estudo dirigido completo

6
Faculdade Estácio do Recife Aluna: Maria Helena Fernandes e Leylane Coutinho Curso: Serviço Social – Turma: “B” – 3º Período Profª: Josy Luiz Disciplina: Politica Social I Livro: Politica social no capitalismo: tendências contemporânea/(organizadoras) Ivanete Boschetti..., 2. Ed. São Paulo: Coprtez, 2009. Texto: Discurssões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania ESTUDO DIRIGIDO 1) Em forma se síntese explique: Qual o significado da política? R- Constituir uma relação entre pessoas diferentes ou desiguais, tendo por isso caráter conflituoso. Para atingir objetivos comuns e, assim, fugir do caos que se instalaria se cada um se entrincheirasse na defesa de seus interesses e objetivos particulares, dessa forma, a política não são inerentes à natureza dos homens, mas resulta do imperativo de convivência entre eles, que não apenas são diferentes do ponto de vista da idade, do sexo, da cor, da etnia, mas possuem valores, crenças, opiniões e ideologias distintas e estai desigualmente situados na estrutura social (de classes e status). A política entra como instrumento de consenso, negociação e entendimento entre as partes conflitantes, usado nas democracias ou nos Estados ampliados.(pág. 88-89) A política compõe-se, ao mesmo tempo, de atividades formais (regras estabelecidas, por exemplo) e

Upload: helena-fernandes

Post on 18-Jan-2016

8 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estudo Dirigido Completo

Faculdade Estácio do Recife

Aluna: Maria Helena Fernandes e Leylane Coutinho

Curso: Serviço Social – Turma: “B” – 3º Período

Profª: Josy Luiz

Disciplina: Politica Social I

Livro: Politica social no capitalismo: tendências contemporânea/(organizadoras) Ivanete Boschetti..., 2. Ed. São Paulo: Coprtez, 2009.

Texto: Discurssões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania

ESTUDO DIRIGIDO

1) Em forma se síntese explique: Qual o significado da política?

R- Constituir uma relação entre pessoas diferentes ou desiguais, tendo por isso caráter conflituoso. Para atingir objetivos comuns e, assim, fugir do caos que se instalaria se cada um se entrincheirasse na defesa de seus interesses e objetivos particulares, dessa forma, a política não são inerentes à natureza dos homens, mas resulta do imperativo de convivência entre eles, que não apenas são diferentes do ponto de vista da idade, do sexo, da cor, da etnia, mas possuem valores, crenças, opiniões e ideologias distintas e estai desigualmente situados na estrutura social (de classes e status). A política entra como instrumento de consenso, negociação e entendimento entre as partes conflitantes, usado nas democracias ou nos Estados ampliados.(pág. 88-89)

A política compõe-se, ao mesmo tempo, de atividades formais (regras estabelecidas, por exemplo) e informais (negociações, diálogos, confabulações) adotados num contexto de relação de poder e destinados a resolver, sem violência, conflitos em torno de questões que envolvem bens e assuntos públicos. A política no sentido clássico são eleições, voto, partido, parlamento, governo. Nesses âmbitos, o uso da política assume diferentes formas, como luta pelo poder, concorrência entre partidos, formação de grupos de interesses para exercício da influência, táticas, acertos, combinações, que ás vezes a identificam com uma atividade política menos, ou com infra política.(pág.91)

Page 2: Estudo Dirigido Completo

2) Explique, segundo a autora, o significado da política social como espécie do gênero da política pública.

R- Relações entre governos e cidadãos, extrapolando o estrito apego às tradicionais dimensões normativas e morais e às minúcias do funcionamento de instituições específicas. Destacando-se por não ter como objeto privilegiado a estrutura dos governos, ou o comportamento dos atores políticos, e nem o que os governos podem ou não fazer, mas sim o que os governos efetivamente fazem. Com mudanças e reorientações teóricas e metodológicas, que constituíram ou reformularam, com intuito de diferenciar-se dos tradicionais estudos políticos, e resgatar a relação orgânica entre a teoria política e prática política, sem cair na esterilidade dos estudos formais e legais.(pág. 92 -93 )

Sendo assim, a política social é uma espécie do gênero política pública.

3) Defina, de acordo com o texto as principais características da política pública.

A) Multidisciplinar- Rompe com os estreitos limites dos estudos sobre instituições e estruturas e abrange temas e questões tratadas por outras disciplinas científicas, como a economia, a sociologia, a ciência política, o direito, o serviço social, dentre outros.

