eugênio vai a divinópolis em busca de viabilizar ... · do engenho de serra. na terça feira, dia...

8
ORGÃO OFICIAL DE INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MG E d i ç ã o n º 7 2 5 | Formiga-MG | 09 de Outubro de 2017 IMPRESSO - CONTRATO P. M. Formiga 9912412961/ECT/DR/MG Correios Secretaria de Cultura já prepara decoração de Natal 7ª Oficina de Mobilização Social é um sucesso CULTURA CULTURA PARA TODOS Iniciada a drenagem da terceira célula do Aterro Sanitário MEIO AMBIENTE PÁG. 2 PÁG. 2 PÁG. 2 ESPORTE Modalidades individuais dos Jerp e Jerpinho são finalizadas PÁG. 4 Prefeito tenta financiamento ou repasse de recursos a fundo perdido para obra de nova barragem Eugênio vai a Divinópolis em busca de viabilizar construção de reservatório de água PÁG. 3 Os Jogos Estudantis Rubens Paiva (Jerp e Jerpinho) já conhe- cem os campeões das modalidades indivi- duais (confira lista com os campeões a- través QR Code). As competições são rea- lizadas pela Prefeitura de Formiga, através do Departamento de Esportes Educacionais da Secretaria Munici- MEIO AMBIENTE 30 árvores são plantadas às margens do Rio Formiga PÁG. 4 PÁG. 5 CULTURA Coral Municipal terá nova regente A Secretaria Munici- pal de Gestão Ambi- ental plantou nesta semana cerca de 30 mudas de ipê e oiti às margens do Rio For- miga. As árvores fo- ram plantadas na re- gião próxima à Ponte do Engenho de Serra. Na terça feira, dia 3, o prefeito Eugênio Vilela recebeu o secretário municipal de Cultura, Alex Arouca, e a musicista Francinara Gonçalves Ferreira, que será a nova responsável pe- lo Coral Municipal. PÁG. 5 PREVENÇÃO Saúde inicia atividades em comemoração ao Outubro Rosa A Secretaria Munici- pal de Saúde está pre- parando uma série de atividades, que tive- ram início na manhã do dia 3, com encon- tro entre os profissio- nais de saúde, no au- ditório do Edifíci o Antônio Vieira. PÁG. 3 CHUVAS Cuidados com a dengue devem ser redobrados A temporada de chu- vas chegou e com ela o risco de aumenta- rem os locais de pro- liferação do mosquito Aedes aegypti, trans- missor da dengue. pal de Educação. Foram realizadas as modalidades de xa- drez, atletismo, tênis de mesa, peteca e na- tação. Os jogos foram realizados no Formiga Tênis Clube, Unifor, Country Clube de Formiga e Clube Centenário.

Upload: phungthien

Post on 21-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ORGÃO OFICIAL DE INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MGE d i ç ã o n º 7 2 5 | F o r m i g a - M G | 0 9 d e O u t u b r o d e 2 0 1 7

IMPRESSO - CONTRATOP. M. Formiga

9912412961/ECT/DR/MG

C o r r e i o s

Secretaria de Culturajá prepara decoraçãode Natal

7ª Oficina de Mobilização Social éum sucesso

CULTURA CULTURA PARA TODOS

Iniciada a drenagem da terceira célula do Aterro Sanitário

MEIO AMBIENTE

PÁG. 2 PÁG. 2 PÁG. 2

ESPORTE

Modalidades individuais dos Jerp e Jerpinho são finalizadas

PÁG. 4

Prefeito tenta financiamento ou repasse de recursos a fundo perdido para obra de nova barragem

Eugênio vai a Divinópolis em busca de viabilizar construção

de reservatório de água

PÁG. 3

Os Jogos Estudantis Rubens Paiva (Jerp e Jerpinho) já conhe-cem os campeões dasmodalidades indivi-duais (confira lista com os campeões a-través QR Code). As competições são rea-lizadas pela Prefeitura de Formiga, através do Departamento de Esportes Educacionais da Secretaria Munici-

MEIO AMBIENTE

30 árvores são plantadasàs margens do Rio Formiga

PÁG. 4 PÁG. 5

CULTURA

Coral Municipal terá novaregente

A Secretaria Munici-pal de Gestão Ambi-ental plantou nestasemana cerca de 30 mudas de ipê e oiti às margens do Rio For-miga. As árvores fo-ram plantadas na re-gião próxima à Ponte do Engenho de Serra.

Na terça feira, dia 3, o prefeito Eugênio Vilela recebeu o secretário municipal de Cultura, Alex Arouca, e a musicista Francinara Gonçalves Ferreira, que será a nova responsável pe-lo Coral Municipal.

PÁG. 5

PREVENÇÃO

Saúde inicia atividades emcomemoraçãoao Outubro Rosa

A Secretaria Munici-pal de Saúde está pre-parando uma série de atividades, que tive-ram início na manhã do dia 3, com encon-tro entre os profissio-nais de saúde, no au-ditório do Edifício Antônio Vieira.

PÁG. 3

CHUVAS

Cuidados coma denguedevem serredobrados

A temporada de chu-vas chegou e com ela o risco de aumenta-rem os locais de pro-liferação do mosquito Aedes aegypti, trans-missor da dengue.

pal de Educação.Foram realizadas as modalidades de xa-drez, atletismo, tênisde mesa, peteca e na-tação. Os jogos foram

realizados no Formiga Tênis Clube, Unifor, Country Clube de Formiga e Clube Centenário.

Edição 725 - Formiga - 09 de Outubro de 20172 |

Rua Barão de Piumhy, 92 - 4º andar Centro - CEP 35.570-000

FORMIGA - MGTelefax - (37) 3329-1841

E-mail: [email protected]: www.formiga.mg.gov.br

Criado pela Lei Municipal nº 1.171/78, modificada pela Lei Municipal 2.204-B/93 e regulamentada pelo Decreto nº 3.627/07. Registrado no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas sob o nº 354. Filiado ao Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais - SINDJORI.

Jornalista Responsável:Eduardo LacerdaProjeto Gráfico/Diagramação/Arte:Welerson de AndradeRedação / fotos:Eduardo LacerdaSamuel AndradeWilson José SilvaImpressão:Empresa Jornalística Midiaminas EIRELI-EPP.Processo Licitatório:PRC 110/2016Pregão:99/2016Tiragem da Edição:3.000 exemplares

Custo da Edição:R$ 1.840,00

Preço unitário:R$ 0,61

EXPEDIENTE

Prefeito Municipal:Eugênio Vilela Júnior37 [email protected]

Vice-prefeito Municipal:Cid Corrêa Mesquita37 [email protected]

SECRETARIAS MUNICIPAIS

FazendaCleuton Alves Lima37 [email protected]

Educação Cid Corrêa Mesquita37 [email protected]

Desenvolvimento HumanoJaderson Teixeira37 [email protected]

ControladoriaFrancisco Ferreira Neto37 [email protected]

GabineteThiago Leão Pinheiro37 3329-1813 / 3329-1815pmformiga.secretariadegoverno@ gmail.com

ProcuradoriaSandra M. de Castro Salviano 37 [email protected]

Administração e Gestão de PessoasMillena Ribeiro da Silva 37 [email protected]

Desenvolvimento EconômicoAlisson Ricardo de Sá37 [email protected]

Obras e TrânsitoFlávio Passos37 [email protected]

Gestão AmbientalGiovana Mara R. Borges Rocha 37 [email protected]

Saúde José Geraldo Pereira37 [email protected]

CulturaAluísio Veloso da Cunha37 [email protected]

Plan., Coord. e Regulação UrbanaRômulo Cabral de Oliveira37 [email protected]

Ouvidoria / Comunicação Welerson de Andrade

37 [email protected]

AUTARQUIAS

Previfor Everaldo Alves Pacheco37 [email protected]

SAAEJosé Pereira de Sousa 37 [email protected]

A PREFEITURA

A T E N Ç Ã OTodo material a ser publicado no "A Cidade" deverá ser enviado ao email: [email protected] até as quartas feiras, às 14 horas. As publicações recebidas após esta data estarão automaticamente na próxima edição.

PUBLICAÇÕES

Os servidores da Se-cretaria Municipal de Cul-tura já estão cuidando dos preparativos para a deco-ração de Natal. Neste ano, a Prefeitura irá decorar di-versas ruas do centro da ci-dade numa parceria com os lojistas, a fim de proporcio-nar um clima harmonioso e propício para o espírito natalino. O servidor Ita-mar da Silva, muito cria-tivo e experiente, promete surpreender a todos.

Faça a leitura do código com o seu celular para ter acesso a mais informações.

COM O QR CODE A NOTÍCIA NÃO ACABA AQUI.

IMAGEM DA SEMANA

Iniciada a drenagem da terceira célula do Aterro Sanitário

7ª Oficina de Mobilização é um sucesso

Foi iniciada na se-gunda-feira, dia 2, a drenagem da terceira célula do Aterro Sani-tário. O trabalho está sendo feito na parte já impermeabilizada e deve terminar ainda nesta semana. A em-presa responsável pelo serviço é a Joban, de Belo Horizonte.

Após terminar a drenagem na parte im-permeabilizada, a em-presa aguardará a ins-talação da geomem-brana na terceira célu-la para fazer o trabalho

Apesar da chuva que caiu em Formiga durante todo o sába-do, dia 30, a 7ª Ofici-na de Mobilização foi um sucesso. A comu-nidade do Bairro No-vo Horizonte e região abraçou o evento e lotou a Praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) para acompanhar as atividades.

A Oficina de Mo-bilização contou com a parceria do Projeto Cultura para Todos. Durante o evento fo-ram feitas apresen-tações de dança, re-pente, musicais, artes

Foto: Gestão Ambiental

Foto: Welerson de Andrade

Empresa de Belo Horizonte chegou a Formiga na semana passada e já está com os trabalhos adiantados

Moradores da região do Bairro Novo Horizonte lotaram a Praça do CEU para acompanhar o evento

também nessa parte.A geomembrana já

foi licitada e o contra-to está sendo assinado para a instalação. A Prefeitura economi-zou mais de cem mil reais no processo lici-tatório para escolher a empresa fornecedora.

A secretária mu-nicipal de Gestão Ambiental, Giovana Borges, esteve no lo-cal acompanhada do supervisor operacio-nal do Aterro Sanitá-rio, Marco Antônio Silveira, e do assessor

MEIO AMBIENTE

DESENV. HUMANO

COM O QR CODE

A NOTÍCIA NÃO ACABA AQUI.

