estudante nos anos 80 - amorizade

18
Estudante Nos Anos 80 27/10/2006 Filed under: educação ,saudosismos — jacky @ 10:52 am Estudei do 7º ao 12º nos anos 80, numa escola secundária do Porto. Ficava longe de casa porque a escola perto estava sobrelotada. Todos os dias, andava 15 a 30 mn de autocarro e ainda andava a pé uns 5 mn. Nunca me foram levar ou buscar de carro à escola. Tive sempre aulas de tarde, enquadrada em turmas de meninos menos bons (talvez socialmente), e obviamente, ficámos sempre com os professores menos influentes na escolha dos horários ou com professores estagiários. Éramos raparigas na maioria por ser uma escola dirigida antigamente a meninas. Em geral, tive óptimos professores, exceptuando um ou outro que tinha ido para o ensino como segunda escolha. Andava sempre carregada de livros às costas porque não tínhamos sempre sala fixa e as mochilas não tinham rodinhas. Passavam-se horas na reprografia da escola (minicubículo com uma fotocopiadora trabalhadora) para se tirar umas míseras cópias, porque a máquina não era industrial, nem separava as coisas por vários molhos, nem agrafava nem chamava os alunos e os professores pelo nome. Para se tirar apontamentos, ia-se para a biblioteca que tinha os livros fechados em armários (com grades e a chaves) e tinha de se contar com o bom ou o mau humor da funcionária para nos abrir um dos livros do seu esconderijo. Não havia sofás para se estar sentado a ouvir música com auscultadores pois nem isso havia na biblioteca. Quanto a computadores, hein? Que é isso? Como a comida na cantina, era intragável, nos dias em que precisava de ficar na escola a almoçar, comíamos qualquer coisa no bufete. Uma de nós, encarregava-se de comprar a Maria para ser lida durante esse período de tempo e nos rirmos um bocado. Na altura, não havia Mac Donalds nem Burger King nem Pizza Hut. Os gordos faziam-se à custa de enfardar pães com manteiga ou pães com açúcar. Os mais afortunados compravam pastéis no intervalo grande de 15mn. Obesidade era uma palavra que ainda não se usava. Vestíamos roupas de todas as cores e misturavam-se padrões com outros padrões. O resultado dava algo pior que uma árvore de Natal mal decorada. Usavam-se os cabelos volumosos para os lados. As senhoras faziam permanente para ripar o cabelo para cima. Os jovens usavam gel no cabelo com purpurinas (que se chamavam Procurar estatísticas 8,201,905 visitas wordpress registar iniciar sessão rss dos artigos feed rss dos comentários. create a free website or blog at wordpress.com. comentários diegomachado em ABC de qualidades e defeitos… sexo do boceta e pên… em ABC de qualidades e defeitos… Clara Soratto AMORIZADE Amor + Amizade – Termo de Luandino Vieira 101 COISAS EM 1001 DIAS DA AMORIZADE… LINKS PERFIL

Upload: eudesqueiros

Post on 05-Feb-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sobre os anos 80, as maravilhas da amizade e do amor.

TRANSCRIPT

Page 1: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 1/18

Estudante Nos Anos 80 27/10/2006

Filed under: educação,saudosismos — jacky @ 10:52 am

Estudei do 7º ao 12º nos anos 80, numa escola secundária do Porto.Ficava longe de casa porque a escola perto estava sobrelotada.Todos os dias, andava 15 a 30 mn de autocarro e ainda andava a péuns 5 mn. Nunca me foram levar ou buscar de carro à escola. Tivesempre aulas de tarde, enquadrada em turmas de meninos menosbons (talvez socialmente), e obviamente, ficámos sempre com osprofessores menos influentes na escolha dos horários ou comprofessores estagiários. Éramos raparigas na maioria por ser umaescola dirigida antigamente a meninas. Em geral, tive óptimosprofessores, exceptuando um ou outro que tinha ido para o ensinocomo segunda escolha.

Andava sempre carregada de livros às costas porque não tínhamossempre sala fixa e as mochilas não tinham rodinhas. Passavam-sehoras na reprografia da escola (minicubículo com umafotocopiadora trabalhadora) para se tirar umas míseras cópias,porque a máquina não era industrial, nem separava as coisas porvários molhos, nem agrafava nem chamava os alunos e osprofessores pelo nome. Para se tirar apontamentos, ia-se para abiblioteca que tinha os livros fechados em armários (com grades e achaves) e tinha de se contar com o bom ou o mau humor dafuncionária para nos abrir um dos livros do seu esconderijo. Nãohavia sofás para se estar sentado a ouvir música com auscultadorespois nem isso havia na biblioteca. Quanto a computadores, hein?Que é isso?

Como a comida na cantina, era intragável, nos dias em queprecisava de ficar na escola a almoçar, comíamos qualquer coisa nobufete. Uma de nós, encarregava-se de comprar a Maria para serlida durante esse período de tempo e nos rirmos um bocado. Naaltura, não havia Mac Donalds nem Burger King nem Pizza Hut. Osgordos faziam-se à custa de enfardar pães com manteiga ou pãescom açúcar. Os mais afortunados compravam pastéis no intervalogrande de 15mn. Obesidade era uma palavra que ainda não seusava.

