especificaÇÕes tÉcnicas do modelo topogrÁfico · importa ainda referir que este documento faz...

152
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO MODELO TOPOGRÁFICO MTop-ET-V0.4 (11.04.2018) Descrição da informação geográfica vetorial, do modelo digital do terreno e dos ortofotos que constituem o modelo topográfico. Definição dos objetos, respetivos atributos e relações do modelo vetorial e das características do modelo digital do terreno e dos ortofotos. Este documento destina-se aos produtores e utilizadores de informação geográfica com o objetivo de apoiar a discussão pública relativa à produção do modelo topográfico.

Upload: dangthien

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO

MODELO TOPOGRÁFICO

MTop-ET-V0.4 (11.04.2018)

Descrição da informação geográfica vetorial, do modelo digital do terreno e dos

ortofotos que constituem o modelo topográfico. Definição dos objetos,

respetivos atributos e relações do modelo vetorial e das características do

modelo digital do terreno e dos ortofotos.

Este documento destina-se aos produtores e utilizadores de informação

geográfica com o objetivo de apoiar a discussão pública relativa à produção do

modelo topográfico.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 2

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO MODELO TOPOGRÁFICO

Titulo Especificações técnicas do modelo topográfico

Autor Direção de Serviços de Geodesia, Cartografia e Informação Geográfica da

Direção-Geral do Território

Data 11 abril 2018

Referência MTop-ET-V0.4

Publicação Direção-Geral do Território

Descrição Descrição da informação geográfica vetorial, do modelo digital do terreno e

dos ortofotos que constituem o modelo topográfico. Definição dos objetos,

respetivos atributos e relações do modelo vetorial e das características do

modelo digital do terreno e dos ortofotos.

Este documento destina-se aos produtores e utilizadores de informação

geográfica com o objetivo de apoiar a discussão pública relativa à produção

do modelo topográfico.

Contributos -

Direitos -

Histórico

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 3

Preâmbulo

A representação cartográfica do território, com o rigor e a qualidade adequados, constitui um importante contributo para o ordenamento, planeamento e gestão do território, assim como para a tomada de decisão nos processos territoriais no quadro das diversas políticas públicas, constituindo igualmente um fator de promoção da transparência e da participação pública dos cidadãos.

No domínio da cartografia, compete à Direção-Geral do Território (DGT):

Promover a cobertura cartográfica nacional através da criação e manutenção de bases de dados de informação geográfica, assegurando ainda a sua publicação e distribuição;

Promover a aquisição de cartografia topográfica de base, de média escala, em formato vetorial e imagem;

Elaborar normas técnicas nacionais de produção e reprodução cartográfica, promover a sua adoção, apoiando e avaliando a sua aplicação.

No cumprimento destas competências e atribuições estão publicadas as “Normas e especificações técnicas para a produção de cartografia e ortofotocartografia” e os respetivos catálogos de objetos para as escalas 1:2 000 e 1:10 000 (http://www.dgterritorio.pt/cartografia_e_geodesia/regulacao/).

Considerando que o modelo de dados das atuais especificações técnicas já foi desenvolvido há mais de 20 anos, e que ao longo deste período ocorreram vários desenvolvimentos tecnológicos que alteraram de forma significativa o modo como os utilizadores exploram atualmente a informação geográfica, considerou-se oportuno atualizar este modelo procedendo à reestruturação das normas e das especificações técnicas para a produção de cartografia e ortofotocartografia.

O processo de reestruturação conduziu à produção de novas especificações técnicas adaptadas aos atuais paradigmas tecnológicos e, em especial, alinhadas com as normas e disposições dos regulamentos comunitários e nacionais para a informação geográfica, designadamente as criadas no âmbito da Diretiva INSPIRE e do Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital. As novas especificações técnicas enquadram-se também nas iniciativas desenvolvidas pelo Global Geospatial Information Management das Nações Unidas, nas recomendações do Open Geospatial Consortium e nas normas ISO aplicáveis.

A produção das novas especificações técnicas obedeceu às seguintes linhas orientadoras:

Viabilizar a produção de cartografia e informação geográfica útil e adequada às necessidades nacionais nos seus vários contextos;

Capacitar utilizadores e produtores de cartografia e informação geográfica para os atuais desafios de gestão e administração;

Simplificar os procedimentos de verificação da cartografia e informação geográfica para fins de utilização pública;

A elaboração das novas especificações técnicas iniciou-se com a análise crítica das atuais especificações técnicas, com a auscultação de especialistas externos (representantes dos utilizadores e produtores de informação geográfica) e a realização de um processo de avaliação comparativa com a cartografia que atualmente se produz nos demais países europeus, nomeadamente na forma como a Diretiva INSPIRE foi adaptada nesses países.

Do processo de análise crítica às atuais normas especificações técnicas e da auscultação de especialistas externos resultou a constatação da necessidade da atualização das atuais especificações, tendo ficado também evidente a necessidade das novas especificações providenciarem um dicionário de objetos e regras claras para a recolha e representação de cada objeto.

Do processo de avaliação comparativa com outros países europeus merece destaque o facto da grande maioria afirmar que as especificações técnicas dos seus países têm em consideração as regras e normas definidas pela Diretiva INSPIRE.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 4

O presente documento, resultante do referido processo de reestruturação das “Normas e especificações técnicas para a produção de cartografia e ortofotocartografia”, corresponde a um conjunto de normas e regras a observar na produção do futuro Modelo Topográfico – MTop.

Importa ainda referir que este documento faz parte de um pacote de documentos técnicos que inclui, para além do presente documento, o dicionário de objetos e as especificações para a representação simbólica do Modelo Topográfico, e que em conjunto enquadram, definem e caracterizam o MTop.

O Modelo Topográfico (MTop) é constituído por objetos naturais e artificiais que modelam de forma detalhada o território nacional e está estruturado nos seguintes temas:

i. Unidades administrativas;

ii. Toponímia;

iii. Altimetria;

iv. Hidrografia;

v. Transportes;

vi. Construções;

vii. Ocupação do solo;

viii. Infraestruturas e serviços públicos;

ix. Equipamento urbano;

x. Ortofotos.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 5

CONTEÚDO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO MODELO TOPOGRÁFICO ........................................................................................................................ 1 Preâmbulo ............................................................................................................................................................................... 3 1. Sumário Executivo ........................................................................................................................................................ 9 2. Visão Geral .................................................................................................................................................................. 10

2.1. Temas ................................................................................................................................................................ 10 2.2. Níveis de detalhe .............................................................................................................................................. 12 2.3. Forma de caracterização dos objetos e atributos .......................................................................................... 13

Tipologia dos atributos ............................................................................................................................................... 14 Geometria ................................................................................................................................................................... 14 “Estereótipo” vazio (voidable) ................................................................................................................................... 14 Multiplicidade ............................................................................................................................................................. 15 Catálogos externos ..................................................................................................................................................... 15

2.4. Termos e definições ......................................................................................................................................... 15 2.5. Símbolos e abreviaturas ................................................................................................................................... 16

3. Sistema de Referência e Seccionamento .................................................................................................................. 18 3.1. Sistema de referência....................................................................................................................................... 18 3.2. Seccionamento ................................................................................................................................................. 19

4. Modelo Topográfico - Catálogo ................................................................................................................................. 20 4.1. Tema Toponímia ............................................................................................................................................... 20

Designação Local ........................................................................................................................................................ 20 Ponto de interesse ...................................................................................................................................................... 21 Sinal geodésico ........................................................................................................................................................... 22 Topónimo .................................................................................................................................................................... 24

4.2. Tema Altimetria ................................................................................................................................................ 25 Curva de nível ............................................................................................................................................................. 25 Linha de quebra .......................................................................................................................................................... 26 Ponto cotado .............................................................................................................................................................. 28 Modelo digital do terreno .......................................................................................................................................... 29

4.3. Tema Hidrografia .............................................................................................................................................. 30 Açude ou Represa ....................................................................................................................................................... 30 Águas lênticas ............................................................................................................................................................. 32 Comporta .................................................................................................................................................................... 34 Curso de água ............................................................................................................................................................. 35 Eclusa........................................................................................................................................................................... 38 Fronteira terra-água ................................................................................................................................................... 40 Margem ....................................................................................................................................................................... 41 Nascente ..................................................................................................................................................................... 42 Nó hidrográfico ........................................................................................................................................................... 44 Passagem de água ...................................................................................................................................................... 45 Queda de água ............................................................................................................................................................ 47 Talude .......................................................................................................................................................................... 48 Zona húmida ............................................................................................................................................................... 49

4.4. Tema Transportes ............................................................................................................................................. 51 Transporte por cabo ................................................................................................................................................... 51 Nó de via por cabo ...................................................................................................................................................... 52 Segmento de via por cabo ......................................................................................................................................... 52 Transporte aéreo ........................................................................................................................................................ 54 Área da Infraestrutura de transporte aéreo ............................................................................................................. 54 Infraestrutura de transporte aéreo ........................................................................................................................... 55 Nó de aeródromo ....................................................................................................................................................... 57 Transporte por via navegável..................................................................................................................................... 58 Áreas da Infraestrutura de transporte por via navegável ........................................................................................ 58 Infraestrutura de transporte por via navegável ........................................................................................................ 59 Nó de via navegável .................................................................................................................................................... 61 Transporte ferroviário ................................................................................................................................................ 62 Áreas da Infraestrutura de transporte ferroviário .................................................................................................... 62 Infraestrutura de transporte ferroviário ................................................................................................................... 63 Linha férrea ................................................................................................................................................................. 65 Nó ferroviário .............................................................................................................................................................. 66 Segmento de linha férrea ........................................................................................................................................... 67

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 6

Transporte rodoviário ................................................................................................................................................ 69 Áreas de Infraestrutura de transporte rodoviário .................................................................................................... 70 Estrada ........................................................................................................................................................................ 70 Estrada - Berma .......................................................................................................................................................... 72 Estrada - Limite ........................................................................................................................................................... 73 Infraestrutura de transporte rodoviário .................................................................................................................... 73 Nó rodoviário .............................................................................................................................................................. 75 Segmento da estrada ................................................................................................................................................. 76

4.5. Tema Construções ............................................................................................................................................ 79 Construções lineares .................................................................................................................................................. 79 Edifício ......................................................................................................................................................................... 80 Outras construções poligonais................................................................................................................................... 83

4.6. Tema Ocupação do solo ................................................................................................................................... 85 Áreas agrícolas, florestais ou matos .......................................................................................................................... 85 Áreas artificializadas ................................................................................................................................................... 86

4.7. Tema Infraestruturas e serviços públicos ....................................................................................................... 87 Cabo elétrico ............................................................................................................................................................... 88 Conduta de água ......................................................................................................................................................... 89 Elemento associado de água ..................................................................................................................................... 91 Elemento associado de eletricidade .......................................................................................................................... 93 Elemento associado de petróleo-gás-químicos ........................................................................................................ 94 Elemento associado de telecomunicações ............................................................................................................... 96 Instalação de gestão ambiental ................................................................................................................................. 97 Instalação de produção .............................................................................................................................................. 99 Oleoduto, gasoduto ou produtos químicos ............................................................................................................ 100 Serviços públicos ...................................................................................................................................................... 102

4.8. Tema Equipamento urbano ........................................................................................................................... 103 Equipamento urbano................................................................................................................................................ 104

4.9. Tema Ortofotos .............................................................................................................................................. 104 4.10. Listas de códigos ........................................................................................................................................ 107

Vazio (estereótipo voidable) .................................................................................................................................... 107 atividadeEconomica ................................................................................................................................................. 107 categoriaAerea.......................................................................................................................................................... 107 categoriaBitola .......................................................................................................................................................... 108 classeFuncional ......................................................................................................................................................... 108 classifica .................................................................................................................................................................... 108 classificacaoDainstalacaoAmbiental ........................................................................................................................ 109 classificaLAS .............................................................................................................................................................. 109 condicaoConst .......................................................................................................................................................... 109 daCategoriaDoNoHidrografico................................................................................................................................. 110 elementoAssociadoElectricidade ............................................................................................................................. 110 elementoAssociadoPGQ ........................................................................................................................................... 111 elementoAssociadoRedeAgua ................................................................................................................................. 111 elementoAssociadoTelecomunicacoes ................................................................................................................... 112 elementoEdificioXY ................................................................................................................................................... 112 elementoEdificioZ ..................................................................................................................................................... 113 estadoInstalacao ....................................................................................................................................................... 114 formaVia .................................................................................................................................................................... 114 fornecimentoDeUtilidadePublica ............................................................................................................................ 114 gasodutoOleodutoQuimicos .................................................................................................................................... 115 instalacaoDeGestaoAmbiental ................................................................................................................................. 115 instalacaoDeProducao .............................................................................................................................................. 115 limiteTroco ................................................................................................................................................................ 118 localGeodesico .......................................................................................................................................................... 118 metodoAquis............................................................................................................................................................. 118 naturezaEdificio ........................................................................................................................................................ 118 naturezaLinha ........................................................................................................................................................... 120 ordem ........................................................................................................................................................................ 121 origem ....................................................................................................................................................................... 121 pavimentado ............................................................................................................................................................. 121 persistenciaHidrologica ............................................................................................................................................ 121

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 7

posicaoVertical ......................................................................................................................................................... 122 propGravidade .......................................................................................................................................................... 122 restricaoAcesso ......................................................................................................................................................... 122 restricaoAerea .......................................................................................................................................................... 123 sentido....................................................................................................................................................................... 123 tipoAreaAereo .......................................................................................................................................................... 123 tipoAreasAgricolasFlorestaisMatos ......................................................................................................................... 123 tipoAreasArtificializadas ........................................................................................................................................... 125 tipoConstLinear......................................................................................................................................................... 126 tipoCurva ................................................................................................................................................................... 127 tipoDeAguas .............................................................................................................................................................. 127 tipoDeAguasLenticas ................................................................................................................................................ 127 tipoDeAtravessamento............................................................................................................................................. 128 acudeOuRepresa ...................................................................................................................................................... 128 tipoDeCursoDeAgua ................................................................................................................................................. 128 tipoDeEquipamentoUrbano ..................................................................................................................................... 129 tipoDeLocalNomeado ............................................................................................................................................... 130 tipoDeMargem.......................................................................................................................................................... 131 tipoDeNascente ........................................................................................................................................................ 131 tipoDeNoViaAquatica ............................................................................................................................................... 132 tipoDePassagemDeAgua .......................................................................................................................................... 132 tipoDeServico ............................................................................................................................................................ 132 tipoDeTalude............................................................................................................................................................. 135 tipoDeViaCabo .......................................................................................................................................................... 135 tipoDeZonaHumida .................................................................................................................................................. 135 tipoInfraestruturaAerea ........................................................................................................................................... 135 tipoInfraestruturaFerrov .......................................................................................................................................... 136 tipoInfraestruturaRodoviaria ................................................................................................................................... 136 tipoInfraestruturaViaNavegável............................................................................................................................... 136 tipoLinhaFerrovia ...................................................................................................................................................... 137 tipoNoFerrov ............................................................................................................................................................. 137 tipoNoRodoviario...................................................................................................................................................... 138 tipoOutrasConstpoligonais....................................................................................................................................... 138 tipoPontoInteresse ................................................................................................................................................... 138 tipoRodovia ............................................................................................................................................................... 139 tipoServico ................................................................................................................................................................ 141 tipoSinalGeodesico ................................................................................................................................................... 141 tipoTroco ................................................................................................................................................................... 141 tipoTrocoFerrovia ..................................................................................................................................................... 142 tipoUso ...................................................................................................................................................................... 142 tipoVeiculo ................................................................................................................................................................ 142 utilizacaoActual ......................................................................................................................................................... 142

5. Qualidade dos dados ................................................................................................................................................ 145 5.1. Exatidão posicional ......................................................................................................................................... 145 5.2. Consistência posicional .................................................................................................................................. 146 5.3. Consistência radiométrica.............................................................................................................................. 146

6. Critérios de Recolha ................................................................................................................................................. 147 6.1. Regras gerais ................................................................................................................................................... 147 6.2. Regras específicas ........................................................................................................................................... 147

7. Bibliografia ................................................................................................................................................................ 149 Anexo I – Diagrama UML Global ........................................................................................................................................ 152

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 8

Índice das tabelas

Tabela 1: Exatidão posicional associada aos níveis de detalhe .......................................................................................... 13 Tabela 2: Regras gerais de representação da informação ................................................................................................. 13 Tabela 3: Itens caracterizadores dos objetos do MTop ...................................................................................................... 13 Tabela 4: Itens caracterizadores dos atributos dos objetos do MTop ............................................................................... 14 Tabela 5: Tipologia dos atributos dos objetos do MTop .................................................................................................... 14 Tabela 6: Secionamento dos modelos digitais do terreno e ortofotos.............................................................................. 19 Tabela 7: Designação dos modelos digitais do terreno, ficheiros associados e ortofotos ............................................... 19 Tabela 8: Resolução espacial do MDT ................................................................................................................................. 29 Tabela 9: Organização das bandas dos ortofotos ............................................................................................................. 105 Tabela 10: Ligação entre os elementos no formato GML e as etiquetas TIFF dos ortofotos ......................................... 106 Tabela 11: Etiquetas obrigatórias do formato TIFF dos ortofotos ................................................................................... 106 Tabela 12: Formato do ficheiro texto com a georreferenciação dos ortofotos .............................................................. 107 Tabela 13: Exatidão posicional dos objetos do MTop ...................................................................................................... 145 Tabela 14:Exatidão posicional altimétrica dos pontos do modelo digital do terreno .................................................... 145 Tabela 15: Exatidão posicional planimétrica dos ortofotos ............................................................................................. 145

Índice das figuras

Figura 1: Diagrama UML do Tema Toponímia ..................................................................................................................... 20 Figura 2: Diagrama UML do Tema Altimetria ...................................................................................................................... 25 Figura 3: Diagrama UML do Tema Hidrografia .................................................................................................................... 30 Figura 4: Diagrama UML do Tema Transportes .................................................................................................................. 51 Figura 5: Diagrama UML do Subtema Transporte por cabo ............................................................................................... 51 Figura 6: Diagrama UML do Subtema Transporte aéreo .................................................................................................... 54 Figura 7: Diagrama UML do Subtema Transporte por via navegável ................................................................................ 58 Figura 8: Diagrama UML do Subtema Transporte ferroviário ............................................................................................ 62 Figura 9: Diagrama UML do Subtema Transporte rodoviário ............................................................................................ 69 Figura 10: Diagrama UML do Tema Construções................................................................................................................ 79 Figura 11: Diagrama UML do Tema Ocupação do solo....................................................................................................... 85 Figura 12: Diagrama UML do Tema Infraestruturas e serviços públicos ........................................................................... 87 Figura 13: Diagrama UML do Tema Equipamento urbano ............................................................................................... 103 Figura 14: Diagrama UML global ........................................................................................................................................ 152

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 9

1. Sumário Executivo

O presente documento descreve detalhadamente a informação que constitui o Modelo Topográfico e encontra-se organizado da seguinte forma:

Visão geral Enquadramento da temática e descrição informal dos temas

e dos níveis de detalhe que constituem o Modelo

Topográfico. Forma de caracterização dos objetos e

atributos; termos, definições, símbolos e abreviaturas

necessárias os ao entendimento do documento.

Sistemas de referência e

seccionamento

Definição do sistema de referência e dos seccionamentos do

modelo digital do terreno e dos ortofotos.

Modelo topográfico -

Catálogo

Descrição dos objetos, atributos, associações e valores das

listas de códigos do Modelo Topográfico.

Qualidade dos dados Especificação dos parâmetros de qualidade do Modelo

Topográfico.

Critérios de recolha Especificação das regras gerais e específicas a considerar na

recolha e aquisição dos dados.

Bibliografia Bibliografia usada para elaboração do documento.

Anexos Esquema aplicacional global do Modelo Topográfico.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 10

2. Visão Geral

O MTop é constituído por 10 temas e tem em consideração dois níveis de detalhe de representação cartográfica. Alguns temas estão relacionados através de ligações explícitas, que organizam e contextualizam os objetos que caracterizam o território nacional.

2.1. Temas

UNIDADES ADMINISTRATIVAS

Representação geográfica das unidades administrativas existentes em Portugal.

As unidades são representadas através de uma geometria que representa os distritos, concelhos, freguesias e NUTS (Nomenclaturas de Unidades Territoriais para fins Estatísticos) que correspondem às sub-regiões estatísticas em que se divide o território nacional. Este tema, da responsabilidade da DGT, é concretizado à custa da Carta Administrativa Oficial de Portugal.

