estabelecido na gastro-

4
by Domingo 13 | Jun • 2021 • Nº 781 @cris.pisoni www.tododia.com.br O diferencial da Caio Penatti Pizzaria são os sabores e os ingredientes utilizados. O carro-chefe é a pizza de pancetta, que leva molho de tomate pelati italiano, muçarela, pancetta defumada arte- sanal, parmesão e hortelã. Outro sabor preferido da clientela é a pizza palestra, feita com molho de tomate pelati italiano, muçarela de búfala, pesto de manjericão e tomate seco artesanal. Uma explosão para o paladar dos amantes de pizza. Caio Penatti Pizzaria | Whatsapp: (19) 99205-3135 | Instagram: @caiopenatti (https://www.instagram.com/caiopenatti/) Fotos | Divulgação E stabelecido na gastro- nomia inicialmente no ramo da cozinha orien- tal, Caio Penatti viu as portas se abrirem para a cozinha italiana, após ter seu res- taurante de comida japo- nesa fechado. Na paixão pelas pizzas, encontrou inspiração e uma forma de recomeçar. Pesquisou sobre a culinária e se pro- fissionalizou através de cur- sos realizados em São Paulo. Com o intuito inicial de ape- nas fazer pizzas para os amigos, ele viu a publicidade “boca a boca” fazer efeito no novo negócio. “Começa- mos aos poucos e hoje estamos vendendo bastante pizza. Eu sabia que as pizzas estavam deliciosas, mas não esperava que iria dar esse ‘boom’ tão rápido como deu ano passado”, afirma Caio. A pizzaria funciona em sua própria casa, em Santa Barbara D’Oeste, e é comandada com ajuda de sua família: mãe, irmã, namorada e amigo. Sua especialidade são as pizzas artesanais de longa fermentação, feitas sob encomendas e entregues via delivery. Mas ele também atende aos pedi- dos daqueles que preferem fazer a escolha na hora. Começamos aos poucos e hoje estamos vendendo bastante pizza. Eu sabia que as pizzas estavam deliciosas, mas não esperava que iria dar esse ‘boom’ tão rápido como deu ano passado CAIO PENATTI empresário A pizza é boa mesmo! Mas só dá pra en- comendar. Totalmente artesanal, fermentação natural e lenta com seleção de cada ingrediente.Tudo pra ficar deliciosa depois de assada no forno a lenha. Sou muito fã de pizza e lá em casa a Palestra é uma unani- midade. Pesto de manjericão, muçarela de búfala e tomate pelati. Mas também arranca elogios a gorgon- zola, mel, nozes e búfala.Se você ficar em dúvida, meu conselho é experimentar as duas. E me conta depois qual você mais gostou! Cris Pisoni Coordenadora do Clube Gourmet

Upload: others

Post on 31-Oct-2021

13 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estabelecido na gastro-

by

Domingo • 13 | Jun • 2021 • Nº 781 @cris.pisoni www.tododia.com.br

O diferencial da Caio Penatti Pizzaria são os sabores e os ingredientes utilizados. O carro-chefe é a pizza de pancetta, que leva molho de tomate pelati italiano, muçarela, pancetta defumada arte-sanal, parmesão e hortelã. Outro sabor preferido da clientela é a pizza palestra, feita com molho de tomate pelati italiano, muçarela de búfala, pesto de manjericão e tomate seco artesanal. Uma explosão para o paladar dos amantes de pizza.

Caio Penatti Pizzaria | Whatsapp: (19) 99205-3135 | Instagram: @caiopenatti (https://www.instagram.com/caiopenatti/)

Fotos | Divulgação

Estabelecido na gastro-nomia inicialmente no ramo da cozinha orien-

tal, Caio Penatti viu as portas se abrirem para a cozinha italiana, após ter seu res-taurante de comida japo-nesa fechado. Na paixão pelas pizzas, encontrou inspiração e uma forma de recomeçar. Pesquisou

sobre a culinária e se pro-fissionalizou através de cur-

sos realizados em São Paulo. Com o intuito inicial de ape-

nas fazer pizzas para os amigos, ele viu a publicidade “boca a boca”

fazer efeito no novo negócio. “Começa-mos aos poucos e hoje estamos vendendo bastante pizza. Eu sabia que as pizzas estavam deliciosas, mas não esperava que iria dar esse ‘boom’ tão rápido como deu ano passado”, afirma Caio.

