exemplo de ordem de serviço sobre segurança com máquinas florestais

4
Exemplo de Ordem de Serviço sobre Segurança com Máquinas Florestais A fim de contemplar disposições regulamentares contidas no item 1.7 b, NR-01, Portaria 3214/78 – Lei 6514 de 22.12.77 – Capítulo V do titulo II da CLT – MTE segue instruções com objetivo básico de prevenir Acidentes, instruir para disciplinar seu cumprimento, alertar para punição na sua não adoção, e complementar as tentativas de controle de riscos, principalmente os operacionais nas condições inseguras, considerando os controles já implantados pelas proteções coletivas – EPC, individuais – EPI. Equipamento de Proteção Individual – EPI Considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, podendo este somente ser utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho. ATIVIDADES DO PROCESSO Condução de veículo da empresa a. Todo funcionário, que tem como atividade conduzir veículo da empresa deve ser habilitado para função e possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) específica para o tipo de veículo que irá dirigir (conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro); b. Respeitar o limite de velocidade, conforme sinalização; c. Transportar os passageiros sempre sentados e jamais exceder o limite de capacidade de lotação de seu veículo; d. É obrigatório o cinto de segurança para deslocamento com o veículo em qualquer distância a ser percorrida; e. É de responsabilidade do condutor checar as condições mecânicas de seu veículo e equipamentos obrigatórios; f. Não é permitido o transporte de agrotóxicos, ferramentas (enchada/facão/machado) e combustíveis na cabine com pessoas ; g. Não é permitido dar carona a terceiros com o veículo da empresa;

Upload: kazmierski2009

Post on 03-Jan-2016

99 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exemplo de Ordem de Serviço sobre Segurança com Máquinas Florestais

Exemplo de Ordem de Serviço sobre Segurança com Máquinas Florestais

A fim de contemplar disposições regulamentares contidas no item 1.7 b, NR-01, Portaria 3214/78 – Lei 6514 de 22.12.77 – Capítulo V do titulo II da CLT – MTE segue instruções com objetivo básico de prevenir Acidentes, instruir para disciplinar seu cumprimento, alertar para punição na sua não adoção, e complementar as tentativas de controle de riscos, principalmente os operacionais nas condições inseguras, considerando os controles já implantados pelas proteções coletivas – EPC, individuais – EPI.

Equipamento de Proteção Individual – EPI

Considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, podendo este somente ser utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho.

ATIVIDADES DO PROCESSO

Condução de veículo da empresa

a. Todo funcionário, que tem como atividade conduzir veículo da empresa deve ser habilitado para função e possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) específica para o tipo de veículo que irá dirigir (conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro);b. Respeitar o limite de velocidade, conforme sinalização;c. Transportar os passageiros sempre sentados e jamais exceder o limite decapacidade de lotação de seu veículo;d. É obrigatório o cinto de segurança para deslocamento com o veículo em qualquer distância a ser percorrida;e. É de responsabilidade do condutor checar as condições mecânicas de seu veículo e equipamentos obrigatórios;f. Não é permitido o transporte de agrotóxicos, ferramentas (enchada/facão/machado) e combustíveis na cabine com pessoas ;g. Não é permitido dar carona a terceiros com o veículo da empresa;h. Prestadores de serviço e visitantes da empresa, devidamente identificados edocumentados poderão deslocar-se no veículo da empresa, conduzido porfuncionário desta;i. O condutor deve ter treinamento de direção defensiva;j. Não fumar quando estiver com seu veículo em abastecimento ou usar fogo para verificar problemas ou defeitos em veículo;k. Toda carga deve ser acondicionada no veículo corretamente para evitar acidentes;l. O Rádio deve ser utilizado num volume que permita ouvir buzinas de outros veículos.m. Não utilizar o telefone celular quando estiver dirigindo o veículo, ou mesmo durante o abastecimento, mantendo-se afastado do local;n. Em casos de acidente que envolva veículo da empresa, o motorista deve:- Informar imediatamente ao Departamento de Saúde e Segurança - Informar ao Supervisor da Oficina e ao Supervisor/ Encarregado do Departamento ao qual pertence o veículo;- Registrar o boletim de ocorrência no órgão policial, no município onde ocorreu o acidente; - Em acidentes de trânsito com vítimas, não retirar o veículo do local, até a chegada das autoridades competentes.