COM O QR CODE

A NOTÍCIA NÃO ACABA AQUI.

marciais, pernas de pau, congado, teatro, conto de causos e ami-gos do Fumaça; recre-ação para as crianças; o Unifor na praça para trabalhar junto à co-munidade; oficinas de xadrez, aeromodelis-mo e pintura; expo-sição de desenhos e fotos antigas; e aten-dimento do Setor de Cadastro Único (Ca-dÚnico) da Secretaria Municipal de Desen-volvimento Humano.

O prefeito Eugê-nio Vilela prestigiou o evento e elogiou a organização. “A Ofi-cina de Mobilização

e o Cultura para To-dos estão de parabéns. Foi um evento muito

técnico de engenharia ambiental, Felipe Ba-sílio. “O trabalho está sendo bem feito den-tro de todas as normas ambientais. A opera-ção do Aterro Sanitá-rio está sendo perfeita e os resíduos produ-zidos em Formiga es-tão tendo a destinação correta”, comentou Giovana.

bonito e que atendeu muito bem a comuni-dade.”

PAUTAABERTA

Por: J. Silva

Festa do Café em BaiõesEntre os dias 13 e 15 de outurbro, acontecerá

a tracicional Festa do Café, na comunidade rural de Baiões. A última edição do evento ocorreu em 2011. Agora, com o apoio da Prefeitura e o repasse de R$1.000,00 da Câmara Municipal, a comunidade terá condições de retomar as festividades. Os diretores do Conselho Comunitário de Baiões agradeceram ao prefeito e à Câmara pelo empenho em relação à festa e à valorização da comunidade.

3º Campeonato do BemA Associação Tatame do Bem realizará em

Formiga, nos dias 18 e 19, a terceira edição Campeonato do Bem “Lutando pela Paz”. A competição contará com uma mega estrutura e reunirá lutadores de diversas categoria e equipes de várias cidade. No primeiro, dia haverá lutas de MMA, muay thai e submission, com disputa de cinturões. Já no segundo dia, haverá competições de jiu-jitsu, com premiação por equipes e categoria absoluta.

TV DigitalAs emissoras de TV já estão se preparando

para se adequarem ao sistema digial. Quem sai na frente é a TV RECORD, que já atualizou seus equimamentos em Formiga e, agora, passará a ser sintonizada no canal 19.1. O novo sistema irá proporcionar uma melhor qualidade de som e imagem e quem ganha com isso é a população. A responsabilidade técnica da manutenção das antenas de TVs em Formiga é da empresa Vip Tecnologia, de Itapecerica, que já está analisando todos os canais captados no Município para futuros melhoramentos. Ainda este mês, a Secretaria de Comunicação agendará uma reunião entre os responsáveis pelas emissoras visando uma melhor transmissão do sinal televisivo em todos os bairros da cidade.

OdontologiaO presidente da Associação Brasileira de

Odontologia - Regional de Formiga, Thiago César de Oliveira, convida a todos os associados para a eleição da nova diretoria, para o biênio 2018 -2019. A eleição acontecerá no dia 29 de novembro, na sua sede, à Avenida Osvaldo Pereira, 333, no bairro Areias Brancas. As inscrições de chapa podem ser feitas até o dia 14, na sede da Associação.

"Prefira perder a vida do que perder a sua honra"

Pensamento...

Miguel de Cervantes

Foto: Assessoria Dep. Fed. Jaiminho Martins

Reunião aconteceu na segunda-feira, 2, na Superintendência da Caixa, em Divinópolis

Temporada de chuvas aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da doença; setor de Controle de Endemias continua com ações intensificadas

O prefeito Eugênio Vilela esteve na segun-da-feira, dia 2, em Di-vinópolis. Ele foi à Su-perintendência da Cai-xa Econômica Federal para ver a possibilidade de financiamento para a construção de uma nova barragem de cap-tação d’água em For-miga.

Por intermédio do deputado federal Jai-minho Martins, Eugê-nio se reuniu com a su-perintendente do ban-co, Ana Maria Galinari de Oliveira. O prefeito foi acompanhado pe-lo vice-prefeito e se-cretário municipal de Educação, Cid Corrêa, e pelo diretor do Saae, Capitão Sousa.

Além da possibili-dade de financiamento junto à Caixa, Eugênio buscará também re-

A temporada de chu-vas chegou e com ela o risco de aumentarem os locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população e pede a colaboração de to-dos para extinguir de vez os focos do inseto.

Os agentes de con-trole de endemias tra-balharam com todo o potencial durante os meses que antecederam esta temporada a fim de acabar com os possíveis focos de proliferação. “Cumprimos a meta de visitas domiciliares, promovemos mutirões de limpeza, realizamos ações educativas nas es-colas e muitas outras coisas”, explicou o coor-denador do setor, Carlos Antônio de Castro.

De acordo com Car-los, os principais focos do Aedes aegypti continuam sendo encontrados em

SAAE

SAÚDE

Prefeito tenta financiamento ou repasse de recursos a fundo perdido para obra de nova barragem

COM O QR CODE

A NOTÍCIA NÃO ACABA AQUI.

COM O QR CODE

A NOTÍCIA NÃO ACABA AQUI.

Eugênio vai a Divinópolis em busca de viabilizar construção de reservatório de água

Cuidados com a dengue devem ser redobrados nesta época do ano

cursos de fundo per-dido. Por isso, nesta semana, o prefeito vai a Brasília, no Ministério das Cidades, buscar o aporte do Governo Fe-deral para a nova barra-gem.

“A crise hídrica de Formiga não vem de hoje, há alguns anos a captação diminui dras-ticamente durante o

período de estiagem e nada foi feito. Então, cabe à minha admi-nistração procurar os meios para evitar que problemas como o que estamos enfrentando neste ano se tornem comuns em nossa ci-dade. Importante res-saltar que estamos tra-balhando incansavel-mente para solucionar

a questão. Ainda conta-mos com o importante apoio do Jaiminho para conseguir reuniões na Caixa e no Ministério das Cidades”, comen-tou Eugênio.

residências. Logo, cui-dando da própria casa, o formiguense está ajudan-do toda a cidade. “São ações simples, que todo mundo já conhece, e que podem fazer uma grande diferença”, disse.

Outra medida impor-tante que tem sido levada a sério pelo setor é quan-to à educação em escolas. Agentes de controle de endemias têm promovi-do atividades dinâmicas e interativas nas institui-

ções de ensino de toda a cidade, como palestras e peças de teatro.

Carlos Antônio res-saltou ainda que o setor de Controle de Ende-mias é o maior parceiro da população na guerra contra a dengue e que está à disposição para au-xiliar os moradores com qualquer dificuldade. “Se alguém tiver alguma caixa d'água, por exem-plo, que esteja em local alto ou de difícil acesso,

pode entrar em contato conosco que iremos até o local para colocar a rede de proteção”, comentou. O telefone de contato do setor é o 3329-1143.

Foto: Endemias

www.formiga.mg.gov.brEdição 725 - Formiga - 09 de Outubro de 2017 | 3

Os Jogos Estudantis Rubens Paiva (Jerp e Jerpinho) já conhecem os campeões das moda-lidades individuais (ve-ja lista de campeões fa-zendo a leitura QR Co-de). As competições são realizadas pela Prefeitu-ra de Formiga, através do Departamento de Esportes Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

Foram realizadas as modalidades de xadrez, atletismo, tênis de me-sa, peteca e natação. Os jogos foram realizados no Formiga Tênis Clu-be, Unifor, Country Clube de Formiga e Clube Centenário.

Após o período de recesso escolar, a com-petição retornará no dia 16 de outubro e terá seu encerramento no dia 25 de outubro, com as modalidades coleti-

A Secretaria Muni-cipal de Gestão Am-biental plantou nesta semana cerca de 30 mudas de ipê e oiti às margens do Rio For-miga. As árvores fo-ram plantadas na região próxima à Ponte do En-genho de Serra.

Segundo a bióloga Vanessa Elias, o plan-tio vai ser intensifica-do nesta época do ano, pois ela é mais propí-

ESPORTE

MEIO AMBIENTE

Jogos começaram no dia 11 passado; modalidades coletivas serão encerradas no dia 25 deste mês

Modalidades individuais dos Jerp e Jerpinho são finalizadas

Gestão Ambiental planta 30 árvores às margens do Rio Formiga

CONFIRA MAIS FOTOS

DO DESFILE DE 6 DE JUNHO

vas.Neste ano, os jogos

contam com a parceria do Governo de Minas, através da Cemig. O suporte financeiro re-cebido é de R$ 20 mil e foi concedido através do Edital 01/2017 de Seleção Pública de Pa-trocínio a Eventos da Secretaria de Governo (Segov). A verba é des-tinada para pagamento de arbitragem, compra de material esportivo e premiação.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Cid Cor-rêa, parabeniza todos os atletas e professores participantes e destaca a importância de ter parceiros como Uni-for, Clube Centenário, Country Clube de For-miga, Formiga Tênis Clube e Cemig para a realização dos jogos.

Fotos: Secretaria de Esportes

Foto: Wilson José

cia para o desenvolvi-mento das mudas. “O objetivo da Secretaria de Gestão Ambiental é fazer a manutenção dos recursos hídricos. Por isso, queremos fazer o plantio em to-da a extensão do Rio Formiga. No entanto, esse trabalho será feito de forma intercalada, já que a situação atual do rio não nos permi-te plantar tudo de uma

CONFIRA ACLASSIFICAÇÃO COMPLETA

NO SITE DA PREFEITURAOU FAZENDO A LEITURA

DO CÓDIGO ABAIXOCOM O SEU SMARTPHONE

www.formiga.mg.gov.br

vez. Faremos de forma intercalada.”

As mudas plantadas são nativas e foram re-cebidas pelo Município por compensações am-bientais. Elas vêm do viveiro da Secretaria de Gestão Ambiental.

www.formiga.mg.gov.br Edição 725 - Formiga - 09 de Outubro de 20174 |

Trabalho foi realizado nesta semana; intenção é fazer o plantio em toda a extensão do rio

Foi divulgado na terça-feira, dia 3, o re-sultado da Campanha de Multivacinação em Formiga. Em duas se-manas de campanha, foram aplicadas 1.324 doses de vacina em crianças e adolescentes formiguenses.

As vacinas da cam-panha previnem contra 11 doenças: hepatite B, poliomielite (parali-sia infantil), rotavírus, pneumo – 10, penta-valente, meningo – C, febre amarela, triviral, tetraviral, HPV e dupla adulto.

Somente em crian-ças menores de 10 anos foram aplicadas 1.013 doses. A vacina mais aplica neste grupo foi

O décimo mês do ano é marcado pela campanha Outubro Rosa, que tem como foco o combate ao cân-cer de mama. Para os formiguenses, a Se-cretaria Municipal de Saúde está preparando uma série de ativida-des, que tiveram iní-cio na manhã do dia 3, com encontro entre os profissionais de saúde, no auditório do Edifí-cio Antônio Vieira.

