exercício2

3
Atrito e plano inclinado 1. (FUVEST) Adote: g = 10 m/s 2 . Uma pessoa dá um piparote (impulso) em uma moeda de 6 gramas ( 6x10 -3 kg) que se encontra sobre uma mesa horizontal. A moeda desliza 0,40m em 0,5s, e pára (V = 0 ). Calcule: a) o valor da velocidade inicial da moeda; b) o coeficiente de atrito dinâmico entre a moeda e a mesa. 2. (Unicamp) Um carro de massa m = 800kg andando a 108km/h, freia bruscamente e pára (V = 0 ) em 5,0s. a) Qual é, em módulo, a aceleração do carro? b) Qual é o módulo da força de atrito que atua sobre o carro? 3. (Fuvest) O sistema indicado na figura a seguir, onde as polias são ideais, permanece em repouso graças a força de atrito entre o corpo de 10kg e a superfície de apoio. Podemos afirmar que o valor da força de atrito é: a) 20N b) 10N c) 100N d) 60N e) 40N 4. (UFMG) Um bloco é lançado no ponto A, sobre uma superfície horizontal com atrito, e desloca- se para C. O diagrama que melhor representa as forças que atuam sobre o bloco, quando esse bloco está passando pelo ponto B, é: 5. (UFMG) Nessa figura, está representado um bloco de 2,0kg sendo pressionado contra a parede por uma força F. O coeficiente de atrito estático entre esses corpos vale 0,5, e o cinético vale 0,3. Considere g=10m/s 2 .

Upload: marcelo-franco

Post on 11-Jul-2015

1.203 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercício2

Atrito e plano inclinado

1. (FUVEST) Adote: g = 10 m/s2.Uma pessoa dá um piparote (impulso) em uma moeda de 6 gramas ( 6x10-3kg) que se encontra sobre uma mesa horizontal. A moeda desliza 0,40m em 0,5s, e pára (V = 0 ). Calcule:a) o valor da velocidade inicial da moeda;b) o coeficiente de atrito dinâmico entre a moeda e a mesa.

2. (Unicamp) Um carro de massa m = 800kg andando a 108km/h, freia bruscamente e pára (V = 0 ) em 5,0s.

a) Qual é, em módulo, a aceleração do carro?

b) Qual é o módulo da força de atrito que atua sobre o carro?

3. (Fuvest) O sistema indicado na figura a seguir, onde as polias são ideais, permanece em repouso graças a força de atrito entre o corpo de 10kg e a superfície de apoio. Podemos afirmar que o valor da força de atrito é:

a) 20N b) 10N c) 100N d) 60N e) 40N

4. (UFMG) Um bloco é lançado no ponto A, sobre uma superfície horizontal com atrito, e desloca-se para C. O diagrama que melhor representa as forças que atuam sobre o bloco, quando esse bloco está passando pelo ponto B, é:

5. (UFMG) Nessa figura, está representado um bloco de 2,0kg sendo pressionado contra a parede por uma força F. O coeficiente de atrito estático entre esses corpos vale 0,5, e o cinético vale 0,3. Considere g=10m/s2.

Page 2: Exercício2

a) 20N e 6,0N. b) 20N e 10N. c) 50N e 20N. d) 50N e 25N. e) 70N e 35N.

6. (UEL) Da base de um plano inclinado de ângulo Ө com a horizontal, um corpo é lançado para cima escorregando sobre o plano. A aceleração local da gravidade é g. Despreze o atrito e considere que o movimento se dá segundo a reta de maior declive do plano. A aceleração do movimento retardado do corpo tem módulo

a) g b) g/cosӨ c) g/senӨ d) g cosӨ e) g senӨ

7. (Unesp) No sistema a seguir, A tem massa mA=10kg. B tem massa mB = 15kg. Α = 45°.

Qual será o coeficiente de atrito entre as superfícies em contacto, do corpo A com o plano, para que o corpo se desloque com movimento uniforme?

Observações: g = 10m/s2; o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis.

8. (UFPE) A figura mostra um bloco que escorrega, a partir do repouso, ao longo de um plano inclinado. Se o atrito fosse eliminado, o bloco escorregaria na metade do tempo. Dê o valor do coeficiente de atrito cinético, multiplicado por 100, entre o bloco e o plano. Dado: g = 10m/s2.

Page 3: Exercício2

9. (UFMT) Com relação aos planos inclinados, podemos afirmar:

( ) ângulo crítico é o ângulo formado entre o plano inclinado e a horizontal, utilizado para calcular o coeficiente de atrito cinético entre o plano e o corpo que o desce com velocidade constante.

( ) quanto menor o ângulo do plano inclinado, menor será o coeficiente de atrito entre o corpo e o mesmo.

( ) a aceleração de um corpo que desce um plano inclinado, sem atrito, depende da massa desse corpo.

( ) a aceleração de um corpo que desce um plano inclinado, sem atrito, depende do ângulo do plano e da localidade em que ele se encontra.

10. (Mackenzie) A ilustração a seguir refere-se a uma certa tarefa na qual o bloco B dez vezes mais pesado que o bloco A deverá descer pelo plano inclinado com velocidade constante (a = 0).

Considerando que o fio e a polia são ideais, o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano deverá ser:

Dados:

sen α = 0,6

cos α = 0,8

a) 0,500 b) 0,750 c) 0,875 d) 1,33 e) 1,50