TOPONÍMIA

Nomes de áreas geográficas ou topográficas, localidades, cidades, corpos de água, áreas históricas edifícios. etc. O tema toponímia fornece identidade aos objetos naturais e artificiais que constituem o território. O tema é constituído por 3 objetos de geometria ponto e 1 objeto, “Topónimo”, que não possui geometria correspondendo a uma entidade que representa as designações locais propriamente ditas e que fará a relação com outros objetos tais como uma barragem, curso de água, estrada ou edifício. O objeto “Designação local” é o ponto que identifica uma localização natural, artificial ou cultural do território territorial considerada relevante. O objeto “Ponto de Interesse”, representa igualmente à custa de um ponto, uma qualquer localização de especial relevância, uma estátua, um pelourinho ou uma anta. Os vértices geodésicos correspondem ao objeto “Sinal geodésico”.

Objetos: Topónimo; Designação local; Sinal geodésico; Ponto de interesse.

ALTIMETRIA

Descrição da superfície terrestre referida ao Datum altimétrico oficial.

O tema altimetria é constituído por dois subtemas: altimetria vetorial e modelo digital do terreno. A altimetria vetorial é constituída por 3 objetos – “Curva de nível”, “Ponto cotado” e “Linha de quebra”. O “Modelo digital do Terreno” representa a superfície do terreno. O tema disponibiliza valores de altitudes a partir da superfície de referência permitindo, entre outras, a determinação das bacias hidrológicas e de áreas de inundação.

Objetos: Curva de nível; Ponto cotado; Linha de quebra.

Modelo digital do terreno

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 11

HIDROGRAFIA

Elementos hidrográficos e estruturas, naturais ou artificiais, associadas.

Com exceção do objeto “Comporta” os objetos que constituem este tema são linhas ou polígonos tridimensionais e todos os objetos possuem um identificador “especial” (iDHidrografico). Os objetos deste tema permitem o estabelecimento posterior de uma rede hidrográfica.

Objetos: Açude ou represa; Talude; Comporta; Eclusa; Nascente; Queda de água; Zona húmida; Margem; Fronteira terra-água; Águas lênticas; Curso de água.

Relações: Tema Toponímia.

TRANSPORTES

Infraestruturas e locais associados ao transporte por cabo, aéreo, navegável, ferroviário e rodoviário.

O tema é constituído por 5 subtemas (transporte por cabo, transporte aéreo, transporte por via navegável, transporte ferroviário e transporte rodoviário) e diz essencialmente respeito às infraestruturas de transporte e áreas associadas como aeródromos, portos, estações de caminho de ferro ou áreas de serviço). Nos subtemas “Transporte ferroviário” e “Transporte rodoviário” recorre-se a dois catálogos externos onde constam o universo dos caminhos de ferro, autoestradas e estradas e caminhos, nacionais e municipais. Estes catálogos permitirão a normalização das denominações destas vias promovendo, assim, a harmonização dos dados com outras fontes. As das infraestruturas dos subtemas são representados por polígonos a 2D. Os objetos deste tema permitem o estabelecimento posterior de uma rede.

Objetos: [Transporte por cabo] Segmento de via por cabo; Nó de via por cabo. [Transporte aéreo] Área da infraestrutura de transporte aéreo; Infraestrutura de transporte aéreo; Nó de aeródromo.. [Transporte por via navegável] Áreas da infraestrutura de transporte por via navegável; Infraestrutura de transporte por via navegável; Nó de via navegável. [Transporte ferroviário] Linha férrea; Segmento de linha férrea; Áreas da infraestrutura de transporte ferroviário; Infraestrutura de transporte ferroviário; Nó ferroviário. [Transporte rodoviário] Estrada; Segmento da estrada; Estrada – Berma; Estrada – Limite; Áreas de infraestrutura de transporte rodoviário; Infraestrutura de transporte rodoviário; Nó rodoviário.

Relações: Tema Toponímia.

CONSTRUÇÕES

Identificação e caracterização geográfica das construções existentes no território.

O tema diz respeito aos edifícios e demais construções que de alguma forma caracterizam o território tais como muros ou outras barreiras, piscinas, tanques, campos de jogos, etc.

Objetos: Edifício; Construções lineares; Outras construções poligonais.

Relações: O objeto “Edifício” relaciona-se explicitamente com os objetos “Instalação de gestão ambiental”, “Serviços públicos” e “Instalação de produção” do Tema “Infraestruturas e serviços públicos”.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 12

OCUPAÇÃO DO SOLO

Cobertura física e biológica do território, incluindo superfícies artificiais, áreas agrícolas, florestas e áreas seminaturais.

As características deste tema serão articuladas com a nomenclatura da carta de ocupação do solo de 2015.

Objetos: Áreas agrícolas, florestais ou matos; Áreas artificializadas.

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Conjunto das infraestruturas (utilities) e serviços públicos existentes no território.

Objetos: Oleoduto, gasoduto ou produtos químicos; Conduta de água; Cabo elétrico; Elemento associado de petróleo-gás-químicos; Elemento associado de água; elemento associado de eletricidade; Elemento associado de telecomunicações; Serviços públicos; Instalação de gestão ambiental; Instalação de produção.

Relações: Os objetos “Instalação de gestão ambiental”, “Serviços públicos” e “Instalação de produção” relacionam-se explicitamente com o objeto “Edifício” do Tema “Construções”.

EQUIPAMENTO URBANO

Bens de utilidade pública destinados ao funcionamento do espaço urbano.

Tema constituído por objetos habitualmente existentes nas áreas urbanas e que são fundamentais para o funcionamento dos equipamentos e infraestruturas urbanas. Estes objetos desempenham funções específicas e essenciais no contexto urbano e a sua gestão constitui uma das principais atividades desenvolvidas pelas entidades com competências na gestão urbanística.

Objetos: Equipamento urbano

ORTOFOTOS

Imagens ortorretificadas do território.

Tema constituído por ficheiros em formato raster de imagens aéreas ortorretificadas. Imagens com 4 bandas - Vermelho, Verde, Azul e Infravermelho próximo, recolhidas por satélites ou sensores aéreos.

2.2. Níveis de detalhe

No contexto do MTop, e com vista a representar e modelar o território, são considerados dois níveis de detalhe – NdD1 e NdD2. Estes dois níveis de detalhe representam duas possibilidades de representação cartográfica. Têm características diferenciadas quanto à diversidade da informação prevista e discriminada nas características dos atributos dos objetos, têm associadas exatidões posicionais diferentes, descritas no capítulo dedicado à qualidade dos dados, e têm também critérios de recolha dos objetos diferenciados, discriminados no capítulo dedicado a esta temática.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 13

O NdD1 está previsto para a representação cartográfica dos aglomerados urbanos e o NdD2 para a representação integral do território nacional.

Estas especificações técnicas definem as características destes dois níveis de detalhe discriminando um conjunto mínimo de objetos, ou características específicas de alguns objetos, que devem ser obtidas aquando da produção da informação geográfica. As especificações técnicas preveem também um conjunto de objetos, atributos e respetivas características que devem ser enquadradas no âmbito da implementação do modelo de dados preconizado nestas especificações, mas que apenas serão recolhidos no decurso da futura exploração dos dados. Nesta matéria merecem especial relevância os objetos do tema “Equipamento Urbano”, que estão previstos no modelo de dados mas que não são considerados para estes dois níveis de detalhe.

Os objetos e as características inerentes aos dois níveis de detalhe resultam das opções tomadas na elaboração destas especificações técnicas e determinam a densidade, a diversidade e as características dos dados a obter para cada um dos níveis de detalhe.

À semelhança do que acontecia com a escala de um mapa, também cada um destes níveis traduz diferentes abstrações da representação geográfica. O mesmo objeto, apesar de previsto para os dois níveis de detalhe, pode assumir formas de representação distintas. Um determinado objeto pode ser representado através de um polígono para o NdD1 e através de um ponto para o NdD2.

A exatidão posicional associada a estes dois níveis de detalhe é a seguinte:

EXATIDÃO POSICIONAL NdD1 NdD2

PLANIMÉTRICA 0,30 m 1,50 m

ALTIMÉTRICA 0,40 m 1,70 m

Tabela 1: Exatidão posicional associada aos níveis de detalhe

As regras gerais de representação da informação nos dois níveis de detalhe são as seguintes:

EXATIDÃO POSICIONAL NdD1 NdD2

Área mínima para a representação através de polígonos

4m2 20m2

Área mínima para a representação através de polígonos

1m 5m

Tabela 2: Regras gerais de representação da informação

2.3. Forma de caracterização dos objetos e atributos

Os temas do MTop são constituídos por objetos geográficos que se caracterizam pelos seguintes itens:

Nome do Objeto Nome do objeto no mundo real

Entidade Geográfica Nome do objeto na base de dados

Dimensão Indicação se o objeto será representado a 2D ou a 3D

Definição Explicação do significado do objeto

Tabela 3: Itens caracterizadores dos objetos do MTop

Os atributos de cada objeto – características de cada objeto - são caracterizados através dos seguintes itens:

Nome Atributo Nome do atributo (do objeto)

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 14

Tipo Tipologia do atributo

Definição Explicação do significado do atributo

Multiplicidade Especificação da gama de valores permitidos que o atributo pode assumir (nomenclatura UML)

Valores Nulos Indicação de que o atributo pode ou não assumir valores nulos - S: sim; N: não

NdD1 Indicação (x) de que o atributo está presente no nível de detalhe 1

NdD2 Indicação (x) de que o atributo está presente no nível de detalhe 2

Tabela 4: Itens caracterizadores dos atributos dos objetos do MTop

No contexto da especificação do MTop são apresentados diagramas de objetos em Unified Modeling

Language (UML) que permitem ilustrar e estruturar a forma como os objetos são caracterizados e se relacionam entre si.

Tipologia dos atributos

Os atributos podem ter a seguinte tipologia:

Booleano O atributo pode assumir apenas 2 valores – 0 ou 1

Data Data

Geometria A geometria usada para representar o objeto

Lista de códigos Domínio dos valores possíveis para determinado atributo de determinado objeto

Inteiro Número inteiro

Real Número real

Texto Texto livre

Topónimo Toponímia

Tabela 5: Tipologia dos atributos dos objetos do MTop

Todos os objetos do MTop têm um atributo “identificador”, de constituição oportunamente a definir, a que corresponde um identificador único utilizado para identificar o objeto na base de dados.

Geometria

Os objetos com geometria possuem um atributo denominado “geometria” a que corresponde uma das primitivas geométricas: GM_Point, GM_Curve e GM_Surface

1.

“Estereótipo” vazio (voidable)

O estereótipo Vazio (voidable) é usado para caracterizar os atributos de um objeto que, mesmo existente no mundo real, pode não estar presente na base de dados. É de notar que o estereótipo não fornece qualquer informação sobre a eventual existência no mundo real de um determinado atributo.

Por princípio, e na maioria dos casos, optou-se por garantir que os atributos devem possuir ou um valor específico ou o valor “vazio”. No caso dos atributos possuírem um valor “vazio”, torna-se necessário

1 De acordo com ISO 19 107 - Geographic information -- Spatial schema - Norma internacional que especifica os esquemas

conceptuais dos modelos de dados geográficos

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 15

justificar a razão para a ausência de valor através da escolha de um dos valores possíveis da lista de códigos “vazio”:

Desconhecido (código 996): a propriedade não é conhecida, apesar de poder existir no mundo real;

Não preenchido (código 997): a propriedade não faz parte das opções disponíveis, apesar de existir no mundo real;

Confidencial (código 998): a propriedade apesar de existir é confidencial.

Assim sendo quando o atributo pode assumir um valor “vazio” é referenciado no catálogo como possuindo um Estereótipo “voidable”, sendo portanto obrigatória a justificação para essa ausência através de um dos valores da lista de códigos “Vazio”.

Multiplicidade

A existência ou inexistência no mundo real de um determinado atributo é traduzida pela sua “Multiplicidade” (se a característica pode ou não existir no mundo real a cardinalidade mínima é de 0; se existe pelo menos um valor para determinada característica a cardinalidade mínima é de 1).

No modelo aqui desenhado a multiplicidade mínima é “1”, o que implica que o atributo está sempre presente no MTop. No entanto, o valor do atributo pode ou não conter valores nulos em função do definido no parâmetro “Valores Nulos”.

Quando se considera que um determinado atributo pode assumir apenas um valor a Multiplicidade corresponde ao valor “1”, em contrapartida quando um atributo pode assumir mais do que um valor a Multiplicidade surge com a designação “[1..*]”.

Catálogos externos

O modelo prevê para o Tema Transportes o recurso a catálogos externos, publicados pelas entidades competentes, que contêm a identificação e descrição das ferrovias e rodovias existentes no território nacional.

Estes catálogos identificam de forma unívoca cada ferrovia e rodovia através de um código que será usado no modelo como valor dos atributos “codigoFerroviario” e “codigoRodoviario”, respetivamente.

2.4. Termos e definições

Completude Indicador da ausência (erros de omissão) ou excesso (erros de comissão) de dados.

Datum Altimétrico Ponto convencional a partir do qual se derivam as altitudes ou profundidades

Datum Planimétrico Local onde são estabelecidas as relações entre as coordenadas naturais, astronómicas, e as geográficas e é determinada a posição do Elipsoide, relativamente ao Geoide.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 16

Erro médio quadrático Quantidade estatística que mede a qualidade de observações e que, aplicada às presentes especificações é determinada, para o caso plani-métrico, pela fórmula:

Em que: n – número de pontos da amostra; MiT, PiT – coordenadas planimétricas exatas, para o ponto i MiC , PiC – coordenadas planimétricas do mesmo ponto, extraídas da Cartografia; E, para o caso altimétrico, pela fórmula:

Em que: n – número de pontos da amostra; ZiT – coordenada altimétrica exata, para o ponto i; ZiC – coordenada altimétrica do mesmo ponto na Cartografia.

Exatidão Posicional Valor indicador da conformidade entre as coordenadas de um ponto obtidas na cartografia e as correspondentes no terreno obtidas por um método muito rigoroso, que garanta observações o mais exatas possível. O erro médio quadrático pode ser usado para este fim, desde que as observações estejam isentas de erros sistemáticos.

Modelo topográfico

(MTop)

Infraestrutura de dados geográficos que representam o território nacional, constituído por objetos naturais e artificiais que modelam, com elevado grau de precisão, o território nacional.

Nível de detalhe Quantidade de informação que retrata o mundo real.

Objeto Entidade do mundo real, natural ou artificial, com ou sem geometria.

Ortofotos Produto resultado de um processo de retificação diferencial ortogonal de uma imagem aérea ou orbital. O mesmo que ortoimagem ou que imagem ortorretificada.

Retificação diferencial Processo que se destina à obtenção de imagens aéreas georreferenciadas ortorretificadas, isto é, geometricamente alteradas por forma a eliminar as distorções provocadas pela variação altimétrica e pela inclinação do sensor.

2.5. Símbolos e abreviaturas

DGT Direção-Geral do Território

ET Especificações técnicas

EMQ Erro médio quadrático

GML Geography Markup Language

MDT Modelo Digital do Terreno

MTop Modelo Topográfico

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 17

PQ Parâmetro de qualidade

RE Regras específicas (inerentes à recolha dos dados vetoriais)

RG Regras gerais (inerentes à recolha e aquisição dos dados vetoriais)

UML Unified Modeling Language

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 18

3. Sistema de Referência e Seccionamento

3.1. Sistema de referência

O MTop adota os sistemas de referência em vigor em Portugal, de acordo com o definido no Decreto-Lei nº 141/2014, de 19 de setembro, que estabelece os princípios a que deve obedecer a produção cartográfica no território nacional.

Características dos sistemas de referência:

Portugal Continental - PT-TM06/ETRS89

Referencial Planimétrico Elipsoide referência: GRS80 Projeção cartográfica: Transversa de Mercator Origem das Coordenadas Retangulares:

Latitude: 39° 40’ 05”,73 N Longitude: 8° 07’ 59”,19 W

Falsa origem: M=0 metros; P=0 metros Coeficiente de redução de escala no meridiano central: 1

Referencial Altimétrico: Datum Cascais (1938).

Região Autónoma da Madeira - PTRA08-UTM/ITRF93

Referencial Planimétrico Elipsoide referência: GRS80 Projeção cartográfica: Universal Transversa de Mercator (UTM) Falsa origem: E(Easting)= 500 000 metros; N (Northing) = 0 metros Coeficiente de redução de escala no meridiano central: 0,9996 Fuso 28

Referencial Altimétrico: Datum Base SE (Porto Santo)

Região Autónoma dos Açores - PTRA08-UTM/ITRF93

Referencial Planimétrico Elipsoide referência: GRS80 Projeção cartográfica: Universal Transversa de Mercator (UTM) Falsa origem: E(Easting)= 500 000 metros; N (Northing) = 0 metros Coeficiente de redução de escala no meridiano central:0,9996 Fuso 26 - Grupo Oriental Fuso 26 - Grupo Central Fuso 25 - Grupo Ocidental

Referencial Altimétrico: Datum S. Braz (S. Miguel) - Grupo Oriental Datum Base SW (Graciosa) - Grupo Central Datum Observatório (Flores) - Grupo Ocidental

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 19

3.2. Seccionamento

O seccionamento e a designação dos ficheiros dos ortofotos e modelos digitais do terreno são definidos em função da respetiva resolução espacial.

SECCIONAMENTO

Resolução espacial do Modelo Digital do Terreno (Espaçamento da grelha)

0,50 m 1,00 m 2,00 m 5,00 m 10,00 m

Resolução espacial dos ortofotos 0,025 m 0,05 m 0,10 m 0,25 m 0,50 m

Seccionamento da Escala 1:500 1:1000 1:2000 1:5000 CROA50*

* seccionamento associado aos ortofotos com resolução de 50 cm da DGT (CROA-Cobertura Regular de Ortofotocartografia Aérea)

Tabela 6: Secionamento dos modelos digitais do terreno e ortofotos

Os seccionamentos estão disponíveis para download em www.dgterritorio.pt

A designação dos ficheiros é construída a partir do nome das folhas indicado no seccionamento (nome), seguida do ano de referência da informação (AAAA) e da respetiva extensão.

PRODUTO DESIGNAÇÃO DESCRIÇÃO

MDT nome-AAAA.xyz Ficheiro com o Modelo Digital do Terreno em formato ASCII

Info3D nome-info3D-AAAA.dxf A informação vetorial que está na origem do MDT, quando o projeto não envolve a produção do Modelo Vetorial, deve ser armazenada em ficheiros gráficos DXF

Ortofotos nome-AAAA.tif Ficheiro com a imagem do Ortofoto, acompanhado do respetivo ficheiro de georreferenciação no formato TFW

Tabela 7: Designação dos modelos digitais do terreno, ficheiros associados e ortofotos

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 20

4. Modelo Topográfico - Catálogo

O Modelo Topográfico (MTop) é constituído por objetos naturais e artificiais que modelam de forma detalhada o território nacional e está estruturado pelos temas que se descrevem de seguida.

4.1. Tema Toponímia

Figura 1: Diagrama UML do Tema Toponímia

Designação Local

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Designação local DesignacaoLocal 2D Designação de uma entidade do mundo real referenciada por um ou mais nomes próprios.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 21

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoDeLocalNomeado

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Acidente natural ou artificial.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

Ponto de interesse

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Ponto de interesse PontoInteresse 2D Entidade do mundo real a que corresponde uma localização específica com especial relevância.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 22

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoPontoInteresse

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Identificação do tipo de ponto de interesse.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome do ponto de interesse

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Sinal geodésico

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Sinal geodésico SinalGeodesico 3D

Ponto da rede geodésica nacional cujas coordenadas geográficas e posição relativa, referidas a um elipsoide de referência, são conhecidas com grande exatidão.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 23

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO ordem

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Identificação da ordem a que pertence o sinal geodésico

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO cotaSinal

TIPO DirectPosition

DEFINIÇÃO Cota no topo do sinal geodésico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoSinalGeodesico

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Especifica qual o tipo de sinal geodésico (Vértice Geodésico, Marca de Nivelamento, Marégrafo, Estação Gravimétrica).