“Como estamos sempre frisando, a prevenção é o melhor remédio. Esse ditado tem ainda mais va-lor quando se trata do câncer, doença com maior chance de cura se feito o diagnóstico no início”, comentou o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Pereira.

A reunião que deu início à campanha em Formiga teve como objetivo alertar os pro-

Na terça feira, dia 3, o prefeito Eugênio Vi-lela recebeu o secretário municipal de Cultura, Alex Arouca, e a musi-cista Francinara Gonçal-ves Ferreira em seu ga-binete. Na ocasião, Alex apresentou Francinara ao prefeito, pois ela será a nova responsável pelo Coral Municipal.

Além da regência do coro, Francinara as-sumirá aulas de canto na Emmel e desenvol-verá um trabalho para formação de um Coral Infanto-Juvenil. A mu-

SAÚDE

PREVENÇÃO CULTURA

Objetivo da campanha foi atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes

Mais de 1.300 doses foram aplicadas durante a Campanha de Multivacinação

Saúde inicia atividades do Outubro Rosa

Coral Municipal tem nova regente

CONFIRA MAIS FOTOS

DO DESFILE DE 6 DE JUNHO

CONFIRA MAIS FOTOS

DO DESFILE DE 6 DE JUNHO

contra a poliomieli-te, com um total de 350 doses. Já entre os adolescentes com ida-de entre 10 e 15 anos, foram realizados 311 procedimentos, com destaque para a vacina que previne contra o HPV masculino, com 151 doses.

“ Te o r i c a m e n t e , quanto menores os números da Campa-nha de Multivacinação, melhor, já que os pro-cedimentos são reali-zados com o intuito de atualizar o cartão de va-cinação”, explicou a co-ordenadora do setor de vigilância epidemioló-gica da Secretaria Mu-nicipal de Saúde, Ana Dalva Costa. Para se ter

Foto: Felipe Castro

Foto: Reprodução da internet

fissionais quanto à im-portância dos exames preventivos. Falaram o secretário e a enfer-meira e coordenadora do Cemais (Centro Médico de Assistência Especializada), Flávia Salviano. “Mesmo as mulheres fora da fai-xa etária preconizada, que é de 50 a 69 anos, devem ficar atentas e fazer sempre o auto-exame das mamas. É sempre importante fri-sar que, quanto antes for feito o diagnóstico, maior a chance de um

tratamento bem suce-dido”, disse a enfer-meira.

Todos os Programas de Saúde da Família (PSF's) formiguenses promoverão ativida-des ligadas ao Outubro Rosa. Datas e horários serão definidos por cada unidade de acor-do com sua realidade. Mais informações com os agentes comunitá-rios de saúde de seu bairro ou nos PSF's.

O Unidos Pela Saú-de deste mês também terá ação especial vol-

Foto: Felipe Castro Foto: Welerson de Andrade

uma ideia, no “Dia D de Multivacinação”, re-alizado no dia 16 de se-tembro, das 994 pessoas que procuraram algum Programa de Saúde da Família (PSF) para con-ferir o cartão de vacina-ção, apenas 720 tiveram que ser vacinadas.

Apesar do término da campanha, as vacinas continuam disponíveis nos PSF's. Para ser va-cinado, basta compare-cer a uma unidade com cartão de vacinação e documento de identifi-cação com foto.

Todos os Programas de Saúde da Família (PSF's) formiguenses promoverão atividades ligadas ao Outubro Rosa Alex, Eugênio e Fancinara

CONFIRA MAIS FOTOS

DO DESFILE DE 6 DE JUNHO

tada para a campanha. A ação, inclusive, con-tará com a participação da Acccom (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas), que marcará presença com o consul-tório itinerante. O Ro-tary Clube de Formiga também será parceiro no evento. Local e da-ta serão divulgados em breve.

sicista vai substituir o ex-regente do coral, José Carlos Gonçalves, que, por motivos particula-res, pediu exoneração de seu cargo.

Alex destacou que há muita procura por aulas de canto em Formiga e, com a Emmel oferecen-do mais essa oportuni-dade de musicalização, quem ganha é a popu-lação.

www.formiga.mg.gov.brEdição 725 - Formiga - 09 de Outubro de 2017 | 5

Em duas semanas de campanha, foram aplicadas 1.324 doses de vacina em crianças e adolescentes formiguenses

PUBLICAÇÕES LEGAIS

GABINETE

SAAE

DECRETO Nº. 7154, DE 29 DE SETEMBRO DE 2017. Altera o Decreto 6966 de 02 de janeiro de 2017. O PREFEITO MUNICIPAL DE FORMIGA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 61, inciso VI, da Lei Orgânica do Município, D E C R E T A: Art. 1º O inciso VIII, do artigo 2º do Decreto nº. 6966 de 02 de janeiro de 2017, publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 06 de janeiro de 2017, nas páginas 48 e 49, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 2º (......); VIII – Alex Sandro Alvarenga Arouca – Secretaria Municipal de Cultura; (......).” Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, retroagindo seus efeitos a 15 de setembro de 2017. Formiga, 29 de setembro de 2017. EUGÊNIO VILELA JUNIOR Prefeito Municipal.

LEI Nº. 5202, DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Altera redação dos parágrafos 6º e 7º do artigo 99 da Lei nº 4.172, de 31 de março de 2009, que dispõe sobre a contribuição previdenciária para os Poderes Executivo e Legislativo, Autarquias e Fundações Públicas do Município de Formiga e dá outras providências. O POVO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA, POR SEUS REPRESENTANTES, APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1º Fica alterada a redação dos §§6° e 7°, do artigo 99 da Lei n. 4.172, de 31 de março de 2009: Art. 99 [...] §6° Fica estabelecido plano de amortização destinado ao equacionamento do déficit atuarial, produ-zindo efeitos a partir de 1° de janeiro de 2018, incidente sobre a totalidade da remuneração de contribuição dos servidores ativos, inclusive décimo terceiro, conforme alíquotas de contribui-ção suplementar devidas pelo Município (Prefeitura, Câmara Municipal, incluídas autarquias e fundações) definidas na tabela contida no Anexo Único, sendo que o custo suplementar atual, correspondente ao percentual de 5,24% (cinco vírgula vinte e quatro por cento), permanecerá vigente pelo restante do exercício de 2017. §7° O percentual de contribuição suplementar será alterado conforme o Anexo Único da presente Lei, a cada período de 12 (doze) meses, estando sujeito à revisão anual mediante elaboração de novos cálculos atuariais. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando a Lei nº 5.121 de 14 de novembro de 2016. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚNIOR Prefeito Municipal THIAGO LEÃO PINHEIRO Chefe de Gabinete ANEXO ÚNICO Plano de amortização

LEI Nº. 5204 DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Autoriza a Permissão de Uso do Bem Público que menciona. O POVO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA, POR SEUS REPRESENTANTES, APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1º Fica o Município de Formiga auto-rizado a outorgar para Organização da Sociedade Civil a ser identificada em procedimento de chamamento público, Permissão de Uso do Bem Público classificado como área institucional e constituído de 2.510 m², situado na Comunidade de São Pedro, neste município, onde funcio-nava a Escola Municipal Rural Padre Jonas Martins Ferreira. Parágrafo único: A Permissão de Uso de que trata esta Lei será gratuita, por prazo indeterminado, em caráter privativo, mediante a condição de que a área cedida seja utilizada exclusivamente para fins de interesse público. Art. 2º As despesas com a execução desta lei correrão à conta de dotações constantes da lei orçamentária anual. Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚNIOR Prefeito Municipal THIAGO LEÃO PINHEI-RO Chefe de Gabinete.

LEI Nº. 5205 DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Dispõe sobre a destinação e o recebimento de patrocínio pelo Poder Público a eventos realizados no território do Município. O POVO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA, POR SEUS REPRESENTANTES, APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1º O patrocínio a eventos de interesse público do Município, como festivais, congressos, feiras, seminários, festas carnavalescas e outros que geram desenvolvi-mento socioeconômico, será regulado por esta Lei. § 1º O Poder Executivo poderá atuar como patrocinador em eventos de interesse público do Município, realizados por terceiros, ou como beneficiário, quando houver interesse de particulares em alocar recursos na realização de even-tos públicos. § 2º Não serão objeto de patrocínio concedido pelo Poder Público Municipal os seguintes eventos: De interesse exclusivo de pessoas físicas e jurídicas de direito privado com fins lucrativos; Organizados por servidores públicos municipais ou respectivas associações; Relacionados a entidades político-partidárias ou religiosas; e Que agridam o meio ambiente, a saúde e violem as normas de posturas do Município. § 3º O Município não patrocinará iniciati-vas de pessoas jurídicas que explorem atividade empresarial ligada à organização ou realização de eventos, promoções, atividades publicitárias, editoriais ou similares, cuja finalidade seja a obtenção de lucro. § 4º O Município não patrocinará eventos organizados por pessoas jurídicas de direito privado cujo titular, administrador, gerente, acionista, sócio ou associado seja servi-dor público ou agente político municipal, incluindo-se Vereadores, seus cônjuges ou parentes, consanguíneos ou por afinidade até o segundo grau, inclusive. Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se patrocínio toda a transferência gratuita, em caráter definitivo, ao reque-rente, de recurso para a realização de evento. § 1º São formas de patrocínio: I - O repasse finan-ceiro de valores; II - A concessão de uso de bens móveis e imóveis; e III -A contratação de prestação de serviço para o evento; § 2º Não são consideradas ações de patrocínio: Doações: cessão gratuita de recursos humanos, materiais, bens e produtos; Permutas ou apoios: troca de materiais, produtos ou serviços por divulgação de conceito e/ou exposição de marca; Projetos de transmissão de eventos esportivos, culturais, informativos ou de entretenimento, comercia-lizados por veículos de comunicação; e Criação, manutenção e divulgação de sites na internet e de softwares. Seção II Da Habilitação das Entidades Privadas ao Patrocínio concedido pelo Município Art. 3º O Poder Executivo publicará, semestralmente, edital de chamamento público informando o prazo, as condições, os documentos de habilitação e os critérios de julgamento dos projetos a serem apresentados pelas entidades interessadas em obter patrocínio do Municí-pio em eventos de interesse público. Art. 4º As entidades interessadas em obter patrocínio do Município deverão comprovar a sua regularidade jurídica e fiscal, mediante apresentação dos seguintes documentos: certidão do registro e arquivamento dos atos constitutivos da entidade no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou Junta Comercial do Estado; ata ou outro documento formal de designação da diretoria em exercício; apresentação do estatuto, regula-mento ou compromisso da entidade, devidamente registrados em cartório; cópia autenticada do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do representante legal da entidade, responsável pela assinatura do contrato de patrocínio; alvará de funcionamento da entidade; no caso de entidade de utilidade pública ou de interesse público, comprovação da qualificação, através de certificado ou declaração de que, na área de sua atuação, é reconhecida por órgão ou entidade federal ou estadual, nos termos da legislação pertinente; prova de regularidade com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal, mediante a apresentação das respectivas certidões; certidão negativa de débito junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social; certidão de regu-laridade com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; e, cópia do cartão do Cadastro Nacio-nal de Pessoa Jurídica – CNPJ. declaração de que o evento não tem fins lucrativos; Ofício de solicitação de patrocínio firmado pelo representante legal da entidade; e outros, que a Adminis-tração Pública entender necessários em razão dos objetivos do evento. Parágrafo único: A enti-dade patrocinada deverá manter durante toda a execução do convênio, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas para celebração do ajuste. Art. 5º Só serão admitidos os pedidos de patrocínio apresentados pelas pessoas jurídicas que detenham – isolada ou conjuntamente – a responsabilidade legal pela iniciativa do evento. Art. 6º Os pedidos serão avaliados por uma comissão constituída por 03 (três) agentes públicos designados pelo Prefeito, com base nos seguintes critérios: O objeto do evento não poderá contrariar o disposto no art. 1º desta Lei; A credibilidade e capacidade geren-cial do patrocinado em realizar o evento; A contribuição do evento para o desenvolvimento socioeconômico do Município e o impacto social; Viabilidade técnico financeira do evento; e

