esquema de roteiro crisma 2010

2
ESQUEMA DE ROTEIRO CRISMA 2010/2011 Olá Catequista! Este roteiro é uma sugestão para dinamizar seu trabalho. A realização de um roteiro, busca uma maior organização do encontro e padronização, evitando eventuais comparações entre catequistas. Distribuindo as tarefas, gera uma participação de mais pessoas. O roteiro abaixo é apenas uma orientação, a forma como vai ser realizada faz parte da sua criatividade. ORAÇÃO : Iniciação do encontro, oração, música, ambientação = 10 a 15 min LEITURA DO DIA : realizada pelo crismando, marcado com antecedência = 5 min INTRODUÇÃO : apresentação do tema, pontuar temas a trabalhar = 10 min LEITURA : leituras de acordo com o tema trabalhado = 10 min DESENVOLVIMENTO : realização do encontro, trabalhar o tema = 30 a 40 min CONCLUSÃO : fechamento e resumir idéias principais = 10 min AVISOS : o mais breve possível = 5 min MENSAGEM : leitura de um texto não bíblico = 5 min ORAÇÃO FINAL : momento de alegria e despedida = 5 min TEMPO MÉDIO : 1:30 a 1:45; Incluir no planejamento do encontro o tempo de músicas e dinâmicas. Ao “montar” o encontro tenha todo o encontro com tempo estipulado. LITURGIA : É muito importante sintonizar seu encontro com o momento que a igreja celebra. Sempre que possível conscientize o crismando do momento litúrgico. Sugerimos realizar as leituras do dia, para aumentar o entendimento do crismando com a igreja, não obrigue a ler, avise com antecedência para que ele se prepare. Mesmo que a leitura “não tenha haver” com o tema a trabalhar no dia, faça para estimular a participação do crismando. É rapidinho! MÚSICAS : não precisar ter a mesma preocupação do que numa Missa, mas a sua preferência talvez não é a mesma do que da maioria. Tenha claro que as músicas são oportunidades de motivar o crismando a caminhar, deixar o encontro mais dinâmico e alegre. Mesmo que não tenham um ministério de música, cantem! O jovem e a música andam lado a lado. CONVIDADOS : é legal convidar outras pessoas para contribuírem com o encontro, principalmente quando você tiver dificuldade. Ninguém é obrigado a saber tudo. Convide pessoas da sua comunidade, da paróquia ou qualquer pessoa que entenda do assunto. A coordenação paroquial da crisma também estará a disposição de sua comunidade. Independente do convidado procure manter a estrutura do roteiro. VISITAS : visite outras comunidade ou outras realidades, como parques, asilos, creches, etc. Saiba que esta experiência será marcantes para seus crismandos.

Upload: cleber-rangel-zanetti

Post on 05-Jul-2015

1.047 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Esquema de Roteiro Crisma 2010

ESQUEMA DE ROTEIRO CRISMA 2010/2011

Olá Catequista!

Este roteiro é uma sugestão para dinamizar seu trabalho. A realização de um roteiro, busca uma maior organização do encontro e padronização, evitando eventuais comparações entre catequistas. Distribuindo as tarefas, gera uma participação de mais pessoas. O roteiro abaixo é apenas uma orientação, a forma como vai ser realizada faz parte da sua criatividade.

ORAÇÃO : Iniciação do encontro, oração, música, ambientação = 10 a 15 min LEITURA DO DIA : realizada pelo crismando, marcado com antecedência = 5 min INTRODUÇÃO : apresentação do tema, pontuar temas a trabalhar = 10 min LEITURA : leituras de acordo com o tema trabalhado = 10 min DESENVOLVIMENTO : realização do encontro, trabalhar o tema = 30 a 40 min CONCLUSÃO : fechamento e resumir idéias principais = 10 min AVISOS : o mais breve possível = 5 min MENSAGEM : leitura de um texto não bíblico = 5 min ORAÇÃO FINAL : momento de alegria e despedida = 5 min

TEMPO MÉDIO : 1:30 a 1:45; Incluir no planejamento do encontro o tempo de músicas e dinâmicas. Ao “montar” o encontro tenha todo o encontro com tempo estipulado.

LITURGIA : É muito importante sintonizar seu encontro com o momento que a igreja celebra. Sempre que possível conscientize o crismando do momento litúrgico. Sugerimos realizar as leituras do dia, para aumentar o entendimento do crismando com a igreja, não obrigue a ler, avise com antecedência para que ele se prepare. Mesmo que a leitura “não tenha haver” com o tema a trabalhar no dia, faça para estimular a participação do crismando. É rapidinho!

MÚSICAS : não precisar ter a mesma preocupação do que numa Missa, mas a sua preferência talvez não é a mesma do que da maioria. Tenha claro que as músicas são oportunidades de motivar o crismando a caminhar, deixar o encontro mais dinâmico e alegre. Mesmo que não tenham um ministério de música, cantem! O jovem e a música andam lado a lado.

CONVIDADOS : é legal convidar outras pessoas para contribuírem com o encontro, principalmente quando você tiver dificuldade. Ninguém é obrigado a saber tudo. Convide pessoas da sua comunidade, da paróquia ou qualquer pessoa que entenda do assunto. A coordenação paroquial da crisma também estará a disposição de sua comunidade. Independente do convidado procure manter a estrutura do roteiro.

VISITAS : visite outras comunidade ou outras realidades, como parques, asilos, creches, etc. Saiba que esta experiência será marcantes para seus crismandos.

Page 2: Esquema de Roteiro Crisma 2010

SUGESTÕES DE FORMAS DE REALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO :

1 – Oral : falar, a oratória é muito importante, saiba que se ultrapassar 10 minutos consecutivos o encontro ficará cansativo e terá pouca participação dos crismandos.

2 – Leitura : é indispensável a presença de leituras bíblicas, mais importante ainda é fomentar a participação dos crismandos. Mas, não é interessante ficar lendo explicações do tema, leia apenas o suficiente.

3 – Audio-visual : caso tenha a oportunidade de utilizar retroprojetor, televisão, data-show ou algum outro recurso, utilize! Mas, saiba que não é o suficiente, o mais importante é seu envolvimento.

4 – Cartazes : permite grande criatividade, inove! Evite escrever textos longos, seja objetivo.

5 – Divisão de Grupos : é o mais indicado, tenha cuidado para não ficar cansativo. Mas é a grande oportunidade do crismando participar, já que a maioria possui resistência em falar na presença de mais pessoas. O catequista deve apenas incentivar a participação, não pode ficar falando sozinho!

6 – Dinâmicas : visam a participação do grupo, devem apresentar um sentido lógico com o tema, é uma excelente oportunidade para animar e unir o grupo. Tenha o objetivo sempre claro.

7 – Brincadeiras : são atividades que buscam meramente a diversão, mesmo sendo mais difícil tente buscar o sentido. Não faça nada que possa colocar o crismando em dificuldade ou constrangimento. Evite pegadinhas.

8 – Partilha : é sempre bem vinda, une as pessoas. Mas não deixe seu encontro se transformar numa mera festinha.