evolução das espécies

22
Evolução Alunos: David Rosa, Darlan Castro, Edvaldo Júnior, Felipe Henrique, Solivan Segantine. Turma: 1ªM2

Upload: edvaldo-junior

Post on 14-Apr-2017

221 views

Category:

Science


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evolução das espécies

EvoluçãoAlunos: David Rosa, Darlan Castro,

Edvaldo Júnior, Felipe Henrique, Solivan Segantine.

Turma: 1ªM2

Page 2: Evolução das espécies

O Que é Evolução?• A evolução pode ser definida, em poucas

palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. Dessa forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio dessa teoria.

Page 3: Evolução das espécies

• Registros escritos de grandes filósofos pré-socráticos nos mostram que o pensamento evolucionista não se deu, basicamente, e tampouco unicamente, por Charles Darwin. Aliás, a apresentação desta teoria à Linnean Society, em 1858, foi feita com a co-autoria de Alfred Wallace: naturalista menos abastado que, sem o prévio conhecimento das idéias de Darwin, conseguiu compreender da mesma forma o aparecimento e perpetuação de espécies variadas e de formas específicas.

Page 4: Evolução das espécies
Page 5: Evolução das espécies
Page 6: Evolução das espécies
Page 7: Evolução das espécies
Page 8: Evolução das espécies

Os fósseis• Importantes para o estudo

evolucionista, já que podem comprovar a evolução de inúmeras espécies de seres vivos apresentando organismos simples de um determinado período que aparece em outro com características mais complexas, mostrando as alterações ocorridas ao longo do tempo.

Page 9: Evolução das espécies

• Raramente são encontrados fósseis de animais ou plantas inteiros. Em geral, só partes duras, como ossos, conchas e carapaças, ficam incrustadas na rocha. Algumas vezes, os poros dos ossos são preenchidos por minerais como a calcita, por exemplo, mantendo-se assim a forma original. Em outros casos, ocorre a substituição completa do material original por minerais como a sílica.

Page 10: Evolução das espécies

• Há também outro tipo de fossilização muito importante, que é a preservação dos próprios animais e de plantas em âmbar. Esses organismos foram englobados pela resina de um certo tipo de planta há milhões de anos. Claro que só animais menores foram fossilizados dessa forma, pois não conseguiram escapar das gotas de resina. Mesmo pequenos vertebrados, no entanto, já foram encontrados dentro das pedras amarelas e translúcidas de âmbar.

Page 11: Evolução das espécies
Page 12: Evolução das espécies
Page 13: Evolução das espécies

Seleção natural• É o mecanismo pelo qual o ambiente

atua nos seres vivos como um fator selecionador: indivíduos com características "favoráveis" têm maiores chances de sobreviver e se reproduzir, enquanto os seres com características "desfavoráveis" tendem a ser eliminados. O conceito de seleção natural foi idealizado pelo cientista inglês Charles Darwin. Ex:mariposas claras e escuras em Manchester na Inglaterra.

Page 14: Evolução das espécies
Page 15: Evolução das espécies
Page 16: Evolução das espécies
Page 17: Evolução das espécies

Mutações• As características de um ser vivo são

determinadas pelo material genético existente no interior de suas células. Esse material é formado pelo conjunto de seus genes.

• Mutações: são as alterações que podem ocorrer no material genético tanto de forma espontânea como por meio da ação,por exemplo, de certas substâncias.Estas podem ser favoráveis ou não para a adaptação dos organismos ao ambiente em que vivem.

Page 18: Evolução das espécies
Page 19: Evolução das espécies
Page 20: Evolução das espécies

Reprodução sexuada e variabilidade genética

• Os tipos de genes contidos nos gametas de um mesmo indivíduo variam de um gameta para outro. E quando um gameta masculino se une com um gameta feminino, na fecundação, ocorre "mistura" de material genético entre os dois gametas,gerando diferentes combinações genéticas. Cada indivíduo gerado por reprodução sexuada tem uma combinação genética "própria".

Page 21: Evolução das espécies
Page 22: Evolução das espécies