Resultados previstos com a realização do evento. § 1º O titular da Secretaria Municipal de Comunicação integra e coordena a comis-são a que se refere este artigo. § 2ºA designa-ção dos demais membros da comissão efeti-var-se-á por meio de Portaria. § 3º Compete à comissão: Elaborar e publicar o Edital de Chamamento Público a que se refere o art. 3º desta Lei. Decidir sobre as propostas de pa-trocínio pautadas para apreciação com base nos critérios estabelecidos no caput deste artigo. Definir a periodicidade de suas reuni-ões ordinárias adequando-as ao calendário de eventos proposto pelo Município. § 4ºA proposta de patrocínio deverá ser entregue na Secretaria Municipal de Comunicação com a identificação do proponente, devendo apresentar-se em conformidade com as exi-gências estipuladas no Edital de Chamamen-to Público que, inclusive, conterá as regras de seu processamento. Art. 7º Nos eventos patrocinados pelo Município, o Poder Públi-co fará a divulgação dos atos, programas, obras, serviços e campanhas que entender pertinente, observadas as disposições do art. 37, §1º, da Constituição Federal. Art. 8º Em sendo aprovada a solicitação de patrocínio pelo Poder Executivo, a entidade beneficiá-ria será convocada a assinar o respectivo contrato de patrocínio. Art. 9º O repasse dos valores obedecerá ao cronograma de desem-bolso constante do contrato de patrocínio. Art. 10. O Poder Executivo designará servi-dor público para atuar como fiscal na aplica-ção dos recursos concedidos a título de pa-trocínio. Seção III Da Prestação de Contas dos Patrocínios Públicos Art. 11. O patroci-nado que receber recursos financeiros, a títu-lo de patrocínio, do Município para realiza-ção de evento está obrigado a prestar contas do valor recebido, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados: Do prazo final para a aplicação de cada parcela, quando o objeto do contrato de patrocínio for executado em etapas, hipótese em que a prestação de con-tas de etapa anterior é condição necessária para a liberação da etapa seguinte, conforme período e condições determinados no termo de convênio; Do prazo final para conclusão do objeto, quando o contrato de patrocínio for executado em uma única etapa; A forma-lização da extinção do contrato de patrocí-nio, se esta ocorrer antes do prazo previsto no termo; e Da aplicação da última parcela, quando deverá comprovar a conclusão do objeto. Art. 12. A prestação de contas forma-rá processo administrativo próprio e conterá os seguintes documentos: Ofício ou carta de encaminhamento, dirigido à autoridade má-xima do órgão ou entidade municipal, onde constem os dados identificadores do contrato de patrocínio; Cópia do contrato de patrocí-nio e respectivas alterações; Plano de Traba-lho; Relatório da execução físico-financeira, evidenciando as etapas físicas e os valores correspondentes à conta de cada contratante; Demonstrativo da execução da receita e da despesa do contrato; Relação de pagamen-tos, evidenciando o nome do credor, o núme-ro e valor do documento fiscal e/ou equiva-lente, em ordem cronológica e classificados em materiais e serviços, acompanhada das respectivas notas fiscais e recibos, na via ori-ginal; Relação dos bens adquiridos, produzi-dos ou construídos à conta do contrato de patrocínio, indicando o seu destino final, quando estabelecido no contrato, se houver; Extrato da conta bancária vinculada, desde o recebimento do primeiro depósito até o últi-mo pagamento, a movimentação dos rendi-mentos auferidos da aplicação financeira e a respectiva conciliação bancária, se houver; Demonstrativo do resultado das aplicações financeiras que se adicionarem aos recursos iniciais com os respectivos documentos comprobatórios, se houver; Comprovantes de recolhimento dos saldos não utilizados, inclusive rendimentos financeiros, à conta do erário municipal; Outros documentos ex-pressamente previstos no termo de contrato de patrocínio; Todos os patrocinados deve-rão apresentar para a Secretaria Municipal de Comunicação, os seguintes documentos, ob-jetivando atestar a realização integral do projeto e o cumprimento de todas as contra-partidas estipuladas: clipping de todas as matérias que veicularam o projeto (jornais, revistas, internet, rádio e TV); exemplar de cada peça promocional produzida para o pro-jeto, previamente aprovado pela Secretaria Municipal de Comunicação; exemplar de cada produto gerado (Ex.: livros, CDs, DVDs, etc.); fotos do projeto e/ou da ação impressas. O responsável pelo projeto/ação deverá registrar o seu andamento até a sua conclusão em, no mínimo, 10 (dez) fotogra-fias, com a descrição das imagens; e relatório que conste os objetivos propostos e alcança-dos (resultado qualitativo), principais metas propostas alcançadas (resultado quantitati-vo), público previsto e alcançado e perfil do público atingido (quantidade de crianças, adolescentes, adultos). Seção IV Do Patrocí-nio Privado a Eventos Públicos Art. 13. Os eventos de interesse públicos realizados pelo Município poderão receber patrocínio de pessoas jurídicas de direito privado. Art. 14. O recebimento, pelo Poder Executivo, de patrocínio de pessoas jurídicas de direito pri-vado, com ou sem fins lucrativos, será me-diante a publicação de edital de chamamento público de patrocinadores. § 1º O edital con-terá, no mínimo, a data de realização do evento, as formas e condições de patrocínio. § 2º O edital de chamamento público será publicado com, no mínimo, 60 (sessenta) dias de antecedência à realização do evento público. § 3ºAplica-se, no que couber, o dis-posto no art. 6º desta lei ao Edital de Chama-mento Público previsto neste artigo. Art.15. É permitida a divulgação dos patrocinadores de eventos públicos, por áudio ou mídia im-pressa, nos espaços disponíveis e previamen-te definidos pela Secretaria Municipal de Comunicação. § 1º Para os patrocínios de valores equivalentes, a divulgação dos apoiadores do evento se dará de igual forma, no mesmo espaço de tempo, se ocorrer por áudio, ou com ocupação de espaço físico de igual tamanho, se for mídia impressa. § 2º Poderá haver tratamento diferenciado aos patrocinadores e destinação de espaço para

mídia diferenciada, de acordo com o mon-tante de recursos destinado à realização do evento público. § 3º A definição e fiscaliza-ção da aplicação da marca do Município fi-cará a cargo da Secretaria Municipal de Co-municação. Seção V Das Contrapartidas para o Município Art. 16. Todos os projetos, incentivados ou não, deverão apresentar as propostas de contrapartidas oferecidas ao Município de Formiga de forma detalhada e com cotas explícitas. De acordo com a espe-cificidade do projeto proposto e com a cota a ser patrocinada, as contrapartidas deverão ser: A ampla divulgação do Município de Formiga com a inserção do logotipo, de for-ma padronizada, em todas as peças promo-cionais de divulgação do projeto, peças grá-ficas (folders, banners, cartazes, etc.), releases de imprensa, peças de comunicação para mídia eletrônica, mídias digitais, sites, CDs, DVDs, dentre outras possibilidades; Veiculação do logotipo em todos os exem-plares físicos e digitais; Citação do patrocí-nio recebido em todas as entrevistas conce-didas; Exibição de vídeo institucional, quando for o caso, a ser fornecido pelo Mu-nicípio de Formiga; Nos projetos em que, na contrapartida, houver cessão de estande, obrigatoriamente, os custos de montagem, desmontagem e ambientação, deverão estar inclusos no valor do patrocínio, com layout e mobiliários personalizados a serem especifi-cados pela Secretaria Municipal de Comuni-cação. O tamanho da área cedida deverá ser proporcional ao valor do patrocínio e sua utilização será acordada previamente entre as partes; Disponibilização de convites e/ou credenciais, quando for o caso, em número a ser acordado; e Todas as despesas atinentes às contrapartidas oferecidas ao Município ficarão a cargo do patrocinado. Seção VI Das Disposições Gerais Art. 17. As especifi-cações para a aplicação dos logotipos deve-rão ser rigorosamente observadas pelo pro-ponente, não podendo o mesmo utilizá-los sem prévia e expressa autorização, nem sem o devido acompanhamento por parte da pa-trocinadora. O material deverá ser previa-mente encaminhado à Secretaria Municipal de Comunicação do Município de Formiga para análise e, somente após a aprovação, será permitida a produção de peças gráficas. Art. 18. Caso haja contestação de terceiros em relação a qualquer questão e, em espe-cial, propriedade intelectual, o proponente ficará responsável civil e criminalmente, isentando o Município de Formiga de qual-quer responsabilidade. Art. 19. O deferimen-to ou não dos projetos fica a critério único e exclusivo do Município de Formiga, não cabendo recursos ou reclamações posterio-res aos proponentes não atendidos. Art. 20. Caso seja constatada alguma divergência nas informações bancárias prestadas pelo propo-nente, o pagamento ficará suspenso, sem que o Município de Formiga incorra em qual-quer penalidade ou custo, até que as infor-mações corretas sejam repassadas pelo pro-ponente. Art. 21. No valor do patrocínio estão incluídos todos os custos diretos e in-diretos do proponente, sua administração, imprevistos, encargos fiscais, sociais e pre-videnciários, sem a estes se limitarem, não sendo devido pelo Município de Formiga nenhum outro valor, sob nenhuma hipótese. Art. 22. O proponente deverá possuir a auto-ria ou ser o único titular dos direitos autorais patrimoniais do projeto, responsabilizando--se judicialmente e/ou extrajudicialmente pelas informações prestadas ao Município de Formiga. Art. 23. Não sendo o titular do direito autoral e ou patrimonial, o proponen-te obriga-se a obter todas as autorizações e cessões de direitos de terceiros necessárias para a proposição e realização do projeto, bem como a celebração do contrato, com-prometendo-se, ainda, a obter a cessão por prazo indeterminado e a título gratuito, quando aplicável, de imagem e expressão oral dos artistas para divulgação em grava-ções, filmagens, sites, informativos, livros e em todos os meios de publicidade e divulga-ção que achar necessários. Art. 24. O uso da marca fica restrito ao projeto patrocinado, não podendo ser utilizada em outras edições. O uso indevido da marca implicará em san-ções legais. O patrocínio contratado não obriga o Município a patrocinar edições fu-turas do mesmo projeto ou proponente, bem como novas tiragens de produtos. Art. 25. As despesas com a execução desta lei correrão à conta de dotações próprias constantes da Lei Orçamentária Municipal. Art. 26. O Poder Executivo poderá regulamentar esta Lei, no que couber. Art. 27. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚ-NIOR Prefeito Municipal THIAGO LEÃO PINHEIRO Chefe de Gabinete