Vestíamos roupas de todas as cores e misturavam-se padrões comoutros padrões. O resultado dava algo pior que uma árvore de Natalmal decorada. Usavam-se os cabelos volumosos para os lados. Assenhoras faziam permanente para ripar o cabelo para cima. Osjovens usavam gel no cabelo com purpurinas (que se chamavam

Procurar

estatísticas8,201,905 visitas

wordpressregistariniciar sessãorss dos artigosfeed rss doscomentários.create a free websiteor blog atwordpress.com.

comentáriosdiegomachadoem ABC dequalidades edefeitos…sexo do bocetae pên… emABC dequalidades edefeitos…Clara Soratto

AMORIZADEAmor + Amizade – Termo de Luandino Vieira

101 COISAS EM 1001 DIAS DA AMORIZADE… LINKS PERFIL

Page 2: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 2/18

simplesmente brilhantes) que ficava todo pastoso. Os brilhantesiam-se descolando e ficava-se com a cara cheia deles caídos tiposemáforo escangalhado.

Nas aulas, aprendia-se embora também houvesse indisciplina. Osalunos que extrapolassem simplesmente eram chumbados à base defaltas a vermelho e acabavam por desamparar a loja. Nas línguasestrangeiras, os professores só falavam na mesma língua e eraproibido traduzir as palavras em Português, o que fazia com que,em certas aulas, ninguém percebesse um boi. Os dicionários eramproibidos. No 10º e no 11º, tive Alemão e como não pescava nadados textos, fiz batota e tinha no estojo dois dicionários dePortuguês/Alemão e Alemão/Português tamanho lilliput (que aindaguardo) e que jeito me fizeram! Nessas mesmas aulas, como aprofessora era estagiária, só falava em alemão para as alunas doGoethe e nós, os restantes socialmente desfavorecidos que nãotinham massa para frequentar esses coisos, ficávamos a jogarbatalha naval nas aulas ou a passar papéis uns aos outros até que asoutras nos dissessem o que era para fazer nas aulas.

No início dos anos 80, houve um boom do rock português ecantava-se músicas malucas como Chico fininho e Ela controla dosRock & Varius. Ao mesmo tempo, era-se obrigado a comer as rádiosnacionais e também se cantarolava os útimos êxitos do Marco Pauloe das Doce, embora não ficasse bem dizer-se que se gostava.Dentro do chunga, adorei na altura cantarolar o Passear contigo dosBroa de mel (ó meu deus, hoje até choro de rir com a má qualidadedaquilo) ou o Anel de noivado dos Trio Odemira, que ainda hoje meapetece cantar em casamentos. Ouvia-se o TNT na rádio comercialapresentado pelo Rui Pego e grupos que usavam cabelos às corescomo os Kajagoogoo. Dançava-se ao som dos Communards,Banarama e dos Erasure numa altura em que já havia rádios em FM.As adolescentes babavam-se em cima dos Duran Duran e dosSpandau Ballet. Sim, sim, anda cá rapaz tocar-me sexofone, querdizer, saxofone…

Aos Domingos, vestia uma roupa especial e ia com os meus amigosao cinema. Não havia shoppings e por isso corríamos a baixa àprocura de bilhetes em grandes salas como no cinema Batalha ondevi o Ghostbusters com toda a gente a dar ao pé, quando passava abanda sonora, no Olympia, no Passos Manuel e até no São João ondeas cadeiras eram duras como cornos. Não havia metro nem osautocarros tinham ar condicionado. Ou estava um calor do caraçaslá dentro, misturado com suor e às vezes com hálito a vinhaça, ouestava um frio de rachar porque as janelas iam abertas.

As salas de aula não tinham aquecimento e as carteiras eram umasvelhas secretárias ainda com o buraco para o tinteiro. Várias turmastinham educação física ao mesmo tempo e se fosse a nossa vez deficarmos nos campos exteriores, tínhamos de dar a aula à chuva.Quanto a tomar banho, só para os mais corajosos que toleravamágua fria. Nem todos tinham dinheiro para sapatilhas e a maltaemprestava as sapatilhas uns aos outros para não se ter falta dematerial.

Foram uns anos que gosto de recordar com alguma saudadeporque, embora tivesse sido uma adolescente bastante revoltada eproblemática, fui feliz e fiz grandes amizades que ainda hojeperduram. Se me esqueci de alguma coisa, é favor completar…

em ABC dequalidades edefeitos…

Narinha emABC dequalidades edefeitos…francysfagundes emABC dequalidades edefeitos…Maria JoseMendes Me…em Palavrascom mais de10 l…

Ana Máximoem Tudo em A

Ana Máximoem Tudo em S

dhienes emCarta a umaamiga perfeit…dhienes emABC dequalidades edefeitos…

categorias101 coisas em 1001dias (6)abecedários (64)adivinhas (55)amizade (91)amor (114)amorizade (blogspot)(231)anagramas (6)animais (77)astrologias (23)blogcharadas (85)blogosfera (157)canções de amizade(4)canções de natal (31)cartas da jacky (47)cinema (43)citações (27)

About these ads

Seguir

Follow“Amorizade”Get every new post deliveredto your Inbox.

