estrutura de mercados - oligopólio

13
1 OLIGOPÓLIO

Upload: marynara-barros

Post on 19-Jul-2015

147 views

Category:

Economy & Finance


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estrutura de Mercados - Oligopólio

1

OLIGOPÓLIO

Page 2: Estrutura de Mercados - Oligopólio

Bruno RodriguesÍtalo Lira

Marynara BarrosMylene Rodrigues

Rebeca AraújoThaynara

Curso LogísticaTurma Log 01Turno ManhãProf. LéyaDisc. Economia

2

Page 3: Estrutura de Mercados - Oligopólio

Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva dogrego, onde oligo significa poucos e polens significacomércio. Este termo é usado quando um grupo deempresas domina o comércio de um determinado produtoou serviço, produzindo produtos que são substitutospróximos entre si.

O Brasil é um exemplo claro da tendência domercado mundial de oligopólio tendo cada vez maiso mercado concentrado nas mãos de poucasempresas. Esse cenário de oligopólio limita acompetição e as opções dos consumidores na horade escolher o seu produto.

3

DIRETORIA

Page 4: Estrutura de Mercados - Oligopólio

4

DIRETORIA

Page 5: Estrutura de Mercados - Oligopólio

a) Existência de poucas firmas. Pode ter duas, três, doze ou mais firmas, dependendo da

natureza do mercado. Entretanto o número deve serpequeno, de tal forma que as firmas levem em consideraçãoe rejam nas decisões quanto ao preço e produção da outras.

A noção fundamental subjacente ao oligopólio é a dainterdependência econômica, ou seja, as decisõessobre o preço e a produção de equilíbrio sãointerdependentes, porque a decisão de um vendedorinflui no comportamento econômico dos outrosvendedores.

5

DIRETORIA

Page 6: Estrutura de Mercados - Oligopólio

b) Produto homogêneo ou diferenciado. Quando o oligopólio oferece produtoshomogêneos (substitutos perfeitos entre si)ele é considerado Oligopólio “Puro” (indústriado cimento, aço etc).

Caso contrário será considerado Oligopóliodiferenciado (indústria automobilística e defumo). As firmas oligopolistas concorrem combase na qualidade, design do produto, serviçoao cliente, propaganda etc.

6

DIRETORIA

Page 7: Estrutura de Mercados - Oligopólio

c) Presença de barreira para entrada de novasfirmas.

É exercida com o controle de matérias-primas,registro de patentes etc.. O modelo duopólio écaracterizado por apenas duas empresas produtorasou vendedoras no mercado

7

DIRETORIA

Page 8: Estrutura de Mercados - Oligopólio

Pode também ser caracterizadocomo sendo uma indústria emque há grande número de firmas,mas somente poucas dominam omercado. Um exemplo é aindústria de bebidas (coca-cola).

8

DIRETORIA

Page 9: Estrutura de Mercados - Oligopólio

Talvez o maior exemplo de oligopólio no Brasil seja omercado de telecomunicações, no qual poucasempresas controlam o mercado. No caso da telefoniamóvel (TIM, VIVO, OI, CLARO), a fusão das empresasTIM e Vivo consistiu no primeiro oligopólio nesta áreadomercado.

9

DIRETORIA

Page 10: Estrutura de Mercados - Oligopólio

10

DIRETORIA

Page 11: Estrutura de Mercados - Oligopólio

Um estado de hegemonia, em que existe a luta paraalcançar a supremacia total;

Inflexibilidade de preços: os preços em vigor sãoestabilizados, sendo evitada a competição;

Predominância dos preços, sendo que todos osvendedores aceitam os preços estabelecidos;

Ocorrência de ações em conjunto, frequentementedando origem a trustes.

11

DIRETORIA

Page 12: Estrutura de Mercados - Oligopólio

Um truste é uma coligação econômica ou financeira, umagrupamento de empresas que tem como objetivo diminuire eliminar a concorrência, dividindo o mercado. Quando severifica a formação de trustes, a concorrência é transferidapara a área da qualidade e apoio ao cliente, porque nãoexiste concorrência a nível de preços.

No oligopólio, muitas vezes ocorre a criação de um cartel,onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo paramanter o preço do produto comercializado. Tanto o cartelcomo o truste exercem poder de pressão sobre o mercado.Ao contrário do truste, no cartel as empresas envolvidascontinuam independentes a nível legal.

12

DIRETORIA

Page 13: Estrutura de Mercados - Oligopólio

Tanto o monopólio como o oligopólio contribuem para umaconcorrência imperfeita

Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, poisdificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Destaforma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos.

A falta de alternativas causada pelo oligopólio diminui apossibilidade de o consumidor barganhar para conseguir umnegócio mais vantajoso.

Quando um produto é considerado essencial para um país deeconomia baseada na livre concorrência empresarial, muitasvezes esse país estabelece leis que impedem ou dificulte acriação de monopólios e oligopólios.

13

DIRETORIA