B) Intervencionista- Conhecendo seu objeto de estudo, interferir e modifica o mesmo.

C) Normativa- Não utiliza só racionalidade, pois em certos momentos não conseguir separa fins e meios, valores e técnicas, nos estudos das ações dos governos, pois se interessa pelo conhecimento do “ser”, quanto com a definição do “deve ser”.(pág. 93)

4) Cite e explique (resumidamente) quais as funções e os tipos da política pública.

R- Concretização de direitos de cidadania conquistados pela sociedade e amparadas pela lei, definidas assim suas duas funções:

a) Concretizar direitos conquistados pela sociedade e incorporados nas leis; b) Alocar e distribuir bens públicos que , por sua, vez, apresentam caracteristicas indivisívéis. Públicos e fáceis de acessar.

Que por sua vez apresenta tipos de política públicas:

Page 3: Estudo Dirigido Completo

DISTRIBUTIVA:

São caracterizadas por um baixo grau de conflito dos processos políticos, visto que políticas de caráter distributivo só parecem distribuir vantagens e não acarretam custos - pelo menos diretamente percebíveis - para outros grupos.

São caracterizadas por consenso e indiferença amigável. Em geral, políticas distributivas beneficiam um grande número de destinatários, todavia em escala relativamente pequena; potenciais opositores costumam ser incluídos na distribuição de serviços e benefícios.

Ex: Transferência de renda aos mais pobres.

REDISTRIBUTIVAS

São orientadas para o conflito. O objetivo é o desvio e o deslocamento consciente de recursos financeiros, direitos ou outros valores entre camadas sociais e grupos da sociedade. [Windhoff-Héritier, 1987, p. 49]. O processo político que visa a uma redistribuição costuma ser polarizado e repleto de conflitos.

Ex:Reforma agrária

REGULATÓRIAS: Consiste em ditar regras autoritárias que afetam

Trabalham com ordens e proibições, decretos e portarias. Os efeitos referentes aos custos e benefícios não são determináveis de antemão; dependem da configuração concreta das políticas. Custos e benefícios podem ser distribuída de forma igual e equilibrada entre os grupos e setores da sociedade, do mesmo modo como as políticas também podem atender a interesses particulares e restritos. Os processos de conflito, de consenso e de coalizão podem se modificar conforme a configuração específica das políticas.

Ex: O código de trânsito; a lei do silêncio a partir de certa hora da noite.

CONSTITUTIVAS

Políticas estruturadoras ou políticas modificadoras de regras: determinam as regras do jogo e com isso a estrutura dos processos e conflitos políticos, isto é, as condições gerais sob as quais vêm sendo negociadas as políticas distributivas, redistributivas e regulatórias. (pág.99,100,101)

Ex: Revisão de leis; intodução de reformas isntitucionais ou administativas.

Page 4: Estudo Dirigido Completo

5) Qual a RELAÇÂO das políticas públicas com os direitos de cidadania e com quais desses direitos a política pública de identificam?

R – Decorrem do fato de esses direitos terem como perspectiva a equidade, a justiça social, e permitirem à sociedade exigir atitudes positivas, ativas do Estado para transformar esses valores em realidade.Tendo como principal função a concretização de direitos de cidaddania conquistadas pela sociedade e amparadas pela lei.Se identificam com duas categorias de direitos: INDIVIDUAIS E E OS SOCIAIS, sendo que os individuais se dividem em direitos cívis e políticos e, de par com os direitos sociais, fala-se hoje dos direitos difusos.(pág.101,102)

6) O que significa “DIREITOS SOCIAIS”; quais as mudanças ocorridas na sociedade a partir do surgimento desses direitos e qual o papel do Estado a partir de então?

R- Se guiam pelo principio da igualdade, embora tenham no seu horizonte os direitos individuais- que se guiam pelo princípio da liberdade, devendo esses direitos terem como perspectiva a equïdade, a justiça social, e permiterem à sociedade exigir atitudes positivas, ativas do Estado para transformar essess valores em realidade.

A grande mudança foi do Estado Liberal em Estado Social, regido por valores social-democratas(ou socialista, no entender de alguns).

Neste conjunto de direitos incluem-se, além do trabalho, a saúde, a educação, a habitação, a assitência social, que por sua nartureza coletiva, requerem do Estado obrigatóriamente atuação e garantia. .(pág. 102)