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO localGeodesico

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Identificação do local em que o sinal geodésico está instalado

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 24

NDD1 x

NDD2 x

Topónimo

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Topónimo Toponimo -

Denominações das zonas, regiões, localidades, cidades, subúrbios, pequenas cidades ou povoações, ou de qualquer entidade geográfica ou topográfica de interesse público ou histórico.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO ortografia

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Forma correta de escrever o topónimo

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 25

4.2. Tema Altimetria

Figura 2: Diagrama UML do Tema Altimetria

Curva de nível

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Curva de Nível CurvaDeNivel 3D

Linha imaginária que resulta da interseção de uma superfície de nível com o terreno na qual todos os pontos têm igual valor de elevação, referida esta a um determinado Datum Altimétrico.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 26

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO propGravidade

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Valor acima ou abaixo do nível do mar.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoCurva

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Curva diferenciada pelos intervalos altimétricos na sua representação.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Linha de quebra

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Linha de quebra LinhaDeQuebra 3D Uma linha crítica que descreve a forma de uma superfície altimétrica e indica uma descontinuidade no declive da superfície.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 27

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO propGravidade

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Valor acima ou abaixo do nível do mar.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO classifica

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de linha de quebra.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO desceDireita

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica que o objeto está digitalizado no sentido em que a altura do terreno é inferior no lado direito.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO artificial

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se a linha de quebra, que representa a descontinuidade altimétrica, é devida a uma construção artificial presente no terreno.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO naturezaLinha

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de linha de quebra.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 28

Ponto cotado

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Ponto cotado PontoCotado 3D Ponto em que o valor da altitude é determinado a partir do Datum Altimétrico.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO propGravidade

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Valor acima ou abaixo do nível do mar.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO classificaLAS

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Ponto em que o valor da altitude é determinado a partir do Datum Altimétrico. Classificação decorrente da ASPRS Standard LIDAR Point Classes.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 29

NDD1 x

NDD2 x

Modelo digital do terreno

A representação do relevo pode ser conseguida através dos objetos vetoriais atrás referidos (curvas de nível, pontos cotados e linhas de quebra) e da restante informação geográfica do Mtop recolhida a 3 dimensões, mas também através de uma superfície obtida de forma independente ou derivada da informação vetorial referida – o Modelo Digital do Terreno (MDT).

O MDT constitui uma forma de representação do relevo simples, intuitiva e adaptada às novas tecnologias. Este tipo de representação da altimetria é utilizada de forma cada vez mais generalizada pelos utilizadores que, no desenvolvimento de estudos, projetos e cálculos, necessitam de conhecer de forma rigorosa o relevo do território.

O conhecimento contínuo e integral do relevo, permitido de forma quase imediata pelas aplicações informáticas que exploram os dados do relevo disponibilizados através do MDT, constitui uma mais-valia determinante para que estas especificações técnicas considerem fundamental a produção deste modelo.

O formato preconizado para o MDT é o formato matricial devido à facilidade da sua produção e à versatilidade permitida para a sua exploração.

O MDT é constituído por pontos igualmente espaçados com o valor da altitude ortométrica (cota) no sistema de referência altimétrico adotado. Esta resolução espacial obedece aos valores apresentados na tabela seguinte:

Resolução espacial do Modelo Digital do Terreno (Espaçamento da grelha)

0,50 m 1,00 m 2,00 m 5,00 m 10,00 m

Tabela 8: Resolução espacial do MDT

Características gerais:

A resolução espacial da grelha não deve ser inferior a três vezes o EMQ altimétrico do modelo digital do terreno.

A designação dos ficheiros do MDT deverá obedecer às regras definidas em “Seccionamento”.

Os pontos da grelha, que estão fora da área de projeto, devem apresentar o valor de cota "-999". Os pontos da grelha com cota útil devem definir, pelo seu limite exterior, uma área que contenha totalmente a área do projeto.

Os ficheiros do MDT devem estar no formato ASCII e organizados por linhas. Cada linha contem os valores das coordenadas M,P,H de cada ponto, sendo que os valores das coordenadas são apresentadas em metros e separadas por um espaço. O primeiro ponto do ficheiro deve ser o situado no canto noroeste e o último no canto sudeste.

Geração do MDT

A geração do modelo digital do terreno, quando obtido a partir de informação vetorial previamente recolhida, deve ter em consideração toda a informação recolhida a 3 dimensões, tendo em consideração as particularidades de cada objeto.

Os elementos pontuais, lineares e poligonais desempenham funções diferentes e são identificados de forma diferenciada na geração do MDT.

A informação vetorial que está na origem do MDT, quando o projeto não envolve a produção do Modelo Vetorial, deve ser armazenada em ficheiros gráficos, com a respetiva designação definida em “Seccionamento”.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 30

4.3. Tema Hidrografia

Figura 3: Diagrama UML do Tema Hidrografia

O Tema Hidrografia inclui três classes abstratas – “ObjetoHidrografico”, ”AguasFisicas” e “ObjetosArtificiais”, sem implementação, que enquadram todos os objetos deste tema e as suas relações.

Açude ou Represa

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Açude ou Represa AcudeOuRepresa 3D Barreira permanente num curso de água utilizada para reter a água ou para controlar o seu caudal.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 31

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO acudeOuRepresa

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de barreira.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real.

Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 32

Águas lênticas

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Águas lênticas AguasLenticas 3D Massa de água que está totalmente rodeada por terra (ex. lagoas, lagos e albufeiras).

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoDeAguasLenticas

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Diferenciação pela origem e localização.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO cotaPlenoArmazenamento

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se foi usada a cota de pleno armazenamento na aquisição do objeto.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 33

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO origem

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Um tipo de enumeração que especifica um conjunto de categorias hidrográficas de «origem» (natural, artificial) aplicável a vários objetos hidrográficos.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO cotaPlenoArmazenamento

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se foi usada a cota de pleno armazenamento na aquisição do objeto

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO persistenciaHidrologica

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Categorias de persistência hidrológica de uma massa de água.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO profundidadeMedia

TIPO Real

DEFINIÇÃO Profundidade média da massa de água (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO mare

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se a zona húmida é afetada por águas flúvio-marítimas.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 34

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Comporta

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Comporta Comporta 2D Porta que sustem as águas de dique, açude, represa, ou barragem e que pode abrir-se para escoamento da água.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 35

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Curso de água

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Curso de água CursoDeAgua 3D Traçado ou trajeto das águas de um rio, riacho, ribeira ou outra corrente.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 36

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

Apenas de aplica aos objetos artificiais ("Origem").

Nome Atributo largura

Tipo Real

Definição Largura do curso de água (como amplitude) ao longo do seu comprimento (unidade: metro).

Multiplicidade 1

VALORES NULOS S

NdD1

NdD2

NOME ATRIBUTO comprimento

TIPO Real

DEFINIÇÃO Comprimento do curso de água (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO ordemHidrologica

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Número (ou código) que exprime o grau de ramificação num sistema hidrológico.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 37

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoLocal

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Indica o nome "local" do curso de água.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO origem

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Um tipo de enumeração que especifica um conjunto de categorias hidrográficas de «origem» (natural, artificial) aplicável a vários objetos hidrográficos.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO persistenciaHidrologica

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Categorias de persistência hidrológica de uma massa de água.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO mare

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se a zona húmida é afetada por águas flúvio-marítimas.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO eixo

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se o elemento geométrico corresponde ao eixo do curso de água.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO virtual

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se o elemento geométrico corresponde a uma extensão de um eixo para assegurar a ligação com outro curso de água.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 38

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO delimitacaoConhecida

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica que a delimitação do objeto geográfico é conhecida.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoDeCursoDeAgua

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Caracterização em função da navegabilidade e dimensão.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Eclusa

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Eclusa Eclusa 3D

Obra hidráulica construída sobre um rio ou em zona portuária, com uma ou várias comportas, para permitir a navegação quando seja necessário vencer grandes desníveis.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 39

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 40

Fronteira terra-água

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Fronteira terra-água FronteiraTerraAgua 3D

Linha que estabelece a fronteira entre terra e água cuja data de obtenção, referida no atributo "data", corresponde à da fonte de dados utilizada (ex. linha que delimita ilhas e que separa a terra do mar na zona costeira).

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO data

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data da fonte de dados usada para a digitalização do objeto.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO terraMar

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se a linha corresponde a uma ilha.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 41

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Margem

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Margem Margem 3D Faixa estreita de terra em contacto imediato com qualquer massa de água, incluindo a área entre as linhas de águas altas e baixas.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoDeMargem

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Categorias em função dos materiais que compõem a área das margens.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 42

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO delimitacaoConhecida

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica que a delimitação do objeto geográfico é conhecida.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Nascente

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Nascente Nascente 3D Ponto da superfície do solo de onde brota água ou onde nasce um curso de água.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 43

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoDeNascente

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Caracterização do tipo de nascente.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 44

Nó hidrográfico

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Nó hidrográfico NoHidrografico 3D Ponto utilizado para representar a conectividade entre segmentos da rede hidrográfica.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO daCategoriaDoNoHidrografico

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Categorias dos diferentes tipos de nós das redes hidrográficas.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “VOIDABLE”

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 45

do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Passagem de água

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Passagem de água PassagemDeAgua 3D Objeto artificial que permite a passagem de água por cima ou por baixo de um obstáculo.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 46

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoDePassagemDeAgua

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Localização altimétrica da infraestrutura de passagem de água.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoDeAtravessamento

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de atravessamento artificial da "passagem de água".

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 47

Queda de água

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Queda de água QuedaDeAgua 3D Local onde ocorre a queda de uma massa de água devido a um desnível no curso de um rio.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO altura

TIPO Real

DEFINIÇÃO Distância medida a partir do ponto mais baixo da base ao nível do solo ou da água (na base do declive/a jusante) até ao ponto mais elevado do objeto geográfico (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 48

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Talude

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Talude Talude 3D Estrutura artificial elevada, composta por terra ou outro material, destinada à contenção e condução da água.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 49

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO tipoDeTalude

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Caracteriza a inclinação do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Zona húmida

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Zona húmida ZonaHumida 3D Área mal drenada ou periodicamente inundada em que o solo se encontra saturado de água e onde cresce vegetação.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 50

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoDeZonaHumida

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Caracterização em função da quantidade de água e de vegetação.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO mare

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se a zona húmida é afetada por águas flúvio-marítimas.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO iDHidrografico

TIPO Identificador hidrográfico

DEFINIÇÃO Identificador utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 51

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Topónimo utilizado para identificar um objeto hidrográfico no mundo real. Fornece uma «chave» para associar implicitamente diferentes representações do objeto.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

4.4. Tema Transportes

Figura 4: Diagrama UML do Tema Transportes

O Tema Transportes inclui uma classe abstrata – “TransNo”, sem implementação, que enquadra todos os nós geométricos deste tema.

Transporte por cabo

Figura 5: Diagrama UML do Subtema Transporte por cabo

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 52

Nó de via por cabo

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Nó de via por cabo TransNoViaCabo 2D

Ponto utilizado para representar a conectividade entre segmentos da via por cabo e estabelecer a relação com outras vias de comunicação.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

Segmento de via por cabo

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Segmento de via por cabo TransSegViaCabo 2D Linha de transporte aéreo de pessoas ou de materiais por meio de cabo suspenso.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 53

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “VOIDABLE”

NOME ATRIBUTO tipoDeViaCabo

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de transporte por cabo.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 54

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Transporte aéreo

Figura 6: Diagrama UML do Subtema Transporte aéreo

Área da Infraestrutura de transporte aéreo

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Área da Infraestrutura de transporte aéreo

TransInfraAereoAreas

2D Componentes associadas à rede de transporte aéreo.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 55

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoAreaAereo

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de área associada ao transporte aéreo

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Infraestrutura de transporte aéreo

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Infraestrutura de transporte aéreo

TransInfraAereo 2D Objeto geográfico com representação pontual que caracteriza as infraestruturas de transporte aéreo.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 56

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO codigoIATA

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Código IATA (International Air Transport Association)

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO codigoICAO

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Código ICAO (International Civil Aviation Organization)

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoInfraestruturaAerea

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de aeródromo.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO categoriaAerea

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Categoria de aeródromo.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 57

NOME ATRIBUTO restricaoAerea

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Restrição de utilização aérea

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Nó de aeródromo

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Nó de aeródromo TransNoAerodromo 2D Ponto utilizado para estabelecer a relação com as vias de comunicação e com as infraestruturas associadas ao aeródromo.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 58

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

Transporte por via navegável

Figura 7: Diagrama UML do Subtema Transporte por via navegável

Áreas da Infraestrutura de transporte por via navegável

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Áreas da Infraestrutura de transporte por via navegável

TransInfraViaNavegavelAreas

2D Componentes associadas à rede de transporte por via navegável.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 59

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

Infraestrutura de transporte por via navegável

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Infraestrutura de transporte por via navegável

TransInfraViaNavegavel 2D Objeto geográfico com representação pontual que caracteriza as infraestruturas de transporte por via navegável.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 60

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO codigoViaNavegavel

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Código internacional que permite identificar a infraestrutura de transporte por via navegável (http://www.unece.org/cefact/locode/service/location)

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoInfraestruturaViaNavegavel

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 61

Nó de via navegável

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Nó de via navegável TransNoViaAquatica 2D Ponto utilizado para estabelecer a relação com outras vias de comunicação e com as infraestruturas associadas à via navegável.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoNoViaAquatica

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de nó de via navegável

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 62

Transporte ferroviário

Figura 8: Diagrama UML do Subtema Transporte ferroviário

Áreas da Infraestrutura de transporte ferroviário

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Áreas da Infraestrutura de transporte ferroviário

TransInfraFerrovAreas 2D Componentes associadas à rede de transporte ferroviário.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 63

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

Infraestrutura de transporte ferroviário

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Infraestrutura de transporte ferroviário

TransInfraFerrov 2D Objeto geográfico com representação pontual que caracteriza as infraestruturas de transporte ferroviário.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 64

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO codigoInfraFerrov

TIPO Texto

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoInfraestruturaFerrov

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de infraestrutura ferroviária.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoUso

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de utilização atual da linha férrea.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO nplataformas

TIPO Inteiro

DEFINIÇÃO Número de plataformas da linha férrea.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 65

Linha férrea

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Linha férrea TransLinhaFerrea - Caracterização da linha férrea.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO codigoFerroviario

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Código da linha férrea.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoLinhaFerrovia

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de transporte ferroviário para o qual a linha foi projetada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da linha ferroviária.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 66

NDD1 x

NDD2 x

Nó ferroviário

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Nó ferroviário TransNoFerrov 3D

Ponto utilizado para representar a conectividade entre segmentos da ferrovia, estabelecer a relação com outras vias de comunicação e com as infraestruturas associadas à ferrovia.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoNoFerrov

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de nó ferroviário

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 67

Segmento de linha férrea

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Segmento de linha férrea TransSegViaFerrea 3D Objeto geográfico linear que descreve a geometria e conectividade entre dois pontos da rede ferroviária.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO codigoFerroviario

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Código da linha férrea.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoTrocoFerrovia

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de troço ferroviário

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 68

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO categoriaBitola

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de bitola.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO valorBitola

TIPO Real

DEFINIÇÃO Valor único que identifica a bitola da via (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO eletrific

TIPO Booleano

DEFINIÇÃO Indica se a linha está eletrificada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO velocidademax

TIPO Real

DEFINIÇÃO Especificação da velocidade máxima para a qual a linha férrea foi projetada (unidade: Km/h).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 69

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO gestao

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Autoridade que gere a estrada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

Transporte rodoviário

Figura 9: Diagrama UML do Subtema Transporte rodoviário

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 70

Áreas de Infraestrutura de transporte rodoviário

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Áreas de Infraestrutura de transporte rodoviário

TransInfraEstradaAreas 2D Área que inclui instalações associadas ao transporte rodoviário.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

Estrada

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Estrada TransEstrada - Caracterização da via rodoviária.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 71

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO codigoRodoviario

TIPO Código

DEFINIÇÃO Código da rodovia.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 X

NDD2 X

NOME ATRIBUTO tipoRodovia

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 X

NDD2 X

NOME ATRIBUTO nomeAlternativo

TIPO Topónimo

DEFINIÇÃO Nome alternativo da

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 X

NDD2 X

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO fonteAquisicaoDados

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Identificação da fonte dos dados

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 72

DEFINIÇÃO Nome da rodovia no catálogo de estradas a definir e que liga à Toponímia:

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

Estrada - Berma

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Estrada - Berma TransBerma 3D Linha que limita o exterior da faixa de rodagem.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 73

Estrada - Limite

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Estrada - Limite TransLimite 3D Linha que materializa o separador central ou o protetor lateral.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO limiteTroco

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estabelece a relação deste objecto com outros objetos

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Infraestrutura de transporte rodoviário

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Infraestrutura de transporte rodoviário

TransInfraEstrada 2D Ponto associado à área de infraestrutura de transporte rodoviário.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 74

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point) DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoInfraestruturaRodoviaria

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de infraestrutura rodoviária

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoServico

TIPO Lista de códigos DEFINIÇÃO Tipo de serviços prestados

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Nome da rodovia no catálogo de estradas a definir e que liga à Toponímia: nome da estrada europeia, autoestrada ou estrada no Catálogo (estradas de âmbito europeu e nacional); nome da estrada/arruamento de âmbito municipal (acrescentar ao catálogo).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 75

Nó rodoviário

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Nó rodoviário TransNoRodovia 3D

Ponto utilizado para representar a conectividade entre segmentos de estradas, estabelecer a relação com outras vias de comunicação e com as infraestruturas associadas à rodovia.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoNoRodoviario

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de nó rodoviário

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 76

Segmento da estrada

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Segmento da estrada TransSegEstrada 3D Objeto geográfico linear que descreve a geometria e conectividade entre dois pontos da rede rodoviária.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO codigoRodoviario

TIPO Código

DEFINIÇÃO Código da rodovia.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 X

NDD2 X

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 77

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO tipoTroco

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de troço.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO formaVia

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Forma da via.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO numVias

TIPO Inteiro

DEFINIÇÃO Número de vias da faixa de rodagem.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO sentido

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Indica se o segmento direcionado concorda (positiva) ou não (negativa) com a direção positiva do segmento.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO pavimentado

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Identificação se a estrada está pavimentada

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO restricaoAcesso

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de restrições de acesso para um elemento de transporte.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 78

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoVeiculo

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Identificação do tipo de veículo que pode circular na estrada

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO gestao

TIPO

DEFINIÇÃO Autoridade que gere a estrada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO classeFuncional

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Identificação do tipo de veículo que pode circular na estrada

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 79

4.5. Tema Construções

Figura 10: Diagrama UML do Tema Construções

Construções lineares

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Construções lineares ConstrLinear 2D

Construções de forma linear não enquadráveis no conceito de Edifícios INSPIRE, considerados em levantamentos de grandes escalas, como muros, sebes, gradeamentos, etc.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 80

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoConstLinear

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de construção linear

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO condicaoConst

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO O estado de uma instalação no que diz respeito à sua completude e utilização.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

Edifício

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Edifício Edificios 2D

Construção em alvenaria, betão ou outro material, com um ou vários pisos, de caráter permanente, em geral limitada por paredes e teto, que serve de habitação ou constitui um espaço comercial, industrial, administrativo, religioso, cultural, etc.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 81

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO dataConst

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data de construção

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO elevacao

TIPO Real

DEFINIÇÃO Propriedade dimensional restringida à vertical que consiste numa medição absoluta referenciada a uma superfície bem definida que é normalmente tomada como a origem (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO altura

TIPO Real

DEFINIÇÃO Altura acima do solo (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO metodoAquis

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A altura foi estimada e não medida.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO exaposxy

TIPO Real

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 82

DEFINIÇÃO Exatidão posicional absoluta estimada das coordenadas (X, Y) do edifício (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO exaposz

TIPO Real

DEFINIÇÃO Exatidão posicional absoluta estimada das coordenadas Z do edifício (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO condicaoConst

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO O estado de uma instalação no que diz respeito à sua completude e utilização.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO utilizacaoActual

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Valores que indicam a utilização atual do edifício

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO naturezaEdificio

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Valores que indicam a forma de um edifício

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS s

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO elementoEdificioZ

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A altura foi medida ao nível da extensão máxima do invólucro acima do solo da construção.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO ElementoEdificioXY

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A geometria horizontal do edifício foi obtida utilizando o invólucro acima do solo do edifício, ou seja, a extensão máxima do edifício acima do solo.