Junte-se a 69 outros seguidores

Introduza o seu endereço de email

Sign me up

Build a website with WordPress.com

Page 3: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 3/18

Comments (32) 

32 Responses to“Estudante nos anos 80”

1. Fernando Says:27/10/2006 at 11:24 am

Eu sou da mesma geração masinfelizmente os anos 80 foram a piordécada da minha vida. Pessoalmente nãome correu nada bem, e tenho mesmomuito poucas lembranças boas dessestempos. Até na música, são os anos quemenos me atraem justamente porque osrelaciono sempre com boysbandsefeminadas como os Modern Talking eoutras.Mas recordar é viver e revi-me emmuitos pormenores do texto.Bjs

2. Orlando Says:27/10/2006 at 11:34 am

O meu tempo foi nos anossetenta. Nos anos oitenta por diantenasceram os meus filhos. Os meus anosoitenta foram de trabalho. Fiz parte dabandalheira universitária dos anossetenta, das passagens administrativas,dos insultos aos professores, do MRPP,da UDP, do PCP e dos comícios nosanfiteatros da Univ e mesmo em plenasaulas, dos profs postos fora da sala deaula em nome do povo. Nunca sabíamos

comes & bebes (32)considerandos sobreo amor (87)contos da jacky (39)cores (16)crise (5)culinária para tótós(2)cultura (37)dedicatórias (24)desporto (95)destralhar em 365dias (3)devaneios da jacky(58)diálogos (12)dona inveja (1)educação (38)emoções (117)escrita (38)fadas (47)família (101)flickr (1)flores (71)france (46)funny things (68)generalidades (73)geral (33)haikus da jacky (195)jacky (220)jogos de palavras(138)leituras (37)música (136)melodias felizes (25)mitologia (22)natal (37)palavras esquecidas(2)pérolas para osmeus filhos (42)photo a daychallenge (23)poemas (8)poemas de amizade(7)poemas de ternura(4)poesia (29)prontuário (17)qualidades e defeitos

About these ads

Gosto

Be the first to like this.

Relacionado

Educar versusensinar

Plano Nacionalde Leitura

Afinidades

In "educação" In "leituras"In "emoções"

Page 4: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 4/18

bem como seria o dia seguinte; aimprevisibilidade era total. A qualquermomento circulava uma nota de“concentração de protesto” contra oreitor ou contra o professor A ou B.O meu Liceu (que agora já não existe) fi-lo em Moçambique, no Liceu Salazar. Do6º e 7º anos faziam parte: nucleares,inglês e alemão; opcionais: OrganizaçãoPolítica e Administrativa da Nação,Filosofia (Psicologia no 6º), História ePortuguês. Como vêem, nos dois anosantes ao acesso à Univ, só tínhamos 6disciplinas, tendo em vista aespecialização. Música do meu Liceu:Pink Floid, Emerson Lake and Palmer,Deep Purple, entre outros.

3. Orlando Says:27/10/2006 at 11:40 am

…Cat Stevens, James Taylor,Simon and Garfunkel, Zeca Afonso,Adriano Correia de Oliveira e outrosbaladeiros de Coimbra. Filmes: “Opadrinho”, “La grande boufe”, “JesusChrist Superstar”.

4. alexdoblog Says:27/10/2006 at 12:44 pm

uau. revi-me bastante nestetexto e tmb andei nos anos 80.

As minhas amizades actuais ainda são asdo Liceu. Nem conto fazer outras, pelomenos no mundo real, porque no virtualé mais fácil.

Eram mesmo bons tempos. Fingia-seque se estudava e mesmo assim aindasabiamos algo. Ainda aprendemos algo…

A música actual nem a conheço, mas amúsica dos anos 80 foi a melhor. Se bemq a dos 70 ou 90 ainda se aproveitava…

5. wind Says:27/10/2006 at 2:32 pm

(31)recursos expressivos(62)saudosismos (14)sopa de letras (39)televisão (30)testes (225)top 5 (26)trabalhos manuais(31)trava-línguas (12)turismo (42)vocabulário (66)weblog.com.pt (347)

canções de amor(122)classificados (10)dias especiais (45)experiências dajacky (49)poemas de amor(72)retrato chinês (42)

paracomentar…

viewers flags

Page 5: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 5/18

Nesse aspecto tive mais soreque tu. Oliceu onde andei,tinha melhores condições.Agora a música ficou de facto a dosspandau ballet, duran duran e o que eugostava dos Erasure, todos gay, mas euadorava

6. pandora Says:27/10/2006 at 2:33 pm

nos 80 eu já estava naFaculdade, mas os fins de 70 não sãomuito diferentes… muito do que dissesteaplica-se a mim. E são boas recordações,sem dúvida. O Liceu Nacional de Évora,que ja tinha sido universidade e hoje éoutra vez, era um sítio mágico. Umpouco para a elite, para os que queriamcontinuar estudos, pq os menosfavorecidos iam para a Escola Industrial.Mas tb emprestei sapatilhas a colegaspara não terem falta. Ainda tive umaturma só de meninas, e usava batabranca por cima da roupa. Éramos umasdoidas… mas aprendemos muita coisa. Eolha, aprendi inglês com uma estagiáriae o resultado já sabes qual foi. Emportuguês tb foi uma estagiária que meeducou o gosto pela poesia. Recordo-ascom uma saudade imensa. Adorei lereste teu texto

7. wind Says:27/10/2006 at 2:33 pm

xiiiii! errata: sorte, o liceu

8. Gominha Says:27/10/2006 at 3:50 pm

Eu nos anos 80 só fiz a 1ª e a2ª classe…..

