especificacoes tecnicas parque de vaquejada

11
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROPONENTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO OBRA: PARQUE DE VAQUEJADA LOCAL: SÃO FRANCISCO DO BREJÃO Especificações técnicas para a construção do Parque de Vaquejada. Todos os serviços serão executados segundo as Normas técnicas e especificações. Os projetos, a execução e a fiscalização da obra, deverão ter profissionais como responsáveis técnicos, regularmente inscritos e em dia com o CREA. Os projetos, a execução e a fiscalização deverão ser registrados no CREA e demais órgãos necessários à legalização da obra. 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 Placa da Obra Será fixada no empreendimento, uma placa de identificação nas dimensões (3,00 x 2,00) m, confeccionada em material resistente às intempéries, contendo informações relativas à obra e cores padrão CAIXA. A placa deverá ser instalada em local de fácil visibilidade e o fornecimento, serviços de instalação e manutenção durante a execução da obra serão atribuídos ao Construtor. Será instalada uma placa para todo o projeto. 1.2 Limpeza Manual e Regularização do Terreno A limpeza do terreno compreenderá os serviços de capina, desmatamento, destocamento e remoção do entulho em uma área de 2.600,00 m2. A área após limpeza deverá estar isenta de árvores, arbustos e lixo, possibilitando o início da obra. Após a limpeza da obra, deverá ser executado o nivelamento do terreno, de forma a deixá-lo com as cotas fixadas no projeto arquitetônico. As áreas externas deverão ser regularizadas de forma a permitir o fácil acesso aos usuários e o perfeito escoamento das águas pluviais. 2. INFRA ESTRUTURA 2.1 Locação da obra

Upload: wagner-nascimento

Post on 03-Dec-2015

252 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Especificações Técnicas para a Cosntrução de um Parque de Vaquejadas

TRANSCRIPT

Page 1: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICASPROPONENTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃOOBRA: PARQUE DE VAQUEJADALOCAL: SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

Especificações técnicas para a construção do Parque de Vaquejada. Todos os serviços serão executados segundo as Normas técnicas e especificações. Os projetos, a execução e a fiscalização da obra, deverão ter profissionais como responsáveis técnicos, regularmente inscritos e em dia com o CREA. Os projetos, a execução e a fiscalização deverão ser registrados no CREA e demais órgãos necessários à legalização da obra.

1. SERVIÇOS PRELIMINARES

1.1 Placa da ObraSerá fixada no empreendimento, uma placa de identificação nas

dimensões (3,00 x 2,00) m, confeccionada em material resistente às intempéries, contendo informações relativas à obra e cores padrão CAIXA.

A placa deverá ser instalada em local de fácil visibilidade e o fornecimento, serviços de instalação e manutenção durante a execução da obra serão atribuídos ao Construtor. Será instalada uma placa para todo o projeto.

1.2 Limpeza Manual e Regularização do TerrenoA limpeza do terreno compreenderá os serviços de capina, desmatamento,

destocamento e remoção do entulho em uma área de 2.600,00 m2. A área após limpeza deverá estar isenta de árvores, arbustos e lixo, possibilitando o início da obra.

Após a limpeza da obra, deverá ser executado o nivelamento do terreno, de forma a deixá-lo com as cotas fixadas no projeto arquitetônico. As áreas externas deverão ser regularizadas de forma a permitir o fácil acesso aos usuários e o perfeito escoamento das águas pluviais.

2. INFRA ESTRUTURA

2.1 Locação da obraA locação da obra deverá ser executada, conforme projeto aprovado,

utilizando instrumentos e métodos adequados. A demarcação será feita pelo método de gabarito. O gabarito será executado

em madeira, envolvendo todo o perímetro da obra. As tábuas que compõem esses quadros precisam ser niveladas, alinhadas, aprumadas, bem como fixadas em barrotes (3”x3”) e travadas para resistirem à tensão dos fios de demarcação sem oscilar ou deslocar da posição correta. Após a execução do gabarito, serão marcados nos mesmos os eixos de paredes ou pilares, segundo as dimensões determinadas no projeto.