MULTIPLICIDADE 1

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 83

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO numeroPolicia

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Número, por vezes acompanhado de letras, que permite identificar um edifício, uma habitação, uma entrada ou um recinto, geralmente colocado ou inscrito por cima ou ao lado de uma porta.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da construção

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Outras construções poligonais

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Outras construções poligonais

OutraConstrPoligonal 2D

Construções poligonais não enquadráveis no conceito de Edifícios INSPIRE, considerados em levantamentos de grandes escalas, como equipamentos de jardins, campos de jogos, piscinas.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 84

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO condicaoConst

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO O estado de uma instalação no que diz respeito à sua completude e utilização.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO tipoOutrasConstpoligonais

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de construção poligonal

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da construção

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 85

4.6. Tema Ocupação do solo

Figura 11: Diagrama UML do Tema Ocupação do solo

Áreas agrícolas, florestais ou matos

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Áreas agrícolas, florestais ou matos

AreasAgricolasFlorestaisMatos

2D Áreas naturais de ocupação do solo.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 86

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoAreasAgricolasFlorestaisMatos

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de área verde

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da área

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Áreas artificializadas

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Áreas artificializadas

AreasArtificializadas 2D Áreas artificializadas de ocupação do solo.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 87

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoAreasArtificializadas

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de área artificializada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome da área

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

4.7. Tema Infraestruturas e serviços públicos

Figura 12: Diagrama UML do Tema Infraestruturas e serviços públicos

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 88

Cabo elétrico

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Cabo elétrico CaboElectrico 2D Segmento ou sequência de segmentos de utilidade pública para transportar eletricidade de um local para outro.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 89

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO voltagemDeOperacao

TIPO Real

DEFINIÇÃO Valor da tensão de serviço ou tensão de funcionamento do equipamento que consome eletricidade (unidade:Volt).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO voltagemNominal

TIPO Inteiro

DEFINIÇÃO Valor da tensão nominal (unidade: Volt).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO fornecimentoDeUtilidadePublica

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação dos tipos de fornecimento de utilidade pública.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

Conduta de água

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Conduta de água CondutaDeAgua 2D Conduta de água utilizada para transportar água de um local para outro.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 90

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO diametro

TIPO Real

DEFINIÇÃO Diâmetro da conduta (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO fornecimentoDeUtilidadePublica

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação dos tipos de fornecimento de utilidade pública.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 91

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoDeAguas

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação dos tipos de águas.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

Elemento associado de água

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Elemento associado de água

ElementoAssociadoAgua

2D Segmento ou sequência de segmentos de utilidade pública para transportar água de um local para outro.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 92

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO elementoAssociadoRedeAgua

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação de elementos associados de redes de água.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 93

Elemento associado de eletricidade

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Elemento associado de eletricidade

ElementoAssociadoElectricidade

2D Instalação associada à transformação e distribuição de energia elétrica.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 94

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO elementoAssociadoElectricidade

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação de elementos associados de redes de eletricidade.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Elemento associado de petróleo-gás-químicos

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Elemento associado de petróleo-gás-químicos

ElementoAssociadoPetroleoGazQuimicos

2D Instalação de armazenamento ou distribuição de produtos químicos.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 95

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo

real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO elementoAssociadoPGQ

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação de elementos associados de redes de petróleo, gás, substâncias

químicas.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 96

Elemento associado de telecomunicações

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Elemento associado de telecomunicações

ElementoAssociadoTelecomunicacoes

2D Instalação associada ao funcionamento da rede de telecomunicações.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 97

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO elementoAssociadoTelecomunicacoes

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de elemento associado às telecomunicações.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Instalação de gestão ambiental

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Instalação de gestão ambiental

InstalacaoDeGestaoAmbiental

-

Estrutura física concebida, construída ou instalada para servir funções específicas relacionadas com fluxos de materiais ambientais, tais como fluxos de resíduos ou de águas residuais, ou uma área delimitada de terreno ou água utilizada para servir essas funções.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 98

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO localizacaoDaInstalacao

TIPO Construções:Edificio

DEFINIÇÃO Geometria do objeto

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome descritivo do complexo de atividades.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO classificacaoDainstalacaoAmbiental

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação das instalações ambientais, por exemplo, sítios e instalações técnicas.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO atividadeEconomica

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Classificação das atividades económicas.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO instalacaoDeGestaoAmbiental

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 99

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Caracterização da instalação de gestão ambiental

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Instalação de produção

NOME OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Instalação de produção InstalacaoDeProducao - Instalação técnica para fins específicos industriais ou de produção, compreendendo todos os equipamentos.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO localizacaoDaInstalacao

TIPO Construções:Edificio; Construções:Outras Construções Poligonais; Ocupação do Solo:Áreas artificializadas

DEFINIÇÃO Geometria do objeto

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome descritivo do complexo de atividades.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 100

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO descricaoDaFuncao

TIPO Texto

DEFINIÇÃO Descrição detalhada da função.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO instalacaoDeProducao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Tipo de instalação de produção

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Oleoduto, gasoduto ou produtos químicos

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Oleoduto, gasoduto ou produtos químicos

OleodutoGasodutoProdutosQuimicos

2D

Segmento ou sequência de segmentos de utilidade pública para transportar petróleo, gás ou produtos químicos de um local para outro.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 101

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Curve)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO diametro

TIPO Real

DEFINIÇÃO Diâmetro da conduta (unidade: metro).

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO posicaoVertical

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO A posição vertical relativa de um objeto geográfico.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO estadoInstalacao

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Estado da infraestrutura.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

Estereótipo “voidable”

NOME ATRIBUTO validoDesde

TIPO Data

DEFINIÇÃO O momento em que o complexo de atividades começou a existir no mundo real.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 102

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

Nome Atributo gasodutoOleodutoQuimicos

Tipo Lista de códigos

Definição Tipo de infraestrutura

Multiplicidade 1

VALORES NULOS N

NdD1 X

NdD2 x

Serviços públicos

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Serviços públicos ServicoPublico - Serviços administrativos e sociais.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO localizacaoDoServico

TIPO Construções:Edificio

DEFINIÇÃO Local em que o serviço é oferecido.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2 x

NOME ATRIBUTO tipoDeServico

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 103

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Caracterização do tipo de serviço.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1 x

NDD2

NOME ATRIBUTO pontoDeContacto

TIPO Construções:Edificio

DEFINIÇÃO Contém as informações necessárias para obter acesso a um serviço e/ou informação inicial sobre um serviço.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO nome

TIPO Toponímia:Topónimo

DEFINIÇÃO Nome do serviço.

MULTIPLICIDADE [1..*]

VALORES NULOS S

NDD1 x

NDD2 x

4.8. Tema Equipamento urbano

Figura 13: Diagrama UML do Tema Equipamento urbano

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 104

Equipamento urbano

NOME DO OBJETO ENTIDADE GEOGRÁFICA DIMENSÃO DEFINIÇÃO

Equipamento urbano

EquipamentoUrbano 2D Equipamento de utilidade pública destinado à prestação de serviços necessários ao funcionamento dos aglomerados urbanos.

NOME ATRIBUTO identificador

TIPO A definir

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO geometria

TIPO Geometria (GM_Point; GM_Surface)

DEFINIÇÃO

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO inicioObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi inserida ou alterada.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO fimObjeto

TIPO Data

DEFINIÇÃO Data e hora em que esta versão do objeto geográfico foi substituída.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS S

NDD1

NDD2

NOME ATRIBUTO tipoDeEquipamentoUrbano

TIPO Lista de códigos

DEFINIÇÃO Caracterização do tipo de equipamento urbano.

MULTIPLICIDADE 1

VALORES NULOS N

NDD1

NDD2

4.9. Tema Ortofotos

Os ortofotos representam na atualidade uma forma rápida e pouco onerosa de obtenção informação geográfica atualizada do território, quando comparada com a produção de dados em formato vetorial.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 105

Estas características fazem com que a produção de ortofotos se tenha generalizado em Portugal e seja cada vez mais adotada pelas diferentes entidades que produzem regularmente informação geográfica.

Os ortofotos têm múltiplas aplicações e têm como grande mais-valia a facilidade que permitem na interpretação do território por parte de utilizadores menos experientes na exploração de informação geográfica. Para o cidadão comum, sem conhecimentos especializados nestas matérias, esta forma de representação cartográfica do território é intuitiva e imediata.

O conhecimento do território, permitido pela sua representação cartográfica, é fundamental para variadíssimas atividades profissionais desenvolvidas na atualidade. No entanto, para muitas entidades públicas, a informação geográfica é também uma ferramenta determinante nas interações que têm com os cidadãos. Os ortofotos permitem que esta interação decorra de forma simples e direta.

Estas especificações técnicas incluem como um dos temas do MTop o tema “Ortofotos”.

Características gerais dos ortofotos:

A resolução radiométrica é de, pelo menos, 8 bits (256 tons) por cada banda espectral.

Há 4 bandas espetrais organizadas como segue:

BANDA ESPETRO ELETROMAGNÉTICO

Vermelho (Vm) Gama de frequências do vermelho visível

Verde (Vd) Gama de frequências do verde visível

Azul (Az) Gama de frequências do azul visível

Infravermelho próximo (IVP) Gama de frequências do infravermelho próximo

Tabela 9: Organização das bandas dos ortofotos

Os ortofotos obtêm-se por extração de um mosaico onde previamente se procedeu às operações de compensação radiométricas, de filtragem e outras consideradas aconselháveis, para garantir a homogeneidade de brilho, contraste e nitidez em todos os ortofotos. A geração do mosaico deve seguir as mesmas linhas de corte em todas as bandas.

O formato imagem a utilizar é TIFF 6.0 devendo-se, para as etiquetas abaixo descritas, usar o quadro seguinte, baseado na tabela 10 constante do anexo E do documento de Especificações Técnicas de ortoimagens da diretiva INSPIRE, que estabelece a ligação entre os elementos no formato GML e as etiquetas TIFF.

NOME DA

ETIQUETA CÓDIGO TIPO CARDINALIDADE DESCRIÇÃO RESTRIÇÃO LIGAÇÃO AO GML

BITSPERSAMPLE 258 SHORT SAMPLESPERPIXEL Número de bits por pixel

8 OU 16 rangeType.field.constraint.interval=”0 2^BitsPersample-1”

IMAGELENGHT 257 SHORT OR

LONG 1

Número de linhas da imagem

domainSet.extent.high.coordValues[0]-domainSet.extent.low.coordValues[0]=ImageLenght

ImageWidth 256 Short or

Long 1

Número de colunas da imagem

domainSet.extent.high.coordValues[1]-domainSet.extent.low.coordValues[1]=ImageWidth

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 106

Orientation 274 Short 1

Orientação da imagem relativamente às linhas e colunas

1 DomainSet.extent.low.coordValues=”0 0”

PlanarConfiguration

284 Short 1

Forma de armazenamento dos valores radiométricos de cada pixel

1 que significa,

para RGB, que os

dados são armazenado

s na sequência

RGBRGBRGB...

RangeSet.fileStructure=”Record Interleaved”

SampleFormat

399 Short SamplesPerPixe

l

Forma de interpretar o valor associado a cada pixel

1 para ortoimagen

s (inteiro positivo ou

zero)

rangeType.field.constraint.interval[0]=”0”

SamplesperPixel

277 Short 1 Número de componentes de cada pixel

1 para pancromátic

o, ou cor composta

3 para RGB 4 para RGB + 1 banda

rangeType.field.size()=SamplesPerPixel

Tabela 10: Ligação entre os elementos no formato GML e as etiquetas TIFF dos ortofotos

Além das etiquetas descritas no ponto anterior há outras, sem correspondência para o formato GML, obrigatórias nos ficheiros TIFF e que são descritas no quadro seguinte.

NOME DA ETIQUETA CÓDIGO TIPO CARDINALIDADE DESCRIÇÃO RESTRIÇÃO

Compression 259 Short 1 Método de compressão 1 sem

compressão 5 para LZW

PhotometricInterpretation 262 Short 1 Tipo radiométrico

1 pancromático

2 RGB 3 cor

composta

ResolutionUnit 296 Short 1 Unidade de medição da resolução

2 corresponde

a dpi

Xresolution 282 Rational Número de pixeis por ResolutionUnit segundo a direção de ImageWidth

Yresolution 282 Rational Número de pixeis por ResolutionUnit segundo a direção de ImageLenght

ExtraSample 338 Short 1..* Assinala a existência de banda adicional

0 Indefinido

Tabela 11: Etiquetas obrigatórias do formato TIFF dos ortofotos

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 107

Para cada ficheiro imagem TIFF será criado o correspondente ficheiro de texto com a georreferenciação (extensão TFW), com o seguinte formato (unidade linear é o metro).

1ª linha x.xxxxxx Real positivo com a resolução espacial segundo o eixo dos XX

2ª linha 0.000000 Rotação

3ª linha 0.000000 Rotação

4ª linha y.yyyyyy Real negativo com a resolução espacial segundo o eixo dos YY

5ª linha xxxxxx.xxxxxx Real com a coordenada da origem em X com 12 algarismos significativos, 6 na parte inteira e 6 na parte decimal

6ª linha yyyyyy.yyyyyy Real com a coordenada da origem em Y com 12 algarismos significativos, 6 na parte inteira e 6 na parte decimal

Tabela 12: Formato do ficheiro texto com a georreferenciação dos ortofotos

4.10. Listas de códigos

Vazio (estereótipo voidable)

DEFINIÇÃO: Razão para a existência de valores vazios.

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO

996 Desconhecido O valor correto não é conhecido.

997 Não preenchido O valor não faz parte do conjunto de dados geográficos.

998 Confidencial O valor pode existir mas é confidencial.

atividadeEconomica

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1

Classificação das

Atividades

Económicas da EU

Atividades económicas de acordo com os valores da

Classificação NACE do Eurostat, tal como

estabelecidas no Regulamento (CE) n.º 1893/2006

do Parlamento Europeu e do Conselho.

2

Classificação da UE

de estatísticas das

atividades

económicas no

setor dos resíduos

Classificação das atividades económicas de acordo

com o anexo I, Secção 8, do Regulamento (CE) n.º

2150/2002

3

Classificação da UE

relativa à

Eliminação e

Valorização de

Resíduos

Classificação das operações de valorização e

eliminação de resíduos de acordo com os anexos I e

II da Diretiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e

do Conselho.

categoriaAerea

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Internacional Aeródromo que presta serviços de transporte aéreo

internacionais.

2 Nacional Aeródromo que presta serviços de transporte aéreo

nacionais.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 108

3 Regional Aeródromo que presta serviços de transporte aéreo regionais.

categoriaBitola

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Larga A bitola nominal da via é mais larga do que a bitola normal.

x x

2 Normal (padrão = 1435 mm)

A bitola nominal da via é igual à da norma europeia (1 435 milímetros)

x x

3 Estreita A bitola nominal da via é mais estreita do que a bitola normal.

x x

4 Não aplicável Não aplicável ao tipo de transporte ferroviário identificado

x x

classeFuncional

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

0 Ordem principal As estradas mais importantes numa determinada

rede.

1 Primeira ordem As segundas estradas mais importantes numa

determinada rede.

2 Segunda ordem As terceiras estradas mais importantes numa

determinada rede.

3 Terceira ordem As quartas estradas mais importantes numa

determinada rede.

4 Quarta ordem As quintas estradas mais importantes numa

determinada rede.

5 Quinta ordem As sextas estradas mais importantes numa

determinada rede.

6 Sexta ordem As sétimas estradas mais importantes numa

determinada rede.

7 Sétima ordem As oitavas estradas mais importantes numa

determinada rede.

8 Oitava ordem As nonas estradas mais importantes numa

determinada rede.

9 Nona ordem As estradas menos importantes numa determinada

rede.

10 Ordem não

catalogada

Estradas sem atribuição de classificação numa

determinada rede.

classifica

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Base do declive Linha definidora do bordo inferior de terreno

inclinado. x x

2 Alteração no

declive

Linha ou local onde o gradiente altimétrico se

altera.

3 Limite de área

plana Linha que limita uma área de cota constante.

4 Linha de forma

Linha de rutura que representa uma orientação

local em que a superfície altimétrica objeto de

descrição apresenta o maior declive.

41 Linha de talvegue Linha de rutura que representa uma orientação x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 109

local em que a superfície altimétrica objeto de

descrição apresenta o maior declive,

acompanhando a concavidade do terreno.

42 Linha de cumeada

Linha de rutura que representa uma orientação

local em que a superfície altimétrica objeto de

descrição apresenta o maior declive,

acompanhando a convexidade do terreno.

5 Topo do declive Linha definidora do bordo superior de terreno

inclinado. x x

classificacaoDainstalacaoAmbiental

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Instalação técnica

Uma unidade técnica, como seja maquinaria, aparelhagem, um dispositivo, um sistema instalado ou um componente de equipamento, implantada ou ligada para utilização.

x x

2 Sítio

Todo o terreno numa determinada localização geográfica sob controlo da gestão de uma organização, abrangendo atividades, produtos e serviços.

x x

classificaLAS

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

2 Terreno Ponto cotado no terreno. x x

6 Edifício Ponto cotado no edifício.

64 Edifício - soleira Ponto cotado na soleira do edifício.

65 Edifício - beirado Ponto cotado no remate inferior do telhado.

66 Edifício - ponto mais alto

Ponto cotado em cumeeira ou na zona mais elevada do edifício.

condicaoConst

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Demolido A construção foi demolida. Já não subsistem

vestígios visíveis.

2 Desafetado

A construção não pode ser utilizada em condições

normais, embora os seus principais elementos

(paredes, telhado) ainda existam.

3 Em construção

A construção está a ser construída e ainda não está

funcional. Este valor aplica-se unicamente à

construção inicial do edifício e não a trabalhos de

manutenção.

x x

4 Funcional A construção está funcional.

5 Projetado A construção encontra-se em fase de projeto. Os

trabalhos de construção ainda não tiveram início.

6 Ruína

A construção foi parcialmente demolida e alguns

elementos principais (telhado, paredes) foram

destruídos. Subsistem alguns vestígios visíveis da

construção.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 110

daCategoriaDoNoHidrografico

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Fronteira Nó usado para ligar diferentes redes. x x

2 Redução de fluxo

Um nó da rede, que não diz diretamente respeito à

topologia da rede, mas antes associado com um

ponto ou instalação de interesse hidrográfico ou

com uma construção, que afeta o fluxo na rede.

x x

3 Regulação de

caudal

Um nó da rede, que não diz diretamente respeito à

topologia da rede, mas antes associado com um

ponto ou instalação de interesse hidrográfico ou

uma construção, que regula o fluxo na rede.

x x

4 Confluência

Um nó da rede, que não diz diretamente respeito à

topologia da rede, mas antes associado com um

ponto ou instalação de interesse hidrográfico ou

uma construção, que regula o fluxo na rede.

x x

5 Saída Nó final de uma série de segmentos interligados. x x

6 Fonte Nó inicial de uma série de segmentos interligados. x x

7 Ligação Nó ligando dois segmentos fictícios ou um

segmento fictício e um não fictício. x x

elementoAssociadoElectricidade

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Estação principal Estação principal

2 Aeromotor Engenho para produzir energia elétrica quando

acionado pela energia do vento. x x

3 Gerador eólico

Equipamento de grande porte capaz de transformar

a energia do vento em energia elétrica que é

inserida diretamente na rede elétrica.

x x

4 Painel solar

fotovoltaico

Dispositivo utilizado para converter a energia solar

em energia elétrica. x x

5 Iluminação pública Iluminação pública

51 Poste de

iluminação

Equipamento sob a forma haste vertical, colocada

no solo ou fixada em alvenaria, para suporte para

lâmpadas de iluminação da via pública.

x

6 Nó de rede de

eletricidade Nó de rede de eletricidade.

61 Poste de alta

tensão

Equipamento para suporte das linhas de transporte

de energia elétrica entre 45kV a 110kV, e com uma

altura mínima de 20 metros.

x x

62 Poste de média

tensão

Poste destinado ao suporte de linhas elétricas de

média tensão.

