exames de rastreamento mulheres

32

Upload: instituto-oncoguia

Post on 12-Jun-2015

2.725 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exames de rastreamento mulheres
Page 2: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Exames de Rastreamento Essenciais para as Mulheres

Page 3: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

O que é Rastreamento?Rastreamento é uma estratégia usada para identificar uma doença em indivíduos que não apresentam sinais ou sintomas. Para este fim, são realizados exames em pessoas com aparente boa saúde O rastreamento é feito para permitir uma intervenção mais precoce com o intuito de reduzir a mortalidade e o sofrimento por uma doença.

Page 4: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Por que os exames preventivos são importantes?Realizar exames preventivos é uma das coisas mais importantes que uma mulher pode fazer por sua saúde. Esses exames podem diagnosticar doenças em estágio inicial, antes mesmo de qualquer sintoma, quando são mais fáceis de serem tratadas. O diagnóstico precoce de uma diabetes pode ajudar a prevenir complicações, como perda de visão. Já o câncer pode ser até curado quando detectado precocemente. Os exames preventivos estão baseados na idade e fatores de risco da mulher.

Page 5: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Câncer de MamaA detecção precoce do câncer de mama aumenta significativamente as chances de cura, uma vez que quanto menor o tamanho do tumor, maior a possibilidade de cura cirurgicamente. Quanto menor o tamanho de um tumor , menor a probabilidade de se disseminar para os nódulos linfáticos e outros órgãos, como pulmões e cérebro. Se você tem entre 20 - 30 anos e não conhece seus fatores de risco para câncer de mama, consulte um médico ginecologista ou mastologista para iniciar acompanhamento.

Page 6: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento com MamografiaConverse com o seu médico sobre o rastreamento do câncer de mama. Recomenda-se a realização de mamografias para rastreamento a partir dos 40 anos. Entretanto, uma mamografia normal não exclui completamente a possibilidade de câncer de mama.

Page 7: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Câncer de Colo do ÚteroO colo do útero é a parte do útero, que se estende para dentro da cavidade vaginal. A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) é o principal fator de risco para o câncer de colo do útero. Exames de rotina podem diagnosticar a doença precocemente, quando tem maior chance de cura, além de detectarem células anormais pré-cancerígenas na superfície do colo do útero, que podem ser removidas antes de se transformarem em câncer.

Page 8: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento do Câncer de Colo do ÚteroO exame de Papanicolaou é um exame realizado para detectar o câncer de colo do útero. No consultório, o médico recolhe uma amostra de células do colo do útero, que é enviada para análise em um laboratório de patologia. Este exame deve ser realizado a partir do início da atividade sexual uma vez por ano e, após 2 exames anuais consecutivos negativos, a cada 3 anos (INCA). A efetividade da detecção precoce docâncer de colo do útero por meio do exame de Papanicolaou, associada ao tratamentodeste câncer em seus estágios iniciais, tem resultado em uma redução das taxas deincidência de câncer cervical invasor que pode chegar a 90%.

Page 9: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Vacina para o Câncer de Colo do ÚteroA vacina quadrivalente está aprovada para uso em mulheres entre 9 e 26 anos. Ela confere imunidade contra quatro tipos de HPV, o vírus que é a principal causa do câncer de colo do útero. Outra vacina em uso é a bivalente que tem como alvo dois tipos de HPV. Nem todos os tipos de cânceres de colo do útero são devido ao HPV e outras cepas de HPV ainda podem causar o câncer, desse modo, apesar destas duas vacinas reduzirem o número de casos de câncer de colo do útero, é importante realizar o exame de Papanicolaou periodicamente como medida preventiva.

Page 10: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Câncer de PeleExistem 2 tipos de câncer de pele, o melanoma e o não melanoma.O melanoma tem origem nos melanócitos, células produtoras de melanina, que dão cor à pele. O melanoma é o mais agressivo dos tipos de câncer de pele. O risco de melanoma aumenta com a exposição excessiva ao sol e queimaduras solares. O tratamento precoce do câncer da pele pode ser eficaz. Os tipos, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células basais são os mais comuns de câncer de pele não melanoma.

Page 11: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento para Câncer de PeleO autoexame periódico da pele é recomendado para verificar se houve qualquer alteração na pele , observando sobre tudo o aparecimento de manchas ou pintas, assim como sua forma, tamanho e cor. Consultas com um dermatologistas também devem ser parte de uma rotina de exames para a prevenção do câncer de pele. Os tratamentos para câncer de pele são mais eficazes quando a doença é detectada precocemente.

Page 12: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Câncer de PulmãoO câncer de pulmão se divide em dois tipos principais, câncer de pulmão de pequenas células e câncer de pulmão de não pequenas células, cada um com características próprias de crescimento e de disseminação, assim como de tratamento.