2.2 Escavações As escavações com dimensões ( 40 x 50 ) cm, largura x profundidade, serão

executadas manualmente com a utilização de ferramentas apropriadas, para

Page 2: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

possibilitar a execução do alicerce de sustentação da alvenaria. A profundidade mínima é de 50 cm, ou até atingir terreno cuja resistência seja suficiente para suportar os esforços provenientes da edificação.

2.3 Alicerce em alvenaria de pedra argamassada O alicerce será executado em alvenaria de pedra bruta argamassada e amarroada, assentes sobre camadas sobrepostas com argamassa de cimento e arenoso no traço volumétrico de 1:8, nas dimensões de (40x 50 ) cm, sob todas as paredes da edificação.

2.4 BaldrameO baldrame será executado da mesma forma especificada para o alicerce,

com argamassa de cimento e arenoso, traço 1:4. Serão utilizadas formas de madeira como contenções laterais, devidamente alinhadas, aprumadas e niveladas, definindo assim a sua forma.

Será executado o baldrame sob todas as paredes da edificação, devendo apresentar as dimensões de 20 cm x 30 cm (largura x altura média).

2.5 Blocos em concreto armado 2.5.1 – Blocos em concreto armado 60x60x80cm

A fundação será constituída de blocos em concreto armado com dimensões de 60x60x80cm e resistência característica mínima de 15Mpa aos 28 dias de concretagem. Possuirá uma ferragem de arranque com 8 Ø 3/8”. 2.5.2 – Blocos em concreto armado 20x20x20cm

A fundação será constituída de blocos em concreto armado com dimensões de 20x20x20cm e resistência característica mínima de 15Mpa aos 28 dias de concretagem. Possuirá uma ferragem de arranque com 4 Ø 3/8”.

2.6 Cinta inferior em concreto armado – Infra Estrutura Ao longo de todo o baldrame, será executada uma cinta inferior, em concreto armado, nas dimensões (12x15)cm com ferragem longitudinal de: 4 Ø 5/16” corridos e estribos de Ø 5 mm, espaçados a cada 20cm, com dimensões de 10 cm x 13 cm, perfazendo o comprimento unitário de 56 cm. Deverá ser mantido durante a concretagem, o recobrimento mínimo de 2,0 cm ao redor de toda a armadura. O concreto da cinta inferior deverá ter resistência característica mínima de 18MPa aos 28 dias da concretagem.

2.7Aterro ApiloadoAs superfícies a serem aterradas deverão ser previamente limpas, isentas de

qualquer tipo de vegetação, sem qualquer tipo de entulho, quando do início dos serviços de aterro.

O aterro deverá ser executado com material selecionado, preferencialmente argiloso, isento de matéria orgânica, pedras, entulhos, disposto em camadas sucessivas de no máximo 20 cm (material solto), devidamente umidificado, homogeneizado, regularizado e apiloado com maço de 20 kg, a fim de serem evitados recalques posteriores.

Este aterro será executado na área interna ao baldrame da obra, com uma altura média aproximada de 30 cm, ou o bastante para que o ponto mais alto esteja no mínimo a 30 cm de altura em relação ao terreno natural.

Page 3: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

3.0 SUPRAESTRUTURA

3.1 Viga intermediária em concreto armado Ao longo de todas as paredes, a uma altura de 2,10 m, será executada uma cinta de concreto armado nas dimensões 12cm x 15cm (largura x altura), com ferragem longitudinal de 4 Ø 5/16” e estribos de Ø 5mm, espaçados a cada 20cm, com dimensões de 10 cm x 13 cm, totalizando o comprimento total de 56 cm. Deverá ser mantido durante a concretagem, o recobrimento mínimo de 2,0 cm ao redor de toda a armadura. O concreto da viga deverá ter resistência característica mínima de18MPa aos 28 dias da concretagem.

