exame 2010

12
I O cromossoma Y e a infertilidade Apesar dos estudos intensivos sobre o genoma do cromossoma Y, a descoberta de genes específicos, e a sua real expressão com importância na espermatogénese, permanece por elucidar devido à ausência de estudos de DNA efectuados em simultâneo com um diagnóstico citológico testicular preciso. Por possuirmos uma das maiores séries de pacientes azoospérmicos (ausência de espermatozóides no sémen) e pelo facto destes pacientes se oferecerem para o testículo ser explorado bilateralmente por biópsias múltiplas, torna-se possível conhecer a sequência de DNA do cromossoma Y e estabelecer-se uma correlação entre as anomalias encontradas e os estádios específicos do ciclo da espermatogénese, processo ilustrado na figura 1, com um número de cromossomas fictício. A razão de ser das biópsias testiculares prende-se com o facto de termos uma tecnologia em Medicina da reprodução em que é possível amadurecer in vitro as células germinais imaturas e depois usá-las em microinjecção, para assim podermos oferecer a possibilidade de uma paternidade genética aos homens sem espermatozóides. Os pacientes serão primeiramente estudados em relação ao espermograma e ao cariótipo: o primeiro para confirmar a azoospermia e o segundo para podermos excluir do estudo todos os casos com anomalias dos cromossomas. O DNA genómico será estudado em 100 homens de fertilidade comprovada (consulta do 1º trimestre de uma gravidez) e em 100 pacientes azoospérmicos submetidos ao diagnóstico da biópsia testicular múltipla e bilateral. O exame citológico in vitro permitirá separar os pacientes em 5 grupos principais: 1. aplasia (ausência de células de Sertoli e de células germinais); 2. síndroma de Sertoli (presença de células de Sertoli mas não de células germinais); 3. paragem da maturação prémitótica; 4. paragem da maturação precocemente após a meiose; e 5. hipoplasia (marcada diminuição da produção de espermatozóides). Faculdade de Ciências e Tecnologias 1. Identifique o problema que desencadeou a investigação apresentada no texto. 2. Seleccione a alternativa que completa correctamente as afirmações seguintes. 2.1 O resultado de uma biópsia testicular contendo as células assinaladas com os números IV, II e com espermatogónias pode pertencer aos pacientes dos grupos______. A. 3 e 5 B. 2 e 4 C. 3 e 4 D. 4 e 5 2.2 Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. A célula assinalada com o número III é um _____ e forma-se durante a fase de _____ nos túbulos seminíferos dos pacientes do grupo _____. A. espermatídeo […] maturação […] 5 B. espermatídeo […] multiplicação […] 4 C. espermatócito II […] multiplicação […] 5 D. espermatócito II […] maturação […] 4 2.3 Seleccione a alternativa que classifica correctamente as afirmações 1, 2 e 3. 1. A célula representada pelo número IV tem 100% de probabilidade de ter um cromossoma Y.

Upload: baldio

Post on 27-Jun-2015

317 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: exame 2010

IO cromossoma Y e a infertilidadeApesar dos estudos intensivos sobre o genoma do cromossoma Y, a descoberta de genes específicos, e a sua real expressão com importância na espermatogénese, permanece por elucidar devido à ausência de estudos de DNA efectuados em simultâneo com um diagnóstico citológico testicular preciso.Por possuirmos uma das maiores séries de pacientes azoospérmicos (ausência de espermatozóides no sémen) e pelo facto destes pacientes se oferecerem para o testículo ser explorado bilateralmente por biópsias múltiplas, torna-se possível conhecer a sequência de DNA do cromossoma Y e estabelecer-seuma correlação entre as anomalias encontradas e os estádios específicos do cicloda espermatogénese, processo ilustrado na figura 1, com um número decromossomas fictício. A razão de ser das biópsias testiculares prende-se com ofacto de termos uma tecnologia em Medicina da reprodução em que é possívelamadurecer in vitro as células germinais imaturas e depois usá-las emmicroinjecção, para assim podermos oferecer a possibilidade de uma paternidadegenética aos homens sem espermatozóides.Os pacientes serão primeiramente estudados em relação ao espermograma e aocariótipo: o primeiro para confirmar a azoospermia e o segundo para podermosexcluir do estudo todos os casos com anomalias dos cromossomas. O DNAgenómico será estudado em 100 homens de fertilidade comprovada (consulta do1º trimestre de uma gravidez) e em 100 pacientes azoospérmicos submetidos aodiagnóstico da biópsia testicular múltipla e bilateral. O exame citológico in vitropermitirá separar os pacientes em 5 grupos principais: 1. aplasia (ausência decélulas de Sertoli e de células germinais); 2. síndroma de Sertoli (presença decélulas de Sertoli mas não de células germinais); 3. paragem da maturação prémitótica;4. paragem da maturação precocemente após a meiose; e 5. hipoplasia(marcada diminuição da produção de espermatozóides).Faculdade de Ciências e Tecnologias