Page 2: Exemplo de Ordem de Serviço sobre Segurança com Máquinas Florestais

Deslocamento em campo

a. Ao caminhar pela área, observar os locais onde possam haver à presença de animais peçonhentos, como cobras, aranhas ou escorpiões bem como buracos ou galhos que possam provocar quedas;b. Em trabalhos próximos a rodovias ou estradas vicinais com tráfego de veículos, é obrigatório sinalização do local.

Operação do equipamento da colheita florestal

a. Ter treinamento específico que o habilitará na função conforme determina a lei 6514 de 22/12/1977 NR 11;b. Portar crachá de identificação com nome, fotografia e data de validade do exame médico (prazo de validade de um ano), conforme determina a lei 6514 de 22/12/1977 NR 11;c. Ter aprovação em exame de saúde para exercício da função, conforme determina a lei 6514 de 22/12/1977 NR 11;d. Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no mínimo letra C;e. Verificar as condições da máquina (água, óleo, pneus, vazamentos, extintores, faróis e avarias no painel), antes da jornada de trabalho;f. Não é permitido ao operador da máquina, efetuar o abastecimento ou lubrificação do equipamento;g. Verificar as condições de possíveis obstruções, que impeçam a abertura da saída de emergência ou janela de fuga do equipamento;h. Manter os estribos, pedais e plataformas limpos, devidamente fixados e em boas condições para acesso ao equipamento;i. Não é permitido o transporte de pessoas na cabine da máquina;j. Manter a máquina afastada de pessoas e veículos, não permitindo o trânsito destes próxima a mesma;k. Acionar a partida da máquina, após estar devidamente posicionado no acento; l. Manter pessoas, afastados da área de trabalho, tendo autonomia e responsabilidade de interromper as operações, quando necessário;m. Para subir ou descer a cabine de operação, o operador deve segurar firmemente com as duas mãos no corrimão, mantendo um bom apoio dos pés na plataforma de acesso;n. Em caso de emergência o operador deve acionar o plano de atendimento aemergência.

Manutenção / Abastecimento / Lubrificação do Feller Buncher

a. Estacionar em local plano (quando situação permitir);b. Desligar o motor do equipamento;c. Aliviar a pressão dos componentes hidráulicos;d. Verificar se o sistema (refrigeração/hidráulicos) está quente, e aguardar oresfriamento do mesmo;e. Desligar a chave geral.f. Fica proibido o abastecimento ou lubrificação do equipamento pelo operador o Feller Buncher.

Page 3: Exemplo de Ordem de Serviço sobre Segurança com Máquinas Florestais

g. Fica expressamente proibido a presença de pessoas não autorizadas dentro da cabine do equipamento no momento da manutenção / abastecimento / lubrificação.

Manutenção/Abastecimento/Lubrificação do Skidder

a. Estacionar em local plano abaixando a lâmina dianteira e a pinça traseira (quando situação permitir);b. Acionar o freio estacionárioc. Desligar o motor do equipamento;d. Calçar as rodas do equipamento quando necessário;e. Verificar se o sistema (refrigeração/ hidráulicos) está quente, e aguardar oresfriamento do mesmo.f. Aliviar a pressão dos componentes hidráulicos;g. Desligar a chave geral;h. Não é permitido ao operador do Skidder, efetuar o abastecimento ou lubrificação do equipamento;i. Fica expressamente proibido a presença de pessoas não autorizadas dentro da cabine do equipamento no momento da manutenção / abastecimento / lubrificação.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Condução de veículo da empresaa. Cinto de Segurança;b. Sapato fechado com no máximo 2 cm de salto.

Deslocamento em campoa. calçado de segurança;b. perneira de couro para deslocamento no interior do talhão;c. capacete de segurança para deslocamento de floresta altas

Operação do equipamento da colheita florestala. calçado ou bota de segurança;b. protetor auricular para operação do Feller Buncher e Skidder;c. luva de nitrilon para pequenos reparos

Manutenção / Abastecimento / Lubrificação do Traçador Mecânicoa. calçado ou bota de segurança;

Manutenção / Abastecimento / Lubrificação do Feller Bunchera. calçado de segurança;b. luva de nitrilon

Manutenção/Abastecimento/Lubrificação do Skiddera. calçado de segurança;b. luva de nitrilon