3.2 Viga superior em concreto armadoAo longo de todas as paredes, a uma altura de 3,30 m, será executada

uma cinta de concreto armado nas dimensões 12cm x 28cm (largura x altura), com ferragem longitudinal de 6 Ø 5/16” e estribos de Ø 5mm, espaçados a cada 20cm, com dimensões de 10 cm x 26 cm, totalizando o comprimento total de 82 cm. Deverá ser mantido durante a concretagem, o recobrimento mínimo de 2,0 cm ao redor de toda a armadura. O concreto da viga deverá ter resistência característica mínima de18MPa aos 28 dias da concretagem.

3.3 – Pilares em concreto armadoNos locais dos blocos de fundação em concreto armado com dimensão

60x60x80cm, serão executados pilares de concreto armado nas dimensões 15cm x 15cm (largura x altura), com ferragem longitudinal de 4 Ø 3/8” e estribos de Ø 5mm, espaçados a cada 15cm, com dimensões de 13 cm x 13 cm, totalizando o comprimento total de 62cm. Deverá ser mantido durante a concretagem, o recobrimento mínimo de 2,0 cm ao redor de toda a armadura. O concreto do pilar deverá ter resistência característica mínima de18MPa aos 28 dias da concretagem.

3.4 – Pilaretes em concreto armadoNos locais dos blocos de fundação em concreto armado com dimensão

20x20x20cm, serão executados pilaretes de concreto armado nas dimensões 10cm x 15cm (largura x altura), com ferragem longitudinal de 4 Ø 5/16” e estribos de Ø 5mm, espaçados a cada 20cm, com dimensões de 8 cm x 13 cm, totalizando o comprimento total de 56cm. Deverá ser mantido durante a concretagem, o recobrimento mínimo de 2,0 cm ao redor de toda a armadura. O concreto do pilarete deverá ter resistência característica mínima de18MPa aos 28 dias da concretagem.

4.0 ALVENARIAS E VEDAÇÕES

Page 4: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

4.1Alvenaria de tijolos cerâmicos Todas as paredes serão em alvenaria cerâmica empregando tijolos de 4, 6 ou 8 furos nas dimensões (10x15x20) cm, com espessura a espelho de 10cm. A argamassa de assentamento dos tijolos será em cimento e arenoso no traço 1:6 e a junta entre os tijolos terá espessura média de 12 mm. As alvenarias deverão ser executadas com obediência a planicidade, prumo e alinhamento.

4.2 Elemento vazado Nos locais indicados em projeto, serão instalados elementos vazados de concreto pré-moldado nas seguintes dimensões (40x40)cm, sem função estrutural, tendo como função a ventilação e a iluminação do ambiente. Os elementos vazados deverão ser assentes com argamassa de cimento e areia no traço 1:3, obedecendo ao alinhamento das paredes e o prumo perfeito.

4.3Peitoris e soleiras Os peitoris e soleiras em granito cinza deverão ser assentes com argamassa de cimento e areia no traço 1:3.

5.0COBERTURA

5.1 MadeiramentoDeverá ser executado com madeira de lei (cumaru, maçaranduba ou jatobá),

isenta de brancos, nós, rachaduras, brocas, falhas e desbitolamentos.A cobertura será apoiada sobre paredes. As peças da cobertura seguirão as

dimensões e afastamentos abaixo: - Frechal: peça 3” x 3”, ao longo das paredes de contorno da edificação; - Cumeeira: peça 3 x 5”, apoiada sobre a parede; - Terças: peças 3” x 5”, uma linha disposta para cada lado da casa;

- Caibros: peças 2” x 3”, a cada 1m, apoiados sobre as terças, cumeeiras e frechais; - Ripas: dimensões ½” x 2”, posicionadas transversalmente aos caibros, de forma que tenhamos 3 ripas por peça da telha ecológica. A cobertura será executada empregando telhas onduladas ecologicas,

montadas por telhadista, sobre a estrutura de madeira descrita acima. Durante a execução, será observado o transpasse longitudinal e transversal, de forma a evitar surgimento de goteiras.

