exercicio argumentação

6

Click here to load reader

Upload: anne-clea-lima

Post on 12-Apr-2017

427 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercicio argumentação

Atenção - Nos espaços deixados em branco, escreva o argumento que falta, seja ele histórico ou estatístico.

Temas Argumento histórico Argumento estatísticoEducação (Desvalorização do magistério; A incidência do bullying nas escolas e O sucateamento da escola pública em oposição ao excesso de tecnologia das escolas particulares);

O discurso da professora potiguar Amanda Gurgel, em maio de 2011, deixa bem nítidos os graves excessos cometidos contra os profissionais do magistério, principalmente por parte do governo.

A condição feminina na sociedade atual;

Desde as primeiras escritoras do século XIX às corajosas militantes do movimento sufragista, já no século XX, as mulheres têm galgado postos cada vez mais altos em sua trajetória de empoderamento.

A violência no Brasil; Aproximadamente 50 mil homicídios ocorrem a cada ano no Brasil, segundo a ONG Human Rights Watch. Além do problema da violência urbana, a pesquisa consideram as péssimas condições dos presídios, os casos de tortura, o trabalho escravo, a violência contra os indígenas e contra os camponeses do MST.

O Pré-sal e os “royalties” do petróleo brasileiro;

No Brasil, o valor arrecadado pelos “royalties” do petróleo é dividido entre a União, estados e municípios produtores ou com instalações de refino e de auxílio à produção. As empresas petrolíferas pagam 10% do valor de cada barril extraído pelo direito de explorar o produto. Hoje em dia, esses 10% dos royalties do petróleo são divididos da seguinte forma: 22,5% para os estados produtores; 30% para os municípios produtores e 47,5% para a União.

Poluição ambiental: a importância da reciclagem.

Segundo reportagem de hoje da Agência Brasil, o alumínio segue como a matéria-prima mais reciclada no Brasil. A pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada

Page 2: Exercicio argumentação

ontem, constatou que 91,5% das latinhas de alumínios são recolhidas para reciclagem. Bem atrás, estão as embalagens PET (54,8%), o vidro (47%), as latas de aço (46,5%) e o papel (43,7%). A reciclagem das embalagens de leite longa vida e de sucos estão em último lugar (26,6%) – esse tipo de material começou a ser reciclado nos últimos dez anos e está em processo de crescimento.

A Dengue e seu avanço no Brasil;

O termo dengue é derivado, provavelmente, da frase indiana "ki dengu pepo", que descreve os ataques causados por maus espíritos e, inicialmente, usado para descrever a enfermidade que acometeu os ingleses durante a epidemia que afetou as Índias Ocidentais Espanholas em 1927-1928. Foi trazida para o continente americano a partir do Velho Mundo, com a colonização no final do século XVIII.

Mídias sociais como fator de mobilização;

Desde o início do século XXI, mais propriamente nesta última década, redes sociais como Orkut, Twitter, Flickr, Facebook e Youtube deixaram de ser apenas sites de relacionamentos e passaram a ser grandes ferramentas para a formação de opinião e para a mobilização de grupos em torno dos graves problemas mundiais, como foi observado durante a Primavera Árabe .

Diversidade sexual e o desafio da homofobia

Segundo levantamento da própria PM do Rio de Janeiro, a partir dos boletins de ocorrência, dos 92 municípios do estado, 42% tiveram casos de violência contra homossexuais. A capital registrou 62,5% das ocorrências, seguida pela Baixada Fluminense, região no entorno da capital onde se concentraram 15,1% dos casos. O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, elogia a quantificação dos registros, pois permite que se possa reivindicar

Page 3: Exercicio argumentação

políticas publicadas voltadas à população LGBT.

Trânsito: nossa grande problemática;

O primeiro acidente de trânsito registrado no Brasil, segundo jornais da época, ocorreu no Rio de Janeiro, no ano 1897, depois que o abolicionista José do Patrocínio importou um carro e emprestou-o ao poeta Olavo Bilac, que sem ser habilitado, quase atropelou uma senhora e bateu de frente com uma árvore na Estrada Velha da Tijuca.

Drogas: crack, o mal do século; Em cinco anos, o número de usuários de crack quase dobrou no Brasil: de 380 mil para 600 mil. O problema agora mobiliza o governo federal, que planeja dobrar o número de vagas para internação de usuários neste ano - de 2,5 mil para 5 mil - e lançou ontem um programa de R$ 410 milhões. Mas se observarmos as ações governamentais anteriores, veremos que, mesmo com tanto investimento, o desafio está longe de ser vencido.

Protagonismo juvenil: um outro Brasil

Quando os Caras-pintadas, em agosto e setembro de 1992, vestiram-se de negro e pintaram os rostos de verde e amarelo, exigindo o “impeachment” do então presidente Fernando Collor de Mello, delineava-se naquele momento o perfil do jovem brasileiro do século XXI: consciente e participativo na defesa de seu país.

O desafio da sustentabilidade; A criação do Clube de Roma, em 1968, representou o inicio da luta do ser humano por um desenvolvimento sustentável. Este grupo reuniu pessoas em cargos de relativa importância em seus respectivos países e visa promover um crescimento econômico estável e sustentável da humanidade. O Clube de Roma tem, entre seus membros principais cientistas, economistas, políticos, chefes de estado e respeitadas

Page 4: Exercicio argumentação

associações internacionais.A saúde pública e seus problemas;

A OMS, tendo como base a qualidade da saúde pública oferecida aos seus cidadãos, classificou o Brasil em 125º lugar no ranking mundial entre 191 países. Nessa lista, o nosso país perde até para a Bósnia e para o Líbano, igualando-se ao Egito. Esta realidade é diariamente comprovada pelas filas dos ambulatórios e hospitais públicos nas quais se acotovelam os que precisam de cuidados médicos.

Ética: a teoria e a prática. O surgimento da Ética na Grécia antiga não teve início abrupto e absoluto. Os preceitos de conduta, ingênuos e fragmentários – que em todos os lugares são as mais antigas manifestações da nascente reflexão moral – remontam os séculos VII e VI a.C. Sua evolução e sua importância são assinaladas principalmente com as idéias de Platão e Aristóteles.