63 Poste de baixa

tensão

Equipamento para suporte das linhas de transporte

de energia elétrica inferior a 41,4 KV, e com uma

altura até 8 metros.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 111

64 Torre de alta

tensão

Equipamento para suporte das linhas de transporte

de energia elétrica superior a 110kV, e com uma

altura mínima de 20 metros.

x x

7 Subestação Subestação.

8 Transformador

Instalação ou equipamento destinado à

transformação da corrente elétrica por um ou mais

transformadores estáticos.

x x

9 Armário

Armário existente na via pública, nomeadamente

em passeios, utlizado para receção e distribuição de

corrente elétrica de baixa tensão, normalmente de

uma porta mas podendo ser de duas ou três portas.

elementoAssociadoPGQ

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Armazenamento Instalação de armazenamento. x x

2 Estação de

bombagem Estação de bombagem

3 Estação de gás Instalação para distribuição de gás. x x

elementoAssociadoRedeAgua

1 Boca-de-incêndio Boca-de-incêndio

2 Estação de

bombagem

Edifício ou infraestrutura dotada de equipamentos

de bombagem destinados a receber e distribuir

água.

x x

3 Estação de

tratamento

Edifícios ou instalações destinadas ao tratamento de

água. x x

4 Fonte

Construção, em lugar público, feita geralmente de

pedra, por vezes com características ornamentais,

de dimensões variáveis com uma ou duas bocas de

água.

x x

5 Hidrante Dispositivo na via pública que fornece água,

nomeadamente, para incêndios. x

6 Instalação de

armazenamento

Instalação com depósito de água para

armazenamento e regularização da sua distribuição. x x

7 Ponto de

evacuação de água Ponto de evacuação de água

8 Poço

Perfuração vertical, geralmente cilíndrica, revestida

a alvenaria ou pedras sobrepostas, e orientada para

a deteção e exploração do lençol de água mais

perto da superfície do solo.

x x

9 Reservatório de

água tratada

Construção utilizada como reservatório de água

tratada x x

10 Nora

Engenho ou aparelho para tirar água de poços ou

cisternas, constituído por uma roda com pequenos

reservatórios ou alcatruzes.

x x

11 Estrutura de

captação de água Infraestrutura destina à captação de água. x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 112

12 Furo

Perfuração vertical em que a água se eleva

naturalmente acima do nível do solo, podendo sair

em repuxo.

x x

elementoAssociadoTelecomunicacoes

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Poste telefónico

Equipamento sob a forma haste vertical colocada no

solo ou fixada em alvenaria, para suporte para das

linhas telefónicas.

x

2 Cabina telefónica Pequena construção ou compartimento isolado

para proteção do utente no uso de telefone público.

3 Antena de

emissão/receção

Conjunto de condutores elétricos instalados em

suportes sobre o solo ou no topo dos edifícios e

destinados a facilitar as comunicações por meio da

captação e irradiação de ondas eletromagnéticas.

x x

4 Radiofarol

Estação emissora de ondas radio-elétricas que

permite a um navio ou a um avião determinar a sua

posição e seguir na rota prevista.

x x

elementoEdificioXY

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Invólucro acima do

solo

A geometria horizontal do edifício foi obtida

utilizando o invólucro acima do solo do edifício, ou

seja, a extensão máxima do edifício acima do solo.

2 Combinado

A geometria horizontal do edifício foi obtida a partir

da combinação das geometrias das suas partes

constituintes com as geometrias das partes do

edifício utilizando diferentes referências de

geometria horizontal.

3 Ponto de entrada A geometria do edifício é representada por um

ponto situado à entrada do edifício.

4 Invólucro

A geometria horizontal do edifício foi obtida

utilizando todo o invólucro do edifício, ou seja, a

extensão máxima do edifício acima e abaixo do solo.

5 Implantação

A geometria horizontal do edifício foi obtida

utilizando a implantação do edifício, ou seja, a sua

extensão ao nível do solo.

x

6 Piso mais baixo

acima do solo

A geometria horizontal do edifício foi obtida

utilizando o piso mais baixo acima do solo do

edifício.

7 Ponto interior do

edifício

A geometria horizontal do edifício é representada

por um ponto situado no interior do edifício.

8

Ponto no interior

da parcela

cadastral

A geometria horizontal do edifício é representada

por um ponto situado dentro da parcela a que

pertence o edifício.

9 Beira do telhado A geometria horizontal do edifício foi obtida

utilizando as beiras do telhado do edifício. x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 113

elementoEdificioZ

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Invólucro acima do

solo

A altura foi medida ao nível da extensão máxima do

invólucro acima do solo da construção.

2 Base da construção A altura foi medida na base da parte utilizável da

construção.

3 Ponto de entrada A altura foi medida à entrada da construção,

geralmente na soleira da porta de entrada.

4 Cornija geral

A altura foi medida ao nível da cornija, em qualquer

local entre os níveis mais baixo e mais alto da

cornija da construção.

5 Solo geral

A altura foi medida ao nível do solo, em qualquer

local entre os pontos mais baixo e mais alto da

construção no solo.

6 Telhado geral

A altura foi medida ao nível do telhado, em

qualquer local entre o nível mais baixo da beira do

telhado e o topo da construção.

7 Beira do telhado

geral

A altura foi medida ao nível da beira do telhado, em

qualquer local entre as beiras mais baixa e mais alta

do telhado da construção.

8 Cornija mais alta A altura foi medida ao nível da cornija mais elevada

da construção.

9 Ponto mais alto

A altura foi medida no ponto mais alto da

construção, incluindo instalações, como as

chaminés e antenas.

10 Beira mais alta do

telhado

A altura foi medida ao nível da beira mais alta da

construção.

11 Cornija mais baixa A altura foi medida ao nível mais baixo da cornija da

construção.

12 Piso mais baixo

acima do solo

A altura foi medida ao nível do piso mais baixo

acima do solo.

13 Beira do telhado

mais baixa

A altura foi medida ao nível da beira mais baixa do

telhado da construção.

14 Topo da

construção A altura foi medida ao nível do topo da construção. x x

15 Ponto mais alto no

solo

A altura foi medida no ponto mais alto da

construção no solo.

16 Ponto mais baixo

no solo

A altura foi medida ao nível do ponto mais baixo da

construção no solo.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 114

estadoInstalacao

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Desmantelado A instalação já não é utilizada e foi ou está a ser

desmantelada.

2 Em construção

A instalação encontra-se em fase de construção e

ainda não está funcional. Este valor aplica-se

unicamente à construção inicial da instalação e não

a trabalhos de manutenção.

x x

3 Em desuso A instalação já não é utilizada, mas não está a ser ou

não foi desmantelada.

4 Funcional A instalação está funcional.

5 Projetado A instalação encontra-se em fase de projeto. Os

trabalhos de construção ainda não tiveram início.

formaVia

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Autoestrada

Via pública destinada a trânsito rápido, com

separação física de faixas de rodagem, sem

cruzamentos de nível nem acesso a propriedades

marginais, com os acessos condicionados, e

sinalizada como tal

x x

2 Estrada

Via destinada ao trânsito de veículos motorizados e

não incluída na classificação de autoestrada ou

arruamento

x x

3 Arruamento Via em áreas urbanas (e.g. Avenidas, Ruas) x x

4 Caminho, caminho

vicinal, aceiro

Vias normalmente não pavimentadas e destinadas à

circulação de pessoas, tratores, carroças ou outros

veículos de tração.

x x

5 Ciclovia Via destinada à circulação de bicicletas. x x

fornecimentoDeUtilidadePublica

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Coleta

Descrição de um tipo de rede de utilidade pública

que fornece o seu produto de utilidade pública

através de coleta (por exemplo, nas redes de

utilidade pública de esgotos, coleta de águas

residuais dos clientes).

2 Distribuição

Descrição de um tipo de rede de utilidade pública

que fornece o seu produto de utilidade pública

principalmente através de distribuição local (por

exemplo, distribuição local de eletricidade), ligando-

se diretamente aos consumidores.

x x

3 Privado

Descrição de um tipo de rede de rede de utilidade

pública que fornece o seu produto de utilidade

pública através de uma pequena rede privada (por

exemplo, que é propriedade de uma empresa

privada).

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 115

4 Transporte

Descrição de um tipo de rede de utilidade pública

que fornece o seu produto de utilidade pública

através de uma grande rede de transporte (por

exemplo, para transportar produtos de petróleo-

gás-substâncias químicas a maiores distâncias).

x x

gasodutoOleodutoQuimicos

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Gasoduto

Tubagem devidamente preparada para transportar

produtos gasosos a grandes distâncias,

especialmente gás natural ou gás derivado do

petróleo.

x x

2 Oleoduto

Tubagem equipada com um sistema de pressão

próprio para a condução de petróleo ou derivados a

longas distâncias.

x x

3 Outros produtos Tubagem que transporte de produtos químicos. x x

instalacaoDeGestaoAmbiental

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Resíduos sólidos Instalação para depósito e tratamento de resíduos sólidos.

x x

2 Resíduos líquidos Instalação para depósito tratamento de resíduos líquidos.

x x

3 Resíduos industriais

Instalação para depósito tratamento de resíduos industriais.

x x

4 Resíduos tóxicos Instalação para depósito tratamento de resíduos tóxicos.

x x

instalacaoDeProducao

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Matadouro Edifício onde se abatem animais cuja carne é para consumo público.

x x

2 Vacaria Instalação ou edifício onde é exercida uma atividade pecuária relacionada com exploração, reprodução e recriação de gado bovino.

x x

3 Suinicultura Instalação ou edifício onde é exercida uma atividade pecuária relacionada com exploração, reprodução e recriação de gado suíno.

x x

4 Aviário Instalação ou edifício onde é exercida uma atividade pecuária relacionada com exploração, reprodução e recriação de aves.

x x

5 Mina Área que delimita um conjunto de escavações e instalações destinadas à exploração de minérios ou outros produtos existentes no subsolo.

x x

6 Pedreira Área onde se extrai rochas ou massas minerais. x x

7 Extração de inertes Extração de materiais em locais fluviais ou marítimos.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 116

8 Salina Terreno plano à beira do mar, de lago salgado ou de rio de água salgada, dividido em reservatórios nos quais se deposita o sal.

x x

9 Fábrica

Edifício de estabelecimento industrial onde se procede à transformação ou conservação de matérias-primas e onde se obtêm ou fabricam produtos.

x x

91 Fábrica de materiais explosivos

Edifício onde se fabricam explosivos. x x

10 Oficinas em geral

Edifício onde se encontram equipamentos ou máquinas para fabrico e reparação de objetos metálicos ou não, aparelhos, instrumentos, etc., incluindo carpintarias e serrações.

x x

101 Oficina de pirotecnia

Edifício ou área onde se fabricam materiais pirotécnicos.

x x

102 Oficina de reparação automóvel

Edifício onde se encontram equipamentos ou máquinas para reparação e substituição de peças de veículos automóveis ou outros ou onde se lavam esses veículos.

x x

11 Refinaria Instalação onde se efetua a separação de substâncias com vista à obtenção de outras mais puras.

x x

12 Estaleiro Edifícios associados a áreas onde se constroem ou reparam embarcações.

x x

13 Central elétrica Área que contém instalação ou instalações de uma central elétrica.

x x

14

Central de abastecimento ou terminal de armazenamento de gás

Área que delimita a instalação ou instalações da central de abastecimento de gás ou do terminal de armazenamento.

x x

15 Armazém Edifício de grandes dimensões onde se arrecadam diversos tipos de produtos.

x x

16 Instalações hoteleiras

x x

161 Hotel

Edifício de empreendimento turístico destinado a proporcionar serviços de alojamento e outros serviços acessórios ou de apoio, com ou sem fornecimento de refeições, e vocacionados a uma locação diária.

x x

162

Pensão, residencial, albergaria ou estalagem

Pensão, residencial, albergaria ou estalagem x x

163 Pousada

Edifício de empreendimento turístico destinado a proporcionar serviços de alojamento e outros serviços acessórios ou de apoio, com ou sem fornecimento de refeições, e vocacionados a uma locação diária.

x x

164 Albergue

Edifício de estabelecimento de hospedagem com instalações mais simples e preços mais acessíveis, especificamente classificados pelos órgãos oficiais do turismo local.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 117

165 Edifício de aldeamento turístico

Edifício de empreendimento turístico constituído por um conjunto de instalações funcionalmente interdependentes com expressão arquitetónica coerente, situadas em espaços com continuidade territorial, com vias de circulação interna que permitam o trânsito de veículos de emergência, ainda que atravessados por estradas e caminhos municipais já existentes, linhas de água e faixas de terreno afetas a funções de proteção e conservação de recursos naturais, destinados a proporcionar alojamento e serviços complementares de apoio a turistas.

x x

166 Edifício de apartamentos turísticos

Edifício constituído por um conjunto coerente de unidades de alojamento, do tipo apartamento, entendendo-se estas como parte de um edifício à qual se acede através de espaços comuns, nomeadamente átrio, corredor, galeria ou patamar de escada, que se destinem a proporcionar alojamento e outros serviços complementares e de apoio a turistas.

x x

167

Turismo rural (casa de campo, agroturismo, hotel rural)

Edifício de empreendimento que se destina a prestar, em espaços rurais, serviços de alojamento a turistas, preservando, recuperando e valorizando o património arquitetónico, histórico, natural e paisagístico dos respetivos locais e regiões onde se situam, através da reconstrução, reabilitação ou ampliação de construções existentes, de modo a ser assegurada a sua integração na envolvente.

x x

168 Conjuntos turísticos (resorts)

Edifício pertencente a conjunto turístico constituído por núcleos de instalações funcionalmente interdependentes, situados em espaços contíguos, ainda que atravessados por estradas, caminhos municipais já existentes, linhas de água e faixas de terreno com funções de proteção e conservação de recursos naturais, destinados a alojamento e serviços complementares para turistas, sujeitos a uma administração comum de vários serviços, que integrem pelo menos dois empreendimentos turísticos, sendo obrigatoriamente um deles um estabelecimento hoteleiro.

x x

18 Estação de emissão - Rádio

Edifício de apoio ao funcionamento da antena de emissão-receção.

x x

19 Estação de emissão - Televisão

Edifício de apoio ao funcionamento da antena de emissão-receção.

x x

20 Estação de telecomunicações

Edifício de apoio ao funcionamento de uma antena de telecomunicações.

x x

21 Aquicultura

Área com as instalações e exploração de culturas em águas marinhas, águas superficiais na proximidade da foz dos rios, que têm um caráter parcialmente salgado.

22 Parque de sucata Área onde se depositam materiais de ferro velho e onde se compram e vendem esses materiais.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 118

limiteTroco

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Separador/protetor

Limite ou eixo do separador (central ou não). Limite

da guarda de segurança (protetor) lateral da faixa

de rodagem e berma.

x

2 Lancil/Passeio Limite do passeio junto à via de comunicação x

localGeodesico

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Igreja Sinal geodésico em Torre, cruz ou zimbório da

igreja. x x

2 Catavento Sinal geodésico em eixo do catavento. x x

3 Construção Sinal geodésico em torre de edifício, ou no telhado

de uma construção. x x

4 Moinho Sinal geodésico sobre moinho. x x

5 Cruzeiro Sinal geodésico no topo de cruzeiro. x x

6 Castelo Sinal geodésico construído num ponto de um

castelo. x x

7 Depósito elevado Sinal geodésico construído no topo de um depósito

de água elevado. x x

8 Farol Sinal geodésico construído no topo ou num ponto

de um farol. x x

9 Posto de vigia Sinal geodésico construído no topo de um posto de

vigia. x x

10 Para-raios Sinal geodésico na ponta de para-raios. x x

11 Terreno Sinal geodésico sobre o terreno. x x

metodoAquis

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Estimado A altura foi estimada e não medida. x x

2 Medido A altura foi (direta ou indiretamente) medida. x x

naturezaEdificio

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Arco Estrutura artificial com a forma de um arco. x x

2 Bunker

Instalação, em parte subterrânea, destinada aos

militares, ou por estes utilizada, quer para a

localização de centros de comando/controlo quer

para o acampamento de tropas.

3 Telheiro

Abrigo de pessoas, animais, lenha, veículos ou de

outros materiais, constituído por uma cobertura

assente sobre pilares, por vezes tapada dos lados

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 119

4 Edifício em caverna

Espaço em que se realizam atividades humanas ou

económicas geralmente embutido na rocha com a

adição de paredes exteriores artificiais e que pode

conter estruturas comparáveis às estruturas

interiores de edifícios não embutidos.

5 Capela Edifício religioso mais pequeno que uma igreja e

com atribuições idênticas. x x

6 Castelo

Fortificação com muralhas, torres e, por vezes,

fossos, construída geralmente em local elevado e

estratégico e destinada à defesa

x x

7 Igreja Edifício onde se reúnem religiosos de uma dada

comunidade e professando os rituais dessa religião. x x

8 Barragem Barreira permanente num curso de água utilizada

para reter a água ou para controlar o seu caudal. x x

9 Estufa

Construção envidraçada ou coberta de material

transparente para cultivo e crescimento de espécies

não agrícolas, normalmente de plantas

ornamentais, que necessitam de abrigo ou de

temperatura constante.

x x

10 Farol

Torre ou outra construção elevada, situada junto à

costa, à entrada de um porto, numa ilha ou num

promontório, e que possui na parte superior um

foco luminoso, visível a grande distância, servindo

de guia à navegação

x x

11 Mesquita Edifício de culto da religião muçulmana x x

12 Barraca

Pequena construção feita de materiais dispersos,

geralmente madeira e telhado de zinco, frequente

nas zonas periféricas das povoações e que serve de

habitação a pessoas sem recursos

x x

13 Silo Reservatório em forma de torre onde são

armazenados cereais ou forragens verdes x x

14 Estádio

Grande recinto destinado essencialmente à

realização de competições desportivas e circundada

de bancadas em anfiteatro para acomodação de

público

x x

15 Tanque de

armazenamento

Contentor geralmente para líquidos e gases

comprimidos. x x

16 Sinagoga Edifício onde se pratica o culto judaico x x

17 Templo Edifício ou estrutura cujo principal objetivo é

albergar práticas religiosas. x x

18 Torre Estrutura relativamente alta e estreita que pode

estar isolada ou fazer parte de outra estrutura. x x

19 Moinho de vento

Estrutura com dispositivo para funcionar com base

na energia do vento e destinado à moagem de

cereais.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 120

20 Palácio

Edifício sumptuoso, de grandes dimensões,

geralmente construído num espaço urbano e

destinado a residência da nobreza, de dignidades

eclesiásticas ou de altas individualidades e onde,

por vezes, se encontram atualmente sediados

alguns organismos públicos.

x x

21 Hangar

Construção com cobertura suportada por pilares

fechada dos lados utilizada para guardar e reparar

aeronaves.

x x

22 Espigueiro

É uma estrutura normalmente de pedra e/ou

madeira, existindo no entanto alguns inteiramente

de pedra, com a função de secar o milho grosso

através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo

impedir a destruição do mesmo por roedores

através da sua sobrelevação.

x x

23 Azenha

Estrutura com dispositivo para funcionar com base

na energia hídrica e destinado à moagem de

cereais.

x x

24 Praça de touros

Infraestrutura normalmente circular, com bancadas

para espectadores e com uma arena interior onde

se efetuam corridas tauromáquicas.

x x

25 Mãe d'água Nascente ou reservatório de água dentro de uma

construção. x x

26 Chaminé

Conduta vertical em forma de tubo, que liga o local

onde está situada a fornalha ou o fogão ou forno ao

exterior para exaustão dos fumos produzidos.

x x

27 Nora

Engenho ou aparelho para tirar água de poços ou

cisternas, constituído por uma roda com pequenos

reservatórios ou alcatruzes.

x x

28 Coreto

Edificação sobrelevada, coberta mas sem paredes,

localizada em largos e jardins, e onde se realizam

apresentações de bandas musicais e outros

espetáculos.

x x

29 Forte Construção de defesa edificada em lugar

estratégico. x x

30 Anfiteatro de ar

livre

Espaço aberto onde são representadas obras

dramáticas ou líricas, comédias ou revistas, e outros

espetáculos culturais de música e cinema.

naturezaLinha

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Escarpado Linha definidora do bordo de terreno de elevada

inclinação, quase a pique. x x

2 Aterro ou

desaterro

Linha delimitadora da zona superior de aterro (zona

onde se depositaram terras para definir uma

sobrelevação) ou da zona superior do desaterro

(zonas de onde se retiraram terras para gerar uma

depressão).

