estão calmos o céu e a terra

4
Estão calmos o céu e a terra – mas não adormecidos; sem ânimo, como nós sob o efeito das grandes paixões, e tão silenciosos como se despertássemos de profundos pensamentos. Estão calmos o céu e a terra; desde as altas hostes das estrelas ao lago tranquilo e às margens montanhosas, tudo se concentra numa vida intensa onde nem uma folha, uma brisa, um reflexo se perdem, pois todos são uma parte do ser, do sentimento daquele que de tudo é Criador e defensor. Agita-se assim a emoção do infinito, sentida neste abandono em que o homem está menos sozinho; a verdade que em todo o nosso ser se funde e nos purifica de nós mesmos é um acorde, alma e fonte da música que nos ensina a eterna harmonia, derramando um encantamento lendário, como a cintura de Vênus, que reúne tudo pela beleza, e desafiaria a Morte, se tivesse o verdadeiro poder de destruir. Não foi sem razão que os antigos Persas edificaram as aras nos mais elevados lugares, no cume das montanhas que contemplar a terra, e assim escolhem um templo verdadeiro e sem muralhas, onde encontram o Espírito – e nunca em santuários que as nossas mãos constroem em seu louvor. Vinde então comparar colunas e altares de ídolos, góticos ou gregos, com os lugares sagrados da Natureza, a terra e o ar, e não vos confineis a templos que limitam as vossas preces. O céu mudou-se – e que transformação! Oh noite, tempestade, trevas, sois surpreendentemente fortes, embora sedutoras no vosso poderio, como o brilho dos olhos sombrios duma mulher! Ao longe, de monte em monte, entre os ecos dos rochedos o trovão vibra. Não é duma única nuvem que vem, mas cada montanha encontrou agora a sua linguagem, e o Jura responde, com o seu manto de neblina, aos jubilosos Alpes, cujo apelo ressoa vivamente. Tudo chegou contigo – noite tão gloriosa, a que não se destinam os nossos sonhos; deixa-me partilhar do teu violento, longínquo encantamento uma parte da tempestade e de ti mesma, noite! Ah, como resplandece o lago, um fosfórico mar, e a chuva é impelida e abate-se sobre a terra! Mais uma vez tudo é escuridão – e, agora, a alegria das colinas sonoras freme com todo o excesso que delas nasce como se fosse um novo cataclismo. Se pudesse encarnar e tirar agora do meu seio aquilo que nele é mais profundo, se pudesse cingir com palavras estes meus pensamentos, e assim exprimir alma, coração, e espírito, paixões e todos os sentimentos, ah, tudo o que poderia desejar, e desejo, sofro, conheço e sinto, sem que morra, numa só palavra – e que essa palavra fosse “Relâmpago!” – eu a diria; mas não, vivo e morro voltando para o silêncio apenas, com sufocadas vozes que guardo como uma espada… Eu te amo porque te amo. Não precisas ser amante, E nem sempre sabes sê-lo.

Upload: rodrigo-miranda

Post on 15-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sermao didatico

TRANSCRIPT

Page 1: Estão Calmos o Céu e a Terra

Estão calmos o céu e a terra – mas não adormecidos; sem ânimo, como nós sob o efeito das grandes paixões, e tão silenciosos como se despertássemos de profundos pensamentos.

Estão calmos o céu e a terra; desde as altas hostes das estrelas ao lago tranquilo e às margens montanhosas, tudo se concentra numa vida intensa onde nem uma folha, uma brisa, um reflexo se perdem, pois todos são uma parte do ser, do sentimento daquele que de tudo é Criador e defensor.

Agita-se assim a emoção do infinito, sentida neste abandono em que o homem está menos sozinho; a verdade que em todo o nosso ser se funde e nos purifica de nós mesmos é um acorde, alma e fonte da música que nos ensina a eterna harmonia, derramando um encantamento lendário, como a cintura de Vênus, que reúne tudo pela beleza, e desafiaria a Morte, se tivesse o verdadeiro poder de destruir. Não foi sem razão que os antigos Persas edificaram as aras nos mais elevados lugares, no cume das montanhas que contemplar a terra, e assim escolhem um templo verdadeiro e sem muralhas, onde encontram o Espírito – e nunca em santuários que as nossas mãos constroem em seu louvor. Vinde então comparar colunas e altares de ídolos, góticos ou gregos, com os lugares sagrados da Natureza, a terra e o ar, e não vos confineis a templos que limitam as vossas preces.

O céu mudou-se – e que transformação! Oh noite, tempestade, trevas, sois surpreendentemente fortes, embora sedutoras no vosso poderio, como o brilho dos olhos sombrios duma mulher! Ao longe, de monte em monte, entre os ecos dos rochedos o trovão vibra. Não é duma única nuvem que vem, mas cada montanha encontrou agora a sua linguagem, e o Jura responde, com o seu manto de neblina, aos jubilosos Alpes, cujo apelo ressoa vivamente.

Tudo chegou contigo – noite tão gloriosa, a que não se destinam os nossos sonhos; deixa-me partilhar do teu violento, longínquo encantamento uma parte da tempestade e de ti mesma, noite!