LEI Nº. 5206 DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Revoga a Lei nº 4753, de 26 de no-vembro de 2012, que instituiu no município de Formiga, o Conselho do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil. O POVO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA, POR SEUS REPRESENTANTES, APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1º Fica revogada a Lei nº. 4753, de 26 de no-vembro de 2012, que instituiu no município de Formiga, o Conselho do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua pu-blicação. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚNIOR Prefeito Mu-nicipal THIAGO LEÃO PINHEIRO Chefe de Gabinete

LEI Nº. 5207 DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Autoriza concessão de subvenção so-cial à Associação Tatame do Bem. O POVO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA, POR SEUS REPRESENTANTES, APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a conce-der subvenção social à Associação Tatame do Bem, CNPJ: 18.129.747/0001-00, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), cujo recurso é oriundo de doações do Banco do Brasil ao Fundo da Infância e da Adoles-cência - FIA. Art. 2º Para fazer face às des-pesas de que trata o art. 1º, serão utilizados

recursos próprios do orçamento vigente, conforme abaixo discriminado:

Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚNIOR Prefeito Municipal THIAGO LEÃO PINHEIRO Chefe de Ga-binete

LEI COMPLEMENTAR Nº 168, DE 02 DE OUTUBRO DE 2017 Acresce e altera a redação de dispositivos das Lei Complementares nº 041 e nº 044, de 24 de fevereiro de 2011 e dá outras providências. O POVO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA, POR SEUS REPRESENTANTES, APROVA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI COMPLEMENTAR: Art. 1º O “caput” do art. 150 e seu parágrafo único, da Lei Complementar nº 041, de 24 de fevereiro de 2011, passam a viger com a seguinte redação: “Art. 150. Pelo nascimento de filhos, o servidor terá direto à licença-paternidade de 20 (vinte) dias consecutivos. Parágrafo único. O servidor que ado-tar ou obtiver guarda judicial de criança com até 180 (cento e oitenta) dias de idade também terá direito a licença remunerada de 20 (vinte) dias consecutivos, contados a partir da data da guarda judicial ou da adoção definitiva.” Art. 2º O art. 155 da Lei Complementar nº 041, de 24 de fevereiro de 2011, passa a viger acrescido do inciso VI: “VI – por até 2 (dois) dias, para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira, devidamente comprovado por atestado.” Art. 3º O “caput” do art. 155 e seu parágrafo único, da Lei Complementar nº 044, de 24 de fevereiro de 2011, passam a viger com a seguinte redação: “Art. 155. Pelo nascimento de filhos, o servidor terá direto à licença--paternidade de 20 (vinte) dias consecutivos. Parágrafo único. O servidor que adotar ou obtiver guarda judicial de criança com até 180 (cento e oitenta) dias de idade também terá direito a licença remunerada de 20 (vinte) dias consecutivos, contados a partir da data da guarda judicial ou da adoção definitiva.” Art. 4º O art. 157 da Lei Complementar nº 044, de 24 de fevereiro de 2011, passa a viger acrescido do inciso V: “V – por até 2 (dois) dias, para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou compa-nheira, devidamente comprovado por atestado.” Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚNIOR Prefeito Municipal THIAGO LEÃO PINHEIRO Chefe de Gabinete

PORTARIA Nº. 3391, DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Designa servidores para função que menciona. O Prefeito Municipal de Formiga, usando das atribuições que lhe confere o artigo 61, inciso VI, da Lei Orgânica do Município e considerando a solicitação do Secretário Muni-cipal de Saúde, através da Comunicação Interna nº. 0154/2017, datada de 29 de setembro de 2017; considerando a Portaria nº. 334/GM de 01 de março de 2011, que estabelece os recursos a serem disponibilizados aos Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio dos procedi-mentos da Portaria nº. 718/SAS; considerando a Portaria nº. 718/SAS , no artigo 2º que altera a estrutura da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS no grupo 4 – Procedi-mento Cirúrgico e sub-grupo 14 – Bucomaxilofacial; considerando o Manual de Especialidades de Saúde Bucal/2008, que estabelece normas e critérios técnicos específicos; RESOLVE: Art. 1º Designar os servidores, abaixo discriminados, para fiscalizarem e acompanharem a execução de todas as exigências contidas nos credenciamentos de empresas especializadas para contra-tação de prestação de serviços nas áreas de implante dentário osteointegrado e prótese dentária sobre implante, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, nos termos do Programa Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal, sem ônus adicional para o erário. - Maria Luiza Paiva Coelho; - Leandro Pimentel da Silva dos Santos; - Denise Menezes Mota. Art. 2º Dentre as suas atribuições deverão documentar todos os eventos em registro próprio e específico e assinar ata de registro de preço de sua responsabilidade. Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Registre-se, Publique-se, Cumpra-se. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JUNIOR Prefeito Municipal

PORTARIA Nº. 3392, DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Designa servidores para função que menciona. O Prefeito Municipal de Formiga, usando das atribuições que lhe confere o artigo 61, inciso VI, da Lei Orgânica do Município e considerando a solicitação do Secretário Munici-pal Adjunto de Obras e Trânsito, através da Comunicação Interna nº. 329/2017, datada de 27 de setembro de 2017; RESOLVE: Art. 1º Designar os servidores, abaixo discriminados, para fisca-lizarem e acompanharem o processo licitatório que tem como objeto a contratação de empresa para lavação e lubrificação dos veículos pertencentes à frota municipal, sem ônus adicional para o erário. - João Guilherme Resende; - Ivo Brito Borges. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Registre-se, Publique-se, Cumpra-se. Formiga, 02 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JUNIOR Prefeito Municipal

PORTARIA Nº. 3393, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017. Designa servidores para função que menciona. O Prefeito Municipal de Formiga, usando das atribuições que lhe confere o arti-go 61, inciso VI, da Lei Orgânica do Município e considerando a solicitação da Diretora de Compras Públicas, através da Comunicação Interna nº. 90, datada de 28 de setembro de 2017; RESOLVE: Art. 1º Designar os servidores, abaixo discriminados, para fiscalizarem e acompa-nharem o processo de credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços téc-nicos de avaliação de imóveis e emissão de pareceres técnicos de avaliação mercadológica dos imóveis urbanos e rurais, inclusive os que não são de propriedade do município, sem ônus adi-cional para o erário. - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: Amanda Francês Silva e Thaís Maira Guimarães; - Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas: José Arcanjo Borges; - Controladoria Municipal: Daiane Leal Faria; - Secretaria Municipal de Gestão Ambiental: Mariana Magela Ramos; - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano: João Gonçalves Pereira; - Secretaria Municipal de Cultura: Ivar Salviano; - Comuni-cação: Welerson de Andrade Cunha; - Secretaria Municipal de Educação: Thaís Veloso Arantes Martins; - Secretaria Municipal de Fazenda: Sânzio Luis Correa - Gabinete: Fábio Junio da Silva e Thiago Leão Pinheiro; - Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Regu-lação Urbana: Paulo César Quintiliano; - Procuradoria: Priscilla Mara da Silva; - Secretaria Municipal de Saúde: Arson Cruz e Leandro Pimentel da Silva dos Santos. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Registre-se, Publique-se, Cumpra-se. Formiga, 03 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JUNIOR Prefeito Municipal

PORTARIA Nº. 3394, DE 04 DE OUTUBRO DE 2017. Altera a Portaria nº. 3232 de 15 de março de 2017. O Prefeito Municipal de Formiga, usando das atribuições que lhe confere o artigo 61, inciso VI, da Lei Orgânica do Município e considerando a solicitação do presidente da Comissão Permanente de Seleção de Julgamento de Chamamento Público, RESOLVE: Art. 1º Alterar o artigo 1º da Portaria nº. 3232 de 15 de março de 2017 que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º. (.....) (.......) - Thaís Maira Guimarães - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Suplente.” Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Registre-se, Publique-se, Cumpra-se. Formiga, 04 de outubro de 2017. EUGÊNIO VILELA JUNIOR Prefeito Municipal

PORTARIA Nº. 2246 DE 02/10/2017 Efetiva servidor aprovado em estágio probatório, e dá outras providências. O DIRETOR GERAL DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ES-GOTO DE FORMIGA - S.A.A.E., usando de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Complementar nº: 41, de 24 de Fevereiro de 2011 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Formiga e suas alterações posteriores, Resolve: Art. 1º - EFETIVAR a servidora DÉRLI CARMELITA COSTA, habilitada para o exercício do cargo de MENSAGEIRO, a par-tir do dia 30 de SETEMBRO de 2017, em conformidade com o Parecer Conclusivo expedido pela Comissão de Avaliação de Desempenho, após cumprido o interstício previsto no Art. 47, da Lei Complementar nº: 41, de 24/02/2011. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor nesta data, retroagindo seus efeitos ao dia 30/09/2017, revogadas as disposições em contrário. Art. 3º - Registre-se, publique-se e cumpra-se. Serviço Autônomo de Água e Esgoto, 02 de Outubro de 2017. JOSÉ PEREIRA DE SOUSA DIRETOR GERAL

PORTARIA Nº. 2247 DE 02/10/2017 Efetiva servidor aprovado em estágio probatório, e dá outras providências. O DIRETOR GERAL DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ES-GOTO DE FORMIGA - S.A.A.E., usando de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Complementar nº: 41, de 24 de Fevereiro de 2011 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Formiga e suas alterações posteriores, Resolve: Art. 1º - EFETIVAR o servidor PAULO LUCIANO DE SOUSA, habilitado para o exercício do cargo de MENSAGEIRO, a partir do dia 30 de SETEMBRO de 2017, em conformidade com o Parecer Conclusivo expe-dido pela Comissão de Avaliação de Desempenho, após cumprido o interstício previsto no Art. 47, da Lei Complementar nº: 41, de 24/02/2011. Art. 2º - Esta portaria entra em vigor nesta data, retroagindo seus efeitos ao dia 30/09/2017,revogadas as disposições em contrário. Art. 3º - Registre-se, publique-se e cumpra-se. Serviço Autônomo de Água e Esgoto, 02 de Outubro de 2017. JOSÉ PEREIRA DE SOUSA DIRETOR GERAL

SAAE / Formiga / MG torna público que fará realizar o Processo Licitatório Nº 0084/2017 – Pregão Presencial Nº 072/2017 – Registro de Preços – Tipo: Menor Preço Unitário. Ob-jeto: Referente eventual e futura CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE EXAMES LABORATORIAIS E EXAMES MÉDICO. A abertura da sessão será às 08h30min, do dia: 17/10/2017. Local: Rua Antônio José Barbosa, 723 – Bairro Santa Luzia – Aos interessados, informações, bem como o edital completo está à disposição no site: www.saaeformiga.com.br – Wainy Torres – Pregoeiro.

