configurando, neste caso, a ausência, declarada de ofício pelo juiz, sempre que a pessoa não deixe representante ou procurador incumbido de administrar-lhe os bens, que nomeia curador, declarando-se a morte após 05 (cinco) anos.

Page 10: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III. 42. (FAURGS - 2010 - TJ-RS - Oficial Escrevente) A personalidade civil é atribuída a toda pessoa. Nos termos do Código Civil, é correto afirmar que a) os animais também são sujeitos de direito, dotados de personalidade civil, pois detêm proteção jurídica. b) todo embrião é sujeito de direito, por ser uma forma de vida viável. c) a personalidade civil tem início com a concepção do ser humano, assim, se nasce morto, preserva a personalidade com efeitos ex tunc. d) toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil, tendo sua personalidade civil iniciada no nascimento com vida. e) se a pessoa nascer com vida e falecer logo depois, será tratada como se nunca tivesse nascido, operando- se efeitos ex nunc. 43. (ESAF - 2012 - MDIC - Analista de Comércio Exterior - Prova 1) Sobre as pessoas jurídicas, assinale a opção correta. a) São livres a criação, a organizacão, a estruturação interna e o funcionamento das organizações religiosas, cabendo ao poder público conceder ou negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. b) São pessoas jurídicas de direito público interno a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, as autarquias, inclusive as associações públicas, as fundações e os partidos políticos. c) São pessoas jurídicas de direito privado, entre outras, as sociedades civis, religiosas, científicas, literárias e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional. d) As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado. e) Prescreve em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. 44. (VUNESP - 2012 - TJ-MG – Juiz) Assinale a alternativa correta com relação aos direitos da personalidade. a) Os direitos da personalidade são transmissíveis e renunciáveis, podendo seu exercício sofrer limitação voluntária, salvo se a lei excepcionar. b) Para proteção da utilização da imagem não autorizada de pessoa morta, nas hipóteses da lei civil, é parte legítima para requerer a medida judicial protetiva somente o cônjuge sobrevivo. c) É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. d) Terá legitimação para requerer medida judicial para que cesse lesão a direito da personalidade do morto o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente na linha reta, ou colateral até o quarto grau.

Page 11: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

45. (CESPE - 2010 - AGU – Procurador) Considerando as características dos direitos da personalidade, julgue o item abaixo. 1. O titular de um direito da personalidade pode dispor desse direito, desde que o faça em caráter relativo. 46. (FCC - 2012 - MPE-PE - Técnico Ministerial - Área Administrativa) Melina, empresária bem sucedida, pretende criar uma Fundação, porém não sabe como proceder. Assim, procurou sua irmã Kátia, advogada. Kátia lhe informou que, de acordo com o Código Civil brasileiro, a criação de uma Fundação somente poderá ocorrer por: a) testamento. b) escritura pública ou testamento. c) documento particular registrado em cartório ou escritura pública. d) escritura pública. e) documento particular registrado em cartório. 47. (FCC - 2012 - TJ-PE - Oficial de Justiça - Judiciária e Administrativa) Com relação às Pessoas Jurídicas de Direito Público Interno e de Direito Privado é certo que a) a criação, a estruturação interna e o funcionamento das organizações religiosas são livres, mas o poder público pode negar-lhes registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. b) as fundações e as organizações religiosas são pessoas jurídicas de direito público interno. c) os partidos políticos e as associações são pessoas jurídicas de direito público interno. d) o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, decai em três anos por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro competente. e) a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, em qualquer hipótese, de autorização ou aprovação do Poder Executivo. 48. (CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - conhecimentos específicos) Acerca das pessoas naturais e das pessoas jurídicas, assinale a opção correta. a) Termina a personalidade da pessoa natural com a morte e, assim, cessam definitivamente todos os seus direitos da personalidade. b) A distinção entre fundações públicas e privadas decorre da forma como elas foram criadas, da opção legal pelo regime jurídico a que elas se submetem, da titularidade de poderes e também da natureza dos serviços por elas prestados. c) As associações, as sociedades e as fundações são classificadas pelo Código Civil como pessoas jurídicas de direito público interno. d) O ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes, somente é permitido sob estrita orientação e supervisão médica. e) A regra de que a pessoa jurídica não se confunde com os sócios que a compõem nem se confundem os respectivos patrimônios tem previsão expressa no novo Código Civil. 49. (TRT 3R - 2012 - TRT - 3ª Região (MG) – Juiz) Assinale a alternativa correta, após a análise das afirmativas a seguir:

Page 12: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

I – A pessoa natural, que tenha vários lugares onde estabelece sua residência com ânimo definitivo e onde alternadamente viva, poderá considerar seu domicílio como quaisquer destes lugares. II – Podem ser considerados como domicílios quaisquer dos lugares onde a pessoa natural exerça a sua profissão. III - O Código Civil de 2002 não admite pluralidade de domicílios. IV - Com relação às pessoas jurídicas, o domicílio é: (I) da União, o Distrito Federal; (II) dos Estados e Territórios, as respectivas capitais; (III) do Município, o lugar onde funcione a administração municipal; (IV) das demais pessoas jurídicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, independentemente de o estatuto ou atos constitutivos elegerem outro domicílio especial. V - O agente diplomático do Brasil, que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no país, o seu domicílio, só poderá ser demandado no Distrito Federal. a) Somente as afirmativas I e II estão corretas. b) Somente as afirmativas II e III estão corretas. c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas. d) Somente as afirmativas IV e V estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas. 50. (FCC - 2012 - TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa) Marcelo, solteiro, faleceu em um acidente de carro. De acordo com o Código Civil brasileiro, terá legitimidade para exigir que cesse ameaça, ou lesão, a direito da personalidade de Marcelo e reclamar perdas e danos qualquer parente em linha reta a) ou colateral até o segundo grau. b) ou colateral até o terceiro grau. c) ou colateral até o quarto grau. d) até o quarto grau, apenas. e) até o terceiro grau, apenas. GABARITO 01. D 02. C 03. D 04. E – E – C – C – E 05. E 06. B 07. E 08. E 09. C 10. B 11. A 12. A 13. A 14. A 15. D 16. C – C – E – E – C – E – E – E – C – E 17. B

Page 13: Exercicios_Direito_Civil_-_Analista_-_parte_II.pdf

18. E 19. D 20. A 21. C 22. B 23. D 24. C 25. B 26. C 27. D 28. C 29. C 30. D 31. C 32. C 33. B 34. B 35. B 36. B 37. B 38. D 39. D 40. E 41. B 42. D 43. D 44. D 45. CERTO 46. B 47. D 48. B 49. A 50. C