9. cc Says:27/10/2006 at 3:54 pm

Toda a nossa sociedade mudou

arquivojunho 2015maio 2015março 2015fevereiro 2015janeiro 2015dezembro 2014janeiro 2014março 2013janeiro 2013setembro 2012julho 2012junho 2012maio 2012abril 2012outubro 2011maio 2011abril 2011março 2011fevereiro 2011dezembro 2010outubro 2010setembro 2010agosto 2010julho 2010junho 2010maio 2010abril 2010março 2010janeiro 2010dezembro 2009novembro 2009

Page 6: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 6/18

bastante nos ultimos 20 anos, perdeu.seacima de tudo a inocência, as própriasmusicas eram muito ‘Naif’, o hip hopeucaliptou todo o panorama musical, éuma seca total é sempre igual, hoje éque vemos como musicalmente os 80´sforam riquissimos, havia mais tempopara criar hoje é tudo enlatado, e istonem é o tipico pensar ‘No meu tempo éque era bom’ porque há uma nova ondapor exemplo: doa’Slow food’ da culturavintage, da agricultura dos nossosavós(biologica) de facto no nosso tempoé que era bom, mas podemos ter denovo o melhor que havia, basta querer, atua escola estava lotada Jacky? acho quetodas as escolas estavam lotadas nessaaltura basta ver o grafico de barras dapopulação entre 1965 e 1975 nasceumuito mais gente do que em todas asdecadas do seculo 21 e tem vindosempre a descer o que quer dizer queem cada fase da nossa vida vai estartudo lotado…pois na altura das reformasvai haver muita gente também claro seas escolas estava lotadas… a ondaesgota tudo lol

10. Jorge Guimarães Silva Says:27/10/2006 at 7:16 pm

A minha experiência do liceudos anos oitenta é, em certos aspectos,igual, mas com algumas diferenças.Abandonei o liceu (o extinto RaínhaSanta Isabel)logo no 7.º ano (ano lectivode 79/80) porque arranjei um emprego(ainda com apenas 13 anos)no Teatrocomo ajudante de sonoplasta. As noitesde trabalho arrasaram com a escola, masforam tempos magníficos. Ainda hojetenho saudades. Regressei à escola(desta vez ao Alexandre Herculano (paraaí em 82/83), à noite, mas mal deu paradois anos. Um emprego como Disc-Jockey arrasou (outra vez) a escola. Mastambém foram tempos fantásticos. Amúsica era a que tem vindo a ser referida

outubro 2009setembro 2009agosto 2009julho 2009junho 2009maio 2009abril 2009março 2009fevereiro 2009janeiro 2009dezembro 2008novembro 2008outubro 2008setembro 2008agosto 2008julho 2008junho 2008maio 2008abril 2008março 2008fevereiro 2008janeiro 2008dezembro 2007novembro 2007outubro 2007setembro 2007agosto 2007maio 2007abril 2007março 2007fevereiro 2007janeiro 2007dezembro 2006novembro 2006outubro 2006setembro 2006agosto 2006julho 2006junho 2006maio 2006abril 2006março 2006fevereiro 2006janeiro 2006dezembro 2005novembro 2005outubro 2005setembro 2005agosto 2005julho 2005

Page 7: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 7/18

por ti e pelos leitores. Foram momentosaltos, portanto. No final da década(88/89)nova tentativa de terminar, pelomenos o 9.º ano nova derrocada: destavez foi um emprego na rádio (embora játivesse feito a experiência nas rádiospiratas) e que é hoje a minha principalactividade. O Alexandre Herculano tinha“climatizador”: quente no verão, frio noinverno, como o teu liceu e penso que hácentenas de outras escolas nas mesmascondições. E depois os nossosgovernantes querem mais sucessoescolar… O Alexandre ainda é assim. Hácoisas que não mudam. Será tradição?Passei ao lado da escola nos anosoitenta, mas vivi-os intensamente.P.S. – Já agora, à quarta foi de vez. Láacabei o ensino secundário (noAlexandre, à noite, sempre com muitofrio ou excessivo calor) e entrei para afaculdade (ESMAE), onde as condiçõespara o estudo são muito melhores.

11. Hipatia Says:27/10/2006 at 7:36 pm

Esqueceste os livros herdadosdos irmãos mais velhos, dos primos oudos vizinhos (e que tinham de “passar”para os irmãos mais novos, ou os primosou os vizinhos) e por isso estavamsempre encadernados com uns papéispsicadélicos; ou os dias em que haviaaulas de desenho e tinhamos de carregarcom as réguas e os esquadros. E oMichael Jackson e o “Thiller”. E oscabelos com caleiras, os brincos em lataou plástico de 10 cm, as saias comgodés e as camisas com folhinhos edourados, ou aquelas fitas de ginásticana testa – de várias cores – a imitar asmiúdas do “Fama”. Também veio então amania da dança jazz. E os cigarroscomprados avulso à porta do liceu echarros fumados às escondidas atrás dopavilhão de ginástica. E os dias de chuvaque eram sempre molhados, porque não

junho 2005maio 2005abril 2005março 2005fevereiro 2005janeiro 2005dezembro 2004novembro 2004outubro 2004setembro 2004julho 2004novembro 2003julho 2003julho 1996

calendário

Outubro 2006S T Q Q S S D

« Set   Nov »