SAAE / Formiga / MG torna público que fará realizar o Processo Licitatório Nº 0085/2017 – Pregão Presencial Nº 073/2017 – Registro de Preços – Tipo: Menor Preço Unitário. Objeto: Referente eventual e futura AQUISIÇÃO DE PEÇAS PARA MANUTENÇÃO EM CON-JUNTOS DE BOMBAS E MOTOBOMBAS desta Autarquia. A abertura da sessão será às 08h30min, do dia: 18/10/2017. Local: Rua Antônio José Barbosa, 723 – Bairro Santa Luzia – Aos interessados, informações, bem como o edital completo está à disposição no site: www.

www.formiga.mg.gov.br Edição 725 - Formiga - 09 de Outubro de 20176 |

COM O QR CODE

A NOTÍCIA NÃO ACABA AQUI.

PUBLICAÇÕES LEGAIS

SAÚDE

ADMINISTRAÇÃO E GP

PROCURADORIA

PREVIFOR

EDUCAÇÃO

saaeformiga.com.br – Záira de Oliveira Arantes Rangel – Pregoeira.

SAAE / Formiga / MG torna público que fará realizar o Processo Licitatório Nº 0083/2017 – Pregão Presencial Nº 071/2017 – Registro de Preços – Tipo: Menor Preço Unitário. Objeto: referente registro de pre-ços para eventual e futura AQUISIÇÃO DE TAMPÃO DE FERRO FUNDIDO para ma-nutenção em ruas e avenidas deste Municí-pio. A abertura da sessão será às 08h30min, do dia: 23/10/2017. Local: Rua Antônio José Barbosa, 723 – Bairro Santa Luzia – Aos in-teressados, informações, bem como o edital completo está à disposição no site: www.saaeformiga.com.br – Wainy Keitman Tor-res – Pregoeiro.

SAAE / Formiga / MG torna público que fará realizar o Processo Licitatório Nº 0075/2017 – Pregão Presencial Nº 065/2017 – Registro de Preços – Tipo: Menor Preço Unitário. Objeto: referente eventual e futura AQUISIÇÃO DE TUBOS E CONEXÕES EM PVC para manutenção dos setores de água e esgoto neste Município. A aber-tura da sessão será às 08h30min, do dia: 19/10/2017. Local: Rua Antônio José Bar-bosa, 723 – Bairro Santa Luzia – Aos inte-ressados, informações, bem como o edital completo está à disposição no site: www.saaeformiga.com.br – Záira de Oliveira Arantes Rangel – Pregoeira.

EXTRATO DO 2º TERMO DE ADITA-MENTO AO CONTRATO Nº 002/2016. Processo Licitatório nº 002/2016, modali-dade Inexigibilidade nº 001/2016. Contra-tante: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE FORMIGA, Contratada: TELEMAR NORTE LESTE S.A. Valor: fica acrescido o valor referente ao item 5: valor estimado de R$4.200,00 (quatro mil e duzentos reais), ficando as demais cláusulas sem alterações. José Pereira de Sousa – Di-retor Geral. Formiga/MG, 27 de setembro de 2017.

EXTRATO DO 1º TERMO DE ADITA-MENTO AO CONTRATO Nº 036/2017 - PROCESSO DE LICITATÓRIO Nº 059/2017 - MODALIDADE DISPENSA Nº 006/2017 - OBJETO: Referente pres-tação de serviço de recuperação estrutural da Estação de Tratamento de Agua (ETA-1) desta Autarquia - CONTRATANTE: SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE FORMIGA - CONTRATA-DO: DICASA ENGENHARIA LTDA – ME - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA Nº: 17.512.0008.6.016.3390 39 F/56 – Reforma de Construções - Outros Serviços de Tercei-ros – Pessoa Jurídica - Valor: fica aditivado o valor de R$71.204,54 (setenta e um mil, duzentos e quatro reais e cinquenta e quatro centavos). José Pereira da Sousa – Diretor Geral – Formiga/MG, 02 de outubro de 2017.

RELAÇÃO DE PRODUTOS ADQUI-RIDOS NO PERÍODO DE 01/09/2017 A 30/09/2017. O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Formiga – MG tor-na público para o conhecimento, que será afixada no seu quadro de avisos, a relação contendo preços dos objetos adquiridos e re-lação dos respectivos fornecedores. Formi-ga (MG), 02 de outubro de 2017. CLEIDE MARIA LAMOUNIER SOUZA – COOR-DENADOR DE LICITAÇÃO.

PORTARIA Nº 041, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017. Designa servidor para a função que menciona e dá outras providências. O Superintendente do Instituto de Previdência Social do Município de Formiga – PREVI-FOR, no uso de suas atribuições, conferidas pelo artigo 119 da Lei Municipal nº 4.172, de 31 de março de 2009, RESOLVE: Art. 1º Designar o Servidor Márcio Gabriel Amarante, para fiscalizar e acompanhar as exigências contidas no Contrato de Insti-tuições Financeiras, autorizadas pelo Banco Central do Brasil, para prestação de serviços de concessão de empréstimos e financiamen-tos, mediante consignação em folha de pa-gamento, aos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas do PREVIFOR bem como aos inativos e pensionistas de respon-sabilidade financeira da Prefeitura Munici-pal de Formiga. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Regis-tre-se, publique-se e cumpra-se. Formiga, 03 de outubro de 2017. EVERALDO ALVES PACHECO Superintendente Executivo

PORTARIA Nº. 040 / 2017 O Superinten-dente do Instituto de Previdência dos Ser-vidores Públicos Municipais de Formiga — PREVIFOR, no uso de suas atribuições, conferidas pelo inciso XVI do artigo 119 da Lei Municipal nº. 4172 de 31 de março de 2009, acrescentado pela Lei nº 4901 de 16 de abril de 2014. RESOLVE: Art. 1º. CON-CEDER aposentadoria voluntária por idade, com proventos proporcionais e sem direito à paridade, a Servidora MARIA DE LOUR-DES CASTRO ALMEIDA, Auxiliar de Ser-viços, Classe I, Grau F, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, matrícula nº. 10.779, CPF nº: 389.387.746-00, com fundamento no artigo 40, § 1º, III, “b” da CR/88 e nos artigos 36 e 37 da Lei Municipal nº. 4.172 de 31 de março de 2009, a partir de 01 de outu-bro de 2017. Art. 2º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 01 de outubro de 2017, revo-gadas as disposições em contrário. Registre--se, Publique-se e Cumpra-se. Formiga, 03 de outubro de 2017. EVERALDO ALVES PACHECO Superintendente Executivo

EXTRATO DO CONVÊNIO Nº 074/2017 - Concedente: Município de Formiga/MG. Convenente: SANTA CASA DE CARI-DADE DE FORMIGA. Objeto: concessão

de subvenção social através de repasse financeiro pelo CONCEDENTE, para cus-tear materiais, medicamentos, prestação de serviços médicos, administrativos e terceirizados para realização de ações de saúde na Santa Casa de Caridade de For-miga, conforme Plano de Trabalho e Metas, que faz parte integrante deste instrumen-to. Dotação: 02.09.01.10.3020000.0.009 335043.00.00.00.0149. Valor: R$ 100.000,00 . Vigência: 28/09/2017 a 31/12/2017.

EXTRATO DO CONTRATO DE PRES-TAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 052/2017. (Processo Licitatório nº. 108/2017 – Pre-gão nº. 088/2017). Contratante: Município de Formiga-MG. Contratada: José Roberto Muniz 05581776628. Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviços téc-nicos profissionais para ministrar aulas de danças e desenvolver atividades esportivas nos grupos a serem realizados pelo Ser-viço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a fim de complementar o trabalho social com famílias realizado no âmbito do Serviço de Proteção e Atendi-mento Integral à Família (PAIF), conforme especificações técnicas e parâmetros míni-mos de desempenho e qualidade definidos nos anexos 02 e 07 do Edital Convocotório. Valor: R$ 11.520,00 (onze mil, quinhen-tos e vinte reais). Dotações Orçamentá-rias: 12.01.08.244.0067.2257.3390.39 e 12.01.08.244.0067.2373.3390.39 Vigência: 06 meses. Data: 04/10/17.

