esse foi um ano de muitas conquistas para a comunidade do ... · esta edição contém matérias...

10
Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira Dezembro- 2009 2ª edição – Ano I TÂNIA VARELLA FERREIRA: GRANDES CONQUISTAS Esse foi um ano de muitas conquistas para a comunidade do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira realizaram viagem aos pontos turísticos de Foz do Iguaçu (Leia mais na página 04). Eventos no T.V.F O segundo semestre foi marcado pela concretização dos projetos Halloween (p. 03), Dia da Consciência Negra (p.03). E tem mais... Entrevista: Professor Fábio Cardoso (p. 05) Passatempo: Símbolos de Natal (p.10) Cantinho Literário: Projeto de Leitura (p.07) jorn[l jorn[l jorn[l jorn[l Tâni[ V[r_ll[ _m fo]o Tâni[ V[r_ll[ _m fo]o Tâni[ V[r_ll[ _m fo]o Tâni[ V[r_ll[ _m fo]o

Upload: dinhlien

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira Dezembro- 2009 2ª edição – Ano I

TÂNIA VARELLA FERREIRA: GRANDES CONQUISTAS Esse foi um ano de muitas conquistas para a comunidade do Colégio Estadual Tânia

Varella Ferreira

Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira realizaram viagem aos pontos turísticos de Foz do Iguaçu (Leia mais na página 04).

Eventos no T.V.F

O segundo semestre foi marcado pela concretização dos projetos Halloween (p. 03), Dia da Consciência Negra (p.03).

E tem mais...

Entrevista: Professor Fábio Cardoso (p. 05) Passatempo: Símbolos de Natal (p.10) Cantinho Literário: Projeto de Leitura (p.07)

jorn[ljorn[ljorn[ljorn[l

Tâni[ V[r_ll[ _m fo]oTâni[ V[r_ll[ _m fo]oTâni[ V[r_ll[ _m fo]oTâni[ V[r_ll[ _m fo]o

Olá pessoal! Estamos muito felizes em concluir mais um ano letivo com a publicação da segunda edição do Jornal Tânia Varella em Foco. Esta edição contém matérias interessantes sobre a dengue, a organização da escola, a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o quarto bimestre, além de um breve resumo sobre os eventos realizados no segundo semestre, dentre outros assuntos. Aproveitem a leitura e boas férias!!! Professora Andréia Monteiro

Dengue: Você também pode evitá-la

Luis Sérgio da Silva Junior Fabrício da Silva Santos

A dengue é transmitida através da picada de um mosquito chamado Aedes Aegypti. Os sintomas dessa doença são febre, dor de cabeça, dor nos olhos, manchas na pele. Para evitá-la basta que tenhamos alguns cuidados simples como, por exemplo, não deixar água parada em pneus, garrafas, sacos plásticos, enfim, em todo objeto que possa acumular água.

Tanto em casa, quanto na escola é importante que tomemos esses cuidados, pois essa doença pode trazer conseqüências perigosas. Não se esqueçam: prevenir a dengue é um dever de todos!!

E^itori[lE^itori[lE^itori[lE^itori[l 02020202

Equipe Viva a Escola

Halloween Party No dia 27 de outubro os alunos do Colégio Tânia Varella Ferreira realizaram o tradicional Halloween Party. Tal evento foi precedido por reflexões realizadas em sala de aula acerca do folclore nacional e do americano. Além do tradicional desfile de fantasias, o evento contou com a declamação de poemas da segunda geração do Romantismo, além da belíssima apresentação da

Coreografia Thriller, de Michael Jackson realizada por alunos do Ensino Médio. A decoração do evento foi composta a partir de uma temática que contemplou figuras típicas do folclore nacional e internacional e contou com a colaboração dos alunos dos três períodos do colégio. Parabéns a todos que contribuíram para o bom desenvolvimento do projeto!!

Consciência Negra

Conquistas no esporte As equipes masculina e feminina de futsal tiveram um ano repleto de conquistas através da participação na Copa Ecológica e nos Jogos Colegiais. A treinadora Cleusa Candiani Dias está muito orgulhosa e pretende trazer novas conquistas para o ano de 2010.

O Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira, antes mesmo da lei 10.639/2003, já abordava temáticas ligadas à valorização da identidade negra da escola. Este ano não foi diferente, pois no dia 20 de novembro foi comemorado o dia da Consciência Negra sob coordenação das professoras Elen Guisso e Lucilia Bassan, dentre outros. No evento foram apresentados vários tipos de danças, além de desfile de roupas típicas, poemas, jogral, dentre outros. O evento foi resultado de diversas reflexões realizadas em sala.

@]ont_]_u... @]ont_]_u... @]ont_]_u... @]ont_]_u... 03030303

Belezas do Paraná: Conhecendo Foz do Iguaçu

Equipe Viva a Escola

Pose para um “click” no Parque das Aves

Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira participaram de uma belíssima viagem aos pontos turísticos de Foz do Iguaçu. As professoras Carla Carvalho Machado e Solange Fávero organizaram um roteiro composto por visita à Usina de Itaipu, ao Parque das Aves, às Cataratas do Iguaçu além de um delicioso rodízio de pizzas ao final do passeio. Esse, certamente, foi um dia inesquecível para todos!!

Formatura/2009 Equipe Viva a Escola

Os eventos comemorativos dos formandos/2009 de nosso colégio foram iniciados com um churrasco a beira da piscina de uma chácara paradisíaca. Além da impecável organização do evento, marca registrada da professora Solange Paula

Gonçalves, o cardápio foi farto e variado. Além disso, a tradicional beca foi vestida na missa realizada na igreja do bairro e contou com a participação dos familiares dos formandos, professores e funcionários do colégio.

@]ont_]_u II ... @]ont_]_u II ... @]ont_]_u II ... @]ont_]_u II ... 04040404

Reflexão sobre o ano letivo: uma conversa franca

Larissa Fernanda de Oliveira Alisson Rodrigo

Gabriel Lucas de S. Pereira

A equipe do jornal Tânia Varella em Foco entrevistou o diretor Fábio Cardoso, que realizou algumas considerações sobre o ano letivo de 2009 e, ainda, comentou sobre aspectos positivos e negativos após um ano de sua gestão. Você conseguiu atingir os objetivos de 2009? Professor Fábio: Nem todos parcialmente. Pretendemos ampliar as monitorias para outras disciplinas do Ensino Médio e o projeto de leitura, dentre outros planos. Entretanto, a escola está mais organizada, os alunos estão usando uniforme, os problemas relacionados a disciplina tem diminuído, além de termos avançado na aprendizagem. Quais as maiores dificuldades que você enfrentou na escola no ano de 2009? Professor Fábio: Nem sempre as cotas do Fundo Rotativo recebidas são suficientes ou podem ser empregadas conforme as necessidades da escola, pois elas vêm com finalidade específica. Você acha que a limpeza da escola está boa? Professor Fábio: Precisa melhorar, especialmente no que se refere à falta de funcionários pertencentes ao quadro dos serviços gerais. Para tentar suprir um pouco dessa defasagem remanejamos funcionários, mexemos nos seus respectivos horários... Acho que precisamos de uma agenda de tarefas. Você poderia dar alguns exemplos de que os alunos deveria fazer na sala de aula? Professor Fábio:Eles poderiam estudar mais, não jogar papel no chão e ter mais organização voltada para o aprender.

Quais foram as maiores conquista no colégio desse ano? Professor Fábio: Os projetos da escola tem alcançado maior abrangência como por exemplo o Halloween, a Consciência Negra, Meio Ambiente, os pertencentes ao Viva a Escola, a preparação dos alunos para a prova Brasil, a viagem a Foz do Iguaçu, dentre outros... Quais os planos do colégio em 2010? Professor Fábio: Ampliar os projetos e participar da criação de outros para melhorar a aprendizagem.

Professor Fábio Cardoso em entrevista ao jornal Tânia Varella em Foco

Entr_vist[Entr_vist[Entr_vist[Entr_vist[ 05 05 05 05

Escola organizada: Um dever de todosFuncionárias dos serviços gerais contaram como é seu dia-a-dia na escola

Tayna Lúcia Gouveia

Luiz Sérgio da Silva Junior

Em conversa com os repórteres, as funcionárias dos serviços gerais contaram como é o dia-a-dia de trabalho no Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira e refletiram sobre as dificuldades encontradas no ano 2009. Segundo as funcionárias, a parte mais trabalhosa é a limpeza das carteiras, que sempre são encontradas rabiscadas, manchadas. Para agilizar o trabalho, elas pedem que os alunos mantenham as carteiras limpas e organizadas, sem papel no chão da sala, janelas fechadas e ventiladores desligados, pois isso agiliza o trabalho e possibilita a realização de outras atividades organizacionais da escola. Um outro aspecto ressaltado é a falta de organização na hora do lanche, pois muitos alunos não colocam os pratos utilizados nos locais adequados e muitas vezes a comida é jogada nas mesas, dentre outras situações mencionadas. Felizmente, esse quadro pode ser revertido se todos nós contribuirmos com a organização geral do colégio.