  1

2 3 4 5 6 7 8

9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22

23 24 25 26 27 28 29

30 31  

flickr photos

Page 8: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 8/18

havia espaço para todos caberem nosátrios cobertos e não se podia ficar noscorredores. E, no meu caso pelo menos,as primeiras idas à discoteca às quartas-feiras à tarde, que era de graça para asmulheres, dançando primeiro “slows” edepois coisas como os “The Pogues” ou“Pixies” ou “Joy Division” ou “The Cult”. Eeu era gótica, claro :)))

12. Alexandre Says:27/10/2006 at 8:15 pm

Nunca tive um professor/a queproibisse o uso do dicionário (exceptoem exames), pelo contrário, até oaconselhavam. Muitos falam em música,esqueceram as gloriosas matinésorganizadas pelos alunos em quetransformávamos o ginásio ou a cantinanuma disco? Os concertos em playback,uma aparelhagem “surripiada” da casa dealguém, poucos watts e algumadistorção? E as festas de fim de semanana garagem de alguém, essas festaseram sempre um sucesso, fosse aospulos com o rock nacional ouestrangeiro, ou agarradinhos ao som dosBarcley ou do Leo Sayer Mas com ou sem festa, adorava ir para aescola (disse ir para a escola, não para asaulas :-D) e para mim foram sem dúvidatempos inesquecíveis..

13. invisiblegirl Says:28/10/2006 at 1:59 am

De vez em quando sabemesmo bem ler as tuas memórias Jacky.Tenho inveja porque de todas estasdécadas, a de 90 foi a mesmo a maispateta lol. Isto de acabar o liceu nosfinais de 90 não teve grande piada.Andei numa escola secundária (antigaescola industrial) que fez 50 anos nomesmo dia que eu comemorei os meus16 quando andava no 10º ano, foi umafesta memorável que nunca esquecerei.

Mais fotos

blogosfera100 sentimentosa bordoa chama do desejoa educação do meuumbigoa funda sãoa manh’sera minha matildea rádio em portugalabc dos miúdosad tempusaldina duarte blogalegrãoalguém viu os meuspais?amo-te / o meu filhoe euante et postantero valérioanterozóideao sulapenas mais umaromas do marassintomático……ou nem tanto…betesdablog da noxblog operatórioblogotinhabloguices

Page 9: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 9/18

Estas coincidências são giras.Também tinha uma repografia igual àtua e na minha biblioteca já tinhamosum computador ligado à internet, mas oslivros continuavam por de trás daquelesarmários de grades e trancados. Ah,tinhamos um aquário enorme e eu ficavatempos infinitos a olhar os peixes.Tinhamos uma cantina numa sala deaula, O soalho das salas era de madeira.Mas mesmo sendo a secundária maisantiga da terra era a escola bem. Agorapasso por ela e está quase às moscas,eramos tantos no meu tempo.

14. Tina Says:28/10/2006 at 7:47 am

Como foi que conseguimossobreviver a isto tudo?Sem telemovel saiamos de casa parabrincar com os amigos e os pais nem sepreocupavam.Agora se minhas filhas seatrasam 15 minutos fico em pânico.Andávamos em caros sem cinto desegurança ,sem airbags ,de bicicleta semcapacete e joelheiras. Se levasse-mosum puxao de orelha de um prof nemdizíamos nada em casa para não levaralguma galheta.Não se tinha playstation nem game-boyapenas uma tv a preto e branco com 3canais , mas sabia me divertir.Usava-mos da imaginação para nos divertir epassar tempo. Agora estas crianças temem tudo e estao sempre aborrecidas. Emque foi que se falhou?Sera que é isso o progresso?Pois deve de ser mas é pena porqueestamos num mundo de insatisfeitos .Nesse tempo quem é que ouvia falar emdepressões???Stress que era isso?Mas agora o mais pequeno problema e latem que ir as crianças ver um psicólogoO tempo volta pra traz……

bosque da robinabranco e pretocametáforascantinho do jccantinho dos anjoscanto da sereiacapitão amendoimcereschez mariacongeminaçõescongeminaçõescontos, pontos edesencontroscontra-capacorpos e almascrónicas de umvagamundodesenhos animadose jogosdesenhos animadose jogosdiário de umsolteiro…don’t panic! the truthis…encandescenteencosta do marerotismo na cidadeespelhos e labirintoseu sou jornalistaexactofadas, livros eamigosfairy arilformiguinha atómicafotos sem pessoasfragmagensgandra truckgomezzzgrilinhaheart of darknesshelp i’m home alonehindyhodiguitriahora absurdaideias soltasillusionsimagens (do joão)imaginário realinês moranguitaindústrias culturais

Page 10: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 10/18

15. OrCa Says:28/10/2006 at 10:29 am

E descaindo um pouco mais?Fins de 60 e princípios de 70… Comtudo acinzentado à nossa volta,ressalvando-se apenas algumas rubraspapoilas de revolta e o verde das fardasda guerra colonial, como futuropróximo? E o ambiente soturno, quaselúgubre, dos liceus, com as suasprepotências impunes e as suasviolências gratuitas?

E, ainda assim, o cimento de amizadesque nunca morreram; o respeito pormestres que tinham do ensino aabordagem da arte e da missão… Deresto, sebentas de nome e de aspecto,manuseadas à exaustão, comapontamentos improváveis e inóspitos,entremeados de desenhos e poemas aalgum amor fresco.

