estudo dirigido patologia

4
ESTUDO DIRIGIDO / PATOLOGIA 1. Descreva os estágios da organização celular de um organismo. Célula, tecido, órgãos, sistemas e organismo. 2. O que significa Patologia? Ciência que estuda as causas das doenças, a fisiologia das enfermidades, bem como a etiologia das doenças, analisando e avaliando as sedes e as alterações morfológicas e funcionais que cada doença exibe. 3. Defina doença: Doença é um estado que está ligado ao conceito de adaptação, que é uma propriedade inerente a todo e qualquer ser vivo. Dessa forma, dizemos que doença é um estado de carência de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social, no qual o individuo se sente mal, exibindo sintomas e apresentando alterações orgânicas evidenciáveis denominadas de sinais. 4. Defina saúde: É o estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social no qual o mesmo interage, sentindo-se bem e sem apresentar sinais de alterações orgânicas. 5. Citar um parâmetro orgânico que pode ser considerado um caso de adaptação e não uma patologia. Ao nível do mar, alguns indivíduos podem apresentar um aumento considerável células sanguíneas (hemácias), apresentando uma certa patologia conhecida como policetemia. Porém, em regiões acima do nível do mar, alguns indivíduos podem apresentar um número aumentado das células sanguíneas, significando portanto um caso de adaptação em relação a altitude. 6. Qual o significado de “Normalidade”? Normalidade significa parâmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos. 7. Quais as áreas englobadas pela patologia?

Upload: douglas-noberto-da-silva

Post on 13-Sep-2015

8 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Patologia Básica

TRANSCRIPT

ESTUDO DIRIGIDO / PATOLOGIA

1. Descreva os estgios da organizao celular de um organismo.

Clula, tecido, rgos, sistemas e organismo.

2. O que significa Patologia?

Cincia que estuda as causas das doenas, a fisiologia das enfermidades, bem como a etiologia das doenas, analisando e avaliando as sedes e as alteraes morfolgicas e funcionais que cada doena exibe.

3. Defina doena:

Doena um estado que est ligado ao conceito de adaptao, que uma propriedade inerente a todo e qualquer ser vivo. Dessa forma, dizemos que doena um estado de carncia de adaptao ao ambiente fsico, psquico ou social, no qual o individuo se sente mal, exibindo sintomas e apresentando alteraes orgnicas evidenciveis denominadas de sinais.

4. Defina sade:

o estado de adaptao do organismo ao ambiente fsico, psquico ou social no qual o mesmo interage, sentindo-se bem e sem apresentar sinais de alteraes orgnicas.5. Citar um parmetro orgnico que pode ser considerado um caso de adaptao e no uma patologia.

Ao nvel do mar, alguns indivduos podem apresentar um aumento considervel clulas sanguneas (hemcias), apresentando uma certa patologia conhecida como policetemia. Porm, em regies acima do nvel do mar, alguns indivduos podem apresentar um nmero aumentado das clulas sanguneas, significando portanto um caso de adaptao em relao a altitude.

6. Qual o significado de Normalidade?

Normalidade significa parmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da mdia de vrias observaes de um determinado parmetro, utilizando-se para o seu clculo mtodos estatsticos.

7. Quais as reas englobadas pela patologia?

Etiologia (estudo das causas), Patognese (estudo dos mecanismos), Anatomia Patolgica (estudo das alteraes morfolgicas dos tecidos que em conjunto recebem o nome de leso) e a Fisiopatologia (estudo das alteraes funcionais dos rgos afetados).

8. Quais as divises da Patologia?

Patologia Geral: estuda os aspectos comuns s diferentes das no que se referem as suas causas, mecanismos patogenticos, leses estruturais e alteraes da funo.Patologia especial: se ocupa das doenas de um determinado rgo ou sistema ou estuda as doenas agrupadas por suas causas.9. Explique por que a Patologia Geral exige conhecimentos razoveis sobre os aspectos morfolgicos, bioqumicos e fisiolgicos das clulas e dos tecidos normais.

Por que os agentes agressores, que podem ser os mais variados possveis (fsico, qumico, biolgico) causam leses que alteram a estrutura morfolgica das macromolculas que fazem parte do arcabouo ou interstcio dos tecidos, afetando assim a sua funo (estrutura fisiolgica). Dessa forma, entende-se que a Patologia uma disciplina multidisciplinar, necessitando do apoio de outras disciplinas como a Bioqumica e a Biologia Celular para o seu conhecimento.

