evolução histórica da tabela periódica

15

Upload: francisco-palaio

Post on 10-Aug-2015

90 views

Category:

Science


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evolução Histórica da Tabela Periódica
Page 2: Evolução Histórica da Tabela Periódica

Introdução

Um pré-requisito necessário para a construção da tabela periódica foi a descoberta individual dos elementos químicos, embora elementos como o Ouro (Au), a Prata (Ag), o Estanho (Sn), o Cobre (Cu), o Chumbo (Pb) e o Mercúrio (Hg) já fossem conhecidos desde a antiguidade.

A primeira descoberta científica de um elemento foi feita por Henning Brand em 1669, quando descobriu o Fósforo (P).

Page 3: Evolução Histórica da Tabela Periódica

Introdução

Mas antes de 1770 os elementos até aí descobertos não estavam organizados, uma vez que ninguém sabia como agrupá-los, e à medida que novos elementos químicos iam sendo descobertos ia havendo cada vez mais a necessidade de os representar, esquematizar e organizar.

Durante os 200 anos seguintes, foi adquirido um grande volume de conhecimento relativo às propriedades dos elementos e assim cientistas puderam iniciar a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação.

Page 4: Evolução Histórica da Tabela Periódica

As primeiras tentativas na organização de elementos

Antoine Lavoisier - 1789

Em 1789 foi publicada por Lavoisier a primeira lista extensiva que continha 33 elementos e dividia-os em metais e não-metais. Alguns dos elementos eram compostos e misturas.

Page 5: Evolução Histórica da Tabela Periódica

As primeiras tentativas na organização de elementos

John Dalton - 1828

John Dalton preparou uma lista de elementos químicos em que os agrupava segundo as suas massas atómicas, que na altura já eram conhecidas.

Os elementos não estavam organizados em qualquer arranjo ou modelo periódico, mas simplesmente por ordem crescente da sua massa atómica.

Muitos dos valores das massas atómicas estavam longe dos atuais, devido à ocorrência de erros na sua determinação.

Page 6: Evolução Histórica da Tabela Periódica

As primeiras tentativas na organização de elementos

Johann Döbereiner - 1829

Em 1829, Johann Döbereiner observou que muitos dos elementos poderiam ser agrupados em tríades, ou seja, grupos de três elementos com propriedades semelhantes, iniciando a noção de grupo.

Por exemplo o Lítio (Li), o Sódio (Na) e o Potássio (K) foram agrupados como sendo metais reativos frágeis. Döbereiner observou também que quando organizados por massa atómica, o segundo membro de cada tríade tinha aproximadamente a média do primeiro e do terceiro, isto designa-se lei das tríades.

Page 7: Evolução Histórica da Tabela Periódica

As tentativas na organização de elementos

Alexandre de Chancourtois - 1862

Chancourtois criou o modelo Parafuso Telúrico, os elementos eram agrupados em ordem crescente de massa atómica por uma linha espiral à volta de um cilindro, terminando no elemento mais pesado.

Considera-se elementos semelhantes aqueles que se encontram na mesma linha.

Não teve grande aceitação geral.

Page 8: Evolução Histórica da Tabela Periódica

As tentativas na organização de elementos

John Newlands - 1864

Numa tabela Newlands colocou os elementos agrupados de sete em sete, em ordem crescente de massa atómica, e reparou que o primeiro elemento tinha propriedades semelhantes ao oitavo, e assim por diante. Deu o nome de Lei das oitavas porque as características se repetiam de sete em sete, como as notas musicais.

Porém a Lei das oitavas tinha uma grande falha, só funcionava corretamente com as duas primeiras oitavas.

Page 9: Evolução Histórica da Tabela Periódica

As tentativas na organização de elementos

Dmitri Mendeleev - 1869 Em 1869, Mendeleev enquanto escrevia o seu livro de química

inorgânica, organizou os elementos na forma da tabela periódica atual.

Ordenou os 63 elementos químicos conhecidos na altura por ordem crescente de massa atómica, de certa forma que, na vertical ficavam os elementos com propriedades químicas semelhantes, constituindo as famílias químicas.

A classificação de Mendeleev deixava espaços vazios na tabela quando o elemento ainda não tinha sido descoberto, prevendo as propriedades do mesmo.

A vantagem da tabela periódica de Mendeleev sobre as outras é que esta mostrava semelhanças, não apenas em pequenos conjuntos como as tríades, mas semelhanças na vertical, horizontal e diagonal.

Em 1906 recebeu o Prémio Nobel da química por este trabalho e é hoje considerado o pai da tabela periódica atual.

Page 10: Evolução Histórica da Tabela Periódica

A Tabela Periódica de Mendeleev

Page 11: Evolução Histórica da Tabela Periódica

Em 1895, o físico Lord Rayleigh e o químico William Ramsey descobriram os gases nobres. A descoberta destes novos elementos acrescentaram uma nova coluna (grupo) à Tabela Periódica.

Organização dos elementos

Page 12: Evolução Histórica da Tabela Periódica

Organização dos elementos

Henry Moseley - 1913

Em 1913, Henry Moseley examinou o espectro de raios x dos elementos, e descobriu que todos os átomos de um mesmo elemento químico apresentavam a mesma carga nuclear, portanto, tinham o mesmo número de protões. Foi o primeiro a conseguir determinar os números atómicos dos elementos com precisão.

Não demorou muito tempo para que se chegasse à conclusão que os elementos ficariam num modelo mais regular se estivessem organizados numa tabela por ordem crescente do seu número atómico, em vez da massa atómica.

A Lei Periódica: “Quando os elementos químicos são agrupados por ordem crescente de número atómico, observa-se uma repetição periódica de várias das suas propriedades.”

Page 13: Evolução Histórica da Tabela Periódica

Tabela Periódica de Henry Moseley

Page 14: Evolução Histórica da Tabela Periódica

Organização dos elementos

Glenn Seaborg - 1940

A última grande alteração na tabela periódica resultou do trabalho de Glenn Seaborg. A partir da sua descoberta do plutónio em 1940, Seaborg descobriu todos os elementos transurânicos* e reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actinídeos abaixo da série dos lantanídeos.

Em 1951, Seaborg recebeu o Prémio Nobel da química pelo seu trabalho.

O elemento 106 da tabela periódica tem o nome de Seabórgio em sua homenagem.

Page 15: Evolução Histórica da Tabela Periódica

*Elementos transurânicos - são os elementos químicos artificiais com número atómico maior do que 92 (número atómico do urânio). Todos estes átomos são instáveis devido aos seus grandes núcleos e portanto são radioativos.