E não, não havia telemóveis e não faziamfalta, que a arte do encontro cultivava-secom outras dificuldades, mas talvez comoutros empenhos. Não bastava ouvir-seuma voz, havia que sentir a proximidadede um corpo.

Depois, nada melhor, nem pior. Apenasoutra respiração, outro envolvimento.Então, como agora, um objectivo:sobreviver e deixar testemunho.

Estas “peregrinações” não têm fim…poderíamos aqui ficar dias a fio. Então,deixo-te, apenas, uma ou duas levessugestões.

Beijos.

16. Zita Says:30/10/2006 at 1:41 pm

Também sou da mesmageraçao dos anos 80 e na verdade tuescreveste tudo. As músicas, as roupas,o autocarro, a cantina, o bufete. Eufrequentei uma escola mista, onde havia

insuetoinsularinvisible girlj. alberto de oliveirajoana at the beachkatrapongakim casali (love is)kooka[licious] –|urban crafts|la belle étoilela fille au verre d’eaulá vem a catrinetaletras com garfoslobicesloopingsmagnetic wordsmar ao luarmemórias virtuaismemorial doconventomenina marotamentecaptometallyptica’scraftshopmeu céu de algodãodocemeu diamicazinhaminguanteministério da solturamoonlight shadowmoranguitamy open closetnavego,logo existoneurose (fóbica)novos vooso cantinho da fatylyo cantinho da nenao enigmao melhor amigoo meu anelo meu mundoo poder do silêncioo souselenseobjectosoficina das ideiasotectooutofworld – mundoà parteoutròólharpalavras ao vento,

Page 11: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 11/18

um porteiro mal humorado, com jeitinhonos deixava sair para comermos algumacoisa num café próximo. Falavam-se noscharros, nos namoros escandalosos norecreio e nos recantos do bufete.Tentava-se vender roupa usada paracomprar nova, sempre que possiveliamos a pé (3 Km) para ganhar odinheiro do bilhete do autocarro e comele comprar os bons pasteis cobertos aacuçar e amendoim.Tive bons professores, colegas mais oumenos, alguns eram mais “atrofiados” eora alegravam as aulas ora excediam asmedidas ao ponto de seremdesagradaveis. As turmas tinhas 30/31alunos, sentavamo-nos pélo número deordem e eu era sempre das primeiras, omeu nome começa por A e lá tinha deficar na primeira fila de carteiras.Recordo com saudade e sei que hoje étudo muito diferente. Havia mais rigor,nao tanta balburdia como hoje e como jáfoi dito aprendiamos, sabiamos estudare ninguem falava em esgotamentos ouisto ou aquilo.

17. jacky Says:30/10/2006 at 2:43 pm

Bem, quero dizer que adorei osvossos comentários. dava para escreverum texto colectivo sobre o ser-seestudante nos anos 70, 80 e 90 Topam?

18. meudia Says:01/11/2006 at 1:07 am

Nasci nos anos 60, mas perdi ainquietação e emancipação, dessa época(era demasiado bebé), mas soube maistarde que as mulheres portuguesas,dessa geração, tentaram melhorar assuas vidas que eram tão castradas eobedientes a pais e maridos.Nos anos 70 cresci, fiz-me jovem e asminhas primeiras calças de ganga foram

por yasmeenpalavras de ursapalavras soltaspandora’s box 2.0pano do pópanocrupassimpáginas de uma luapé de meiapó d’águapedro laranjeiraper-espectivaspero que no hay paratodospinkmoon.ptplagiadíssimo iipoesia portuguesapolissemiametamorforicapre-datadoprovisórioputa de vidaquem diria que … afelicidade estava aovirar da esquinaraimregressosrosa de corrosmaninhosabor a salsaudosismossete maressherazadesinaissirhaivasmallvillesonhador acordadostarmoon’s diarytestar a vidatudo e nadatuna melichesum ponto azuluniverso catarinianouniverso catarinianovelocidade decruzeirovisitante xvoz em fugaweb clubyuki{entonces}

Page 12: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 12/18

mandadas fazer na costureira.Lembram-se como o acto de ir àscompras era tão diferente, do que éhoje….Ninguém comprava tanto, eramtão poucas as lojas….Lembram-sequando abriram os Porfírios (em Lisboa)?Pensamos que estavamos em Londres,…,pobres provincianas.Nos anos 80, estudei, formei-me, osamigos tornaram-se o meu centro,descobri a noite, descobri os bares, asdiscotecas, descobri o q é dançar,“curtir” descobri o Amor, descobri oSexo, casei-me.Que saudades tenho, destes 30 anos! emque a minha juventude me deixava seruma ingénua criatura, e não me permitiapôr as coisas da vida em causa,…

19. jacky Says:01/11/2006 at 11:49 am

Mais uma experiência apublicar

20. umpontoazul Says:03/11/2006 at 6:59 pm

Só te posso dizer que tambémeu tenho muitas saudades…e lembro-meperfeitamente da “barraca” que dei nobufete por causa da “Maria” Bjsamiga dos anos 80…