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 121

3 Socalco

Limite superior da porção de terreno determinada

natural ou artificialmente em encostas,

relativamente estreita, destinando-se a cultivo.

x x

4 Combro

Limite superior de pequena elevação no terreno,

normalmente artificial para separar várias zonas de

água, nomeadamente em arrozais e outras culturas

semelhantes.

x x

ordem

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Primeira

Pontos da rede geodésica nacional espaçados entre

si de 30 a 60 km, cujas coordenadas geográficas e

posição relativa, referidas a um elipsóide de

referência, são conhecidas com grande exatidão.

x x

2 Segunda ou

terceira

Pontos da rede geodésica nacional espaçados entre

si de 20 a 30 km e 5 a 10 km, cujas coordenadas

geográficas e posição relativa, referidas a um

elipsóide de referência, são conhecidas com grande

exatidão.

x x

origem

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Natural Indicação de que um objeto geográfico é natural. x x

2 Artificial Indicação de que um objeto geográfico é artificial. x x

pavimentado

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Pavimentado Estrada pavimentada com uma superfície dura. x x

2 Não pavimentado Estrada não pavimentada. x x

persistenciaHidrologica

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Seco

Cheio e/ou a correr raramente, de um modo geral,

unicamente durante e /ou logo após forte

precipitação.

2 Efémero Cheio e/ou a correr durante e logo após

precipitações.

3 Intermitente Cheio e/ou a correr durante uma parte do ano.

4 Perene Cheio e/ou a correr continuamente ao longo do

ano.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 122

posicaoVertical

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

4

Suspenso ou

elevado (nível

desconhecido

acima de nível 2)

Objeto geográfico assente no terceiro nível ou

superior acima do solo. x x

3

Suspenso ou

elevado (nível 2

acima de nível 1)

Objeto geográfico assente no segundo nível acima

do solo. x x

2 Suspenso ou

elevado (nível 1)

Objeto geográfico assente no primeiro nível acima

do solo. x x

1 Ao nível do solo O objeto geográfico está assente diretamente no

solo. x x

-1 No subsolo (nível -

1)

Objeto geográfico assente no primeiro nível abaixo

do solo.

-2

No subsolo (nível -

2 mais profundo

que nível -1)

Objeto geográfico assente no segundo nível abaixo

do solo.

-3

No subsolo (nível

desconhecido mais

profundo que nível

-2 )

Objeto geográfico assente no terceiro nível ou

inferior abaixo do solo.

propGravidade

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Altitude

Propriedade altimétrica medida ao longo de uma linha de fio-de-prumo no sentido oposto ao do campo da gravidade da Terra, referenciada ao sistema de coordenadas verticais.

x x

2 Profundidade

Propriedade altimétrica medida ao longo de uma linha de fio-de-prumo no sentido do campo da gravidade da Terra, referenciada ao sistema de coordenadas verticais.

restricaoAcesso

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Livre Sem restrições de acesso.

2 Pago Sujeito a cobrança de portagem.

3 Privado Condicionado a decisão do proprietário.

4 Proibido por lei Sujeito a disposição legal.

5 Sazonal Restrição de caracter temporário.

6 Acesso físico

impossível

Acesso fisicamente impossível devido à existência

de barreiras ou outros obstáculos físicos.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 123

restricaoAerea

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1

Fins

exclusivamente

militares

Infraestrutura destinada exclusivamente para fins

militares. x x

2 Restrições

temporais A infraestrutura está sujeita a restrições temporais.

sentido

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Duplo A circulação decorre nos dois sentidos. x x

2 No sentido A circulação apenas decorre num único sentido e no sentido da vectorização do “segmento da estrada”.

x x

3 Sentido contrário A circulação apenas decorre num único sentido e no sentido contrário ao da vectorização do “segmento da estrada”.

x x

tipoAreaAereo

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Área de pista

Uma área retangular definida num

aeródromo/heliporto em terra preparada para a

aterragem e descolagem de aeronaves.

x x

2 Área de circulação

(Taxiway)

Uma via definida num aeródromo/heliporto

destinada à circulação de aeronaves/helicópteros e

a estabelecer uma ligação entre partes do

aeródromo.

x x

3 Plataforma de

estacionamento

Uma área definida num aeródromo/heliporto em

terra destinada a receber aeronaves/helicópteros

para fins de embarque ou desembarque de

passageiros, correio ou carga e para abastecimento

de combustível, estacionamento ou manutenção.

tipoAreasAgricolasFlorestaisMatos

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1

Culturas

temporárias de

Sequeiro

Área de terreno onde o cultivo é sem irrigação em

regiões onde a precipitação anual é inferior a 500

mm. A agricultura de sequeiro depende de técnicas

de cultivo específicas, que permitem um uso eficaz

e eficiente da limitada humidade do solo.

x x

2

Culturas

temporárias de

Regadio

Área de terreno onde se pratica a cultura de regadio

dependente de sistemas de irrigação.

x x

3 Arrozais

Áreas de uso agrícola preparadas para o cultivo do

arroz, localizando-se normalmente na proximidade

de planos de água e estando periodicamente

inundadas.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 124

4 Vinhas

Áreas com plantações de vinha. Inclui vinhas para

produção de uva de mesa e uva de vinho. São

incluídas nas classes 2.2.1.x.x todas as áreas de

vinha cuja superfície ocupada por videiras seja

superior ou igual a 50%. Inclui áreas em que a vinha

constitui a exploração dominante sobre outros tipos

de culturas permanentes como os pomares e

olivais.

x x

5 Pomares

Parcelas com árvores ou arbustos de uma ou várias

espécies, destinados à produção de fruto. Inclui

associações de árvores de fruto com vinha ou com

olival, quando se verifique uma dominância das

árvores de fruto.

x x

6 Olivais

Áreas com plantações de oliveiras (Olea europea

var. europea) para produção de azeitona. Esta

classe exclui áreas com zambujeiro (Olea europea

var. sylvestris) e olivais abandonados.

x x

7 Montado Sistemas agroflorestais de sobreiro, azinheira. x x

8 Florestas de

sobreiro

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

da espécie sobreiro (Quercus suber) resultantes de

regeneração natural, sementeira ou plantação.

x x

9 Florestas de

azinheira

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

da espécie azinheira (Quercus rotundifolia)

resultantes de regeneração natural, sementeira ou

plantação.

x x

10 Florestas de outros

carvalhos

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

das espécies carvalho-negral (Quercus pyrenaica),

carvalho-alvarinho (Quercus robur), carvalho-

português (Quercus faginea), ou de outros

carvalhos (exceto sobreiro e azinheira) resultantes

de regeneração natural, sementeira ou plantação.

x x

11 Florestas de

castanheiro

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

da espécie castanheiro (Castanea sativa) resultantes

de regeneração natural, sementeira ou plantação.

x x

12 Florestas de

eucalipto

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

da espécie eucalipto (Eucalyptus spp.) resultantes

de regeneração natural, sementeira ou plantação.

x x

13 Florestas de

espécies invasoras

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

de espécie de carácter invasor (Acacia dealbata ,

Ailanthus altissima) resultantes de regeneração

natural, sementeira ou plantação.

x x

14 Florestas de

pinheiro bravo

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

da espécie pinheiro bravo (Pinus pinaster)

resultantes de regeneração natural, sementeira ou

plantação.

x x

15 Florestas de

pinheiro manso

Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

da espécie pinheiro manso (Pinus pinea) resultantes

de regeneração natural, sementeira ou plantação.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 125

16 Outras florestas Áreas ocupadas por conjuntos de árvores florestais

de outras folhosas ou outras resinosas

x x

17 Matos

Áreas naturais de vegetação espontânea, pouco ou

muito densa, em que o coberto arbustivo (urzes,

silvas, giestas, tojos, laburnos, etc.) é superior ou

igual a 25%.

x x

18 Pastagens

Área correspondente a um terreno coberto de

vegetação herbácea, arbustiva ou semiarbustiva,

destinada a ser consumida pelo gado em modo

permanente.

tipoAreasArtificializadas

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1

Áreas de

equipamentos de

saúde

Áreas associadas aos equipamentos de saúde. x x

2

Áreas de

equipamentos de

educação

Áreas associadas aos equipamentos de educação. x x

3

Áreas de indústria,

comércio e

equipamentos

gerais

Áreas de atividade industrial e grandes superfícies

comerciais (feiras, centros de exposições, zonas

comerciais).

x x

2 Áreas associadas às

rodovias

Áreas associadas às rodovias (perímetro

envolvente). x x

3 Áreas associadas às

ferrovias

Áreas associadas às ferrovias (perímetro

envolvente). x x

4 Áreas portuárias Áreas associadas aos portos (perímetro

envolvente). x x

5 Áreas associadas

aos aeródromos

Áreas associadas aos aeródromos (perímetro

envolvente). x x

2 Áreas de deposição

de resíduos

Áreas de deposição e tratamento de resíduos

urbanos ou industriais. Esta classe inclui aterros e

sucatas.

x x

3 Áreas em

construção

Áreas em construção (escavações, estaleiros de

obra, etc.) e áreas abandonadas inseridas num

contexto urbano.

x x

4 Parques e jardins

Áreas verdes em contexto urbano. Inclui parques,

jardins de enquadramento da estrutura urbana,

áreas de floresta ou bosques para uso público com

funções de recreio, jardins botânicos, etc.

x x

5 Campos de golfe

Áreas delimitadas para a prática de golfe, nas quais

se podem observar pequenos bosques, lagos,

relvados e infraestruturas associadas.

x x

6 Áreas de Áreas ocupadas por outras instalações desportivas x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 126

instalações

desportivas e

equipamentos de

lazer

(estádios de futebol e infraestruturas anexas,

estádios de hóquei, piscinas e campos de ténis,

pistas de ciclismo, hipódromos, pistas de atletismo,

campos de tiro, etc.) e por outros equipamentos de

lazer (jardins zoológicos, jardins botânicos, etc. Esta

classe exclui parques de campismo.

7

Outras áreas de

equipamentos e

zonas históricas

Parques de campismo, complexos arqueológicos a

céu aberto e zonas históricas não habitadas. x x

8 Cemitérios

Terreno ou local, geralmente murado, no qual os

mortos são enterrados, depositados em jazigos, ou

onde são guardadas as cinzas provenientes de

cremações.

x x

tipoConstLinear

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Muro de alvenaria

Obra em alvenaria que delimita uma área ou separa

áreas ou estruturas distintas, com altura e largura

variáveis.

x x

2 Muro de pedra

solta

Obra feita de pedras sobrepostas que delimita uma

área ou separa áreas ou estruturas distintas, com

altura e largura variáveis.

x x

3 Muro de suporte

de alvenaria

Obra em alvenaria ou em betão, que delimita uma

área ou separa áreas ou estruturas distintas, com

altura e largura variáveis.

x x

4 Muro de suporte

de pedra solta

Obra em pedra solta que delimita uma área ou

separa áreas ou estruturas distintas, com altura e

largura variáveis.

x x

5 Muro com

gradeamento

Obra em alvenaria que delimita uma área ou separa

áreas ou estruturas distintas, com altura e largura

variáveis, e sobre o qual está instalada uma

vedação.

x x

6 Sebe

Tapumes feitos de arbustos emaranhados, árvores

justapostas, ramos secos, varas entrelaçadas, para

vedarem ou cercarem áreas ou separarem outras

estruturas, sobre solo, muros ou muretes ou sobre

pequenas valas.

x x

7 Gradeamento ou

vedação

Delimitação física de uma dada área com o objetivo

de impedir a passagem de pessoas, animais ou

veículos, formada por barras de metal, arame ou

ripas de madeira paralelas ou cruzadas com

espaçamento entre si para vedar ou resguardar uma

dada área.

x x

8 Portão

Porta que pode ter diversos tamanhos e formas e

que, geralmente fecha uma abertura num muro ou

numa grade, impedindo o acesso da via pública a

um local privado.

x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 127

9 Muralha

Muro de grande espessura e geralmente bastante

elevado, construído, como obra defensiva, à volta

de uma fortaleza, de uma praça de armas ou que

protege um território.

x x

10 Molhe

Paredão ou muro de grande grossura que avança

pela água dentro, geralmente à entrada de um

porto ou perpendicular a praias, para quebrar o

ímpeto das ondas, abrigar navios, servir de

atracadouro ou para reter as areias das praias.

x x

11 Barreira acústica

Dispositivo, normalmente sob a forma de painel,

limitador da propagação de som, colocado entre as

habitações e as estradas ou entre habitações e vias

férreas.

tipoCurva

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Mestra Curva cujo valor da elevação corresponde a cinco

(5) vezes o valor da equidistância natural. x x

2 Secundária Curva cujo valor da elevação corresponde ao valor

da equidistância natural. x x

3 Auxiliar

Curva estimada ou interpolada a partir das curvas

de nível circundantes. Utilizada em áreas onde a

informação altimétrica é insuficiente.

x x

tipoDeAguas

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Em bruto Água não tratada.

2 Potável Água própria para consumo.

3 Salgada Água do mar e de determinados lagos com elevado grau de cloreto de sódio.

4 Tratada Água tratada.

tipoDeAguasLenticas

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Lagoa

Extensão de água, normalmente de pouca profundidade, rodeada de terra por todos os lados, que ocupa permanentemente uma depressão do terreno.

x x

2 Albufeira Extensão de água junto à costa resultante da ação do mar ou lago artificial criado por barragem ou represa construída num curso de água.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 128

tipoDeAtravessamento

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Aqueduto

Construção arquitetónica em pedra ou alvenaria,

sobrelevada para passagem da água de um local

para outro, podendo também consistir de tubagem

sobrelevada para a mesma finalidade.

x x

3 Conduta subterrânea

Tubagem em pedra, cimento ou de outro material

resistente, existente abaixo do solo com a finalidade

de transportar água de um local para outro.

x x

3 Sifão

Conduta utilizada para transportar líquidos de um

nível para outro inferior, graças ao diferencial de

pressão, para obrigar uma coluna de líquido a subir

a um nível mais elevado antes de cair no bucal.

x x

acudeOuRepresa

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Açude

Construção de pedra, terra, madeira ou betão,

levantada transversalmente ao percurso de um rio

de modo a reter águas e canalizá-las para diversos

fins.

x x

2 Represa Pequena barreira natural ou artificial que retém a

água de um curso de água. x x

tipoDeCursoDeAgua

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Rio navegável ou flutuável

Troço ou percurso total de curso de água que permite a navegação de uma embarcação com capacidade de carga pelo menos uma pessoa.

x x

2 Rio não navegável nem flutuável

Troço ou percurso total de curso de água que não permite a navegação de uma embarcação com capacidade de carga pelo menos uma pessoa, nem a sua flutuabilidade.

x x

3 Linha de água Linha correspondente ao talvegue definido por duas ou mais vertentes, onde corre água com caudal permanente ou temporário.

x x

4 Ribeira Pequeno curso de água de dimensões e caudal, permanente ou temporário, inferiores aos de um rio.

x x

5 Canal em geral Fosso ou vala natural ou artificial, por vezes em forma de calha, onde corre água para irrigação dos campos.

x x

6 Vala Fosso longo mais ou menos largo, para recolher ou conduzir as águas que escorrem de terrenos contíguos ou conduzi-la a determinados pontos.

x x

7 Regadeira em geral Pequeno sulco na terra onde corre água. x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 129

tipoDeEquipamentoUrbano

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Semáforo

Estrutura de suporte de um sinal luminoso, constituído, geralmente, por luzes verde, amarelo e vermelho, que acendem de forma alternada e que se encontra colocado na via pública em cruzamentos ou em determinados pontos das vias rodoviárias ou ferroviárias, para regular o fluxo de tráfego.

2 Armário de semáforos

Armário existente na via pública, nomeadamente em passeios, utlizado para apoio ao funcionamento de um ou vários semáforos.

3 Sinal de trânsito vertical

Sinal que, devido à sua localização, forma, cor, tipo ou ainda símbolo e/ou caracteres alfanuméricos, transmite aos condutores uma mensagem visual com um determinado significado.

4 Sinalização

Conjunto de sinais que devido à sua colocação por cima da via ou lateralmente, à sua forma, à sua cor, ao tipo e ainda aos símbolos ou caracteres alfanuméricos, transmitem aos condutores uma mensagem visual com um determinado significado

5 Passadeira de peões

Faixa, geralmente listrada de branco, que atravessa transversalmente uma rua ou outro tipo de arruamento e que se destina ao trânsito de peões.

6 Placa informativa Dispositivo de madeira ou de outro material, de dimensões variáveis, com indicações úteis e localizada na via pública.

7 Parquímetro

Dispositivo localizado na via pública, ou na entrada de parques de estacionamento descobertos, onde o utente deverá efetuar o pagamento da respetiva taxa.

8 Papeleira

Pequeno dispositivo localizado na via pública, normalmente instalado em suportes tipo poste, e para funcionar como recetáculo de papéis e outro tipo de lixo.

9 Ecoponto

Área onde se encontram localizados um ou vários contentores para recolha de substâncias diversas, como lixo orgânico, vidros, plásticos ou produtos químicos bem identificados.

10 Contentor Recetáculo bastante grande, de dimensões normalizadas, que se destina à recolha de lixo.

11 Banco de jardim Assento estreito e comprido, de material variável, com ou sem encosto, para várias pessoas, localizado em jardim ou área de lazer.

12 Quiosque fixo

Pavilhão pequeno, de madeira, ferro, alumínio ou

de cimento, situado geralmente nos aglomerados

urbanos, ou em zonas de grande afluência de

público, destinado à venda de jornais, tabacos,

bebidas e diversas miudezas.

13 Canteiro Espaços de terreno, de pequena dimensão, normalmente retangulares, em que se plantam flores ou quaisquer plantas ou relvas.

14 Marco de correio Pequena construção, geralmente cilíndrica, ou outro tipo de dispositivo, com uma ranhura,

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 130

localizada na via pública, que serve de recetáculo público à correspondência postal, antes de esta ser encaminhada para a estação de correios pelos serviços competentes.

15 Sanitário público Instalação ou conjunto de instalações públicas próprias para higiene pessoal ou para banho.

tipoDeLocalNomeado

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Capital do País Cidade onde está situada a sede administrativa do

país. x

2 Ria Enseada comprida e estreita na costa marítima, em

que o mar invadiu os vales fluviais interiores. x x

3 Capital de Região Autónoma

Cidade onde está situada a sede administrativa da

Região Autónoma. x

4 Capital de Distrito Cidade onde está situada a sede administrativa do

distrito. x x

5 Sede de Concelho Lugar onde está instalada a Câmara Municipal e que

dá o nome ao município. x x

6 Sede de Freguesia Lugar onde está instalada a freguesia e que dá o

nome à mesma. x x

7 Forma de relevo Características geomorfológicas dos terrenos. x x

71 Serra Forma natural de relevo constituída por uma cadeia

de montanhas. x

72 Cabo Zona da costa onde a terra avança pelo mar

originando uma saliência natural. x x

73 Ponta Cume de uma elevação natural com dimensões

consideráveis - o mesmo que pico. x x

74 Península

Porção de terra cercada de água por todos os lados

menos por um que a liga geralmente a uma região

mais vasta, habitualmente continental.

x x

75 Baía

Reentrância da costa, geralmente entre dois cabos,

de contorno aproximadamente semicircular ou

estreita à entrada e mais larga no interior, de

extensão considerável, menor que um golfo.

x x

76 Enseada Reentrância ou recôncavo da costa marítima, que

forma pequeno porto de abrigo. x x

77 Ínsua Ilha pequena que fica no curso de um rio. x x

78 Dunas Colinas de areia formadas pelo vento junto das

praias. x x

8 Lugar habitado Lugar habitado por pessoas. x x

81 Cidade

Aglomerado populacional de importância superior à

de vila, com determinadas infraestruturas e no qual

a maioria dos habitantes se dedica ao comércio, à

industria ou trabalha em serviços.

x x

82 Vila Aglomerado populacional de importância inferior à

da cidade e superior à da aldeia. x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 131

83 Aldeias, lugares, casais e outras povoações

Povoação rústica ou rural de pequenas dimensões e

com densidade populacional muito reduzida. x x

84

Designações locais (pinhal, mata, mouchão, lombo, etc.)

Nome de locais que se destacam e constituem em

referência conhecida da população. x x

9 Sitio protegido

Zona designada ou gerida num quadro legislativo

internacional, comunitário ou nacional para a

prossecução de objetivos específicos de

conservação.

x x

91 Praia Faixa arenosa no litoral marítimo ou numa parte de

uma margem ribeirinha. x x

10 Outro Objeto geográfico não incluído nos outros tipos da

lista de códigos. x x

101 Oceano Grande massa de água salgada na superfície da

Terra. x x

102 Ilha (Arquipélago) Grupo de ilhas mais ou menos próximas entre si. x x

103 Ilha, Ilhéu

Extensão de terra cercada de água por todos os

lados; ilha de pequenas dimensões, normalmente

não habitada.

x x

tipoDeMargem

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Pedregulho Pedras grandes erodidas pela água ou por ação do tempo.