A pizzaria funciona em sua própria casa, em Santa Barbara D’Oeste, e é comandada com ajuda de sua família: mãe, irmã, namorada e amigo. Sua especialidade são as pizzas artesanais de longa fermentação, feitas sob encomendas e entregues via delivery. Mas ele também atende aos pedi-dos daqueles que preferem fazer a escolha na hora.

Começamos aos poucos e hoje estamos vendendo bastante pizza. Eu sabia que as pizzas estavam deliciosas, mas não esperava que iria dar esse ‘boom’ tão rápido como deu ano passado

CAIO PENATTIempresário

A pizza é boa mesmo! Mas só dá pra en-

comendar. Totalmente artesanal, fermentação natural e lenta com seleção

de cada ingrediente.Tudo pra ficar deliciosa depois de assada no forno a lenha. Sou muito

fã de pizza e lá em casa a Palestra é uma unani-midade. Pesto de manjericão, muçarela de búfala e

tomate pelati. Mas também arranca elogios a gorgon-zola, mel, nozes e búfala.Se você ficar em dúvida, meu conselho é experimentar as duas. E me conta depois qual você mais gostou!

Cris Pisoni Coordenadora do

Clube Gourmet

Page 2: Estabelecido na gastro-

Clube Gourmet 02

E quem fizer a receita, pode me mandar a foto que eu vou compartilhar no meu instagram: @heloheloilda

RECEITA

youtu.be/tYZy-dsY_9E

02

INGREDIENTES1 lata de milhoA mesma medida de água3 ovos 1 vidro de leite de coco 1/2 copo de óleo 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 7 colheres (sopa) de fubápré-cozido 2 xícaras de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPAROBata tudo no liquidificador e leve ao forno pré-

-aquecido 200 graus, em forma untada, por 40 minutos.

COBERTURA1 lata de leite condensado fervido com flocos de coco.Colocar sobre o bolo quando estiver em pon-to de calda.

Mês de Junho e qual a primeira coisa que a gente pensa? Festa Junina! Eu adoro quermesse, quadrilha, bandeirolas coloridas, músicas animadas e principalmente: as deliciosas comi-dinhas. Me dá água na boca só de pensar nas iguarias...

Resolvi compartilhar com vocês uma receita deliciosa que não pode faltar nas comemorações: bolo de milho com cobertura de coco. Tenho certeza de que fará muito sucesso na sua casa.

com cobertura de coco

Lara Cardoso

atriz e apresentadora| @heloheloilda

| @laracardoso_larica

Acompanhe o passo a passo apontando o leitor de QR CODE do seu celular.

Bolo de milho

Page 3: Estabelecido na gastro-

03Clube Gourmet

Na minha última colu-na, falei do estilo in-glês de cervejas para

o outono e inverno. Nesta, tra-go outras três importantes.

As mais amplas em

variedades de estilos, são as belgas

Dubel, Tripel e Quadrupel e a Belgian Dark Strong Ale, cervejas que passam por matu-ração em barril de madeira, portanto trazem muitas notas maltadas, figo, caramelo e frutas secas. Podem chegar a 15% de teor alcoólico e vão muito bem com carnes robustas e gordurosas, carnes de caça, como javali e costela de boi ou ainda um queijo bem aturado e envelhecido.

Aos que querem ousar mais, sugiro uma Flanders Red Ale: passam anos em barris de madeira e depois passam por blends de barris de idades de matu-ração diferente, trazendo muita complexidade. Além disso, sofrem fermentação por Brettanomyces (Bactéria), resultando em uma be-bida até um pouco acética. Vai muito bem com uma sopa clássica de cebola ou até o foie grass com figo.

A mais clássica para essa estação e a mais fácil de encontrar é a alemã Weizenbock, uma versão da conhecida Weissbier para o inverno. São bem encorpadas, com notas de banana caramelizada, frutas escuras maduras, cravo e casca de pão tostado. Trazem também uma percep-

ção de calor bem pronunciada. Harmonizam muito bem, é lógico, com uma sobremesa clássica alemã, um Strudel de banana ou com o presunto cru.