21. vitor Says:06/11/2006 at 4:43 am

no meio de tudo o que nosrodeia agora, é com um misto denostalgia e prazer que me apercebo quetambem eu fui feliz nos anos 80. estudei, li o musicalissimo, vi o hermanaparecer com o tal canal ( só iamos parao baile depois do programa ), compreivarios bons singles; go graal blues band,jafumega, roxigenio,e o primeiro albumdos xutos…o pessoal usava blusoes demanga cavada com alfinetes de ama,

comes & bebeslivrinho de receitasda mooncatlivro de receitassabores do mundo

culturaciberdúvidas dalíngua portuguesacineblogdicionário aberto decalão e expressõesidiomáticasdictionarydictionnaire desmômesflash poesieinstituto camõesjargon filejornal de poesialanguage guidefrançaislangue française (tv5monde)língua portuguesaonlinele point du flelexilogos(dictionnaires defrançais)lexique françaislinks úteispoème francepoesia eróticaprovérbiosvocabulairethématique

desportoa bolaatletismo (yahoo fr)record

funny thingsbighugelabsbirthday alarmblogthingschristina haworthgif maniahi5kao kitty moods

Page 13: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 13/18

crachás de tudo e mais alguma coisa,dormiamos 9 numa tenda de 2lugares,andavamos 10 ou 20 km para irver o rallye, quando markku allen emikkola eram cavaleiros doasfalto.bebiamos cervejas de litro ameias,passavamos 15 dias na praia, nocampismo selvagem sem entrar numrestaurante para almoçar.com 500escudos passava o fim de semana emmira ( e já fumava…)

22. Antonio Says:23/11/2006 at 9:36 pm

Ahhhh! Os Roxigenio e todasas boas bandas dos 80. Foram realmentebons tempos, mas cada geracao tem osseus bons tempos, e naturalmente saosempre diferentes. Uma coisa e certa,geralmente todo o munda gosta mais dasua propria geracao ou mesmo dapassada geracao do que da proxima.Espero estar a fazer sentido.

23. Marcia Says:01/01/2007 at 11:07 pm

Minha adolescência foi nos60,foram anos de ditadura aqui noBrasil,eu e minha irmã não sabiamos oque acontecia,não falavamos de políticaem casa.Nos 70 ouviamosBeatles,Rollings Stones,DireStraits,Moody blue,U2, A-ha,Pink FloidMiltom nascimento,Caetano Veloso,ChicoBuarque,vinicius,Tom Jobim…Nãoparticipamos das lutas universitárias epolíticas.Aconteceram muitas mortes edesaparecimentos.Nos 80 nasceramminhas filhas,e tivemos que trabalharmuito para criá-las.Hoje o que vemos,é afalta total de valores éticos e morais.Essamesma geração,que lutou pelaliberdade,por direitos iguais entrehomens e mulheres,que queimou osoutien,que começou a tomar apilula,falhou ao transmitir tudo isso aos

kebaweletter jamesorkutphotobucketquizillasign generatorsmiley hutsmiley repositerytvtypo generatorzone gifs

jackyassadouroatlantys fan clubdicionário baldasletras em sopalinguagem das floreslirismo minimalistapalavras em fériasportuguês françaistextículos nossosxung fan club

jogos depalavras

scrabble (en français)

músicaala dos namoradosalessandro safinaarnaldo antunesdamien riceenyafilarmónica gilgeorge michaelkatie meluamafalda veigamanuel paulomike oldfieldnorah jonesotis reddingpolo nortequeenquim barreirosrodrigo leãorui velososérgio godinhosusana félixtrabalhadores do

Page 14: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 14/18

seus filhos.A liberdade viroulibertinagem,a igualdade virou putaria,ea canção,a poesia,e o amor viraramFUNK.

24. hayres Says:08/02/2007 at 7:12 pm

Pessoal eu estava passando poruns sites procurando palavras antigasque se usam na atualidade mas de outraforma de se pronunciar.

Eu tenho 15 anos e estou no 2° doensino medioe sabe tem bandas dos anos 80 e 90 queeu gosto muitosó que o meu estilo é mais para o rock.

E sabe o estudo hoje em dia esta cadavez mais “puxado”, antigamente se usavaa palmatoria como dizem, o chapeuentre outros castigose hoje já é mais a adivertencia, ocorenciae dependendo do caso do aluno atemesmo a expulçao

Mas agora eu lhes faço uma pergunta

Qual seria a melhor época para seestudar, anos 70, 80, 90 ou aatualidade???

obrigado!!

e desculpem se escrevi muitas coisaserradas é que eu n sou bom em escrita

25. hayres Says:08/02/2007 at 7:13 pm

Pessoal eu estava passando poruns sites procurando palavras antigasque se usam na atualidade mas de outraforma de se pronunciar.

Eu tenho 15 anos e estou no 2° doensino medioe sabe tem bandas dos anos 80 e 90 que

comérciovozes da rádio

paz às suaspalavras

blog d’apontamentoscalmariasdevaneiosespelhos e labirintosespreguiçadelasinfinitésimoje t’aime moi nonpluslevemente eróticometamorfasesobjecto de curativoprimadesblogsou o eco de mimmesmathat’s only!webcedárioxobineski patruska

sitemeter

sopa de letrassopa de letras (5línguas)

trabalhosmanuais

borboletas jamarelascostureiriceselotopialinhas e missangasmanualidadesmarioskarita foelker (origami)

turismomultimap

a cuscar…

Page 15: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 15/18

eu gosto muitosó que o meu estilo é mais para o rock.