2 Argila

Terra dura e tenaz de grão fino, consistindo sobretudo por aluminosilicatos, que se torna mais plástica quando se lhe junta água podendo ser moldada e seca.

3 Cascalho Pedra miúda misturada geralmente com areia grossa.

4 Lama Solo macio e húmido, areia, pó e/ou qualquer outro material terroso.

5 Rocha Pedras de qualquer tamanho. x x

6 Areia

Material granuloso consistindo de fragmentos pequenos e erodidos de rochas (sobretudo silicatos), mais finas que o cascalho e maiores que o grão de lodo solto.

x x

7 Seixos Calhaus pequenos, soltos e arredondados pela ação da água, que normalmente se acumulam à beira da água do mar (praias, etc.).

8 Pedra

Peças de rocha ou de uma substância mineral (diferente de metal) de forma e tamanho definidos, usualmente de forma artificial e usados para algum propósito especial.

x x

tipoDeNascente

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Nascente a céu

aberto

Ponto da superfície do solo de onde brota água ou

onde nasce um curso de água. x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 132

2 Nascente mineral a

céu aberto

Ponto da superfície do solo de onde brota água

mineral. x x

tipoDeNoViaAquatica

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Nó de via navegável

Ponto que representa a conectividade entre dois segmentos de via navegável, ou entre um segmento de via navegável e um segmento de curso de água.

2 Nó portuário

Ponto utilizado para representar um porto marítimo ou fluvial e que está localizado aproximadamente na margem da massa de água em que o porto está situado.

tipoDePassagemDeAgua

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Aqueduto superficial

Troço ou totalidade de construção de pedra ou alvenaria assente sobre o terreno destinado ao transporte coberto água.

x x

2 Aqueduto sobre arcadas ou pilares

Troço ou totalidade de construção de pedra ou alvenaria assente sobre arcadas ou pilares e destinada ao transporte coberto água.

x x

3 Aqueduto subterrâneo

Troço ou totalidade de construção no subsolo, de pedra ou alvenaria, destinada ao transporte coberto água.

x x

tipoDeServico

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Educação Serviços responsáveis pelas questões de educação.

11 Serviços de apoio Edifícios onde se prestam serviços de apoio às atividades de educação.

x x

12 Creche Estabelecimento de natureza socioeducativa, para acolher crianças até aos três anos de idade.

x x

13 Pré-escolar Estabelecimento do ensino pré-escolar com alunos até aos 6 anos.

x x

14 Ensino básico Edifício ou edifícios onde se ministra a escolaridade básica.

141 Ensino básico 1º Ciclo

Edifício onde se ministra a escolaridade básica até ao 4º ano.

x x

142 Ensino básico 2º Ou 3º Ciclo

Edifício onde se ministra a escolaridade do 5º ao 12º ano.

x x

15 Ensino secundário Edifício onde se ministra a escolaridade do 10º ao 12º ano.

x x

16 Politécnico Edifício ou edifícios onde se ministra o ensino superior politécnico.

x x

17 Faculdade Edifício ou edifícios onde se ministra o ensino superior.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 133

18 Investigação científica

Edifício ou edifícios onde se desenvolve a pesquisa científica e tecnológica.

x x

19 Outros - educação Edifícios onde se ministra ensino profissional, artístico e tecnológico.

x x

2 Saúde Serviços responsáveis pelas questões de saúde.

21 Hospital

Estabelecimento de saúde dotado de capacidade de internamento, de ambulatório (consulta e urgência) e de meios de diagnóstico e terapêutica, com o objetivo de prestar à população assistência médica curativa e de reabilitação.

x x

22 Centro de saúde Edifício de uma unidade básica do SNS para atendimento e prestação de cuidados de saúde à população.

x x

23 Outros - saúde Edifício ou edifícios onde se exercem atividades de saúde como centros de reabilitação, sanatórios, clínicas, etc.

x x

3 Segurança e ordem pública

Serviços responsáveis pela segurança e ordem pública.

31 Bombeiros Edifício onde se aloja um corpo de bombeiros, profissionais ou voluntários, e seus meios técnicos de intervenção.

x x

32 Proteção civil Edifício de controlo ou execução de operações dos serviços de proteção civil.

x x

33 Posto fronteiriço Edifício onde se efetua o controlo de entrada e saída de pessoas e mercadorias do país.

x x

34 Polícia de Segurança Pública (PSP)

Edifício, sem características de quartel, que desempenha as funções de posto policial da PSP.

x x

35 Guarda Nacional Republicana (GNR)

Edifício, sem características de quartel, que desempenha as funções de posto policial da GNR.

x x

36 Polícia Judiciária (PJ)

Edifício ou edifícios destinados ao exercício de atividades de um corpo superior de polícia criminal.

x x

4 Administração do Estado

Edifício ou edifícios onde se exercem atividades no âmbito da administração do estado.

41 Defesa Serviços responsáveis pela defesa militar.

411 Quartel Edifício ou conjunto de edifícios onde se alojam tropas ou outras forças militares.

x x

412 Estado-Maior Edifício ou edifícios onde se exercem atividades de planeamento e de direção dos vários ramos das Forças Armadas Portuguesas.

x x

413 Capitania

Edifício onde se exercem atividades na dependência da Armada com jurisdição numa determinada área marítima (ex. Instituto de Socorros a Náufragos, Policia Marítima).

x x

414 Outro - Defesa Instalações diversas de apoio aos serviços prestados no âmbito da defesa militar.

x x

42 Justiça Serviços de aplicação do direito e das leis na resolução de litígios, julgamentos de causas, atribuição de penas.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 134

421 Tribunal

Edifício ou edifícios onde se discutem, julgam e decidem questões forenses e do contencioso administrativo, onde se fazem julgamentos, onde se ministra a justiça, assegurando a defesa dos direitos e interesses juridicamente protegidos dos cidadãos.

x x

422 Estabelecimento prisional

Instalação onde se encerram as pessoas acusadas de crimes ou delitos e onde se cumprem penas.

x x

43 Outros serviços do Estado

Edifício ou edifícios onde se exercem outras atividades da responsabilidade do estado tais como notariado, finanças, serviços de estrangeiros e fronteiras, serviços alfandegários, etc.

x x

431

Assembleia da República, Assembleia Regional

Edifício onde os representantes do povo exercem o poder democrático a nível nacional ou regional.

x x

432

Ministério, Gabinete do Secretário de Estado; Secretária-geral

Edifício ou edifícios onde se dirigem e exercem atividades administrativas da responsabilidade da Administração Central do Estado.

x x

433 Câmara Municipal, Assembleia Municipal

Edifício ou edifícios onde se exercem atividades de gestão municipal ou onde os representantes dos munícipes exercem o poder democrático autárquico.

x x

434 Junta de Freguesia Edifício ou edifícios onde se dirigem e exercem atividades administrativas da responsabilidade da junta de freguesia e da Assembleia de Freguesia.

x x

5 Serviços sociais Serviços responsáveis pela proteção social.

51 Apoio à infância Instalações destinadas à prestação de serviços de apoio à infância (ex.: atividades de tempos livres, etc.).

x x

52 Apoio ao idoso

Instalações destinadas à prestação de serviços de apoio à terceira idade (ex.: casa de repouso, residências ou lares para idosos, centros de dia, etc.).

x x

6 Recreativos e culturais

Edifício ou edifícios onde se exercem atividades culturais, lúdicas ou recreativas (salas de espetáculos, cinemas, teatros, centros culturais, etc.).

7 Desportivas Instalações destinadas à prática de atividades desportivas.

71 Grande dimensão Estádios com bancadas onde se praticam modalidades desportivas de ar livre.

x x

72 Pequena dimensão

Instalações destinadas à prática e apoio a diferentes modalidades desportivas (ex.: Campos de ténis com bancadas, pavilhões gimnodesportivos, ginásios, piscinas desportivas, estruturas de apoio, etc.).

x x

8 Culto e inumação Edifício ou edifícios onde se exercem práticas de diferentes confissões religiosas e de apoio às atividades de inumação.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 135

9 Representações diplomáticas

Edifício ou edifícios em que funcionam as representações diplomáticas de outros Estados (ex.: embaixada, consulado).

x x

10 Outros Serviços Públicos

Edifício ou edifícios em que funcionam serviços públicos não discriminados nas opções anteriores.

x x

tipoDeTalude

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Vertical (paredão, muro, cais)

Estrutura de cimento ou betão erguida verticalmente que funciona como paredão ou como cais.

x x

2 Oblíqua (paredão) Estrutura de cimento ou betão erguida obliquamente que funciona como paredão.

x x

tipoDeViaCabo

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Cabina

Transporte por cabo cujos veículos são compostos por uma cabina suspensa utilizada para transportar, de um local para outro, grupos de pessoas e/ou mercadorias que se encontram no interior das mesmas.

x x

2 Cadeira

Transporte por cabo cujos veículos são compostos por cadeiras suspensas utilizadas para transportar pessoas ou grupos de pessoas de um local para outro através de um cabo de aço ou de uma corda presa com uma alça em dois pontos.

x x

3 Telesky Sistema de transporte por cabo utilizado para transportar esquiadores e surfistas na neve nas subidas.

x x

tipoDeZonaHumida

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Pântano Área correspondente a um terreno plano de alguma extensão, geralmente sempre coberto de água estagnada e parcialmente invadido por vegetação.

x x

2 Sapal Área correspondente a solo alagadiço, geralmente localizado nas margens de rios e cuja cobertura varia com a quantidade de água.

x x

3 Terreno inundável Terreno suscetível de ficar coberto de água, proveniente diretamente da chuva, de caudal dos rios, ou por entrada de mar.

x x

tipoInfraestruturaAerea

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Aeródromo Aeródromo e aeroporto. x x

2 Aeródromo com

heliporto

Aeródromo com área de aterragem para

helicópteros. x x

3 Heliporto Heliporto simples. x x

4 Local de aterragem Local de aterragem. x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 136

tipoInfraestruturaFerrov

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Estação Estação da linha férrea x x

2 Apeadeiro Paragem da via-férrea onde só entram ou saem

passageiros. x x

tipoInfraestruturaRodoviaria

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Paragem/Terminal

rodoviário

Instalação ou instalações onde funciona o término

de uma linha de transporte de passageiros ou de

mercadorias

x x

2 Parque de

estacionamento

Parque de estacionamento que não está em

edifício. x x

3 Área de repouso

o espaço marginal à estrada, podendo ser provido

de sombreamento, iluminação, água potável, mesas

e bancos ao ar livre, estacionamento para veículos

ligeiros e pesados, instalações sanitárias, recolha de

lixo e outros equipamentos de apoio aos

utilizadores; Área de repouso que não incluída nas

áreas de serviço.

x x

4 Portagem

Zona da estrada destinada à cobrança manual ou

automática de taxas de portagem onde estão

instalados equipamentos e outros ativos dos

sistemas de cobrança de portagem.

x x

5 Área de serviço

Instalação associada a uma estrada e a que se acede

por esta incluindo equipamentos e meios

destinados ao fornecimento de combustível e

energia, bem como à prestação de apoio aos

utilizadores e aos veículos.

x x

tipoInfraestruturaViaNavegável

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Cais (Plataforma)

Local para atracagem de embarcações para

embarque e desembarque de passageiros ou de

mercadorias.

x x

2 Marina

Local junto a uma superfície de água que funciona

como abrigo ou ancoradouro e onde se localiza um

conjunto de instalações para apoio à conservação e

manutenção das embarcações.

x x

3 Doca Local dotado de cais acostáveis para embarcações. x x

4 Porto Área associada ao porto (perímetro envolvente). x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 137

tipoLinhaFerrovia

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Ferrovia de

cremalheira

Transporte ferroviário que permite a circulação dos

veículos a grandes desníveis, composto por uma via-

férrea com ferrovia de cremalheira (situada

geralmente entre os carris de rolamento) e veículos

equipados com uma ou várias rodas dentadas ou

pinhões que engrenam nessa cremalheira.

x x

2 Funicular

Transporte ferroviário que compreende um cabo

ligado a um veículo que circula em carris permitindo

a subida e a descida de um declive muito íngreme.

Se possível, os veículos que fazem os percursos

ascendentes e descendente contrabalançam-se.

x x

3 Levitação

magnética

Transporte ferroviário assente num único carril,

com a função de guiamento, que o suporta por

meio de um mecanismo de levitação magnética.

x x

4 Metro

Sistema de transporte ferroviário urbano utilizado

em zonas urbanas e suburbanas, que circula numa

via independente dos outros sistemas de transporte

acionado eletricamente e cujo percurso é

subterrâneo e à superfície.

x x

5 Carril único Transporte ferroviário assente num único carril,

com função simultânea de apoio e guiamento. x x

6 Carril único

(suspenso)

Transporte ferroviário assente num único carril,

com função de apoio e guiamento, no qual está

suspenso um veículo que se desloca ao longo deste.

x x

7 Comboio (dois

carris paralelos)

Transporte ferroviário que geralmente consiste em

dois carris paralelos sobre os quais um veículo ou

uma máquina movidos a energia aciona uma série

de veículos atrelados permitindo a sua circulação ao

longo da via-férrea a fim de transportar pessoas ou

mercadorias de um destino para outro.

x x

8 Elétrico

Sistema de transporte ferroviário, utilizado em

zonas urbanas, que partilha o espaço rodoviário

com veículo e peões.

x x

tipoNoFerrov

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Junção Ponto da ferrovia dotado de um mecanismo que

permite a mudança de direção. x x

2 Passagem de nível Lugar onde uma linha férrea cruza com uma via

rodoviária no mesmo plano. x x

3 Pseudo nó

Nó ferroviário que representa um ponto que une

segmentos da linha férrea com características

distintas ou um ponto necessário para melhor

descrever a geometria da rede.

x x

4 Fim da ferrovia Fim de uma linha ferroviária. x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 138

5 Paragem

Um lugar na rede ferroviária onde os comboios

param para carregar/descarregar carga ou para

deixar os passageiros entrar e sair.

x x

tipoNoRodoviario

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Junção Três ou mais segmentos de estrada intersectam-se

ao mesmo nível. x x

2 Passagem de nível Lugar onde uma linha férrea cruza com uma via

rodoviária no mesmo plano. x x

3 Pseudo-nó

Nó rodoviário que representa um ponto que une

segmentos da estrada com características distintas

ou um ponto necessário para melhor descrever a

geometria da rede.

x x

4 Fim da rodovia Apenas um segmento de estrada conecta ao nó da

estrada. Significa o fim da Estrada. x x

5 Infraestrutura Nó da infraestrutura rodoviária. x x

tipoOutrasConstpoligonais

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Piscina Reservatório feito de pedra, cimento ou outro

material, onde se armazena água para fins lúdicos. x x

2 Tanque

Reservatório feito de pedra, cimento ou outro

material, onde se armazena água para fins diversos

como rega, lavagem de roupa ou para bebedouro

de animais.

x x

3 Garagem Edifício destinado à recolha de veículos associado a

uma habitação. x x

4 Campo de jogos

Limite da área que integra um ou mais campos de

jogos para a mesma modalidade desportiva ou para

modalidades desportivas distintas.

x x

5 Pista

Área que delimita circuitos para competição

desportiva diversa e respetivas infraestruturas

associadas.

x x

6 Lago de jardim

Pequena extensão de água que cobre uma área com

fundo impermeável e tem fins decorativos ou

recreativos.

x x

7 Escadas

Elemento arquitetónico no exterior de um edifício e

a este associado, não relacionado com vias de

comunicação.

x

tipoPontoInteresse

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Padrão

Monumento de pedra semelhante a um marco que os navegadores portugueses erguiam nas terras por eles descobertas ou monumento monolítico erigido para comemorar um dado acontecimento.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 139

2 Pelourinho

Coluna de pedra, símbolo do poder judicial de um concelho, erigida em praça ou sítio central e pública, junto do qual se expunham e castigavam os transgressores.

x x

3 Alminha

Pequeno monumento na berma dos caminhos ou das estradas assinalando à pessoas que passam as almas do purgatório ou lembrando a memória de pessoas que ali tenham falecido.

x x

4 Estátua Escultura em três dimensões representativa de uma figura humana, animal, mítica ou divina.

x x

5 Cruzeiro Cruz de pedra, raramente de madeira, colocada em praças, adros de igrejas, em caminhos e encruzilhadas.

x x

6 Castro

Corresponde a ruínas ou restos arqueológicos de um tipo de povoado da Idade do Cobre e da Idade do Ferro, característico de zonas da Península Ibérica.

x x

7 Menir Monumento megalítico que consiste numa pedra mais ou menos cilíndrica fixada verticalmente no solo.

x x

8 Anta Monumento sepulcral pré-histórico, delimitado por pedras mais ou menos verticais, esteios, e coberto por uma grande laje horizontal, mesa ou chapéu.

x x

9 Ruínas com interesse histórico

Resto ou destroço de um ou mais edifícios ou construções de raiz histórica, desmoronadas ou degradadas devido ao desgaste provocado pela sua antiguidade ou por intempéries ou outros acidentes naturais.

x x

10 Chafariz, bica, fontanário ou fonte

Construção, em lugar público, feita geralmente de pedra, por vezes com características ornamentais, de dimensões variáveis com uma ou duas bocas de água.

x x

11 Miradouro Local elevado onde se pode observar e contemplar um largo horizonte.

x x

12 Árvore isolada Árvore de qualquer tipo quando isolada. x

13 Outro Outro não contemplado nas opções anteriores. x x

tipoRodovia

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Autoestrada

Via com a designação de Autoestrada. A via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível, com os acessos condicionados e sinalizada como tal.

x x

2 Itinerário Principal

Via com a designação de Itinerário Principal. Via de comunicação de maior interesse nacional que serve de base de apoio a toda a rede rodoviária nacional e assegura a ligação entre os centros urbanos com influência supradistrital e destes com os principais portos, aeroportos e fronteiras. A via como tal classificada no Plano Rodoviário Nacional.

x x

3 Itinerário Complementar

Via com a designação de Itinerário Complementar. Via de comunicação que assegura a ligação entre a rede nacional fundamental e os centros urbanos de influência concelhia ou supraconcelhia, mas infradistrital. São as vias que, no contexto do plano

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 140

rodoviário nacional, estabelecem as ligações de maior interesse regional, bem como as principais vias envolventes e de acesso nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

4 Estrada Nacional Via com a designação de Estrada Nacional x x

5 Estrada Regional Via com a designação de Estrada Regional x x

6 Estrada Municipal Via de acesso às povoações x x

7 Caminho Municipal Via com a designação de Caminho Municipal x x

8 Estrada / Caminho Florestal

Via com a designação de Estrada / Caminho Florestal

x x

9 Estrada Europeia Via com a designação de Estrada Europeia. Consultar lista de Estradas Europeias (GETIS) [E###] situadas em Portugal Continental.

x x

10 Ciclovia Via específica para circulação de bicicletas x x

11 Sem classificação Via sem classificação x x

12 Adro Via com a designação de Adro x x

13 Alameda Via com a designação de Alameda x x

14 Avenida Via com a designação de Avenida x x

15 Azinhaga Via com a designação de Azinhaga x x

16 Beco Via com a designação de Beco x x

17 Cais Via com a designação de Cais x x

18 Calçada Via com a designação de Calçada x x

19 Calçadinha Via com a designação de Calçadinha x x

20 Campo Via com a designação de Campo x x

21 Canada Via com a designação de Canada x x

22 Circular Via com a designação de Circular x x

23 Escadas Via com a designação de Escadas x x

24 Escadinhas Via com a designação de Escadinhas x x

25 Estrada Via com a designação de Estrada x x

26 Gaveto Via com a designação de Gaveto x x

27 Impasse Via com a designação de Impasse x x

28 Ladeira Via com a designação de Ladeira x x

29 Largo Via com a designação de Largo x x

30 Levada Via com a designação de Levada x x

31 Passeio Via com a designação de Passeio x x

32 Pátio Via com a designação de Pátio x x

33 Ponte Via com a designação de Ponte x x

34 Praça Via com a designação de Praça x x

35 Praceta Via com a designação de Praceta x x

36 Quelha Via com a designação de Quelha x x

37 Ramal Via com a designação de Ramal x x

38 Rampa Via com a designação de Rampa x x

39 Rotunda Via com a designação de Rotunda x x

40 Rossio Via com a designação de Rossio x x

41 Rua Via com a designação de Rua x x

42 Ruela Via com a designação de Ruela x x

43 Tapada Via com a designação de Tapada x x

44 Terreiro Via com a designação de Terreiro x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 141

45 Travessa Via com a designação de Travessa x x

46 Variante Via com a designação de Variante x x

47 Vereda

Via com a designação de vereda. Caminho de pé posto bastante estreito marcado pelo passar repetido das pessoas ou de animais e não destinado à circulação de viaturas.

x x

48 Via Via com a designação de Via x x

49 Viaduto Via com a designação de Viaduto x x

50 Viela Via com a designação de Viela x x

tipoServico

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Servem-se bebidas É possível adquirir bebidas.