1. Identifique o problema que desencadeou a investigação apresentada no texto.

2. Seleccione a alternativa que completa correctamente as afirmações seguintes.

2.1 O resultado de uma biópsia testicular contendo as células assinaladas com os números IV, II e comespermatogónias pode pertencer aos pacientes dos grupos______.A. 3 e 5B. 2 e 4C. 3 e 4D. 4 e 5

2.2 Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.A célula assinalada com o número III é um _____ e forma-se durante a fase de _____ nos túbulos seminíferos dos pacientes do grupo _____.A. espermatídeo […] maturação […] 5B. espermatídeo […] multiplicação […] 4C. espermatócito II […] multiplicação […] 5D. espermatócito II […] maturação […] 4

2.3 Seleccione a alternativa que classifica correctamente as afirmações 1, 2 e 3.1. A célula representada pelo número IV tem 100% de probabilidade de ter um cromossoma Y.2. A célula representada pelo número II tem 50% de probabilidade de ter um cromossoma X.3. A célula representada pelo número III tem 100% de probabilidade de ter um cromossoma Y.

Opções:A. As afirmações 1 e 2 são verdadeiras e a afirmação 3 é falsa.B. A afirmação 3 é verdadeira enquanto 1 e 2 são falsas.C. As afirmações 2 e 3 são falsas e a afirmação 1 é verdadeira.D. A afirmação 1 é falsa enquanto 2 e 3 são verdadeiras.

3. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos relativos à espermatogénese, colocando por ordem as letras que os identificam.A. Trocas de segmentos equivalentes entre cromossomas homólogos.B. Divisões mitóticas sucessivas em células diplóides.C. Diferenciação de células e sua libertação no lúmen dos túbulos seminíferos.D. Formação de células com 23 cromossomas, cada um com um cromatídeo.

Page 2: exame 2010

E. Redução do número de cromossomas por célula.

4. Explique de que modo o recurso à microinjecção permite que os pacientes do grupo 5 possam ser paisbiológicos.

5. Estabeleça a correspondência entre as afirmações relativas às funções da coluna II e as estruturasembrionárias da coluna I.

COLUNA I COLUNA II1. Placenta2. Córion3. Âmnio4. Alantóide5. Cordão umbilical6. FetoA. Projecções da membrana externa que recobre o embriãono estádio de blastocisto, responsável pela sua fixação aoútero.B. Permite o amortecimento de choques mecânicos e aprotecção contra a desidratação.C. Estrutura tubular com vasos sanguíneos que liga a placentaao embrião.D. Órgão que apresenta lacunas que se preenchem desangue, permitindo o estabelecimento de trocas entre ofeto e a mãe.E. Estádio de desenvolvimento subsequente ao do embriãopor volta do 2º mês de gestação.

6. Estabeleça a correspondência entre as afirmações da Coluna I e os métodos contraceptivos referidos naColuna II.

COLUNA I COLUNA II

A. É colocado no colo do útero (cérvix) e bloqueia a entrada dosespermatozóides.2. Bloqueia os canais deferentes, o que condiciona o acesso dosespermatozóides à uretra.3. Actuam sobre a gametogénese.4. Tem por base o cálculo do período fértil, com base na avaliação daviscosidade de secreções vaginais.5. Para além de contraceptivo, tem funções de prevenção de IST.6. É inserido no útero e impede a nidação.7. Tem por base o cálculo do período fértil a partir da contagem dosdias dos ciclos sexuais.8. Bloqueia a migração do oócito II ao longo das trompas de Falópio.A. CalendárioB. Avaliação do mucovaginalC. PreservativoD. DiafragmaE. DIUF. Métodos hormonaisG. Laqueação das trompasH. VasectomiaI. Espermicida

II

1. A árvore genealógica da figura 2 diz respeito aos grupos sanguíneos de uma família, relativamente

ao sistema ABO.

