evoluçãodamatemática

7
EVOLUÇÃO DO ENSINO EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM DA MATEMÁTICA EM PORTUGAL PORTUGAL Passo a passo Passo a passo

Upload: usersee

Post on 30-Jun-2015

221 views

Category:

Travel


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EvoluçãOdamatemáTica

EVOLUÇÃO DO ENSINO EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM DA MATEMÁTICA EM

PORTUGALPORTUGAL

Passo a passoPasso a passo

Page 2: EvoluçãOdamatemáTica

EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGALEVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGAL

ENSINO FASCISTA - ANOS 60 ENSINO FASCISTA - ANOS 60 Um Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda. Qual foi o seu lucro?preço de venda. Qual foi o seu lucro?

ENSINO DEMOCRÁTICO - ANOS 70ENSINO DEMOCRÁTICO - ANOS 70 Um camponês vendeu um saco de batatas por Um camponês vendeu um saco de batatas por

100$00. As suas despesas de produção foram iguais 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$00 e a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$00 e sobraram 20$00. Qual foi o seu lucro?sobraram 20$00. Qual foi o seu lucro?

Page 3: EvoluçãOdamatemáTica

EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGALEVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGAL

ENSINO MODERNO - ANOS 80ENSINO MODERNO - ANOS 80 Um camponês troca um conjunto B de batatas por Um camponês troca um conjunto B de batatas por

um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1$00. M é de 100 e cada elemento de M vale 1$00. Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse 100 pontos que representam os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto menos 20 elementos do que o conjunto M.Representa C como sub-conjunto de M e M.Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal 20 do conjunto L do escreve a vermelho o cardinal 20 do conjunto L do lucro.lucro.

ENSINO RENOVADO - ANOS 90 ENSINO RENOVADO - ANOS 90 Um Um agricultor vendeu um quilo de batatas por 100$00. agricultor vendeu um quilo de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 95$00 e o Os custos de produção elevam-se a 95$00 e o lucro é de 5$00.Trabalho a realizar: Sublinha a lucro é de 5$00.Trabalho a realizar: Sublinha a palavra "batatas" e discute-a.palavra "batatas" e discute-a.

Page 4: EvoluçãOdamatemáTica

EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGALEVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGAL

ENSINO ACTUALIZADO - ANOS 2000ENSINO ACTUALIZADO - ANOS 2000 Um kampunes recebeu um çubssidio de Um kampunes recebeu um çubssidio de 50000 euros pra purduzir bue de çacos de 50000 euros pra purduzir bue de çacos de batatas o qual vendeo por 50 euros kadaum e batatas o qual vendeo por 50 euros kadaum e gastou nenhums euros dele. Anliza o testo do gastou nenhums euros dele. Anliza o testo do isercicio, cunverte 1 euro em escudos e em isercicio, cunverte 1 euro em escudos e em ceguida dis o que pencas desta maneira de ceguida dis o que pencas desta maneira de henriquesser.henriquesser.

Page 5: EvoluçãOdamatemáTica

EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGALEVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGAL

ENSINO DA PROXIMA DÉCADAENSINO DA PROXIMA DÉCADA Um industrial Agrícola go to buy 10 Trucks Um industrial Agrícola go to buy 10 Trucks

de Tuberculos de Batata no site de Tuberculos de Batata no site www.mail.vegeta.come. A cotação do www.mail.vegeta.come. A cotação do vegetal em bolsa sofre um "Bull" e o vegetal em bolsa sofre um "Bull" e o industrial obtém um profit de 100 K industrial obtém um profit de 100 K eurodolars. Define, através de texto eurodolars. Define, através de texto formatado em HTML, o plano estratégico formatado em HTML, o plano estratégico de enriquecimento para a produção off-de enriquecimento para a produção off-shore desses vegetais sem recurso a shore desses vegetais sem recurso a

subsídios On-linesubsídios On-line..

Page 6: EvoluçãOdamatemáTica

EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGALEVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGAL

ENSEÑANSA DE LA PROXIMA ENSEÑANSA DE LA PROXIMA GERACIÓNGERACIÓN

Un agricultor del Alentejo pretiende vender su Un agricultor del Alentejo pretiende vender su produccion de patata del año. Se dirige a la produccion de patata del año. Se dirige a la subestacion agricola de Elvas-Sur-Badajoz subestacion agricola de Elvas-Sur-Badajoz llevando cincuenta sacas de patatas. Al llegar, llevando cincuenta sacas de patatas. Al llegar, perguntan de que provincia son las patatas, al que perguntan de que provincia son las patatas, al que el agricultor diz seren del Alentejo. El funcionario el agricultor diz seren del Alentejo. El funcionario pide el certificado de origen y el agricultor diz qui no pide el certificado de origen y el agricultor diz qui no lo tiene. Entonces el funcionario diz que no puede lo tiene. Entonces el funcionario diz que no puede aceptar aquellas patatas, porque solo con el aceptar aquellas patatas, porque solo con el certificado de origen pasado pelo Ministerio de la certificado de origen pasado pelo Ministerio de la Agricultura, con sede en Madrid es que las patatas Agricultura, con sede en Madrid es que las patatas pueden ser vendidas.pueden ser vendidas.

Pregunta: En que Banco deve el agricultor depositar el Pregunta: En que Banco deve el agricultor depositar el produto de su venda, si es que la hace?produto de su venda, si es que la hace?

Respuesta: nel BBVA, nel Santander o en la Caja Respuesta: nel BBVA, nel Santander o en la Caja General de General de Depositos?Depositos?

Page 7: EvoluçãOdamatemáTica

EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGALEVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PORTUGAL

fimfim