PORTARIA Nº. 2286/2017 Concede Licen-ça-Prêmio a servidor(a). O Prefeito Munici-pal de Formiga, usando das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município de Formiga, em seus artigos 61, inciso VI, e artigo 83, inciso II, alínea a e em conformi-dade com o artigo 139 da Lei Complementar nº. 41, de 24 de fevereiro de 2011, Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Formiga, Estado de Minas Gerais, e suas alterações. Resolve: Art. 1º - Conceder ao(a) servidor(a), JOAO CARLOS PINTO BAR-RA, FISIOTERAPEUTA VII C, 01 ( um ) mês(es) de Licença-Prêmio, no período de 20/09/2017 a 19/10/2017. Art. 2º - Esta Por-taria entra em vigor na data de sua publica-ção, revogadas as disposições em contrário e retroagindo seus efeitos a 20/09/2017. Re-gistre-se, Publique-se e Cumpra-se. Prefeitu-ra Municipal de Formiga, 27 de setembro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚNIOR Prefeito Municipal MILLENA RIBEIRO DA SILVA Secretário Municipal de Administração e Gestão de Pessoas

PORTARIA Nº. 2287/2017 Concede Licen-ça-Prêmio a servidor(a). O Prefeito Munici-pal de Formiga, usando das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município de Formiga, em seus artigos 61, inciso VI, e artigo 83, inciso II, alínea a e em conformi-dade com o artigo 145 da Lei Complementar nº. 44, de 24 de fevereiro de 2011, Estatuto dos Profissionais da Educação do Município de Formiga, e suas alterações. Resolve: Art. 1º - Conceder ao(a) servidor(a), MARIA APARECIDA RODRIGUES, ASSISTEN-TE DE EDUCAÇÃO INFANTIL I G, 03 ( três ) mês(es) de Licença-Prêmio, no período de 27/09/2017 a 25/12/2017. Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua pu-blicação, revogadas as disposições em con-trário. Registre-se, Publique-se e Cumpra--se. Prefeitura Municipal de Formiga, 27 de setembro de 2017. EUGÊNIO VILELA JÚNIOR Prefeito Municipal MILLENA RI-BEIRO DA SILVA Secretário Municipal de Administração e Gestão de Pessoas

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDU-CAÇÃO INEXIGIBILIDADE DE CHA-MAMENTO PÚBLICO JUSTIFICATIVA Referência: Inexigibilidade de chamamento público – Repasse ao Terceiro Setor – Ter-mo de Colaboração. Base legal: Art. 31 c/c Art. 32, da Lei Federal nº. 13.019/14 e Art. 2º, do Decreto Municipal nº. 7.017/2017. Organização da Sociedade Civil/Propo-nente: Caixa Escolar Idoil Francisca Viana CNPJ: 00.637.437/0001-30 Endereço: Rua C 2, S/Nº - Cidade Nova Objeto proposto: Aquisição de gêneros alimentícios para preparação da alimentação escolar. Valor total do repasse: R$ 5.225,60 (cinco mil duzentos e vinte e cinco reais e sessenta centavos) Período: 2017 Tipo da Parceria: Colaboração. Organização da Sociedade Civil/Proponente: Caixa Escolar Lídia Bra-ga CNPJ: 10.952.641/0001-08 Endereço: Praça Padre Daniel Nascimento Lindo, 30 - Rosário Objeto proposto: Aquisição de gêneros alimentícios para preparação da ali-mentação escolar. Valor total do repasse: R$ 12.496,00 (doze mil quatrocentos e noventa e seis reais) Período: 2017 Tipo da Parceria: Colaboração. Organização da Sociedade Civil/Proponente: Caixa Escolar Maria da Penha dos Santos CNPJ: 00.849.978/0001-22 Endereço: Rua Padre Salvador Godói, 75 - Souza e Silva Objeto proposto: Aquisição de gêneros alimentícios para preparação da alimentação escolar. Valor total do repasse: R$ 7.384,00 (sete mil trezentos e oitenta e quatro reais) Período: 2017 Tipo da Parce-ria: Colaboração. Organização da Sociedade Civil/Proponente: Caixa Escolar Papa Pio XII CNPJ: 21.592.133/0001-74 Endereço: Rua Higino de Carvalho, 130 - Rosário Objeto proposto: Aquisição de gêneros ali-mentícios para preparação da alimentação escolar. Valor total do repasse: R$ 5.112,00 (cinco mil cento e doze reais) Período: 2017 Tipo da Parceria: Colaboração. Justificativa pela inexigibilidade: Sob análise da presente justificativa, depara-se que através dos ter-mos de colaboração e repasse financeiro às entidades relacionadas, é no presente caso INEXIGÍVEL a aplicação do chamamento

público para realização dos termos e repasses financeiros ante a inviabilidade de competição existente, em razão da natureza singular do objeto em estudo, assim como das metas a serem atingidas, as quais somente poderão ser alcançadas pelas Unidades específicas, no caso em exame as CAIXAS ESCOLARES, que são únicas e indicadas para constituir a incumbência prevista no presente repasse financeiro, quer pela administração quer pela utilização dos recur-sos a estas destinados. À vista da Lei Municipal 5079/2015, que determinou e regulamentou a descentralização da merenda nas Escolas Públicas do Município de Formiga que estende seus efeitos a toda Rede Municipal de Ensino, que as tornaram por direito as próprias gestoras dos recursos e na aquisição dos gêneros alimentícios, bem como sua preparação, atendendo as normas reguladoras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o fito de descentralizar as ações por meio do compartilhamento da responsabilidade pela oferta da alimentação escolar entre as unidades de ensino do município, através de uma alimentação saudável e de forma igualitária, respeitando-se assim as diferenças biológicas existentes entre as faixas etárias. Por outro lado, a inviabilidade de um chamamento torna-se visível e claro, por inexistência de competição e ante a natureza da aplicabilidade da nova exigência, conforme prevê o próprio DECRETO MUNICIPAL, 7017/2017 que alterou o Decreto 7004/2017, em seu § 5º que determinou a aplicação de parcerias com as Caixas Escolares, que são os agentes executores dos recursos transferidos pelo Município, em razão da descentralização do sistema aplicado por lei, que veio regulamentar o assunto e a este, determinar suas especificações. É o nosso parecer PELA INEXIGÊNCIA DO CHAMAMENTO PÚBLICO pelos motivos e ra-zões acima expostos. Sob pena de nulidade do ato de formalização de parceria previsto na Lei 13.019/2014, o extrato da justificativa previsto para ausência de realização de chamamento público deverá ser publicado, na mesma data em que for efetivado, no sítio oficial da admi-nistração pública na internet e, eventualmente, a critério do administrador público, também no meio oficial de publicidade da administração pública (§ 1º do art. 32 da Lei 13.019/2014). Formiga/MG, 18 de setembro de 2017. CID CORRÊA MESQUITA Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação

DISCUSSÃO E DECISÕES DA PAUTA: Presidente inicia a reunião, solicita leitura da ata e todos aprovaram. Em seguida, lida as correspondências recebidas: e-mail recebido em 11 07 2017 da SMS, apresentando a necessidade de criação da Comissão Intersetorial de Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras; comunicado do Rotary, indicando novo representante da entida-de; e-mail da SMS recebido em 11 07 2017, solicitando pauta na reunião do Conselho sobre prestação de contas de compra de veículos; ofício 711 de 10 07 2017 da SMS, solicitando pauta na reunião do Conselho para apresentar o RAG 1º quadrimestre 2017 assistencial e financeiro e ofício 717 de 10 07 2017 da SMS, solicitando pauta na reunião para apresentar plano de traba-lho do novo convênio entre Santa Casa e Município. Sem correspondências expedidas no perí-odo. Presidente solicita início da apresentação; primeira pauta trata de assunto relativo à Santa Casa e todos repudiam a ausência do representante da entidade. Sra Ana Lucia inicia a apresen-tação, que trata sobre autorização para Santa Casa e Município de Formiga firmar convênio. Explica que o objetivo do convênio é repasse de recurso municipal para auxiliar na sustentação dos plantões médicos exigidos pelo Rede Resposta, que é a rede de urgência emergência que elenca hospitais da região para dar suporte ao trabalho do SAMU. A Santa Casa foi habilitada na rede pela Resolução CIB SUS 2218 2015 e segundo suas exigências, é necessário haver plantão contínuo das seguintes clínicas no hospital: médica, cirúrgica, ginecológica/obstétrica, pediátrica, ortopédica, anestésica e uti adulto/neonatal. Como o recurso advindo do Estado é insuficiente, a SMS fará aporte financeiro no sentido de complementar o recurso para cobrir as despesas e viabilizar o trabalho. Foi exposto o plano de trabalho, que consta objetivo, justifica-tiva, metas pretendidas, cronograma de execução, etapas ou fases de execução, cronograma de desembolso e a previsão e início e término da execução e a conclusão das etapas programadas. Sr Ronan comenta que o convênio é importante, pois o recurso do SUS às vezes atrasa e o convênio permite adiantar pagamento dos plantonistas para evitar desatendimento e atualmente, contemplará todas as clínicas elencadas no serviço de urgência emergência, sem escolha de qual profissional será pago. Vale ressaltar que Sr Sergio chegou na reunião durante a exposição do assunto e pediu desculpas pelo atraso. Presidente submete o assunto ao plenário, checa o quó-rum, há 12 presentes e todos os conselheiros aprovam o Município de Formiga firmar convênio com a Santa Casa com objetivo de promover ações de saúde pública das clínicas disponíveis. Presidente solicita iniciar próxima pauta, que trata da prestação de contas de recursos para compra de automóvel para a SMS. Sra Vitoria inicia a apresentação. Explica que em 2014, a SMS recebeu parte do recurso necessário para efetuar compra de 3 automóveis por meio dos seguintes convênios: 1753 (R$ 35 mil para aquisição de veículo com foco nas ações de assistên-cia à saúde), 495 (R$ 40 mil para aquisição de veículo com foco nas ações das ESF) e 592 (R$ 60 mil para aquisição de veículo ambulância simples). Porém, as emendas parlamentares só encaminharam 5% do recurso na época e como o prazo de execução do convênio se findou, foi necessário devolver o recurso dos 3 convênios para o Estado com atualização monetária. Sr Luciano pergunta por que o Estado só enviou 5% do recurso e se seria necessário o município aplicar a contrapartida no valor restante e não foi feito. Sra Vitoria explica que, segundo as emendas parlamentares, o registrado era para ser depositado o valor total dos veículos e não aconteceu. Presidente submete o assunto ao plenário, checa o quórum, há 12 presentes e todos os conselheiros aprovam a Prestação de Contas dos Convênios 1753, 495 e 592, todos de 2014, que tratava de compra de automóveis para a SMS. Presidente inicia a última pauta da reunião, que trata da apresentação do RAG 1° quadrimestre 2017 assistencial e financeiro. Sras Ana Lucia e Vitória explicam que a apresentação dos dados assistenciais e financeiros serão simul-tâneas, com intuito de verificar se o entendimento dos dados fica mais claro para os conselheiros avaliarem, se o recurso gasto surtiu efeito na assistência, e se colocam à disposição para obser-vações desta metodologia aplicada. Sra Vitoria inicia, expondo o custo da unidade de cada ser-viço, traçando paralelo com as fontes de financiamento disponíveis (se municipal, estadual e / ou federal) e se houve cobertura ou não das despesas; em seguida, Sra Ana Lucia expõe os da-dos que representam atendimentos efetivamente ocorridos que foram subsidiados com os recur-sos citados. Assim, é demonstrado os dados de produção e sustentação dos seguintes setores da SMS: PAM, Atenção Secundária, Caps, dengue, laboratório, Vigilância Sanitária, Ceo, Centro Imagens, todos os PSF e NASF, transporte, Epidemiologia, gestão, Faturamento, jurídico, re-cursos humanos, atenção primária, contabilidade, regulação, compras, almoxarifado, saúde do trabalhador, TFD e Central de Marcação, Assistência Farmacêutica, Otocenter e Santa Casa. Sr Geraldo comenta que farmácia, com a mudança de endereço, estará mais próxima da gestão e proporcionará melhor acompanhamento das demandas e velocidade na solução das dificuldades impostas pelo Estado. Sr Luiz pergunta se para tomografia e ressonância há teto para agenda e Sra Ana Lucia explica que sim, pois o agendamento depende de cota disponível liberada pelo Estado para o prestador. Sr Luciano pergunta sobre mamógrafo, se há previsão sobre compra de novo aparelho ou de consertar o aparelho existente e Sr Geraldo diz que aparelho existente foi avaliado por empresa especializada a pouco tempo e segundo estes, não compensa consertar, porem já articulou com o Estado a possibilidade de conseguir um novo e o jurídico está traba-lhado nos trâmites exigidos para sermos contemplados. Sra Mirtes pergunta sobre ajuda de custo para paciente que viaja para tratar de saúde e Sra Vitoria explica quais pacientes podem ser contemplados e o fluxo para atendimento. Sr Geraldo comenta que a equipe da Atenção Primaria está trabalhando na redivisão das áreas entre os postos para oferecer mais equidade no atendimento. Sr Luis comenta que percebe ser pouco explorado o trabalho do farmacêutico na Atenção Primaria. Sr Geraldo comenta que projetos dessa natureza estão nas metas do governo, porem esse ano precisamos primeiramente colocar as burocracias em ordem para assim, ter possibilidade de firmar novos projetos. Cita também que para a vacinação antirabica, ficou de-terminado que serão disponibilizados 2 carros só para as equipes que farão vacinação. Sr Mau-ricio comenta que, pelos dados apresentados, são muitos atendimentos para um só profissional médico no PSF Centro e técnicos da SMS constataram um provável erro de digitação no relató-rio; será conferido e apresentado na próxima reunião. Sr Luciano pergunta por que da demora do abastecimento da farmácia e por que demora para efetuar as compras dos medicamentos. Sr Geraldo explica que Estado fez a compra para os municípios, conforme ficou determinado por deliberação do Estado, mas os medicamentos não foram entregues devido o Estado ter dividas com os fornecedores. Sra Vitoria explica que só depois do prazo que o Estado tinha para cum-prir com as entregas é que foi possível aproveitar o recurso do Estado para ajudar o município a efetuar as compras de medicamentos, independe da ata de registro do Estado. Sr Mauricio comenta que planta de valores será apresentada em audiência publica, feita com supervisão da Promotoria de Justiça, e a arrecadação mais justa proporcionará mais investimento na assistên-