Ah, como resplandece o lago, um fosfórico mar, e a chuva é impelida e abate-se sobre a terra!

Mais uma vez tudo é escuridão – e, agora, a alegria das colinas sonoras freme com todo o excesso que delas nasce como se fosse um novo cataclismo.

Se pudesse encarnar e tirar agora do meu seio aquilo que nele é mais profundo, se pudesse cingir com palavras estes meus pensamentos, e assim exprimiralma, coração, e espírito, paixões e todos os sentimentos,ah, tudo o que poderia desejar, e desejo, sofro, conheço e sinto, sem que morra, numa só palavra – e que essa palavra fosse “Relâmpago!” – eu a diria; mas não, vivo e morro voltando para o silêncio apenas, com sufocadas vozes que guardo como uma espada…

Eu te amo porque te amo. Não precisas ser amante, E nem sempre sabes sê-lo.

Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça E com amor não se paga.

Amor é dado de graça É semeado no vento, Na cachoeira, no eclipse.

Amor foge a dicionários E a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo Bastante ou demais a mim.

Porque amor não se troca, Não se conjuga nem se ama.

Porque amor é amor a nada, Feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte, E da morte vencedor,

Por mais que o matem (e matam) A cada instante de amor.

Page 2: Estão Calmos o Céu e a Terra

O amor de um homem por uma mulher é muito mais profundo e verdadeiro quando Deus acontece primeiro na vida do casal. Hoje eu sei o quanto é bom saber que existe alguém para amar e sentir o carinho com expressão desse amor, principalmente se ele é verdadeiro e alicerçado em uma promessa de fidelidade e respeito por parte dos dois que se amam e querem fazer desse amor um exemplo de relacionamento almentado pelo carinho de Deus em nossas vidas. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos o amor que sentimos um pelo o outro e a confiança que temos nesse Deus que nos uniu é muito maior que qualquer coisa que possa surgir para tentar tirar a certeza que temos em nosso coração. Eu quero que todas as coisas sejam sempre lindas e pacíficas entre nós. Querido saiba que sempre, nunca, nada vai me fazer esquecer o valor que você tem em minha vida e por tudo isso e muito mais, nunca espere de mim outra coisa se não o amor que eu sinto e tenho por você.

A Dança, de Pablo Neruda

Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio Ou flecha de cravos que propagam o fogo: Te amo secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva Dentro de si, oculta, a luz daquelas flores, E graças a teu amor vive escuro em meu corpo O apertado aroma que ascender da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, Te amo diretamente sem problemas nem orgulho:

Assim te amo porque não sei amar de outra maneira, Se não assim deste modo em que não sou nem és

Tão perto que a tua mão sobre meu peito é minha Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.”

Se pudesse encarnar e tirar agora do meu seio aquilo que nele é mais profundo, se pudesse cingir com palavras estes meus pensamentos, e assim exprimiralma, coração, e espírito, paixões e todos os sentimentos,ah, tudo o que poderia desejar, e desejo, sofro, conheço e sinto, sem que morra, numa só palavra – e que essa palavra fosse “Relâmpago!” – eu a diria; mas não, vivo e morro voltando para o silêncio apenas, com sufocadas vozes que guardo como uma espada…

Promessas matrimoniais, de Mário Quintana

Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre:

"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

- Promete saber ser amiga (o) e ser amante , sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra , sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

Page 3: Estão Calmos o Céu e a Terra

- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar , assim como você a ela ?

- Promete se deixar conhecer?

- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil , carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

- Promete que fará sexo sem pudores , que fará filhos por amor e por vontade , e não porque é o que esperam de você , e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida , que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão , que casamento algum elimina?

- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

- Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

DEUS ME DEU VOCÊ

Deus me deu Você para que eu me enxergasse, para manter-me forte e ajudar-me a tocar em frente.

Deus me deu Você para partilhar meu coração e minha alma, para trazer-me coragem e esperança, para ensinar-me o significado do Amor Incondicional.

Deus me deu Você para aceitar-me como sou, para entender minhas dificuldades, para que eu tivesse um Amigo de verdade.

Deus me deu Você para trazer-me lições, ajudar-me a crescer e fortalecer meu espírito.

Deus me deu Você para dar-me esperanças, clarear meus pensamentos e encorajar os meus sonhos.

Deus me deu Você para inspirar-me a ser o melhor que eu possa, para mostrar-me a importância da verdade e da alegria de oferecer meu coração ao conforto de um outro coração.

Deus me deu Você para ensinar-me a deixar as tristezas de lado, para eu declarar-me vulnerável quando assim estou e para mostrar meu verdadeiro eu e minhas ocultas esperanças.

Deus me deu Você para amar, para honrar, para assumir e entregar minha confiança da forma que eu sempre quis.

Ele me deu Você porque tinha um plano: Fazer-me feliz!

“O tempo é muito lento para os que esperamMuito rápido para os que têm medoMuito longo para os que lamentam

Page 4: Estão Calmos o Céu e a Terra

Muito curto para os que festejamMas, para os que amam, o tempo é eterno.”