Page 3: exame 2010

Figura 1

Nas questões 8.1. a 8.3., seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem,

sequencialmente os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.

1.1 O genótipo dos indivíduos 1 e 15 é _____, sendo as hemácias destes indivíduos desprovidas de

_____.

(A) AO (...) aglutinogénios do tipo B

(B) AA (...) aglutinogénios do tipo B

(C) AA (...) aglutininas anti-B

(D) AO (...) aglutinogénios do tipo A

1.2. A probabilidade do indivíduo 17 apresentar um fenótipo com ausência de aglutinogénios é _____,

sendo o genótipo do indivíduo 14 _____.

(A) nula (...) BO

(B) 1/4 (...) BO

(C) 1/4 (...) BB

(D) nula (...) BB

1.3 O fenótipo do indivíduo 8 demonstra que há uma relação de _____ entre os alelos que herdou dos

seus progenitores. O genótipo do indivíduo _____ demonstra que os seus progenitores são ambos _____.

(A) dominância incompleta (...) 7 (...) heterozigóticos

(B) co-dominância (...) 7 (...) homozigóticos

(C) co-dominância (...) 6 (...) heterozigóticos

(D) dominância incompleta (...) 6 (...) homozigóticos

1.4 O indivíduo 12 da árvore genealógica da figura 2 teve dois filhos com um homem cujo plasma

sanguíneo é desprovido de aglutininas. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das

afirmações seguintes, relativas à situação descrita.

(A) Pelo menos um dos filhos pode ter o genótipo OO.

(B) Nenhum dos descendentes poderá pertencer ao grupo sanguíneo AB.

(C) O homem poderá ceder sangue à mulher e vice-versa.

Page 4: exame 2010

(D) Ambos os filhos poderiam receber sangue do pai, mas não da mãe.

(E) A probabilidade do 1º filho do casal ser do grupo sanguíneo A é de 50%.

(F) A mãe é o único elemento da família que manifesta o fenótipo recessivo.

(G) Ambos os filhos podem apresentar hemácias com aglutinogénios do tipo A.

(H) Os filhos poderão efectuar, de forma inequívoca, transfusões sanguíneas entre si.

2. O tamanho, a forma e o número de cromossomas são constantes nos indivíduos de uma espécie.

Qualquer alteração no cariótipo é considerada uma mutação cromossómica. Estas mutações

geralmente provocam graves modificações no funcionamento celular, produzindo alterações

fenotípicas graves que podem mesmo conduzir à morte do indivíduo. Na figura 3 encontram-se

representados possíveis mecanismos que podem conduzir ao aparecimento de mutações

cromossómicas numéricas na espécie humana.

I II

A B C D E F G

H

Figura 3

Nas questões 1. a 4., seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem,

sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.

2.1 De acordo com os dados da figura 3, o cariótipo 45, XO surge, na situação _____, como resultado de

_____.

(A) I (...) uma não disjunção na 1ª divisão meiótica.

(B) II (...) uma não disjunção dos cromossomas homólogos.

(C) I (...) uma não disjunção na 2ª divisão meiótica.

(D) II (...) uma não disjunção na 1ª e 2ª divisões meióticas.

2.2 A mutação cromossómica que está na origem do surgimento de um indivíduo com o cariótipo 47,XXX

ocorre numa célula _____ do progenitor e _____ no fenótipo deste.

(A) somática (…) não se manifesta

(B) da linha germinativa (…) manifesta-se

Page 5: exame 2010

Figura 4

(C) da linha germinativa (…) não se manifesta

(D) somática (…) manifesta-se

2.3 Os gâmetas representados pelas letras _____ apresentam um número anormal de cromossomas. O

cariótipo _____ corresponde a uma trissomia.

(A) A e E (…) 45, XO

(B) A e E (…) 47, XXX

(C) A e D (…) 45, XO

(D) A e D (…) 47, XXX

2.4 Seleccione a alternativa que permite obter uma afirmação correcta.

As expressões matemáticas que podem traduzir os cariótipos 45,XO e 47,XXX são,

respectivamente…

2.5 2n+1 e 2n-1

2.6 2n-1 e 2n+1

2.7 2n-1 e 2n+2

2.8 2n-2 e 2n+1

3 Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas a

mutações em células humanas.