Entrevista ao Jornal Tânia Varella em Foco

“A falta de funcionário e a pouca organização dos alunos prejudicam nosso trabalho. Se todos ajudassem teríamos um ambiente mais agradável para

estudar.” (Funcionárias dos Serviços Gerais)

Em tempo... Em tempo... Em tempo... Em tempo... 06060606

Crônicas: um outro olhar sobre o mundo... Equipe Viva e Escola

Conforme publicado na edição anterior, o projeto de leitura desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa teve como objetivo desenvolver o gosto pela literatura e aprimorar a escrita dos alunos. A professora Leila Vilela trabalhou com a leitura e a produção de crônica. Segundo a professora, através desse gênero, os alunos aprenderam a refletir sobre os assuntos do cotidiano de forma crítica.

Um lugar na circular lotada! Será sorte? Juliana Camile do Nascimento

Voltava para minha casa à noite. Após um dia de trabalho exaustivo, ainda tinha que pegar a condução. Durante trinta minutos de espera vi várias coisas acontecerem: crianças chorando, pessoas correndo para pegar seu meio de transporte, mas tive que parar de admirá-las. Minha condução havia chegado: o ônibus. Entrei. Na catraca, parecia que começara um momento de azar, pois meu cartão não queria passar. As pessoas começaram a gritar atrás de mim coisas do tipo: “vai logo”, “estamos com pressa”, “você não sabe nem passar um cartão?”. Tive que pagar ao motorista o valor do transporte. Quando passei pela catraca, olhei rapidamente para ver se havia um lugar vago. Havia. Era o único, um daqueles reservados para idosos, gestantes, deficientes. Sentei-me. Naquele momento tive certeza que meu azar acabara. Estava tranqüila lendo um livro.

Mas minha tranqüilidade acabara ali, uma mulher adentrou o ônibus com uma amiga e não paravam de falar. Para meu azar, elas ficaram em pé ao meu lado, conversando coisas como: “você viu o cabelo de fulana?”, “o marido da Maria é feio, não é?”. Voltei a ler meu livro, estava difícil para me concentrar, tinha que voltar ao parágrafo anterior a todo o momento. Mais uma parada. Entrou um homem cheio de sacolas no ônibus. Para ele conseguir

passar na catraca, foi um transtorno. Por causa disso, fiquei mais cinco minutos esperando, com as ‘amigas’ conversando ao meu lado. Pois as pessoas no ponto do lado de fora não conseguiam entrar no ônibus. A condução voltou a se locomover, o homem das sacolas ficou na minha frente, em pé, no espaço reservado para cadeirantes. Começou a conversar comigo, e não parava mais. Será que ele não percebia que eu queria ler?- pensei. Ou estava fazendo aquilo por pirraça? Acho que era por pirraça. Fechei meu livro. Continuei a conversar com ele. Não agüentava mais. Parecia que minha solução havia entrado pela porta dos fundos. Uma idosa, cabelos grisalhos, pele escura. Num segundo me coloquei de pé para dar lugar a ela. No outro, eu estava me sentando novamente, já tinham oferecido lugar a senhora. Fiquei impaciente, queria sair dali o mais rápido possível. Não consegui. Depois de mais de vinte minutos, conversando com o homem que estava na minha frente, e ouvindo as mulheres tagarelarem ao meu lado, finalmente acabou tudo. As três pessoas desceram do ônibus, só não pulei de alegria porque era um lugar impróprio e porque também já estava na minha vez de descer do ônibus. Pelo menos aprendi uma lição: “quando eu ver um lugar vago, vou sair dali o mais depressa possível”.