2 Servem-se

alimentos É possível adquirir alimentos.

3 Combustível

disponível É possível adquirir combustível. x x

4 Possui área de

piqueniques Existe uma área de piqueniques.

5 Possui parque

infantil Existe uma área de jogos para crianças.

6 Existe loja Existe uma loja.

7 Existem instalações

sanitárias Existem instalações sanitárias.

tipoSinalGeodesico

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Vértice Geodésico Vértice Geodésico x x

2 Marca de

Nivelamento Marca de Nivelamento x x

3 Marégrafo Marégrafo x x

4 Estação

Gravimétrica Estação Gravimétrica x x

tipoTroco

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Plena via Plena via x x

2 Ramo de acesso Estrada especialmente concebida para entrada e

saída de outra estrada. x x

3 Caminho Paralelo

Caminho de circulação adjacente à zona da estrada,

pavimentado ou não, que permite a acessibilidade

às propriedades contíguas. Estrada cujo traçado é

paralelo ao de uma estrada com uma função de

conectividade relativamente elevada e

especialmente destinada a ligar esta última a

estradas com uma função de conectividade mais

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 142

reduzida.

4 Rotunda Estrada circular na qual só é permitida a circulação

num único sentido. x x

tipoTrocoFerrovia

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Principal

Especifica se pertence a um troço principal. Atributo

apenas aplicável aos troços de linhas do tipo

Comboio (dois carris paralelos).

x x

2 Secundário

Especifica se pertence a um troço secundário (praia

de vias). Atributo apenas aplicável aos troços de

linhas do tipo Comboio (dois carris paralelos).

x x

tipoUso

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Passageiros O uso da ferrovia é exclusivamente para o

transporte de passageiros.

2 Mercadorias O uso da ferrovia é exclusivamente para operações

de carga de mercadorias.

3 Misto O uso da ferrovia é misturado. É usado para

transportar passageiros e mercadorias.

4 Transporte de

carros

O uso da ferrovia é exclusivo para transporte de

carros.

tipoVeiculo

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Todos os veículos Qualquer veículo. x x

2 Bicicletas Veículo de duas rodas movido a pedais. x x

3 Pedestre Pessoas que circulam a pé. x x

utilizacaoActual

VALORES DESCRIÇÃO DEFINIÇÃO NDD1 NDD2

1 Residencial O edifício (ou componente do edifício) é utilizado para fins residenciais.

x x

11 Residência individual

O edifício (ou componente do edifício) tem apenas uma habitação.

12 Residência coletiva O edifício (ou componente do edifício) tem mais de uma habitação.

121 Duas habitações O edifício (ou componente do edifício) tem duas habitações.

122 Mais de duas habitações

O edifício (ou componente do edifício) tem, pelo menos, três habitações.

13 Residência para comunidades

O edifício (ou componente do edifício) tem uma residência para comunidades.

2 Agricultura e pescas

O edifício (ou componente do edifício) é utilizado para atividades agrícolas.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 143

21 Agricultura Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

22 Pesca Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

3 Industrial O edifício (ou componente do edifício) é utilizado para atividades do setor secundário (industrial).

31 Indústria extrativa Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

32 Indústria transformadora

Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

4 Comércio e serviços

O edifício (ou componente do edifício) é utilizado para atividades de serviços do setor terciário.

41 Escritório O edifício (ou componente do edifício) tem escritórios.

x

42 Comércio O edifício (ou componente do edifício) tem atividades comerciais.

x

421

Unidades comerciais de dimensão relevante

Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

422 Centros comerciais Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

423 Comércio tradicional

Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

43 Serviços públicos O edifício (ou componente do edifício) tem serviços públicos. Os serviços públicos são serviços terciários prestados aos cidadãos.

x x

44 Turismo Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

441

Estabelecimento hoteleiro e de turismo no espaço rural

Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

442 Estabelecimento de restauração e de bebidas

Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

45 Transportes Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

451 Elevador ou ascensor

Sistema mecânico de tração dotado de uma cabine ou plataforma, usado no transporte, vertical ou oblíquo, de pessoas ou coisas, de uns planos ou pisos para outros situados em níveis diferentes.

46 Comunicações Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

47 Parques de estacionamento e interfaces

Caracterização em: Fonte INE - Família: Construção e habitação - Classificação: Destino da obra - Versão: V00351 - Destino da obra

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 144

5 Anexo

Um edifício (ou componente de edifício) de pequena dimensão que é utilizado apenas em ligação com outro edifício (ou componente de edifício) de maior dimensão e que geralmente não tem a mesma função nem as mesmas características do edifício (ou componente do edifício) a que está ligado.

x x

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 145

5. Qualidade dos dados

Este capítulo descreve os parâmetros e medidas de qualidade dos dados ao nível da sua completude, consistência lógica, posicional, radiométrica, conteúdo e nomenclatura dos ficheiros.

Os dados relativos ao MTop não podem apresentar deficiências ou insuficiências relativas aos aspetos de seguida descritos.

5.1. Exatidão posicional

OBJETOS VETORIAIS

PQ 1.1. A exatidão posicional é avaliada pelo EMQ e este deve ter valores iguais ou inferiores aos indicados no seguinte quadro:

Nível de detalhe

NdD1 NdD2

Exatidão posicional planimétrica 0,30 m 1,50 m

Exatidão posicional altimétrica 0,40 m 1,70 m

Tabela 13: Exatidão posicional dos objetos do MTop

MODELO DIGITAL DO TERRENO

PQ 1.2. As cotas dos pontos da grelha apresentam uma exatidão posicional avaliada pelo EMQ e este deve ter valores iguais ou inferiores aos indicados no seguinte quadro:

Resolução espacial do MDT (espaçamento da grelha)

0,50 m 1 m 2 m 5 m 10 m

Exatidão posicional altimétrica 0,15 m 0,30 m 0,45 m 1,10 m 1,80 m

Tabela 14:Exatidão posicional altimétrica dos pontos do modelo digital do terreno

ORTOFOTOS

PQ 1.3 Os pormenores topográficos ao nível do terreno ou em estruturas elevadas ortorretificadas

apresentam uma exatidão posicional avaliada pelo EMQ e este deve ter valores iguais ou

inferiores aos indicados no seguinte quadro

Resolução espacial dos ortofotos 0,025 m 0,05 m 0,10 m 0,25 m 0,50 m

Exatidão posicional planimétrica 0,09 m 0,18 m 0,30 m 0,75 m 1,50 m

Tabela 15: Exatidão posicional planimétrica dos ortofotos

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 146

5.2. Consistência posicional

OBJETOS VETORIAIS

PQ 2.1. Não podem existir inconsistências posicionais altimétricas entre os objetos tridimensionais.

5.3. Consistência radiométrica

ORTOFOTOS

PQ 3.1. Os ortofotos não podem apresentar fumo, nuvens, neblina, riscos ou manchas.

PQ 3.2. A saturação de cada ortofoto não pode exceder 0,5% em cada extremo do histograma da luminosidade.

PQ 3.3. A percentagem de valores possíveis (domínio de resolução radiométrica) de tons de cinzento ou luminosidade, com representação na imagem, tem que ser igual ou superior a 99,5%.

PQ 3.4. O coeficiente de variação dos valores radiométricos deve situar-se entre 10% e 20%. Este coeficiente determina-se pela razão entre o desvio padrão do histograma e o número de níveis radiométricos.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 147

6. Critérios de Recolha

As regras de recolha e aquisição constituem os elementos que definem e caracterizam os níveis de detalhe porquanto destas regras depende a existência de determinado objeto assim como a sua forma de representação.

No contexto do modelo vetorial importa definir quais os objetos e atributos que são recolhidos ou adquiridos.

6.1. Regras gerais

RG 1 A interseção no espaço dos objetos tridimensionais (3D) é assegurada através de vértices coincidentes em cada objeto.

RG 2 A área mínima para representação dos fenómenos do mundo real através de objetos com geometria de polígonos (GM_Surface) é

NdD1: 4 m2

NdD2: 20 m2

RG 3 Consideram-se elementos pontuais (Geometria (GM_Point)) todos os de área inferior aos valores referidos em RG 2.

RG 4 Os fenómenos do mundo real cuja área é inferior à indicada em RG 2, mas possuem relevância para efeitos de representação cartográfica, são representados através de geometria ponto (Geometria (GM_Point)).

RG 5 Os objetos são recolhidos pelo eixo se a sua largura for inferior a:

NdD1: 1 m

NdD2: 5 m

Paras os restantes casos são recolhidos pelos seus limites e derivado o respetivo eixo.

6.2. Regras específicas

RE 1 A interseção entre o objeto “curva de nível” e os restantes objetos com geometria 3D é materializada com um vértice comum.

RE 2 Para o NdD1 os objetos “Comporta”, Eclusa”, “Tanque” e “Piscina” são sempre recolhidos e representados independentemente da sua área.

RE 3 Para o NdD1 são representadas árvores isoladas quando num raio de 50 m não existem outras árvores e o diâmetro da sua copa é igual ou superior a 4 m.

TEMA ALTIMETRIA

RE 4 A equidistância natural das curvas de nível é de:

NdD1: 2 m

NdD2: 5 m

RE 5 São recolhidos pontos cotados nas zonas planas onde a distancia horizontal entre curvas de nível exceda os seguintes valores:

NdD1: 100 m

NdD2: 500 m

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 148

TEMA HIDROGRAFIA

RE 6 O objeto “Queda de água” é recolhido se a sua altura for igual ou superior a:

NdD1: 2 m

NdD2: 5 m

RE 7 O objeto “Margem” é recolhida se representar uma faixa com largura superior:

NdD1: 1 m

NdD2: 5 m

TEMA TRANSPORTES

RE 8 As linhas de transporte e abastecimento e as vias de comunicação são sempre recolhidos pelos seus limites e representado o seu eixo.

Os caminhos vicinais, veredas e as ciclovias no NdD2 são representados apenas pelo respetivo eixo.

RE 9 Para o ND1 o separador físico central das vias de comunicação deve ser recolhido pelo seu eixo se a sua largura for inferior a 1 metro, caso contrário deverá ser recolhido pelos seus limites. Para o ND2 este objeto não tem representação.

RE 10 As linhas de caminho-de-ferro e de metro são recolhidas pelos eixos de cada via, ou seja, uma linha por cada par de carris.

TEMA CONSTRUÇÕES – CONSTRUÇÕES LINEARES

RE 11 As construções lineares que desempenham funções delimitadoras são recolhidas e classificadas se o seu comprimento for igual ou superior a:

NdD1: 1 m;

NdD2: 3 m.

e se a sua altura for igual ou superior a:

NdD1: 0,5 m;

NdD2: 2,00 m.

RE 12 São recolhidas as sebes e vedações que desempenhem funções delimitadoras idênticas às dos muros, com exceção das vedações de caráter temporário.

TEMA OCUPAÇÃO DO SOLO

RE 13 São recolhidas e representadas todas as Áreas Agrícolas, Florestais ou Matos com área igual ou superior a:

NdD1: 600 m2

NdD2: 2 500 m2

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 149

7. Bibliografia

Academia das Ciências de Lisboa. (2001). Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Lisboa: Editorial Verbo.

Adobe Developers Association. (1992). TIFF - Revision 60.0. Mountain View: Adobe Systems Incorporated.

ASPRS - American Society for Photogrammetry & Remote Sensing. (2013). LAS SPECIFICATION VERSION 1.4 – R13. American Society for Photogrammetry & Remote Sensing.

CNES - Centre national d'études spatiales. (1989). Terminologique de télédétection et photogrammétrie.

DGE - Direção-Geral da Educação. (s.d.). Sistema Educativo Português. Obtido em 2018, de Direção-Geral da Educação: http://euroguidance.gov.pt/index.php?c=int&id=2

DGT - Direção Geral do Território. (s.d.). Obtido de www.dgterritorio.pt

DGT - Direção Geral do Território. (2013). Cartografia e ortofotocartografia à escala 1:10 000 - Normas técnicas de produção e reprodução.

DGT - Direção Geral do Território. (2013). Cartografia e ortofotocartografia à escala 1:2 000 - Normas Técnicas de Produção e Reprodução.

DGT - Direção Geral do Território. (1996). Catálogo de Objectos Para Cartografia Topográfica à Escala 1:2 000.

DGT - Direção Geral do Território. (2006). Catálogo de objetos do Modelo Numérico Topográfico (MNT).

DGT - Direção Geral do Território. Nomenclatura COS 2015 (adaptada).

ELF - European Location Framework. (s.d.). Obtido de European Location Framework: http://www.elfproject.eu/documentation

EUROGEOGRAPHICS. (s.d.). EuroRegionalMap. Obtido em 2018, de http://www.eurogeographics.org/products-and-services/euroregionalmap

EUROGEOGRAPHICS. Guidelines for Implementing the ISO 19100 Geographic Information Quality Standards in National Mapping and Cadastral Agencies. Eurogeographics.

François, A., Raffin, R., Daniel, M., & Aryal, J. (2012). 3D modelling and analysis: ISO standard tools for air traffic. WSCG'2012 .

Gaspar, J. A. (2000). Cartas e Projecções Cartográficas. Lisboa: Lidel - edições técnicas, lda.

Gaspar, J. A. (2004). Dicionário de Ciências Cartográficas. Lisboa: Lidel - edições técnicas, lda.

ICA - International Cartographic Association - Commission II. (1989). Multilingual Dictionary of Technical Terms in Cartography. Franz Steiner Verlag.

IDEIA – Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores. (s.d.). Obtido em 2018, de http://www.ideia.azores.gov.pt/Paginas/apresentacao.aspx

IGN - Instituto Geográfico Nacional de Espanha - Grupo de trabajo de Redes e Infraestructuras del Transporte. (2016). Especificaciones del producto Redes e Infraestructuras del Transporte.

IGN - Instituto Geográfico Nacional de Espanha - Grupo de trabajo de Redes e Infraestructuras del Transporte. (2016). Guía de transformación de Conjuntos de Datos Espaciales de Transportes al marco INSPIRE.

IGN - Instituto Geográfico Nacional de Espanha - Grupo de trabajo de Redes e Infraestructuras del Transporte. (2016). Modelo físico de Redes e Infraestructuras del Transporte del IGN.

IMTT - Instituto de Mobilidade e Transportes. (s.d.). Obtido em 2018, de http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Legislacao/Paginas/Legislacao.aspx

INE - Instituto Nacional de Estatística. (s.d.). Sistema de metainformação, Construção e habitação. Obtido em 22 de 09 de 2017, de Instituto Nacional de Estatística: http://smi.ine.pt/Conceito?clear=True

INSPIRE. (s.d.). Obtido de Feature concept dictionary: http://inspire.ec.europa.eu/featureconcept

INSPIRE. D2.8.II/III.x Data Specification on <Theme Name> – Technical.

INSPIRE Drafting Team "Data Specifications". (2013). D2.10.1: INSPIRE Data Specifications – Base Models – Generic Network Model. Drafting Team "Data Specifications".

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 150

INSPIRE Drafting Team "Data Specifications". (2013). D2.10.2 INSPIRE Data Specifications - Base Models - Coverage

Types. Drafting Team "Data Specifications".

INSPIRE Drafting Team "Data Specifications". (2013). D2.5: Generic Conceptual Model, Version 3.4rc3. Drafting Team "Data Specifications".

INSPIRE. (s.d.). Glossary. Obtido em 2018, de http://inspire.ec.europa.eu/glossary

INSPIRE Thematic Working Group Buildings. (2013). D2.8.III.2 INSPIRE Data Specification on Buildings – Draft Technical Guidelines, v3.0rc3. European Commision Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Elevation. (2013). D2.8.II.1 INSPIRE Data Specification on Elevation – Technical Guidelines. European Commision Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Geographical Names. (2014). D2.8.I.3 Data Specification on Geographical Names – Technical Guidelines, v3.1, 2014-04-17. European Commission Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Hydrography. (2014). D2.8.I.8 Data Specification on Hydrography – Technical Guidelines, v3.1. European Commission Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Land Cover. (2013). D2.8.II.2 INSPIRE Data Specification on Land Cover – Technical Guidelines, v3.0. European Commission Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Orthoimagery. (2013). D2.8.II.3 INSPIRE Data Specification on Orthoimagery – Technical Guidelines. European Commission Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Production and Industrial Facilities. (2013). D2.8.III.8 INSPIRE Data Specification on Production and Industrial Facilities – Technical Guidelines, v3.0. European Commission Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Transport Networks. (2014). D2.8.I.7 Data Specification on Transport Networks – Technical Guidelines, v3.2. European Commission Joint Research Centre.

INSPIRE Thematic Working Group Utility and Government Services. (2013). D2.8.III.6 INSPIRE Data Specification on Utility and Government Services – Technical Guidelines, v3.0. European Commission Joint Research Centre.

ISO - International Organization for Standardization. (2011). ISO 19 107 - Geographic information - Spatial schema (Draft International Standard).

Julião, R. P., Nery, F., Ribeiro, J. L., Branco, M. C., & Zêzere, J. L. (2009). Guia Metodológico para a Produção de Cartografia Municipal de Risco e para a Criação de Sistemas de Informação geográfica (SIG) de Base Municipal. Autoridade Nacional de Proteção Civil.

OGC - Open Geospatial Consortium. (2017). OGC Coverage Implementation Schema V1.1.

Priberam. (s.d.). Priberam. Obtido em 2018, de Dicionário da Língua Portuguesa Priberam: https://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx

Turismo de Portugal. (s.d.). Classificação. Obtido em 2018, de http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/AreasAtividade/dvo/empreendimentos-turisticos/Pages/classificacao.aspx

Van Oosterom, P., Quak, W., & Tijssen, T. (2015). About Invalid, Valid and Clean Polygons, em Fisher, P.F. (Ed.) , Springer,. In P. Fisher, Developments in Spatial Data handling - 11th International Symposium on Spatial Data Handling (pp. 1-16). London: Springer.

Legislação

Directiva 2007/2/CE, de 14 de março, do Parlamento Europeu e doConselho Europeu - Estabelece uma infra-estrutura de informação geográfica na Comunidade Europeia (Inspire). Jornal Oficial da União Europeia.

Regulamento (UE) n.º 1253/2013, de 21 de outubro, da Comissão Europeia - Altera o Regulamento (UE) nº 1089/2010 que estabelece as disposições de execução da Diretiva 2007/2/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativamente à interoperabilidade dos conjuntos e serviços de dados geográficos.

Regulamento (UE) n.º 1089/2010, de 23 de novembro, da Comissão Europeia- Disposições de execução da Directiva 2007/2/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativamente à interoperabilidade dos conjuntos e serviços de dados geográficos.

Decreto-Lei nº 29/2017, de 16 de março - Procede à revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2007/2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 151

março, que estabelece uma Infraestrutura de Informação Geográfica na Comunidade Europeia (INSPIRE), e fixando as normas gerais para a constituição de infraestruturas de informação geográfica em Portugal.

Decreto-Lei n.º 84/2015, de 21 de maio - Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 180/2009, de 7 de agosto, que aprova o regime do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG).

Decreto-Lei nº 141/2014, de 19 de setembro - Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a produção cartográfica no território nacional.

Decreto-Lei n.º 180/2009, de 7 de agosto – Procede à revisão do Sistema Nacional de Informação Geográfica, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2007/2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de Março.

Regulamento n.º 142/2016, de 9 de fevereiro – Estabelece as Normas e Especificações Técnicas da Cartografia topográfica e topográfica de imagem a utilizar na elaboração, alteração ou revisão dos planos territoriais e na cartografia temática

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO MODELO TOPOGRÁFICO Referência MTop-ET-V0.4 11.04.2018 Página 152

Anexo I – Diagrama UML Global

Figura 14: Diagrama UML global