Page 13: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Prevenção do Câncer de PulmãoO tabaco contém cerca de 60 substâncias cancerígenas. A nicotina provoca dependência física e psíquica, o que faz que o tabagista fume cada vez mais e, com isso, introduz no organismo substâncias cancerígenas. Cada tragada de fumaça do cigarro introduz no organismo 4 trilhões de radicais livres. O tabagismo é responsável por 90% da mortalidade total do câncer de pulmão. Por tanto fumar causa câncer e a forma mais efetiva de prevenir a doença é NÃO fumar.

Page 14: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Câncer ColorretalO câncer colorretal é o quinto tipo mais incidente no Brasil, atrás do câncer de próstata, mama, colo do útero e pulmão. A maioria dos casos se desenvolve a partir de pólipos que crescem na superfície interna do intestino grosso, podendo invadir e se espalhar para outros órgãos. A melhor maneira de preveni-lo, é a detecção precoce e remoção dos pólipos antes que se transformem de fato num câncer.

Page 15: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento do Câncer ColorretalA colonoscopia é o exame mais utilizado para detectar os pólipos e o câncer colorretal. O médico observa todo o cólon usando um tubo flexível com uma câmera na extremidade. Os pólipos podem ser removidos durante o exame. Uma alternativa similar é a sigmoidoscopia flexível, que examina apenas a parte inferior do cólon. Outras opções são a colonoscopia virtual, a tomografia computadorizada ou o enema de bário com duplo contraste. Entretanto, se forem detectados pólipos será necessária a realização de uma colonoscopia para removê-los.

Page 16: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Câncer de OvárioO câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Cerca de 75% dos casos apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico inicial. Os 5 alertas do câncer de ovário são:

1. É uma doença bastante comum e silenciosa.2. É frequentemente diagnosticado tarde.3. Se diagnosticado precocemente, tem uma chance maior de cura.4. Conhecer os sintomas da doença pode salvar vidas (Dores pélvicas ou

estomacais persistentes, dificuldade para comer e sensação de satisfação muito rápida, cansaço, sangramento vaginal).

5. Existem tratamentos disponíveis para mulheres com câncer de ovário.

Page 17: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento do Câncer de OvárioNão existe um método eficaz para o rastreamento desse tipo de câncer, no entanto, exame pélvico feito por profissional capacitado, ultrassonografia que pode mostrar achados suspeitos (nódulos ovarianos, massa pélvica ou outros), servem para levantar a suspeita, mas o diagnóstico de câncer exige a realização de uma biópsia.Em vigência de achados suspeitos radiologicamente, a dosagem de uma proteína no sangue, denominada CA125, quando elevada, ajuda a sugerir que possa de fato se tratar de um câncer.Os tratamentos para câncer de ovário têm se tornado mais eficazes nos últimos anos, com melhores resultados quando a doença é diagnosticada precocemente.

Page 18: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Osteoporose e Fraturas ÓsseasA osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam fracos e frágeis. É causada por perda de massa óssea, um processo que geralmente se acelera após a menopausa. O primeiro sintoma é muitas vezes uma fratura óssea que pode ocorrer numa queda ou mesmo apenas por uma torção do corpo. É possível prevenir e tratar a osteoporose em adultos acima de 50 anos.

Page 19: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento da OsteoporoseA densitometria óssea é um exame que mede a densidade mineral óssea e detecta a osteoporose antes que fraturas possam ocorrer. Este exame também pode ajudar a prever o risco de fraturas ósseas futuras. A densitometria óssea é recomendada para todas as mulheres a partir de 65 anos e para aquelas com risco de osteoporose.

Page 20: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

HipertensãoO risco de hipertensão aumenta com a idade e também de acordo com seu peso e estilo de vida. A pressão arterial elevada pode levar a várias complicações graves, como o aneurisma. Mas a hipertensão pode ser tratada, reduzindo assim, o risco de doenças do coração, derrame e doenças renais. Fique atenta à sua pressão arterial. Se estiver alta procure imediatamente um médico para iniciar seu tratamento e acompanhamento.

Page 21: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Monitorando a PressãoA leitura da pressão arterial é composta por dois números. O primeiro número (sistólica) é a pressão nas artérias quando o coração bate. O segundo (diastólica) é a pressão entre as batidas. O normal costuma ser de 120/80. A pressão 140/90 ou mais é considerada alta. Verifique sua pressão com frequência.