E sabe o estudo hoje em dia esta cadavez mais “puxado”, antigamente se usavaa palmatoria como dizem, o chapeuentre outros castigose hoje já é mais a adivertencia, ocorenciae dependendo do caso do aluno atemesmo a expulçao

Mas agora eu lhes faço uma pergunta

Qual seria a melhor época para seestudar, anos 70, 80, 90 ou aatualidade???

obrigado!!

e desculpe se escrevi muitas coisaserradas é que eu n sou bom em escrita

26. hayres Says:08/02/2007 at 7:13 pm

Pessoal eu estava passando poruns sites procurando palavras antigasque se usam na atualidade mas de outraforma de se pronunciar.

Eu tenho 15 anos e estou no 2° doensino medioe sabe tem bandas dos anos 80 e 90 queeu gosto muitosó que o meu estilo é mais para o rock.

E sabe o estudo hoje em dia esta cadavez mais “puxado”, antigamente se usavaa palmatoria como dizem, o chapeuentre outros castigose hoje já é mais a adivertencia, ocorenciae dependendo do caso do aluno atemesmo a expulçao

Mas agora eu lhes faço uma pergunta

Qual seria a melhor época para seestudar, anos 70, 80, 90 ou aatualidade???

top clickswordpress.com/about-these…blogthings.com/hawaiianna…lovecalculator.comcoisasdela.wordpress.comguruweb.com.br/modules/or…amorizade.files.wordpress…rumandmonkey.com/widgets/…gravatar.com/amorizadegravatar.com/f8358be89d16…histohebdo.canalblog.com/…

entradas maispopulares

lista de qualidades edefeitosabc de qualidades edefeitos - letra rabc de qualidades edefeitos - letra nabc de qualidades edefeitos - letra oabc de qualidades edefeitos - letra jcarta a uma amigaperfeitaabc de qualidades edefeitos - letra aabc de qualidades edefeitos - letra mabc de qualidades edefeitos - letra labc de qualidades edefeitos - letra e

clínicacarmo teixeira

osteopatia pediátrica19/10/2012

carmo teixeira

novas informações :-

Page 16: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 16/18

obrigado!!

e desculpe se escrevi muitas coisaserradas é que eu n sou bom em escrita

27. hayres Says:08/02/2007 at 7:13 pm

Pessoal eu estava passando poruns sites procurando palavras antigasque se usam na atualidade mas de outraforma de se pronunciar.

Eu tenho 15 anos e estou no 2° doensino medioe sabe tem bandas dos anos 80 e 90 queeu gosto muitosó que o meu estilo é mais para o rock.

E sabe o estudo hoje em dia esta cadavez mais “puxado”, antigamente se usavaa palmatoria como dizem, o chapeuentre outros castigose hoje já é mais a adivertencia, ocorenciae dependendo do caso do aluno atemesmo a expulçao

Mas agora eu lhes faço uma pergunta

Qual seria a melhor época para seestudar, anos 70, 80, 90 ou aatualidade???

obrigado!!

e desculpe se escrevi muitas coisaserradas é que eu n sou bom em escrita

28. hayres Says:08/02/2007 at 7:14 pm

Acho que comento 3 vezesuahauhauhaauh

29. Wellen Says:23/03/2007 at 12:15 am

Ah! O que eu adoro estes

) 19/10/2012carmo teixeira

anterozóidechama o s. antónio!12/06/2015

antero

modernidade àantiga 22/05/2015

antero

blogotinhaas minhas unhas12/06/2015

[email protected](gotinha)

experiências visuais09/06/2015

[email protected](gotinha)

joana at thebeach

red gum drop pillow18/07/2009

joana at thebeach

of the weekend14/07/2009

joana at thebeach

 

Page 17: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 17/18

textos das nossas vivências dos anos 80 Bom texto! Espero que não te

importes mas roubei este teu post para omeu blog dos anos 80! Se ainda nãoconheces visita80smelhordecada.blogspot.com

30. Érika Almeida Says:08/10/2008 at 2:14 pm

Olá!!preciso achar esse Hayres!!!estou fazendo uma matéria sobre jovens,adolescentes que curtem os anos 80!!!tem email dele?me passa please…[email protected] hj, se possível, e se não for pedirdemais…..

Obrigada!

Bjos

31. Maria Says:02/12/2008 at 12:21 am

É giro lembrarem-se dosPorfirios, como conheci bem essa loja doPorto.Bons tempos, trabalhei 20 anos lá,muitas recordações, eramos umasmiudas muito á frente, vestia todaaquela roupa maluca.Também, estudei á noite nos Salesianos,e no Alexandre Herculano, eram os anosdos bailes de garagem, e pouco maistinhamos, a não ser ir ao cinema ao S.João, Passos Manuel, e passear na baixa,mas era feliz.

bjs

32. nelson silva Says:28/02/2010 at 6:00 pm

Gostei muito do teu texto eenquanto estava a lêr senti uma algumanostalgia daqueles anos de juventude.

Page 18: Estudante Nos Anos 80 - Amorizade

22/06/2015 Estudante nos anos 80 | Amorizade

https://amorizade.wordpress.com/2006/10/27/estudantenosanos80/ 18/18

Create A Free Website Or Blog At WordPress.Com. O Tema Rounded.RSS Feed RSS Dos Comentários. Create A Free Website Or Blog At WordPress.Com.

Tambem estudei no Rainha nos anos 80.Perdi o rasto a todos os amigos quetinha.

 

Deixar uma resposta

Escreva o seu comentário aqui...