10. Conceitue leso:

Leso ou processo patolgico o conjunto de alteraes morfolgicas moleculares e funcionais que surgem nos tecidos aps as agresses.

11. Em relao a classificao das leses, em que implica as alteraes do interstcio

As alteraes do interstcio implicam em alteraes na forma e estrutura da substncia fundamental amorfa, constituda por macromolculas como proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoprotenas adesivas; bem como do componente fibroso, formado pelo Sistema Colgeno (fibras colgenas) e Sistema Elstico (fibras elsticas). No conjunto tanto a substncia fundamental amorfa quanto a parte fibrosa, interagem entre si conferindo coeso e conexo entre clulas e tecidos. As alteraes nesses aspectos implicam na perda desta coeso.

12. Compare necrose e apoptose.

Necrose um processo patolgico seguido de autlise, enquanto a apoptose um processo fisiolgico no seguido de autlise.

13. Complete o quadro abaixo:

14. Explique como se classifica a calcificao:

A calcificao o processo pelo qual os sais de cristais se acumulam nos tecidos moles tornando-o mais rgido.Calcificao Distrfica origina-se a partir de uma leso pr-existente. Ocorre primeiro necrose e depois a calcificao.Calcificao Metasttica originada a partir da hipercalcemia, sem leso pr-existente.Calculose oi Litase origina-se de uma leso pr-existente. Ocorre em qualquer estrutura que no transporte sangue, em rgos ocos e dictos.

15. Exemplifique um tipo de calcificao distrfica:

comum em indivduos com aterosclerose, caracterizado pela presena de necroses no endotlio a partir da deposio de placas de ateroma.

16. Explique pigmento/pigmentao e exemplifique:

Pigmento todo e qualquer substancia que possua cor prpria.Pigmentao processo de acumulo normal ou patognico de pigmento no organismo.Ex.: Bilirrubina indica alterao no metabolismo heptico.Hemossiderina indica alterao no metabolismo das hemcias.Melanina responsvel pela pigmentao da pele.

17. Qual o principal agente agressor que causa leso nas clulas e nos tecidos?

A Hipxia (falta de O2) compromete a irrigao sangunea que leva a perda de ATP (energia) levando a morte celular.

18. Cite 2 lugares onde ocorre a litase:

Nos rins e na vescula.

19. O que significa normalidade?

um parmetro funcional do organismo. Ex.: BPM, PA, TAX, etc.

20. Quais as reas englobadas pela patologia e sua funo?

Anatomia Patolgica, Fisiopatologia, Patologia Geral e Patologia Especial.Anatomia Patolgica ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnstico das doenas baseado no exame macroscpico de peas cirrgicas e microscpico para o exame de clulas e tecidos.Fisiopatologia estuda os distrbios funcionais e seu significado clnico, a natureza das alteraes morfolgicas e sua distribuio nos diferentes tecidos.Patologia Geral estuda os aspectos comuns, as diferentes doenas. Ela exige conhecimentos dos aspectos morfolgicos, bioqumicos e fisiolgicos das clulas e dos tecidos normais.Patologia Especial estuda as doenas de um determinado rgo do sistema.

21. Descreva um caso de adaptao e um parmetro orgnico que pode ser considerado como caso de adaptao:

O corpo humano ao ser exposto a altas latitudes sofre com a diminuio da presso baromtrica do ar. Com esta diminuio ocorre uma srie de sintomas com a nusea, a dificuldade de respirar, fadiga, entre outras, esta situao caracterizada como hipxia. O organismo ao tentar se adaptar as novas condies inicia um processo chamado de aclimatao.Primeiro ocorre o aumento da ventilao pulmonar pelo fato da presso parcial de oxignio baixa.Em seguida existe um aumento do nmero de hemcias resultante a exposio a condio de hipxia.E por ltimo o aumento da capacidade de difuso do oxignio.Broncodilatao (expanso dos alvolos pulmonares)Policitemia (nmero elevado de hemcias)Difuso (passagem facilitada de gs das pequenas artrias para as membranas dos alvolos pulmonares).