Agora, se quiser algo mais forte, opte por uma Dopplelbock, uma cerveja extraforte, que traz um dulçor e notas de malte, toffee e caramelo. Algumas chegam a 15% de teor alcoólico. A har-monização clássica deve ser feita com um belo

joelho de porco defumado.Um estilo que eu gosto muito são as americanas

Pumpkin Ale, que levam, além dos maltes de ce-

vada, uma generosa carga de abóbora assada no processo de produ-ção, tornando-a muito encorpada e complexa e levemente amarga. Harmoniza muito bem com uma costelinha de porco assada ou um doce de abóbora com calda de caramelo.

Para os viciados em lúpulo, indico a também americana Imperial IPA, cerveja bem encorpada, levemente doce e muito lupulada, tra-zendo amargor, notas de pinho e frutas maduras. É bem alcoólica, geralmente passando dos 9% de teor alcoólico. Harmoniza muito bem com um gnocchi com molho apimentado, carnes com chilli ou um queijo tipo Grana Padano.

Valorize e nunca deixe de beber uma boa cerveja.Saúde e até mais!!!

Zé Florindo - Cervejeiro e Sommelier de Cervejas

As belgas, alemães e americanas no inverno

O brasileiro ama um prato gra-tinado, já diziam os profes-sores nas escolas de gastro-

nomia. Tal qual doces com creme de avelã e leite em pó, pratos com queijo borbulhante sobre ingredientes que variam de pão a camarão estão in-variavelmente entre os preferidos do comensal nacional.

O queijo derretido deve ser usado com cuidado, no entanto existe tam-bém o apelo da cremosidade, do sa-bor e do puxa-puxa. Exatamente por isso, a receita de hoje une tudo isso e ainda por cima tem cara de prato rico. O gratin (pronuncia-se “gratan” para um toque afrancesado) de bata-ta de hoje é inspirado nas “pommes dauphinoise”, em que batatas fatia-das são cozidas em leite ou creme.

Aqui, os tubérculos são pré-cozidos e terminam de amolecer no forno, em-bebidos em molho bechamel bem fluido e sob uma camada generosa de queijo. Além de bonito, o acom-panhamento embeleza carnes, avez e peixes. É democrático, diferente e muito saboroso.

Os ingredientes são muito fáceis. A muçarela que cobre as batatas é sim-ples de encontrar. Mas nada impe-de que o cozinheiro aventureiro use gruyére, emental ou qualquer outro queijo que tenha bom derretimento em forno. O parmesão apesar de ser delicioso e poder ser usado em con-junto com outro queijo, sozinho, vai dar apenas crocância e não adicionar o fator puxa-puxa.

A receita tem duas pegadinhas.

Acompanhamento

do amorGRATIN DE BATATA

INGREDIENTES6 batatas médias, 25 g de manteiga sem sal, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 500 ml de leite integral, 250 g de queijo muçarela ralado, Sal e pimenta-do-reino a gosto, ¼ colher (café) de noz-moscada, Dificuldade: Média, Rendimento: 6 pessoas

MODO DE PREPARO1 - Descasque as batatas e fatie em rodelas finas, 2 - Cozinhe em água fervente por cerca de cinco minutos, até que amoleçam levemente. Escor-ra e reserve, 3 - Em uma panela, der-reta a manteiga e adicione a farinha. Sem parar de mexer com um batedor de arame, coloque o leite, 4 - Mexa bem até engrossar. Tempere com sal,

pimenta e noz-moscada, 5 - Em um refratário, monte camadas. Comece com molho, depois fatias de batata e assim sucessivamente até terminar, 6 - Finalize com a muçarela ralada e leve ao forno médio pré-aquecido até dourar

Uma delas é o molho, que deve ser feito com um batedor de arame para evitar grumos. A segunda é que as ba-tatas devem ser fatiadas em rodelas finas. Pode-se usar uma faca afiada,

porém, um mandolim pode ser útil nessa hora: ele corta em espessura igual e bem rapidamente. O único cuidado é proteger os dedos para não se machucar.

