Ética

4
Ética indica o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Responsabilidade Social é cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. Existem várias outras a definições para o termo responsabilidade. Podemos citar, entre elas, as seguintes: Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto. Podemos citar um exemplo: A implantação de uma fábrica em uma determinada localidade, cujo espaço era utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda desse acesso, exigindo a criação de novas forma de alcançar o que estava posto e estabelecendo um novo cenário para o local. Como compensar aos nativos e a natureza por essa "invasão"? Aplica-se no caso atos contínuos que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores com meios compensatórios de forma a evitar o máximo mudanças bruscas. Observe-se que há outras interpretações. Um outro exemplo: Uma empresa que patrocina um time de futebol ou vôlei que supostamente tem condições de se manter sozinho é responsabilidade social? Sim, desde que a relevância do fato de determinada empresa efetuar tal patrocínio tenha relevancia social e seja de amplo espectro de aplicação. Tornando mais fácil ao acesso da educação, esporte, cultura, entre outros a comunidade local envolvida.

Upload: hannacostazani

Post on 29-Jun-2015

170 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ética

Ética indica o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Responsabilidade Social é cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Existem várias outras a definições para o termo responsabilidade. Podemos citar, entre elas, as seguintes:

Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto.

Podemos citar um exemplo: A implantação de uma fábrica em uma determinada localidade, cujo espaço era utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda desse acesso, exigindo a criação de novas forma de alcançar o que estava posto e estabelecendo um novo cenário para o local.

Como compensar aos nativos e a natureza por essa "invasão"? Aplica-se no caso atos contínuos que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores com meios compensatórios de forma a evitar o máximo mudanças bruscas.

Observe-se que há outras interpretações.

Um outro exemplo:

Uma empresa que patrocina um time de futebol ou vôlei que supostamente tem condições de se manter sozinho é responsabilidade social?

Sim, desde que a relevância do fato de determinada empresa efetuar tal patrocínio tenha relevancia social e seja de amplo espectro de aplicação. Tornando mais fácil ao acesso da educação, esporte, cultura, entre outros a comunidade local envolvida.

Page 2: Ética

Tem aos montes colega. Mas você tem que definir que expressões de ética você que abordar. Vou te dar três exemplos:

1- Numa folha de papel simule uma machete de jornal rasgada ao meio com a seguinte chamada: Homem de cor leva 3 galinhas... (Pergunte ao grupo qual a interpretação ele faz daquela manchete, vc terá em sua maioria, sem dúvida que trata-se de um roubo, e que alguns aind apontarão que se trata de uma pessoa negra(de cor) o suposto ladrão, porém a leitura é a seguinte: HOMEM DE COR LEVA 3 GALINHAS PARA DOAÇÂO AO HOSPITAL DE CANCER. - A idéia além de remeter ao preconceito é também ver a questão da ética aplicada a meia verdade, quando o ético seria fazer a análise após verificar a manchete po inteiro).

2 - O caso da agenda, livro, diário. Combine previamente com duas ou três pessoas o seguinte: uma delas deixa um livro, diário, etc de fácil acesso a todos na sala, um curioso (combinado) pegará o objeto e partilhará com os outros o seu conteúdo (observe quantos o fazem sem o menor constrangimento, quantos relutam e quanto se recusam a bisbilhotar o objeto) - dirija-se ao grupo, peça o objeto e, sem abri-lo coloque-o de volta ao lugar. Quando o "dono" retornar, divida os os grupos de acordo com a atitude que tomaram, os curiosos, os relutantes e os aversos, e peça ao dono do objeto que identifique o porquê daquela separação além de identificar a tendência do grupo. Após isso reflita com todos a questão ética da privacidade e discrição.

3 - A fila - Disponha algumas cadeiras da sala em fila indiana, e as outras em círculo em volta desta última, providêncie chocolates e/ou balas suficiente à todas as pessoas, mas só deixe a mostra a quantidade suficiente para atender a fila, coloque os chocolates no assento de cada cadeira. Logo vão perguntar o que fazer para ganhar o chocolate. Diga que será de acordo com a ordem de chegada na sala, só que na forma inversa do último para o 1º - Haverá alguns protestos, e daí questione: Regras são para ser respeitas? Ou só as nos interessam as regras que nos benificiam diretamente? ( ou seja a ética no sentindo legalista )

Distribua uma bexiga para cada um. Cada qual deverá encher a sua bexiga. Em seguida pedir para que todos fiquem de pé e que formem um grande círculo. Cada um deverá manter-se em movimento, andando pelo espaço feito pelo círculo não devendo se afastar do grupo. Deverá manter sua bexiga no ar dando tapinhas. Não poderá deixa-la cair no chão. Caso isso aconteça, deverá pegá-la e colocá-la novamente no ar.

O Professor já deve deixar combinado antes do jogo começar que irá tocar nas costas dos participantes e que esse ao ser tocado, deverá se afastar do grupo deixando a bexiga.

Com isso, ficarão cada vez mais bexigas e cada vez menos participantes,

Page 3: Ética

e os que continuarem no jogo, deverão se esforçar ao máximo para manter todas as bexigas no ar. Vai chegar um determinado momento que isso não será mais possível por mais que os participantes que restaram, se esforcem.

Objetivo da dinâmica:  

A importância do dividir tarefas. Se cada um fizer a sua parte, ninguém fica sobrecarregado.