Page 22: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Níveis do ColesterolUm alto nível de colesterol LDL no sangue faz com que placas de gordura se acumulem nas paredes das artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas. A arteriosclerose pode progredir sem sintomas por anos. Com o tempo, pode causar enfartes e derrames. Mudanças no estilo de vida e o uso de medicamentos podem reduzir o colesterol ruim, diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Page 23: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Monitorando o ColesterolO perfil lipídico em jejum é um exame de sangue que mostra os níveis de colesterol, LDL (colesterol ruim), HDL (colesterol bom) e triglicérides (gordura no sangue). Os resultados desse exame ajudam a prevenir doenças, como doenças cardíacas, derrames e diabetes. A partir dos 20 anos, esse exame deve ser realizado pelo menos a cada 5 anos. Já após os 35 anos, deve ser feito com mais frequência.

Page 24: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Diabetes Tipo 2Um terço das mulheres com diabetes não sabem que tem a doença. Se não tratada a diabetes pode levar a problemas de saúde, como doenças cardíacas, derrame, doença renal, danos neurológicos, impotência e, até mesmo, cegueira, devido aos danos provocados nos vasos da retina. Isso tudo pode ser evitado. Se descoberto precocemente, a diabetes pode ser tratada com dieta, controle do peso e medicações e seus possíveis danos evitados,

Page 25: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento da Diabetes Tipo 2O exame de glicemia de jejum é o mais usado para rastreamento de diabetes. Cada vez mais os médicos estão pedindo o teste de A1C (hemoglobina glicada), que mostra como o corpo reage à ingestão de açúcar ao longo do tempo. Adultos saudáveis devem fazer o exame a cada 3 anos, a partir dos 45 anos de idade. Mulheres em grupo de risco, como colesterol ou pressão alta, devem começar antes e realizar com mais frequência.

Page 26: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)O HIV é o vírus responsável pela AIDS, que está presente no sangue e secreções corporais de indivíduos infectados, mesmo que estes não apresentem sintomas. O vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa, quando estas secreções entram em contato com a vagina, ânus, boca, olhos ou feridas na pele. Ainda não existe cura nem vacinas para este vírus. Tratamentos mais modernos podem prevenir que o vírus do HIV se transforme em AIDS, mas estas medicações ainda apresentam muitos efeitos colaterais.

Page 27: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento do HIVIndivíduos infectados pelo vírus HIV podem permanecer sem sintomas por muitos anos. A única maneira de saber que estão infectados é realizando uma série de exames de sangue. ELISA ou EIA procuram por anticorpos anti-HIV no sangue. É possível não estar infectado e ter um resultado positivo. Assim, um segundo exame, denominado Western Blot deve ser realizado para confirmação. Se você foi recentemente infectado, é possível ter um resultado negativo. A repetição do exame é sempre recomendada. Se você acha que pode ter sido exposto ao HIV, converse com seu médico sobre a realização de exames.

Page 28: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Prevenção da Disseminação do HIVQuando uma pessoa é contaminada pelo vírus, demora até 2 meses para os exames mostrarem um resultado positivo. Mas, até 5% dos casos ainda são negativos após 6 meses. Ter um método seguro de prevenção é essencial para evitar a contaminação com o vírus do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Usuários de drogas não devem compartilhar agulhas, pois esse é outro meio de ser infectado pelo vírus. Se você tem HIV e está grávida, converse com seu médico para saber o que precisa ser feito para reduzir o risco de infecção pelo HIV em seu filho.

Page 29: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

GlaucomaEsse grupo de doenças do olho gradualmente danifica o nervo ótico, podendo levar à cegueira, mesmo antes das pessoas perceberem os primeiros sintomas. Exames específicos podem, e devem, ser realizados, para verificar a pressão dentro do olho, diagnosticar a doença o mais cedo possível, e se necessário iniciar o tratamento antes que possam ocorrer danos importantes, e em alguns casos irreversíveis.

Page 30: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Rastreamento para o GlaucomaOs exames oftalmológicos para o glaucoma são realizados de acordo com a idade e risco pessoal de cada indivíduo:• Pessoas com menos de 40 anos: a cada 2 - 4 anos.• De 40 a 54 anos: a cada 1 - 3 anos.• De 55 a 64 anos: a cada 1 - 2 anos.• De 65 anos em diante: a cada 6 - 12 meses.

Se você estiver no grupo de risco, tiver histórico familiar de glaucoma ou outras lesões oculares ou ter feito uso de esteróides, converse com o seu médico para saber o momento em que deve iniciar os exames de rastreamento.

Page 31: Exames de rastreamento mulheres

www.oncoguia.org.br

Importância dos Exames MédicosSeja proativo e discuta a importância e realização dos exames de rastreamento com o seu médico. Alguns exames, como o Papanicolaou ou mamografia devem ser exames de rotina. Outros exames se tornam mais ou menos importantes com base em seus riscos. O rastreamento adequado não evitará o desenvolvimento de uma doença, mas pode detectá-la precocemente, quando existe maiores chances de cura ou controle e consequentemente aumentar sua qualidade de vida.

Page 32: Exames de rastreamento mulheres