3.1 As mutações em células somáticas podem transmitir-se hereditariamente.

3.2 A ocorrência de uma inversão altera o número de cromossomas.

3.3 A acção de agentes externos pode induzir mudanças permanentes no DNA.

3.4 As mutações podem fornecer aos seus portadores características vantajosas.

3.5 A divisão descontrolada de células provoca a mutação de oncogenes.

3.6 A nulissomia consiste na ausência dos dois cromossomas de um par de homólogos.

3.7 O aumento da idade dos progenitores interfere no risco de ocorrência de aneuploidias.

3.8 A mutação de um gene pode não alterar a funcionalidade da proteína correspondente.

III

A bactéria Clostridium tetani, responsável pelo tétano, não sobrevive na presença de oxigénio, e está presente no ambiente (areia, solo, espinhos de plantas, poeira, etc.), sob a forma esporulada, apenas aguardando uma ferida aberta que lhe dê a oportunidade de se manifestar. Uma vez no organismo humano, este esporo desenvolve-se numa bactéria que produz uma substância – tetanospasmina - que ataca o sistema nervoso, podendo levar a uma paragem respiratória ou cardíaca. A prevenção do tétano consegue-se através da vacinação, que deve ser reforçada em cada dez anos.

1. O sistema imunitário reage de forma diferente em função do agente invasor. A resposta inflamatória ocorre quando os agentes patogénicos conseguem ultrapassar as barreiras de defesa primárias. Reconstitua a sequência temporal de acontecimentos, desde o início do processo mencionado, colocando por ordem as letras que os identificam.

A. O agente patogénico é digerido por enzimas lisossómicas. B. Vasodilatação e aumento da permeabilidade dos capilares. C. Invasão microbiana. D. Migração de neutrófilos para o local infectado. E. Libertação de histamina. F. Aumento do fluxo sanguíneo e da temperatura no local.

2. Seleccione as alternativas que permitem preencher os espaços, de modo a obter afirmações correctas.

2.1 Em A (Figura 4) o neutrófilo atravessa o capilar sanguíneo por ____. Em B emite ____ e por ___ elimina o Clostridium tetani.

A. fagocitose […] pseudópodes […] diapedese

Page 6: exame 2010

B. fagocitose […] flagelos […] diapedeseC. diapedese […] pesudópodes […] fagocitose D. diapedese […] flagelos […] fagocitose

2.2 O C. tetani produz uma ____ que age sobre o sistema nervoso central. O tratamento pode incluir a injecção de _____, que actuam promovendo a _____do antigénio.

A. histamina […] anticorpos […] precipitaçãoB. histamina […] antigénios […] aglutinaçãoC. toxina […] antigénios […] aglutinaçãoD. toxina […] anticorpos […] precipitação

2.3 A resposta imunitária representada na figura 4, é _____ e _____ do fluxo sanguíneo naquela região é responsável pelo ___ que aí se verifica.

A. específica [...] a diminuição […] calorB. não específica [...] o aumento […] rubor C. específica [...] o aumento […] ruborD. não específica [...] a diminuição […] calor

3. De acordo com os dados da Tabela I, estabeleça a correspondência entre as Afirmações e a Chave seguintes.

TABELA I

EVOLUÇÃO DA TAXA DE ANTICORPOS APÓS A VACINAÇÃO

1ª inoculação 2ª inoculação 3ª inoculação

Tempo Antes 1 sem.

3 sem

.

9 sem

.

1 sem.

4 mese

s

10 meses

5 dias

12 dias

30 dias

18 mese

s

Taxa

(Ul/mL)

0,0025

0,009

0,03 0,03 0,35 0,21 0,08 1,110,1

9 0,37

Nota: valor mínimo de anticorpos antitetânicos de um indivíduo imune = 0,05 Ul/mL

Afirmações:

A. Antes da primeira inoculação, o organismo não contém anticorpos específicos. B. A taxa de anticorpos no sangue aumenta sempre com o tempo após uma inoculação. C. A terceira inoculação é mais eficaz. D. Ao fim de 24 meses, após a segunda inoculação, a taxa de anticorpos é nula. E. A primeira inoculação não confere imunidade. F. Um indivíduo está imunizado quando apresenta 0,5 UL/ml. G. A taxa de plasmócitos é muito elevada após a terceira inoculação. H. A vacina conduz à produção de anticorpos.

3.1 Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Numa vacina, é administrado o agente patogénico morto ou inactivo. A diferenciação de ____ permite que a resposta imunitária ____ seja mais rápida, intensa e de maior duração.