6.0PAVIMENTAÇÃO

6.1 Matacoado Sobre a superfície devidamente aterrada e compactada energicamente, será executado o matacoado, aplicando-se lastro de brita preta devidamente socado e apiloado manualmente, preenchendo todos os seus vazios com argamassa de cimento e areia no traço 1:6, devendo obter espessura final de 8cm. O matacoado deverá ser executado em toda a área interna da edificação.

6.2 Piso cimentado

Page 5: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

O piso cimentado será executado com argamassa de cimento e areia média lavada no traço 1:3, com espessura de 2 cm e acabamento liso (desempenado com régua e alisado a colher).

6.3 Piso cerâmicoNos banheiros serão assentados pisos cerâmicos nas dimensões de

40x40cm tipo PI-4.

6.5 Rampa de acessoPara o acesso da escola, principalmente para os portadores de necessidades

especiais, será executado uma rampa de acesso com declividade de 8,33%, seguindo as normas de acessibilidade NBR 9050. A largura será de 2m, em piso cimentado rústico com argamassa cimento areia traço 1:4.

6.7Calçada de proteção externa A calçada de proteção será executada em um caixão de alvenaria de tijolos devidamente aterrado e compactado. Sobre o aterro será executada camada com espessura de 8cm de pedra preta, apiloada. Sobre o matacoado será executado o piso cimentado áspero, no traço 1:4. A superfície deverá ser desempenada com régua e desempenadeira. Serão executadas juntas riscadas a cada 1,00 m de comprimento, para possibilitar a dilatação.A calçada será executada no contorno da edificação e terá largura de 60cm.

7 REVESTIMENTO

7.1 ChapiscoO chapisco será executado com argamassa de cimento e areia lavada

(granulometria média ou grossa) no traço volumétrico 1:4, com espessura média de 5mm. A argamassa deverá ser lançada energicamente sobre a superfície a ser chapiscada. As superfícies a serem chapiscadas, deverão ser previamente molhadas, de forma a evitar a absorção da água necessária à cura da argamassa. Serão chapiscadas todas as paredes da edificação internamente e externamente.

7.2 EmboçoO emboço somente poderá ser iniciado após a completa pega do chapisco. O

revestimento será executado com argamassa de cimento e areia no traço 1:6, atingindo espessura fina de 1,5cm e sua aplicação deverá ser feita sobre a superfície chapiscada previamente umedecida. Deverão ser utilizadas balizas nas superfícies a serem emboçadas, visando manter a espessura uniforme e o prumo perfeito.

Após o lançamento da argamassa, a superfície será desempenada com régua de madeira ou alumínio. O revestimento será ns áreas molhadas do banheiro, pia e tanque de lavar.

7.3 Reboco O reboco somente poderá ser iniciado após a completa pega do chapisco. O revestimento será executado com argamassa de cimento e areia no traço 1:4, atingindo espessura final de 2,5 cm e a sua aplicação deverá ser feita sobre a

Page 6: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

superfície chapiscada previamente umedecida. Deverão ser utilizadas balizas nas superfícies a serem rebocadas, visando manter a espessura uniforme e o prumo perfeito. Após o lançamento da argamassa, a superfície será desempenada com régua de madeira ou alumínio e alisada com desempenadeira e espuma, para que o acabamento final seja liso.

7.4 Azulejo cerâmicoNas paredes dos banheiros serão assentados azulejos cerâmicos nas

dimensões 30x30cm PEI-4 colados com argamassas pré-fabricadas, com juntas de dilatação na espessura 2mm.

8 ESQUADRIAS E FERRAGENS As esquadrias de madeira obedecerão, rigorosamente as indicações do projeto.As esquadrias serão de madeira de lei(tatajuba,maçaranduba ou jatobá).As esquadias metálicas são todas em alúminio,conforme discriminado no projeto . As ferragens serão em aço inox.

Em todas as esquadrias métalicas serão usados vidros lisos 4mm. Na cantina serão colocadas janelas de aço enrolado em chapa ondulada.