Foto | Unsplash

Page 4: Estabelecido na gastro-

04Clube Gourmet

Bru

na C

hacu

r INGREDIENTES2 colheres de sopa de azeite, 2 alho-porós (parte branca somente), bem lavados e picados, 1 dente de alho picado, 1 batata pequena, descascada e picada, 4 corações de alcachofra já cozidos, 2 xícaras de caldo de galinha , 1/2 colher de chá de sal, Pimenta-do-reino moída na hora, 2 colheres de sopa, mais 1/3 xícara de queijo Mascarpone, 2 colheres de sopa de cebolinha-francesa picada, para decorar (se não achar pode ser cebolinha comum). MODO DE PREPARO- Aqueça o azeite em uma pane-la grande. Adicione o alho-poró

e o alho e refogue-os até murchar.

- Adicione as ba-tatas e cozinhe

por 5 minu-tos, mexen-do sempre. - Adicione

os corações de alcachofra, o caldo de galinha, tempere com sal e pimenta e cozinhe até que a batata fique macia (cerca de 20minutos).- Adicione tudo no liquidificador e bata até obter um purê (pode bater com um mixer também, direto na panela). Adicione as 2 colheres de sopa de mascarpone e bata novamente. - Em uma tigela pequena, mexa bem 1/3 xícara de mascarpone para amolecer. - Sirva a sopa em tigelas ou pra-to fundo com uma colherada de mascarpone amolecido e deco-re com a cebolinha picada.

Sopa Cremosa de Alcachofras com Mascarpone

Bruna Chacur | Fogão a Lenha | @fogaoalenharestaurante

INGREDIENTES200g de verduras (aspargos, abobrinha, espinafre, ervilha, pimentão vermelho e amarelo)2 colheres (sopa) de cebola picada4 colheres (sopa) de manteiga400g de arroz carnaroli1/4 de xícara de vinho branco seco1 1/2 litro de caldo de legumes4 colheres (sopa) de parmesão ralado

MODO DE PREPARORefogue os legumes e metade da ce-bola em 1 colher (sopa) de manteiga. Reserve. Doure o restante da cebola

em 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga.Junte o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Junte aos poucos o caldo de legu-mes, quase um ponto de fervura, me-xendo de vez em quando (à medida que o arroz for secando, acrescente mais caldo). Depois de 10 minutos, junte os legumes e cozinhe por mais 6 ou 7 minutos. Retire do fogo. Acrescente o restante da manteiga e o parmesão ralado. Misture bem. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 pessoas

Risoto primavera

PECADO DA

GULA

Doce de bananaClaudia Porteiro

INGREDIENTES6 bananas nanicas maduras1 xícara de açúcarCREME: 1/2 litro de leite3 colheres de amido de milho2 gemas1 lata de leite condensadoSUSPIRO: 2 claras em neve com 4 colheres de açúcarGotas de limão

MODO DE PREPARO1. Corte as bananas em rodelas e coloque numa panela com açúcar e deixe no fogo até dourar, sem desmanchar as bananas, reserve.2. Leve os ingredientes do creme ao fogo até engrossar (mexendo sempre).3. Despeje o creme em um pirex, coloque as bananas e por cima o suspiro de clara e leve ao forno até dourar.4. Deixe esfriar e leve à geladeira.

CassouletINGREDIENTES500 g de feijão branco, 500 g de carne bovina de sua preferência, 1 kg de coxinha da asa, 1 linguiça calabresa, 2 paios, 200g de bacon cortado em cubinhos), 6 tomates3 cebolas, Alho, cheiro verde, lou-ro, pimenta, sal a gosto

MODO DE PREPAROColoque o feijão de molho de um dia para o outro. Refogue na panela de pressão, duas cebolas picadas, alho e outros temperos de sua preferência com a carne cortada. Acrescente água quente e ponha na pressão. De-pois que pegou pressão, acrescente

o feijão, os paios e linguiças cortados em rodelas e o bacon picadinho. Cozinhe na pressão. Acrescente uma cebola picada, alho e os tomates ma-duros picados. Refogue com o fogo baixo, até que apure o molho. Para finalizar, acres-cente cheiro verde.

Fádia CheaitoSheike Culinária Árabe | Rua das Figueiras, 354

| Americana | 19 3461-3964 | @sheikeculinariaarabe

DÉD

E