A. células memória (...) secundária B. células efectoras (...) primáriaC. células memória (...) primáriaD. células efectoras (...) secundária

1. No esquema seguinte estão representados, esquematicamente, ratos jovens correspondentes a quatro lotes (a, b, c, d). Em cada um dos lotes, os números indicam a sequência das fases de um tratamento a que estes animais foram submetidos. A irradiação tem o efeito de matar células em multiplicação rápida, nomeadamente células da medula óssea.

Chave:

I – Afirmação apoiada pelos dados.

II – Afirmação contrariada pelos dados.

III – Afirmação não confirmada pelos dados.

Page 7: exame 2010

1.1. Indique em qual ou quais dos lotes de ratos (a, b, c, d) se pode observar, após o tratamento:A. ausência de produção de linfócitos B e T.B. somente produção de linfócitos B.C. produção de linfócitos B e T.

1.2. Seleccione a alternativa que permite completar correctamente a afirmação.Se os ratos que ficaram a produzir apenas linfócitos B forem infectados por bactérias, pode afirmar-se que esses ratos ____

A. não têm especificidade imunológica, e apresentam imunidade por mediação celular.B. têm especificidade imunológica, mas não apresentam imunidade por mediação celular.C. têm especificidade imunológica, mas não apresentam imunidade humoral.D. não resistem a infecções extracelulares.E. resistem a infecções intracelulares.

4. Classifique as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).

A. Por vezes o sistema imunitário reage de forma tão intensa que até ataca os seus próprios tecidos. B. As doenças auto-imunes resultam de uma deficiente produção de anticorpos pelo organismo. C. A SIDA é um exemplo de uma doença auto-imune. D. A auto-imunidade é sempre um processo prejudicial ao organismo. E. Nas doenças auto-imunes há inflamação e destruição de tecidos. F. A diabetes tipo 2 resulta de uma disfunção do sistema imunitário. G. A exposição a agentes químicos e infecciosos pode provocar doenças auto-imunes.H. Não há qualquer relação entre o ambiente asséptico vivido desde a infância, e o desenvolvimento

crescente de alergias.

IV

5. Analise o Documento 1 que se apresenta a seguir.

Documento 1

Para transferir um gene para uma planta, pode recorrer-se a vários processos, um dos quais faz uso de Agrobacterium tumefaciens, bactéria do solo com capacidade de transferir uma parte do seu material genético para a planta. Mais especificamente, transfere uma cópia de parte de uma molécula de DNA circular, molécula essa que replica independentemente do cromossoma bacteriano. Essa porção de DNA transferida, chamada T-DNA, vai-se intercalar no DNA nuclear de uma célula vegetal em divisão. Os genes que A. tumefaciens, na natureza, transfere para a planta, são responsáveis pela proliferação celular na zona infectada, originando tumores.

É possível utilizar o A. tumefaciens para transferir para a planta genes de interesse, em lugar dos genes que induzem o crescimento dos tumores. Neste processo, feito em condições controladas, após a remoção dos genes indesejáveis e sua substituição pelos de interesse, as bactérias seleccionadas são postas em contacto com porções da planta (por exemplo:

Page 8: exame 2010

fragmentos de folhas), durante um período curto, normalmente 24 a 48 horas, para que a transferência do DNA se realize.

O tecido vegetal transformado é, então, cultivado num meio de cultura artificial, para que as células possam proliferar, organizar-se e dar origem a uma planta completa.

5.1 Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

No processo de transformação genética de plantas, a transferência dos genes de interesse para as células vegetais é feita através de um _____, que funciona como _____.

A. plasmídio [...] cDNAB. plasmídio [...] vectorC. cromossoma [...] cDNAD. cromossoma [...] vector

5.2 Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

No processo de transformação genética de plantas, a porção de DNA que se pretende inserir no genoma da célula vegetal deve conter o gene de interesse e um promotor adequado, cuja função é ______.

A. [...] permitir a ligação da RNA polimerase.B. [...] permitir a ligação do indutor.C. [...] codificar a proteína repressora.D. [...] permitir a ligação do repressor.

5.3 Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.

As moléculas de DNA de organismos distintos podem ser clivadas por uma dada _____ em sequências nucleotídicas _____.

