ettore tedeschi analisa: apesar da crise, África do sul cresce como produtora de vinhos

6

Upload: ettoretedeschi

Post on 24-Jan-2017

84 views

Category:

Food


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ettore Tedeschi analisa: apesar da crise, África do Sul cresce como produtora de vinhos
Page 2: Ettore Tedeschi analisa: apesar da crise, África do Sul cresce como produtora de vinhos

Ettore Reginaldo Tedeschi Ettore Tedeschi analisa: apesar da crise, África do Sul cresce como

produtora de vinhos

Page 3: Ettore Tedeschi analisa: apesar da crise, África do Sul cresce como produtora de vinhos

Você já ouviu falar em vinhos do novo mundo? Trata-se de uma categoria emergente que aumentou o leque de bebidas ao redor do planeta, além dos já conhecidos rótulos de países do Velho Continente, como França, Itália, Espanha e Portugal.

Page 4: Ettore Tedeschi analisa: apesar da crise, África do Sul cresce como produtora de vinhos

A distribuição de produtores corre os continentes, passando pela América do Sul, com Chile, Argentina e Brasil, passando pela América do Norte, com os Estados Unidos, pela Oceania, com Austrália e Nova Zelândia e desembarcando na surpreendente África do Sul, sétimo maior produtor de vinhos no mundo, com quase 100 mil hectares de vinhedos. A surpresa se dá pelo, injustificável, desdém por terras africanas, desconhecendo a rica cultura e incríveis iguarias.

Page 5: Ettore Tedeschi analisa: apesar da crise, África do Sul cresce como produtora de vinhos

No entanto, a expectativa é que esse panorama mude na próxima década. Isso porque o planejamento para o setor de turismo baseado na degustação de vinhos da África do Sul apresenta grande potencial para dobrar de tamanho nos próximos anos. Um grande aliado à estratégia é a desvalorização do rande, moeda corrente oficial da África do Sul que, no último ano, caiu 28% em relação ao dólar, a desvalorização monetária faz com que aumente, consequentemente o número de visitantes ao país, como indica a Vinpro, organização que conta com mais de 3.600 produtores e adegas.

Page 6: Ettore Tedeschi analisa: apesar da crise, África do Sul cresce como produtora de vinhos

Ettore Tedeschi analisa: fazer da crise uma oportunidade da volta por cima, este é o exemplo da África do Sul para o mundo. Apesar da desvalorização monetária, Rico Basson, diretor administrativo da Vinpro, aposta no crescimento do mercado dos atuais 6 para 15 bilhões de randes (US$ 930 milhões) até 2025. De acordo com o Basson, o enoturismo no país vem crescendo 7% ao ano, o que já faz da África do Sul empregue, atualmente, mais de 300 mil pessoas no setor.