9. PINTURA

Antes do início dos trabalhos de pintura de qualquer superficie, é necessário verificar se a mesma está preparada para receber os vários tipos de tinta – adequados á mesma e á finalidade pretendida, observando-se alguns cuidados, tais como: - a superficie deve estar firme, limpa, seca, sem poeira, gordura, sabão ou morfo; - partes soltas ou mal aderidas devem ser retiradas, raspando-se ou escovando-se a superfície . A tinta deve ser aplicada de forma que fique bem espalhada sobre a superficie, com espessura mínima por demão. A película de cada demão será contínua e livre de escorrimentos. Cada demão será aplicada quando a anterior estiver perfeitamente seca, evitando, assim, enrugamento e deslocamentos.

A pintura a ser aplicada em parede interna será em PVA latex em duas demãos ,nas paredes extenas em latex acrílico, em esquadrias de madeiras aplicação de esmalte sintético e pintura de caiação em elemento vazado.

10 FORRO

Será aplicado forro em gesso em placas pré-moldadas macho/fêmea,bisotado, fixado com arame galvanizado, de acordo com o projeto.

11 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Page 7: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

A execução dos serviços deverá atender às prescrições contidas nas normas da ABNT, as especificações e projeto específico, além das recomendações e prescrições dos fabricantes para os diversos materiais.

Na execução dos serviços serão utilizados materiais que ofereçam garantia de bom funcionamento além de mão de obra capacitada.

Os tubos e conexões serão em PVC soldável linha predial de fabricação Fortilit, Akros, Tigre ou Cande.

Será instalado uma caixa d’água com capacidade de 15.000lts em fibra, cuja função de reservar água. Será apoiado em base de concreto armado.

O abastecimento de água será feito através da rede pública.

12 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

A execução dos serviços deverá atender às prescrições contidas nas normas da ABNT, as especificações e ao projeto específico, além das recomendações e prescrições dos fabricantes para os diversos materiais. Na execução dos serviços serão utilizados materiais que ofereçam garantia de bom funcionamento além de mão de obra capacitada.

As instalações de esgoto deverão obedecer as seguintes prescrições:a) Facilidade de inspeção;b) Declividade contínua e alinhamentos perfeitos entre caixas de

inspeção;c) As ligações entre segmentos de tubulação deverão ocorrer nas

caixas ou através de peças especiais; As tubulações e conexões serão em PVC para esgoto, soldável das marcas Tigre, Akros, Fortilit, Cande ou Cardinalli, obedecendo aos diâmetros especificados em projeto. A destinação final dos esgotos será a rede coletora de esgoto da concessionária local.

13 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

As instalações elétricas, compreendendo as instalações de força e luz serão executadas rigorasamente de acordo com os respectivos projetos,os quais devem obedecer ás normas da ABNT. Nestes projetos estarão especificados todos os materiais a serem usados, inclusive tipos de luminárias .

14 LOUÇAS, METAIS E ACESSÓRIOS

Os aparelhos serão de louça cor branca. Os metais serão em aço cromado.As pias serão em cubas de alumínio colocadas em bancadas de granito cinza andorinha.

Os equipamentos afins e respectivos pertences e peças complementares, serão instalados com maior apuro e de acordo com indicações dos projetos de instalações.

15 DIVERSOS

Page 8: Especificacoes Tecnicas Parque de Vaquejada

Limpeza final da obra

As divisórias do banheiros serão em mármore branco com 3cm de espessura assentado c/ cimento e areia traço 1:4.

Na fachada será colocado uma marquise em chapa de ferro galvanizado fixado em cabo de aço, conforme mostra projeto.

No vão central do prédio haverá uma abertura de ventilação em esquadria tipo boca de lobo em alumínio natural fosco com vidro liso de 4mm incolor.

Em todos os banheiros dos P.N.E’s será colocado apoio em ferro galvanizado = ¾” com abraçadeira.

Nas janelas terá prateleiras de luz em concreto com pintura acrílica da cor banco neve.

Serão construídas bancadas em concreto pré-moldado nas janelas do prédio.

Ao término dos serviços, será feita a limpeza da obra com remoção de todo o entulho resultante da construção, limpeza de piso, esquadrias, louças e ferragens.