cia. Presidente submete o assunto ao plenário, checa o quórum, há 12 presentes e todos os conselheiros aprovam COM RESSALVAS o RAG 1° quadrimestre 2017 assistencial e financei-ro. Sra Ana Lucia ressalta que nas ressalvas serão apresentados dados que ficaram faltando, como: esclarecimento do atendimento médico em janeiro 2017 no PSF Centro, atendimentos de mamografia em Santo Antonio do Monte, atendimentos na Clifor e dispensação de medicamen-tos na farmácia básica. Secretário solicita a palavra para informar que a farmácia já tem tudo programado para mudança de endereço; que a equipe no PSF Geraldo Veloso em breve terá seu posto pronto, pois só falta instalação do padrão de energia; conta que Samu de Formiga fez parto bem sucedido; que o PAM receberá dia 19 jul visita do Ministério da Saúde com vistas a habilitar a unidade como UPA e depois da habilitação, o município receberá verba considerável, que será aplicada integralmente para subsidiar o trabalho desta equipe. Nada mais a relatar, a reunião foi encerrada.

DISCUSSÃO E DECISÕES DA PAUTA: Presidente inicia a reunião e explica a todos os pre-sentes que a ata da última reunião será apresentada na próxima reunião, pois secretária não teve tempo hábil para finalizar. Não houve correspondências no período. Explica que decidiu passar a reunião para quarta-feira, pois segunda-feira era emenda de feriado e ao contatar os conselheiros para lembrar da reunião, secretária percebeu que não haveria quórum. Solicita inicio da apresentação da primeira pauta, que trata da criação da CISTT. Sr Mauricio explica que, Formiga, pela sua população, o município deve criar a CISTT, segundo orientação do Estado e o município receberá recurso financeiro para o setor responsável na SMS administrar o trabalho. A comissão será subordinada ao Conselho e irá propor ações, que serão deferidas ou não pelo plenário. O objetivo é diminuir ações trabalhistas no município e se gastar menos com licenças, alcançando assim melhor condições de trabalho. Presidente pergunta como recurso relacionado à CISTT será aplicado e Sr Mauricio explica que são impostas metas e se tais metas são alcançadas, o recurso é disponibilizado. Sra Cidinha, referencia técnica do setor na SMS, comenta que houve reunião da comissão formada pelo Conselho e nela, já foi indicado alguns nomes para compor a CISTT inicialmente. Sr Mauricio comenta que ainda terão mais convi-dados. Presidente submete o assunto ao plenário, checa o quórum, há 13 presentes, e todos os conselheiros aprovam a criação da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e Trabalha-dora – CISTT. Presidente passa para a próxima pauta, que trata sobre a prestação de contas do convênio 144/2013. Sra Vitoria inicia a explicação, dizendo que o convênio foi firmado com o Estado em 2013 e contemplava recurso financeiro para compra de equipamentos para a UPA. Apresenta dados de compra de equipamentos para a unidade e fica claro que o município fez muitas aquisições em desacordo com o pactuado no convênio firmado com o Estado. Presidente submete o assunto ao plenário, checa o quórum, há 13 presentes, e todos os conselheiros repro-vam a Prestação de Contas do Convênio 144/2013 por unanimidade. Secretário pede a palavra; diz que está ajustando com o Estado recurso para compra de veículos, pois este é um gargalo gritante na SMS; que hoje houve reunião com os 54 municípios da macro para avaliar o SAMU e estreitar ajustes de percurso; que todos os municípios estão sentindo reflexo da falta de paga-mentos em dia por parte do Estado em diversas rubricas e vão articular para pressionar o Estado quanto aos pagamentos serem pontuais; a unidade Geraldo Veloso será entregue no próximo sá-bado para a comunidade; que já vê pontos positivos com a mudança da Farmácia em termos de economia; que a equipe da SMS está estudando a volta da UBS Asadef a pedido da comunidade e ampliar o serviço de fisioterapia. Sr Rogerio pergunta sobre situação da instalação do raio x e Sr Geraldo explica que a ideia é instalar e que para isso, solicitou análise da Siemens, que está para nos passar estudo e para os ajustes apontados, utilizará o pessoal da Secretaria de Obras. Sra Janete pergunta pelo dentista no PSF Rosario e Sr Geraldo explica que está fazendo ajstes para que outro dentista os habitantes dessa área. Por fim, Sr Geraldo pede a todos que não deixe de falar com o ouvidor sobre todos os tipos de demanda. Sem mais, a reunião foi encerrada.

DISCUSSÃO E DECISÕES DA PAUTA: Presidente inicia a reunião e explica a todos os presentes que a ata da última reunião será apresentada na próxima reunião, pois secretária não teve tempo hábil de finalizar. Não houve correspondências no período. Solicita início da apresentação da primeira pauta, que trata sobre a transformação do PAM em UPA. Sr Geraldo e Sra Vitoria explicam que após a construção finalizada e todos os trâmites burocráticos que o Ministério da Saúde exigiu que fossem apresentados (trâmites estes que consumiram muito tempo de execução), somente agora que a SMS conseguiu colocar funcionando as exigências assistenciais da unidade. Agora foi solicitada a visita do Ministério da Saúde, que farão uma vistoria geral no PAM e assim, o PAM passará a ser denominado UPA. A vantagem para a população é que uma UPA funciona com organização mais técnica e afinada, de modo que as ações desempenhadas surtam um tempo de resposta mais eficaz. Para a administração, a vanta-gem que sendo UPA, a unidade receberá custeio do Ministério da Saúde mensal, que auxiliará no abastecimento quanto aos insumos necessários para o bom funcionamento. Presidente sub-mete o assunto ao plenário, checa o quórum, há 13 presentes e todos os conselheiros aprovam o Termo de compromisso para transformação do PAM em UPA. Sr Geraldo comenta sobre saída da Secretaria Adjunta, Sra Meire; que foi uma decisão do governo e apresenta Sra Denise, nova ocupante do cargo. Em seguida, Presidente solicita o início da explanação da próxima pauta, que trata sobre a revisão aprovação da minuta de lei para o Conselho Municipal de Saúde de Formiga. Sra Ana Lucia explica que, após a análise da comissão do Conselho formada para esse fim no material que foi compilado pelo jurídico da SMS, algumas considerações foram acolhidas e outras rejeitadas, com embasamento legal; que a minuta foi baseada nas orientações do Conselho Nacional de Saúde com intuito de atualizar à legislação vigente, dar mais autono-mia e desburocratizar a função do órgão em questão. Desta forma, a lei ficou com a seguinte estrutura: objetivos, composição e/ funcionamento e todos os tópicos são detalhadamente ex-plicados. Sr Luterio pergunta sobre troca dos conselheiros em 2 anos e Presidente comenta que as alterações dos conselheiros ficam submetidas à vontade da entidade. Pergunta também do porque deve haver paridade de entidades para os membros da mesa diretora e Sra Ana Lucia comenta que a mesa deve representar as entidades, de modo que o critério aplicado deve ser o mesmo, ou seja, 50% 25% 25%. Presidente destaca a alteração do quórum para aprovações de matérias, item importante para dar agilidade nas decisões do Conselho. Por fim, Presidente explica aos conselheiros que a minuta sugerida pelo Conselho é uma sugestão, pois não é da al-çada deste órgão criar leis e que será entregue ao Prefeito para publicação. Ainda será avaliada pelo corpo jurídico da Prefeitura, mas com as colocações do jurídico da SMS já se tem grande chance da Prefeitura concordar com os termos e efetuar a publicação. Após publicada, será o momento de revisar o Regimento Interno, no qual consta rotinas internas do Conselho e outros assuntos. Presidente submete o assunto ao plenário, checa o quórum, há 13 presentes e todos os conselheiros aprovam a minuta revisada para nova Lei do Conselho Municipal de Saúde de Formiga. Nada mais a relatar, a reunião foi encerrada.

www.formiga.mg.gov.brEdição 725 - Formiga - 09 de Outubro de 2017 | 7

www.formiga.mg.gov.br Edição 725 - Formiga - 09 de Outubro de 20178 |