A. DNA polimerase [...] distintasB. DNA polimerase [...] idênticasC. enzima de restrição [...] distintasD. enzima de restrição [...] idênticas

Analise os documentos 1 e 2. Responda, depois, aos itens correspondentes.Documento 1O pão é o alimento resultante da cozedura de massa de farinha levedada por Saccharomyces cerevisiae,frequentemente designada por levedura de padeiro. A levedura fermenta a glicose que resulta da hidrólisedo amido pelas enzimas existentes no gérmen do cereal. Estas enzimas são libertadas para a farinha noprocesso de moagem e são activadas pelo humedecimento.Quando se pretende amaciar o pão, costuma adicionar-se sacarose à farinha, na preparação da massa;embora a levedura não seja capaz de fermentar a sacarose, possui a capacidade de a hidrolisar, através

Page 9: exame 2010

da sua enzima invertase, nos seus monossacáridos constituintes - glicose e frutose. A glicose éfermentada de imediato e a frutose é fermentada posteriormente.Documento 2Com o objectivo de estudar o processo de fabrico do pão, foi realizada a seguinte experiência:I. Duas porções de 10 g de fermento de padeiro (I e II), que se encontravam no frigorífico a 4 ºC,foram submetidas às seguintes condições:Porção I - 30 minutos no congelador (-15 ºC) + 2 horas à temperatura ambiente (20 ºC)Porção II - 30 minutos no frigorífico (4 ºC) + 2 horas à temperatura ambiente (20 ºC)II. Em quatro gobelés (A a D), colocaram-se 25 g de farinha de trigo e 20 mL de água.III.Ao conteúdo de cada um dos gobelés, foi adicionada uma porção de 2 g de fermento, conforme oindicado no quadro mais abaixo.IV. Ao conteúdo do gobelé D, adicionaram-se 5 g de sacarose.V. Misturou-se bem o conteúdo em cada gobelé de forma a obter uma massa homogénea.VI. Mediu-se, aproximadamente, o volume da massa e cobriu-se cada gobelé com película aderente.VII. Os gobelés A, B e D foram colocados na estufa, a 30 ºC, e o gobelé C no frigorífico, a 4 ºC.VIII. Decorridos 30 minutos, procedeu-se a nova medição aproximada do volume da massa e calculou-sea variação percentual do mesmo. Estes dados encontram-se expressos na tabela a seguir.Página 2 de 4 Versão 1

2.1. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, osespaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.No processo de fabrico do pão, a massa fica lêveda em consequência da produção de ______ oque provoca a diminuição ______.A. etanol […] do seu volumeB. dióxido de carbono […] do seu volumeC. etanol […] da sua densidadeD. dióxido de carbono […] da sua densidade

2.2. Explique o resultado obtido no gobelé C.

2.3. Identifique duas variáveis em estudo na actividade experimental descrita no Documento 2.

2.5. Os gráficos I e II representam a variação da concentração de duas substâncias ao longo do tempo.Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta.Considerando isoladamente a reacção catalisada pela invertase, os gráficos I e II representam,respectivamente, a variação da concentração de ____.A. sacarose e invertaseB. glicose e invertaseC. sacarose e frutoseD. glicose e frutose2.6. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, osespaços, de modo a obter uma afirmação correcta.Tomando como referência o resultado obtido no gobelé B, é de prever que no gobelé A o aumentode volume da massa tenha sido _____, enquanto no gobelé D esse aumento deve ter sido _____.A. nulo […] superiorB. semelhante […] superiorC. nulo […] semelhanteD. semelhante […] semelhante

V

Resíduos Sólidos UrbanosAnalise o documento 1. Responda, depois, aos itens de 1. a 5.

Page 10: exame 2010

Documento 1Até há relativamente pouco tempo, a situação do tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em Portugal era desastrosa. A maior parte era despejada em mais de 300 lixeiras espalhadas pelo país. A situação melhorou substancialmente nos últimos anos, uma vez que foram construídos novos aterros controlados, encerrando-se todas as lixeiras. O país também inaugurou os seus primeiros incineradores de lixos urbanos.A compostagem terá necessariamente de acelerar o passo, por imposição de uma directivacomunitária, relativa a tudo o que tenha a ver com aterros sanitários. De acordo com esta directiva, os aterros poderão receber cada vez menos resíduos biodegradáveis. Ou seja, antes de entrar no aterro, o lixo terá de ser parcialmente expurgado de tudo o que se degrade naturalmente. O destino destes materiais será a compostagem ou a incineração.

1. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.As dioxinas e alguns metais pesados são dos poluentes mais perigosos, pois a sua concentração aumenta ao longo da cadeia alimentar. Este fenómeno é designado por…(A) … eutrofização.(B) … contaminação.(C) … bioampliação.(D) … sinergismo.