Cantinho literário Cantinho literário Cantinho literário Cantinho literário 07070707

A professora Leila Vilela, ainda em conformidade com o projeto de leitura realizou inúmeras atividades desenvolvidas a partir da leitura e produção de inúmeras poesias.

A noite anda devagar

Mayara da Silva Melo Juliana dos Santos

A noite anda devagar Depois que me percebi. Embora esse silêncio Me traga calma, serenidade Sinto tristeza, Sinto infelicidade. A noite me deixa pensar: Será que algum dia eu poderei encontrar Alguém que me ame e que eu possa amar? Alguém que me entenda, que me compreenda? Que aceite meus erros, meus medos e os meus desejos? Que nos momentos de solidão Me abrace e me dê a mão? A noite anda devagar Depois que percebi Que sou capaz de amar.

http://www.enciclopedia.com.pt/images/POESIA_PURA.JPG

Sonhos Perdidos Lucas Gabriel

O sonho iluminado Faz silêncio. Tudo anda triste: nuvem, mar, noite. Luar: um mistério. Adeus aos sonhos Sonhos de infância, crepúsculo dos sonhos. Um caminho trágico Sem rumo Parece até um cemitério escuro.

Cantinho literário II Cantinho literário II Cantinho literário II Cantinho literário II 08080808

A Informática a serviço do processo de ensino e aprendizagem de Arte Equipe Viva a Escola

O professor J. Antônio, graduado em Artes Visuais, desenvolveu um projeto através do GIMP, que é o software de imagens do Paraná Digital. Segundo o professor “mesmo as pessoas que têm dificuldades em desenhar como eu podem criar coisas maravilhosas no computador [...] Um outro fator muito importante é que os alunos não vão ao laboratório para brincar no computador, mas a minha idéia é levá-los para conhecer um software de imagens como o GIMP e sem que percebam possam estar construindo uma profissão para o futuro, como desenvolvedores de site – trabalhar com design gráfico e produzir trabalhos em arte digital.”

Fazendo Arte...Fazendo Arte...Fazendo Arte...Fazendo Arte... 09 09 09 09

Caça-palavras1 Gabriel Lucas

Presépio: O presépio lembra o nascimento do menino-Jesus;

Árvore de natal: Simboliza o reino de Deus “Eu sou arvore, e vos

sois os ramos'';

Ceia: Representa o banquete eterno;

Anjos: São mensagens de Deus na história da salvação;

Velas: Simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo;

Estrela: Representa os magos vindos do Oriente à procura de Jesus

que foram guiados por uma estrela até Belém.

1 Texto adaptado do site http://webartigos.com/articles/711/1/simbolosdenatal.

Q W E R T Y U I I O P I R T Y O I C Z C Z Ç L K J H G F S A R T U Q Q E O Q E A P Q O P I F D I A R I I T R S O A I L J Y V K S F U P A T D I S P K A G E J D H R L V Y F U D E J N H L I F J E J B I G J F S H J N A S G K D K N O H H G E B O M S A H L D M J P J G H R D S A C B O Ç F N K K K V N P T O Z E S T R E L A L D B M Q G J C B E I P G V I M C R E F V J V N L Y I H B R N V E D V I N T M A R E J A A V B D F B J B

PassatempoPassatempoPassatempoPassatempo 10 10 10 10

Colégio Estadual Tânia

Varella Ferreira

Diretor geral Prof. Fábio Cardoso

Rua Libertador San Martin, 1046

Conjunto Guaiapó Maringá, Paraná

Telefone: (44) 3268-5215

Corpo editorial Profa. Andréia Monteiro e alunos participantes do projeto Viva a Escola- Jornal Tânia Varella em Foco: Thiago da Silva, Alison P. Borges, Gabriel Lucas da Silva, Luiz Sérgio da Silva Junior, Pámela C. P. Ferreira, Thalia I. Anselmo, Juliana Alves Pereira, Franciele B. dos Santos, Lucas Eduardo S. Noveli, Pámela C. P. Ferreira, Renata C. de Araújo, Rodrigo C. T. Cruz., Carla S. da Silva, Larissa Fernada de Oliveira, Alisson Rodrigo, Gabriel Lucas, Tayná Lúcia Gouveia, Juliana Camile do Nascimento, Mayara da Silva Melo, Juliana dos Santos, Lucas Gabriel.

Revisão

Profª. Andréia Monteiro Profª. Vera Lúcia Lopes